[Música] o sinais eram Claros desde o século XV os céus e a terra testemunharam que algo extraordinário estava Para acontecer o grande terremoto de Lisboa a queda das Estrelas O Misterioso dia escuro fenômenos que aos olhos de muitos eram desastres inexplicáveis mas para os que estavam atentos às escrituras eram indícios Claros da proximidade de algo maior sinais de que as profecias estavam se cumprindo que o plano de Deus para a humanidade seguia em curso homens e mulheres se levantaram para proclamar essa verdade Manuel lacunza Edward Irvin Johan bengel e muitos outros prepararam caminho estudando as
profecias de Daniel e Apocalipse dentre eles Deus chamou a Guilherme Miller como mensageiro para declarar que a volta de Jesus estava próxima a palavra correu pelos Campos e cidades nos púlpitos e praças ecoando a certeza de que o rei dos reis logo voltaria para buscar o seu povo milhares atenderam o chamado de Miller homens mulheres e crianças aguardaram com coração repleto de esperança o cumprimento da promessa divina para o dia 22 de outubro de 1841 mas quando o dia passou e Cristo não voltou eles enfrentaram um grande desapontamento muitos ficaram desolados perplexos e alguns perderam
a fé no entanto para um grupo persistente esse momento despertou um novo entendimento eles perceberam que haviam errado na compressão do evento mas não no tempo o desapontamento trouxe consigo novas revelações uma reafirmação de fé e a certeza de que Deus ainda guiava seu povo [Música] das cinzas do desapontamento surgiu um movimento Profético mais forte mais firme guiado pelo Espírito de Deus os Adventistas perseveraram e sobre a liderança de homens e mulheres formaram a igreja que conhecemos hoje Deus levantou a jovem ENEN White como portadora de luz com visões e conselhos para seu povo Nós
somos o movimento Profético levantados para proclamar a mensagem da salvação para o grande dia do Senhor assim como os primeiros Adventistas somos chamados hoje a esperar proclamar e vigiar Como disse Jesus Aquele que perseverá até o fim será salvo hoje relembramos os 180 anos do grande desapontamento e celebramos a esperança que nunca se perdeu enquanto Aguardamos a gloriosa volta do nosso salvador nunca nos esqueçamos somos um povo com uma missão um povo com um propósito e logo em breve ouviremos as trombetas suarem e o céu se abrirá Jesus está voltando [Aplausos] [Música] uma boa tarde
a todos boa tarde quero cumprimentar a todos em nome de Jesus pela presença pelo incentivo de vocês estarem aqui nesta tarde para estudarmos mais sobre o tema que foi aberto ontem à noite sobre os 180 anos do grande desapontamento eu queria apresentar nesse momento O querido amigo pastor Flávio filho que está aqui ao meu lado ele foi recém contratado pelo UNASP para trabalhar conosco no Campus Engenheiro Coelho pastor Flávio filho é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão Ele se formou também em Teologia em 2010 e fechou o curso de Mestrado aqui no nasp
201 ele já tem 12 anos de ministério é um pastor ordenado e ele gosta muito de pesquisar está trabalhando conosco E no momento ele está escrevendo uma dissertação de Mestrado sobre Gênesis na Universidade de São Paulo a USP e ele vai nessa tarde apresentar a vocês a primeira palestra que é intitulada a história hermenêutica de Daniel 8 14 ou seja como que Daniel 8:14 foi interpretado ao longo da história da humanidade um bom restante de sábado a todos o pastor Stênio me deu essa missão de falar 17 séculos em alguns minutos mas eu tenho certeza
que o Espírito de Deus vai me ajudar o título da nossa do nosso estudo dessa tarde é a história hermenêutica de Daniel 814 nós vamos começar pela palavra hermenêutica da onde vem essa palavra significa interpretação e na cultura antiga grega vem do Deus Hermes que depois ah na cultura Latina se tornou o deus mercúrio que era Aquele que levava a mensagem tanto que Paulo quando estava numa daquelas cidades pregando o evangelho as pessoas chamaram ele de mercúrio porque ele tinha a mensagem eles acharam que ele era o deus mercúrio Então nós vamos estudar o texto
de Daniel 814 Como que ele foi interpretado desde o século I até é o século XIX que é a época em que Guilherme Miller faz a grande pregação relacionada ao segundo grande reavivamento americano muito bem Aqui nós temos o gráfico que já é conhecido por mais de 97% dos Adventistas que é o gráfico referente às 2300 tardes manhãs Ele está aqui feito por uma ilustração de um amigo da casa publicadora é o Renato ele fez essa ilustração pro meu livro e eu trouxe essa ilustração só para você ter uma noção Geral do que nós já
temos visto ao longo de todos os anos o que nós vamos fazer nessa tarde durante esses 20 minutos é entender passo a passo como que nós chegamos na data de 22 de outubro Quais foram as tentativas e erros que foram acontecendo ao longo dos séculos desde o século II até o século XIX uma das bases pro nosso estudo é o Leroy Edwin FR Leroy Edwin FR é um pesquisador da igreja de ele morreu em 1974 nasceu em 1890 trabalhou na Associação Geral foi editor das nossas revistas e ele fez essa obra durante 18 anos essa
obra ela tem aproximadamente 3.600 páginas ele fez uma obra completa falando sobre o desenvolvimento doutrinário da Igreja Adventista então uma das bases pro nosso estudo é essa obra de 3.600 páginas uma outra base muito importante é talvez o que exista como o o estudo mais preciso para o cálculo de Daniel 814 que é o livro de juareis Rodrigues que foi escrito com o auxílio de Enderson a astronomia e a glória do adventismo esse livro é muito interessante porque ele trabalha com princípi sólidos como por exemplo Ah o movimento do dos Astros no sentido dos eclipses
como marcadores fixos de datas você tá vendo aí uma das páginas do livro a página 42 ele tá mostrando a eclíptica da Lua como uma maneira de você marcar datas do tempo antigo um outro trabalho muito importante pro nosso estudo é o santuário e as três mensagens Angélicas Isso foi uma tese doutoral que o pastor Tim o nosso querido amigo o pastor Tim fez em Julho de 2000 na verdade ela foi entregue em Julho de 1995 ali no na capa do documento da capa do trabalho doutoral tá Junho mas ela foi entregue em Julho e
ela depois foi transformado nesse livro chamado o Santuário e as três mensagens Angélicas que é um livro e na verdade a tese doutoral e o livro falam sobre os fatores integrativos da Igreja Adventista do Sétimo Dia como é que a igreja adventista do sétimo dia foi consolidada doutrinariamente através do da mensagem do Santuário de Daniel 8:14 e as três mensagens Angélicas de Apocalipse Capítulo 14 versos 6 a 12 muito bem nós vamos começar o nosso estudo por um por uma uma testemunha involuntária Por que uma testemunha involuntária porque pitolomeu foi um dos maiores matemáticos do
século I pitolomeu inclusive escreveu uma obra chamada almagesto que os árabes chamavam almagesto que é uma corruptela para falar que é uma obra majestosa em matemática o Ptolomeu esse livro de Ptolomeu o alm gestum ele é considerado um dos livros de ciência mais importantes da história apesar de ter uma série de erros pela a matemática da época o Ptolomeu ele calculou vários eclipses ligados à história dos Reis Por isso ele é muito importante para o nosso estudo de Daniel 814 porque você vai ter as ferramentas astronômicas para chegar dos Reis babilônicos e depois ir atravessando
os séculos até a época dele o cânon de Ptolomeu datado do século I depois de Cristo fixa eclipses antigos Nos períodos babilônico persa grego e romano é uma testemunha astronômica como o testemunho nismo que é o testemunho das moedas as datas das moedas é uma ferramenta Histórica no cálculo da data do início das 70 semanas proféticas inclusive o Juarez cita o livro ao magesto E ele fala do cálculo dos eclipses só que o trabalho do Juarez é um trabalho muito mais profundo e um trabalho muito mais preciso até porque ele tem ferramentas tecnológicas muito maiores
do que as ferramentas de Ptolomeu no século I no século I ainda nós temos esse pai da igreja chamado Clemente de Alexandria esboçando o seu primeiro cálculo de interpretação de Daniel 814 na mente de de Clemente de Alexandria ao interpretar Daniel 814 ele falava que os 2300 Dias seriam 6 anos e 4 meses durante a metade dos quais Nero dominou por meia semana na outra metade Vespas ano com oto Galba e vitélio reinando Então você tem essa interpretação do pai da igreja do século I apresentando a profecia com Dias literais e projetando para os reis
Romanos Essa é uma das primeiras tentativas dentro da literatura Cristã feita por Clemente de Alexandria que nasceu mais ou menos aí entre 150 e morreu em 2015 inclusive Clemente de Alexandria foi uma grande influência PR Eusébio de cesareia que foi um dos maiores historiadores da Igreja Primitiva depois de Clemente de Alexandria nós tivemos um outro Um outro pai da igreja sexto Julho africano que nasceu aproximadamente em 160 e morreu em 240 depois de Cristo Júlio africano sugere que os 2300 Dias podem ser computados por meses então ele transformou os dias em meses e colocou multiplicou
2.300 dias por 2300 meses e chegou ao cálculo de 185 anos que se estendem desde a captura de Jerusalém ao 20º ano do Reinado de artaxes Então você tá vendo aí essa segunda tentativa nesse sentido emblemático uma segunda tentativa em que o sexto Julho africano transforma os dias em meses policromo no século X depois de Cristo Provavelmente na metade do século V ele contabiliza as 2000 300 tardes manhãs como 150 dias inteiros ele associa o período da perseguição de antíoco aos judeus e a mudança de suas leis uma coisa muito interessante nesse cálculo de policromo
é que ele trabalhou com o ano judaico para fazer o cálculo e ele transformou aquele tempo tempos e metade de de um tempo nas 2300 tardes manhãs dividindo pela metade o ano judaico ele é baseado no calendário lunar e ele tem 354 dias então ele pegou 354 dias multiplicou por três e pegou 354 dividiu por dois com aproximação de um E chegou a 150 dias inteiros e ele coloca no no elenco da interpretação um personagem que vai surgir muito ao longo de 1000 anos esse personagem é antíoco Epifânio o rei selêucida Ant Epifânio Então você
vai ter outros vários outros estudiosos de Daniel 814 tentando associar essas datas ao antioco Epifânio que está ligado ali à revolta dos macabeus quando ele manda fazer um templo do Deus Zeus dentro do Santuário dentro do Templo de Jerusalém e manda sacrificar porcos então para muitos dos cristãos daquela época O O antíoco ele era um símbolo de era um símbolo de um anticristo você tem até alguns associando às 2300 tardes e manhãs a antíoco como se fosse o anticristo aí que cumpre aí o final desses dias Tomás de Aquino Tomás de Aquino é o maior
nome que nós temos na Escolástica e Tomás de Aquino ele também interpretou no século XI que antíoco era o chifre pequeno de Daniel vi saindo da divisão selêucida do império de al como os 2300 dias como o tempo de devastação efetuada por ele em Jerusalém Então você tem aí quase 700 anos depois Tomás de aqu Aquino também interpretando como se fosse o rei seleucida antioco Epifânio o cumprimento das 2300 tardes e manhãs Mas agora nós vamos ter um personagem que esse personagem é importantíssimo no sentido de ser o divisor de á na interpretação de Daniel
8:14 ainda que ele não tenha estudado esse texto diretamente ele é uma Peça fundamental porque é como se ele desse ali a pedra de roseta para nós interpretarmos o A Profecia das 2300 tardes e manhãs de Daniel 8:14 Joaquim de Fiore é muito importante para sua época e é muito importante até hoje porque ele foi a pessoa que estabeleceu dentro do nosso contexto o princípio de a ano ele não trabalhou com as 2300 tardes e manhãs de Daniel mas ele trabalhou com os 120 dias que estão no Capítulo 11 12 e 13 do livro de
Apocalipse e de maneira implícita esses 1260 dias também estão no livro de Daniel em tempo tempos e metade de um tempo então a partir de Joaquim de Fiore nós começamos a ter uma interpretação mais sólida e concreta que se aproxima do que nós entendemos como Adventista do s dia nos dias de hoje nós vamos fazer um pequeno intervalo nessa linha que nós estamos fazendo de estudo histórico dos cristãos e vamos para as sociedades judaicas enquanto o Mundo Cristão estava trabalhando dessa maneira com Daniel 814 no início do século I9 vários rabinos judeus começaram a entender
o o princípio de ano e estender Esse princípio para outros períodos dentro do livro de Daniel incluindo as 2300 tardes e manhã de Daniel 814 os 1290 Dias os 1335 dias de Daniel Capítulo 12 versos 11 e 12 o mais interessante de tudo é que eles aplicaram o princípio de ano para as 2300 tardes manhãs mas aplicaram com uma implicação Messiânica eles trabalharam com esse texto como a aplicação de um Messias que viria só que ele o o o primeiro desses rabinos que é um nome muito importante é o narra wend ele considerou os 2300
dias de Daniel 814 como anos contando da destruição de siló em 942 anantes de crist e indo até 1358 o que que narra wend acreditava ele acreditava que o Messias viria no ano de 1358 Então fez a interpretação correta fez a aplicação textual da maneira correta mas o princípio hermenêutico também era diferente porque ele entendia de um primeiro Messias que viria e nós entendemos de um Messias que irá voltar agora a a figura mais importante para nós começarmos o divisor de águas é um monge desconhecido ele fez um documento dizendo que era Joaquim de Fiore
mas na verdade ele estava mentindo esse documento semini escript Aram que é do começo do século XI é um é um manuscrito pseudo Joaquim Mita Por que pseudo pseudo significa falso eh ele dizia que era Joaquim de Fiore mas na verdade é um monge anônimo de bamberg na Alemanha Por que que esse documento é importante porque esse é o primeiro tratado Cristão conhecido que explica os 2300 dias de Daniel 814 como 23 séculos é possível que esse monge anônimo de bamberg tenha tido contato com esses documentos de interpretação judaicos é possível existe uma possibilidade mas
a verdade é que ele usou ele acertou o cálculo acertou os anos mas o o método de interpretação que ele usou é um método de interpretação alegórico Se você olhar aqui nessa tela você pode olhar naquela ali também você vai ver o texto aqui escrito em latim ele está escrito assim ó do milia Doom milia 300 2300 e ele vai pegando cada letra do alfabeto Latino e comparando com o século como são 23 letras no alfabeto Latino ele chega aos 2300 Dias comparando com anos para cada letra do alfabeto 100 anos e aí ele chega
nos 2300 anos Então ele acertou a interpretação perdão mas usou o método controverso aqui está o final do do documento semin escriturar ele está com uma chave numérica ele ele tem uma chave numérica que começa ali na coluna da esquerda e nessa chave numérica ele vai comparando cada uma das letras do alfabeto a 100 anos até chegar aos 2.300 anos agora nós vamos falar de um médico um médico Alquimista espanhol Alguns falam que ele é espanhol outros dizem que ele é francês é obscura o o o tempo do começo desse médico o Arnaldo de Vila
Nova esse médico ele pegou o documento semin escript Aram os 2300 anos o documento de Joaquim de Fior e disse não os 2300 anos dentro do princípio de a ano vão ser aplicados às 2300 tardes e manhãs Vila Nova estabeleceu a equação de ano Como regra básica para os 2300 dias veja que está havendo uma evolução na interpretação do texto nós temos primeiro jo de fi trabalhando com o princípio de a ano depois nós temos esse monge obscuro transformando em 2300 anos e Vila Nova está unindo as informações usando o princípio dia a ano para
2300 anos é mais um avanço na interpretação do texto agora uma das coisas mais impressionantes nesse estudo é que um Cardeal católico Romano foi um dos que chegou mais próximo da data que nós calculamos como a data paraas 2300 tardes manhãs o Cardeal Nicolau de cuza ele pegou esse cálculo dos 2300 Dias aplicou o princípio de ano e colocou de 559 antes de Cristo até 1700 e 1750 então ele chegou próximo de 1844 então é impressionante como o Nicolau de cusa ele se tornou essa peça fundamental para nós termos uma data mais definida para o
período dos 2300 Dias Martinho Lutero é uma Peça fundamental na reforma no princípio da sola escriptura e no princípio da justificação pela fé mas Martinho Lutero quando foi interpretar Daniel 814 infelizmente fez uma interpretação com 1000 anos de atraso porque ele também aplicou o texto ao antíoco Epifânia então a título de de informação ele também analisou o texto mas a sua análise não foi uma das melhores agora nós estávamos falando de pessoas até agora mas agora nós vamos falar de um fenômeno que ele é importantíssimo como um catalisador para que muitas pessoas se juntassem ao
redor do mundo para estudar as profecias de Daniel e Apocalipse esse fenômeno é chamado a Revolução Francesa também conhecida como a mãe de todas as revoluções ela começa com a destruição de Bastilha em 1789 em 14 de julho de 1789 mas a data importante para nós é 1798 o nosso querido amigo o pastor Estênio vai falar sobre essa data de maneira mais específica então não vou gastar tempo com isso agora mas é você é importante você saber que essa é a data em que Pio VI o Papa católico romano é preso a partir dessa data
muitos estudiosos aplicaram o princípio de ano de maneira retroativa e chegaram ao ano 538 através da Profecia dos 1260 dias o ano de 1798 Foi estabelecido como um ponto de intersecção entre a profecia e história a partir dessa data um volume considerável de publicações tanto do lado europeu do ocidente como o lado da América eh apontavam para os 1260 Dias proféticos e esses documentos foram postos em circulação em vários lugares com a interpretação padronizada dos 1260 Dias houve um relativo consenso de que a profecia de Daniel 12:4 que é o dissel momento do livro havia
se cumprido e que havia chegado o tempo do fim Essa é a ponte escatológica para os 2300 dias de Daniel 814 tanto que se você pegar esse estudo do Leroy FR está na página 405 do volume 4 do livro Profético Esse estudo aqui você vê que ele mostra 58 expositores eles estão marcados aqui de verde né nós destacamos aqui de verde 58 expositores em quatro continentes entre 1800 e 1844 que previram que a Profecia dos 2300 Dias proféticos seria cumprida entre 1843 E 1847 então amigos a partir da Revolução Francesa Acontece uma catálise a Revolução
Francesa é um elemento catalisador no sentido de acelerar o estudo das profecias de Apocalipse e Daniel e multiplicar o número de estudiosos que chegaram uma data próxima de 1844 E aí nós temos esse Jesuíta escondido aqui na região do Chile chamado Manuel lacunza que escreveu um livro a vinda do Messias em Glória e Majestade Aqui está um trecho do livro Daniel diz que Cristo destruirá e consumirá todos os reinos retratados na estátua é a estátua de Daniel Capítulo 2 é importante lembrar que nesse livro ele não menciona Daniel 814 Então por que que esse livro
e a figura de Manuel lacunza é importante para o nosso estudo hermenêutico é porque a partir desse livro o Edward Irvin duas décadas depois da morte de lacunza ele traduziu esse livro pro inglês e Esse livro foi estudado num grupo de pessoas no ano de 1826 numa conferência muito importante chamada a conferência de albury na Grã bretânia entre 1826 e 1830 essa conferência Ela é Uma Peça fundamental no grande movimento Mundial que o livro grande conflito também fala sobre isso de pessoas que estavam prevendo datas para a volta de Jesus então o livro ele serviu
como um catalisador nesse sentido desses estudos que estavam aconte Endo na Europa especificamente na grã-bretanha Guilherme Miller em seus primeiros anos de estudo entre 1816 e 1818 Guilherme Miller buscava compreender e harmonizar os períodos proféticos mas é importante eu fazer um parêntese para você para que você entenda a Ponte dos eventos como é que a Revolução Francesa afetou o estudo de guillherme Miller ela afetou porque a revolução francesa ela gerou um fenômeno que atingiu a Europa e atingiu os Estados Unidos chamado Grande reavivamento muitas pessoas começaram a estudar as profecias nesses dois lados dos continentes
e entre essas pessoas desses movimentos se inclui Guilherme Miller entre 1816 e 1818 você tem em 1826 a conferência de alb com o livro de lacunza entre outros estudos e aqui desse lado do contin ente você tem Guilherme Miller tentando harmonizar os períodos proféticos como os 2300 dias de Daniel 814 os 1290 dias e 1335 de Daniel 12 11 12 e os 1260 dias de Apocalipse 113 e 126 comparar com Daniel 7:25 Apocalipse 112 12 14 135 isso o através desse estudo todo dentro do princípio de a ano aplicando os textos de Daniel e Apocalipse
Guilherme Miller chegou à conclusão de que Cristo poderia voltar por volta de 1843 e a última peça do nosso estudo que fez a última sintonia fina para chegar à data de 22 de outubro de 1844 é Samuel Snow Samuel Snow Com base no calendário dos judeus caraitas concluiu que o dia da expiação cairia em 22 de outubro de 44 inclusive os caraitas eles acabam amarrando a história para o começo ali quando nós mostramos o livro do almagesto porque os caraitas trabalhavam muitos com os calendários lunis Solares Então como era um calendário mais rigoroso baseado em
princípios da lua e do Sol cálculos de eclipse E por aí vai Snow concluiu que o dia da expiação cairia em 22 de outubro de 1844 que é a interpretação mais precisa que existe para Daniel 814 ao longo de toda a história agora para encerrar o nosso estudo Eu quero fazer uma pergunta para você por que que isso é importante para nós qual a aplicação que isso pode ter na nossa vida pessoal e no plano de salvação para cada pessoa individualmente eu vou mostrar um exemplo prático para você esse aqui é um trabalho que eu
fiz num presídio há aproximadamente 9 anos 9 anos atrás eu trabalhei durante 1 ano e meio dando estudo bíblico para esses presidiários eu sentava no chão com eles distribuía os estudos e nós estudávamos durante um ano e meio como resultado batizamos 16 presidiários você tem aí essa piscina plástica aí porque não tinha como entrar tanque lá dentro nós compramos uma piscina plástica numa loja de departamentos e colocamos lá dentro e aí nós batizamos esses 16 presidiários mas só que se você voltar no tempo você está me vendo aí batizando eles no ano de 2015 mas
se você voltar 20 anos no tempo você me conheceria como uma pessoa que não acreditava em Deus um ateu e como foi que eu comecei a acreditar na em Deus como é que de uma pessoa que era ateu eu me tornei um ministro do Evangelho Muitas coisas aconteceram mas uma peça fundamental para essa conversão foi Daniel 814 porque eu tinha um amigo que era professor de matemática na Universidade Federal do Maranhão e e ele começou a falar da Bíblia para mim eu já tinha ouvido vários estudos da Bíblia de vários lugares mas quando eu ouvi
o estudo dele eu disse esse é diferente de todos os que eu já vi porque esse ele é estruturado e coeso os outros que eu ouvi são fragmentados agora por que que aquele estudo para mim que ele apresentou para mim era um estudo coeso e os outros estudos e outras denominações que eu ouvi eram fragmentados justamente por causa do princípio de Daniel 8:14 a orientação profética fala que a mensagem do Santuário é como se fosse o eixo central gravitacional ao redor de qual todas as doutrinas adventistas circundam ao redor então queridos entender Daniel 814 é
importantíssimo para o plano da salvação individual e coletivo da igreja que Deus abençoe cada um de vocês e muito obrigado