pera pera agora agora o senhor me deixou totalmente baratinado aqui lá no texto de Ezequiel fala que o Querubim da Guarda se revestia de que é Satanás né se revestia das Pedras sardônio Ônix mais não sei o qu e passeava pelo Éden né não é o Éden antigo é o Éden futuro então o Satanás vai passear no Éden da não não absolutamente não quer dizer uma menção muito menos de éem futuro e não pode ser a do em passado a ideia que ali tem é de que numa dinâmica espiritual havia atividade mas a toda a
luz do do do livro de Ezequiel mesmo quando se fala de mal mesmo quando se fala de dificuldades A ideia é de dificuldades para uma reconstrução né E quem era o Querubim da Guarda pro senhor ali na verdade entendemos que são os anjos de Deus colocar alguém ali Mais especificamente o texo fala que ele foi expulso né te derrubei de lá e tal né pode ser utilizado ali especificamente como uma explicação para a queda de satanás agora colocar ali no versículo um me parece muito mais o caso das passagens herméticas como disse não é em
que se fala naquele ponto não é Tá bom vamos vamos ver o profor vamos vamos falar então do do texto de Ezequiel é bom em primeiro lugar a visão de Ezequiel um dos Profetas que mais visão teve que tem de Querubim com questões Sobrenaturais é o profeta Ezequiel ele faz muita menção divisões de Querubim até o termo o termo Querubim hebraico queem mais utiliza também de de gênes a Malaquias é o profeta Ezequiel só que ah essa teoria essa PSA teoria de sofron e Jerônimo que isso tudo iniciou com ele quando foi fazer a versão
da vulgata Latina ele que deu introdução a esse nome Lúcifer que é em latim porque primeiro lugar que Deus Nunca denominou nenhum anjo com termo em latim sempre em hebraico Luci em em latim Luci Lucifer portar cortar luz que isso vem uma tradução de Isaías 131 que é uma outra base que há para a queda desse ser angelical ah como ca do céu ou a Estrela da Manhã filha da alva tu que debilitas as nações e tu dizias no teu coração estrela da manhã foi a nota que São Jerônimo praticamente ele deu a Isaías 131
em latim Lu que é uma uma um nome totalmente equivocado por quando pega esse nome lcifer depois vou entrar no texto de Ezequiel só para explicar essa questão desse termo lcifer quando eu pego esse termo lcif em latim quando chego lá para Pedro em latim na vata Até que a Estrela Dalva nasce em vossos corações quando chegou lá sabe qual o nome que tá lcifer ali tá falando do Cristo não do demônio não do diabo então sofron errou E errou e muito feio errou perigo e aí praticamente ficou egn esse termo e ficou Ezequiel 28
na verdade não faz menção da queda de ser angelical nenhum e vou explicar por primeiro o capítulo 26 fala sobre a a grandeza da cidade de tiro fala sobre o orgulho e fala sobre a queda Essas são as verdades centrais do Capítulo 26 o Capítulo 27 de Ezequiel vai utilizar as mesmas três verdades centrais vai falar sobre a grandeza das embarcações do comércio do Rio de tiro sobre o orgulho que levou e sobre a queda das embarcações que é o que ocorreu e o Capítulo 28 Vale da especificamente com o rei de tiro ou seja
o que levou a ele a se engrandecer a cidade que tinha a comercialização que a comercialização que tinha e o que levou isso o orgulho o orgulho levou o quê a queda aí diz lá tu eras Querubim ungido para protegerte estab no Monte Santo Deus estava pera aí então se eu acredito que o versículo primeiro do Gênesis é foi a primeira terra antes de Adão aí existe um intervalo de tempo que é o versículo segundo da terra de Adão houve a queda desse ser destruiu a única base que existe para isso É Ezequiel 28 aí
vem a pergunta se ele realmente caiu e estava lá para proteger protegia o qu e de quem se ele protegia o qu e de quem logo então existia a maldade já no ser humano pera aí a maldade então veio de quem Dele ou de Deus pera aí então não posso dizer que esse texto cabe a queda dele agora Então por que está Querubim vamos lá então Querubim ungido a palavra Querubim é plural de carav que vem do tronco verbal do tronco Car terceira pessoa do masculino singular carav significa estar ao lado e o capítulo antecedente
26 27 afirma que o Rei de Tiro era ele queem enriquecia os reis da terra ou seja era ele quem estava ao lado e quando diz que andava nas pedras afogueadas era justamente o manto segundo a história do Rei de Tiro que ele se vestia com manto cheio de pedras preciosas E por que referência ao Éden Professor o Éden só fácil primeiro que o éem no Capítulo 27 negociava com a cidade de tiro Éden cané e Éden está lá no capítulo 27 o nome Éden comercializava com tiro e tem mais Éden nesta época aí tinha
as pedras melhores e mais preciosas não era o Jardim do Éden não não não Jardim do Éden nenhum não e tem mais não é de Deus é dos Deuses aí está um outro problema erro de tradução erro de tradução sim senhor quando eu chego no texto hebraico vou ver isso na Bíblia hebraic garta que vem do cód lingrado b eu vou encontrar as variantes e tem mais vamos colocar Então vamos pegar Ezequiel 28 Vamos colocar então que é o ser angelical diz assim ó tu és mais sábio que Daniel e nenhum segredo a que se
possa esconder de ti está registrado em Ezequiel 28 agora imagine então então quer dizer que o diabo ele é onisciente porque está afirmando se eu pegar como o diabo né então ele é mais sábio que Daniel e nenhum segredo a possa esconder de ti Opa então uniciente errado quando eu chego no aparato crítico da Bíblia existe uma variante afirmando que não é estus mais sábio não tá dizendo que não existe nenhum sábio que se possa lhe superar tá falando que os sábios que existia na época de tiro nenhum sábio com a inteligência que tinha superava
a sabedoria do Rei do Tiro Então essa questão não tem diabo nenhum nesse texto se um dia o senhor quiser colocar esse debate eu estou disposto a aqui debater com qualquer um Satanás não está em Ezequiel 28 não está em Ezequiel 28 nem Isaías 1331 ai a ai ai ai vamos ter que fazer um debate sobre isso bom professor Sabino quer acrescentar alguma coisa sobre os livros Apócrifos daquilo que foi dito porque eu tô insistindo nesse ponto porque também recebo muitas solicitações Por que que não se aceita os livros Apócrifos eles explicam o que a
Bíblia não explica existe uma razão muito forte para não se aceitar os livros apó bom se dentro do próprio tratando do Antigo Testamento já tratando no consílio de Av em 90 depois de Cristo quando foi efetuada a canonização do Antigo Testamento os próprios rabinos judeus hã que vem de um cunho judaico até que houve uma uma um problema na questão de helenização Por parte dos judeus já já tinha problema naquela época com a septo agin que é onde nós temos hoje alguns acrescentamento em algumas bíblias que procede da septo ginta que é uma versão do
hebraico fala língua grega entre 287 antes de Cristo por ptolomeo Filadelfo aquela história toda por pela carta de aristas por pilo que registra toda essa história se já houve problema canonização os judeus já não não aceitaram uma questão helenizado e que é onde continha muito dessas informações se eles não aceitaram fica difícil de nós hoje aceitarmos se seja se o antigo testamento vem de cunho deles próprio deles raciocínio deles a a a cultura deles a linguagem deles se ali por bem eles acharam que não era bom não era coerente na Não lidavam muito bem com
o eterno existiam até algumas palavras vulgares para o eterno Pois é origem justamente já existe por aí e não só isso mas tem um probleminha no Novo Testamento concernente esses livros Apócrifos que aí já não é já não é minha área uma questão mais novo testamento por quê Porque existe um um apóstolo que faz menção de dois livros Apócrifos que não está canonizado no antigo testamento que é o livro da Ascensão de Moisés que faz menção e justamente do livro apó de Enoque aí onde vem a pergunta aí é uma questão mais de luta de
igreja ocidental e tal que foi efetuada a canonização do novo testamento Por que então escolheu esse Apóstolo Por que foi canonizado ele era o irmão de Jesus Uai Judas não mas mas não é só questão dele ser irmão aí nós vamos espiritualizar uma questão de divinização questão não mas isso pesou mas não mas não só a questão do pesar a questão mesmo do livro do apocalipse não ia fazer parte do Canon não ia entrar foi uma briga em termos de igreja ocidental e oriental assim como o livro de Hebreus não ia entrar por quê eu
sabia quem era autor ah ou Tem ou tem teria ser alguém que andou com Jesus ou respaldado por Apóstolo para fazer parte do cano do novo testamento se não fosse não poderia fazer parte Tiago não ia entrar porque contava Paulo com a carta de Romanos então é a história da da canonização do novo testamento é muito mais complexa do que a história do antigo a história do antigo é simples mas novo muito mais complexo só fiz cedendo para explicar para explicar se não entrou Então porque tal faz menção também é um outro debate que também
Seria muito bom enquanto o professor Sabino falava saiu aí o o GC dele né vamos pôr de novo por favor professor Fábios Sabino @ yaru.com.br quem não conseguiu anotar está no nosso site o ponto de contato Professor Sabino que não crê que o diabo está lá em Ezequiel em Isaías você vai voltar aqui viu Professor Daniel piv