por exemplo as pessoas vêm sempre com aquele aquela aquela maldita questão porque que coisas ruins acontecem as pessoas boas Porque como é que Deus permite quem não formulou esta questão alguma vez essa questão das maiores idiotices de todos os tempos porque ela parte da premissa de que não deveria ser assim e me prove que não deveria ser assim ou de porque coisas mais acontecem pessoas boas tem até um livro famoso Rabino que chama assim porque coisas mais acontecem as pessoas boas né eu abri então rapaz das tripas coração para explicar esta questão a questão pressupõe
que se coisas mais acontecem pessoas boas ou se existe mal de modo geral não deveria ser assim qual é a prova que você tem de que não deveria ser assim por que que eu sempre fato de acontecer coisas más escandaliza a sua razão até demais o fato de você se escandalizar com alguma coisa não transforma essa coisa não problema filosófico legítimo automaticamente a mim me parece ao contrário me parece óbvio que se Deus é amor infinito é o bem infinito não existem nenhuma maneira desse bem infinito se manifestar no nosso campo finito e portanto vamos
a existência do mal como eu percebi isso ainda era jovem aprendiz a existência do mal jamais escandalizou a minha mente ainda que desagrada é o meu estômago Claro mal me incomoda iniciou a pessoa me dá uma martelada na cabeça não considero aquilo tão bom quando você me desse uma fago e eu também tive muito problema na vida talvez mais do que maioria das pessoas que eu conheço então o mal não me agrada de maneira alguma sobretudo quando ele acontece né a minha pessoa mas nem nem por isso ele se torna o problema filosófico legítima então
a Total falta de legitimidade desta questão já me apareceu no começo dos meus estudos filosóficos quando eu vi que eu não tinha prova nenhuma de que não deveria ser assim porque o que estava em questão não é a bondade de Deus mas a manifestação da bondade de Deus no mundo não é isso então eu pensei assim Deus é amor infinito como é que ele poderia infundir ou me dar esse amor infinito ele não pode não por causa de uma limitação dele mas por causa da minha alimentação por exemplo ele poderia me dar assim ao mesmo
tempo toda sabedoria toda a riqueza toda a beleza toda felicidade ele não pode que não cabe em mim Então veja nós vivemos dentro de um campo finito que é definido pelas suas limitações você pode fazer uma imagem vocês imaginam o nosso mundo que nós fossemos uma bolinha está flutuando ou está sub mergido no oceano oceano é infinito Divina portanto Enfim tudo o amor divino tudo bem Divina etc como é que você vai fazer o bem Divino entrar ali isso quer dizer que muita coisa que na escala divina é o bem na sua expressão máxima infinita
às vezes só pode aparecer na nossa pequena escala sobre forma invertida porque na passagem do infinito para o Infinito você tem como se fosse uma um aparato de formante você vê que desde que existe o cristianismo os Santos dizem que nós devemos agradecer a Deus o bem que nos sucede E também o mal por que eles dizem isso porque muito dos males que nos acontecem são apenas a inversão do bem ao transporte para nossa escala infinita então se você levar em conta o que eu disse nas aulas sobre a alma Imortal você percebe que encarando
essas coisas desde a perspectiva da Alma Imortal elas mudam de significado instantaneamente em primeiro lugar pela desproporção que existe entre qualquer mal deste mundo e uma vida Imortal se você está destinado a durar para sempre e isto hoje em dia já me parece suficientemente óbvio né Qual é a posição qual é o lugar que ocupa dentro desta vida sem limite o mal que você sofreu aqui você verá que qualquer quantidade de dor você sofra ela tem um limite temporal definido ninguém pode suportar uma dor ilimitada ilimitadamente né então toda dor todo sofrimento é limitado por
definição e a sua vida é ilimitada por definição Então essa é a sua verdadeira modalidade de existência a escala da imortalidade como aparece na escala da imortalidade o mal que você sofreu temporariamente ele não se desfaz o cálculo que o enfoque eu tô fazendo não é quantitativo senão você vai durar para sempre e os seus Sofrimentos durante só um pouquinho não é quantitativamente então aqui a realidade corresponde na escala da vida Imortal o mal temporário que você sofreu aqui ele é evidentemente parte dele evidentemente um elemento do próprio processo de significação do bem ilimitado que
você que corresponde a sua alma Imortal Então não é que só que medido na escala de mortalidade todo mal será apenas temporário não é isso que eu tô falando na passagem para escala Imortal o mal muda de significado tô entendendo isso mais ou menos né então se na escala da Alma Imortal o bem ao qual você tem acesso é ilimitado Esse é o mesmo tempo você conserva a recordação da sua vida terrestre cada mal que você sofreu aqui é um elemento formador do bem que você tá recebendo e é o elemento de contraste Sem o
qual a consciência humana não poderia sequer aprender o bem que ela tá recebendo tá entendendo então basta isso para você perceber que o problema o problema do mal ele só existe se você partir da premissa de que tudo deveria ser o bem mas como seria possível tudo ser o bem na escala da finitude não é possível na escala finita os bens são finitos são portanto limitados e quando na fronteira aparece o mal necessariamente em segundo lugar se você considerar que o universo todo é criação de Deus e que Deus não pode fazer outro Deus igual
a ele então na própria passagem do Criador ao mundo criado se introduz um elemento de limitação e essa limitação significa que no universo é um determinado coeficiente de mal e de absolubilidade que é inerente a própria alimentação do mundo criado então não poderia ser de outra maneira né então é evidente que a presença do Mal incomoda a minha pessoa incomoda meu coração incomoda meu bolso mas não incomoda a minha razão a existência do mal não é irracional porque racional quer dizer desproporcional mas a existência do mal ela reflete Justamente a proporcionalidade entre o finito e
o infinito então não há nada de errado aí no entanto quantos neurônios não se gastaram para tratar dessa questão eram uma explicações olha por que que tem que ter uma explicação se não poderia não ser assim se você está na própria natureza das coisas então e daí nós temos a quinta condição da investigação filosófica que é a plena aceitação da natureza das coisas é você entender que não é a sua inteligência que vai determinar a medida do certo de errado a medida do verdadeiro do falso mas que essa medida existe em si mesmo existe muito
antes de você de você ter nascido de você ter aparecido até Como projeto humano e que nós temos tudo a aprender no universo onde estamos e nada a ditar nada a decretar eu acho que quem não entende isso não está não é um filósofo porque a própria definição da filosofia de como amor a sabedoria pressupõe que a sabedoria existe e que você não nasceu com ela que ela é algo a ser alcançado pressupõe também que você nunca vai alcançar integralmente perfeitamente e portanto que esta vida Exige uma abertura e uma permanente como se fosse uma
dissolução permanente da forma que a nossa mente adquiriu para Que ela possa absorver novas formas superiores cada vez mais vastas cada vez mais Integradas até o último dia da sua existência e mesmo que você viva 140 anos ou 400 anos você não vai absorver a sabedoria como um todo e tem impossível a sabedoria divina logo Divino sabe tudo então é um conhecimento infinito como é que você pode meter um conhecimento infinito dentro de uma mente finita não pode então isso quer dizer aqui mesmo como homem Imortal você nunca chegará ao conhecimento perfeito de Deus Deus
vai te dar é o amor divino dentro daquilo que seja permitido pela forma da sua alma pessoal até o extremo limite Que ela possa quer dizer Deus também te amplia ele se abre e confunde novos conteúdos viventes Mas isso não vai terminar você não vai virar Deus isso é muito importante então por isso é que a igreja ensina aqui o estado Celeste está de contemplação de Deus e não de transformação em Deus pode-se usar Às vezes a expressão de ionização Mas é uma figura de linguagem não é exato nós podemos até fazer como figura de
linguagem Podemos até raciocinar platônicamente e dizer que se Deus nos conhecia Antes de nós ter criado materialmente a forma da nossa alma implicava naturalmente algum conhecimento o potencial para algum conhecido mas ele não quer dizer que materialmente tivéssemos conhecimentos antes de nascer E você só existe como possibilidade então o conhecimento que você tem é uma possibilidade de conhecimento que não após efetiva não conhecimento então quando no processo da anamnese platônica alma se recorda entre aspas de conhecimento que que ela está fazendo Está efetivando possibilidade de conhecimento que estavam nela ela está pegando num depósito material
de conhecimento alguma coisa que já estava lá puxando para fora Platão pode descrever assim mas ele em nenhum momento coloca isso como se fosse uma tese dogmática sobre a Constituição da realidade em todos os diálogos platônicos você vê que esse processo ele é um processo pedagógico e não a afirmação de verdade definitiva sobre a Constituição da realidade se você as ler como como afirmações nesse sentido afirmações finais sobre constituição na realidade você vai chegar a maior conclusão que chegou ou é no governo no livro é o livro aprecio muito mais que tá cheio de erros
de interpretação filosófica Então porque nós podemos dizer assim seria herético se fosse transformado em afirmação definitiva sobre a Constituição da realidade Mas você vê que em todas as questões decisivas que Platão trata ele vai elevando o indivíduo através do processo de elétrico até um ponto em que a verdade se torna invisível e tem que ser sugerida através de um mito Então como que nós vamos transformar um mito não há afirmação dogmática Você pode até fazer isso mas certamente do mesmo medo sairão muitas interpretação dogmáticas diferentes das coisas serão