este vídeo é um oferecimento de nossos colaboradores não apoia se hoje a gente querida tudo bem com vocês no vídeo de hoje a gente vai continuar com a nossa série de vídeos sobre as escolas antropológicas hoje a gente vai falar um pouco sobre as correntes difuso nista funcionalista e estrutural funcionalista vocês ficaram curiosos já ouviram falar sobre alguma dessas correntes não sim bem de qualquer forma fiquem ligados no vídeo a seguir [Música] na antropologia as perspectivas teóricas difusores taça funcionalista estrutural funcionalista explicam os fenômenos sócio culturais a partir de funções propósitos e relações estruturantes das
instituições humanas partindo então essa afirmação a gente vai ver hoje um pouquinho sobre como essas escolas da antropologia surgiram e se desenvolveram ao longo dos anos mas antes de a gente começar você tem que se lembrar que a gente tem uma página não apoia assim onde vocês podem apoiar o canal a partir de r$2 e que é fundamental que vocês continuem apoiando a gente eo nosso canal para que a gente continue existindo esteja aqui com vocês todo mês a tem um link do apoia-se aqui na descrição para quem quiser dar uma olhada e também tem
um link da nossa loja na nokia store comprando qualquer camiseta por esse link você ajuda leitura obrigatória bem vamos ao vídeo então bem pra começar a gente tem que falar da escola de fuzil na lista ela veio logo depois da escola evolucionista sobre qual a gente já falou nesse vídeo aqui que está aparecendo no cade a escola difusão lista não é muito proeminente na antropologia e ela também não tem muitos autores conhecidos no brasil acho que na verdade não tem nem as teorias difusores acreditam que uma crença um hábito mesmo uma inovação material como por
exemplo a roda é criada em um tempo e um local muito específicos esses conhecimentos vão sendo então transmitidos para grupos vizinhos através da imitação da negociação das trocas e de outros tipos de contato humano as inovações materiais bom se difundindo lentamente como se tivessem se espalhando assim sabe tipo se espalhando desde onde elas surgem até os demais povos e não só de novos materiais netinho todo o resto que a gente entende por cultura e se você não sabe que a cultura vai lá no nosso vídeo sobre cultura e fica sabendo essa teoria então foi aplicada
para explicar as semelhanças entre os povos em questões como arte religião hábitos do cotidiano crenças e outras questões e o mais legal é que tentaram inclusive a partir da teoria de funes explicar por que as pirâmides existem no egito e no méxico por exemplo o grande problema da teoria de funcionalismo é pensar que as coisas têm um ponto de partida e que elas são difundidos esta teoria ignora completamente o fato de que as necessidades humanas são muito parecidas em diferentes grupos e independente da cultura esses seres humanos acabam inventando soluções ou criando soluções muito parecidas
para essas necessidades sem necessariamente ter uma sociedade transmitindo de uma pra outra questões como hábito crença ou formas de resolver problemas cotidianos essa teoria então não vingou no meio acadêmico e ela foi rapidamente substituída por outras duas teorias a funcionar lista e estrutural funcionalista as correntes teóricas funcionalistas estrutural funcionalistas por sua vez surgiram no começo do século 20 como reação então as correntes teóricas e evolucionista e difusão listas na antropologia social os dois principais antropólogos dessas teorias foram bronislaw malinowski e radcliffe brown eles foram os primeiros autores respectivamente do funcionalismo e do estrutural funcionalismo ou
seja ambos isolavam a sociedade de uma perspectiva histórica de comparação e de difusão ou evolução com outras sociedades e passaram a fazer análises mais apuradas considerando a integração funcional dos elementos da sociedade em si no seu trabalho de campo nas ilhas do brilhante omari novos que buscam entender como as instituições culturais particulares funcionavam na manutenção do indivíduo diante de situações de dificuldade malinowski apontava que as necessidades fisiológicas do indivíduo como a de reprodução ea alimentação de proteção eram resolvidas e elaborados em questões culturais e sociais como o casamento o plantio ea troca de alimento entre
parentes o parentesco e o próprio conceito de família em formação da família ou seja trocando em miúdos assim para cada necessidade fisiológica do corpo humano havia uma resposta social e cultural que seria resolvida na sociedade além dessas necessidades haveriam 4 necessidades de ordem cultural como a economia o controle social a educação ea organização política essas por sua vez resultariam em missões estáveis com um estatuto fundamentado em normas atividades e artefatos materiais o estudo do funcionalismo para malinowski seria então verificar as funções que esses elementos ou fatos culturais possuíam tanto em relação com o indivíduo quanto
em relação com todos o sinal em sua biografia o mali novos que escreveu o kula o mecanismo de trocas entre várias ilhas da melanésia ele demonstrou que esse sistema de trocas não era uma atividade puramente econômica isolada mas sim era uma atividade que envolvia um complexo sobreposto de funções como religião organização social política e relações entre as pessoas das diversas ilhas malinowski então listou necessidades básicas e fisiológicas e as suas correspondentes instituições culturais que serviriam para suprir essas necessidades nesse sentido então com seu trabalho de observação participante uma novos que revolucionou um método antropólogo explicando
a partir desse método questões como religião economia família sexualidade entre outros o radcliffe brown por sua vez fez um trabalho de campo nas ilhas andaman e ele estudou as relações entre estrutura social e as atividades sociais sem levar em conta as necessidades biológicas e fisiológicas como fez malinowski pra radcliffe-brown a sociedade era vista como um sistema orgânico mantido por relações que se retroalimentam prova disso seriam as relações de parentesco e o próprio sistema de totalista tanto parentesco quanto totemismo impunham expectativas de obrigação e de direito entre sujeito dá pra comparar essa teoria do radcliffe-brown com
alguns escritos do sociólogo m do caen por exemplo produtos caem a sociedade seria como um organismo vivo onde cada pessoa tem uma função e desempenha um papel e esse papel serve para o funcionamento e manutenção do todo o estrutural funcionalismo via sociedade como um sistema de instituições que existiam independente do indivíduo essas relações de parentesco então dusan da manezes estudadas pelo radcliffe brown eram tão reais e sólidas quanto seus artefatos materiais assim esses elementos de análise do estrutural funcionalismo eram a estrutura o sistema ea função social a análise estrutural funcionalista escreveu primordialmente à normatividade dos
sistemas culturais surgindo daí temas como antropologia do poder e do direito estudadas especialmente na áfrica colonial britânica sabe se que ambas as teorias tanto funcionalista como estrutural funcionalista perder um pouco da sua força a partir dos anos 1960 essas teorias falhavam em dar explicações coerentes para as causas dos fenômenos sócio-culturais se preocupando mais com seus efeitos e também não explicavam as variações culturais pois como as mesmas necessidades fazem surgir diferentes instituições conforme a cultura estudada isso eles não sabiam responder além de negligenciar que as práticas sociais podem ser neutras ou de funcionais por exemplo e
mesmo falhar nas explicações das particularidades de uma cultura que o outro pólo estuda os conflitos eram vistos a partir dessas perspectivas como exceções à regra da harmonia social que seriam logo substituídos pela estabilidade essas teorias também carregava um certo determinismo enquanto o funcionalismo se centrava no indivíduo e estruturar o funcionalismo na sociedade ambos constituíram um conceito super socializado do ser humano que às vezes ignorava a agência individual dos sujeitos às críticas ao estruturar o funcionalismo tanto na antropologia quanto na sociologia são muito parecidas se critica a visão de uma sociedade enquanto funcionalmente coesa e estável
e de certa maneira como um sistema fechado outra crítica muito comum essas duas teorias as correntes teóricas é a visão de que os conflitos dentro das sociedades serão exceções ou teriam funções dentro de si próprio conjunto cultural ou antropólogos sigfried frederick nadal fez uma síntese e ao mesmo tempo uma crítica a essas duas teorias pra ele a estrutura social era a própria realidade ea precisam dessa realidade só valia para o grupo estudado e durante o tempo em que esse estudo durou por conta disso o nada e rejeitou a ideia de adotar só o funcionalismo ou
só estrutural funcionalismo e juntou os dois na hora de interpretar os dados demográficos vale lembrar também que estrutural funcionalismo influenciou as interpretações da primeira geração de antropólogos formados no brasil essa vertente teórica apareceu amplamente difundida nas obras de florestan fernandes e do ego chadli além de mais tarde influenciar conceitos como deflexão internet que veio na antropologia de litros falando sobre letrozol é importante que a gente faça diferença entre conceitos de estrutura social como empregado pela estrutural funcionalismo e o conceito de estrutura social empregado no estruturalismo do outro pólo lévi-strauss para estruturar o funcionalismo a estrutura
social é uma percepção empírica por um método indutivo de fenômenos sociais japoneses trouxe o estruturalismo a estrutura social seria uma abordagem dedutiva estrutura seria uma abstração da realidade social registrou se arranjava como estrutura as categorias lógicas ias contra estava mais à corrente estruturalista na antropologia é um tema para o próximo vídeo bem era expor hoje galera espero que vocês tenham gostado do vídeo não deixe de comentar deixar seu like postar suas dúvidas na medida do possível a gente tenta responder não se esqueçam também de se inscrever no canal pra ficar por dentro desses e outros
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