estudo é muito Recreio muito atual especialmente para os presbiterianos que estão aqui que frequentemente a gente é chamado de católico Manso Então vai ser bom quando não sorveteria né então eu sempre oro a Deus não deixa eu ficar fazendo piadinha sem graça lá Tem que orar com mais fé viu gente sobre o catolicismo romano dispensa apresentação Brasil ainda é um país católico E por sinal um dos maiores países católicos do mundo o catolicismo ainda é a religião com maior número de adeptos no Brasil embora esse número venha caindo Alguns alguns dados aqui que são baseados
em pesquisas feitas pelo pesquisas oficiais feitas pelo governo em 1940 veja só 1940 70 anos atrás 95% dos brasileiros se diziam católicos tão de fato os evangélicos eram relativamente falando inexpressivos a 51 anos depois um senso de 1991 83%, se declararam católicos já deu uma queda aí nove anos depois teve um senso no ano 2000 73,6% se disseram católicos teve mais uma queda e em 2010 no centro do IBGE 64% se declarar um católicos fazendo as contas aqui o catolicismo perdeu em 70 anos 31% é de membros Então hoje o catolicismo representa na faixa aí
de 60% da população brasileira e nós temos que lembrar que dessa quantidade só uma pequena porcentagem é realmente praticante muita gente se declara católico que nasceu no Brasil ou de uma família católica Mas os que vão à missa realmente que conhecem a doutrina da igreja católica que estão envolvidos com catolicismo e se uma porcentagem muito menor eu creio que essa queda que vem se acelerando nos últimos anos É principalmente graças ao avanço das igrejas evangélicas particularmente das igrejas pentecostais e neopentecostais que tem o evangelização mais agressiva com relação catolicismo aliás essa agressividade rendeu aí um
episódio famoso do obreiro da Universal chutando a santa quem não lembra né e o obreiro teve que ser mandado para fora do país Ele foi evangelizar na África segundo nós tivemos notícia que não dava para ele ficar aqui no Brasil tal a reação não é que provocou E então esse tipo outras reações e queixas por exemplo dos dos Missionários e obreiros dessas igrejas neopentecostais que vão para as praias no Réveillon para chutar ou para desfazer aquelas aquela aquela aqueles rituais religiosos feito aí Iemanjá e tudo mais então tudo isso se tornou bastante conhecido de uma
forma de outra esse avanço das igrejas pentecostais e neopentecostais foi dentro do filão católico que vem diminuindo enquanto que o movimento neopentecostal e Pentecostal vem crescendo mas quando começou a Igreja Católica depois da morte dos apóstolos e o cristianismo se espalhou pelo Império Romano todo através do trabalho deles e também da evangelização feita pelos membros os cristãos e cresceu de tal maneira que em 324 o Imperador Constantino tornou o cristianismo na religião oficial do Império Romano até Constantino era a Igreja Católica Igreja Católica Apostólica nós não tem problema com esse com esses dois termos chamar
a igreja a igreja católica significa vendo grego a palavra grega que significa abrangente ou Universal então a igreja cristã é chamada de católica Porque ela não se prende a uma etnia ela não se prendia uma raça um povo mas ela tem como objetivo alcançar o mundo todo então eu ninguém tem problema em chamada de igreja católica e ela é Apostólica porque o seu ensino está baseado no ensino dos Apóstolos o problema foi quando Constantino funcionou o termo Romana né a Igreja Católica Apostólica Romana ela se tornou a religião oficial do sacro Império Romano E aí
então as dificuldades começaram a acontecer Multidões aderiram à igreja antes da Adesão era através da conversão e do Novo Nascimento mas agora as multidões aderiram ao catolicismo a igreja cristã para ganhar o favor Imperial quem é que ia ser contra não é o Imperador decretou o cristianismo como religião oficial todo mundo queria ser católico E aí Claro não se conformando com a pureza do Evangelho simples e também com a entrada em massa de gente não convertida dentro da igreja que se abriu a porta então para o acréscimo de ritos e doutrinas que não tinham origem
na Bíblia nem no ensino dos Apóstolos mas era uma espécie de sincretismo para que seria a fusão do cristianismo com as crenças dessas massas que entraram na igreja houvesse renovação da sua mente ou conversão transformação de vida e aí então é que aí é a partir dessa data que nós identificamos o surgimento da Igreja Católica Apostólica Romana até essa altura só havia uma e continua assim durante alguns séculos na cerca de seis séculos no século 11 Na verdade em 1054 houve O que se chamou de o grande cisma do oriente que é que aconteceu o
Bispo de Roma que havia a essa altura já era considerado como Papa ele se declarou o pretendia Então se apresentar como o pai de toda a cristandade nós podemos dividir aquela altura a cristandade em geograficamente em duas partes havia chamada cristandade do ocidente cuja série era em Roma onde estava o papa e havia o Oriente onde havia os patriarcas liderando a igreja a partir de Constantinopla Então as duas igrejas se consideravam igrejas cristãs debaixo do mesmo Cristo e apenas em regiões diferentes mas aí o papa que era o presidente da Igreja Cristã do ocidente consegue
em Roma achou que ele também era o Papa da igreja oriental e que toda a cristandade inclusive os cristãos do oriente de Constantinopla deveriam estar debaixo dele porque ele era um representante de Deus aqui na terra o sucessor de Pedro ele só podia ver uma única Igreja Católica Apostólica Romana uma única Igreja Católica Apostólica seria aquela coisa séria em Roma E aí naturalmente os patriarcas lá do de Constantinopla da igreja do oriente não aceitaram né De jeito nenhum e o que que aconteceu se esse comungaram a igreja de Roma isso comungou a igreja oriental e
a igreja oriental e como um gol à igreja de Roma então foi o grande o primeiro grande cisma a primeira grande divisão dentro da cristandade foi essa que aconteceu no século XI em 1054 é para ser mais risada só para Mais um detalhe em 1965 recente agora né o papa e o patriarca de Constantinopla tiveram uma reunião e suspenderam a as comunhões então não estão mais isso comungados né embora naturalmente não tenho nenhuma haja mais nenhuma relação é como havia antes no século 16 houve uma tentativa de reformar a igreja católica ocidental de Roma do
oriente é outra história mas houve uma tentativa de reformar homens como Lutero calvinos o índio etc Eles tentaram trazer igreja de Roma de volta ao padrão bíblico e expurga-la daí o nome reforma de todas aqueles acréscimos práticas e doutrinas que foram acrescentados durante estes séculos em que esteve de baixo do governo do Papa isso não foi possível a não houve arrependimento não houve convencimento não houve abertura da liderança a Romana do Papa dos seus cardeais e bispos ao contrário eles partiram para perseguição excomungaram Lutero e começaram a perseguir os protestantes né aqueles que protestavam contra
o estado atual é da igreja e queriam de fato uma reforma não sendo possível essa reforma Então os reformadores e os reformados que eram aqueles que aceitaram a reforma saíram da igreja católica e se organizaram então foi o segundo grande cisma né E se organizaram Então como igrejas Independentes da igreja de Roma é de onde vem a igreja presbiteriana a Igreja Batista a Igreja Episcopal a igreja mais adiante bem mais depois a Igreja Metodista a Igreja Congregacional as igrejas algumas igrejas Independentes que foram igrejas que se formaram a partir dessa divisão no século 16 que
foi a tentativa de reforma que não foi aceita pela igreja católica então nós somos reformados protestantes estamos dentro dessa tradição Saímos da Igreja Católica por não concordar com essas doutrinas que foram acrescentadas durante a idade média como reação ao movimento de reforma que foi muito grande muito grande o movimento de reforma a Igreja Católica reuniu um Concílio na cidade de Trento isso em 1546 portanto acerca de 20 a 30 anos depois que a reforma começou durante 18 anos eu tô enfatizando isso aqui porque aqui vocês vão ver a importância desse Concílio é chamado auxílio da
contra-reforma durante 18 anos a Igreja Católica reunida na cidade de Trento discutiu e decidiu o que fazer diante do crescimento da reforma em todo o mundo e aí tomou algumas decisões que valem até hoje para a igreja católica essas decisões nunca foram reformuladas ou retiradas primeiro condenou a doutrina protestante da justificação pela fé oficialmente a Igreja Católica considera anátema ou maldita a doutrina de que o homem é justificado pela fé somente sem as obras da Lei Isso faz parte dos canos de dort ela declarou como o texto bíblico autêntico a tradução de Jerônimo denominada vulgata
como sendo a Bíblia verdadeira que aconteceu aqui no século quarto Esse padre muito erudito muito capaz chamado Jerônimo a pedido do do do rei ele fez uma tradução do grego e do hebraico e do era Maicon usando também traduções anteriores a chamada velha Latina ele fez uma tradução para o latim no que ficou chamado de vulgata latina ou seja o latim vulgar o latim do Povo isso foi feito no Século IV e essa Bíblia Então ela vinha servindo como base para a só que nessa Bíblia o Jerônimo quando fez a tradução ele traduziu não somente
aqueles livros que nós conhecemos os 66 Livros canônicos mas ele introduziu os Apócrifos e pseu da epígrafos também só que não eram reconhecidos pela igreja estava lá para quem quiser consultar quiser saber a igreja usava aquele cano Que nós conhecemos E aí na reforma os reformadores eles expulgaram a Bíblia desses livros e ficaram só com os 66 Livros que vinha desde o começo na contra-reforma de Trento ela então oficializou a vulgata Latina que incluía os livros os seus depígrafos e os Apócrifos né E aí tá a diferença entre a Bíblia protestante e a Bíblia católica
Vem do Conselho de Trento quando eles oficialmente reconhecer a vulgar pela latina com seus acréscimos como sendo a bíblia da igreja católica mas aí é claro Quando você vai conversar com um católico sobre o evangelho você pode pedir a Bíblia dele você tem uma Bíblia aí tenha e traz porque no que é nos livros que temos é a mesma coisa não tem diferença nenhuma então você pode usar os tradicionais de textos bíblicos a partir de uma Bíblia católica Porque estão todos lá Além disso ao Concílio de Trento declarou e reafirmou sete sacramentos que são indispensáveis
para a vida da igreja o celibato o celibato a confissão auricular a unção com óleo o casamento a vocação eu são sete mas adiante eu vou falar sobre eles e declarou também de solubilidade do matrimônio não pode a Igreja Católica Até recentemente né não aceita o a dissolução do matrimônio inventar um tal do desquite dar um jeito né porque a natureza humana a gente sabe como é mas enfrento declarou é insolúvel oficializou o culto dos Santos e das relíquias e oficializou a doutrina do purgatório e das indulgências então isso foi feito no século 16 da
contra-reforma e nunca foi revogado Então essa é a doutrina oficial da Igreja Católica até hoje eu sei que ela esconde muito disso quando se relaciona com os protestantes não é e às vezes tem uma cara mais evangélica mais oficialmente se um católico conhecesse a doutrina da igreja dele deveria que a igreja ela continua adotando essas essas práticas e pensamentos até o dia de hoje vamos ver aqui então isso foi apenas um histórico né do da igreja católica e nós agora vamos dar uma olhadinha nas suas doutrinas básicas primeiro o que que a Igreja Católica reconhece
como fonte de autoridade de onde ela tira as suas doutrinas de onde ela onde ela apoia as suas práticas em primeiro lugar ela reconhece ela reconhece é como fonte de Revelação e autoridade três coisas primeiro a Bíblia na vulgata latina que é reconhecida como fonte de Revelação segundo o magistério da igreja ou seja as declarações e pronunciamentos do Papa ou do Concílio de cardeais em termos de doutrina que é considerado também como inspirado e autoritativo e a sagrada tradição que é a coleção de interpretações da Bíblia e criação de doutrinas que vem sendo feita desde
o início da idade média até agora no Concílio de Trento a sagrada tradição e o magistério da igreja receberam a mesma autoridade da Bíblia deixa eu ler para vocês aqui a sessão quarto do quarto do Concílio de Trento Diz aqui a verdade está contida nos livros escritos da Bíblia e nas tradições orais Deus é o autor do Antigo Testamento e do Novo bem como das mesmas tradições que se referem tanto a fé como os costumes quer sejam só oralmente recebidas de Cristo que é sejam ditadas pelo Espírito Santo e conservadas por sucessão contínua na igreja
católica Resumindo a Igreja Católica acredita em revelação continuada Deus não parou de se revelar quando a Bíblia terminou Deus continua a se revelar através do sucessor de Pedro que é o Papa então através do Papa Deus trouxe novas doutrinas para a igreja e aí que você encontra a origem de todas essas doutrinas contra as Quais os reformadores se levantaram é baseado nessa convicção que a Igreja Católica tem de que não acabou a revelação Deus continua revelando novas doutrinas a sua igreja através de do Papa que é o sucessor de Pedro aqui ainda uma citação da
do Concílio Vaticano segundo do pronunciamento chamado dei vergon diz assim é sagrada escritura é a palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito Santo a sagrada tradição por sua vez Transmite integralmente ao sucessores dos Apóstolos a palavra de Deus confiada por Cristo senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos para que eles com a luz do de verdade a conserve expõe de fundo fielmente na sua pregação a linguagem um pouco complicada Mas o que ele tá dizendo é exatamente isso que o mesmo espírito santo que inspirou a Bíblia é o mesmo espírito santo que
inspira os Papas que são chamados de Apóstolos e sucessores de Pedro trazendo novas doutrinas em resumo e a Igreja Católica aceita como tendo a mesma autoridade a Bíblia as leis dogmas e costumes revelados aos Papas e conservadas na igreja católica através do ministério se você me perguntar pastor qual é a maior diferença entre as igrejas protestantes e reformadas e o catolicismo romano a resposta é a fonte de autoridade porque para nós somente a Bíblia esse foi o grito da reforma protestante somente a escritura só a escritura Exatamente porque os reformadores perceberam que essa abertura para
novas revelações era a causa de tantas doutrinas estranhas e de tantas práticas contrária a Bíblia que foram introduzidas durante a idade média por isso sincero se não tá na Bíblia se nós não podemos provar pela bíblia essas doutrinas e práticas Elas têm que ser excluídas mas não podemos ter no culto ou na vida da igreja nada que não seja ordenado e provado pela bíblia sagrada Esse é o grande ponto de diferença entre a igreja reformada Protestante e o catolicismo romano Então essa aí foi sobre fontes de autoridade a segunda doutrina católica que eu desejo enfatizar
aqui é o conceito de igreja para eles a igreja verdadeira é aquela estrutura cuja série está em Roma enquanto que para nós e para os reformadores a igreja como corpo de Cristo é um organismo é um organismo vivo Independente da sua estrutura do local onde ela esteja e tudo mais para o catolicismo a igreja verdadeira é aquela estrutura encabeçada pelo Papa pelos cardeais e que vai descendo até chegar nas igrejas locais onde elas são presididas pelos seus padres e pelos seus bispos e assim por diante Essa é a igreja verdadeira por isso que eles dizem
que não há salvação fora da igreja católica essa afirmação deles não há salvação se você não for católico não fizer parte e não estiver debaixo da cabeça da igreja que é o Papa você não pode se salvar aqui tem um do Papa Pio nono em 1864 que diz assim a igreja católica é a única verdadeira religião é a única verdadeira religião e ainda Bonifácio oitavo em 1302 já tinha declarado dizemos e determinamos que cada criatura humana deve-se submeter a autoridade do Papa de Roma para sua salvação para sua salvação então do ponto de vista da
Igreja Católica quem está fora do domínio do Papa então ele também está fora da verdadeira igreja e Portanto ele não pode ser salvo né então mais uma doutrina católica sobre o sacerdócio dos Padres o padre é visto na igreja católica como um sacerdote a semelhança do Antigo Testamento no antigo testamento os sacerdotes eles eram os mediadores entre Deus e os homens eles ofereciam sacrifícios em nome dos homens diante de Deus e da parte de Deus recebiam a graça e o perdão que eles conferiram e davam para os pecadores então o funcionava como espécie de mediador
é semelhante é o que há na igreja católica o padre ele é considerado como um espécie de mediador entre o católico e Deus veja o que algumas citações no Concílio de Trento 1546 O sacerdote pode perdoar pecados como Deus ele pode perdoar pecados como Deus já que ele é esse mediador entre Deus e entre o homem e Deus e Deus e os homens daí os católicos dão tanta importância a confissão a confissão auricular Então pelo menos uma vez por semana não é o o ou uma vez por mês eu não sei direito a frequência mas
o católico é comprometido ele vai se confessar o padre exatamente para receber o perdão de Pecados ele vai ali ele diz os seus pecados ao padre confessa pede perdão e o padre então o absorve daqueles pecados e às vezes passa algumas penitências rezar não sei quantas ave Marias tantos Pai Nosso ou então fazer algum tipo de obra social ou qualquer outra coisa é chamada de Penitência para ajudar a mendigar a culpa daquela pessoa então exatamente Por que que o católico da tanta importância aí se confessar o padre é porque na visão católica o padre ele
é o mediador entre Deus dos homens ele funciona como é um sacerdote com autoridade para perdoar pecados durante veja o que diz um livro Católico que eu Consultei a respeito do padre como sacerdote ele disse sem os sacerdotes Isto é sem o padre a morte de Cristo não teria valor para nós pelas por quê Porque pelas suas palavras os sacerdotes transformam Um Pedaço de Pão em Deus na visão católica O que tá acontecendo ali na missa Muitas vezes os evangélicos não sabem o que é que tá o que é a missa mas ali na missa
a ideia católica é que o sacerdote através do pronunciamento daquelas palavras que Cristo pronunciou na noite da ceia Isto é o meu corpo Isto é o meu sangue O sacerdote e ao pronunciar estas palavras ele efetua o milagre da transubstanciação o pão se transforma realmente no corpo de Cristo e o sangue se transforma e o vinho se transforma realmente no sangue de Cristo de forma que você está comendo ali na igreja católica é o verdadeiro corpo e o verdadeiro Sangue de Cristo Cristo está presente na ceia na missa em carne e osso nervos músculos cabelo
então a ideia da hóstia que é uma bolacha é para ela dissolver no céu da boca e a instrução é para você não mastigar porque você estaria investigando o corpo de Cristo é a hóstia colada no céu da boca e então ela dissolve ali Exatamente porque eles creem que ali está o corpo de Cristo realmente e quem tem o poder para fazer esse milagre é o sacerdote por isso que ele disse sem O sacerdote a morte de Cristo em vão porque ela não chega até Nós precisa ser mediada através do por isso que ele chama
do Santo sacrifício da missa então é como eu disse não é essa transubstanciação é o nome que se dá a transformação do pão e do vinho na carne e no sangue verdadeiros de Jesus ocorre durante a missa quando o sacerdote realiza o sacrifício Eucarístico fazendo as vezes de Cristo repetindo as palavras ditas por Jesus na Última Ceia sobre a Bíblia já falamos não é apenas rapidinho eles aceitam a Bíblia não tem problemas com isso eles dizem que a bíblia é inspirada por Deus o problema é que eles não aceitam como a única palavra de Deus
a revelação exclusiva de Deus para eles como eu já disse a versão oficial e verdadeira é vulgar tá Latina enquanto que nossa Bíblia é evangélica tem 66 Livros a católica tem sete a mais Tobias Judite os livros de macabeus o macabeus Baruk e sabedoria Eclesiástico E como eu disse 1546 o Concílio de Trento declarou que a tradição que é o pronunciamento dos concílios e dos Papas tem o mesmo valor da Bíblia mais uma doutrina aqui sobre o Papa a segundo o pensamento católico Pedro foi o primeiro Papa porque ele era o cabeça dos Apóstolos ele
era o líder do colégio apostólico em Jerusalém os Papas são os legítimos sucessores de Pedro então eles não acreditam que hajam Apóstolos Hoje como os doze mas tem um só só tem uma Apóstolo Deus Manteve na igreja um Apóstolo para sempre que é aquele que é o sucessor de Pedro então Pedro teria ungido alguém no lugar dele que ungiu alguém no lugar dele e assim por diante até chegar o atual Papa então o Papa Francisco Hoje ele é considerado em Linha Direta de sucessão ligada ao Apóstolo Pedro e portanto tem a mesma autoridade que Pedro
é um verdadeiro Apóstolo inspirado não pode ser questionado aí tem autoridade Total sobre sobre a Igreja de acordo com a igreja católica a base para isso e você pode abrir comigo tira a passagem bem conhecida é Mateus 16 a confissão de Pedro Jesus estava indo para os lados de cesareia e perguntou aos seus discípulos quem é que o povo diz que eu sou deram várias respostas e Jesus perguntou e mas vocês acham que eu sou quem e Pedro respondeu no verso 16 de Mateus 16 tu és o cristo O Filho do Deus Vivo aí Jesus
disse bem aventurado é esse irmão bar Jonas porque não foi carne e sangue que te revelou mas meu pai que está nos céus também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra é edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela dar-lhe as chaves do Reino dos Céus o que ligares na terra terá sido ligado nos céus e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus então a interpretação católica dessa passagem é que Jesus disse a Pedro tu és Pedro e sobre esta pedra você eu vou
edificar a minha igreja e eu vou e as portas do inferno não vão prevalecer contra a igreja porque ela está edificada sobre você que é Pedro a rocha e eu vou te dar Pedro as chaves do Reino dos Céus o que você ligar na terra vai ser ligado nos céus e o que você desligar na terra vai ser desligado nos céus então com base nessa interpretação a Igreja Católica diz que o papa que é o representante de Pedro ele tem o poder das chaves Ele Pode admitir aos céus e ele pode demitir dos céus a
ex comunhão é a arma que o Papa tem para mandar alguém para o inferno vocês como um gado na igreja católica significa ser desligado de Deus e enviado para o Sofrimento Eterno esse comunhão É uma pena é terrível dentro da igreja católica e é o poder que o Papa tem para o poder das chaves e é o papa a frente da igreja que tem as chaves que abrem o Reino de Deus e como é que ele usa essas chaves através da confissão através da ceia através da missa através da Extrema unção enfim todos aqueles métodos
que eu já referi que são usados como mediação para pessoa chegar até Deus por isso que eles dizem que fora da igreja não há salvação porque o representante da igreja é que é o Papa está lá então essa interpretação que eles fazem de Mateus 16 eu vou voltar esse texto mais adiante então apenas explicando o que é que eles pensam então Pedro tem esse poder para admitir na igreja para excluir dela poder total e Deus lá no céu ratifica o que Pedro faz aqui na terra Pedro Aqui leia-se o Papa apesar de Constantino ter declarado
o cristianismo como religião oficial de Roma no Século IV foi somente no século 5 que o primeiro Papa surgiu o nome dele era Leão primeiro depois disso o conceito foi desenvolvendo ao longo dos séculos até a posição atual e a história dos Papas é muito interessante há livros aí a respeito disso teve época que tinha dois Papas três na verdade cada um lutando para saber quem era o verdade e uns como um ano o outro né E para querendo saber quem era o verdadeiro papa e tudo mais procura esse livro aí a história dos Papas
eu creio que você encontra no sebo não sei se ele foi reeditado tem muita coisa sobre isso o Papa segundo o catecismo de Nova York toma um lugar de Cristo aqui na terra é o cabeça da igreja Líder infalível dirigente Universal da Verdade só sendo julgado por Deus e por homem nenhum o Papa falando xcatedra É infalível Isso é uma declaração do Concílio de Trento de 1546 o que é que significa xcatedra é uma palavra lá expressão Latina que significa a partir da cadeia x não é de catedra cadeira ou seja o Papa sentado no
seu trono na sua posição oficial de líder da igreja o que ele disser É infalível é a verdadeira palavra de Deus e tem que ser aceita pelos católicos a infalibilidade do Papa então quando ele se pronuncia em matérias de fé e prática foi declarada no Concílio de Trento e ratificado e ratificada no Concílio Vaticano primeiro em 1870 alguns exemplos aqui do Papa falando x cátedra e que cuja palavra é aceita como Dogma pela igreja católica tendo mesmo autoridade da Bíblia o Papa Pio nono em 1854 ele decretou a Imaculada Conceição Ou seja que Maria nasceu
Sem Pecado isso não tá na Bíblia Claro é óbvio né não tá na Bíblia mas dentro do sistema católico foi uma revelação uma conclusão a que o Papa chegou a doutrina nova que Deus deu a igreja de que Maria para poder ser a mãe de Jesus que não tinha pecado ela mesma não podia ter pecado A lógica é que a mãe de Maria também não podia né E nem a avó de Maria E aí vamos ter uma linhagem de humanos Sem Pecado né que são ancestrais de Jesus o Papa Pio XII em 1950 na sua
bula santíssimos Deus definiu a assunção de Maria é outro Dogma católico Isso aí foi de 1950 de que Maria ela não morreu mas ela foi Assunta aos céus subiu aos céus assentou-se lá no trono e foi declarada Rainha dos céus isso é um dogma católico do Papa Pio XII de 1950 e é considerado como palavra de Deus produzir infalível e já que falamos de Maria não é ela foi chamada pela primeira vez Mãe de Deus no Concílio de Éfeso em 431 o silogismo católica interessante é mais ou menos assim Jesus é Deus Maria é mãe
de Jesus logo Maria é mãe de Deus não parece lógico Qual o problema dessa lógica aí tá na primeira declaração quando diz que Jesus é Deus não tá errado mas é incompleto Jesus é Deus e homem verdadeiro Deus e verdadeiro homem então Maria é mãe de Jesus leia-se do lado ou da parte ou da natureza humana de Jesus a conclusão portanto é falsa quando diz que Maria é mãe de Deus né Deus não tem mãe Maria ela é mãe de Jesus enquanto homem e o que não significa que ela seja Mãe de Deus mas é
esse o pensamento da Igreja Católica no livro A Glória de Maria tem essa declaração Maria verdadeira mediadora entre Deus e os homens vê só Maria verdadeira mediadora entre Deus e os homens os pecadores só recebem perdão através de Maria isso se tornou popularizado naquele plástico né que os católicos colocam no carro é nada tudo tudo por Jesus e nada sem Maria então definiu bem esse pensamento católico aí ela então é considerada a rainha dos céus Rainha dos céus no mesmo livro sobre a glória de Maria se diz na página 180 ela tem todo o poder
no céu e na terra Como eu disse o Papa Pio nono em 1854 declarou a Imaculada Conceição de Maria e em 1950 o Papa Pio XII declarou Maria ressuscitou dos Mortos logo eu tinha falado que ela subiu o céu sem morrer perdão não foi isso aqui tá a palavra do Papa aqui Maria ressuscitou todos os mortos logo após a sua morte e foi levada aos céus e lá entronizada como Rainha dos céus Esse é a bula do Papa Pio 12 de 1950 mais uma doutrina sobre a missa e a hóstia já falei algumas coisas aqui
então só rapidamente o Concílio de Trento aquele famoso né da contra-reforma afirmou que pela consagração feita pelo padre do pão e do vinho opera-se a conversão de toda a substância do pão na substância do corpo de Cristo nosso Senhor e de toda a substância do vinho na substância do seu sangue e essa mudança a Igreja Católica chama de transformação aqui é uma pegadinha na área de filosofia eles estão usando aqui a filosofia de Aristóteles que fazia distinção entre a substância e o acidente a substância é aquilo que a coisa realmente é por exemplo cadeira é
a substância mas cadeira de madeira é o acidente cadeira de aço é o acidente Então é assim que eles explicam como o pão e o vinho se transformam no corpo de Jesus mas não viram o corpo de Jesus o que muda é a substância mas o acidente não então é um é a filosofia a teologia católica é muito aristotélica é muito influenciada pelo pensamento de Aristóteles Então quem não tá quem não tá familiarizado fica pensando mas como é que eles podem dizer isso que se transforma se continua sendo o pão sendo vinho não mas se
transforma substância o acidente permanece o mesmo então é uma sutileza e filosófica na pra eles tentarem explicar o óbvio né que não acontece mudança nenhuma né não tem mudança nenhuma ali bom aí o catecismo de Nova York diz que é o mesmo a missa é o mesmo sacrifício da Cruz que a hóstia é o corpo de Cristo Como nasceu viveu e morreu pela palavra do sacerdote Deus Desce a hóstia e ali fica a sua disposição beleza né poder comandar Deus assim né Deus desce e fica ali na Hóstia a discussão do sacerdote do sacerdote sai
dando Deus para todas as pessoas sobre o purgatório é um dogma do século 16 do século vi feito por Gregório grande que foi ratificado em 1439 Tomás de Aquino grande católico diz que no purgatório o sofrimento é idêntico ao do inferno só que dura menos Ah que bom né ainda bem vamos para o purgatório os que cometem pecados Mortais e aqui entra a famosa divisão católica entre pecado mortal e pecado venial então Quem comete pecado é mortal vai para o purgatório e após certo o sofrimento esses pecados são purificados E então sobem aos céus os
que cometem só pecado venial não passa pelo purgatório vai direto para o céu né os não batizados vão direto ao inferno sem passar por purgatório por isso que o católico que é logo batizar o filho né para não morrer Pagão é expressão deles porque se morrer sem o batismo católico vai direto para o inferno só uma explicação aqui eu sei que ninguém tá perguntando isso na igreja presbiteriana a gente não acredita nisso quando a gente batiza os nossos filhos tá a gente não acha que batismo limpa pecado por isso que o pessoal chama gente católico
Manso né porque a gente batiza os filhinhos mas bichinhos são pecadores mesmo não é isso nos converter vai para o inferno batizado e tudo bom para diminuir para diminuir o tempo de Sofrimento no purgatório Olha só para diminuir o tempo de Sofrimento no purgatório você deve dar esmolas fazer penitências e pagar missa e para os que morreram você faz a missa do sétimo dia então você pode orar pelos mortos por que que você pode orar por que que tem essa prática da Oração pelos mortos na igreja católica para que eles saiam do purgatório para diminuir
o tempo no purgatório e a missa de sétimo Dias serve também para abreviar o seu tempo no purgatório e para que a pessoa se vá ao céu Aliás foi exatamente isso aqui o Estopim da reforma protestante o Papa tava precisando de dinheiro para construir a Catedral de São Pedro e então ele começou a vender indulgências indulgências era o perdão do Papa para diminuir o tempo de Sofrimento purgatório das pessoas então o tesoureiro do Papa chamado tetzel ele ia pelas cidades da Alemanha Vendendo as indulgências chegava numa cidade e dizia olha aqui tem indulgências o Papa
resolve perdoar os pecados tal mediante o valor né você pode comprar de urgências que vão livrar você um mês dois meses um ano 10 Depende de Quando você pagar e a medida que a moeda cai que limpando no cofre a alma sai voando do purgatório era expressão de tetzel era o lema da campanha dele né o slogan dele né era isso aí e foi isso que Martinho Lutero disse agora basta e as 95 teses de Martinho Lutero elas giram em torno exatamente disso aí foi isso que provocou o que é penitência como é que o
que é o arrependimento Será que pela pela compra de indulgências nós podemos livrar a nossa alma da Morte Então esse foi estupim da reforma protestante essa ideia de que você pode orar pelos mortos comprar indulgências para que o tempo do purgatório se abrevia sobre imagens lá no início as imagens foram introduz as imagens e pinturas elas foram introduzidas na igreja para evangelizar os analfabetos a pergunta era como é que nós vamos evangelizar essas massas que estão entrando na igreja né a se o pessoal é tudo analfabeto lembra que naquela época o índice de analfabetismo era
gigantesco né o pessoal que sabia ler 1% né 2% da população Então como vamos evangelizar essas pessoas se elas não têm esses conceitos elas não são capazes de pensar logicamente então disseram não mas elas podem entender gravuras imagens Então se a gente tiver por exemplo a representação de Cristo morrendo na cruz uma imagem de Maria uma imagem de Pedro de Paulo isso vai inspirar é fé no coração dessas pessoas e vai ajudá-las vai servir como espécie de auxílio como a gente faz com criança o departamento infantil A gente usava né flanelógrafo Tem figuras tem livros
com gravuras para ajudar a criança porque ela não consegue perceber então tem muita gente que também precisa de ajuda visual para poder entender o evangelho Então essa foi a ideia que abriu a porta para a entrada na igreja da representação de Santos de Jesus de Maria e assim por diante né era essa a ideia Inicial o segundo Concílio de isso aí Quem começou com isso foi o Papa Gregório Magno do século vi século VIII o segundo Concílio de nicéia dogmatizou essa doutrina E autorizou a produção e a introdução na missa nas igrejas e na alfabetização
e catequização do Povo o uso de imagens e figuras em 1987 João Paulo II reafirmou como legítima essa doutrina e a gente sabe o que é que aconteceu o coração do homem é corrompido o cidadão vê a imagem de São Paulo em vez de se inspirar no grande aposto ele vai lá raspa pouquinho do gesso leva para casa derrama no copo d'água e e bebe ou então ele se ajoelha diante da imagem de São Paulo e diz eu não valho nada diante de Deus mas o senhor é um santo então interceda a Deus em meu
favor né E ali diante da imagem então aquilo que não era no início para ser adoração acabou virando adoração por conta da corrupção E aí era tarde para conter isso então por mais que você queira dizer né explicar aqui Aquelas imagens não são para ser adouradas é apenas para lembrança e tudo mais o povo se curva diante das imagens e faz pedido as santas tem procissão com imagem de Santa reza no pé de Santo tem Santuário para imagem da santa tem santuário em casa com a imagem da santa virou idolatria então a latria completa mesmo
quebrando o mandamento que diz não farás para ti imagem de escultura não as adorarás nem lhe dará escuro é claro a Igreja Católica vai chegar aqui um católico instruído vai dizer pastor mas o senhor sabe que tem uma diferença entre dolia e latria do Lia é a palavra grega que significa serviço ou veneração então o católico ele presta do Lia as imagens ele não adora ele venera mas a latria que é adoração oculto somente a Deus Somente a Deus e a Jesus Cristo Só que essa distinção na prática não existe né o católico mesmo ele
vai adorar as imagens venerar as imagens ele vai ter um lugar especial para elas vai fazer procissão vai fazer Romaria até o local onde a imagem está no santuário vai fazer pedidos vai e assim por diante Então essa grande idolatria dentro da igreja católica ela tem origem no século vi com o Papa Gregório Magno que abriu a porta para a introdução disso aí talvez aqui seja a hora de alguém perguntar mas pastor e Mas então a gente não faz uma coisa parecida né quando para as crianças a gente tem gravuras a gente faz representações de
Jesus e tudo eu que é bem diferente né quando a gente tem uma lição de escola dominical para crianças em que tem gravuras da história da Redenção de Cristo curando cego ou morrendo na cruz ou qualquer outra coisa a gente explica para as nossas crianças que aquilo ali é uma representação do que a Bíblia está nos dizendo não há nenhum estímulo para que as crianças adorem verem ou façam pedidos aquelas gravuras eu não conheço ninguém que foi educado na igreja protestante indo para o departamento infantil e aprendendo com flanelógrafo com as imagens e com as
gravuras e que se tornou um idólatra que por conta disso é adquirir uma imagem de Jesus ou de Deus ou do Espírito Santo e venere adora na sua casa não existe isso eu digo isso porque tem alguns irmãos que tem escrúpulos com relação a isso e acha que para evitar idolatria nós não Devíamos nem ter figura de Jesus no nosso material para o departamento infantil eu entendo o zelo desses irmãos mas eu acho que aí já é ir longe demais a proibição é você fazer imagens com o objetivo de cultuar essas imagens e adorar essas
imagens que tá muito longe né do que se faz nas igrejas protestantes bom só para só para vocês um detalhe aqui curioso o catecismo católico ele tem uma ordem diferente dos dez mandamentos é que é a ordem que nós temos para nós o primeiro mandamento é não terás outros Deuses Diante de Mim segundo mandamento é não farás para ti imagem de escultura não as adorarás não lhes dará escudo e aí vem advertência de que Deus castiga quem vai fazer isso depois vem o terceiro mandamento não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão e
vem o quarto mandamento que é sobre a guarda do dinheiro de descanso então são 10 mandamentos dentro da tradição protestante a igreja católica O que é que ela fez ela juntou o primeiro mandamento com o segundo então o primeiro mandamento na igreja católica é não terás outros Deuses diante de mim não farás para ti imagem de escultura Qual o efeito disso é que na no nosso lado o primeiro mandamento diz você não pode ter nenhum outro Deus Diante de você o segundo mandamento disso você não vai fazer imagem de nada para adorar não vai fazer
imagem de homem de bicho de árvore de sol de nada para adorar mas na hora que você junta na igreja católica o segundo Mandamento com o primeiro a ideia é que você não faça imagem de Deus não está proibindo fazer imagem de santo de qualquer outra coisa então Ele junta o segundo mandamento é o primeiro tendo efeito então de que o segundo mandamento é explicado pelo primeiro não terás outros Deuses Diante de Mim portanto não farás para ti imagem de escultura me representando não está proibido fazer imagem de pessoas de Santos e etc e aí
fica nova e mandamentos né E onde está o décimo eles dividem o décimo mandamento em dois então no catecismo católico o Nono Mandamento É não cobiçarais e o dez mandamento é a mulher do teu próximo não cobiçarás o boi do teu próximo nem nada que pertence ao teu próximo então eles fazem essa distinção para poder com esse objetivo bom sobre ajuste isso aqui é crucial sobre a justificação do pecador diante de Deus como é que o pecador se justifica diante de Deus a igreja católica Sim ela afirma o pecado original afirma o pecado de Adão
afirma que nós nascemos pecadores afirma que nós estamos debaixo da ilha e da culpa de Deus então a pergunta é de que maneira o pecador pode ser justificado diante de Deus a teologia católica admite não tem como né que Cristo morreu na cruz pelos pecadores e que Cristo morreu na cruz para nos justificar contudo na teologia católica a justificação do pecador não é um ato jurídico em que Deus considera justos e nos perdoa os pecados de uma vez para sempre porque isso era o que os reformadores disseram Deus quando Nós cremos em Jesus Cristo Deus
nos imputa Deus atribui a nós a justiça de Cristo Ele nos torna justos diante dele e portanto não há mais nenhuma condenação para nós a partir daquele momento é isso que a justificação representa ela é recebida pela graça mediante a fé e consiste em Deus nos tratar como justos porque Cristo tomou o nosso lugar o que é que Deus fez na cruz uma troca Cristo levou meu pecado e eu recebi a justiça de Cristo Então isso é o que nós chamamos de justificação e é dessa forma que o pecador é perdoado e salvo dos seus
pecados mas no pensamento católico o que Deus faz é colocar dentro de nós a sua graça que nos transforma interiormente e assim nós cooperamos na nossa salvação praticando atos de justiça e cumprindo as exigências da igreja católica é o que nós chamamos de graça proveniente já falei disso ontem Deus dá o pecador a graça para que ele fazendo atos de Justiça atos de Misericórdia boas obras indo à missa se confessando tendo a extremoção na morte ele então possa alcançar a salvação mediante de Jesus Cristo o pecado original Aqui tem uma distinção interessante o pecado original
que é o pecado que nós herdamos de Adão a culpa que nós temos de Adão é lavada na água do batismo nós somos responsáveis apenas pelos nossos pecados mas Deus não imputa a nós ele não coloca sobre nós a culpa de Adão na visão católica não é claro que nós discordamos disso E aí então no pensamento católico existe a necessidade não somente de obras para que você seja salvo mas de uma participação intensa nos sacramentos da igreja como confissão auricular missa e extrema unção nós já Vimos que na teologia católica o sacrifício de Cristo na
cruz só nos chega pelas mãos do sacerdote o Concílio de Trento Veja só o Concílio de Trento declarou que a justiça conquistada por Cristo na cruz deveria ser apoiada pela justiça do próprio pecador que Coopera assim com a graça aqui a gente faz uma distinção o pensamento protestante ele é monergista é uma monegismo a palavra mono somente e do verbo grego que significa exercer algum esforço então o pensamento monergista é que na salvação somente Deus faz o trabalho nossa visão de salvação é monergista Deus é quem salva ele faz o trabalho Tá certo no pensamento
católico a salvação é sinergista ou seja o homem Coopera juntamente aí é a preposição grega sim o homem Coopera juntamente com Deus na sua salvação então catolicismo é sinegista e a igreja protestante é monegista Deus é quem salva no pensamento católico o homem colabora com Deus na sua salvação através dos meios de graça aqui eu vou terminar essa análise lendo o que disse o Concílio de Trento na sua sessão 6 canone 9 se alguém diz que o pecador é justificado pela fé somente significando que nada mais é requerido para cooperar a fim de obter a
graça da justificação e que não é de forma alguma é necessária que ele seja preparado e disposto pela ação de sua própria vontade que seja maldito se alguém disser que o pecador é justificado pela fé somente que seja maldito então nós somos oficialmente anatematizados pela igreja católica por mais que ela às vezes Coloque uma cara de de amiga e tudo mais aliás eu preciso fazer justiça aqui quando a gente fala às vezes o movimento o movimento é comênico é a tentativa de aproximação dos Protestantes com os católicos e isso é muito forte no mundo todo
especialmente entre aquelas igrejas protestantes que já perderam o vínculo teológico com as grandes doutrinas da reforma aquelas grandes igrejas liberais elas se juntam com catolicismo junta Considere os católicos como irmãos em Cristo e tudo mais não é então eles fazem esse esse tipo de coisa agora é preciso dizer que a iniciativa não é do catolicismo movimento écumênico não foi uma tentativa dos católicos de trazer os protestantes para perto deles eles nunca quiseram isso foram os protestantes liberais que foram atrás do catolicismo é querendo outra vez essa reunião da igreja mãe com os filhos desviados né
porque é assim que os católicos nos veem eles são igreja mãe e nós somos os filhos desviados então o movimento ecumênico tem origem nos protestantes não na igreja católica ela ela sempre nos vê o viu como excluídos excomungados né fora da salvação a aproximação quem quer realmente é são os os protestantes liberais gente eu creio que fica não precisa dizer muita coisa mais né Eu só dar uns pontos aqui e depois vou abrir pra perguntas como é que a gente responde a tudo isso bom primeiro para nós a igreja é verdadeira não é uma instituição
mas a igreja verdadeira ela está fundada sobre Cristo Efésios Capítulo 2 verso 20 o apóstolo Paulo diz que a igreja está edificada sobre a doutrina dos Apóstolos e profetas sendo que Cristo é a Pedra Angular Cristo é a cabeça da igreja ele é o fundamento da igreja e não Pedro é evidentemente são membros da Igreja de Cristo aqueles que nascem de novo pela fé e não é uma questão de tradição ou se você aderir a uma instituição mas daquela transformação e Regeneração que o Espírito de Deus faz mediante o evangelho sobre o sacerdócio o único
sacerdote que existe é Cristo é só você ler Hebreus Capítulo 7 quando o autor faz a comparação entre os sacerdotes do Antigo Testamento e Cristo como sendo sacerdote perfeito que uma vez por todas oferecer um sacrifício completo na cruz que subiam aos céus e que intercede por nós então a visão católica sobre o ministério sacerdotal dos Padres os Urca o lugar de Cristo nós só temos um sacerdote que é Jesus Cristo e a bem da verdade Pedro diz que todos os crentes são sacerdotes ele diz isso na primeira de Pedro Capítulo 2 vós sois raça
Eleita sacerdócio Santo povo de Propriedade Exclusiva de Deus o João no livro de Apocalipse Capítulo 1 verso 5 e 6 também se refere aos crentes como sendo sacerdote o que é que significa isso que nós não precisamos de mediadores humanos que nós podemos nos chegar a Deus livremente todo aquele que crê Ele tem acesso a Deus como sacerdote tinha Então nós não temos mediadores pastor não é mediador Apóstolo do né Bispo não é mediador Reverendo não é mediador Nós não somos não tem nosso único mediador é Jesus Cristo Ele está sentado à direita de Deus
por isso nós repudiamos o Papa como o mediador o sacerdócio e o católico na sua mediação nós nós não podemos nos chegar à igreja católica como dissesse assim é tudo é tudo irmão não é porque a doutrina é diferente completamente diferente da da doutrina evangélica sobre a Bíblia eu já disse que esse é talvez o ponto mais importante não é a para nós a Bíblia é a única regra de fé e prática e se algo não puder ser provado pela bíblia Então nós não recebemos e esse foi o grande a grande defesa de Lutero quando
ele foi levado é diante do Papa e do imperador para se explicar por que que ele tava provocando aquela confusão na igreja e ou se ele tava disposto a se retratar sobre pena descomungando desconhunhão qual foi a resposta de Lutero todo mundo sabe se eu não pudesse ser convencido pelas escrituras eu não me retratarei porque a minha consciência tá presa a palavra de Deus então é esses é esse o ânimo espírito protestante a minha consciência tá presa a palavra de Deus se não puder ser provado na Bíblia Eu não vou crer eu não vou aceitar
eu não vou me prometer sobre o Papa agora chegamos lá em Mateus 16 aquela famosa passagem não é quando Pedro disse tu és o cristo Filho do Deus Vivo e Jesus replicou tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja é vidente que a pedra que Jesus se refere não é a pessoa de Cristo de Pedro mas a declaração de Pedro tu és o cristo Essa é a pedra sobre a qual a igreja está edificada e quando Jesus diz a ele que vai dar as chaves do reino de céu dos céu ele tá
dizendo isso ao Pedro confessante Pedro Enquanto representante de todos aqueles que professam Cristo como sendo Salvador tanto é que mais adiante no Capítulo 18 de Mateus essa mesma declaração o que vocês fizerem na terra será ratificado nos céus é prometido por Jesus a igreja reunida não a Pedro mas a igreja reunida no caso da disciplina de pessoas onde estiverem dois ou três reunidos o meu nome ali estarei eu no meio deles e tudo que vocês pedirem no meu nome será concedido pelo meu pai isso aí tá no final do capítulo 18 vocês podem conferir depois
então para nós Pedro nunca foi a pedra a pedra é a declaração dele a confissão dele de que Jesus é o Cristo Filho do Deus Vivo então a igreja está edificada sobre essa declaração não pode ser Pedro porque logo depois de ter dito tu és o cristo filho Deus Vivo diz se você continuar lendo o texto né Pedro começa a tentar fazer com que Jesus não vá para a cruz e o que é que Jesus disse para Pedro sai satanás se esse é o cabeça da igreja tão perdido né porque numa hora ele diz Cristo
é o cabeça da igreja e não há outra ele tá influenciado pelo diabo a ponto de querer que Jesus não vai para Cruz Esse é o mesmo Pedro a quem porque aí os cartórios vão dizer mas isso aqui foi antes de Pentecostes sim mas ele é Gálatas 2 Paulo chega em Antioquia e Pedro estava fazendo o jogo político lá com os judeus e com gentios e o que é que Paulo disse que fez com Pedro lá em Gálata 2 eu repreendi na cara porque ele se tornava repreensível Então como é que não é como é
que fica a doutrina da infalibilidade ou da autoridade de Pedro aqui se Paulo chegou e Paulo repreendeu o Pedro que Pedro estava em erro e aí também Gálatas Paulo disse que quando esteve em Jerusalém se juntou com Pedro para fazer uma divisão do campo de trabalho aí Pedro e Paulo concordaram que Paulo ia ficar que Pedro ia ficar com os judeus e que Paulo ia trabalhar entre os gentios Então quem é o Papa mesmo Paulo né porque Paulo foi para Igreja toda e Pedro ficou somente ali ministrando em Jerusalém Então é se alguém tivesse que
ser o Papa entre os apóstolos o melhor candidato é Paulo né que repreendeu o Pedro e escreveu mais livro do que Pedro né então ele seria o candidato mais natural mas na verdade é claro né Pedro Paulo sabia que ele não era o representante de Cristo aqui nesse mundo ele sabia que era um servo de Jesus Cristo e que vivia como escravo de Cristo para levar o nome de Cristo Avante e ele mesmo disse ninguém pode por outro fundamento a não ser aquele que já está posto Cristo Jesus primeiro aos Coríntios no capítulo 3 muito
bem sobre falibilidade papal só alguns exemplos Adriano segundo diz que o casamento civil era válido aí veio o Pio 12 e condenou como inválido Eugênio quarto condenou Joana D'arc a ser queimada Viva como bruxa Benedito 15 declarou como santa Clemente 14 acabou com Jesuítas que o sétimo restaurou Jesuítas cisto cinco recomendou a leitura da Bíblia Pio 7 e outros Papas condenaram em qual deles a gente acredita né se a infalível as declarações papais E aí se multiplicam as declarações contraditórias desses Papas né que a gente não tem tempo para entrar nisso aqui bom eu creio
que sobre Maria não precisa dizer absolutamente nada não é mais nada em fundamento nenhum dos dogmas sobre a missa já falamos que o sacrifício de Cristo não se repete foi feito de uma vez por todas que a hóstia nem o pão nem o vinho se transforma realmente na carne no sangue de Cristo Cristo disse fazer isso em memória de mim é um símbolo uma figura e não uma coisa real sobre purgatório a Bíblia não menciona esse nó alguma Como eu disse é uma das maiores fontes de renda da igreja católica a Bíblia só fala em
dois lugares após a morte isso é muito claro o céu ou inferno vida eterna condenação eterna as orações pelos mortos começaram nos anos 300 e se apoiam em uma passagem de um livro apócrifo e a Bíblia não dá esperança para ninguém além da Morte ela diz hoje é o dia da salvação Hebreus 9:27 diz aos homens está ordenado morrerem uma só vez e depois disso vem o juízo então e em dezenas de outras passagens que nós poderíamos citar a Bíblia só reconhece duas situações depois da morte o purgatório alguma coisa absolutamente ausente na Bíblia terminando
então nós não temos problemas em dizer que a Igreja de Cristo ela é católica e apostólica o nosso problema é com a Romana Mas ela é uma Igreja Católica Apostólica a Igreja de Cristo ela só não é Romana porque tem a ver com aquela instituição os reformadores consideravam a igreja romana como sendo uma igreja aposta ela se desviou do verdadeiro evangelho a Confissão de Fé de Westminster como eu disse eu só posso falar pela igreja presbiteriana a condição de fé e Westminster que é a comissão de fé da Igreja Presbiteriana diz que o Papa é
o anticristo a igreja presbiteriana proíbe os seus pastores de realizar culto ecumênico se eu realizar um culto com um pastor com um padre Eu estou sujeito a ser não excomungado que não tem isso na igreja presbiteriana mas estou sujeito a ser disciplinado né pela pelo meu presbitério se eu fizer isso e no Brasil nós rebatizamos os católicos se alguém vier da Igreja Católica nós Porque nós não reconhecemos a igreja como a igreja legitimamente cristã nós reumatizamos os católicos Nem todas as igrejas reformadas fazem isso mas no Brasil nós fazemos Sim com isso eu não estou
dizendo que não haja crentes verdadeiros na igreja católica graças a Deus a mas muitos desses crentes verdadeiros dentro da igreja católica estão em conflito e em luta porque se eles conhecem a doutrina da igreja deles eles vão saber que eles vão ter que tomar uma decisão eles não podem vai ser muito difícil para eles por exemplo participar da missa participar da missa ou se confessar um padre ou esperar extremoção como caminho da salvação ou ouvir essas ouvir sobre Maria mais do que Jesus né em algumas igrejas a questão dos Santos as festas é dos tradicionais
dos Santos então um católico que é convertido de verdade ele vai sentir dificuldade em ser um católico praticante ele vai sentir essa dificuldade se ele de fato conhece a palavra de Deus vamos orar Senhor Deus nós queremos orar agora por aqueles que estão dentro do catolicismo romano e que ouviram a verdade a respeito de Cristo e talvez ainda não perceberam todas as implicações da sua igreja nós pedimos também que o Senhor nos deu humildade para nos mantermos fiéis a tua palavra para não acrescentarmos nada a igreja que não esteja prometido representado ordenado exemplificado provado pela
escritura nos ajuda a viver na simplicidade do Evangelho nos dá amor e Sabedoria para lidar com aquelas pessoas que estão seguindo falsas religiões é o que pedimos em nome de Jesus amém