Marketing político: como constituir reputação na internet?

15.35k visualizações2024 PalavrasCopiar TextoCompartilhar
Marcelo Vitorino - Comunicação e Marketing Político
De nada adianta um político ou candidato estar presente em todas as redes sociais se não possui uma ...
Transcrição do Vídeo:
Muito bem. Como é que a gente constitui a reputação na internet? O quê que é o que pega ali?
Nós temos: Número de seguidores. É isso que é reputação? Quantidade de conteúdo?
Número de menções? Os números, a quantidade de links que apontam para você é reputação? Então assim, o quê que eu considero reputação na internet?
A primeira coisa de todas é a primeira página do Google. Que é quando alguém vai pesquisar por você. Agora, pesquisar pelo seu nome é ridículo de cair em você.
Você não precisa nem fazer um grande trabalho, quando alguém pesquisar pelo meu nome, vai cair na primeira página com meu nome. Quando eu falo em reputação da primeira página, eu não falo só disso. Por que?
Ele tem, quando o eleitor ele quer saber, ou sei lá. Se eu sou louco pelo Corinthians, eu vou procurar um deputado Corintiano. Ele não vai pesquisar pelo nome, ele quer saber assim.
Deputado corintiano. Essa é lógica. Então como é que funcionam as ferramentas de busca, né?
Os buscadores. O quê que elas levam em consideração? Elas têm uma ordem para apresentar, elas têm um conceito de relevância próprio para apresentar a ordem de resultados.
Vocês precisam dominar isso. Vocês já viram que o Facebook vai mudar? Ah, que bom.
Vocês já viram que na Espanha derrubaram o WhatsApp antes da eleição? Então assim, eu recomendo que todos daqui comecem a olhar de novo para os sites com carinho. Porque é o que vai sobrar.
Quando tudo acontecer, a gente vai ter que fazer essa parte com site, com SMS, e-mail. "Pô, Vitorino, mas aí vai ser complicado. " Vai!
Para quem não construiu, vai ser complicado. Então, eu trouxe aqui os principais itens que são os fatores de análises para reputação online. Tem mais de 400, tá?
Antigamente tinha um negócio chamado Page Ranking, do Google. Hoje não tem mais Page Ranking, eles não revelam tudo o que eles levam em consideração. Mas, de tudo o que eu vi, o quê que é muito importante?
A idade do domínio. Ou seja, se você abrir um domínio, uma URL. Então, marceloprofessor, ele vai levar talvez dois anos para ter reputação.
Então, não adianta abrir só véspera de campanha. É por isso que as pessoas falam: "Ninguém vai em site de candidato. " É claro que ninguém vai em site de candidato.
O cara constitui um site faltando dois meses para eleição, ou durante o processo eleitoral, como é que alguém vai cair naquele negócio? É só se tropeçar. Cair de desavisado, é óbvio.
Você teria que ter um site constituído há muito mais tempo, até uma regularidade de publicação. Outro item. A tecnologia utilizada, tem sempre alguém que defende fazer em Wix.
Tem alguém aqui assim? Pode falar, tem problema não. Wix, Wix.
Então assim, vocês tem que usar alguma tecnologia que o Google goste. Quem que a gente vai agradar aqui? É o Google.
Então, usa Wordpress. Não inventa moda, sempre tem alguém que fala assim: "Olha, eu tenho aqui um site, eu vou vou te cobrar tanto por mês, e eu vou botar meu site proprietário. " Fuja disso.
Wordpress é o melhor. CMS. CMS é o motor que organiza o conteúdo que tem.
É grátis. E é o que tem o maior número de profissionais de programação. Então, quando a gente quer fazer um site em Wordpress, a gente tropeça em profissionais.
A gente vai até a padaria, pede um gatorade, vem um programador de Wordpress junto. Aí tem que devolver. .
Por quê? Por isso que é bem mais barato também, a gente usar o Wordpress. Tem Drpal, tem Joomla, tem outras tecnologias de programação.
Só que você vai ficando mais caro. Por que fica mais caro? Porque tem menos programador.
Então, usem o WordPress. Tenham relevância nos seus conteúdos. Isso é super importante.
Por quê que eu consegui ser tão relevante com um blog, pô tinha nada a ver, Pergunte ao urso, e tal? Porque eu sabia fazer conteúdo. Eu escrevi ao longo da minha carreira de blogueiro 300 textos, mas eu tinha um milhão de visitantes/mês.
"Só 300 textos para um milhão de visitantes? Tem algo errado. " Mas eu sabia como publicar o conteúdo.
E eu não enganava meu leitor, o meu título tinha a ver com o meu conteúdo. Isso é importantíssimo, porque quando o título, a pessoa vai lá digitou no Google alguma coisa. Eu quero saber sobre dez dicas de marketing político, mas ele entra e não tem as dez dicas, ou seja, não tem essa relevância, ele sai da página muito rápido.
É o que vocês fazem. O Google mensura isso. Ele vê que as pessoas estão clicando e estão vazando.
Então, tem um problema aí. O conteúdo original. O conteúdo original, e isso é importantíssimo para vocês.
Por quê? Porque todo mundo tem a mania de mandar primeiro o Release para a imprensa e depois publicar no site. O que é um erro, mas de um tamanho do mundo.
Por quê? Como é que o Google entende o conteúdo original? É aquele que primeiro entra na base de dados do Google.
O primeiro vai ser o original. Todo mundo quer entrar depois, é cópia. Para quê que eu vou levar um leitor quando ele pesquisar por um tema, para uma cópia?
Eu vou levar para o original, não é? Quando você distribui o teu release para a imprensa, e aí um blogzinho, vagabundo, lá do quinto dos infernos publica, é aquele o original e o seu canal é o plagiador. Então, vocês nunca devem publicar esse tipo de conteúdo primeiro em outros canais.
Você publica primeiro no seu. Espera, quando o seu canal é bem, ele é bem feito, no mesmo dia o Release vai estar indexado. Então, você publica no seu e depois você distribui para os outros.
"Ah professor, mas aí eu vou perder o timing. " Que timing, gente? O quê que a gente faz aí que a imprensa está de olho e ela precisa publicar na mesma hora?
Vamos, sabe? Vamos, sandálias da humildade para todo mundo. "Não, porque eu recebi o vereador Fulano de Tal no meu gabinete.
" E? E? "Não, porque o prefeito de não sei aonde veio.
. . " Cara, para a imprensa, isso é pauta?
A imprensa lá quer saber? Então, pessoal, sabe aquela agenda? Aquela agenda bacana, que às vezes o político tem que cobrir a 300 km de distância, porque ele quer sei lá, inaugurar uma creche?
Então, eu recomendo que nada disso seja publicado em tempo real. Por quê? No dia da inauguração da creche, vai ter tanta gente lá, que o político em si, que quer, que levou o recurso para aquele evento ali, vai acabar não aparecendo.
Ele não vai conseguir trazer para ele, o ganho da inauguração daquela creche. Então, o quê que seria mais fácil? Dá aí uma semana, ele volta numa visita técnica em que ele fala com o aluno, com mãe de aluno, com o professor, com a merendeira, com o rapaz da segurança.
Vocês filmam isso, edita, e aí sim, vocês têm um conteúdo muito melhor para poder publicar nas suas redes, para distribuir para a imprensa, em que você tem um conteúdo humano. Nisso sim, o político vai ter um ganho muito maior, do que simplesmente ir numa inauguração e ter que publicar em tempo real, porque nenhum veículo de imprensa grande, vai querer publicar a inauguração de uma creche. Agora, publicar uma conversa que ele teve ali, pode ser que tenha muito mais interesse.
Ok? Combinado assim, pessoal? Então, vamos prosseguir a aula, pronto.
Não adianta, o que a gente tem que contar, é uma coisa que eu falo. Eu vi que as pessoas estão começando a aprender. Facebook, por exemplo, é entretenimento e relacionamento.
Então, o quê que adianta para a pessoa que está no Facebook a inauguração de uma creche, ou de um microônibus, ou entrega de qualquer coisa? O quê que isso quer, o quê que isso diz para alguém está no Facebook? Nada.
Agora, se for uma história por trás daquele negócio, aí fica interessante. Porque as pessoas em redes sociais querem histórias, querem narrativa. Ela quer prestar atenção em alguma coisa que tenha início, meio e fim.
E não informação pura. Informação pura, ela vai no G1, vai no UOL. Ela não precisa ir na fan page do teu cliente, não precisa ir no teu site.
Então, vamos começar a olhar na comunicação nesse sentido. Então, o conteúdo deve ser original? Deve!
Deve, porque o Google considera, ele tira pontos de site que copiam conteúdo. A performance do site deve ser boa? Deve, mas o quê que é performance de site?
É o tempo que leva para uma página carregar. Por quê? Se a página demora muito tempo para carregar, o usuário sai da página.
Então, o Google é levado a entender que quando ele clicou num link e foi para a página e saiu, é porque o conteúdo é ruim. Então, a página tem que ser fácil de carregar, ela tem que ser muito rápida. Tem que ter uma certificação de segurança.
O quê que é certificação de segurança? E olha, a maioria dos partidos, dos site dos partidos não tem. De político, então, é raro.
Então assim, um certificado de segurança, você paga R$200 por ano. Mas pelo menos quando alguém entra lá, não vai aparecer em cima: "Não seguro". As pessoas são leigas, elas entram no site de alguém e vê "não seguro", você acha que ela faz o quê?
Vaza. Então, e o Google, ele dá preferência para a indexação de sites que são seguros. Mobile first.
O quê que é Mobile first? O Mobile first é você pensar que aquele site vai ser visto predominantemente por celulares. Então, você não vai enfiar um monte de penduricalhos nele.
Sabe aquele negócio, um monte de coisas, janelinha que abre. Não, não. Você não vai publicar uma foto que tem um mega.
Tem muita gente que faz isso, ele pega, ele tira uma foto, pega a foto que vem do fotógrafo e joga no site. Aí, ela tem dois megas, demora para o site carregar. No celular então, é uma infinidade.
Então, você tem que pensar primeiro no celular, porque a maior parte das pessoas vai entrar pelo celular. Já inverteu a curva. Você tem que saber web semântica.
O quê que é web semântica? É você saber utilizar cabeçalho, você saber utilizar uma sintaxe correta. Então assim, tem muita gente que pega o endereço e só escreve o endereço.
Tem um campo para endereço. Tem uma tag para isso. Aí, o Google entende que aquilo é o endereço.
Quando você faz um cabeçalho, é igual ao jornal. Você pegou a Folha de São Paulo. Você tem o título grande lá, a primeira manchete.
Grande. Aquilo é o H1, é o cabeçalho 1. A segunda manchete, que é menor, é o H2.
Eu tenho quatro manchetes menores ainda, H3. Então quando você entende a Web Semântica, você fala para o Google o quê que é destaque. E aí, ele começa a qualificar o que é destaque corretamente.
Porque senão, como é que ele vai saber o que é destaque? Você tem que ter links apontados para sua página? Sim.
Então, Links apontados, é quando você constitui uma rede que joga link para você. Isso também é muito relevante. Vamos dar um exemplo.
Quando alguém pesquisa por "Palestrante de marketing político", eu. Só que não pelo meu nome. Eu estou aqui, ó.
Eu sou o primeiro do YouTube. E eu sou o segundo. Não, sou o terceiro da busca orgânica.
Então assim, peraí, a pessoa não pesquisou pelo meu nome. Ela pesquisou pela minha atividade. É isso que a gente tem que construir.
Que aí ela chega no meu nome, então quem não me conhece, passou a me conhecer. Aí, "Consultor de marketing político", eu estou aqui na primeira página, devo ser o, 3, 6, sou o sétimo. Esse tipo de busca aqui é sempre no modo anônimo.
Então, quando as pessoas pesquisam pela minha atividade, elas chegam até mim. É isso que a gente tem que construir.
Vídeos relacionados
Marketing político: como traçar estratégias com análise SWOT?
9:59
Marketing político: como traçar estratégia...
Marcelo Vitorino - Comunicação e Marketing Político
13,779 views
FULL: President Trump makes 'special announcement' takes press questions
44:53
FULL: President Trump makes 'special annou...
LiveNOW from FOX
743,291 views
Campanha eleitoral: como candidatos deveriam usar Facebook e WhatsApp
13:25
Campanha eleitoral: como candidatos deveri...
Marcelo Vitorino - Comunicação e Marketing Político
186,605 views
Marketing Político: análise por trás das melhores fotos do Obama
19:19
Marketing Político: análise por trás das m...
Marcelo Vitorino - Comunicação e Marketing Político
54,285 views
O QUE EU APRENDI SOBRE COMUNICAÇÃO COM OBARAK OBAMA
4:15
O QUE EU APRENDI SOBRE COMUNICAÇÃO COM OBA...
Oratória de Impacto
3,583 views
Judge Fines Pam Bondi for Wearing a Cross—Then Uncovers Her Legal Brilliance
22:09
Judge Fines Pam Bondi for Wearing a Cross—...
Elite Stories
1,368,219 views
EMERGENCY DEBATE: They Lied About The Economy Recovering! Is A Financial Apocalypse Coming?
2:26:15
EMERGENCY DEBATE: They Lied About The Econ...
The Diary Of A CEO
1,377,438 views
Estratégias de Marketing Digital para Vereadores
21:12
Estratégias de Marketing Digital para Vere...
Paulo Vento
2,440 views
Marketing político: o que você precisa saber para trabalhar em campanhas eleitorais
14:58
Marketing político: o que você precisa sab...
Marcelo Vitorino - Comunicação e Marketing Político
29,961 views
Planejamento e organização de campanha eleitoral de prefeito e vereador
28:56
Planejamento e organização de campanha ele...
Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini
61,027 views
Work Music for Deep Focus & Maximum Productivity
2:53:12
Work Music for Deep Focus & Maximum Produc...
Chill Music Lab
257,410 views
9 Boring But High Paying Remote Jobs (Always Hiring in 2025)
13:09
9 Boring But High Paying Remote Jobs (Alwa...
Shane Hummus
4,146,645 views
Pre-election campaign: tool tips that can help
19:24
Pre-election campaign: tool tips that can ...
Marcelo Vitorino - Comunicação e Marketing Político
36,980 views
Marketing no Instagram: Passo a Passo Completo para Vender nos Posts e Stories
17:55
Marketing no Instagram: Passo a Passo Comp...
Copfy | Lucas Bernardes
54,930 views
Marketing político: como ativar a militância
11:41
Marketing político: como ativar a militância
Marcelo Vitorino - Comunicação e Marketing Político
34,517 views
See Canadian official’s response to Trump’s verbal attack on Canada
8:15
See Canadian official’s response to Trump’...
CNN
485,625 views
Texto para campanha eleitoral: como fazer? | Aula 04 | Curso de Marketing Político Grátis
42:49
Texto para campanha eleitoral: como fazer?...
Lucas Pimenta | Marketing Político e Política
5,711 views
‘HERE WE GO AGAIN’: US denies this request from Mexico for the first time
8:50
‘HERE WE GO AGAIN’: US denies this request...
Fox Business
681,512 views
Pre-election campaign: how to generate an audience for a political project
19:00
Pre-election campaign: how to generate an ...
Marcelo Vitorino - Comunicação e Marketing Político
27,163 views
Direitos Autorais © 2025. Feito com ♥ em Londres por YTScribe.com