Olá saudações filosóficas Eu sou professor krauss e até o final desse vídeo você vai ficar sabendo o que significa psicopolítica conceito elaborado pelo filósofo sul-coreano me hum hum hum inclusive aqui no nosso canal a gente já tem papo sobre de um churrar dá uma conferida eu tô sempre soltando os carros legais aqui para você olhar e aqui o objetivo desse papo além de traduzir o conceito central da obra é fornecer para você alguns ensaios críticos muito importantes propostos por esse grande intelectual não temporário sua família tá [Música] oi oi o Tube Max de um surra
de vídeo livro em 13 partes que representam um fio condutor de questionamentos sobre como o neoliberalismo se manifesta Assim como as noções de liberdade de sujeito e algumas crises que se verificam nas relações entre esses conselhos ainda que a formação de bicho hum bem como as referências que ele apresenta sejam quase que exclusivamente do universo da filosofia a discussão afeta outras áreas como sociologia economia e Psicologia até porque remoção de psicopolítica ela é desenhada ao longo da obra como a expressão de uma nova forma de controle que atua não somente sobre os corpos mais principalmente
sobre as mentes logo de cara o byung ele vai deixando claro para gente que a noção de liberdade e sempre esteve acompanhada tipo alto no meio há nenhum tipo de resistência Nenhuma forma de controle na maior paz como é que vai ficar tranquila nunca vida graças a Deus dá até o mergulho uma surra ele vai dizer que a liberdade no contexto neoliberal ela é justamente o oposto disso e a liberdade é o exercício a todo custo de atividades que vão fornecendo o material para que o sistema ele controla as pessoas então na medida em que
o indivíduo contemporâneo dentro do contexto capitalista neoliberal ele atua seja no campo do trabalho seja nas redes sociais na medida em que esse indivíduo ele exerce o que ele chama de liberdade na verdade ele está alimentando uma série de estruturas que vão na verdade atuar para manipular o um dos grandes exemplos disso está justamente aplicado condição do Trabalhador Houve um tempo em que o trabalhador ele se consideravam explorado o que tinha alguém que estava antigamente tô mandando Ele diretamente existir aperte unificação do Chefe alguém que exercia coerção sobre ele mas nós estamos vivendo um contexto
onde o indivíduo ele é levado a auto-exploração então independente da modalidade de atividade profissional ou atividade econômica que ele Execute ele é levado a se explorar ele é levado a superar a ultrapassar os seus próprios limites Além de falar sobre a liberdade do Trabalhador o byung eles põem a liberdade da comunicação a liberdade da comunicação que ele vai abordar Justamente esse momento mágico e nós experimentamos com as novas tecnologias da informação e da comunicação e das redes sociais Nós acreditamos que as mais diversas atividades como por em compartilhar como gravar um vídeo e postar na
rede social de uma forma geral as pessoas associam isso a liberdade ou é do grupo né Realmente eu também acho tem que ver quem o admira a gente vai de menina acha a de meninas troa de Minas o coisa E aí ele vai dizer que na verdade nós construímos um grande panóptico digital a ideia do panóptico porque ele dialoga com um corpo e que dialoga com Jeremy bentham A ideia de que é nós estamos com metaforicamente e dentro de uma estrutura social quando nós estamos sendo vigiados por todos os lados e aí o Bingo que
vai assim como ele falou sobre o trabalho ele fala sobre comunicação e vai dizer nós estamos construindo formas de controle e quais são interessante notar que tanto é a liberdade do Trabalhador quanto a liberdade do Internauta estão associadas a noção de dívida e de consumo e o mesmo de se encaminha para uma discussão sobre o eleitor quem é o eleitor Quem é esse indivíduo que eu fui de uma liberdade política neoliberalismo transforma o cidadão em consumidor a liberdade do cidadão sair de Diante da passividade do Consumidor atualmente o eleitor enquanto consumidor não tem nenhum interesse
real pela política pela formação ativa da comunidade não está disposto a um comum agir político tão pouco é capacitado para tal o eleitor apenas reage de forma passiva a política criticando reclamando exatamente como faz o consumidor diante de um produto ou de um serviço de que não gosta os políticos e os partidos segue a mesma lógica do consumo eles têm que fornecer com isso degradam-se a fornecedores que tem que satisfazer os eleitores como consumidores ou clientes então do mesmo jeito que essa vida digital ela é transparente utilizando um termo bem e pico domingo churrasco onde
nós cobramos não é a quebra da privacidade das pessoas que uns dos outros e nós expomos a nossa privacidade no campo político a jeito tá muito preocupado com as ideias os projectos com nós estamos muito mais preocupados com a privacidade Estamos muito mais preocupados com a exposição E acima de tudo como um escândalo porque aí vai gerar memes e vai gerar hate e vai gerar cancela e aqueles que deveriam atuar como cidadão não é propondo fiscalizando denunciando criticando eles acabam atuando na verdade como espectadores o que lembra não é um pouco do que nos falou
guibó em sociedade do espetáculo embora o bruxo hum não se diretamente mas o link é quase que inevitável e aí comi um de faz questão não é já no começo do livro ele faz isso também não no meio do livro e lá no final visitaram o conceito de Big Data de uma forma geral o que nós compreendemos com Big Data que eu vou soltar uma referência aqui na tela mas acende uma forma mais objetiva sabe ciclista Big Data seria um conjunto de dados um conjunto de informações que nós acabamos alimentando nos mais diversos percursos que
nós traçamos Oi e a Big Data seja fornecida para uma rede com o Facebook ou outras redes acabam alimentando os algoritmos E ajudando a entender como Nós pensamos quero café o que nós queremos o que nós desejamos talvez fornecendo até uma leitura sobre nós mesmos e nós nem tenhamos de forma consciente em cima desses que deu um surra ele traça um paralelo mais uma vez que ocupou entre a biopolítica Ea psicopolítica para gente começar de ser fraco se política mas eu acho que já dá para você ter uma ideia do que se tá no caso
da biopolitica o biopoder o ficou ele estava tratando sobre uma sociedade disciplinar e funcionou muito bem até o final do século passado que se preocupava em adestrar em docilizar em controlar corpos tá tudo bem próximo controle mas por enquanto só que o tempo passou e na virada do século nós estamos percebendo que existem vários mecanismos inclusive tecnológicos principalmente tecnológicos que a KaBuM definindo mentalidades visões de mundo a dominação não precisa ser mais de fora para dentro ela acontece de dentro para fora nós estamos compartilhando ideias conceitos e visões de mundo cultura informação posicionamento e esse
tipo de controle é um controle muito mais efetivo e de certa forma tão cruel e violento quanto o da biopolitica na tela para essa passagem a sociedade disciplinar é constituída por ambientes e instalações de confinamento família-escola prisão quartel hospital e fábrica representa esses espaços disciplinares de reclusão o sujeito disciplinar a passa de um meio de confinamento a outro ele se movimenta portanto em um sistema fechado OS internos de um ambiente de confinamento podem ser distribuídos no espaço e ordenados no tempo a toupeira é um animal da sociedade disciplinar então segundo de um surrar a sociedade
do biopoder W política fez topeiras indivíduos que viviam confinados os limites muito claros para suas ações e eram controlados pelo panóptico mais tradicional observados e monitorados por todos os lados um controle muito materiais tangíveis até mas na sequência do papo ele diz em seu pó scripton sobre as sociedades de controle beleza diagnóstico uma crise Geral de todos os ambientes de reclusão se o fechamento sorridente no entanto não são apropriados para a forma de produção pode industriais e materiais e em rede que insistem em mais abertura e dissolução de fronteiras a toupeira entretanto não pode tolerar
sua abertura em seu lugar assume a serpente da sociedade neoliberal do controle que sucede a sociedade disciplinar ao contrário a toupeira a serpente não se movimentar espaço seja a tupia ela é trabalhadora a cobra por sua vez é empreendedor então byung ele utiliza aí uma metáfora Adauto Pereira e da serpente pensei que de fato na sociedade neoliberal nossos A política o indivíduo ele tem a liberdade de criar espaços ele é motivado a criar espaços a romper os seus limites E aí a metáfora da serpente da cobra ela é muito pertinente Note que esse discurso é
um discurso de controle e muito mais potencialmente produtivo até do que a copeira as ressalvas que vem um churrasco faz sobre a questão da Bio política e do Poder de ficou é desrespeito é o seguinte é o fogo ou não teve condições de conseguir né visualizar o que viria pela frente porque quando ele fala sobre a docilização dos corpos ele fala sobre um corpo que é muito bem definido que deve ser produtivo para o trabalho ele não pensou por exemplo que a psicopolítica iria criar a ideia de que nós vamos aperfeiçoar os nossos porcos né
E nós temos várias maneiras de fazer com que o corpo utilizava a expressão que eu gosto de dentro do mundo dos é mas podemos citar o nosso corpo turbinar como que pa é mesmo hum ele fala que a possível política Ela se alimenta justamente da passionalidade se alimenta da velocidade além da Liberdade interessante que todas essas coisas elas são cada vez mais aceleradas nós aceleramos a comunicação nós aceleramos a liberdade e também aceleramos processos partiu mais o que faz com que o indivíduo no contexto atual ele não tenha tanto tempo nem apreço por reflexões perceba
que no campo político é de uma forma geral pode nas redes sociais as pessoas elas são muito mais passionais no que Racionais e entenda é muito mais fácil manipular o indivíduo mergulhando nas emoções do que refletindo racionalmente de forma equilibrada e adequada sobre algo a psicopolítica é o controle da mente é o controle do pensamento é o controle ideológico e é alimentado por todo esse enredo e que é abastecido diariamente pela as ações nas mais variadas formas de comunicação virtual é interessante que o Tom crítico né levantado pelo bi um churrasco faz com que a
gente visualize uma espécie de ditadura digital que enfim o controle de dados cada vez mais eficiente e sofisticado e sendo aperfeiçoado é a gente percebe o quanto as pessoas tendem a ser bombardeados ideias como nacionalismo e como uma espécie de ódio ou medo e determinado as coisas são artifícios muito utilizados dentro desse cenário já pelo finalzinho desse papo de um churrasco ele fala que a saída encontrada pelo menos visualizadas por ele é um idiotismo então é meio que um sem noção alguém que não se adapta alguém que é uma anomalia é quase 15 cínico quando
a gente olha lá para a filosofia do período helenístico alguém que destoa o seu comportamento e que acaba causando e é tu no meio social as reflexões propostas por bruxo hum são diversas até porque em cima dessa questão da política você trazer tantos ingredientes quanto ele apresenta uma dá muito pano para manga para discussão eu tô colocando aqui uma definição breve e sucinta de psicopolítica e reforço que aplicou política Diferentemente do que aconteceu na sociedade disciplinar é um complexo de estruturas e artifícios e controla o ser humano não mais de fora para dentro mais de
dentro para fora esse foi nosso papo sobre um churrasco teremos mais papo sobre esse cara tão brilhante tão genial continuar acompanhando o nosso canal se inscreve caso você não seja inscrito deixe aí o teu joinha compartilhe esse conteúdo com meus brothers no grupo lá dos amigos a gente tá aí é precisando refletir cada vez mais sobre política cidadania e um grande abraço o BH