No vídeo de hoje eu vou te contar como usar a ciência para tentar ganhar na Mega-Sena. Isso mesmo. Toda vez que a Mega-Sena acumula, geral fica imaginando como seria bom ficar milionário né.
Mas eu aposto que poucas pessoas sabem como a Mega-Sena realmente funciona. Eu sei que o Olá, Ciência é um canal muito focado em saúde e você pode até achar estranho eu falar de Mega-Sena. Mas a verdade é que tem muita ciência por trás dos sorteios e é nisso que eu vou te mostrar hoje.
Me conta aqui nos comentários se você costuma fazer uma “fézinha” de vez em quando e qual estratégia você usa. Só não vale apostar no tigrinho tá? Será que dá para ganhar na mega-sena usando a ciência dos números?
Ou o único jeito é comprando todos os bilhetes com as combinações possíveis? Putz, imagina você faz isso esquece exatamente a combinação que faltou. Para descobrir, nós precisamos entender como os sorteios da loteria funcionam.
A lógica da Mega-Sena é simples: você escolhe 6 números de 1 a 60 e aguarda o sorteio deles. Mas o que eu não fazia ideia é de como esses sorteios acontecem. Eu sabia da Mega da Virada, que acontece usando globos giratórios com bolinhas numeradas dentro.
E eu pensava que os outros sorteios do ano tinham uma tecnologia envolvida. Mas não. Todos os sorteios da mega sena acontecem sempre usando esses globos.
É basicamente um bingo que você pode acompanhar ao vivo na televisão e na internet ou até pessoalmente, já que os horários e locais são divulgados antes. Se você acertar os 6 números sorteados, parabéns, você ficou milionário. Parece fácil, não é mesmo?
Só tem um detalhe: com 60 números disponíveis, você tem exatamente 50 milhões, 63 mil e 860 combinações de 6. Isso significa que o jogo que você escolheu é apenas UM dentre essa infinidade de possíveis resultados. A sua chance de ganhar com um jogo simples é de 0,000002%.
Ou seja, ganhar na Mega é muito, mas muito improvável. Talvez até impossível? É mais fácil você ser atingido por um raio, atingido por um meteorito ou morrer num acidente de avião do que ganhar na mega sena.
Eu não tô querendo te desanimar, essa é a realidade dos números. Todo mundo que joga na Mega-Sena ou na Mega da Virada, tanto faz, também concorre à “quina”, que dá prêmio para quem acerta 5 dos 6 números sorteados, e à “quadra”, que dá prêmio para quem acerta 4 números. É bem mais fácil acertar 4 ou 5 números porque aí você pode se dar ao luxo de errar 1 ou 2.
Mas justamente por ser mais fácil de ganhar, a quina e a quadra geralmente têm vários ganhadores. Ainda mais a Mega da Virada que é o sorteio com mais participantes do Brasil, pode ser que no fim das contas você saia só com uns 500, 50 reais. Considerando tudo isso, será que dá para aumentar a sua chance na Mega-Sena de alguma forma?
Essa é a questão que sempre me intrigou. Como usar a ciência para ganhar na loteria? O primeiro método para garantir o seu prêmio na loteria é muito simples… basta comprar todos os jogos!
Como são 50 milhões de combinações possíveis, você precisaria comprar 50 milhões de bilhetes. Pronto, 100% de chance de ganhar. O problema é que com cada jogo simples da Mega a 5 reais, essa brincadeira iria te custar 250 milhões de reais Isso se te permitirem seu CPF comprar esse tanto de jogo e se você tiver tempo hábil para comprar tanto jogo assim.
Afinal, se você tivesse que comprar 250 milhões de jogos, comprando 1 a cada segundo, editor coloca quantos anos demoraria pra essa pessoa comprar todos os bilhetes. Ou seja, impossível. Mas como a gente sabe que você não vai apostar em todas essas combinações.
. . voltando pra realidade, você pode escolher mais de 6 números em um mesmo bilhete.
O máximo é 20, o que já aumenta muito as suas chances de acertar os 6 sorteados. Mas, de novo, o problema disso é o preço: quanto mais números você joga, mais caro é o bilhete: para escolher 20 números você vai desembolsar uma bagatela de 193 mil e 800 reais para jogar com 20 números. Caramba, tá certo isso?
Na minha época de infância era só 20 mil reais. Tem inflação até na mega. Para aumentar as suas chances de ganhar sem gastar tanto dinheiro, uma opção é chamar os amigos para fazer um bolão.
Assim vocês compram um bilhete mais caro e dividem o preço dele. Jogando 10 números a 10 mil e 50 reais, sua chance que era de 1 em 50 milhões, agora é de 1 em 238 mil. Melhorou um pouco, né?
Só lembra que, se você ganhar, vai ter que dividir o prêmio com a galera do bolão… E na hora de escolher os números, hein? Eu já vi de tudo, tem gente que faz uma verdadeira pesquisa histórica para ver quais números são sorteados com mais frequência. Outros preferem números que têm algum valor pessoal, como a idade e datas de aniversário dos familiares… Você também faz isso?
A verdade, pessoal, é que usando qualquer uma dessas estratégias, a sua chance de ganhar na Mega continua sempre igual. O mais bizarro é que a sequência 1 2 3 4 5 6 tem a mesma chance de sair que qualquer sequência ganhadora do passado. E eu não jogaria nela porque a quantidade de pessoas que devem jogar nela zoando deve ser imensa.
A probabilidade é a mesma porque ter tirado uma bolinha do globo no passado não interfere nas chance de tirar essa bolinha em um novo sorteio. Cada sorteio é independente. Então tá liberado jogar a idade de Cristo e até os números do seu horóscopo, se quiser.
Desde que você clique no like aqui embaixo e caso ganhe mande um PIXzinho pra apoiar o canal. Inclusive, se você quiser apoiar, é só mandar um pix nesse QR Code ou clicar no seja membro aí embaixo. Eu sei que para muita gente jogar na Mega é quase uma tradição.
Mesmo que a chance seja mínima, por alguns dias você imagina como seria se a sorte estivesse do seu lado e até se diverte com os seus amigos escolhendo os números. Mas tem um problema sério nisso aí pessoal. A grande questão que você precisa ficar atento é que qualquer tipo de aposta, até mesmo a Mega-Sena, tem o potencial de viciar.
Uma coisa é você se juntar com seus amigos em um bolão e fazer a mega da virada. Outra coisa é você toda semana apostar na mega e qualquer outra loteria. A incerteza de ganhar ou não um prêmio altíssimo gera um prazer intenso e momentâneo, que despenca de uma vez quando você vê que não ganhou.
Com o tempo, o hábito de apostar gera um desbalanço cerebral que te torna dependente dessa experiência. Eu já falei bastante sobre vício em apostas nesse vídeo aqui. É melhor aceitar que a chance de ganhar na loteria é próxima de zero mesmo.
Pensa bem, se realmente fosse possível usar a ciência para ganhar, por que os estatísticos e matemáticos ganham menos na loteria do que deputados… se fosse uma questão mística, todas as tarólogas do Brasil seriam milionárias e não é isso que a gente vê na prática. Sendo bem sincero, se eu soubesse como ganhar na loteria, eu estaria curtindo minha mansão a beira mar agora. Tô brincando, eu continuaria fazendo os vídeos aqui no canal.
Ou será que não? Talvez eu não tenha te ensinado a fórmula mágica para ganhar na loteria, Mas… eu posso te ensinar o jeito certo de tomar o seu cafezinho, de acordo com a ciência. É só clicar aqui.
Um grande abraço, ganhe milhões… de conhecimentos se inscrevendo no canal e diga Olá Ciência. Tchau.