aula que você vai ver a seguir é parte de um curso da casa do Saber mais plataforma Educacional com mais de mil horas de conteúdos desenvolvidos pelos melhores professores do país quer conhecer então clique no link que está abaixo do título desse vídeo assim agora e tem acesso a outras aulas desse curso e também é um mundo de conhecimento então eu vou fazer algo bom dias procurar bastante diferente é diferente do que né Pois é diferente do que do que se espera porque afinal aparentemente eu tive essa ideia de dizer uma vez alguém que realmente
não me interessava muito a ter uma vida feliz eu achava aquilo realmente uma preocupação desnecessária embora muito grande e socialmente dominante pelo que pelo que parece ser de qualquer jeito a felicidade é no mínimo sucesso comercial porque é vendida então tive a ideia de responder que não que me interessava era muito mais justamente ter uma vida interessante desde então eu peço ser condenado regularmente a falar dessa questão E então então mas eu não gosto de falar da mesma coisa cada vez não não só um palestrante mesmo quando era professor e tinha a chance se eu
quisesse de repetir o mesmo curso a cada ano mas nunca consegui porque me dava um tédio profundo os alunos podem achar engraçado mas eu não então vou falar claro não é que eu mudei de ideia inteiramente mas vou levar vocês vão ver como de uma certa forma a ideia de felicidade um pouco mais a sério e vou começar com uma o que vocês estão vendo aí o suicídio de Seneca mas depois a gente fala nisso não é no momento não é não é o nosso tema eu vou começar com a observação de que eu sempre
tive ainda tenho uma grande dificuldade com uma das expressões mais corriqueiras da Língua Portuguesa ou pelo menos do português do Brasil que é de quando você encontra alguém amigo ou não ou mesmo desconhecido Afinal você pergunta tudo bem É o outro aliás geralmente esse é bem educado ou não responde diz também ele tudo bem e fica implícito que está tudo bem para todo mundo eu prefiro as perguntas não que sejam muito mais autênticas em tese eu prefiro as perguntas francesas ou Americanas sobre a pessoa enquanto tudo bem Tem uma primeiro ele sempre enunciado com uma
espécie de pressuposto na verdade ninguém quer ouvir que não tá tudo bem tá só esperando a confirmação e segundo tem um aspecto realmente Global do tipo tudo bem Como é que eu vou saber tanto que eu claro como eu vejo dezenas de pessoas por dia no meu consultório essas pessoas quando chegam geralmente são pessoas educadas e que me querem bem então me perguntando tudo bem Eu tive que achar uma resposta porque eu não tava afim de dizer sim tudo bem Até porque meu se está tão bem assim por que que você está aqui então então
a minha resposta geralmente é não sei E então tem quem me diga como você não sabe se você não sabe quem sabe justamente ninguém sabe não sei e é verdade que eu não sei se está realmente tudo bem essa essa resposta que tem da irritar meus pacientes e até os amigos porque no fundo eu uso realmente com todo mundo não é uma grande novidade eu reli para para vocês hoje à noite Capítulo 10 e 11 da ética a nicoma quando Aristóteles quer um texto admiravam Aristóteles Justamente na ética nichomacon ele se pergunta se saber ou
não saber é relevante do ponto de vista da felicidade no sentido o seguinte nós temos uma certa continuar com aristótese depois nós temos mas no sentido seguinte ele diz por exemplo a felicidade que é uma tradução muito aproximativa da palavra grega que significa literalmente bom espírito é bom espírito mas que tem um sentido muito diferente aí que quero chegar da nossa expressão felicidade ele diz tá por exemplo um cara que porque para ele algo demonía a felicidade é uma certa sensação de que como é que posso dizer naquele momento pelo menos se não senão a
lenda Aquele momento que estamos vivendo que a vida de alguma forma participa do que os gregos chamam o Cosmos ou seja de um universo ordenado harmônico não quero que tem dois filhos ele acha que eles são felizes bem encaminhados e caramba é isso contribua a sua sensação de paz a sensação de que ele está vivendo no mundo que meu Deus tá dando direito digamos assim tá dando certo será que ele pode ser feliz se isso não for o caso ou seja se os filhos ou um dos filhos na verdade acaba de entrar no sei lá
no ccp na verdade drogado ou então é destinado a uma morte próxima qualquer tipo de tragédia então ele não sabe Segundo Aristóteles o fato que ele não saiba não melhora a situação do cara seja mesmo se você não sabe se o seu mundo se o mundo que você constitui ao redor de você é tragicamente desapontante ou triste ou caramba que seja mesmo que você não saiba mesmo que você esteja na ilusão que está tudo bem entre aspas não você não vai estar feliz pelo menos no sentido que isso tem para um grego é muito interessante
porque imediatamente isso para um grego clássico como Aristóteles que é um cara que pensa que pensa bastante e que pensa e muitos casos em muitos momentos de maneira extremamente parecida a gente quer dizer não é um sujeito de uma cultura estranha bizarra né nada disso não ele é estranhamente familiar e de repente nos diz que o bem-estar é bom espírito precisa de uma situação objetiva em que o cosmo esteja em harmonia com você no mesmo Capítulo aí ele se coloca uma pergunta que para nós é absolutamente Hilária é que mede imediatamente A grande diferença entre
Aristóteles e nós ele se coloca seriamente a pergunta seguinte Um Morto pode ser feliz é claro que é para nós não né porque para nós a felicidade é sem dúvida afeto subjetivo uma coisa que sentimos então primeiro se estou morto não vou sentir nada segundo mesmo que eu sentisse alguma coisa não seria agradável então não vejo bem porque eu deveria estar feliz de estar morto enquanto ele está pensando numa coisa completamente diferente se você morreu tem mortes que de alguma forma participa do Cosmos e mortes que não E se alguém morre com essa sensação de
um mundo ordenado que o mundo está mais ou menos de maneira imperfeita Claro mas ordenado vou dar um exemplo imediatamente para que a gente entenda isso você pode ser um morto feliz Que ótimo você vai me dizer para o que que Por que que nós interessaria falar dessa visão que pode parecer um pouco um pouco exótica da felicidade por um grego antigo pois é em menos exótica do que parece porque por exemplo eu acho que seria muito interessante para os analistas em entre os quais eu estou e para os psicopatólicos e para meu meus colegas
eu mesmo nós teríamos por exemplo uma muita melhor compreensão do que que são os transtornos obsessivos compreensivos os toques se nós pensarmos como um grego eu vi outro dia um paciente desesperado porque estava desesperado em termos né tanto ele Aliás era bastante tolerante estou exagerando mas ele acabava de começar uma nova história de amor com alguém estou falando de pessoas bem adultas não eram jovens Claro descobriu não nesses termos Isso é o que eu pensei que a mulher de quem ele gostava e por quem ele estava se apaixonando tinha um toque Severo como é que
descobriu isso bom eles depois de muita conversa e Companhia foi passar mora em lugares longe ele ele é um do outro e ele foi passar alguns dias na casa dela isso é um negócio que você sabe muito bem que para alguém que tem um transtorno sensível compulsivo deixar alguém entrar não é na sua vida na sua vida não tem problema mas na sua casa é uma outra história porque meu Deus será que vai saber onde sabe colocar as coisas procuraram as coisas e aí aconteceu que eles viviam juntos naqueles dias ótimo Claro ele é muito
cuidadoso como seria com qualquer um toque eu não toque então do momento eles gravaram algumas coisas na máquina de lavar que estava instalada dentro do apartamento daí a máquina de lavar terminou aí se tratava de pegar o varal e colocar uma série de empreendedores em cima dos cabinhos é do varal para que secasse mas sei lá azar as cuecas e caramba que seja E aí Ali achou que ia participar ajudar Normal normal então vivendo juntos primeiros dias então ele abre a gaveta pega os prendedores e começa a aprender cuecas e camisetas e meias e caramba
que seja que a gente passa na máquina de lavar e aí ela disse não não não não não não não faça isso não faça isso o quê aí ele abriu ela abriu de novo a gaveta e aí ele se deu conta que a gaveta era uma gaveta só de empreendedores de todas as cores e Ela explicou que só podia usar um prendedor da mesma cor do pano que estava aprendendo Então porque senão isso era um livro de discordância realmente a ordem do universo intolerável e que quando por acaso tivesse vestimenta que que não correspondesse mais
nenhuma das cores dos prendedores aí ele devia deixar isso com ela que eventualmente decidiria as combinações porque não é qualquer coisa que vai com qualquer coisa fala sério então bom a gente entenderia muito melhor o que é um transtorno obsessivo compulsivo se considerasse essa ideia estranha de que os gregos podem se perguntar se um morto pode ser feliz entendendo com isso que a ordem do mundo que aliás ocasião diz até no fundo a gente deveria dizer que só pode dizer se alguém é ou foi mas exatamente feliz no fim da vida dele porque retroativamente que
ele deveria poder saber sobre o que ele está Mortais detalhe mas enfim retroativamente que ele poderia saber se a vida dele fez parte do Cosmos de um universo ordenado Eu adoro isso a grande razão de ler os clássicos em geral pelo menos o meu prazer sempre o seguinte que eu acho eu adoro ter a sensação de que eles são tão próximos de mim qualquer um de Aristóteles a montanha tem longos momentos durante os quais nós achamos que eles são realmente Nosso vizinho e só que é muito interessante Estar atento ao momento em que de repente
eles dizem alguma coisa que nós não diríamos nunca então revela uma maneira de pensar que é tão próxima da nossa que de repente se abre uma brecha e revela uma diferença incrível por exemplo sei lá como exemplo que não tem nada a ver com o nosso tema mas montanha na Apologia de remoncebom que talvez é o maior dos ensaios de montanhas Talvez o mais interessante de muitos pontos de vista pela cabeça um dado momento diz eu eu tive vários filhos e perdi dois ou três vírgula não me lembro bem vírgula nos primeiros anos de vida
alguém de nós poderia dizer isso três filhos e não me lembro direito aí é muito exótico nem tanto se vocês vão na zona da mata de Pernambuco por exemplo que não é muito longe vocês vão saber que antes dos dois anos não tem luto para a morte de criança não só porque a mortalidade infantil ele é grande mas porque isso é bem grandíssimo mas é pensado como tem criança que vinga a criança que não vinga a partir dos dois três anos vingam aí a morte dele o dela é efetivamente um luto se não vingou até
os dois três anos por causa Claro do tamanho pelo menos elaboricamente da mortalidade infantil se não vingou aqui não era para ela viver então eles poderiam provavelmente dizer isso e provavelmente devia ter mulheres na zona da mata um livro inteiro e uma grande antropologia americana que se chama Brasiliense americana é um livro inteiro sobre sobre isso sobre a ausência de luto por crianças pequenas na zona da mata de Pernambuco é uma lembrança assim e continua se chamando da Mata mas enfim voltamos ou voltando a nossa questão do Cosmos quero olhar porque eu tomei algumas notas
e não quero perder o que eu tinha previsto então a felicidade entre aspas é o da harmonia para um grego tem a ver com uma configuração que não é subjetiva que é objetiva é um estado do mundo então a pergunta Oi tudo bem é que seja uma uma provocação uma espécie de provocação se nós medirmos essa pergunta a nossa noção de felicidade clássica ou então é realmente deve ser recebida como uma espécie de resto inesperado de uma concepção clássica da felicidade que parar para que haja Bem Estar individual e preciso que tenha um certo estado
de Harmonia no mundo que interessante porque tem algumas consequências se você como é que começa a meditar sobre isso você vai chegar a consequência que de alguma forma não tem como não tem felicidade sozinho ou sozinha porque não significa que a felicidade consiste em encontrar alguém e casar não também aí não tem felicidade aliás aí tem férias e felicidades mas é que um casal não não constitui a felicidade eu não comentei mas deveria ter comentado Esse é um quadro muito famoso em época neoclássica neoclássico é um quadro de Jacques da vida que pintou o suicídio
de Seneca o filósofo como você sabem do Pórtico como se diz histórico eu não tenho uma tremenda simpatia pelos estoicos mesmo nesse caso eu gosto de filósofos razoáveis então nisso prefiro Aristóteles por exemplo os históricos achavam que se tratava absolutamente da necessidade de controlar assim mesmo eles abundavam nesse sentido de tal maneira a ser de alguma forma inatava pelas Flechas do destino e todo tipo enfim eu serei continuarei no meu estado de alguma forma soberano sem ser bloqueado pelos pela sorte ou pelo mundo bom Aristóteles les realmente poderia ser feliz mas fora isso ele disse
não os históricos tem razão só que além disso para ser feliz é preciso ter saúde dinheiro está com um monte de coisas que na verdade são totalmente razoáveis enfim a morte de cênica suicídio de cerâmica a CNH era como você sabem ou tinha sido Tutor de Nero e a um dado momento o que Aliás não é nenhum documento porque nem era era um maluco de primeira categoria Então mas esse direito bom tanto que aliás um belo dia um chato ele disse ele mandou ele se suicidar coisa que ele fez o suicídio de cena que é
muito pior do que a gente está vindo aqui porque ele é contado potássio Porque sem dúvida o maior Historiador latim pelo amor de Deus Se quiserem ler uma história tu nunca te Toledo é um chato diga logo mas tá se tu Conta essa história e conta sobre tudo a dificuldade que o cara não morria nunca então começou cortando os pulsos E aí chama os amigos para poder passar para para a morte no meio de uma conversa filosófica cortou os pulsos E aí sangrava sangrava sem graça não morria esse papo Durava horas então então Colocaram ele
num banho quente para ver se acelerava nós também aí decidiram cortar também o coisa que é esse cara eventualmente se apressa a fazer cortar também as veias e quem sabe com um pouco de chance é as artérias dos pés enfim é uma é uma é uma coisa interessante ali ser lida para a gente se dar conta que pode dizer morrer não é fácil realmente não é fácil claro essa mulher aqui é a mulher de cínica desesperada que aliás é vai ser uma cena muito bonita se jogou em cima do corpo de cena que eu decidida
ela também se cortar os pulsos e teria feito isso salvo que alguém aqui foi avisar Nero o qual não estava em diferente é o que estava acontecendo estava meio que angustiadíssimo pensando que seu amigo e mestre estava se matando quando lhe disseram Olha a mulher dele também está se matando Nero achou que aquilo não ia cair bem os romanos não iam gostar dessa história da mulher também se matar então mandou prender a mulher para que ela não se matasse porque ele podia ser como é que posso dizer ia ser um uma operação de WhatsApp negativa
então bom porque que o senegal Porque qualquer um Essa época podia aceitar uma espécie de ordem mas que não era imposto mecânica e violência é meio lentamente era só mate esse bom porque Sócrates para quem leu Apologia de Sócrates de Platão ou mesmo tem outras versões Sócrates aceitou disse suicidar bebendo veneno embora discordasse completamente das razões pelas quais a cidade pedia que ele morresse porque essas figuras eram perfeitamente capazes de pensar Justamente que a morte dele fazia parte do mundo ordenado para Sócrates por exemplo mas para Seneca também morrer era confirmar que as instituições que
no caso era o Imperador no caso de Sócrates eram uma espécie de democracia digamos assim mas enfim as instituições que pediam que ele morresse que eles estão acontecendo as respeitavam e que se ele se eu pusessem eles realmente embora não morrendo atrapalharia mas possibilidades de sua felicidade quanto a felicidade dependeria que eu estava dizendo antes de um certo ordenamento harmonioso do Cosmos ou seja são figuras que é um dado momento acharam que a morte deles podia fazer parte da Ordem do universo portanto era uma coisa boa para fazer e de uma certa forma eles morreria
felizes ficou com vontade de ver o curso completo as próximas aulas estão disponíveis na casa do Saber mais para você assistir onde quando e como quiser clique no link que está na descrição e no primeiro comentário desse vídeo e assine agora mesmo para ter acesso ilimitado a esse e outros cursos do catálogo