MORRE Gustavo Gutiérrez, o pai da TEOLOGIA da LIBERTAÇÃO

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Marcelo Andrade
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morreu Gustavo Gutierres tido como pai da teologia da libertação bom quem foi essa figura aí né bom o o Gustavo Gutierres Ele nasceu em Lima né ele era peruano em 1928 e faleceu ontem né dia 22 de outubro de 2024 Ele é tido como pai da teologia da libertação porque em 1971 Ele publicou o livro teologia da libertação perspectiva já traduzido pro português a teologia da libertação foi um movimento né surgido ali final dos anos 60 tal e que avançou muito ficou muito forte na América Latina nos 70 ans 80 foi condenado pela igreja né
o Leonardo bof que é um dos grandes expoentes da teologia de libertação foi condenado Inclusive a condenação foi feita lá na no tempo quem presidia a congregação para a doutrina da Fé eram então o Car Deal hinger vale muito a pena ler né o texto da condenação né então a teologia da libertação é uma heresia que infelizmente avançou no seio da da igreja ela supostamente queria ajudar os pobres queria que houvesse transformações econômicas e sociais né Eh para diminuir as desigualdades Eh Ou seja aí já dá para ver o nítido caráter aí marxista né dele
inclusive o próprio o próprio Leonardo bof confessa isso né então o Leonardo bof e no dia 6 de Abril de 1980 num artigo do Jornal do Brasil ele diz abre aspas o que propomos não é teologia dentro do Marxismo mas Marxismo é dentro da teologia ele se utilizava do método dialético e aqui já vou pegar já pegar o fio da meada nós podemos ver oito princípios da teologia da libertação segundo Michel Levi que al tem um livro excelente né redenção e Utopia Levi é bem comunista né Mas não é por isso que o livro dele
é ruim o livro redenção e Utopia excelente bom aí outra história bom ele ele põe oito pontos da teologia da libertação o Implacável requisitório moral e social contra o capitalismo ponto do a utilização de instrumental marxista para compreender as causas da pobreza três uma opção preferencial em favor dos Pobres quatro o desenvolvimento da comunidades cristãs de base entre os pobres como uma nova forma de igreja e como Alternativa de vida quinto uma nova leitura da Bíblia principalmente para passagem como Êxodo sexto luta contra idolatria e não contra o ateísmo né curiosamente como seria ídolos da
morte ídolo do dinheiro etc então eles fazem uma nova releitura do que seria idolatria ponto sete libertação humana histórica como antecipação da salvação final em Cristo ponto oito uma crítica da teologia dualista tradicional como fruto da filosofia grega e tal ou seja é um festival de bobagens a teoria da da libertação mas que infelizmente pegou né pegou F muito forte e ainda hoje ainda é forte a teologia da libertação há uns 20 anos atrás tal o pessoal falava teologia da libertação morreu não não morreu ainda não ainda tá tá respirando o O Dom Henrique Soares
né Bispo Bispo de Alagoas né não sei Bispo de Maceió Acredito eu que faleceu alguns anos dizia que a teroria da libertação estava com os dias contados porque a a teologia da libertação não deixou é descendentes espirituais seja não deixou nova gente nova que tá tá escrevendo e alimentando essa essa heresia ele tem razão porque realmente as grandes figuras e da teologia da libertação já estão bem idosas né o Gustavo Gutierre já foi embora o Leonardo bof é bem idoso Frei Beto também já é a pessoa de idade etc e aí não teria então uma
juventude que estaria pronta para seguir do ponto de vista teórico os princípios errados da teologia da libertação É lógico que ele tá tá certo nisso só que ainda tá tá demorando né tá demorando eu acredito que ela vai acabar todas as heresias acabam um dia ela vai vai se encerrar não vai não vai morrer mas tá demorando né não a ver o povo que achava que ela era 20 anos atrás já tava morto tava otimista demais né bom voltando um pouco aqui à figura do do Gustavo tierres É no livro dele ele coloca uma uma
coisa interessante errada claro né que ele Analisa então Eh e a teologia e a visão dele em três tempos né Toda vez que aparece negóci de três tempos é tem inspiração em Joaquim de Fior não não não adianta Joaquim de fiorio é um monge Calabrez que morreu em 1202 e desenvolveu lá aquela visão Trina da história primeiro a época do pai depois a época do filho depois i a vir né uma época do Espírito Santo uma visão escatológica ou seja uma visão de fim de mundo uma visão gnóstica influenciada por visões judaicas e cabalistas que
haviam lá no sul da Itália e então Eh no qual a divindade Então se encarnaria na história né segundo essas visões gnósticas cabalísticas cabalistas a divindade se encarna na história e vai se manifestando ao longo dos tempos então em um determinada época a divindade se manifesta eh no tempo gerando determinados efeitos e visões de mundo aí passa um tempo essa divindade se desdobra né ela evolui E aí ela manifesta eh um novo sentido pra vida pros princípios filosóficos e teológicos depois tem uma terceira idade que seria definitiva que aí então a a a divindade se
manifesta é de outra forma com novas visões novas visões mais evoluídas E aí tal né É lógico essa divindade esses princípios dessa divindade encarnada elas vão voltar pr pra própria divindade eu sei que o sistema é doido sistema gnóstico é completamente racional mas ele avançou para tudo sistema de reg agnóstico né Essa visão eh trinitária da da da história influenciou muita gente Marx também a da divisão trinitária eh Augusto conte mesmo vemos no nazismo Essa visão trinitária da história de três fases né E nós vemos claramente em Gustavo Gutierres então ele dizia que havia a
primeira fase eh da teologia seria a fase sapiencial né a fase da sabedoria e tal depois aí nós teremos uma segunda fase a fase dos doutores que obviamente teve como cume São Tomás jaquin né E aí aí ele imagina uma terceira fase que obviamente ele seria o grande teórico grande iniciador essa turma é tudo menos é humilde né são sempre inauguradores de nova fase inauguradores do pensamento correto não agora é que a igreja vai est certa agora que a teologia vai andar pelos trilhos corretos é de uma arrogância saturna né o herge é sempre um
arrogante que ele sempre pressupõe uma coisa nova que ninguém viu Eh sempre é um caminho novo sempre é o mais perfeito sempre é o é o o suprassumo de tudo né então é de uma arrogância o her sempre é uma pessoa muito orgulhosa E aí viria então a terceira fase que é a fase aí que o nome interessante teologia crítica o nome mais correto para teologia de libertação não seria isso mas sim teologia crítica então e nessa visão Gustavo go disse que tem que ser demolir todos os pilares da teologia a teologia tem que ser
reconstruí sobre novas bases né Eh aí nós vamos ver então dois ângulos disso então uma primeira leitura disso é que vai ter que ser vista pelo ângulo histórico ângulo do momento Ou seja a teologia da libertação ou teologia crítica que seria o melhor nome para ela eh seria então historicista porque lembra que eu falei do Joaquim de Fior a divindade vai se manifestar na história Então os homens têm que ser sensíveis eh ao que está acontecendo na história nada é perene nada é imutável Eh esses princípios escolásticos foram válidos para aquela época não seriam mais
válidos hoje então as pessoas né os padres e missionários têm que ser sensíveis aos Novos Tempos à realidade concreta E aí então molar uma nova um novo jeito de pensar né o historicismo e dentro esse nesse historicismo que a teologia da libertação NC na América Latina né você analisa então a pobreza eh a opressão aí é tudo linguagem marxista opressores oprimidos superestrutura infraestrutura análise dialética e tudo então ess esses teórias teriam que ficar sensíveis à realidade da pobreza eh a realidade de trans almejando transformações sociais tal toda linguagem é marxista né então a teologia ela
deveria se Reinventar sobre novas bases nessa realidade humana numa praxe ISO não tem que ser nada teórico tem que já partir paraa prática por isso que muitos teólogos da libertação defenderam guerrilheiros né defenderam um processo revolucionário e até vou ler aqui um trecho né que o Gustavo Gutierres fala ah da revolução ele fala o seguinte só uma quebra radical do presente estado de coisa uma transformação profunda no sistema de propriedade o acesso a o poder da canassa explorada uma revolução social que rompa com tal dependência pode permitir acesso a uma sociedade diferente é uma sociedade
socialista fecha aspas homem na cara dura defendeu o socialismo socialismo foi condenado pela igreja quem vota em partido comunista e apoia de acordo com o decreto eh contra o comunismo de pdos tá Escom longado esse homem defende uma doutrina Escom longada na cara de pau ele fala isso defendendo uma revolução e socialista assim na cara de pau né ele não fala de Sacramento se fala D uma interpretação comunista para isso não fala de salvação das almas se fala dá uma interpretação materialista para isso etc Então esse é um lado quem quem estudou a a escola
de Frankfurt já deve ter ficado atento ao termo teologia crítica né sim a teologia da libertação bebeu de fontes ligadas a a escola de Frankfurt a escola de Frank então era Justamente a natureza o que vem primeiro na mente dela é da crítica então a a a a escola de F queria te criticar tudo queria reduzir a pó a sociedade eh do momento dos anos que eles viveram né reduzir e reconstruir uma nova sociedade eles eram ligados ao Marxismo mas num reviramento dialético pensando mais em atacar a cultura atacar a arte e fazer fazer uma
transformação pela superestrutura ou seja tudo que não é econômico enquanto o Marx pensava em base econômica a escola de Frankfurt pensou em bases culturais a teoria crítica é muito ligada à escola de frankf na realidade é é assim né casados e essa então esse criticismo da da escola de F que reduzir tudo a pó reconstruir tudo nada bebeu o Gustavo gutieres bebeu dessa fonte então ele pensou assim olha assim como a escola de Frankfurt tá querendo eh reestruturar as bases fazer uma crítica pesada reconstruir a sociedade com novas ideias nós temos que aplicar isso na
teologia né então daí que é o termo teologia crítica é mais correto que a teologia da libertação e aí nós vemos essa Claro parentesco com a escola de Francfort né Em outro momento o o o Gustavo Gutierres também comenta do dos em três tempos também né então ele fala que havia um tempo que o a a cristandade imaginou uma sociedade que na visão dele seria utópica tal que seria a de Santo Agostinho né então Santo Agostinho no grande eh o grande Pensador católico né grande nome da patrística ele disse da famoso Cidade dos Homens Cidade
de Deus então esse seria a primeira fase ou a teoria aí a cara é santo Agustinho aí depois a sociedade houve a sociedade católica ou seja uma uma tentativa de construir uma civilização cristã com com base eh no que os primeiros pensadores católicos imaginaram aí saiu a sociedade medieval e tal e óbvio que o Gustavo Gutierres é propom uma terceira via né é um terceiro tempo aí que é é uma a redefinição da igreja mas não constr A então o Gustavo Gutierres diz o seguinte a igreja construiu uma civilização ela agora ele repensa de modo
invertido de modo dialético a igreja tem que ser repensada eh de acordo com o mundo então a igreja construiu uma nova civilização em cima do mundo enfrentando o mundo tentando corrigir o mundo isso é o que o Gustavo C disse agora não nós temos que fazer uma inversão dialética e a igreja vai se Reconstruir com base no mundo é um método invertido do que ele imaginou que foi feito né Porque o método da teologia da libertação é um método dialético é um método da gnose é um método do re o método do Marx né então
toda essa turma que pensa aí de forma igual Marx igual gnos eles pensam de forma dialético então que de tempos em tempos dá um reviramento uma reviravolta é dialética na história né Então isso que ele tá falando tá falando o oposto um reviramento di aléo do que havia antes né então então infelizmente Eh esses princípios da teologia da libertação são completamente equivocados vê se que o padre Gustavo Gutierres era inteligente escreveu muitos livros né Sempre variação em mesmo tema né Eh salvação do pobre opção pelo pobre teologia do Oprimido e e tal sempre variação mesmo
tempo mas se vê que ela uma pessoa é inteligente infelizmente é acabou usando a inteligência pr pra heresia né uma tristeza bom eh nós estamos aqui numa promoção imperdível na nossa livraria virtual com 54% de desconto e nós indicamos aí dois livros para quem quer conhecer sobre a teologia da libertação um é a crise da Igreja Católica e a teologia da libertação do clodovis bof Cloves bof é irmão do Leonardo bof ele era ligado à teologia da libertação depois ele virou um crítico Então esse livro é fundamental para entender a teologia da libertação porque é
feito por alguém que era de dentro e agora tá criticando né então um livro muito bom não perca e tá com um desconto excelente o outro livro é na realidade é um combo né que aí o o o o outro livro são dois livros que formam o combo um é esse do clodovis bof e o outro é teologia da libertação na América Latina de James Shaw então esses dois livros são importantes e esses dois livros estão com um desconto eh imperdível na minha livraria aí virtual então não perca essa oportunidade né E também um outro
aviso eh os livros da Revolução Francesa já estão prontos agora só uma questão de logística né Eh de e de entrega e nós estimamos que a partir do dia 9 de novembro nós vamos fazer eh partir para venda né de quem não não adquir vai poder adquirir os livros A partir do dia 9 de novembro e vamos fazer um evento presencial eh em São Paulo né Nós Eh vamos Eh alugamos aí um espaço nele eu vou falar algumas coisas sobre revolução eh Francesa e lá vai ter a venda eh dos livros Então vai ser um
evento presencial que vai ser bem interessante bom nós vamos ficando por aqui eh obrigado m
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