[Música] [Música] olá este é o curso de teologia base quando prime teologia vamos retomar então um estudo da biologia esta é a segunda parte a respeito do estudo da bíblia quando falamos sobre a revelação bíblica é importante lembrarmos do que é conhecido como a doutrina da inspiração existe uma série de controvérsias a respeito de si os autores diferentes momentos da história estavam escrevendo eles sabiam que aquilo era inspirado por deus não há indícios de que todos eles tinham conhecimento o apóstolo paulo por exemplo em alguns momentos diz que ele está falando algo que não é
o que deus está falando mas todo o conteúdo das escrituras são considerados inspirados a palavra tem a ver com o nosso sentido ainda do português de inspirar trazer o ar ou seja o espírito santo só pra ele vem como a e enche um ser humano que está redigindo isso não deve ser confundido com o que se chama por exemplo de parapsicologia onde um espírito toma uma pessoa e ela escreveu uma série de coisas sem ter consciência plena do que está fazendo não é este o processo bíblico o que acontecia nos tempos bíblicos era que deus
utilizava um fato histórico utilizava uma pessoa utilizar uma situação para revelar parte do seu plano sempre mantendo uma linearidade o conteúdo aquilo que estava sendo construído através do que ele escrito tinha um efeito um posterior na história do povo de israel e também da igreja quando nós pensamos o que a bíblia fala sobre inspiração talvez o texto mais importante seja segunda timóteo 3 16 como paulo diz o seguinte olha nós estamos tendo um texto agora nós estamos tendo livros nós tentando material escrito que tem uma função que tem uma utilidade ou seja eles são úteis
para que nós possamos conhecer para que nós possamos corrigir para que nós possamos transmitir tudo aquilo que deus quer fazer outro aspecto importante é lembrar que deus sempre utilizou elementos humanos nisso a bíblia se distingue de outros livros que reclamam para si a possibilidade de serem santos ou de serem inspirados por deus o processo de compilação dos livros e dos ensinamentos bíblicos é completamente distinto por exemplo do alcorão ou por exemplo dos livros de mórmons ou testemunhas de jeová que o trazem questões históricas questões arqueológicas que elas não combino não há necessidade de questionar o
tempo todo se a inspiração aconteceu ou não aconteceu é um pressuposto básico de todo aquele que vai ler a bíblia com fé de que de fato deus usou o que não significa que nós não podemos questionar que nós não podemos tentar entender se existe um problema uma dificuldade nos textos apresentados a bíblia é uma combinação de dados é importante entender de que esses dados foram transmitidos através de seres humanos mas tem uma característica distintiva por exemplo a profecia cerca de 25% do texto bíblico significa que é algo que já aconteceu mas distinto do momento onde
foi revelado o que ainda não aconteceu não é possível acreditar que os homens adivinhariam o futuro o que eles fizeram foram relatar algo que foi transmitido a eles de uma maneira sobrenatural por isso nós não questionamos o cumprimento pleno das escrituras também e como já frisamos a questão histórica a questão arqueológica a questão que revela de fato que deus tinha interesse em um determinado momento da história em mostrar um pouco de si seja através de canções seja através de orações seja através de fatos históricos seja através de anúncios de coisas que ainda viriam acontecer mas
se alguma pessoa disseram sim à mas nem tudo que está na bíblia é verdade mas podemos concordar quando lembramos que as mentiras de satanás estão reveladas na bíblia elas não são verdade mas foram preservadas um aspecto importante é de que existe uma idéia é maior por trás disso tudo alguns aspectos não tão bonitos da história dos patriarcas ou da história de israel continua preservado lá alguns aspectos sociais econômicos políticos demonstram que os autores bíblicos sempre mantiveram essa continuidade de inspiração ou seja algo que começou lá mais 1500 anos antes de cristo e foi terminar perto
do ano 100 depois de cristo mostra que existe essa unidade nenhum outro grupo de homens poderia realizar algo que não tivesse uma inspiração divina e ainda assim manter uma coesão textual quando nós pensamos que existe o questionamento da inspiração algumas pessoas dizem o seguinte olha deus não inspirou essas palavras ou de que estava acontecendo ali não era deus eram simplesmente pensamentos humanos outros já levam para um extremo dizendo não a inspiração é completamente mística ou seja não deve ser levado a sério porque tudo o que foi escrito era alegórico era uma maneira de se contar
uma história que na verdade a própria bíblia desarma estes argumentos os livros da bíblia quando colocados lado a lado vou mostrar que essa literatura religiosa tem necessariamente que passar pelo entendimento de que existe uma utilidade em tudo aquilo que está sendo feito ou seja estabelece-se um texto e esse texto é chamado posteriormente de cânon palavra que significa regra ou padrão a bíblia é a regra o padrão para o nosso comportamento e nós entendemos pela fé de que ela foi inspirada por deus que usou homens em momentos distintos da história para transmitir a sua vontade quando
nós pensamos um pouco mais sobre o sentido de cano kan não é o termo teológico que define os livros que formam a bíblia como dissemos antes também chamada ou interpretada como uma biblioteca e é possível perceber de que a própria bíblia fala sobre isso os profetas anunciaram no velho testamento o cumprimento aconteceu no novo testamento algumas vezes de uma maneira muito clara se pensarmos sobre a pessoa de jesus são mais 200 profecias a respeito da vinda do messias a grande maioria já foi cumprida no ministério terrestre e jesus dizia olha os profetas anunciaram que vocês
estão vendo o profeta falou e aqui está acontecendo então quando nós olhamos para os livros de moisés quando nós olhamos para os livros chamados proféticos olhamos para um novo testamento nós vemos que existe esta sobreposição a bíblia da testemunha de que ela de fato foi inspirada e que revela um plano coeso vamos pensar por fim na ideia de necessidade porque nós precisamos de um texto como a bíblia como chapéus falamos antes deus quer se revelar paulo ao escrever a carta de romanos ele disse que ninguém pode querer se não ouvir e para ouvir é necessário
de que eles conheçam esse plano eterno esse plano perfeito que foi revelado cremos nós de gênesis até apocalipse ou seja um homem precisa conhecer a deus e como ele vai fazer isso se não tiver um referencial várias pessoas podem ter várias idéias diferentes a respeito de deus mas nós usamos a bíblia como uma régua como uma maneira de estabelecer aquilo que deus realmente quer e aquilo que deus realmente tem proposto para o ser humano a bíblia é a base é a necessidade que temos para manter a nossa fé meditar na bíblia estudar a bíblia não
vai nos levar a questionar a deus e sim a compreender a deus de uma maneira melhor esse é um dos objetivos da teologia também é importante usarmos a bíblia para mantermos a nossa relação com deus se eu sei que de maneira clara o que deus quer de mim o que deus não quer de mim fica muito mais fácil compreensível tomar atitudes baseado neste conhecimento a menina não está preocupado em tentar provar cada mínimo detalhe a respeito de deus os ataques à autoridade da bíblia sua veracidade sua elegância sua inspiração vão querer mostrar que tudo isso
é um grande engano mas na verdade não é o propósito a bíblia começa falando sobre deus mas ela não precisa explicar de onde deus veio ou donde deus estava antes da criação também não se preocupa e explicar todos aqueles aspectos que podem ser questionados pelo ateísmo ou pelos críticos da bíblia o nosso entendimento é de que a bíblia é necessária e também suficiente a bíblia em serra lá em apocalipse dizendo que nenhuma palavra deve ser acrescentado ou seja eu não necessita de novas revelações paulo diz que ainda que um anjo trouxeram uma nova revelação isso
deve ser desprezado isso nos coloca um ponto de vantagem a observar os que inscritos que vieram depois não podem passar por cima daquilo que já está revelado ou seja a bíblia se sustenta sozinha o conhecimento de deus ele é necessário ele é suficiente porque cremos na veracidade no dia dia eu posso entender a suficiência desta revelação ainda que deus possa escolher sobrenaturalmente demonstrar algum aspecto específico da sua vontade sobre uma determinada pessoa aquela mensagem aquela ideia não pode contradizer não pode anular o que a bíblia já disse nenhuma pessoa pode tomar a atitude dizendo que
foi inspirado revelada por deus se isso que ela está falando não está em harmonia com o texto bíblico é importante frisarmos que a suficiência das escrituras é a base de todo o pensamento evangélico quando nós pensamos ainda de que deus tem um plano e um propósito nós podemos remeter isso há o conteúdo da biblioteca o crente normal a pessoa que freqüenta a igreja que tem um determinado conhecimento vai poder ler sozinho em casa e compreender porque tudo aquilo que deus revelou está claro está patente diante dos olhos de deus não exigirá de nós nada que
nós não sejamos capazes de dar uma nota final dentro da bibliografia o estudo das escrituras é entendermos a hermenêutica ou a a ciência da interpretação muitas pessoas confundem o que a bíblia diz com que os homens dizem que a bíblia diz nós corremos alguns riscos por exemplo se tentarmos fazer uma interpretação literal nos disse que é melhor a pessoa arrancar o seu olho do que pecar então por que a pessoa que pecou por ter um pensamento empurra ampliar o seu olho vamos acabar todos sem os olhos se nós temos um outro extremo e levarmos tudo
para a alegoria nós vamos estar minando a base histórica da bíblia quando a bíblia fala que é um é um quando a bíblia fala que é um exército é um exército muitas vezes as pessoas trazem idéias alegóricos ou seja um rei não é um rei ele simboliza um outra coisa a bíblia usa uma linguagem que é muito clara mas não se pode transformar a interpretação para que a bíblia diga algo que ela de fato não diz a linguagem humana ela sofre variações de tempos para tempos de lugares para igualar para lugares e o mesmo acontece
com a bíblia nós temos alguns princípios da hermenêutica que precisam ser respeitados para todo aquele que deseja estudar a bíblia um deles é a interpretação gramatical existe um texto e esse texto foi escrito seguindo algumas regras então algumas indicações de verba algumas indicações de objetivo podem mudar de uma maneira maior ou menor a compreensão de um determinado versículo mas não abafa a verdade maior que está por trás disso também chamada de princípio bíblico a interpretação deve ser colocada diante de um contexto a maneira com que as mulheres por exemplo eram tratados na antiguidade é diferente
da maneira com que as mulheres são tratadas na atualidade mas os fundamentos por exemplo a respeito do casamento não mudarão ainda que a sociedade tenha mudado a outra questão é misturar a revelação pegar um pouco do velho e um pouco do novo ou tentar fazer com que uma situação do antigo testamento se sobreponha ao novo testamento isso não funcionará na tentativa de uma interpretação sadia das escrituras portanto você lendo sua apostila você lendo a bíblia você vai reconhecer que a bíblia que temos hoje não é um livro meramente humano não é um livro que foi
adulterado não é um livro que tem o objetivo de confundir um homem mas é um livro que tem o objetivo de aproximar o homem da verdade revelada por deus nós cremos que a minha verdade nós queremos que a bíblia foi inspirada nos campos que a bíblia necessária mas também precisamos entender que a interpretação sadia correta dos textos vai nos ajudar numa progressão do conhecer pneus encerramos assim a a segunda parte sobre a bíblia