Lama Zopa Rinpoche - Lembre-se da Brevidade da Vida

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Corvo Seco
Trechos selecionados de discursos de Lama Zopa. Thubten Zopa Rinpoche (1946 - 2023), nascido em Tha...
Video Transcript:
O Guru Shakyamuni Buda, disse em seu precioso  ensinamento: “A vida dos seres sencientes termina tão rapidamente, como um relâmpago no céu”. O relâmpago no céu existe por apenas um segundo, mas depois desse segundo, ele não existe  mais. Ele está ali apenas por um curto período de tempo, apenas por um segundo,  mas no segundo seguinte, ele desaparece.
Normalmente, acreditamos que vamos viver muito  tempo e pensamos: “Não vou morrer tão cedo”. Não importa o quanto acreditemos nisso, a natureza  da nossa vida é que ela acabe, e rapidamente cheguemos à morte, assim como o raio termina  tão rapidamente, em tão pouco tempo. A duração da nossa vida é tão curta, como a duração do  relâmpago no céu.
Nossa vida é muito, muito curta. Aqui, eu recomendo que você tenha uma  forte compreensão sobre a impermanência e a morte – não basta apenas saber  que a morte acontecerá, mas você deve saber que a morte pode acontecer a qualquer  momento – essa é a essência do ensinamento. Então, isso significa que você deve ter  muito cuidado para não permitir distrações; você deve ter cuidado para  manter a sua mente em meditação.
É dito por Shantideva que não vale a pena  sentar ou viver confortavelmente pensando: “Não vou morrer hoje”. A morte pode acontecer,  não só hoje, mas agora mesmo, durante esta sessão. Essa é a realidade, e temos que estar cientes  disso.
Definitivamente, a morte acontecerá; o tempo em que não existiremos acontecerá.  Portanto, a conclusão é: pratique o Dharma. Lembre-se da Brevidade da Vida.
Lama Zopa. “Respirando suavemente, as pessoas  aproveitam seu sono. Mas entre uma respiração e a próxima não há garantia  de que a morte não aconteça de repente.
Acordar com uma boa saúde é um evento que  realmente merece ser considerado milagroso, mas nós o tomamos como garantido. ” – Patrul Rinpoche. Não perca mais tempo, lembre-se das palavras  do Buda: “A vida dos seres sencientes termina tão rapidamente, como um relâmpago no céu”.
O que o Buda Shakyamuni disse é verdade. Não há exagero em seus ensinamentos. Essa é natureza  da nossa vida.
Desde que nascemos até agora, todas as coisas passadas – nossas histórias, tudo  o que fizemos – tudo termina muito rapidamente, assim como o sonho da noite passada. Tudo o que fizemos desde o momento em que nascemos até agora é rapidamente  concluído, em muito pouco tempo, como um relâmpago no céu – quer tenhamos sofrido,  quer tenhamos desfrutado de prazer, não importa. Recebemos este precioso nascimento humano, no  entanto, ele não dura, e nós o temos apenas por um segundo.
É muito importante pensar  sobre isso, pois não temos muito tempo; realmente há pouco tempo, e a morte pode acontecer  a qualquer momento. Essa vida que temos agora pode durar apenas mais um dia, uma hora ou um minuto.  Ela pode acabar até mesmo neste exato momento.
Assim disse Milarepa: “Em resumo, sem estar atento à morte,  quaisquer práticas do Dharma que você adotar serão meramente superficiais. ” Portanto, atente-se à brevidade da vida. Pensar sobre isso nos ajuda a não  desperdiçarmos o nosso tempo.
Dessa forma, reconhecemos a necessidade de  desenvolvermos a nossa prática. Devemos estar conscientes da importância  da meditação e da purificação mental. Se você pensar seriamente sobre a brevidade da  vida, então você será capaz de se concentrar melhor, e sua concentração poderá durar mais  tempo.
Então, assim, você deve praticar, mais e mais. A distração acontece, mas você  deve continuar desenvolvendo sua mente. Primeiro, entenda e aceite a natureza dessa vida.
Desde o nascimento, não temos liberdade total; estamos totalmente sob o controle da ilusão e do  carma e essa é a base do sofrimento. Por isso, você deve fazer nascer em sua mente o desejo  de ser totalmente livre da causa do sofrimento. Isso significa que você deve trabalhar em sua  própria mente, e não na mente de uma outra pessoa.
É a sua mente que é a causa do seu  sofrimento, é ela quem cria ilusão e carma. Para se libertar, você terá que realizar  esse caminho em sua própria mente. Você é o responsável pelos seus  próprios problemas, assim como você é o responsável pela sua própria libertação  e iluminação.
Portanto, pratique o Dharma. Ao realizarmos a sabedoria final, nos libertamos  do sofrimento da dor e da mudança, e então, permanecemos totalmente livres do sofrimento da  morte, do renascimento, da velhice e da doença. Portanto, pratique o Dharma.
Com a felicidade do Dharma, nós podemos nos desenvolver, e então,  seremos totalmente livres, para sempre!
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