nós boa noite 14 os peões mas antes de mais nada eu gostaria de agradecer o convite carinhoso ricardo mesquita para estar na cidade de florianópolis no grupo amor e humildade propósito mas nessa noite nós gostaríamos de convidar o público para uma viagem no tempo uma viagem para dois mil anos atrás nós vamos à luz da doutrina espírita codificada por capek examinar uma passagem do novo testamento chamada ou mais conhecida pelo nome de parábola do filho pródigo mas aqui nós já fazemos na primeira advertência essa parábola não conta a história de apenas um filho do próprio
ela conta a história de dois filhos motivo pelo qual alguns estudiosos têm preferido chamar essa parábola de a parábola dos dois filhos perdidos os dois estão perdidos e nós ao longo do tempo nos acostumamos a ver apenas um deles bom tenso diz assim tá no capítulo 15 do evangelho de lucas versículo 11 32 e disse jesus certo homem tinha dois filhos e o mais moço dele disse o pai pai dá me a parte da fazenda que lhe pertence e ele rebate ou por eles a propriedade e poucos dias depois o filho mais novo a juntando
tudo partiu para uma terra longínquo e ali desperdiçou a sua fazenda vivendo dissoluta mente e tendo gastado tudo houve naquela terra uma grande fome e começou a descer necessidades e foi e aproximou se de um dos cidadãos daquela terra o qual o mandou para os seus campos apascentar porcos e ele desejava encher o seu estômago com alpha roupas que os povos comiam e ninguém dava nada e caindo em si diz quantos trabalhadores de meu pai tem abundância de pão e eu aqui pereço de fome levantar-me-ei e irei ter com o meu pai e lhe direi
pai pequei contra o céu e perante time já não sou digno de ser chamado teu filho fase mim como um dos seus trabalhadores e levantando os foi para seu pai e quando ainda estava longe o seu pai ouviu e se moveu de íntima paixão e correndo lançou seu pescoço do filho eo beijou repetidamente que o filho e disse pai pequei contra o céu e perante tite já não sou digno de ser chamado teu filho mas o pai de seus servos trazem depressa a melhor roupa investir e ponde um anel na mão e sandálias nos pés
e traseiro bezerros e vado e matai e comandamos e nos alegramos porque este meu filho estava morto e reviveu tinha se perdido e foi achado e começaram a ler graça e o seu filho mais velho estava no campo e quando veio chegou perto da casa ouviu a música e as danças e chamando um dos servos perguntou me quer aqui e ele disse ver o teu irmão e teu pai matou um bezerro ser vaiado porque o recebeu são e salvo mas ele se indignou e não queria entrar e sair do pai conversava com ele mas respondendo
ele de seu pai eis que sirvo há tantos anos sem nunca transgredir o teu mandamento e nunca me deixes um cabrito para alegrar me com os meus amigos vindo porém este meu filho que desperdiçou a sua propriedade com berê trizes natasha que o bezerro cevado e ele me disse filho você sempre esteve comigo e todas as minhas coisas são todas mas era justo alegrarmos e regozijarmos porque este teu irmão estava morto e reviveu tinha se perdido e foi achar essa parada dos dois filhos a primeira tendência que nós temos é interpretar essa palavra é essa
parábola segundo os nossos padrões culturais então quando nós pensamos numa propriedade de terra dois filhos um filho pedindo o pai a parte dele o pai repartindo os bens entregando para esse fim ele vendendo tudo e voltando para casa sem nada nós fazemos julgamentos julgamentos que são o dicionário pela nossa cultura ora nós nascemos no brasil vivemos em uma sociedade que tem suas regras tem certas coisas que você não pode fazer outros você pode há uma série de limitações o certo é que nós estamos condicionados e quando examinamos uma parábola dessa nós temos uma tendência de
querer que a parábola caiba dentro dos nossos costumes e esse é o primeiro grande equívoco de quem interpreta um novo pensamento já dizia a espiritualidade superior na questão 627 de o livro dos espíritos jesus falava segundo a época e os lugares segundo a época e os lugares portanto se nós temos a intenção de ter um mínimo de sucesso na interpretação do novo testamento nós precisamos guardar a nossa cultura guardar a nossa forma de pensar e de julgar o mundo e tentar fazer uma viagem para dois mil anos atrás e tentar entender como viviam as pessoas
naquelas aldeias da galiléia na época em que jesus lá esteve esse é o desafio o desafio que nós vamos que nós temos hoje à nossa frente é nos transportar para o mar da galiléia e começarmos a ouvir essa parábola com se nós todos aqui fôssemos moradores daquela remix daquela região e aí cada pergunta como um morador daquela região interpretar ia que tipo de elementos jesus está utilizando para sensibilizar os seus ouvintes esse é o nosso desafio tão preparados vamos guardar toda nossa bagagem vamos nos transportar para a palestina do primeiro século jesus está diante de
camponeses que vivem em aldeias como temos aqui na ilha pequenas aldeias por exemplo alguém que jesus viveu nazaré os pesquisadores mais otimistas os mais otimistas dizem que nazaré tinham no máximo a 100 casas na aldeia pequena muito pequena e quem morou ou mora numa cidade bem pequenininha sabe que eu estou falando a vida comunitária uma cidade pequena é totalmente diferente da vida na capital florianópolis imagina numa aldeia ou no máximo 100 famílias os valores são outros mas não é apenas uma questão de tamanho da aldeia nós vivemos numa sociedade ocidental nós estamos falando aqui de
um povo oriental mais precisamente nós estamos falando do oriente próximo a lipo entorno no deserto da síria norte da palestina é uma cultura diferente vou falar um pouco sobre essa cultura nessa cultura as pessoas vivem em famílias a sua identidade como indivíduo retirada da família e à família vive em estreita relação com a terra no caso dos camponeses e aqui a parábola de jesus está falando de camponeses eles tiram a sua identidade da terra vamos entender um pouco isso na direção da família um pai é uma sociedade patriarcal o pai é a figura máxima de
autoridade ele administra todos os dez e os filhos vivem na propriedade com o pai a mãe e na maioria dos casos mesmo quando o pai morria a mãe os irmãos continuavam juntas na mesma propriedade dividiam os problemas porque naquelas aldeias as pessoas vivem de forma gregária por uma questão de sobrevivência você precisa se unir você tem uma propriedade isoladas você vive distante você corre inúmeros riscos viviam juntos juntavam as ovelhas algumas pessoas tomavam conta das ovelhas de toda a aldeia eles compartilhavam o aratu aravam a terra juntos toda a aldeia quando a gente pensa assim
uma tribo indígena a gente consegue hoje pra nós brasileiros uma ideia do que é viver numa aldeia 10 o que acontece aqui esse filho mais moço chega para o pai e diz pra ele assim pai reparte os bens e da minha parte ora esse filho cometeu uma falta gravíssima gravíssimo extremamente grave enquanto o país estiver vivo as leis e os costumes dessas aldeias do oriente não permitem a divisão dos bens você pedir um pai enquanto ele está vivo para dividir os bens é expressar para o pai que você deseja vê-lo morto você está desejando a
morte dele isso é muito grave que nessas sociedades os pais os as pessoas mais velhas têm uma autoridade elas são merecedores de um respeito enorme e não precisa nem de estatuto do idoso o respeito é natural então filho mais novo começa cometendo um grave equívoco e o fator mais inusitado dessa parábola de jesus é que o que as pessoas que ouviam jesus estava ouvindo jesus conta a história o que ela esperava qual era a expectativa delas que o pai virar se para o filho mais novo para ele é uma falha gravíssima você está desejando a
minha morte e eu estou te desertando ele perderia parte na herança seria expulso da aldeia expulso da aldeia porque odeia não permite esse tipo de comportamento não permite mas que o pai faz surpreendente mente inesperadamente o pai da parábola reparte os bens e entrega à parte para o filho mais novo o primeiro choque que essa parábola criou nos ouvintes da palestina do primeiro século por que ele fez isso mas os problemas do rapaz mas mais jovem estavam começando porque se o pai atendeu o pedido dele e resolveu repartir os 10 a aldeia não iria aceitar
a permanência desse rapaz lá ele precisava sair e foi o que ele fez vendeu rapidamente a sua parte na propriedade rompeu a unidade familiar porque a unidade da família numa aldeia está na propriedade comum isso é importante a gente pensar mesmo que o pai morrer se a mãe morrer seus irmãos na maioria das vezes continuavam juntos cultivando aquela propriedade aquilo tinha um valor emocional o valor familiar de repente ele provoca uma ruptura grave porque o patrimônio foi rompido o meio e vendido pra outra pessoa da aldeia a família dividiu-se e todo mundo na aldeia ficou
sabendo que naquela família havia um problema sério de relacionamento entre o pai eo filho mais novo um problema sério que causou uma divisão da família ele então veio de rapidamente a sua parte que é algo inusitado porque quem pessoas que já viveram oriente estão acostumadas àquela região síria iraque e afeganistão no norte da galiléia nossa palestina sabem que é muito difícil você comprar e vender o imóvel naquela região as negociações duram meses a forma como eles encaram a terra é diferente da nossa a identidade deles está na terra vender até é algum sério é uma
cerimônia quase nesta parábola em ele vende rápido porque se ele permanecesse a aldeia poderia pedraja e poderia ser agredido pelos aldeões ele não vem de tudo e foge da paraíba não diz como mas ele gasta tudo gasta tudo aqui é preciso entender uma coisa não era uma propriedade tão grande assim também vão desde pequenas desde pequeno ele recebeu dinheiro dinheiro naquela sociedade não tem tanto valor assim as pessoas vivem na terra do cultivo é de que plantas de cereais apascentando rebanhos pegou dinheiro embora gastou tudo e aqui começa o sofrimento do jovem porque há uma
fome na região e aquilo era comum bastava uma seca mais longa e você tinha falta de comida os rebanhos morriam eu gosto de pensar quando estamos quando estamos examinando essa parábola em algumas regiões do nordeste brasileiro aquelas vaquinhas madryn e aí aqueles e aquelas pessoas lá na terra esperando chover pois bem aconteceu isso ele sem dinheiro sem propriedade sem ter o que cultivaram onde cultivar é obrigado a pedir emprego perde o emprego e aqui começa um processo de inspiração sério porque qual o emprego que ele consegue cuidar de pólos hora naquela sociedade da palestina até
hoje até hoje mas sobretudo no primeiro século era humilhante milhão ante cuidar de pouco porque povo era considerado um animal e mundo não pode comer a carne se quer ter contato com o pouco que irá cuidar do povo apascentar corpo mas a porcos eram atividade humilhante o que essa palavra da querendo dizer é que o jovem atingiu o fundo do poço o fundo do poço mas tem sempre jeito de piorar não bastasse a situação de ter que cuidar de portos eles não davam comida pra ele e os corpos daquela região se alimenta se alimentam de
uma espécie de vagem essa barragem ne lá tem dois tipos têm um tipo que é chamada planta gafanhoto que é uma vagem doce é docinha e tem valor nutritivo era essa que joão batista comia a vagem da fã 18 e tem um outro tipo de vagem que era dada pelos povos que é uma vagem amarga que tem pouquíssimo valor nutritivo que uma situação de fome se não vai dar vantagem do sim do povo ele então começa a comer desce desse alimento de porco fora se cuidar de pouco era humilhação que irá comer a comida que
o povo comigo mas essa vagem que o porco homem não tinha valor nutritivo e ele então começa a passar fome e aqui começa o processo de recuperação espiritual do moço do jovem ele pensa quantos trabalhadores assalariados do meu pai tem pão carne lugar para dormir e eu que sou filho eu sou filho estou aqui nessa terra longínquo comendo comida de por cain se diz a parada e ele caindo em si um processo de despertar da consciência levantar-me-ei que percebeu que estava caído levantar-me-ei irei ter com o meu pai e vou dizer para ele pai pequei
contra o céu e na tua presença me recebe como um dos teus assalariados deixa eu trabalhar como um assalariado na propriedade que um dia foi minha op mas tem alguns detalhes aqui que escapa em alguns detalhes aqui que escapa na verdade esse moço tinha três grandes problemas para resolver três grandes problemas o primeiro problema ele insultou o pai ao pedir a divisão dos 10 nós já vimos isso insultou o pai e aqui ele precisaria apelar para a miss pará misericórdia do pai para que ele o perdoasse do insulto e da humilhação o que toda a
aldeia com que a aldeia interpretou essa situação e ter preto isso como uma humilhação para aquele pai aquele pai foi humilhado publicamente como é que ele teria que aparecer e pedir perdão por um pai que é um patriarca de uma sociedade deste tamanhozinho de perdão esse é o primeiro obstáculo dele mas acredito que eram mais simples o segundo ele precisaria enfrentar alguém porque ele foi proscrito com essa atitude ele foi expulso pela aldeia em aldeia não recebe mas ele e se ele chegar a centrar se na aldeia ele seria pelas tradições daqueles daquele povo seria
humilhado publicamente e possivelmente até apedrejado em praça em público por que você quebra códigos de ética que são fortes a gente basta citar um exemplo trágico que nós presenciamos agora há pouco tempo no brasil que foi o pai está sendo acusado está envolvido no caso da menina que foi retirada do apartamento o pai está respondendo processo é considerado o maior suspeito do crime como que a sociedade reagiu às farc ele quebrou regras da nossa sociedade que são inadmissíveis serem quebradas da mesma forma esse moço da mesma forma esse moço ele tocou numa ferida séria como
é que ele ia fazer tinha que entrar na aldeia mas tem um terceiro problema ainda um terceiro problema ele rompeu com o irmão mais velho porque ao pedir a parte dele na herança qual a mensagem que ele passou para o irmão eu não quero depois da morte dos nossos pais dividir propriedade com você ora isso é grave isso também é gravíssimo porque você tá rompendo elo da família isso significa que a família não terá continuidade e isso no oriente a série é muito sério uma das coisas que mais chocam executivos ocidentais você chega nessa região
da sicília da índia e encontra executivos milionários antes de ele fechar um negócio ele vai lá na aldeia conversar com o pai o pai ele importa na aldeia chega a um empresário de helicóptero pai estou fechando um negócio queria sua bênção meu pai tem que dar benção tamanho é o respeito pela figura paterna pela tradição da família e isso pra nós ocidentais é quase incompreensível é normal a gente pega o celular liga né a notícia boa fechar um negócio lá não tem que lá beijar a mão do pai pedir a bênção autorização e o filho
é independente não depende mais do pai mas pelas regras orientais não vê isso o filho é responsável pelo pai enquanto ele estiver vivo ele deve respeitar o bai enquanto estiver vivo ele só conquista liberdade plena após a morte dos pais é um outro padrão e aqui o jovem moço teria que ver com o irmão porque ele ia pedir emprego na propriedade mas aquela propriedade agora era herança do irmão e ele rompeu com o irmão pela parábola ele não tinha planos e ele só pensou se eu vou conversar com meu pai vou dizer pai cometi um
erro me perdoa mas ele não tinha nenhum plano para a aldeia e nem pelo irmão ele não pensou nisso mas a parábola processo e aqui jesus revela que é o mestre insuperável que vai acontecer o moço se põe a caminho para casa é o vetor cheio de incertezas com três problemas em uma solução mais ou menos pra um dos problemas mas o que acontece e acontece uma coisa extraordinária mas antes de eu contar que coisa extraordinária acontece nos dar mais um consumo tão sós ituano daqui a pouco nós vamos entrar na interpretação mas é preciso
a gente entender esse contexto cultural porque isso aqui não é uma parábola contada pela brasileira isso aqui foi uma parábola contada oriental no século 11 por isso é importante entender isso em uma aldeia um ancião um pai de família ele anda um lento e majestosamente o ancião na aldeia anda devagar aquelas únicas longas lento pausado usado é uma humilhação humilhação um ace ão uma pessoa mais velha seja mulher ou homem sair correndo sul existe se for numa aldeia daquela do oriente e alguma pessoa mas ela está correndo corre corre basta que tenha algum problema sério
eles não correm aliás isso é antigo na só no oriente aristóteles já dizia isso conhece um ancião pelo seu caminhar ou andar solene bom saber que vai acontecer nesta parábola o moço aproxima mas está longe ainda de da aldeia ele tá longe o pai o vê de longe é o pai quem ouve ele ainda não chegou ele não caminhou tudo o que tinha que caminhar o bairro à vista de longe e sai correndo pela aldeia olha quando esse pai sai correndo pela aldeia a aldeia parou parou todo mundo tá acontecendo algo especial nas aldeias o
país corre sai da aldeia e corre corre e encontra consigo um filho o que ele fala não devemos falar nada o pai o abraça e começa a beijar repetidamente no rosto dele porque isso é sinal que isso nessa sociedade alguém do sexo masculino beijar outro do sexo masculino repetidamente no rosto que sinal s quando há um problema na sociedade do oriente até hoje quando há um problema um conflito entre duas pessoas você chama um mediador um conciliador esse conciliador tem que ser alguém da confiança dos dois ele então conversa com os dois rapazes água se
chegar a um acordo sapo que é o sinal de que o acordo foi firmado de que o problema foi resolvido você beijo no rosto isso é sinal de reconciliação então aqui na paraíba o pai beijar repetidamente o rosto do filho significa sempre ousar dizer nada não precisa palavras ele está dizendo um bem grandão assim eu te perdôo você está perdoado estamos reconciliados o rompimento meu filho que você causou que você causou está no lado alguém vai perguntar a si e cada um com senador ken que fez a mediação sabe quem a quem incumbe o dever
de fazer a mediação num conflito entre um filho eo pai o outro filho de preferência mais velho o irmão mais velho quando mais novo pediu para repartir os bens era dever dele intervir e conseguir o que ele fez silenciou silenciou foi a primeira falha gravíssima do outro irmão que todo mundo ler a parábola e pensa só no filho pródigo ninguém pensa no outro irmão o primeiro erro gravíssimo do irmão mais velho foi foi a omissão ele se omitiu ele não exercer um papel de irmão mais velho que era conciliar de tinta é chamado o irmão
mais novo é da conciliação mas ele permitiu a divisão porque na realidade ele extrair benefícios dessa divisão afinal de contas o que ficou na dele só que um teve coragem de pedir o outro se aproveitou que o outro pediu vamos começar a identificar os problemas no filho mais velho mas o beijo repetido do pai mostrava o perdão incondicional aí alguém vai perguntar assim o problema com a aldeia ora o pai se humilhou mais uma vez se humilhou e essa humilhação do pai e impede que a aldeia faça algo contra o filho o pai terá saído
correndo pela aldeia e perdoado publicamente aldeia inteira vendo aqui é um sinal de você meu filho não tem mais problema com a aldeia o pai o segundo problema que o filho tinha quero aldeia o pai resolveu e aqui nós vamos percebendo como que jesus vai construindo a figura de um pai amoroso de um pai enormemente amoroso que esse pai da parábola é deus é deus jesus está utilizando esses elementos da cultura daquela aldeia para fazer uma referência ao deus para mostrar que a bondade o amor o perdão de deus são infinitos esse é o ponto
o pai se humilhe resultou o filho tem dois problemas resolvidos quando ele percebe isso ele falou pai pequei contra ti perante o céu não há contra o céu perante tim e o pai não deixa determinar que ele pedir deixa eu sou assalariado né ele pediu emprego o pai interrompe vir por servos e fala-se traz roupa para ele traz uma sandália e traz um anel que significa isso significa simples é simples só anda de sandália o filho observa nas calças o anel é um anel da família usa o pai o irmão mais velho eo mais novo
é o anel da família é o sinal de sou filho ea roupa é a roupa que os filhos recebem convidados numa festa quando a festa na aldeia jesus está passando aqui o que aqueles ouvintes entenderam que o pai disse para o filho mais jovem não precisa nem ser pedir para trabalhar não você vai voltar a ser filho eu estou restaurando você na condição de filho e tem mais o pai poderia ter virado por certos e dito assim mata um cabrito duas ovelhas que se imagina numa aldeia como essa que tem 30 20 casas 20 famílias
que moram ali são proprietários se você matar um boi que mandou matar um boi significa quando ele diz assim mata o boi usar odeon entenderam é festa paul baker é mais ou menos assim todos vocês da audição com os deputados não têm geladeira e freezer não tem carne um saque você compra lá tá pesado já congelado se não for comigo provocar estraga e matar um boi e fazer uma festinha privada é uma humilhação na aldeia é uma desfeita se você matou 2 e tem convidar todo mundo lança já não precisava convidar receptivos agregar uma passa
um gabinete civil vizinhos tentavam trazer um ponto dele é tudo coletivo é tudo coletivos e matar um boi é o da inteira e é esse o sinal do pai porque é o banquete da reconciliação do filho um aldeia é uma festa dada para que haja uma perfeita integração do filho na comunidade porque quando alguém comete um erro você causa problemas no seu círculo pessoal mas você causa problemas na comunidade onde você disse também que na reencarnação o resgate não é só com as pessoas que você prejudicou diretamente mas é um resgate também na comunidade em
que você estava a perturbação que você criou ontem ser restaurado é da lei aqui é chamado à comunidade mas faltou um problema faltou o problema tem um irmão mais velho o irmão mais velho não estava trabalhando quando ele chega à aldeia para dançando cantando o boi já tá assando até uma festa então ele pergunta o que está acontecendo o pai matou boi não que a ocasião especial fim na ocasião especialíssima seu irmão voltou é possível e aqui começa a revelação da personalidade do filho mais velho é aqui que começa a se revelar ele já tinha
mostrado o pontinho das garras que é quando ele se omitiu e em conciliar o irmão eo pai mas aqui ele vai pô como dias lá em minas todas as garrafas para fora o filho mais velho é na sociedade oriental o primogênito o primogênito representa o pai se o pai se ausenta quem responde pela casa é o filho mais velho é tanto que a parte na herança dele é maior se você tem dois filhos e tem que dividir os bens por três o que o filho mais velho tem dois terços ele representa o que que a
aldeia espera do filho mais velho o pai não perdoou pedro o que é o de está esperando esse filho mais velho que ele entre na casa vista a sua roupa de anfitrião e receba os convidados junto com o pai esse é o papel dele ele tem que receber o mesmo que ele não concorde com o pai depois vai conversar em privado com o pai depois que a festa acabar ela pai mas é um conto com isso que já é um problema você verá um pai naquela sociedade falar que não concorda com ele já é um
problema mas o que ele faz em público na frente de toda a aldeia ele vira e diz eu não vou entrar nós tem um ditado se lavar roupa suja a roupa suja se lava em casa aqui não aquele não lavou na frente da aldeia esposa o problema todo o qual dei e mais uma vez o pai se humilha se humilha vem até o filho fala meu filho entra o pai não fala pai ele não fala pai ele deveria falar do pai que é o tratamento respeitoso desrespeitosamente ele diz assim tenho te servido há tantos anos
e você nunca matou um cabrito pra me alegrar com os meus amigos ele entendeu e não entendeu nada porque não entendeu por que esse filho mais velho a vontade dele era ter saído da aldeia também ele nunca esteve naquela casa ele só não teve coragem de fazer o que o filho pródigo fez o pai restaura a família o pai une novamente a família o pai está ali se alegrando cuidando dos interesses da família e ele está pensando no cabrito com os amigos o coração dele está vibrando em outro lugar ele é um egoísta mas é
um egoísta covarde porque o filho pródigo é egoísta corajoso pelo menos ele teve a coragem de sair o outro estava lá mas na verdade nunca esteve e aqui sim serra a parábola com a lição de jesus do pai né jesus conta o pai vir falar do filho tudo o que é meu te pertence do que me pertence mas era justo nos alegrarmos com retorno do teu irmão que ele estava morto e reviveu estava perdido e foi encontrado e termina a partida essa é a palavra agora nós vamos interpretar la à luz da doutrina espírita até
aqui nós cuidamos apenas dos aspectos culturais a gente entender para você não perder nada nós vamos entrar nós vamos entrar porque jesus contou essa parábola sabe porque ele chega num lugar e fazem um almoço naquela sociedade quando você como hoje nós aqui no brasil também se você recebe alguém em casa pra comer na sua mesa significa que você tem um apreço para essa pessoa é um uma honra mesmo na nossa sociedade é convidada para jantar almoçar na casa de alguém é um sinal de que uma camada da agenda 21 de uma amizade de uma possibilidade
naquela sociedade muito mais mas quando jesus senta-se para comer ele chama publicanos e pecadores para comer com ele e os fariseus que estavam assistindo falando é possível você se diz um mestre comendo com pessoa sintur horas que você recebe pessoas impuras jesus então conta essa pa e aqui fica fácil porque ele está descrevendo duas atitudes os publicanos e pecadores representam o filho pródigo e os fariseus escribas representa o filho mais velho go está são aos dois tipos de atitudes que nós podemos ter para com deus é aqui que começa aqui começa diz emanuel no livro
consolador quando lhe perguntam se o determinismo divino é o do bem quem criou o mal e mano responde o homem confiando mais em si mesmo que na providência divina confiando mais em si mesmo e na providência divina transforma-se num foco de ações contrárias a essa lei transforma a sua fragilidade num foco de ações contrárias à lei divina eis o mal eis o homem confiando mais em si mesmo e transforma a sua fragilidade em foco de ações contrárias à lei divina é isso mas hoje é preciso recompor os elos dessa relação sagrada eis o resgate quem
manda dizendo toda vez que na nossa evolução espiritual nós nos afastamos de deus nós rompemos os elos que nos unem ao criador você passa a viver em torno da sua própria fragilidade você cria um foco uma infecção estomacal porque a lei divina é a lei do amor é simples é simples lei do amor funciona mais ou menos assim todos somos iguais todos somos iguais perante deus e todos devemos ser feliz de forma igual mas quando rompemos os elos com deus que é o que fez o filho pródigo pai da minha parte na herança da minha
parte na herança a pergunta que eu tenho para fazer aqui é uma pergunta de matemática um matemático alguém ligado a exatas na platéia me ajudar os bens de deus que deus é o proprietário de tudo alguém tem dúvida de que o proprietário do universo infinito é deus os bens deles são limitados não são infinitos quantos filhos ele tem infinitas enquanto que é esse / infinito o que é a sua parte na herança divina já pensamos nisso nós somos criados espíritos e mortais ninguém aqui ninguém aqui ninguém é que nunca vai morrer você vai desencarnar é
outra coisa e aí eu tenho uma notícia ruim tem uma boa quando se quer empreender rodar ruim todos aqui vão desencarnar alguns vão antes ou depois todos aqui vamos encarar o corpo vai pro caixão mas você espírito imortal não você é eterno você tem desde de quando fomos criados até hoje nós somos sustentados pela providência divina são sustentados por fazer uma pergunta simples eu lembro uma vez um programa desses morisco né sair na rua com uma pessoa com microfone pergunta nova no brasil agora vamos criar um imposto de uma quantidade de oxigênio que você respira
e vão medir o nariz da pensão então na mesma época a pagar imposto maior de pessoas que acreditavam né eu acho justo que tem um nariz maior respira mais a o certo é que oa que nós respiramos é gratuito o corpo que nós recebemos é gratuito a vida é um dom gratuito quando os corpos nós já utilizamos até hoje na fileira das nossas encarnações quantos quantos já que a gente pode prosseguir no raciocínio quantos quilos de trigo foram necessárias para nos alimentar até hoje vou nem falar dos animaizinhos que não vai criar um dos bichinhos
morrer vou nem falar isso quando somos herdeiros herdeiros de um deus que é infinitamente infinitamente rio é uma ilusão utilizar os patrimônios que nós recebemos e a quinta falta de património financeiro saúde inteligência beleza dinheiro dom artístico todas essas faculdades são patrimônios que nós só adquirimos graças a providência divina teve o seu esforço a aquisição mas se não fosse a providência divina patrocinando não teria jeito mas não sabe que nós fazemos alguns de nós que tem outro lado do filho mais velho ao falar do filho pródigo alguns de nós diz assim eu vou romper as
minhas relações com deus não quer saber de lei de amor não eu agora vou viver a lei do eu doeu no mundo do eu no mundo do eu funciona assim eu sou mais importante que todos vocês é assim que se chama orgulho eu sou o mais importante essa é a primeira chaga da humanidade o orgulho é o reinado do eu segundo a chaga egoísmo tudo pra mim primeiro eu eu ganho você perde eu feliz ainda que você tem que chorar quando se juntam essas duas coisas o orgulho eo egoísmo nós criamos um câncer em torno
de nós isso tem um nome e se chama mal esse é o mal esse é o mal às vezes as pessoas perguntam assim a pessoa tá começando na doutrina espírita está lendo o livro dos espíritos naquele início pergunta nesse negócio que eu leio um novo pensamento que fala do diabo eu sou o diabo existe chuva existe já existe tá dentro de cada um de nós chama se sabe qual é o nome dele o orgulho eo egoísmo orgulho eo egoísmo orgulho eo egoísmo que leva um pai a tirar uma filha da janela orgulho eo egoísmo que
leva o exército agora a invadir um país e matar 40 mulheres e crianças é isso essa é a história do filho pródigo é o filho que resolveu viver longe do pai e aí de semana sabiamente criado mal instaurou-se o reinado do eu ele afastou se da lei de amor que a lei de amor é assim olha eu sou importante mas você também é como eu ao nos relacionarmos de qualquer fama ao encontrar com você na rua ou trabalhar qualquer tipo de relacionamento humano eu tenho que ganhar você também eu não posso estar aí minha felicidade
da infelicidade todo e eu tenho que fazer de tudo para que todos estejamos bens essa é a lei divina todos os filhos vivendo na mesma casa paterna é escapar a bola tá dizendo todos os filhos vivendo na mesma casa paterna mas não nós nos afastamos criamos um reinado do eu é isso mal urge pagar pelo erro não é isso que mano falou ataque criado mal então aqui tem que fazer agora pagar pelo hernán recompor os elos dessa união sagrada quando a dor nos visita quando uma inspiração e um resgate bate à nossa porta o objetivo
não é massacrar não é nos fazer sofrer o objetivo é nos acordar é reatar os laços com deus é luz trazer de volta para a casa paterna é nos trazer de volta para a lei do amor essa é a função da dor e do resgate nos trazer de volta pro amor foi o que aconteceu com o filho pródigo o que aconteceu eo filho e gosto o filho e goes esta que aqui representa atitude farisaica que atitude farisaica eu vivo uma vida aparentemente religiosa eu vivo uma vida em que aparentemente o cumpra as leis mas no
fundo eu também sou velho egoísta e orgulhoso porque porque quero um deus exclusivista o deus que cuida de mim e da minha família mesmo que o meu semelhante tem que morrer esse é seu filho com isso o que é que mano vai dizer sobre ele agora que sutileza para que mano disso vamos encerrar motorsport de maneira geral os créditos apenas enxergaram o filho que abandonou a paterna a fim de viver nas estrelícias do escândalo tornando se credor de todas as punições e raros aprendizes conseguiram fixar o pensamento na conduta condenável do irmão que permanecia sob
o teto familiar não menos passível de repreensão observando a generosidade paterna os sentimentos inferiores que o animam sobem à tona e elano na demonstração diz o venice contrariam a vibração de amor reinante no ambiente doméstico fica contrariado pelo amor que está reinando alega como autêntico preguiçoso os anos de serviço em família invoca na posição de crente vaidoso a suposta observância da lei divina quem desrespeita o genitor abriga mano falou ele conhece os homens desrespeito genitor incapaz de partilhar o justo entendimento esse é o falso religioso é o religioso convencionalismo ele observa rituais ele observa normas
mas por dentro ele é o mesmo e egoísta e orgulhoso que é o filho pródigo ele não entendeu o pai e aqui nós terminamos o seguinte como a frase de manhã a mulher palavras vida terra chamado filhos e servos filhos e servos que nessa casa que nós tínhamos dois filhos e tinha os servos qualquer diferença só não entendo essa diferença na verdade nessa casa os dois filhos eram filhos mas agiam como servos a diferença é o seguinte servo é aquele que presta serviço ao criador mas recebe remuneração por isso como assim significa o criador tem
propósitos para o universo o certo é aquele que coopera com deus mas ele não comunga dos propósitos de vimos ele vive para satisfazer os seus propósitos individuais e às vezes para esta serviço a deus desde que receba e tem muita gente que vive nesse processo de barganha com deus olha vou fazer isso me dá isso o filho o filho é aquele espírito que atingiu um estágio espiritual onde os propósitos dele são os mesmos propósitos de deus o que ele deseja é o que deus deseja ele vive o pai na casa paterna e ele entendeu que
tudo o que é de deus é dele e esse é o nosso desafio do ponto de vista espiritual nos tornarmos filhos absolutamente integrados na lei de amor absolutamente integrados nos propósitos do criador muito obrigado boa noite que deus abençoe a todos