nós vamos abrir agora queridos a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 9 e nós vamos do verso 15 até o verso 27 Pelo menos é o plano não sei se nós conseguimos chegar até lá primeiro aos Coríntios Capítulo 9 de 15 a 27 eu porém não tenho feito uso de nenhuma dessas coisas e não escrevo isso para que assim se faça comigo preferiria morrer a deixar que alguém me tire essa Glória SE anuncia o evangelho não tenho de quem me glorear pois sobre mim pesa é essa obrigação porque ai de
mim se não pregar o Evangelho se o fácil de livre Vontade tenho recompensa mas se faço por obrigação é porque é uma responsabilidade me foi confiada nesse caso Qual é a minha recompensa é que anunciando o evangelho eu apresento de graça para não me valer do direito que ele me dá porque sendo livre de todos fiz um escravo de todos a fim de ganhar o maior número possível para com os judeus firme como judeu a fim de ganhar os judeus para os que vivem sobre o regime da Lei como se eu mesmo assim vivesse para
ganhar os que vivem debaixo da lei embora eu não esteja debaixo da lei aos Sem Lei como se eu mesmo fosse não estando sem lei para com Deus mas debaixo da lei de Cristo para ganhar os que vivem fora do regime da Lei fiz-me fraco para com os fracos a fim de ganhar os fracos fiz-me tudo para com todos a fim de por todos os modos salvar alguns tudo faço por causa do evangelho para ser também participante dele você não vocês não sabem que os que correm no estádio todos na verdade correm mais um só
leva o prêmio corram de tal maneira que ganha o prêmio todo atleta em tudo se domina aqueles para alcançar uma coroa corruptível nós porém a incorruptível assim corro também eu não sem meta assim luto não como desferindo golpes no ar mas esmurro meu corpo e o reduza escravidão para que tendo pregado a outros não venha eu mesmo a ser desqualificado até aqui a leitura da palavra de Deus primeiro aos Coríntios 9 de 15 a 27 Oremos mais uma vez senhor nós pedimos agora a iluminação do teu espírito santo iremos que nos conduzas através das sagradas
letras inspiradas pelo teu espírito e cometidas a escrita pelo teu servo apóstolo Paulo ajuda-nos a entender o Deus o que está escrito e de que maneira isso se aplica a nós que vivemos tanto tempo depois numa cultura tão diferente embora sejamos o mesmo povo passemos por coisas similares ajuda nos a ver a relação e fazer aplicação nós Oramos também pela pela tua igreja no Brasil esses momentos difíceis Oramos também Senhor pelo pelo nosso país Oramos aqui pela cidade de Recife pelo Estado de Pernambuco que foi solado com essas chuvas ó Deus Trazendo tanto sofrimento para
tanta gente queira o Deus abençoar e ajudar os desvalidos os que ficaram desprovidos aqueles que sofreram com essas enchentes e nós pedimos que o Senhor nos dê também coração para abençoar e ajudar essas pessoas no que nós pudermos fica conosco Deus abençoe esse momento juntos aqui pedimos em nome de Jesus amém Cristo nós estamos na quarta grande porção da primeira carta de Paulo aos Coríntios onde ele trata de uma questão específica que era foi movida por uma pergunta feita pelos próprios membros da igreja de Corinto quanto a legalidade possibilidade ou conveniência deles comerem carne sacrificada
a Ídolos uma vez que Possivelmente uma vez que é possivelmente qualquer carne que fosse consumida ali teria vindo do templo Pagão uma vez que havia muitos desses templos eles usavam mesmo sistema de sacrifício que era usado no meio dos judeus animais de primeira eram ali abatidos os sacerdote não dava conta de ficar com toda aquela carne uma parte era ia parar lá no mercado público outra parte ficava com os adoradores daqueles Deuses pagãos que levavam essa carne para comer com seus amigos ou seja comer carne em Corinto corria o risco de ser uma carne que
tenha passado pelo tempo de uma das muitas divindades que haviam lá na cidade e os cristãos tinham essa pergunta Será que podemos comer podemos nos arriscar a correr o risco de comer uma carne que foi sacrificada a Deuses pagãos e A igreja tava dividida em dois grupos um que achava que podia outro achava que não e aí a confusão estava instalada e eles aproveitam uma carta que mandam para o apóstolo Paulo para inserir essa pergunta que Paulo leva três capítulos para resolver nós já vimos o primeiro Capítulo Capítulo 8 onde o apóstolo Paulo estabelece alguns
princípios para resolver esse assunto sendo o mais importante a necessidade de nós por amor aos irmãos Por Amor à igreja abrimos mão de direitos que nós temos no caso Paulo concorda com os irmãos que achavam que não tinha problema nenhum uma vez que esses Deuses eram deuses falsos uma vez que Deus é o autor de toda coisa boa Então Paulo se sentia livre juntamente com esse irmãos para comer para comer carne mesmo que tivesse esse risco de ter vindo do templo Pagão mas por causa daqueles que ainda tinham escrúpulos era melhor abrir mão desse direito
porque a gente quer muito mais agradar a Deus e os outros do que a nós mesmos Então nesse sentido no Capítulo 8 Paulo estabelece Esse princípio que a nossa liberdade é controlada pelo amor e amor aos irmãos e amor ao evangelho de Cristo no capítulo 9 Paulo fala da sua própria vida ele usa o seu exemplo para reforçar o que ele está dizendo na primeira parte do capítulo ele estabelece os seus direitos ele é um Apóstolo de Jesus Cristo e ele tem direito a receber sustento das igrejas que ele havia plantado e a quem ele
servindo ele tinha esse direito isso aí Ele defende apresentando nós vimos sete argumentos três argumentos tirados do uso comum do bom senso três outros derivados da escritura e um baseado na similaridades se eu semeiei coisas espirituais é muito recolher coisas materiais e nós terminamos com o apóstolo dizendo que ele não se avalia desses direitos porque fazê-lo naquele contexto seria colocar de alguma forma um obstáculo ao evangelho e Jesus Cristo no restante do Capítulo 9 o apóstolo Paulo expõe esse ponto expõe com mais profundidade ele vai falar da sua renúncia de do direito de receber sustento
ele vai falar do que o propósito dele é ganhar o maior número possível de pessoas e vai terminar falando do Cuidado que ele tem para não ser desqualificado na pregação do evangelho tudo isso como objetivo de ensinar a igreja de Corinto e que existe uma coisa mais importante para nós do que desfrutar da nossa liberdade e direitos que nós temos em Cristo Jesus que é preservar o evangelho e a consciência dos nossos irmãos no capítulo 10 aí que vai ficar mais interessante ainda Paulo vai usar a história de Israel no deserto como exemplo de pessoas
que usaram a sua liberdade de maneira errada e acabaram sofrendo as consequências e ele vai responder três perguntas que são as três perguntas que os Coríntios fizeram posso comer carne lá no templo Pagão posso comer carne na casa de um amigo meu que é Pagão e me convidou posso comprar carne no mercado e levar para casa ele vai responder essas três perguntas no capítulo 10 Então segura aí nós estamos só preparando Capítulo 10 é que é adrenalina né bem emocionante a gente vê o apóstolo Paulo respondendo essas perguntas e eu creio que as respostas elas
são surpreendentes para muita gente que não imaginava que o apóstolo Paulo tivesse a mentalidade que ele vai demonstrar aqui mas hoje nós vamos nos concentrar na parte final do capítulo 9 vamos ver se nós conseguimos descobrir tudo isso que nós falamos aqui porque é bastante material tem muita coisa aqui então do verso 15 a 18 é a primeira parte Paulo fala da sua renúncia do direito que ele tem de receber sustento por pregar o Evangelho então aí no verso 15 ele diz eu porém não tenho feito uso de nenhuma dessas coisas e não escrevo isso
para que assim se faça comigo eu preferiria morrer a deixar que alguém me tire essa glória ele faz referindo aos direitos que ele havia já defendido e que estão aqui no início do Capítulo 9 ele argumentou como eu disse a partir da escritura do senso do bom senso Da Lógica de que o trabalhador é digno do seu salário e que isso se aplica também aos que pregam o evangelho Eles teriam o direito de receber o sustento daquelas pessoas que são abençoadas pelo Ministério deles porém Paulo diz aqui ele não tem feito uso de Nenhuma destas
coisas ele tá se referindo ao tempo que ele estava servindo na igreja de Corinto e até o presente ele durante o tempo que tava lá ele não cobrou para pregar o Evangelho não estabeleceu um preço e não exigiu nada da igreja de Corinto nada ele não quis fazer isso na verdade ele se sustentou através de um trabalho secular que era fazer tendas isso porque ele já sabia que se ele recebesse algum sustento da igreja de Corinto seria acusado de mercenário porque esta era a acusação que se fazia constantemente contra ele especialmente aqueles que não criam
que ele era de fato um Apóstolo de Jesus Cristo Então por amor ao evangelho por amor aos Coríntios Paulo não tinha usado o seu direito de receber sustento daquela igreja e ele faz uma ressalva aqui que ele eu não escrevo isso para que assim se faça comigo ele tá deixando bem claro que o fato de que ele mencionou isso não quer dizer que lá no fundo ele tá dizendo mais agora se vocês quiserem pagar o atrasado eu não tenho dificuldade nenhuma com isso aqui não diz o apóstolo Paulo eu não tô escrevendo aqui para que
vocês agora comecem a me sustentar de jeito nenhum e ele faz uma declaração muito forte aqui de como ele estava resolvido realmente a não receber nada da igreja de Corinto por conta do Evangelho ele diz no final do verso 15 que prefere morrer a deixar que alguém lhe tire essa glória aqui tem que ser entendido morrer de fome né Eu prefiro morrer de fome sem receber nada de vocês para o meu sustento do que alguém me tire essa glória a glória que ele se refere que a gente vai ver em seguida é ele apresentar o
evangelho aos Coríntios nada receber dos Coríntios sem nada receber para o apóstolo Paulo disseram motivo de um santo orgulho né de glória é assim que a gente deve entender o segundo ponto aqui dessa primeira parte que é introduzida aqui pelo verso 15 é esse aqui que para Paulo ele tomou essa atitude porque para ele pregar o Evangelho era uma obrigação que Deus colocou sobre ele era obrigação que Deus colocou sobre ele verso 16 se eu não se o evangelho não tenho de quem me gloriar pois sobre mim pesa essa obrigação Deus deu essa obrigação ao
Apóstolo Paulo quando o salvou no caminho de Damasco Quando o senhor Jesus ressurreto apareceu para ele de forma gloriosa e não somente ali o apóstolo Paulo foi salvo Perdoado dos seus pecados Mas ele foi comissionado por Deus para pregar o Evangelho gentios Deus lhe deu a obrigação no caso do apóstolo Paulo foi conversão e chamado ao mesmo tempo no mesmo evento Deus não somente o converte mas Deus também lhe dá essa obrigação de anunciar o evangelho aos gentios portanto é um cargo que o apóstolo Paulo tinha recebido da parte de Deus então ele tá consciente
de que se ele anuncia o evangelho ele não tem de que esse gloriar porque essa é a obrigação que Deus lhe deu pressuposto aqui é se eu anuncio o evangelho e recebo normalmente por isso e vivo do Evangelho como é normal não tem Glória nenhuma para mim porque na verdade eu estou só me desempenhando da minha obrigação que Deus me deu quando me chamou no caminho de Damasco Mas verso 17 sim final do verso 16 por isso ele disse ai de mim se não pregar o Evangelho ele tava bem consciente dessa obrigação sabia que não
era motivo de Glória pregar e sabia também que se ele se recusasse a cumprir essa obrigação ele que tinha sido salvo pela graça ele que foi agraciado com essa visão do Cristo ressurreto que foi comissionário diretamente por Jesus ele sabia que ele estava sujeito a Ser castigado por Deus ai de mim ai de mim se eu não pregar o Evangelho Paulo carregava essa convicção profunda da obrigação que ele tinha de pregar o evangelho de Cristo portanto quando ele pregava ele não tava fazendo nada mais do que a sua obrigação tá bom obedecendo ao chamado que
Deus havia colocado sobre ele no verso 17 ele diz se faço de livre vontade tenho recompensa mas se faço por obrigação é porque uma responsabilidade me foi confiada perceba que eu tentei colocar aqui quatro consequências ou implicações dessa obrigação que Deus tinha colocado para ele a primeira nós já vimos não é quais são as implicações aqui que Paulo menciona do fato de pregar e que ele tinha essa obrigação de pregar o Evangelho primeiro nós já vimos no verso 16 que se ele pregar se ele não tinha de que esse gloriar era alguém que tava cumprindo
sua obrigação dever de segundo ai dele se não pregasse o Evangelho é a segunda implicação de sair terceiro se ele pregasse por obrigação estaria apenas cumprindo sua responsabilidade verso 17 e no verso 18 se ele pregasse livremente de boa vontade sem receber nada ele receberia de Deus uma recompensa verso 17 se eu faço de livre Vontade tenho recompensa e não verso 18 nesse caso Qual é a minha recompensa é que anunciando o evangelho Eu apresento de graça para não me valer do direito que ele dá é mais ou menos Paulo dizendo assim entre receber salário
aqui por pregar o evangelho e receber a recompensa que Deus vai me dar por pregar livremente eu prefiro Essa nem que eu tenha de morrer de fome prefiro morrer de fome aqui Alguém me tire essa Recompensa é uma talvez a maneira mais eloquente do apóstolo Paulo dizer eu não estou interessado ou eu não estou pregando o Evangelho com fins mercantilistas eu não sou um mercenário eu vivo aquela recompensa que Deus vai me dar porque eu não me valendo direito O próprio Deus me deu de viver do Evangelho eu abri mão eu eu faço isso voluntariamente
faço isso voluntariamente é claro que ao nos debruçarmos sobre essa renúncia de Paulo ao seu salário pensando na recompensa que Deus haveria de lidar por isso isso aqui tem que ser encarado com muito cuidado Antes de nós colocarmos como um paradigma para o ministério evangélico O apóstolo Paulo tinha o dom do celibato ele não tinha uma família ele foi chamado para apóstolo que significa que ele tava sempre na fronteira anunciando o evangelho em locais hostis e vivendo uma vida onde ele era apedrejado de cidade em cidade vivia apanhando vivia sendo rejeitado onde era impossível ter
uma família Então a gente tem que levar essas coisas em consideração o fato de Paulo dizer isso não quer dizer que esse padrão aqui de abrir mão dos do seu salário é um modelo para cada pastor para cada Ministro do Evangelho Desde o tempo de pala até o dia de hoje como ele mesmo reconheceu antes o trabalhador é digno do seu salário né quem Escutou Na segunda-feira passada a mensagem da segunda-feira passada do início do Capítulo 9 Paulo gasto a primeira parte do capítulo estabelecendo Exatamente esse ponto de que o pregador do Evangelho ele tem
direito de receber o sustento material daqueles que são abençoados espiritualmente através do ministério dele mas no caso do apóstolo Paulo ele não se Valeu desse direito ele não se valeu o ponto é ele não se Valeu porque ele sabia que seria acusado e ele tava avisando essa recompensa maior que receberia na glória se ele pregasse o evangelho de boa vontade Ele tá dizendo isso aqui porque você a gente não pode perder de vista o quadro maior o que ele quer dizer é isso eu abri mão de uma coisa que eu tenho direito e que é
tão importante que é o sustento para minha vida eu abri mão disso por amor ao evangelho Será que vocês de Corinto não pode abrir mão do seu direito de comer carne pensando naqueles irmãos que vão ficar escandalizados ou que vão ser levados a fazer isso e não estão preparados para isso e vão tropeçar Esse é o ponto de contato com o contexto e é por isso que ele traz aqui O exemplo dele ele prossegue ainda e dessa feita ele apresenta que como continuação Por que que ele faz desdobramento dessa desse princípio que controla o seu
ministério aí do verso 19 a 23 ele fala desse propósito que ele tem de ganhar um maior número possível de pessoas e que para fazer isso ele abre mão quando necessário e conveniente dos direitos que ele tem ou então ele se coloca debaixo de responsabilidades que normalmente ele não teria porque o alvo dele é ganhar o maior número possível de pessoas como missionário como pregador do Evangelho essa estratégia dele Aqui nós já entramos na segunda parte da mensagem de hoje está aí no verso 19 Porque sendo livre de todos fiz-me escravo de todos a fim
de ganhar o maior número possível esse porque aí no verso 19 que tem que tem nas Almeidas eu creio que a NBA também tem o porquê mas as outras versões é tiraram simplesmente o porquê mas porque aqui tá no original é importante porque faz a ligação do verso 19 até o verso 18 e é uma explicação de da pergunta óbvia porque Paulo você abrir mão e tem essa atitude de renúncia de uma coisa que é o seu direito a resposta é porque o meu objetivo é ganhar um maior número possível de pessoas é isso que
guia o meu ministério alcançar o maior número possível de pessoas ele diz aqui no verso 19 não é sendo livre de todos fiz um escravo de todos a fim de ganhar o maior número possível Paulo ela livre de todos o Cristão é um homem livre ele não tá debaixo do jogo e da escravidão de nenhum outro homem a sua consciência está presa somente a Deus e é somente a Deus e aos mandamentos de Deus a vontade de Deus e o evangelho de Cristo que ele está Submisso ele não é escravo de homem nenhum somente o
Cristão é verdadeiramente livre somente ele é verdadeiramente livre mas ao mesmo tempo ele é escravo de todos porque ele vive para servir aos outros ele vive para abençoar os outros e ser canal de benção para outros e a gente vive essa dicotomia por um lado a nossa consciência livre completamente livre de mandamentos humanos eu não sou obrigado a seguir nenhum mandamento humano que não proceda de Deus leis injustas rituais religiosos costumes litúrgicos que não procedem da palavra de Deus eu sou livre dessas coisas eu não estou obrigado a elas eu não estou obrigados a elas
a minha consciência está presa somente a Deus conforme ele se revela nas escrituras Esse é um ponto muito importante da que especialmente Martinho Lutero defendeu na reforma protestante no contexto da da consciência das pessoas ao sistema romano da idade média que mantinha as pessoas reféns da igreja precisando da igreja e daqueles rituais que não estavam baseados na palavra de Deus para poder obter a salvação e foi uma libertação quando Lutero Descobriu que era livre é que era justificado pela graça mediante a fé e não por obras da Lei não por aquelas obras daqueles mandamentos humanos
prescritos durante a igreja da sua época e foi ele que isso que eu falei agora o Cristão é livre de todos e escravos de todos é uma frase de Lutero foi Lutero que elaborou isso de uma maneira tão primorosa né baseado aqui no que diz o apóstolo Paulo sendo livre de todos e de fato Paulo era um homem livre né de todos agora ele era antes ele estava preso pelas teias do Judaísmo agora ele é livre de todos entretanto ele se escraviza é o que diz no original eu me escravisei a todos me torneis escravo
de todos e ele se torna escravo voluntariamente voluntariamente ele dedica sua vida a servir os outros e abençoar a vida de outros porque ele faz isso E aí chega naquilo que eu falei a fim de ganhar o maior número possível quando ele fala aqui de ganhar é ganhar para Cristo não é para discípulo dele né não é para seguidor dele mas ganhar para Jesus Cristo ganhar das Trevas para luz da perdição para a salvação tirar aquela pessoa no domínio de satanás e trazer para liberdade que há no evangelho de Jesus Esse era o alvo que
Paulo ele tinha a intenção de ganhar pessoas e era o que deveria marcar os nossos Ministérios não é verdade o ministério de cada pastor de cada Evangelista e de cada Cristão também eu quero ganhar pessoas eu quero trazê-las para Cristo Jesus porque de outra forma elas estão perdidas daí o nome termo ganhar não é eu quero ganhar um ministério ou uma vida que seja intencionalmente voltada para servir os outros ainda que livre de todos eles com o objetivos de ganhá-los para Jesus Cristo Esse é o propósito do Ministério do apóstolo Paulo e que explica a
disposição dele em renunciar inclusive ao seu salário como nós já vimos aqui na primeira parte da nossa mensagem e ele coloca então três exemplos para ficar claro na mente dos Coríntios o que é que ele quer dizer com isso primeiro tá no verso 20 para com os judeus eu me fiz como judeu a fim de ganhar os judeus para os que vivem sob o regime da Lei como se eu mesmo assim vivesse para ganhar os que vivem debaixo da lei embora eu não esteja debaixo da lei primeiro exemplo que ele dá é dos judeus embora
ele pareça tá falando de dois grupos aqui na verdade ele tá falando de um grupo só que são judeus que vivem debaixo da lei de Moisés Então porque Ele se referiu como se fosse dois grupos é um mistério inclusive para os comentaristas que não conseguem achar uma explicação boa aqui porque Explique isso mas não há dificuldade nenhuma porque é vidente que judeu e viver debaixo da lei são sinônimos que todo judeu vivia debaixo da lei a não ser judeu que era um Aposta que tinha renegado judaísmo mas todos judeu na sua época na época do
apóstolo Paulo normalmente vivia debaixo da lei e esse O primeiro exemplo que o apóstolo Paulo daqui sendo ele mesmo judeu e tendo vivido ele mesmo durante boa parte da sua vida pode ser convertido debaixo da lei de Moisés para com os judeus eu me fiz como judeu que ele quer dizer isso eu vou tentar resumir da seguinte maneira os judeus tinham três grandes distintivos da sua identidade cultural e religiosa que era a dieta religiosa eles comiam determinados animais e não comiam outros não comiam sangue as festas as três grandes festas festas Páscoa Pentecostes Tabernáculo e
o sábado e a circuncisão que era o selo da Aliança de Deus com Abraão conforme tá lá em Gênesis 17 então Essas eram os três identificadores nacionais dos judeu O que eram judeu era alguém que não comia carne de porco que quando o filho nascia ele circuncidava e que no sábado não trabalhava e que durante três vezes ao ano ia para Jerusalém Celebrar Deus então era assim que você definiu que era um judeu Então essas coisas a dieta o calendário ia ser confissão são chamadas de obras da Lei fazer estas coisas era obras demandadas pela
lei de Moisés Paulo agora ele sabe ele sabia que estas coisas tinha um propósito e que tinha um objetivo tipológico figurativo a respeito da chegada do Evangelho da pessoa de Cristo sua obra sua ressurreição e a chegada da igreja e tudo isso se cumpriu em Cristo Jesus e agora embora Paulo fosse judeu ele se sabia que ele estava livre da lei dessa lei ele tá falando desse tipo de coisa aqui ele não tá livre dos dez mandamentos que expressa a lei moral de Deus a gente vai ver isso mas adiante aqui ele não tá livre
disso não se considera livre disso mas ele tá livre das leis do Judaísmo ele não tem mais embora ele fosse judeu ele não sentia mais obrigação de adorar no sábado Celebrar as três festas grandes festas de manter uma dieta rigorosa Não como mais isso não como aquilo osso outro para Paulo tudo isso se cumpriu isso tudo já passou teve sua finalidade Paulo não estava mais debaixo da lei entretanto quando o apóstolo Paulo ia evangelizar os judeus Quando ele estava numa comunidade numa situação em que havia judeus ele se comportava como judeu eles comportavam como judeu
e a gente pode pensar que era hipocrisia né mas não era hipocrisia do apóstolo Paulo ela era ele usando a liberdade que ele tinha e o propósito de se tornar servo dos outros para ele estas coisas eram secundárias Elas não tinham mais nada a ver com a questão da salvação a salvação era mediante a fé em Cristo Jesus portanto como judeu ele se sentia livre por exemplo para entrar numa sinagoga no dia de sábado ou para pegar o seu ajudante Timóteo que era meio judeu e circuncidado Timóteo conforme o livro de Atos nos diz no
Capítulo 16 Exatamente porque ele ia levar Timóteo para uma região de tinha muitos judeus onde eles iam evangelizar e os judeus de lá iam dizer mas esse cara aqui é circuncidado ou não para evitar isso o apóstolo Paulo circuncidou Timóteo mesmo sendo livre da circuncisão talvez você lê no livro de Atos que Paulo ele aproveitava para ir nos sábados nós sinagogas para pregar o Evangelho como um judeu faria você vê também ele algumas vezes dizendo eu quero em Jerusalém para festa da Páscoa pelo menos uma vez diz lá que não acerta a ocasião ele fez
voto na cidade de semcréia e rapou o cabelo o apóstolo Paulo ele não tava mais preso a esses costumes e práticas judaicas mas por causa do ambiente judaico por conta do fato de que ele queria ganhar o maior número possível de judeus ele se comportava como judeu quando estava entre os judeus Talvez o exemplo mais chocante de todos e que tem provocado A Ira de alguns comentaristas do apóstolo Paulo é quando ele chega em Jerusalém Atos Capítulo 21 e Thiago que estava na liderança da igreja de Jerusalém não o apóstolo Tiago não mas o Tiago
irmão de Jesus Ele diz a Paulo olha os judeus daqui tão todos querendo pegar você porque eles ouviram dizer que você não pratica circuncisão que você ensina os judeus a não ir para o templo a fazer não era verdade isso Paulo dizia Só que essas coisas eram típicas e que elas que Cristo é o fim da lei para todo aquele que crê mas havia esse tipo de coisa aí E aí Tiago propõe a Paulo o seguinte mostra para eles que ser um bom cristão não significa ser um mal judeu faça um voto lá no templo
para que todo mundo saiba que você não é contra os costumes judaicos e o que que Paulo fez tomou mais alguns judeus mas quatro judeus fez um voto Provavelmente rapar o cabelo pagou o preço lá e estava lá no templo com esses quatro irmãos quando os judeus da Ásia Descobriram que era Paulo e pegaram o pau né E aí começa a longa história de Paulo ele vai preso lá para lá para Roma para ser julgado pelo Imperador mas ele chegou a esse ponto de fazer um voto com outro judeus entrar no templo pagar o preço
exatamente para mostrar que ele não era contra os costumes judaicos porque ele já era Livre ele já tinha entendido que estas coisas elas não salvam elas não têm mais qualquer propósito Salvador na história da Redenção e como ele era judeu fazia parte da nacionalidade dele da cultura dele ele se sentia perfeitamente à vontade para comer comida judaica e fazer todo esse tipo de coisa que eu falei aqui segundo exemplo que ele dá é o contrário tá no verso 21 quando ele diz assim aos sem lei como se é o mesmo o fosse não estando sem
lei para com Deus mas debaixo da lei de Cristo para ganhar os que vivem fora do regime da lei a quem ele se refere se refere aos gentios os gentios estavam fora do regime da lei de Moisés eles não estavam debaixo da Revelação escrita da legislação mosaica o gentios não tinham essas leis eles estavam fora disso Deus só revelou essas leis a nação de Israel os gentios tinham apenas a lei da consciência e da natureza mas não tinha essa lei que eu acabei de mencionar aqui agora o que Paulo está dizendo é que quando ele
estava com gentios ele não se comportava como judeu ele não obrigava o Gentil a circuncidasse ele não obrigava o gentios que se convertiam aguardar as ordenanças de Moisés com relação ao tipo de comida e nem ao calendário e com certeza o dia que Eles guardavam o dia do Senhor primeiro dia da semana o dia da Ressurreição de Cristo Jesus não tinha nada a ver com o sábado nas igrejas Paulinas não tinha nada disso por que que Paulo fazia isso porque ele sabia que ele era livre dessas coisas e que ele tinha como objetivo alcançar uma
ganhar o maior número de pessoas ele faz uma ressalva aqui que eu disse a vocês que ele faria tá aí no verso 21 dizendo assim não estando sem lei para com Deus é como se ele dissesse não interpretam mal o que eu estou dizendo Quando eu digo assim que quando eu estou entre os que não tão debaixo da lei eu vivo como eles eu tô me referindo a legislação mosaica a lei cerimonial e a Lei civil eu estou debaixo da lei de Deus a sua os dez mandamentos que expressam a lei moral de Deus a
vontade dele para toda para toda a gente para todo o tempo então ele faz essa ressalva aqui para não ser mal compreendido e infelizmente apesar da ressalva muita gente tem compreendido mal isso que o apóstolo Paulo tem dito aqui e tem dito assim bom eu vou me fazer como os as prostitutas né vou né para ganhar as prostitutas eu vou me fazer como um drogado eu vou me fazer como isso vou fazer como aquilo eu entendo que determinados Ministérios específicos eles são necessários tem Ministério para tirar a gente da rua gente que vive na prostituição
Tem gente que vive nas drogas não é agora sempre tendo Cuidado que o princípio de Paulo não significa que você vai fumar maconha ou Cheirar cocaína para poder se identificar com eles e tirar os de lá porque provavelmente se você fizer isso você vai ficar lá mesmo né você não vai ganhar ninguém você vai se perder na verdade vai se perder na verdade mas tem muita coisa que a gente pode fazer para se identificar com esses grupos em particulares não é você pode falar ou mostrar que você conhece sabe os costumes eu me lembro quando
era um jovem pastor pregador Evangelista a cidade de Olinda eu ia para beira da praia para os ratos de praia lá ficava lá com os meus amigos ou então fazia acampamentos onde eu ia para o alto da Sé na traseira de um caminhão tocar rock uma banda né Rock música que é o mesmo compus para poder falar para aquele pessoal lá me lembro não é tão maravilhosa deu muito fruto graças a Deus podia me aproximar falei numa linguagem que o pessoal conhecia entendia a igreja muita gente atraída por isso é possível fazer eu não tive
que fazer nada errado o que comprometesse minha fé para fazer isso então não vamos entender mal o que eu aposto que o Paulo está dizendo aqui porque ele faz essa ressalva aqui muito Claro não é para essa ressava muito claro o último grupo que ele menciona tá no verso 22 fiz-me fraco para construir fracos a fim de ganhar os fracos fraco aqui tem que ser entendido de maneira geral né todos aqueles que de alguma maneira tem os seus escrúpulos tem as suas crenças tem as suas ideologias ou mesmo aqueles fracos lá daquele grupo lá da
igreja de Corinto que tinha dificuldade com comer a comida o que Paulo tá dizendo É que aonde ele encontrasse pessoas fracas ele se fazia como fraco também ele não chegava como alguém forte alguém querendo mostrar superioridade ou coisa desse tipo ou julgamento não ele procurava o máximo possível se adaptar a interagir contextualizar-se com aquelas pessoas naquilo que não era essencial do evangelho que não comprometiu o Evangelho com fim de ganhar essas pessoas e aí no final do verso 22 e no verso 23 Você tem o resumo o Sumário Geral do que ele está dizendo firme
tudo para com todos a fim de por todos os modos salvar alguns primeiro ele queria salvar muitos né agora ele disse que se ele salvar alguns ele já tá feliz então para salvar alguns ele se torna tudo para com todos naquelas coisas que não comprometem o centro do Evangelho tornasse como eles peço 23 tudo faz por causa do evangelho para ser também participante dele participar do evangelho que significa participar não somente da Redenção que o evangelho traz mas dos benefícios que ele traz aqui através das pessoas que se convertem das pessoas que são transformadas Paulo
quer se tornar participante do Evangelho do Evangelho é o poder de Deus para salvar todo aquele que crê Paulo quer ser instrumento de Deus para isso mas para que ele seja participante do Evangelho nesse sentido um coadjuvante um cooperador do Evangelho ele tem que fazer tudo por causa do Evangelho fazer-se de tudo para com todos para que por todos os modos salvar alguns impressionante o apóstolo Paulo impressionante a visão Clara que ele tem de ministério é um homem que é guiado por um propósito ele não é movido por pragmatismo ele não é movido por interesses
financeiros ele não tá buscando a sua própria Glória ele não tá querendo um espaço ou arrumar alguma coisa para fazer ele é movido por esse único objetivo eu quero ganhar o maior número possível de pessoas através do Evangelho de Jesus Cristo por isso Eu me faço de tudo para com todos por isso eu renuncio aos meus direitos por isso eu faço o que tiver de fazer para de alguma maneira salvar alguns que Deus se Deus nos desse essa paixão não é que Deus nos concedesse esse esse desejo essa perspectiva Essa visão Com certeza nossas igrejas
seriam diferentes se nós fôssemos movidos simplesmente por esse objetivo No que diz respeito as coisas de Deus deixe-me correr para terminar aqui quer do verso 23 perdão do verso 24 até o verso 27 Paulo agora fala do seu cuidado em não ser desqualificado como pregador do Evangelho como parte também da sua visão de ministério ele vai tirar aqui três ilustrações dos Famosos jogos hísticos que aconteciam em Corinto Havia duas sedes esportivas no mundo daquela época havia a maior que era Atenas onde tinha as Olimpíadas que era realmente o grande né a grande competição esportiva anual
que era feita lá em Atenas e tinha uma secundária vamos chamar assim de segunda divisão né não sei se é a melhor termo que acontecia lá em Corinto e era chamado de jogos estímicos porque Corinto ficava num istmo ou numa península daí o nome jogos instímicos e eles tinham de tudo né arremesso de dardo arremesso de peso havia corrida a pé havia o MMA não é luta livre o boxe corrida de cavalos e uma série de outras coisas os jogos tipos daquela época e os Coríntios eles gostavam desses jogos como brasileiro gosta de futebol Então
as três ilustrações que Paulo vai usar aqui era seriam perfeitamente entendidas pelos pelos Coríntios e eles saberiam muito bem são ilustrações tiradas da vida real percebo como Paulo é um mestre ele consegue fazer analogias tirar trazer ilustrações de maneira que o seu público possa entender direitinho que ele está dizendo a primeira ilustração é da corrida tá aí no verso 24 vocês não sabem que os que correm no estádio todos na verdade correm mas um só leva o prêmio corram de tal maneira que vocês ganhem O Prêmio é uma exortação para os Coríntios para que eles
foquem no prêmio O Prêmio é a recompensa de Deus é o galardão a benção final que Deus vai dar a vida eterna e tudo que ela acarreta foque nisso foque nisso quem os corredores os que correm no estádio eles estão todos Pensando neste objetivo Isso é o que eles querem eles entram na competição exatamente para pegar o prêmio a vida cristã é uma corrida e nós queremos alcançar o prêmio que é a vida eterna foca em nisso E aí verso 25 todo atleta e a segunda ilustração todo atleta em tudo se domina aqueles para alcançar
uma coroa corruptível nós porém a incorruptível o prêmio que era dado aos vencedores das diversas categorias eram uma coroa de louros que daqui a pouco não era de metal não era de ouro não era nenhum metade de alguma matéria preciosa mas são plantas né são folhas de uma planta que eram bordadas formando uma espécie de coroa ele recebia aquela coroa de louros ali e depois de algum tempo aquela coroa e amarelar e se esfacelar e perder era uma coroa incorruptível mas nós lutamos para obter uma coroa incorruptível que é a vida eterna é o galardão
que Deus tem para nós se aquelas pessoas que estão competindo no ginásio eles dizem que o apóstolo Paulo em tudo se dominam é que ele tá se referindo a preparação rigorosa dos atletas havia um pelo menos jogos olímpicos eu não sei se nesse tipo de jogo aqui havia mas nos olímpicos em Atenas havia um juramento que o atleta fazia que antes de entrar nos jogos que nos últimos 10 meses mas ele não tinha se deitado com alguém mulher não tinha bebido vinho não tinha comido determinada comida ou seja ele passava 10 meses se preparando evitando
determinadas comidas determinadas Prazeres determinadas atitudes ali focado sobe focado no momento da competição Ora se eles fazem esse tipo de renúncia para obter uma coroa de de de planta né que vai murchar imagine nós cristãos que temos como objetivo a coroa da vida coroa da vida eterna que Deus tem preparado para nós e por último o apóstolo Paulo vs 26 a 27 fala do da luta livre assim eu corro também não sem meta assim luto não como desferindo golpes no ar mas esmurro meu corpo e reduz a escravidão para que tendo pregado a outros não
venha eu mesmo a ser esqualificado o grande receio de Paulo era ser desqualificado na corrida Cristã alguém é desqualificado quando não jogava lutava corrida de acordo com as regras quando ele não fazia as coisas de acordo com o que estava estabelecido com o objetivo de não ser desqualificado depois de ter pregado a outras pessoas o apóstolo Paulo esmurra o seu corpo ele diz que ele tem quando na luta que ele está enfrentando ele tem um alvo certo e o alvo certo não é bater nas outras pessoas é ele mesmo reduzir o seu corpo a servidão
se disciplinar abrir mão dos seus direitos de comer uma carne de beber um vinho num determinado local no terminal das circunstâncias eles murravam seu corpo em se negava esses privilégios e esses Prazeres porque ele tinha como objetivo depois de ter pregado a outros ele mesmo não ser desqualificado que visão de mistério que propósito que firmeza de objetivo Deus deu a esse homem Oxalá Deus nos desce também essa firmeza e esse objetivo quer dizer eu quero terminar aqui lembrando a vocês O que é isso aqui isso aqui o apóstolo Paulo preparando para dizer aos Coríntios vocês
deveriam ter a mesma atitude porque veja eu abri mão de coisas maiores o que estamos pedindo a vocês é uma coisa pequena que indeterminado as circunstâncias Abraão do direito de comer carne por causa daqueles irmãos fracos que não estão preparados para isso termino então lembrando queridos a necessidade da gente distinguir entre o que é inegociável e as coisas secundárias já falei sobre isso segundo não use de maneira errada o princípio tornar-se tudo para com todos já falei sobre isso também e a disposição de renúncia desmorrar o nosso corpo viver focado no plano e no propósito
nas promessas de Deus aqui nesse mundo para que a gente possa ser aprovado ser classificado obter o prêmio e não ser desqualificado como apóstolo Paulo temia Que Deus ajude cada um de vocês colegas pastores que estão aqui que nos acompanham pela internet que Deus nos dê essa singularidade de propósito que havia no Apóstolo Paulo para que o nosso ministério de fato Faça a diferença amém vamos orar Obrigado Senhor Graças te damos por esse homem que o senhor levantou o apóstolo Paulo servo de Jesus Cristo teu filho que tinha essa esse objetivo no coração ó Deus
que o Senhor nos desce metade disso Para vivermos para tua glória para servirmos os nossos irmãos e para anunciarmos o evangelho de maneira condizente com a sua simplicidade e poder o pai querido abençoa cada um dos queridos irmãos que estão aqui nessa noite e daqueles que nos assistem também e abençoa tua igreja no Brasil levanta pastores segundo o teu coração que tenham como alvo somente isso e não outra coisa é o que pedimos no nome de Jesus amém