Games e Gamificação em Educação

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João Mattar
O Professor João Mattar discute o uso de games em educação e o conceito de gamificação.
Video Transcript:
[Música] Olá sou o professor João matar coordenador do curso de pós--graduação online inovação em tecnologias educacionais oferecido pela Universidade aemi Morumbi e hoje eu vou conversar com você um pouquinho sobre a utilização de games eem educação que é uma tendência na literatura e na prática e além disso explorar um pouco o conceito de gamificação que é bastante utilizado hoje na literatura e tem gerado aí artigos dissertações teses Então a gente vai explorar um pouco essa tendência que é uso de games em educação e das estratégias de gamificação também na educação a utilização de de games
em educação não tá diretamente vinculada à ideia de simplesmente o aluno jogar um game na sala de aula ou como atividade em casa né Existem várias possibilidades aí pra gente integrar o os games na educação que eu exploro bastante no meu livro games em educação como os nativos digitais aprendem publicado pela pearson e eu vou então falar aqui de algumas dessas possibilidades né quer dizer primeira você pode propor como professor atividades ligadas ao Universo de games mas que não envolvam jogar um game por exemplo o aluno comentar sobre um game que ele costuma jogar escrever
um pretexto para uma atividade dissertativa né ou uma discussão sobre um game violento por exemplo um game que que tenha assassinato tenha roubo existem vários games desse tipo então provocar uma discussão na sala de aula sobre a violência por exemplo nos games Então esse esse tipo de de atividade motiva aluno porque você tá propondo uma atividade ligada ao Universo de game sem necessariamente envolver que o aluno esteja jogando um game né em segundo lugar eh é interessante ver como games comerciais não estamos falando ainda de games educacionais mas games comerciais eh podem ser integrados ao
universo da educação quer dizer o que que existe de aprendizado que que o aluno aprende jogando um game que não é feito para com objetivos educaciona mais então por exemplo ele vai jogar um game que ele tem que fazer uma série de cálculos para e que envolva cartas envolva terreno que onde o usuário tá ele acaba mudando de posição mudando as forças que ele tem então muitos jogos envolvem várias atividades de cálculo por parte do usuário né esses games geram aprendizado de matemática indireto quer dizer não é o objetivo do game que o aluno aprenda
matemática isso é bastante interessante a gente florar quer dizer como os games podem games não educacionais não voltados para uma aprendizagem específica podem gerar aprendizado isso interessa bastante pra gente então o que há de pedagógico num game comercial por exemplo Além disso eh a gente tem o universo dos Games educacionais eh a gente pode jogar games na sala de aula é claro né existem games que são feitos para visando um aprendizagem de alguma disciplina ou de algum conceito de alguma habilidade de alguma competência e eles podem ser utilizados assim como os games comerciais é importante
deixar isso claro que a utilização de games em educação não é apenas o utilização de games educacionais ela pode envolver games que não são educacionais e que também envolvam aprendizado então a utilização do game na sala de aula para um determinado aprendizado eh é um é o que a gente normalmente associa com a utilização de games em educação mas não é a única atividade possível outra tendência bastante marcante aí na prática e na literatura é atividades em que os alunos produzam games né você tem hoje softwares por exemplo como o Scratch que é desenvolvido pelo
MIT que tem sido bastante utilizado em escolas no Brasil que permite que crianças desde os 8 anos e na verdade antes disso eh produzam animações na verdade não chegam a ser games muito ricos mas animações e e que com a atividade de desenvol essas animações o aluno vai aprendendo lógica de programação então Eh o aluno produzir games né ou produzir animações eh pode gerar um aprendizado bastante interessante e essa é uma tendência não apenas o aluno jogando como usuário como jogador Mas também como designer de games na função de designer de games e uma outra
possibilidade da integração do do universo dos Games a educação é utilizar esse profissional chamado designer de game games aqui na imbi Morumbi por exemplo nós temos um curso de graduação de 4 anos de design de games quer dizer o aluno fica 4 anos estudando design de games ele sai um profissional riquíssimo com inúmeras habilidades e competências inclusive para trabalhar fora do universo do de games mas especificamente pensando na educação eh a gente pode integrar esse Profissional não apenas assim Produzindo um curso chato um curso à distância por exemplo chato tradicional conteudista fordista e no final
pedindo para ele fazer um game para tentar resolver o problema e isso a gente já faz há bastante tempo mas o que é muito interessante é a gente colocar esse profissional desde o início no planejamento do curso porque ele pensa muito diferente de um pedagogo por exemplo ele pensa muito diferente de um professor né o designer de games é preparado para trabalhar com interação para pensar na interação desde o início pensar em como que ele vai envolver o usuário em uma experiência que é uma experiência eh de troca né de de de interação de colaboração
muitas vezes então Eh integrar esse profissional no desenvolvimento de cursos na em em pensar o a estrutura dos cursos pensar as atividades que vão ser propostas pensar as interações sejam atividades presenciais mas a gente tá pensando bastante aqui em educação à distância também né na produção de material para educação à distância é uma tendência muito interessante que eu tenho explorado aí tenho tenho indicado para para em várias situações que esse profissional possa trabalhar dessa maneira e tenho também tido o prazer de trabalhar com alguns desses profissionais no desenvolvimento de materiais didáticos então vejam que quando
a gente trabalha com Universo de games né jogar um game na sala de aula é uma das possibilidades uma apenas dentre várias que eu apresentei aqui da possibilidade da Integração dos Games a educação a gente tem uma uma literatura já muito rica e muito interessante diversificada que eu também cubro no meu livro games em educação como os nativos digitais aprendem que é que se chama em inglês de game based learning O que a tradução em português seria aprendizagem baseada em games a gente tem diferentes teorias diferentes perspectivas e visões sobre isso eu vou apenas citar
alguns autores aqui alguns conceitos mas é realmente uma bibliografia riquíssima e bastante interessante então por exemplo uma das referências emem aprendizagem baseada em games é o Mark prensky que foi quem desenvolveu o conceito de imigrantes digitais e nativos digitais que é bastante utilizado Apesar de que ele mesmo Já reviu já revisou esse conceito ele fala muito mais hoje de Sabedoria digital mas ele é um dos autores em que popularizou o uso de games e educação James polge é um outro autor trabalha bastante a questão de Como que você pode o que que existe de pedagógico
de aprendizagem em um game comercial Ele trabalha muito dentro dessa perspectiva quer dizer vamos pegar um game comercial e vamos ver o que que se aprende com aquele game né O que que aquele game tem a ensinar o que que o usuário aprende jogando né quais estratégias do game podem ser interessantes paraa educação é um outro autor bastante interessante Ian bogost é um outro autor trabalha também com com um conceito muito rico de games persuasivos que os games usados não para simples diversão pro prazer como a gente tá acostumado a enxergar a indústria de games
mas usado no sentido de eh gerar crítica social gerar o pensamento reflexivo e aí são games bastante interessantes quem for pesquisar aí as sugestões dele vai encontrar coisas muito interessantes David sheffer é um outro autor que trabalha com os games utilizados por jovens Ensino Fundamental e Médio com a ideia de que o jovem pode em um game desempenhar o papel de um profissional então por exemplo de um cientista de Um Jornalista então jogando game ele tem a possibilidade de experimentar diversas personalidades diversas personas do ponto de vista profissional eh e ele trabalha produzindo aí em
grupo aí já produziu vários games nessa perspectiva Enfim então Eh o nós temos uma teoria rica e diversa diversificada multifacetada sobre aprendizagem baseada em games que quem pretende trabalhar seja com pesquisa para escrever artigos ou ou claro dissertações de Mestrado teses de doutorado ou quem pretende trabalhar na prática é importante que se familiarize um pouquinho com algumas pelo menos dessas teorias para fundamentar a sua prática simplesmente não atividade não se restringir a passar jogar um game e depois refletir sobre a experiência né então entender que já existe um corpo teórico que fundamenta essa prática da
utilização de games em educação é interessante a gente falar de alguns casos muito rapidamente porque o o legal dos casos é você jogar você ou você estudar relatos de experiências ou ou Realmente você colocar a mão na massa e jogar alguns games né mas eh existem Games mais simples obviamente games que que inclusive são mais simples de de produzir eh seja o aluno ou seja o professor produzir existem ferramentas que permitem e eu falei aqui do scratch mas existem várias outras que permitem produzir games simples sem você ter a necessidade de saber programar né o
mesmo entender de design de games muito com muita profundidade Então a gente tem o que a gente chama de minigames muitas vezes games simples games rápidos de jogar que às vezes estão online não precisam nem baixar e a gente tem obviamente Games mais complexos Games mais longos que podem ser utilizados até durante um uma disciplina toda como o ambiente principal da disciplina né vinculado ao currículo games educacionais têm sido produzidos com a com a a ideia de est vinculados à habilidades e competências que são previstas em cada série de escolas ou ou no universo corporativo
ou na universidade uma disciplina no ensino superior então eh a gente tem vários casos aí eu queria comentar queria fazer duas menções aqui um é o grupo comunidades virtuais coordenado pela professora lin Alves quem procurar aí L linha l y NN 2n né lin Alves vai encontrar eh o grupo dela e o site dela ela coordena um grupo Na em Salvador ligado a UNEB Universidade Estadual da Bahia tem produzido games muito interessantes lá produziu Tríade que é um game em que o aluno se lança na na Revolução Francesa na no contexto da revolução francês então
ele vai encontrar com filósofos como Rousseau Voltaire vai viver uma historinha lá é claro eh Esse é um dos Games vocês vão perceber no site que eles T produzido vários games aí bastante interessantes e e além da produção tem tido uma reflexão constante e uma reflexão teórica sobre a utilização de games em educação e também na UNEB começou apesar de não ter sido apenas lá o seminário que é de jogos eletrônicos educação e comunicação eh que é um seminário que tem se repetido anualmente muitas vezes na UNEB em Salvador algumas vezes em outras em outras
cidades do Nordeste que tem reunido professores pesquisadores alunos eh designers de games que tem um interesse específico na utilização de games de educação são seminários muito ricos já tive a participar a oportunidade de participar de alguns que você encontra pessoas trabalhando com games desde educação são alfabetização né games utilizados para alfabetização crianças fundamental um fundamental dois ensino médio e Universitário ensino superior ensino corporativo todas as perspectivas é muito interessante nós temos do Brasil SB games que é um evento que não é voltado apenas paraa educação mas que os trabalhos TM T sido outros trabalhos na
área de educação tem crescido muito a quantidade de trabalhos nessa área em 2014 o SB games vai ocorrer no Rio Grande do Sul com uma novidade que é um um uma trilha para para as crianças que as próprias crianças Estão organizando e vão vão organizar e vão coordenar essa trilha então muito interessante Então nós já temos o que eu quero dizer é o seguinte você vai encontrar ferramentas que te permitem produzir games ou ou que os seus alunos produzam games ou você vai encontrar diversos games é claro educacionais ou não que podem ser utilizados em
educação você vai encontrar diversos grupos eu citei um mas poderia citar mais diversos grupos que têm produzido games voltados paraa educação e que T refletido sobre essa atividade também bastante ricos com muitas publicações né e linhas de pesquisa nessa área e você vai encontrar eh eventos voltados para essa área existem eventos que não são específicos de games onde aparecem alguns Alguns trabalhos da área mas você tem eventos voltados para área como o seminário que Eu mencionei como o SB games que tem uma trilha muito forte aí de cultura e educação e que em que você
pode encontrar as publicações online muitas dessas publicações dos eventos estão disponíveis online e que você pode participando dos eventos também eh interagir com pessoas que estão trabalhando nessa área que estão explorando a utilização de games em educação queria continuar aqui a conversa e passar para uma segunda parte da conversa que é o conceito de gamificação que passou a ser utilizado bastante nos últimos anos não apenas em educação né O que que significa gamificação vou utilizar uma uma citação aí uma definição que é bastante usada na literatura que é a ideia de que a gamificação é
a utilização de elementos do Design de games em contextos que não são de games né então de novo utilização de elementos de design de games em contextos que não são de games então o que que isso quer dizer primeiro elementos de design de games Quais são os elementos de design de games interação colaboração eh prêmios né motivação pro usuário level design quer dizer Fases em que o o usuário vai passando de uma fase para outra o design de games é uma uma área muito rica eu já comentei que a gente tem um curso de design
de games aqui na universidade aem Morumbi design de games é é realmente é mágico porque você imagina que existe um procedimento né um um processo para produzir um game e pense em games ricos que já tenha jogado eh e esse processo quer dizer e as estratégias que são usadas no design de games podem ser utilizadas em outras áreas fora da do universo dos Games é isso que a gente chama então de gamificação então eh uma outra coisa importante de notar é o seguinte quer dizer gamificação primeiro não é necessariamente utilizar games e algum lugar né
quer dizer é claro que se eu tô utilizando games em educação de uma maneira interativa tal tô de alguma maneira gamificando a minha aula o meu material didático mas eu não preciso estar utilizando games necessariamente né quer dizer eu posso usar um elemento do Design de games por exemplo feedback rápido e contínuo né uma das características do game é que você vai jogando e você rapidamente tem um um retorno do que você fez e muitas vezes Você erra e e Você erra e faz parte da ideia do do game que você vai aprender errando né
Se alguém acostumo dizer se alguém tem medo de errar Não começa nunca a jogar um game porque ele vai não vai vai ficar com medo e então tem tem pesquisas na área que procuram pensar dessa maneira pô como é que é um negócio meio masoquista jogar um game que você sabe que você vai começar a jogar e você vai errar muito né Por que a pessoa fica viciada Errar É porque alguma coisa no design de games incorporou o erro de uma maneira positiva de uma maneira motivadora quer dizer eu erro eu aprendo e e aprendendo
eu vou melhorando e eu vou passando de fase eh eu passo pela questão do erro mas o erro é de uma maneira positiva por quê Porque também eu tenho feedbacks constantes eu erro aí eu já tenho uma chance de me recuperar ou refazer o cenário voltar atrás eh enfrentar de novo aquele desafio traçar uma nova estratégia traçar uma nova perspectiva E aí eh a gente não não fez isso por exemplo em educação de uma maneira tão positiva assim o erro em educação é tem um peso muito negativo né aquele peso de tirar nota ruim eh
ser reprovado num num passar ano por exemplo então incorporar esses elementos essas estratégias de feedback contínuo feedback imediato e em em eh espaços que não são de games é o que a gente chamaria de de gamificação então necessariamente não significa utilizar um game em alguma coisa a gamificação pode não não utilizar games mas utilizar estratégias de interação tornar uma aula mais interativa é um um material didático mais interativo usando as estratégias que a gente utiliza no design de games uma outra coisa importante de dizer também é que gamificação não ocorre apenas em educação o termo
tem sido usado hoje livremente por exemplo em propaganda e marketing né como é que eu Gam fico uma propaganda como é que eu Gam fico eh a divulgação de um evento como é que eu Gam fico uma marca né Gam fico a utilização de uma a divulgação de uma marca a exposição de uma marca como é que o gamifica um treinamento de vendas eh uma coisa prática de de o vendedor desenvolver uma habilidade de lidar com com cliente reagir a determinadas situações então Eh voltando à definição lá utilização de elementos de design de games não
necessariamente um game não jogar um game mas os elementos da da estratégia de design games em contextos que não são de games e que e que não significa que são apenas de educação nos contextos mais genéricos Esse é o conceito de gamificação que a gente encontra na literatura aí mais comum de se encontrar uma outra questão interessante agora pensando sobre a gamificação em educação é que o conceito de gamificação e educação tem sido usado Aí em algumas práticas algumas soluções e até do ponto de vista teórico como se significasse o seguinte Ah eu tenho material
lá de Educação de educação à distância vou dar uns troféus e medalhas pros alunos que tirarem melhor nota e aí eu Gam fiquei a experiência quer dizer isso tá longe de ser eh o que a gente comentou aqui de de a utilização de elementos do Design de games no contexto aqui específico da educação né Porque nós já vimos aí o design de games é muito rico e tem nós temos muito aprender com com design de games nós como educadores professores gestores na área de educação mas eh o a questão do troféu da medalha de um
prêmio é um elemento no Game que inclusive em alguns games tem valor mínimo aí né não é não não tem importância maior não é o elemento principal de de design de games não é a única coisa ou pelo menos a isca principal que gera motivação gera interação então Eh Algumas propostas tem tem considerado o seguinte bom eu eu mantenho o meu meu minha atividade tradicional e aí eu dou um prêmio uma medalhinha no final quer dizer isso tá muito longe de ser gamificação Vamos dar um exemplo aqui pra gente ilustrar um pouco essa ideia eu
acompanhei uma vez num num num evento uma apresentação de um trabalho que chamava gamificação da avaliação eu falei puxa que que legal uma coisa que todos nós buscamos né como tornar avaliação alguma coisa mais interativa mais colaborativa mais motivadora pro aluno e não só uma coisa que ele pense na nota né como tornar o o momento da avaliação um momento rico de aprendizagem E aí eu fui assistir E na verdade a proposta apresentada pelo aluno era acho que era um Mestrando doutorando era a seguinte bom a gente faz uma avaliação de múltipla escolha era num
ambiente virtual de aprendizagem mas aí no final a gente deu alguns troféus pros alunos tiraram melhores notas então nós Gam ficamos a avaliação quer dizer na verdade não game ficou o processo de avaliação né o processo de avaliação continua sendo um processo de avaliação por múltipla escolha que é muito discutível e não não não é esse o tema da nossa conversa pode ser o tema de uma outra conversa mas eh O processo foi mantido o processo tradicional que a gente critica muito que é o aluno ter lá cinco opções e escolher cinco opções eh é
muito interessante que a gente associa essa ideia da múltipla escolha com o behaviorismo do Skinner muitas vezes né mas o próprio Skinner se a gente volta lá atrás na sua máquina de aprender tal máquina de ensinar e aprender ele ele propõe que ele critica a ideia de utilizar múltipla escolha porque ele diz eu não quero que o aluno olhe lá número X de opções e escolho Alguma delas eu quero que ele lembre de alguma coisa na aprendizagem Então as a dinâmica da máquina de aprender do Skinner era o aluno produzir uma resposta para alguma provocação
alguma questão e depois ele comparar com outras respostas e avaliar se a resposta dele tava adequada não tava adequada né então Eh na proposta de gamificação que eu tava comentando foi mantida a ideia da múltipla escolha e no final o aluno tinha um troféu tinha uma medalha o que que seria gamificar a avaliação quer dizer isso a avaliação continua igual tem um prêmio no final que no fundo nós já temos prêmio porque nota você pode dar um troféu pro melhor aluno da classe na minha época de escola tinha isso troféu quem tirava as melhores notas
ganhavam um troféu então a gente já tava gamificando há muito tempo avaliação o fato de você dar nota principalmente se você mostra a nota pros alunos já é um já é um elemento de gamificação então implícito na nesse processo de aprendizagem agora o que que seria gamificar avaliação então por exemplo trabalhar com avaliações em grupo eh projetos como a gente tem em games por exemplo World of Warcraft né dentre vários games que são jogados multiusuários que os alunos têm que se organizar em grupos à distância com pessoas que eles não conhecem e aí tem missões
específicas tem que se organizar para cumprir missões para desenvolver habilidades como grupo né esse seria um elemento de gamificação interessante como eu trabalhar avaliação formativa que é aquela avaliação que a gente dá feedback contínuo pro aluno pode ser o computador dando pode ser o professor dando pode ser colegas dando avaliação por pares mas de qualquer jeito incorporar na educação no processo de avaliação Não alguma coisa que já tá presente nos games que a gente já falou que é aquela ideia de que o aluno usuário no caso do game é avaliado a vários momentos e avaliado
em fases Diferentes né como eu fazer uma avaliação adaptativa o que isso significa Eu costumo dar esse exemplo porque não é todo mundo que joga mas o jogo de futebol Fifa mesmo quem não jogue tem uma ideia de como é que funciona né O FIFA é um jogo que quem não sabe jogar nada começa a jogar e se diverte tem um nível de de provocação lá um pouco acima do que ele sabe para ele ir subindo para ele ir jogando um Pou p melhor quem joga muito bem também se diverte tem um nível de de
expertise mais avançada então quer dizer o game tá preparado para avaliar pessoas de diferentes níveis de aprendizagem o que na avaliação normalmente não acontece avaliação Tradicional em educação ela é reta né Ela é igual para todos então vejam existem vários elementos que possibilitariam a gente aproveitar o design de games os elementos de design de games para aplicar na avaliação da educação né agora manter todo o processo de avaliação criticar cável que é esse modelo utilizado no ENEM no enad nas escolas nas universidades porque elas se voltam pro Enem pro enad que é usar testes de
múltipla escolha em filosofia por exemplo em disciplinas que qualquer uma né mas estô Dando um exemplo uma disciplina que deveria ser aberta para múltiplas perspectivas a gente faz lá múltipla escolha para o aluno escolher a resposta correta eh manter todo esse processo e dar um troféu no final é é quase que uma caricatura do que a gente poderia aproveitar do universo de games né para gamificar o processo de avaliação Então eu acho que é muito importante Teoricamente pensar nisso antes de você se lançar a um processo na prática ter essa reflexão sobre as teorias de
de que fundamentam aí a utilização de games educação e o conceito de gamificação e algumas perspectivas diferentes para que você se lance num projeto rico já e e pelo menos rico do ponto de vista de fundamentação teórica tá adoraria ouvir seus comentários aqui o vídeo tá no YouTube né então aqui embaixo nos comentários você pode fazer seus comentários eu vou continuar participando da conversa então a conversa não termina agora mas continua aqui nas redes obrigado
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