Fala galera do Cifra Club Eu sou Felipe lobo e agora a gente vai ter a nossa segunda aula teórica especial sobre o tema formação de acordes vamos falar sobre as tétrades que são os acordes mais usados na MPB em geral para acompanhar legal aí conteúdo dessa aula é bom você assistir Antes as outras aulas do curso de teoria começando lá pela aula de introdução à teoria musical e na sequência aula de tríades bom eu preparei também um PDF com material didático e alguns exercícios para você fixar melhor o conteúdo da aula para baixar é só
você pegar esse link que tá aqui aparecendo no vídeo digitar no seu navegador e fazer o download do arquivo vamos [Música] lá as Tet são acordes de quatro notas separadas por intervalos de terça então é como se a gente pegasse uma Tríade básica e colocasse mais uma notinha ali nessa Tríade que vai formar um intervalo de sétima com a fundamental da Tríade E vai formar também um intervalinho de terça ali em relação à nota que faz a quinta da Tríade bom qualquer nota acrescentada a uma Tríade precisa ser representada na cifra do acorde através de
um algarismo que mostra qual que é esse intervalo que a nota vai fazer com a fundamental do Acorde por exemplo vamos fazer aqui o dó maior que é uma Tríade básica agora vou acrescentar nesse acorde a nota si eu vou conseguir tocando a segunda corda do violão solta a corda si a nota si faz o intervalo de sétima maior com o dó que é a fundamental desse acorde então nós teremos o Acorde de dó com sétima maior para representar esse acorde a gente usa a letra C que mostra a Tríade de dó maior seguida do
número sete e a letra m maiúsculo que vai mostrar que a gente a gente tem uma sétima maior acrescentada no acorde vamos ver um outro exemplo aqui vou pegar o dó maior agora e acrescentar a nota si bemol que a gente consegue apertando aqui com o dedo quatro ó a corda sol na terceira [Música] casa o CB mol vai fazer um intervalo de sétima menor em relação ao dó que é fundamental desse Acorde por isso nós teremos o Acorde de dó com sétima menor ou simplesmente dó com sétima para representar esse acorde a gente usa
a letra C seguida do algarismo S simplesmente a sétima é uma exceção na regra de nomenclatura dos intervalos porque para representar a sétima menor basta a gente falar o set ou escrever o algarismo set enquanto que para representar a sétima maior a gente ainda precisa de colocar o m maiúsculo ali na cifra ou então quando a gente vai falar o nome do acorde a gente tem que especificar que é dó com sétima maior né Já os outros intervalos Eles não precisam disso o intervalo quando é maior normalmente a gente coloca apenas o número e e
quando ele é menor é que a gente precisa de acrescentar um sinalzinho para mostrar que ele é menor por isso a sétima vai ser uma exceção a essa [Música] regra o mais importante pra gente ficar Fera na montagem de acordes é a gente entender muito bem Como que são formados os acordes ou seja o tipo de acorde Quais são os intervalos e as notas que compõe esse acorde e é importante também a gente conhecer muito bem o braço do violão saber encontrar qualquer nota aqui em qualquer corda do instrumento aí não tem erro a gente
vai conseguir encontrar os acordes que a gente precisar agora eu vou ensinar para vocês algumas formas para tocar todos os acordes maiores com sétima vamos lá para começar a gente tem aqui como referência a forma do acorde dó maior que assim é uma Tríade e a gente viu que para fazer a sétima maior basta a gente tirar o dedo um O legal é que a gente pode deslocar esse acorde pelo braço do instrumento e fazer não somente o dó Mas qualquer acorde com sétima maior Olha só para isso eu vou trocar os dedos e usar
o dedo quatro para apertar o baixo do acorde dessa forma então a gente pode arrastar ele pra frente e com o uso da Pestana aqui com o dedo um a gente traz também aquelas cordas que ficariam soltas então se eu arrastar uma casa pra frente eu tenho o dó sostenido com sétima maior mais uma casa e eu tenho um ré com sétima maior e assim por diante a gente pode fazer qualquer um né Por exemplo se eu colocar na sétima casa eu vou ter o mi com S maior mais uma casinha pra frente ele virou
o fá com sétima [Música] maior e esse mesmo raciocínio pode ser aplicado também ao dó com séa menor olha só a gente viu que essa é a forminha do dó com sétima e a gente pode arrastar ela tranquilamente né Sem inclusive sem usar Pestana para conseguir qualquer outro acorde com sétimo aqui no braço do instrumento na quinta casa por exemplo a gente vai ter o ré com sétima O Mi com sétimo fica na sétima [Música] casa a gente vai evitar de tocar a corda mizinha e a corda mizona Quando a gente tiver fazendo esses acordes
deslocados uma vez que a gente não tá usando Pestana Então as cornas que ficam soltas acabam ficando para trás a segunda forminha Bacana aqui é a forma que parte da da da posição do lá maior n se a gente analisar esse acorde Vamos ver que na corda sol a gente tá tocando também a nota lá que é a oitava aqui do acorde então é fácil a gente conseguir a sétima pensando nessa corda é só chegar meio Tom para trás que a gente vai ter a sétima maior eu vou trocar os dedos aqui para liberar o
meu dedo um e poder arrastar esse acorde também pra frente e fazer qualquer acorde com sétima maior que eu quiser usando essa forma então se eu chegar uma casa pra frente eu vou ter o lá sustenido com séa maior se a gente fizer a Pestana a gente pode tocar da corda lá até a corda miz o si com sétima maior vai ficar aqui na segunda casa e o dó com sétima maior na terceira e assim por diante para fazer a tetra de com sétima menor usando essa forma é simples basta a gente tirar o dedo
dois aqui que tá apertando a corda sol e deixar essa corda apertada com a Pestana Então essa é a forma do dó com sétima que pode virar também dó sostenido com sétima ou ré com séa e assim por diante a terceira forminha que a gente vai usar pode ser a forma de sol maior vamos lembrar aqui essa é a forma do sol maior que eu tenho a nota sol na corda Mi no mi Agudo aqui então para eu conseguir a sétima maior desse acorde eu posso pegar essa nota e chegar ela uma casinha para trás
e aí eu posso adaptar a forma pro acorde ficar assim [Música] ó Este é o Sol com sétima maior para fazer o Sol com sétima menor a gente pode chegar a nota da corda mi mais uma casinha para trás vai ficar assim só que esse é um acorde que já é um pouco mais difícil da gente sair deslocando ele pelo braço do violão Então vamos concentrar com uma possibilidade para tocar o Acorde de sol mesmo a próxima Possibilidade é a gente usar a forma do mi para fazer esses acordes olha só essa é forma do
mi maior e na corda ré a gente tá apertando aqui a segunda casa que faz a nota Mi é a oitava do acorde então para conseguir a sétima eu vou jogar essa nota uma casa para trás vai ficar [Música] assim mi com s maior então para deslocar esse acorde pelo braço do instrumento eu posso trocar os dedos aqui liberando o dedo um que eu vou usar para fazer as pestanas Então eu tenho F com s maior com a Pestana aqui na primeira casa fa sostenido com s maior e assim por diante né Sol com sétima
maior para fazer o acorde com sétima menor usando essa forma a gente vai pegar a nota da corda ré e chegar mais uma casinha para trás basta tirar o dedo e deixar a nota sobre a Pestana podemos também substituir os dedos aqui pra forminha ficar um pouco mais confortável de [Música] tocar a gente vai ter também uma segunda opção tocar esses acordes com sétima tanto a sétima maior quanto a menor usando uma forminha um pouco mais simples que dispensa o uso da Pestana Olha só se a gente tem como referência esse aqui que é o
Acorde sétima maior a gente pode dispensar essa nota aqui da quinta corda e passar lá pra segunda corda a quinta justa do acorde a gente vai ter esse desenho que dispensa o uso da Pestana sol com séa maior para quem gosta muito das pestanas ele pode ser feito assim só que Lembrando que a gente não deve tocar a Quinta corda nesse caso que ela não pertence aí ao acorde e para fazer o acorde com sétima menor basta a gente retirar aqui esse dedo que tá na na apertando a corda ré né eu posso trocar o
dedo aqui para ficar mais confortável e eu vou ter o Sol com sétima menor que também pode ser feito sem a Pestana e a última forminha que a gente pode usar aí é a forma do ré maior né né que aqui a gente tem o ré maior trid e se a gente observar aqui a nota da segunda corda a gente vai ver que é a nota ré também faz uma oitava do acorde Então a gente vai chegar essa nota uma casinha para trás para tocar a sétima maior do acorde se eu trocar os dedos e
liberar o dedo um eu consigo também deslocar esse acorde pelo braço do instrumento fazendo o ré sostenido com sétima maior mi com sétima maior fá com sétima maior Ou qualquer outro acorde com sétima maior que eu quiser tocar para fazer o acorde com sétima menor usando essa forma a gente vai ainda recuar a nota da corda si mais uma casa para trás ela vai ficar com essa forminha aqui ó neste caso com o baixo na terceira casa a gente tem o fa com sétima n ou fá com sétima menor é interessante a gente notar que
nesse caso o Acorde não tem Pestana porque o dedo um está apertando apenas o baixo do [Música] acorde para os acordes menores a gente vai usar apenas três formas porque elas são as mais práticas e mais fáceis de montar vamos lá para começar a forma de lá menor Esse é o lá menor Tríade que a gente tem que trocar os dedos assim para liberar o dedo um e arrastar pelo braço do violão bom se eu fizer com a Pestana na terceira casa vai ser o dó menor agora veja bem essa nota que estamos apertando aqui
com o dedo quatro na corda sol ela faz uma oitava da nota fundamental do acorde a nota dó então pra gente conseguir a sétima maior desse acorde basta a gente chegar essa nota uma casinha para trás aí a gente tem que adaptar os dedos aqui e vamos ter essa posição Este é o dó menor com sétima maior que também pode ser deslocado pelo braço do violão fazendo qualquer acorde menor com sétima maior pra gente conseguir a sétima menor basta a gente deslocar a nota da corda sol mais uma casa para trás olha só a gente
vai ter que tirar esse dedo dois que tá apertando a nota e deixar ela pressionada pela Pestana É mais confortável se a gente adaptar aqui trocando os dedos e fazer o Acorde dessa forma dó menor com sétima então recapitulando a gente tem o dó menor com sétimo maior e com sétima [Música] menor para representar esses acordes na cifra A gente precisa da letra que representa a fundamental do acorde no caso aqui seria a letra C representa o dó seguido do m minúsculo que mostra que o Acorde é menor e ainda na frente a gente vai
colocar o algarismo 7 seguido da letra m maiúsculo para representar a sétima maior e apenas o algarismo 7 para representar a séa menor a segunda forma que a gente vai ver é a forma do mi menor Esse é o mi menor TR né que a gente pode trocar aqui usar os dedos 3 e 4 para liberar o dedo um e fazer a Pestana com na primeira casa a gente tem o menor a poé normalmente Vamos colocar aqui na terceira casa e a referência agora é o sol menor bom a nota que a gente tá pressionando
aqui na corda ré a gente tá apertando na quinta casa faz uma oitava também na nota fundamental do acorde a nota sol Então a gente vai pegar essa nota e jogar ela uma casa para trás para conseguir fazer a sétima maior desse acorde Olha só sol menor com sétima maior se a gente jogar essa nota mais uma casa para trás a gente chega na sétima menor do acorde Então é só tirar esse dedo e deixar a corda ré apertada pela Pestana mesmo esse é o sol menor com sétimo aqui a gente pode deslocar essa forma
também fazendo qualquer acorde menor com sétima através da forma do mi menor bom uma dica legal é que se você não quiser usar a Pestana para fazer esse acorde dá pra gente substituir a forma por essa daqui [Música] ó nesse caso a gente tá usando aqui o ded um para apertar o baixo do acorde e os outros dedos todos ficam na mesma casa né o dedo dois apertando a corda ré o dedo três apertando a corda sol e o dedo quatro apertando a corda si e a gente só pode tocar aqui com a mão direita
as cornas que a gente está apertando com a mão esquerda evitando de tocar notas que não fazem parte desse acorde E aí dessa forma a gente pode também deslocar essa forma à vontade pelo braço e fazer qualquer é acorde menor com sétima a terceira forma que a gente vai usar para fazer as tetras menores é a forma de ré menor que a gente conhece aqui nessa posição o r menor Tríade trocando os dedos a gente vai deslocar esse acorde pelo braço e fazer qualquer Tríade menor né bom colocando aqui na terceira casa a baixo do
acorde a gente tem o fá menor a nota que a gente tá pegando aqui com o dedo quatro na segunda corda é / oitava da nota fundamental do acorde nesse caso aqui é a nota fá deslocando essa nota uma casa para trás a gente chega na sétima maior do [Música] acorde Então temos aqui um fá menor com sétima maior também pode ser deslocado e fazer qualquer acorde menor com sétima maior através dessa forma bom se a gente pega essa nota aqui da segunda corda e desloca mais uma casa para trás a gente vai chegar no
acorde menor com sétima né para isso a gente vai adaptar aqui a posição dos dedos e ter uma uma pegada um pouco mais confortável aqui com baixo na terceira casa a gente tem o fa menor com Sé [Música] agora que a gente também pode deslocar e fazer os outros acordes né Por exemplo na quinta casa a gente tem o sol menor com a sétima e assim por diante podemos usar esse mesmo processo lógico para conseguir montar as tétrades com quinta alterada quer dizer são aquelas tetes que tem ou a quinta diminuta ou a quinta aumentada
Olha só se a gente partir aqui da forma de lá vamos começar aqui com o lá maior e que vai virar o dó com sétima maior com a Pestana aqui na terceira casa bom eu t tocando a quinta justa desse acorde aqui com o dedo tr apertando a quinta casa da corda ré e a quinta justa aparece novamente na primeira corda que a gente tá apando aqui com a [Música] Pestana então a forma mais fácil de fazer a forma do acorde com quinta alterada é a gente eliminar uma dessas cordas onde a gente tá tocando
a quinta justa vamos eliminar a corda mizinha que o Acorde vai ficar mais compacto aqui na região das cordas intermediárias então é muito simples pra gente conseguir aqui o acorde com quinta aumentada a gente vai pegar essa notinha aqui que a gente tá apertando com o dedo três que é a nota da corda ré e levar ela uma casa pra frente então a gente vai trocar os dedos aqui para conseguir uma posição mais confortável Esse vai ser o dó com sétima maior e a quinta aumentada Voltamos para o dó com sétima maior e agora eu
vou fazer a quinta diminuta jogando essa nota uma casa para trás Então esse é o dó com sétima maior e quinta diminuta todas essas formas podem ser deslocadas pelo braço do violão aí basta a gente mover a mão colocando a pestan ou melhor a nota do baixo na casa em que a gente tem a fundamental que a gente tá precisando bom vamos ver como que fica isso com a sétima menor vamos pegar aqui o dcon sétima como referência que tá usando aqui a forma do Lacon séa só que na terceira [Música] casa e aí é
o mesmo processo a gente pega a nota da quarta corda leva ela uma casa pra frente para conseguir a quinta aumentada não vamos tocar a corda mizinha dó com sétima e quinta aumentada voltando aqui uma casa para trás a gente volta pro dó com sétimo e mais uma casa para trás a gente vai ter o dó com sétimo e a quinta diminua [Música] vamos ver agora algumas forminhas para tocar os acordes com sétima e quinta alterada com o baixo na sexta corda bom tomando como referência essa forma aqui que a gente viu que a forma
do acorde com sétima maior que com baixo aqui na terceira casa tá fazendo o Sol com sétima maior eu vou deslocar a nota da quinta corda que tá fazendo o intervalo de quinta justa uma casinha pra frente e a gente vai ter a quinta aumentada O problema é que a gente tem uma abertura muito grande aqui entre os dedos três e quatro então é mais interessante a gente pegar essa quinta que tá aqui na corda lá e tocá-la na corda si Sol com sétima maior sol com séa maior e quinta aumentada é bem mais confortável
de tocar nessa forma e a gente também pode fazer a quinta diminuta né voltei aqui pra quinta Justa e uma casinha para trás está a quinta diminuta então sol com s maior quinta [Música] diminuta no caso da quinta diminuta também fica confortável de tocar ela no grave vai ficar aqui ó n quinta justa quinta [Música] diminuta é importante sempre observar aqui as indicações de quais cordas que a gente deve tocar observando o diagrama né onde a gente sinaliza com o X é uma corda que não deve ser tocada como nesse caso aqui do Sol com
sétima maior e quinta aumentada a gente não deve tocar a corda lá ela não pertence ao acorde bom vamos ver como que ficam essas formas se o Acorde tiver a sétima menor esse aqui vai ser o Sol com sétima né a gente tem a sétima menor mais uma vez a gente tem um intervalo de quinta aqui na corda lá se eu chegar uma casinha para trás eu vou ter a quinta de minuto a gente pode dispensar o uso da Pestana e tocar apenas as cordas graves usando essa forminha aqui mais uma vez são duas opções
com a Pestana ou sem a Pestana só com sétima e quinta diminuta bom Se eu precisar da quinta numa região um pouco mais aguda eu também posso fazer dessa forma aqui [Música] ó também não vamos tocar nem a corda lá nem a corda mizinha que não pertence a um acorde aqui nesse caso agora para fazer a quinta aumentada a gente pega essa forminha e joga uma casa pra frente a nota da quinta corda fazendo aqui o Sol com sétima quinta aumentada nesse caso é melhor a gente usar a Pestana mesmo vai facilitar tocar esse acorde
mas é importante não tocar a corda si porque ela tá fazendo a quinta justa aqui ainda né na Pestana Então essa nota não entra no acorde e pode ficar mais fácil de tocar esse acorde se a gente jogar a quinta aumentada pra corda si e aí a gente deixa de tocar a corda lá né pode ser feit assim com a Pestana também tanto faz aí o dedo que a gente escolhe [Música] usar Sol com sétima e quinta aumentada Sol com sétima e quinta [Música] diminuta agora vamos pra última forma que a gente vai ver que
vai ser a forma do ré né a gente tem um ré Tríade aqui que eu vou transformar ele no ré com sétima maior levar ele aqui pra terceira casa pr pra gente acompanhar a forminha já em deslocamento pelo braço do violão bom eu tô apertando a quinta justa desse acorde aqui na corda sol com dedo dois ó Então a gente vai deslocar essa nota uma casa pra frente e vai ter a quinta [Música] aumentada nesse caso como a gente tá com baixo na terceira casa esse acorde vai ser o fá com sétima maior e quinta
aumentada voltei aqui pro fá com sétima maior e agora essa notinha da ca sol vai uma cas para trás pra gente fazer a quinta diminuta fá com sétima maior e quinta diminuta todas essas formulas podem ser deslocadas montando aí qualquer acorde que tem a quinta diminuta e a sétima maior bom vamos ver como que fica agora com a sétima menor Esse vai ser o fa com sétima usando aí a forminha do ré com séa [Música] né mesmo processo a nota da corda sol vai uma casa pra frente vira quinta aumentada fa com a sétima e
a quinta aumentada fa com sétima novamente e agora essa notinha vai uma casa para trás pra gente fazer a quinta diminuta eu vou adaptar os dedos aqui para ter uma posição mais confortável fa com a sétima e quinta diminuta Essas são as três formas que são bem práticas pra gente conseguir E aí os acordes tétrades que tem a quinta alterada e ainda um acréscimo de sétima sétima maior ou sétima [Música] menor bom para fechar aí essa série de acordes agora vamos ver os acordes menores com sétima e quinta alterada também em três formas diferentes partindo
aqui da forma do lá menor né Vamos fazer aqui na segunda casa agora ter como referência o c menor com sétima olha só bom a gente também tá apertando a quinta desse acorde aqui na na corda ré então pra gente conseguir a quinta diminuta é só a gente chegar essa notinha uma casa para [Música] trás a gente também pode fazer esse acorde sem usar apest aqui ó basta a gente substituir aqui usando os quatro dedos uma corde muito comum aí na MPB em geral em vários outros estilos também si menor com sétima e a quinta
diminuta voltando agora pro C menor com sétima a gente poderia também ter a quinta aumentada aqui ó chegando a nota da quarta corda uma casinha pra frente C menor com sétima e quinta [Música] aumentada bom a gente pode fazer o mesmo processo pros acordes com sétima maior Olha só vamos partir aqui do C menor com séa maior mesma coisa agora eu eu vou aumentar a quinta do acorde chegando a nota da da corda ré uma casinha pra frente vai ficar assim voltei aqui pra quinta justa novamente agora vou fazer a quinta diminuta voltei novamente pro
acorde com quinta justa então nós temos aqui o c menor com Sé maior si menor com s maior e a quinta [Música] aumentada novamente C menor com sétima maior e agora com a quinta diminuta C menor com sétima maior e quinta diminuta mesmo processo agora só que partindo da forma de mi menor bom vamos fazer essa forma aqui na com a Pestana na segunda casa neste caso temos o Acorde de F sostenido menor com sétimo bom para fazer esse acorde com a quinta aumentada agora sugerir uma coisa diferente a gente vai usar a quinta justa
que aparece aqui na segunda corda então nós podemos simplesmente apertar a segunda corda aqui com o dedo dois na terceira casa olha só notem que eu não tô mais usando a nota da corda lá ela não deve ser tocada fa sustenido menor com sétima e quinta aumentada voltando agora pro Faço tenido menor com sétima e eu vou deslocar essa nota da segunda corda uma casa para trás pra gente conseguir tocar o fa sustenido menor com sétima e a quinta diminuta vai ficar assim fá sostenido menor com 75 diminuta Lembrando que todas essas formas podem ser
deslocadas pelo braço PR gente gente conseguir aí qualquer acorde do mesmo tipo né aqui por exemplo na quarta casa eu vou ter o sol sostenido menor com séa e quintta diminuta vamos ver como que fica isso agora usando a sétima maior partir da forma aqui também com fa sostenido menor com sétima maior vamos usar o mesmo processo dispensando a nota da corda lá a gente vai ter a quinta justa apenas aqui na segunda corda então uma casa pra frente ela se torna quinta aumentada fa sostenido menor com sétima maior e a quinta aumentada novamente faç
sostenido menor com sétima maior chegando essa nota uma casinha para trás a gente vai conseguir a quinta diminuta olha só faç sustenido menor com sétima maior e quinta [Música] diminuta Lembrando que a gente só deve tocar nesse acorde aqui as notas que a gente tá apertando com a mão esquerda evitando de tocar a mizinha e a corda lá também para finalizar o mesmo processo só que partindo da forma do ré menor Primeiro vamos ver como fica com a sétima menor eu tô na segunda casa então eu tenho um acorde de mi menor com sétimo Olha
só como a gente tá apertando aqui a quinta justa do acorde na corda sol a gente chega essa nota uma casa pra frente e consegue quinta aumentada mi menor com séa e quinta aumentada voltei agora pro mi menor com séa e vou levar essa mesma nota da corda sol agora uma casa para trás e conseguir a quinta diminuta mi menor com 75 diminuta lembrando que também a gente pode deslocar essa forma por todo o braço do violão fazendo o Acorde que a gente precisar agora vamos ver como que fica isso com a sétima maior mi
menor com sétima [Música] maior deslocando novamente aqui a nota da corda sol a gente tem menor com séa maior e quinta [Música] aumentada Voltei pro mi menor com sétima maior e agora desloco essa nota uma casa para trás para fazer o mi menor com sétima maior e quinta [Música] diminuta agora vamos pô a mão na massa e fazer um exercício muito bacana para assimilar melhor aqui os principais acordes que a gente viu Nessa aula que são aqueles mais usados aí mais comuns no repertório da MPB em geral principalmente olha só que exercício bacana vou tocar
uma vez na sequência eu explico aí com [Música] detalhes bom esse exercício vai fazer a gente treinar as quatro principais tétrades aí que a gente aprendeu nessa aula olha só a gente vai começar usando aqui a forma de Lá Maior Só que lá na sétima casa para fazer O Mi com séa maior você pode usar aí qualquer dedilhado não necessariamente esse que eu tô fazendo pode dar Apenas um Toque por acorde não tem problema mas o importante é essa lógica aqui da mudança dos acordes a gente começa no acorde com sétima maior Então a gente
vai tirar o dedo dois para fazer o acorde com sétima menor em seguida a gente coloca o dedo dois aqui na na corda si e vai fazer o o Acorde menor com sétima então a gente muda a forminha aqui para fazer o Acorde menor com 7 e quta [Música] diminuta recapitulando mi com sétima maior mi com sétima mi menor com sétima e mi menor com séa e quinta diminuta Esses são os quatro acordes que a gente vai exercitar agora logo após a gente fazer o Acorde menor com séa e quintta diminuta o próximo passo é
muito fácil é só a gente pegar o dedo um e jogar uma casa para trás que automaticamente a gente já vai cair no acorde com sétima maior só que meio tão para trás do que a gente começou mi bemol com sétima maior E aí é só repetir o mesmo processo e caindo de semitom em semitom até chegar lá no Lá com sétima maior Vamos ouvir começando agora do mi bemol com s [Música] Moa [Música] dessa forma a gente exercita os quatro principais tipos de tétrades que a gente aprendeu nessa aula de semitom em semitom em
todo o braço do violão né a gente fez o exercício com as formas de lá quer dizer com baixo aqui na corda lá então a gente pode pesquisar e descobrir aí exercícios semelhantes usando as outras formas também né com baixo na corda mi ou com baixo na corda ré O Bacana é a gente pesquisar sentar com o violão e procurando aí essas formas que o exercício é muito mais efetivo porque esse trabalho de raciocínio que a gente tem para encontrar as formas os acordes acabam fazendo com que a gente compreenda melhor a teoria e a
prática de como montar os acordes Nesta aula aprendemos como são formadas as tétrades acordes de quatro sons separados por intervalos de terça também conhecidos como acordes com sétima a gente viu aí várias formas para tocar todos os tipos de tetrades inclusive com um exercício muito bacana pra gente aprimorar a nossa coordenação e agilidade com os dedos na hora de tocar todos esses acordes bom tem também um PDF que você pode baixar acessando o link que tá aparecendo aqui no vídeo digitando aí no seu navegador para fazer o download do arquivo lá você encontra material didático
e alguns exercícios para fixar melhor o conteúdo dessa aula a nossa próxima aula teórica sobre formação de acordes vai falar sobre acordes com outras notas acrescentadas e alguns acordes especiais que fogem um pouquinho das regras mais convencionais a de formação de acordes É isso aí essa foi a aula sobre tetrads faça sua inscrição no nosso canal do YouTube Deixe os comentários aqui pra gente e siga o Cifra Club no Twitter para ficar por dentro das últimas novidades do site Valeu bom sonho e até a próxima n