[Música] olá olá olá cidadãos da Galileia hoje temos mais um novo episódio do Brand to podcast e se você é designer você tem que ficar até o final porque a gente vai discutir uma coisa muito importante você que é designer precisa saber de estratégia de branding no dia a dia na execução do seu trabalho ou você fica só esperando receber o briefing da estratégia para executar a parte visual não vou te responder isso agora Até porque eu tenho uma convidada especialíssima mas antes se você chegou aqui através do link de um amigo seja muito bem-vindo
eu me chamo Galileo Nogueira tenho mais de 14 anos de experiência ajudando a construir marcas e sou o fundador da Galileo branding uma consultoria que ajuda o seu negócio a sua empresa a ter uma marca com identidade diferenciação posicionamento se esse é o momento do seu negócio é só acessar Galileu nogueira.com barcat escolher lá Galileo Brand e pedir um orçamento que a minha equipe vai falar com você e quem sabe a gente não vai trabalhar juntos uma outra coisa que eu preciso deixar muito assim eu tô orgulhoso de avisar vocês hoje uma novidade assim que
tô guardando essa Chaves A partir de agora o bdp imersão se une a SPM pra gente fazer o bdp imersão São Paulo duas marcas juntas com o único objetivo que é tornar você um expert e a gente tá falando que essa parceria vai redefinir a sua carreira em Brain então se você quer fazer parte de uma imersão completa com dois dias de aula 12 horas de conteúdo professores SPM na grade certificação SPM e benefícios de alunos SPM mesmo você fazendo bdp imersão Esse é o seu momento a imersão vai acontecer 22 e 23 de novembro
na SPM São Paulo e a gente vai ter um dia incrível de aula aulas teóricas pela manhã e workshops práticos pela tarde se esse é o seu momento Galileo nogueira.com bbdp Garanta sua vaga a gente só vai ter 39 vagas sim a ideia é que a gente tem um grupo menor mesmo para que a gente consiga se aprofundar no conteúdo melhorar o nosso Network e também colocar a mão na massa nos workshops práticos beleza vamos ao episódio de hoje hoje temos um um papo que talvez ele seja controverso Talvez ele seja bom talvez ele seja
que abra a cabeça das dos designers que estão aqui e eu estou com ela e Tamara Ferreira seja muito bem-vinda Brand T do podcast depois de um ano tentando agenda com essa moça sim ai gente que prazer est aqui muito bom Estou ansiosa por esse pau por esse papo estou animada tá animada estou Será que it Tamara vai ser controversa hoje nesse Episódio talvez talvez talvez a gente dá um Instigado algumas verdades sendo ditas algumas verdades bom então vamos começar pela pergunta que abre esse episódio a gente tem ouvido muito a palavra branding tem crescido
muito no mercado no nos últimos 5 se anos a gente tem visto muito conteúdo novos criadores de conteúdo surgindo novos cursos a gente tem uma galera aí produzindo conteúdo sobre branding e a importância de branding cresceu nos últimos anos também com a diminuição da importância de performance também quanto mais os vicis os Fundos tiraram investimento agora ficou necessário construir marca e dentro desse universo de construção existe uma confusão né Tem gente que acha que branding é fazer uma identidade visual Então os designers que acham que estão fazendo o Brand na realidade eles estão fazendo só
a identidade visual que é um pedaço da estratégia de branding só que agora eu vejo um movimento que os designers querem aprender o todo eles querem aprender estratégia eles querem entender do início ao final talvez eles queiram até ter uma profissão meio mista eles querem ser um pouco estrategistas de brand mas também tem uma entrega de expressão visual no final e aí o designer precisa de tudo isso ou ele pode ser um designer que vai focar só na sua especialidade Adorei o tema Adorei e eu quero me colocar nesse lugar também porque sou designer né
trabalho com marcas há muitos anos e tem uma história aí desde a desde que eu me formei Eu trabalho com marcas isso é engraçado porque quando eu tava na faculdade a única coisa que eu não queria trabalhar era com logotipos odiava achava Mega complexo assim mas enfim foi cair numa agência me apaixonei só que eu era essa designer que trabalhava com identidades visuais então chegava naquela época 2012 13 não se falava tanto sobre branding ainda tava engatando falava-se mais bem no início eh então eu eu era a pessoa que pegava aquele briefing bem do do
xch lento assim das agências né e eu tinha que dar a vida Aquilo E essa era a minha principal função sabe então eu compreendo o designer que ele tem uma Preciosidade com a criação dele como um bebê porque essa era minha função eu tinha que pegar algo que era super abstrato e transformar num num visual E aí o tempo foi passando eu fui fazendo cursos de branding fui vendo o que que isso Por que que as marcas precisam disso né O que que é uma gestão de marca e fui trazendo isso pro meu trabalho aos
poucos eu fui incorporando branding pequenas partes no que fazia sentido para mim porque o público também não estava preparado para isso então eu não podia chegar eu como designer e falar ah eu vou te entregar uma estratégia ele falou mas não quero eu só quero um loginho né Queria meu loginho que eu passei um briefing aqui no papel de pão log isso certo já não quero essas coisas então eu fui incorporando estratégia para o meu processo interno então como eu posso melhorar minha entrega mais assertiva trazendo recursos do branding E aí eu fui aprimorando até
o ponto em que eu comecei a oferecer mesmo a consultoria de branding Óbvio focado no design que é a minha a minha da minha alçada né E aí comecei a entregar esse trabalho mais completo eh é difícil a gente responder assim sim deve né odeio essa pessoa que caga a regra né então tem que ser assim se não for assim vai acabar vai acabar a profissão Você não serve como profissão não acho que é só que tem uma coisa que é muito importante para os designers saberem e para os estrategistas também design faz parte da
gestão de marca ele está inserido na gestão de marca ele faz sabe você pode pensar numa estratégia mas o design faz parte da expressão ele é a parte que você conecta toda a estratégia que ela tá ali invisível pro público a algo que ele possa ver tocar sentir se conectar né então tanto pro lado dos designers que sentem que o design é a parte mais importante tante Isso precisa ser revisto quanto para o lado do estrategista que acha que design é irrelevante né E aí não não não coloca fé nessa parte não investe nessa parte
então acho que as duas partes precisam precisam se encontrar no meio do caminho ali cara porque é importante é quando você foi falando na realidade quando você você falou aqui né Eu trouxe o designer pro meu eu trouxe branding pro meu processo da minha maneira de construir eu aqui capitaneando a bandeirinha do Brand acho que vendo de Fora torna o seu processo mais rico porque uma coisa que eu já vivi ao longo desses 12 anos também né também me formei em 2012 é que algumas vezes o designer ele tá indo para um lugar muito estético
que talvez ele atenda Uma demanda estética de agora uma tendência que a gente tem dos 2is TR 4 anos que vem né daqui para frente mas ele em si como logo ou como expressão visual não traduz necessariamente a estratégia da marca Ele é bonito ele é agradável aos olhos ele é visual ele entrega mas ele não tá muito alinhado né e Quando você vai olhar acho que eu já vivi algumas situações na consultoria também quando a gente tinha designers frila né ou designer do cliente também que a gente trazia assim ol a marca precisa ser
simples precisa ser isso pelo aquilo outro aí você vi um logo tudo rebuscado e com degrade e com aí você falara ué cadê a simplicidad é cadê a simplicidade que a gente falou aqui Hum temos muitos exemplos assim sim cara eu gosto de usar uma analogia que eu explico para os meus clientes quando eu vou apresentar minha metodologia para os para os meus alos alunos que é a seguinte pensa que a sua marca é uma árvore uma árvore é feita de flores de frutos de folhas né tudo aquilo que a gente vê mas ela é
principalmente feita de Raiz Se essa árvore não tiver raiz ela morre Então pensa que a sua marca é toda essa árvore a parte abaixo da terra a raiz é a parte da Estratégia o público não tem acesso não sabe o tamanho daquilo não sabe para onde tá indo mas existe e é o que o que mantém a árvore é o que sustenta a árvore né mas se você tiver uma árvore feita de raiz eu não consigo comer um fruto eu não consigo admirar beleza eu não consigo nada então a estratégia também sozinha sem se conectar
ela também fica perdida e aí a gente começa a subir né pra superfície ess esse subir pra superfície é a parte de expressão e a parte de expressão é aquilo que conecta com o público Então você tem o C você tem as flores os frutos Como eu disse que é o que o público vai conseguir ver se conectar e entender se aquilo é para ou não mas você concorda comigo que eu não consigo plantar abacaxxi e colher morango e eu acho que é esse o ponto do designer Então você tem uma parte eh de uma
árvore frondosa linda maravilhosa não tem raiz ela morre daqui dois dias entende Então essa é a parte tão importante pro designer trazer a estratégia para PR pro processo dele para ele conseguir coincidir E aí uma marca que é bem amarrada tanto na parte da raiz Quanto na parte do tronco essa é uma marca muito forte no mercado uma marca sólida ela faz sentido e aí quando a gente fala de uma marca que faz sentido é que tem todos os pontos de contato ela se comunica da mesma forma ela é coerente e aí o público se
conecta de uma forma muito mais forte e duradora é s gente é uma professora né você é uma professora então professora cara é excelente exemplo essa coisa da árvore né porque literalmente é a parte visual mesmo da coisa né O que a gente vê o fruto a folha né tudo aquilo verbal também verbal não obviamente a árvore é composta de tudo isso mas acho que esteticamente visualmente a gente consegue visualizar bem esse exemplo eu adoro Porque como a gente tá num formato de áudio é a gente precisa construir esse ess esse desenho na cabeça de
quem tá ouvindo só pelo Spotify e não tá vendo pelo Youtube uhum e uma coisa também que eu vejo né Eu já comentei aqui no um dos episódios que são os famosos rebranding desnecessários aham né E esses rebranding também acompanham eh uma mudança de logo uma atualização ou talvez até um abandono mesmo do logo anterior para vir para um novo eu vi um post seu ontem falando sobre o logo do PayPal Uhum E é muito curioso porque se conecta muito bem com o que você trouxe né o o logo do PayPal tinha bordas arredondadas que
era alinhado à modernidade a tendência daquele momento passam 4 anos e agora tira os Logos a borda arredondado agora é tudo reto porque agora é essa tendência de agora isso também não reflete um pouco obviamente estamos falando de pentagon né eles sabem o que eles estão fazendo mas isso também reflete um pouco dessa coisa da Estratégia algumas vezes ficar também mudando muito né né e de não ter essa coisa sólida de o tempo inteiro a gente tem que ficar atualizando o logo para para adicionar o conceito de modernidade atual é eu eu fico me questionando
sobre isso também acho eu não consegui ter uma linha assim bem certa de raciocínio porque eu penso que tá H há 50 anos atrás era muito fácil você ter uma marca que Durava 15 20 anos sem mudar nada porque a sociedade mudava pouco também né então a gente não tinha tanto acesso a informação você não hav tanta referência a globalização ainda tava no início então As coisas elas duravam mais você vê que uma música que fazia sucesso fazia sucesso o ano inteiro hoje em dia TRS meses tá antiga né então e quando ela consegue ficar
três meses em Sucesso porque às vezes ela fica um mês e meio no máximo Ah é top um durante uma semana já é ow né então e também penso que cada vez mais né com com essa esse movimento rápido do mundo é as as transições vão precisar ser mais necessárias Esse é uma linha de raciocínio que tenho uma outra é explicando pras pessoas o que que é o o PayPal né Que que foi essa a minha minha reflexão o PayPal fez um redesign em 2014 tá foi quando ele inseriu os dois PS sobrepostos Antes era
só um p Com uma sombra assim então ele colocou os dois p sobrepostos e esse P tinha as as as terminações né as bordinhas arredondadas E aí a ideia né a justificativa foi ah a gente quer trazer um logo que seja mais amigável nas plataformas digitais então T aquela coisa Ah não sei o qu para acaber bem no no icon né dentro do aplicativo para ser o avatar Zinho do Instagram conseguir encaixar melhor favicon então tá a gente tem que fazer isso então tem que ser mais amigável tem que ser mais isso mais aquilo e
a gente estava na tendência friendly eu não sei se né Vocês vão lembrar mas tinha o design flat o design friendly é tudo muito fofinho e colorido e divertido amigável e isso era o ser moderno então tudo que era muito rígido e Reto já era ultrapassado então a gente trouxe essa estética né divertida e aí a gente passa 10 anos paraa frente aí a pentagram faz a o redesign da PayPal e tira os cantos arredondados e a justificativa é para deixar a marca mais moderna e nítida e eu falei ué mas também não era há
10 anos atrás e na ver e a reflexão que eu fiquei é o seguinte o que que é moderno né então o o o conceito de moderno muda em cada era E aí o que o que não pode acontecer é a gente cravar em pedra aquilo que É de fato moderno então assim eu vou usar uma fonte sun serif né uma fonte que não tem nenhum Adorno porque ela é moderna Tá mas daqui uns anos será que vai ser sabe então eu acho que o designer e o estrategista ambos né Eu acho que as pessoas
que que que que que gerem marcas precisam estar muito ligadas ao que a sociedade tem como ela tem se comportado né a cultura Então eu acho que você precisa olhar muito para fora também então o que é moderno O que é que é moderno é o que que a gente hoje enquanto sociedade dizemos que é e pode ser que daqui 10 anos não seja E como eu disse cada vez mais acelerada então que é moderno hoje é o ano que vem já já tá ultrapassado já já tá ultrapassado e é por isso que a gente
vê tanto o redesign também muito refresh de logo o tempo inteiro o tempo inteiro e às vezes muito ajuste ótico simples né que não não necessariamente precisaria ter uma comunicação pra imprensa para falar olha que tiramos a borda arredondada exatamente ex igual o SBT acho que o SBT fez alguma sim fez uma mudancinha no SBT Plus né jogou para qu para cá para lá Pronto redesign é tipo SBT Plus lança novo logo e transforma a maneir ninguém quer saber muito né não só se fala de outra coisa só se fala de outra coisa exatamente Oi
Tamara mas aí voltando pra história dos designers saberem estratégia né eu eu como fundador de uma empresa que contrata também designer diretores de arte eh eu também vejo essa dificuldade de encontrar esse designer que hoje eu chamo de Polivalente né que esse designer aqui tem habilidades de design e a parte técnica é muito bem feita porque você vai julgar pelo portfólio você vai olhar muito mais o aspecto de traço de ilustração de composição de uso dos elementos você vai julgar por aqui e numa parte comportamental e técnica a gente vai olhar também um pouco mais
de estratégia se a pessoa consegue compreender uma estratégia de branding porque quando a gente entrega para um briefing por exemplo ele não é um briefing do tipo objetivo eh desafio e etc não a gente vai falar dos atributos que a marca tem a gente vai falar da linguagem que ela vai usar as causas que ela acredita Os territórios que ela acredita hoje com a sua comunidade você consegue ver já essa evolução desse designer saindo dessa coisa Photoshop eu preciso aprender ferramenta e Preciso olhar a referência no brance e olhar não agora eu preciso entender o
que que há por trás dessas marcas olha consigo e eu sou uma das mensageiras dessa causa que esses dias eu fiz um post falando design não é software não é porque software muda ah sei lá quando começou a galera usava compasso e esquadro para fazer é para fazer Design na mão E aí você vai falar que era isso que era habilidade que era design não design é tudo que vem antes né então é o projetar e é por isso que que a gente precisa bater nessa tecla Então se é o projetar o que que eu
tô projetando de fato se eu só projeto na hora que eu criei uma prancheta no Illustrator e comecei a fazer as coisas o que que veio antes para onde eu quero ir eu acho que a a maior pergunta do Design é essa o que eu quero fazer E aí o como meu irmão Você pode usar o canva você vai conseguir chegar lá você pode usar uma uma uma câmerazinha cyh você vai conseguir chegar lá então você precisa saber o objetivo e aí é que vem o branding o branding ele vai criar essa linha de raciocínio
que você vai desenhar por cima né literalmente desenha por cima porque você precisa entender Qual é a qual é a narrativa E aí é óbvio Eu acho que o des eu falo muito que o designer é um tradutor porque o bicho que tem que falar muitas línguas tá tem que falar muitas línguas Então também não é só ai o z tem que ter estrategista Ah tem mas tem que saber estética tem que saber estética para caramba sabe ele vai ser avaliado pela entrega da estética no final das contas vai e outra coisa a primeira impressão
é estética se ele não se a estética não convidar o público a se aproximar meu filho a estratégia fica perdida né então você precisa equilibrar as duas coisas e aí o designer ele tem que falar a língua do branding da Estratégia ele precisa falar a língua da estética e precisa falar a língua do público e aí ele é esse tradutor que ele fica traduzindo toda hora pô esse aqui é para cá esse aqui para cá esse aqui para cá é um desafio cara sabe por isso que é Polivalente Não por isso que é Polivalente porque
você tem uma uma necessidade de de compreensão de muitos aspectos né E aí eu fico eu fico nessa porque assim eh eu defendo muita a estratégia mas eu também sou a pessoa da estética no sentido de psicologia da forma psicologia da cor de neurociência a gente precisa entender como o ser humano enxerga o mundo para eu conseguir transmitir você você me fala lá que um atributo da marca é ser não sei extrovertida como é que eu coloco extroversão no design sabe como é que eu coloco uma marca que é extroversão são estéticos nessa história né
É só colorido É jogar tudo colorido e pronto é extrovertido aham é colocar uma tipografia gigante não porque tem outros atributos e tem outras coisas tem valores tem narrativa tem ap posicionamento como é que eu vou traduzir isso então eu preciso entender como essas duas coisas elas elas se entrelaçam então eu principalmente atributos eu acho que é uma parte muito abstrata que o design tem que entender então eu não posso chegar e falar que uma marca é ousada moderna e colocar tudo cinza entende Opa já peguei a referência aqui nada como ter uma intimidade aqui
pra gente ó eu olhei eu já sei o que que ela tá falando a gente vai entrar nesse assunto é óbvio não tem como então você precisa entender atributo é personalidade e estética também então como é que eu vou traduzir isso para que o público compreenda sabe por qu gente senão fica com aquela cara de que você colocou o conceito depois que o negócio estava pronto o famoso retr planejamento você fez quando tá pronto já E aí você joga umas palavras lá para poder dizer só exatamente e audiência não é bo eu sou sabe a
audiência não é burra a gente acha que ah eu vou falar aqui com muita sei lá muita firmeza e as pessoas vão acreditar hum não vão não vão elas já compraram mais no passado hoje elas não compram tanto no passado elas até poderiam elas só viam um anúncio na televisão não tinha internet não tinha nada ela até falava ai disseram que é assim ai é isso mas hoje não né hoje eu posso ir atrás hoje eu posso ter acesso ao arquivo eu posso ler de novo e eu tenho muita referência muito repertório a informação tá
aqui o tempo todo então eu falo Hum não tá fazendo sentido para mim isso eu posso não saber o que tá mas eu sei que tá incoerente Aham minimamente você entende alguma coisa aqui exatamente por isso respeitem os designers porque os designers eles precisam de fato ter uma habilidade tripla aí né de leitura de comportamento leitura de público leitura de de fato branding se você é designer comenta aqui bota uma bolinha laranja ou uma laranjinha um emoji da laranjinha coloca aqui nos comentários Spotify do YouTube pra gente ó abraçar vocês e mandar energias boas porque
o designer no final é cobrado demais de ter essa fluidez na leitura e é uma coisa que a gente viu também a profissão de certa maneira como todas as outras né como o Brandon também passou por essa produtização né você compra um cursinho ali você vira designer ponto e aí quando você vai olhar né Eu lembro quando eu namorei eh eu tive um namorado que ele ele não manjava muito de design ele era muito cara estratégico de marketing digital ele não manjava muito de design ele ele era muito o cara do gosto pessoal né tipo
assim ele olhava falar gostei ou não mas ele olhava pra estratégia e falava tá essada tá gerando Lead Tá ótimo então ele ligava muito pro visual E aí uma vez ele veio me mostrar uma defesa estratégica de um logo de uma identidade visual só que a defesa não tinha defesa era tipo uma página o logo aí a opção 1 2 3 e aí o resto aí eu falei assim cara mas cadê a defesa desse negócio Ele tá tá traduzindo o que isso aqui a ele falou ah não sei o pessoal não mandou eu falei tá
mas e aí né cadê o Cadê a parte do tipo porque escolheu Esta fonte porque escolheu esta cor porque escolheu este elemento aí ele falou nossa mas eu nem olho para essas coisas eu só bati o olho para ver se traduziu o que eu esperava eu acho que traduziu eu acho eu amo eu acho eu acho Aí eu voltei para ele como alguém de estratégia e falei Qual o parâmetro para você definir que de fato está dentro ou fora do parâmetro quem me diz que o seu gosto é bom é isso isso também é uma
coisa né Bom Gosto Bom Gosto ele é relativo né relativo relativo mas no final o que que aconteceu eu falei bom eu não vou conseguir julgar se essa logo tá boa ou não porque não existe uma defesa estratégica se você pediu para essas pessoas fazerem um logo simples Talvez esse esteja atendendo se você pediu para fazer um logo que trouxesse muito muita seriedade confiança ET Talvez esse daqui não traga mas eu não sei o antes eu só tô vendo o final e aí depois né enfim fizeram os ajustes depois ele falou cara não consigo mais
aprovar a identidade visual sem defesa uau F Nossa parabéns parabéns é um designer Nossa sim porque o designer também não colocou né foi uma coisa que o designer fez e aí acho que o costume do mercado do designer ali que vai fazer pro Zé das couves pro Senhorzinho da padaria que é isso ele só quer aprovar um logo então você manda oito e espera que eles aprovem qualquer uma Mas sabe uma coisa que acontece também dentro das empresas é o designer ficar muito no lugar passivo isso acontece demais trabalhei em agência sei disso que é
assim chega o briefing chega a pessoa do marketing fala ah a gente quer isso isso isso aí o designer faz aí vamos supor que tem alteração o designer fala mas você não me falou o que que você queria ou criatura Mas você é o designer você que é o tradutor eu não tenho que te falar o que você tem que fazer né e o designer reclama muito disso do cliente o cliente não sabe o que o que o que quer você fala sim você que estudou para isso não foi ele ele tá te contratando para
você dizer chicotadas da Itamar Então eu acho que o designer também precisa ser mais ativo de falar de de demonstrar defesa de colocar o ponto de vista dele no projeto de tá inserido na estratégia desde o início por causa disso porque design Tem muita gente que já escutei né em alguns lugares as pessoas vendendo curso ou falando não eu porque eu faço um design estratégico daí eu penso mas todo o design é estratégico não existe uma vertente design design estratégico o a essência do Design é estratégica tá ligado eu amo é igual branding para dentistas
branding para médicos aí eu gente mas branding é branding no final das contas assim por que que tem Brand branding para digital falei gente mas branding para digital não existe né só só criou uma roupagem então assim design estr o design é por Essência estratégico ele precisa alcançar um objetivo ele precisa de projeto de processo então se você não tiver incluído na estratégia desde o início vai chegar no final você vai chegar com uma chuva de informações e vai ser difícil mesmo assimilar tudo aquilo né bom a gente tem agora um momento que é o
seguinte falamos tudo isso o designer precisa realmente assim eu acho que né como você falou a gente não tá aqui para definir lugares a gente tá falando recomendações né Você pode ter um designer que ele vai se especializar mesmo na parte técnica naé estética que vai ser incrível e não necessariamente precisa saber de brand ele vai ter o seu lugar no mercado pelo que eu vejo né aqui só que você vai ter que ter junto com ele algum estrategista muito forte para ir guiando a criação junto com ele sim e eu vejo que existe um
outro lugar que esse designer que a gente vê hoje no dia a dia Brasileiro né de 80% das pequenas e médias empresas no Brasil que ele vai ter que ser o faz tudo que é a pessoa que recebe o briefing a pessoa que traduz a pessoa que apresenta é o que monta é o que treina o cliente que revisa os documentos não isso aqui tá dentro do Guide isso aqui tá fora do Guide porque o próprio cliente também não sabe eu acho que você trouxe um ponto muito bom que é a questão da do seu
papel como profissão e a sua proatividade em relação a isso porque eu acho que também a gente construi no mercado um lugar que o designer é tão tradutor que ele só fica na última etapa do processo então ele espera chegar um briefing uhum Daí chegou um briefing de papel de pão escrito no guardanapo ele fala Prom eu vou traduzir em cima dos que eu tenho eu não vou questionar eu não vou devolver o Brief eu não vou perguntar mais coisas eu não vou não ele só me pediu para traduzir isso aqui eu vou fazer e
sabe o que que isso cria Gale aquela A falsa ideia do gênio criativo que eu te dou um insumo mínimo você coloca dentro de um caldeirão mistura porção mágica E cria lá um uma identidade visual do nada não existe isso gente e isso é uma coisa que eu faço um esforço gigantesco para quebrar não existe se design é projeto se design é estratégia vai falar comigo você faz branding assim não não você tem processo e outra coisa processo é passível de ajuste de alteração de mudança de Rota né então o designer ele ele ele fica
com essa pressão toda de chegou um negócio num papel de pom para mim eu tenho que criar e ten que criar de primeira tem que aprovar de primeira não pode ter alteração porque se tiver isso diz respeito a mim pessoalmente eu sou um péssimo criativo porque a deusa da Inspiração não me possuiu neste momento não estou inspirado não cara se é projeto se é estratégia se você tem que saber técnica você precisa contar com mudança de Rota você precisa contar com alteração com visões de outras pessoas também não fazer o trabalho sozinho e e o
usar um pouco desses recursos que eu acho que a gente bebe muito em branding né os testes as pesquisas sim que é uma coisa que eu vejo muito pouco designer requisitar isso também ele não vai pedir porque dói né dói falar que tá ruim que não tá bom que não tá acompanhando a estratégia se sente ofendida Porque isso é uma coisa que na publicidade principalmente no Brand a gente faz muito né a gente testa a comunicação a gente conversa com o consumidor para entender o que que ele tá vendo ali né a gente acompanhou o
trabalho do Itaú que é uma coisa simples que a gente viu que foi quando eles fizeram aquela qualitativa pedindo PR as pessoas desenharem né deram a caixa de lápis e pediram PR as pessoas desenharem como que era o logo do Itaú uhum uma coisa tão simples que entendemos que as pessoas não lembravam do azul elas não lembravam do Amarelo elas só associavam o laranja e elas desenhavam com base naquilo Ali era um bom teste para saber como é que tava a pregnância era um bom teste para ver quant as pessoas tinham se Recall dessa marca
e que cores predominavam e eu não vejo esse processo criativo junto com os designers também eu não vejo eles voltando e falando olha eu fiz essas três opções mas eu queria testá-las eu queria entender se os consumidor entende isso aqui ou como ele faz essa leitura a gente viveu um umum processo agora muito bacana na consultoria a gente tem um cliente que vai fazer uma mudança de visual só que ele tava muito receoso que o visual novo não performasse também quanto o antigo Uhum Então dentro do do do briefing ele falava eu sei que a
gente precisa ter uma nova estética porque a nossa é muito datada muito ultrapassada só que eu tenho muito medo da nova estética não conectar com o público ou que essa nova estética se distancie do que a gente era como proposta original eu não sei exatamente se se Seria uma boa mudar então ele sabia que precisava mas não necessariamente ele tinha a certeza de que o caminho que a gente ia sugerir Seria o ideal Uhum E foi uma das poucas vezes que a gente viu assim como cliente mesmo a gente testar a mudança de um kvu
em que a gente conversou com o consumidor como ele reconhecia esse kivo antigo através de uma quantitativa ele dava algumas notas para alguns atributos e a gente mostrava o que viou um e o que viou dois e pedia para ele dar outras notas e aí quando a gente comparava a gente buscava o que a gente chama de uplift que é ele avaliou o que viou atual com nota 7 no sei lá no atributo de segurança o que viou novo ele avaliou com nota nove então a gente teve um crescimento de percepção dentro do atributo de
segurança pela mudança estética Então isso é um bom indicativo de que a gente não vai ter problema como a gente viu também o contrário a gente viu o que vijam novo desempenhar negativamente para desconstruir alguns atributos que era justamente ele falar olha eu não enxergo simplicidade nesse novo antes era nota cinco agora é nota dois então a gente já não era tão forte em simplicidade e a gente ficou pior Uhum E a gente começa a ter critérios para poder tomar uma decisão né a gente testou isso junto com o consumidor e testou também eh na
parte de performance a gente veiculou os anúncios com que vi o novo e o antigo fez um teste AB para entender como eles desempenhariam quanto também a sua performance etc tudo isso para perguntar Existe alguma cultura de pesquisa dentro do Design do ponto de vista de teste de usabilidade de percepção ou ainda é um assunto que falamos muito pouco sobre ele é eu acho que eh no design de interface acredito que tem muito mais você tá mexendo ali com com a experiência do usuário e e a experiência é muito mínima né de de quantos segundos
você fica aquele Quanto tempo você vai clicar né no botão qual botão você vai clicar e etc Então eu acho que em o x e o y existe bastante Assim é tanto que eles favorecem muito essa parte de de de performar né de de usabilidade e tal eh mas no gráfico eu não percebo E aí vou falar do meu ponto de vista eh da minha vivência não percebo e e acho que os designers trabalham muito sozinhos justamente por causa dessa cultura do gênio criativo Uhum que ele vai tirar da cartola que ele vai tirar da
cartola e se ele não tirar isso é uma ofensa pessoal a ele né então eh existe muito esse medo esse receio insegurança eh eu dou aula para designers há 8 anos e eu sei que a insegurança é um dos maiores dores deles eh porque é isso sim então por exemplo eu trabal eu crio desde que eu era criança eu desenhava eu que fazia as cartolinas na escola e isso sempre foi considerado um talento um dom sabe essa coisa você é bom leva jeito é leva jeito E aí é um dom é algo que você não
fez muito esforço mas você tem essa habilidade então o que que você pensa isso faz parte de mim de mim enquanto pessoa e aí depois Eu transformo Isso numa profissão em que eu preciso que vai pro mercado que eu preciso ter aprovação que eu preciso ganhar grana a já começa a confundir um pouco as coisas o que que faz parte de mim pessoa e o que que é a minha profissão mesmo que precisa de de de ter o aval dos outros então eu acho que existe essa confusão e eu não sei eu acho que é
um exercício pra gente ir aos poucos quebrando esse essa crença sabe nossa eu acho essa reflexão excelente acho que pode terminar o episódio aqui porque a gente tava conversando antes da gravação aqui e isso traduz muito né o o o que a gente tava falando antes né antes da gravação a gente tava conversando muito sobre eh designers que tem um apreço a estética muito forte a uma execução incrível né e uma um Cuidado um capricho para de fato ser isso aquilo que representa o designer é a cara dele é o portfólio dele é como ele
cria e quando a gente pega essa questão do gênio criativo e joga no mundo real do qual ele tem seis níveis de aprovação numa empresa que não tem verba para comprar fonte que vai ter que usar o que tá aberto que o gerente gosta do do azul e o outro gosta do rosa e o outro gosta do preto é aí onde o gênio criativo de fato ele ele provavelmente ele não sobrevive no final das contas se ele se sente esse gênio criativo porque imagina se você cresce falando não eu sou a Itamara eu faço cartolinas
desde criança né tipo tudo que eu fizer ele ele tem uma razão de ser sou artista né o cliente vai olhar e vai entender se ele não tá entendendo é ele que não tem repertório eu estou coberta de repertório e no final das contas não é assim que o mercado funciona exatamente eu acho que é é é essa grande dor assim e e a gente precisa desmistificar eu acho que é essa palavra desmistificar aos poucos eu tento sugerir algumas coisas para os designers uma das coisas é para aqueles que trabalham tem muito designer frila né
que trabalha por conta própria autônomo que é divide o seu processo cara pega aprovação por partes sabe se acostume com o ajuste ou ou até diga pro seu cliente que o ajuste faz parte porque eu sei que o cliente também fica ansioso porque essa crença Gale não é só do designer é do mercado o mercado vê no design é um artista não não não sejamos hipócritas verdade verdade vamos colocar o peso no lugar certo também é o mercado ele cobra teve uma cliente que chegou para mim e falou assim como é que você cria o
logo você sonha com ele eu falei amada Você tem uma coisa que eu não quero fazer sonhar com o logo deixa eu sonhar com belas praias com viagens né pelo amor de Deus deixa sabe e eu falei assim sonhar falei da onde que essa pessoa acha que eu tiro sonhar é a mesma coisa que compositor de música né a pessoa ela dorme ela vê um ar e fala ai deu uma música isso aqui ó isso a música Vai ser Hit é essa que vai ser Hit e ela não era designer era uma cliente e eu
falei cara olha a pressão que essa pessoa me colocou aqui que eu falei gente se eu não sonhar se a melatonina não bater e tem que ser um sonho bom né tem que ser um sonho incrível você tem que ser visual esse sonho você vai ter que enxergar claramente saber executar também depois e aí você fica assim cara olha então é uma pressão que vem de vários lados então é o mercado me pressionando eu me pressionando na hora que você não consegue criar eu falo por mim você entra na na na noite negra da Alma
você fica assim perdido triste meu namorado sabe que às vezes eu tô deprimida por quê Falei Tô com bloqueio ativo não tô conseguindo e você fala assim eu Sou péssima gente eu não não sirvo para isso não sei fazer um logo aí Tamara da cartolina ó é uma impostora é uma impostora lá na época da escola ela fazia agora não faz mais é então assim e para você ver que é uma crença tão forte que mesmo que conscientemente eu saiba disso Eu ainda sinto isso né então é um problema cultural que a gente precisa eu
acho que tem um ponto aqui que eu falo muito pro meu time a gente tem uma frase de cultura que a gente rep dentro da empresa muitas vezes a gente sempre como premissa vai levar o melhor modelo do que a gente acredita que precisa ser apresentado pro cliente então a gente vai fazer um mon de exercício interno vai selecionar dois um Talvez a gente vai apresentar só um caminho criativo ou só dois caminhos criativos Uhum E a gente vai fazer toda defesa e vai apresentar e etc do lado de lá nem sempre existe uma cultura
de entender o que a gente tá apresentando então nosso papel é ensinar também e aí entra o meu lado professor de entender de explicar de trazer o método para deixar ele fazer a sua escolha Em alguns momentos o cliente vira e fala gente lindo mas eu não quero eu não quero que mude eu quero que volte ao anterior eu quero que seja igual eu quero que não mexa na cor se ela ele pode falar isso e a gente brinca né Tem uma frase que a gente fala dentro assim o capitalismo venceu Agora sim venceu ele
ele vence bastante ele venceu do tipo eu já falei já defendemos já trouxemos opções já defendemos os caminhos já fizemos testes já fizemos tudo aquilo se no final o cliente que tem o ap que ele tem essa aa artística que o próprio cliente às vezes tem né de falar não mas as minhas referências estéticas tão diferentes da essa que você tá me apresentando cabe também a esse papel desse designer e do estrategista ou dos dois juntos e uma pessoa só a entender que também existe um teto que a gente também não vai agora se desgastar
como relação com o cliente quando na realidade ele também se esgotou né eu tô contando isso aqui é um caso de um cliente que a gente tem hoje que todo o nosso ponto de contato com cliente já virou pra gente falou gente a gente já sabe que vocês apresentaram melhor a gente sabe mas a pessoa lá em cima não quer mas não se preocupem com a imagem de vocês vocês estão tranquilos a gente sabe que vocês apresentaram um caminho Incrível a gente tá triste também do nosso lado porque a pessoa que tem que aprovar não
aprovou E aí eu vejo que o designer À vezes leva isso para um pessoal de uma dor de uma de uma discussão que eu não sei se isso eu acho que para minha maturidade e o tempo ele ensina né quando a gente fala do capitalismo venceu é porque para mim eu já cheguei no lápice que assim eu já tenho 35 gente tô 5 para 40 se eu vou ficar discutindo agora porque ele não gostou da fonte que eu apresentei eu ficar defendendo até a morte que a fonte que ele gostou não é a melhor etc
e ele mesmo não tá fim capitalismo venceu É e tem uma coisa também né designer também tem que entender essa praticidade no mercado vocês acham que grandes marcas não vão ter isso também do cliente também que chega e fala não gostei é porque ele tá fazendo a a a a o logo lá pro pro Zé das couves né E aí ele acha que o Zé das coves ele que não sabe as coisas é o ignorante mas em grandes empresas também é assim amada em grandes ensas é não quero não gostei meu gosto pessoal não gostei
e tal e você vai ajustar do mesmo jeito essa é uma grande falácia do mercado de achar que o lugar que a gente admira como produto aham é o lugar que todo mundo manja muito e que todo mundo tem técnica is que não acontece e nossa assim Gente o que acontece de apresentar e você falar não é multinacional Global 150 anos não não porque eu não quero não quero não gostei não era o que eu esperava é isso não traduzi bem o que que eu falei não reflete o briefing que eu mandei sendo que não
mandou nada is exatamente então assim acho que é um exercício de separar as coisas o que sou eu e o que é o meu trabalho minha profissão né exato exato isso daí é uma das coisas que acho que o time eu tenho falado muito com o time né a gente sempre vai levar o melhor caminho sempre vai apresentar mas um dado momento é a gente voltar para casa e falar fiz o meu melhor não ninguém tá com eu não tô com raiva de ninguém eu não tô com raiva do designer eu não tô não é
simples ente tive que como né fundador falar gente não vamos insistir uhum vamos agora fazer o que A cliente pediu e vamos entregar e dentro disso fazer o melhor né Fazer o melhor tem alguma chance de a gente melhorar um Gradiente que seja tem uma chance da gente incluir umas ilustrações que ele não pediu se tiver se não tiver também gente você continua sendo uma designer incrível seu trabalho continua sendo valorizado mas que este cliente infelizmente tem uma cultura que a gente aos poucos vai tentar quebrar mas por agora a gente tem que dormir faz
e tem é quando você tem um um cliente pequeno que às vezes não tem repertório realmente eu acho que vale também o exercício de não vou falar educar que parece meio pedante né vou educar o cliente não é mas é exato assim é levar o conhecimento para ele PR para ele entender assim eh eu falo isso com os meus alunos ao invés de você ficar num cabo de guerra com o cliente tipo discordo não Eu discordo Eu discordo Eu discordo você apresentar para ele os caminhos então assim ah você quer algo que seja sei lá
extrovertido divertido e tal mas você quer usar cores preto é preto minimalista e tal e aí o cliente fala assim não mas eu quero usar isso você fala sim Ok podemos usar só que os atributos que você vai comunicar são esses esses esses a a a percepção que você vai despertar é essa essa e essa beleza é isso que você quer aí ele vai falar não eu quero uma marca divertida você falar Ah então tá E esse aqui vai despertar isso isso e isso porque não adianta é o que eu falei plantar abacaxi colha morango
não adianta não tá eu quero eu quero essa estética mas eu quero comunicar isso Amado aí é uma marca que não se enxerga né é uma marca que tá meio milp al ela não tá enxergando Então eu acho que vale você né mostrar também que você tem o conhecimento de como a estética performa também por isso que eu falo eu gosto de falar da estética porque tem estratégia Óbvio mas a estética ela comunica cara E aí se você designer também não souber o que que as cores comunicam as formas né a textura como é que
também você vai passar segurança para esse cliente entender você tá sugerindo certo né exatamente Sem falar que de marketing Brand design todo mundo sabe falar né então o cliente ele é realmente a pessoa que fala o cara é engenheiro ele é médic ele viu um Carrocel no Instagram ele fala esse Carrocel aqui ó não tá transmitindo segurança não isso aqui eu contei um um caso esses dias assim que eu fiquei muito em choque né Eu fiz uma aula nessas escolas de empreendedorismo E aí a uma pessoa o professor mencionou o meu nome no palco enquanto
ele tava dando aula e fala um dos alunos V me procurar e aí era uma médica que tava abrindo um consultório que na realidade tinha um consultório e ela falou assim olha o professor falou que você faz branding tem uma consultoria e tal queria saber como funciona seus serviços porque eu contratei uma pessoa de branding mas eu não gostei ela falou assim uhum não gostei não sei ela apresentou né Essa pessoa Apresentou um negócio que não sei lá se eu tivesse assistido um vídeo no YouTube sobre branding talvez eu apresentasse melhor que que ela a
própria pessoa falou isso tá na hora eu dei um já não vai ser minha cliente dei uma respirada porque assim primeiro a pretensão né de você achar que Assistindo um vídeo do YouTube você conseguiria fazer uma estratégia de branding e não vai uhum uhum mas você tem uma convicção dessa pessoa que de fato Ela sabe ela é uma médica que tinha um consultório mas ela tinha certeza que ela tava avaliando corretamente uma estratégia de branding a ponto de dizer essa estratégia não está boa então eu vou estudar para que eu faça melhor que você que
trabalha com isso a ela pode não ter contratado a melhor estrategista pode mas entre não ter sido a melhor estrategista e eu sei fazer sendo médica é tem uma distância né e esse é um bom ponto eh dessa coisa de é o que você falou todo mundo sabe fazer né e pro design isso ainda tá ampliado porque você tem aí o canva que você faz as coisas muito rápido você tem inteligência artificial então o designer tão assim gente tô me sentindo ameaçada aqui sabe E aí vão tirar minha profissão E aí talvez voltando à nossa
pergunta do início né se ele precisa saber de estratégia talvez a estratégia seja o grande diferencial de um designer do Futuro por quê Porque são habilidades em que uma inteligência artificial não consegue trazer que é o improviso que é a criatividade que é você fazer combinações improváveis né a inteligência artificial vai trazer ali combinações que já são né pré terminados através de dados mas a sua vivência né ninguém consegue tirar então talvez o apertador de botões que só sabe mexer em software possa ser substituído no futuro né possa ser a pessoa que não vai conseguir
se manter no mercado mas se você trouxer outros recursos de estratégia eu acho que faz mais sentido é mais promissor e com essa a gente encerra esse episódio Ela acabou de amarrar Nossa amarrou aqui ó porque o sk humano ainda não conseguiu ser reproduzido na Inteligência Artificial né repertório combinação tudo que você trouxe aqui isso vai fazer com que o designer esteja um passo à frente e eu acho que antes de falar de Inteligência Artificial saber hoje estratégia de branding junto com o design ele já está um passo à frente de muito design sim no
episódi que a gente troue o Cleiton Caetano aqui maravilhoso head design Brand lá do Itaú ele falou que tem há muito tempo já recrutado esses designers que tem uma capacidade mista ele consegue entender a estratégia o todo mas também consegue ter uma excelente execução estética e técnica para entregar o que ele tem que entregar então assim se você quer fazer parte de um time de do Itaú por exemplo Você Já Deveria Saber estratégia ou seja para algumas marcas talvez saber disso já te coloca realmente num passo à frente já é um pré-requisito sim já é
um pré-requisito e pra gente coroar esse momento eu trouxe um exemplar do meu livro para deixar com você já tá aqui ó assinado eu espero que esse guia te ajude a continuar inspirando de fato você a construir marcas mais incríveis e traga mais uma camada de estratégia também n suas aulas Ai gente Gale obrigada obrigada eu posso falar do leot tá aqui pode falar do leot tá por favor agora é o momento Jabá que eu ia falar assim como a gente te encontra Quais as redes fala do lé Ai quero falar gente e eu sou
professora né Eu tenho um curso chamado leay Altar um curso de fundamentos do Design eu posso olhar pode olhar aqui a câmera é essa que é o leay altar leot tá existe desde 2016 ele era presencial e durante a pandemia se tornou online a gente abre turma duas vezes no ano e o foco do lei altar É justamente eh promover autonomia pros designers é ensinar os fundamentos do Design os conceitos do Design como o design funciona justamente para que você consiga criar com muito mais consciência sabe que você saiba o que você tá fazendo e
saia um pouquinho do do sabe do do embromation né do do dessa coisa do achismo do Bom Gosto que você realmente seja um um profissional de design assim e o curso é não só para design designers mas para pessoas que trabalham ao redor da profissão então profissionais do marketing que precisam do Design no dia a dia que precisam aprovar um projeto de design e também não tem conhecimento acho que isso é um problema também saber apresentar um projeto como eu vou aprovar um projeto se eu nem sei eu não sei nada sobre design eu vou
eu vou ir do achismo também né eu vou ir do que do meu bom gosto então para profissionais também de comunicar que precisam do designer no dia a dia o le também é para você e fora isso também crio conteúdo nas redes sociais se quiser me seguir no Instagram e Tamara Ferreira em todas as redes talvez ten ali um underline ali em alguma outra mas tô no Linkedin tô no Instagram agora tô no Blue Sky saudades Twitter saudades Twitter amos por aí sempre criando conteúdo então obrigado Mais uma vez pela sua presença aqui no Brand
do podcast foi um prazer receber você aqui Estava ansioso para esse episódio e a gente piscou acabou né como sempre os episódios aqui passam assim obrigado por pela generosidade em compartilhar muito do seu conhecimento Eu amo ouvir você falar já disse isso para você amo ouvir a sua clareza de pensamento né Eu acho que um das grandes características da sua forma de ensinar é essa clareza não é complexo não é difícil não é técnico é simplesmente o design colocado no dia a dia prático das vidas das pessoas então muito obrigado é isso eu acho que
uma das minhas missões é justamente mostrar que o design tá em tudo e ele é para todo mundo então a gente precisa aproximar ele das pessoas que bom que bom que eu consegui fazer isso perfe obrigada obrigada gente cidadão se vocês gostaram desse Episódio Não esqueça de dar cinco estrelas no seu Player Favorito mandar para pelo menos três amigos que são designers que estão sofrendo com esse lugar de estratégia versus design e se você não mandar você já sabe seu passaporte de cidadão será bloqueado eu vou encontrar você na internet vou bloquear você você não
vai acessar nenhum conteúdo mais você não acessa mais a o nosso Vilarejo beleza Um abraço e vejo vocês no próximo Brand em todo podcast i