[Música] [Aplausos] a palavra traduz o mundo dá nome às coisas e os nossos sentimentos no entanto a mesma palavra que tenta explicar a vida também reduz as possibilidades de sentido que ela pode ter no café filosófico de hoje a filósofa psicanalista e poeta de ver o zé fala sobre o poder e os limites da palavra com a sua poesia e viviane nos coloca a questão o que pode a palavra se o nosso tema é a potência da palavra nós precisamos primeiro experimentar algumas potências práticas da palavra essa primeira potência a potência estética da palavra a
potência intensiva da palavra a potência acredito desconcertante da palavra eu queria escrever todas as plantas e pessoas todos os rios um por um os muros as cores dos homens as senhoras de idade as caixas de correio os espanhóis os tamanhos e larguras às alturas as pernas os falos os pêlos os pulsos eu queria escrever o ritmo das pedras das estradas calçadas das margaridas eu queria escrever o que manda e obedece o que cresce o que parece de amparo eu queria escrever o que afunda o que o cloud o que não sabe que o que não
cabe em lugar nenhum e viver da escrita das coisas não as coisas que não me cabem coisas e pessoas não me cabem e sem cabimento e atravessam pessoas passam depressa demais entre meus poros e vão eu tenho uma imagem presa na garganta sergent arranha eu quero voltar a ser palavra a questão inicial que me interessa é o ponto 1 morremos como a se morrermos é nascemos e vamos um dia desaparecer mas hoje não temos consciência disso porque a nossa vida estruturada ela é feita para servir ao esquecimento dessa questão fundamental que é a morte o
primeiro registro que nós temos do homem do homo sapiens que marca o início do homo sapiens é o enterro dos mortos enterro porque enterrando sobra alguma coisa para se guardar despejam queimar mas o enterro fica pra gente a referência né e o cuidado com os mortos e que marca o início do homo sapiens então a nossa espécie se chama homosapiens ela é marcada por um saber que ao saber da morte o homem é o único animal que sabe que vai morrer e esse saber provoca no homem o que eu acredito ser o grande impulso que
o leva em direção ao pensamento a arte à religião o pensamento na verdade são de pensamento todas essas coisas eu chamo de pensamento qualquer reflexão ou qualquer desdobramento da ação pensar seria ao mesmo tempo em que vive o homem saber que vive parece que em algum momento esse ser humano acordou de si mesmo e percebeu que ele nasce morre descobri que nasce morre significa criar o intervalo nascer e morrer pensar é criar contornos é estabelecer conceitos pensar é limitar o porquê porque a vida é uma intensidade que se desdobra o tempo inteiro havido uma mudança
contínua os gregos claro é arcaicos é pré socráticos chamavam de vir do vir a ser constante das coisas todas as coisas se transformam são infinitas em suas mudanças em suas articulações então se a gente pensa community ou como a física contemporânea que o mundo é um jogo de forças de intensidades que se chocam produzindo forma então o que é pensar pensar é abarcar uma parte dessa intensidade dessa vida que transforma o tempo inteiro e nomear então quando eu digo mãe eu não digo cadeira eu não digo filho não digo parede nem de um animal poder
de guzmán e digo mãe então a palavra ela delimita uma parte desse jogo né e passa a se significar ela passa a ter um sentido então a linguagem na verdade o pensamento ea linguagem se relacionam com as ss com essa construção desse primeiro o contorno você imagina está vivendo na nas cavernas e que você de repente percebe que a sua vida necessariamente vai acabar e que tudo vai acabar o que fazer com isso você não tem ainda uma explicação racional ou religiosa para isso nada absolutamente então o que acontece lâmina um choque o incômodo isso
é grande a angústia que a gente carrega até hoje de madrugada quando acorda e não consegue dormir angústia que é a sensação do infinito e você habitando esse infinito sem poder significa lo esse impulso eu acredito que o grande trampolim que impulso homem impulsiona o homem em direção por exemplo a arte impulsiona um homem em direção à religião a espiritualidade não não morremos vamos pro céu lá tem um paraíso eu resolvo essa angústia dizendo que tem um paraíso depois da morte e tem várias explicações que cada religião constrói outro outro lâmina outro encontro outra coisa
que nasce desse incômodo é por exemplo a filosofia que depois se desdobra em ciência assim sempre existiu mas a filosofia constituãdo ela faz com que a ciência também cresça na filosofia ciência juntos e fala da filosofia que é a tentativa de construir há explicações para esse fenômeno explicações que não são segundo acredita a filosofia não são religiosas são cientes ons são é respeito a um método de pensamento é que a lógica ou método científico então é o estudo a compreensão da natureza a explicação dessa natureza para nos aliviar desse encontro a arte não nos tira
da morte não resolve o nosso problema não nos explicam nos dá paraíso mas ela nos permite gritar esse incômodo cantar esse incômodo chorar esse incômodo tem coisas na vida que são trágicas é trágico é o sofrimento não merecido trágico é o que acontece é que você não poderia ter evitado que não dependeu da sua irresponsabilidade né isso é o trágico uma das características do trágico esse sofrimento não merecido então diante do trágico que a fatalidade que é impossível de ser controlado só o grito pode ajudar em algum momento sol o canto o ruivo e arte
trabalha nesse domínio né imanente permitindo a elaboração aqui agora desse incômodo na obra de frida kahlo pode ser lida como uma biografia das dores dessa artista em suas pinturas ela contou a história do terrível acidente de ônibus que sofreu aos 18 anos com uma fratura na coluna lei sofrido imobilizada por muito tempo e com dores para o resto da vida ela não pode ter fiz as sequelas do acidente fizeram fez abortar o mundo relacionamento com o pintor diego rivera é outro capítulo dessa biografia em cores os quadros com o drama colorido de frida kahlo pareciam
surreais mas finda não concordava com esse estilo não sou realista pinto a minha própria realidade a arte se submeteu ao pensamento filosófico em algum momento da nossa história à arte passou a ser um divertimento é uma coisa que a gente relaxa seja arte para relaxar né quando na verdade a arte deveria ser um dos eixos fundamentais e estruturantes da nossa vida condição sem a qual não poderia viver a gente pode dizer que se de um lado existe o pensamento lâmina que essa consciência da morte que o homo sapiens que é o que nos caracteriza saber
o tempo inteiro não só estou vivendo mas eu vou morrer e que as coisas acontecendo que está envelhecendo e doença e todas as questões as dores e as alegrias também mas hoje a gente fala das dores então saber disso o cômodo diz o ferrari é que o homem sofre justamente por isso por esse conhecimento mais a cor a posição do conhecimento é a arte os animais não sabem que vou morrer mas ele também não criam artisticamente então a arte é o contraponto do pensamento é o que ele viu que torna possível a vida de smith
que sem a música vida não seria possível você está querendo dizer sem arte e vida não seria possível na música sua preferência por uma série de razões inclusive filosóficas é ele argumenta isso mas sem arte ea vida não seria possível no entanto historicamente a arte se submete o pensamento aqui é divertimento é coisa de brincadeira e o pensamento não é sério e ele busca a verdade acontece que a verdade ela é uma mentira uma ilusão que não gostava da sua origem tinha vergonha então na verdade uma ilusão que esconde sua seu nascimento em puro e
ela diz não sou uma lesão como as outras eu sou a verdade essa explicação do dnit que é muito legal ele diz o seguinte que a arte é mais verdadeira do que a ciência porque a arte mente mas mente assume que mente enquanto a ciência menti e disse que ela está fazendo é verdade a verdade foi entronizada como ser como deus como instância suprema a vontade de verdade que quer uma crítica como fenômeno estético a existência ainda nos é suportável precisamos descansar de nós mesmos olhando de cima e de longe e de marte fica à
distância quinto de nós ou chorando por nós precisamos descobrir o herói e também o tolo que a nossa paixão do conhecimento então na verdade é um conceito a verdade é ela nasce ela é produto da necessidade psicológica por duração veja bem eu começo de ano da morte da lama do incômodo ea nossa história acaba criando a verdade verdade a estabilidade constância identidade não transformação então nós saímos de uma do rio existencial que nos movia inclusive para a arte inclusive nos mover para a vida porque se você vai morrer a vida tem que ser bem interessante
né agora se você acha que não vai morrer você pode leiloá-la a prestação você pode deixar pra lá a daqui a 30 anos a gente resolve isso com a minha vida inteira guardando dinheiro para comprar aquela casa dos meus sonhos né então se você não tem noção que vai morrer você pode planejar a vida inteira mas se a gente tem certeza de que a qualquer momento o chão pode desabar aí talvez a gente pudesse a reaprender a viver um instante como viviam os arcaicos porque não tinha ilusões a respeito do futuro o tempo anda arriscando
meu rosto com uma navalha fina sem raiva nem rancor o tempo isso como o rosto com calma eu parei de lutar contra o tempo ando exercendo instante eu acho que eu represento eu acho que a vida dá passando a mão em mim e eu acho que a vida passando acho que a vida passando eu acho que a vida anda em minha vida anda eu acho que a vida em mim a vida e nem anda passando eu acho que a vida dá passando a mão em mim e por falar em sexo que ainda me comenda o
tempo se bem que faz tempo mas eu escondia porque ele pegava força e por trás um dia resolvi encarar de frente desse tempo se você tem que comer que seja o meu conceito bento e melhor dos olhos eu acho que eu ganhei o tempo de lá pra cá ele tem sido bom comigo dizem que ando até remoção [Música] desde a pré-história da linguagem até as formas mais elaboradas de inscrição a palavra vem nos ajudando a construir significado para a nossa existência são muitas as linguagens que criamos para explicar o mundo a linguagem religiosa filosófica a
linguagem da arte da ciência mas desde que iniciamos a nossa busca pela verdade a linguagem da razão tem sido o nosso vocabulário principal será que as palavras exatas do vocabulário da razão são suficientes para descrever o que aconteceu com a nossa linguagem eu tenho um livro que se chama nit a grande política da linguagem porque me interessa esse livro porque a linguagem é a grande política porque a linguagem a grande política porque segundo eu penso e acredito piamente e sou uma militante dessa história é a linguagem que nos castra nos isola nos separa nos transformem
sujeito sujeito no sentido de identidade de que é o princípio da pressão é muita prepotência o ser humano aquele é o princípio de sua ação no máximo você participa da sua ação amar não pode ter origem ninguém ninguém ama porque quer nem tá aqui porque quer que eu poderia querer vir aqui não consegui essa prepotência subjetivo essa arrogância subjetiva em relação ao mundo fez com que vivesse nos o pensamento ea palavra mas o pensamento ea palavra racional e lógica causal e afastássemos a vidas intensidade e à linguagem intensa que a linguagem artística o que acontece
com a linguagem lá na na na modernidade com esta modalidade pré modernidade à época classifica como desfocou o de kate vai dizer penso logo existo eu vou explicar isso que maria você já sabe eu posso dizer que é bem simples porque também coisas rasteiras eu existo porque eu penso ou existe porque eu sinto feliz porque eu sofro o êxito porque eu me movo não existe porque eu penso ao reduzir a ação ao pensar na existência o pensamento eu estou dizendo que quem não pensa não tem existência porque pensar cartesianamente é pensar 'por causa e efeito
por identidade pornô contradição o filósofo francês rené descartes e tinha a ambição de levar a filosofia o rigor ea clareza da matemática elegeu a dúvida como ferramenta primordial para investigação do mundo um método cartesiano questionava as certezas estabelecidas pelas crenças e por nossas percepções sensoriais sua mais famosa frase penso logo existo é símbolo do racionalismo que a filosofia de descartes inaugurou a lógica que a nossa estrutura da nossa linguagem ela tem essa característica o que é não o que é poderia não ser o que poderia nunca ter sido o que é poder poderá deixar de
ser não na nossa loja o que é então quando você afirma uma coisa ela é fixa e isso a gente sabe como é grave nos relacionamentos afetivos porque você diz mas não diz na verdade tudo que a gente diz tem alguma coisa a gente que está dizendo aquilo que a gente diz sinto muito mas é fato se você pensa minimamente o discurso ele não foge da instabilidade afetiva que nos caracteriza o discurso não foge dessa tempestade de afetos de imagens e sensações que caracteriza cada um de nós o caos constitutivo que é vou nascer vou
morrer para onde eu vou estou vivo não estou aqui com o que pode acontecer a qualquer momento essa instabilidade da vida não pode estar afastada da linguagem corre o rio de minha boca corre o rio de minhas mãos dos meus olhos corguinho na verdade sofreu de excessos que me dão certo vocabulário como derramar escorrer atravessar eu tenho a impressão de que tudo fazem sobras eu tenho dificuldade em caber pra caber mais de ramo por nada de ramos sem motivo vou chamar meu excesso pensei ministrando doses diárias de barcos ancorados ao sol rodeados por pequenos pássaros
em busca de restos de peixe à água se lançando sobre as pedras e um vento que parece vivo como se tivesse a intenção de às vezes fazer agrados em minha pele no rosto tem muita simpatia por ventos reconhece certos rumores próprio evento gosto de coisas que se movem por isso é preciso rio e não sou tanto assim a pegada mares e árvores se bem que tem enorme ternura por bois fincados no pasto com palavras no papel palavras são estacas fincadas no chão pedras onde piso nessa imensa correnteza que através na história ocidental a partir da
idade média com características muito diferentes da maternidade mas tem uma continuidade nesses períodos que é a predominância da verdade sobre a ilusão e essa verdade construiu a nossa linguagem aristotélica na verdade tudo isso nasce com platão que é que produz o duplo que é o dobro do mundo né então esse mundo com todas as suas dores ele apenas uma sombra existiria um outro lugar no mito da caverna de platão contrapõe dois mundos um ilusório e outro real e na reforma de alegoria o encontro dos homens com a luz da verdade aficionados em uma caverna os
homens acreditavam que as formas que vinham projetadas na parede era uma realidade quando um dos prisioneiros consegue se libertar e descobre que o que viu na penumbra da prisão era apenas a sombra do mundo verdadeiro que existia lá fora eu tiver chegado à luz poderá com os olhos ofuscados pelo seu brilho distinguir uma só das coisas que ora denominamos verdadeiras pergunta plata não importa o que platão compõem nesse lugar não importa o que ele constrói nesse lugar o que importa nesse nosso nessa nossa perspectiva ele ter criado esse lugar esse lugar existe mesmo que vazio
é o lugar para onde a gente pode correr uma das maiores dificuldades dos homens um dos seus melhores talentos é suportar o real por isso queria sempre um duplo nós temos uma enorme capacidade de sentir de esgrima você tem uma mínima capacidade de suportar o que sentimos então sentimos sentimos sentimos e guardamos em algum lugar sentimos igual ao que dizer ou nem sentimos o excesso é insuportável é impossível conviver com o mundo com quércia tem que limitar a gente morre é uma questão de sobrevivência a lei o limite a condição de sobreviver então isso é
óbvio a questão é que o limite é feito para potencializar a sua ação e não pra você se encerrar nele então você se limita para depois soltar você se prende para em algum momento então você se limita ouvindo dizendo mas com a intenção de que quando acabar de falar vocês podem falar o que quiserem beber e cantar imagina se ficar calado fosse uma regra então aponta a regra a lei é pra fechar mas também para potencialização e da nossa sociedade ela viveu de uma maneira contrária nós usamos o limite como final e não como meio
então a idéia do clima você de que o homem criou duplo para o real porque não têm capacidade de suportar o real não é uma crítica medonho não que maravilha criar um duplo o problema é que deveremos usar o dobro como duplo temos clareza de que o nosso núcleo duplo eu vi no duplo por exemplo né não meu duplo se torna o meu real eu substituo real pelo duplo então criar ilusões são nem se as eleições são necessárias criar ilusão é uma é uma beleza é uma alegria uma dádiva arte nasce dessa ilusão dessa invenção
o problema substituir a vida por esse duplo idealizado o homem não tem necessidade da verdade tem necessidade da ilusão se tem uma coisa que precisamos é de ilusão e nossa maior ilusão é de verdade precisamos da ilusão a qualquer custo necessitamos deles o que nos sobrou no mundo contemporâneo um auto desenvolvimento tecnológico e um proporcional caos social tão grande caos social quanto o desenvolvimento tecnológico então voltamos ao princípio estamos novamente no animalidade que quisemos afastar tudo começou por afastar o excesso da animalidade lá no início na racionalidade veio pra isso no entanto voltamos exatamente nesse
ponto deste regulamento o que nós precisamos agora nesse caos social que estava dizendo que vivemos não é apenas mudar a direção das coisas e mulher' a melhorar nossas escolas melhorar as vias de acesso aos lugares e dar mais teatro população esporte na favela não é possível que isso mude alguma coisa o que nós vamos fazer é dá a estrutura do nosso pensamento isso é muito mais grave nós vamos mudar a relação que nós estabelecemos com o mundo ea linguagem nosso filtro como que você filtro mundo excluindo uma parte do mundo quem disse que a gente
tem condição de fazer isso fizemos o que excluirmos hoje sabe nossa cabeça a gente não tem condição de avaliar o que é a vida a vida não pode ser avaliada primeiro porque pra vida ser avaliado tem se por um juiz e não tem juiz só morto poderia avaliar por razões óbvias o morto não pode avaliar como a gente pode avaliar a vida o pensamento não pode avaliar a vida o pensamento pode intensificar a vida ou diminuí la ou nosso pensamento vai incluir o desequilíbrio a desestrutura a dor a morte ea mudança ou não haverá a
sociedade a lógica cartesiana foi eficiente para organizar a vida mas o exagero no uso da razão criou um mundo incompleto que se explica e se expressa pela metade as palavras que pareciam racionais ficaram de fora dessa descrição de o que a lógica criou o próximo bloco do café filosófico viviane mosé fala sobre a necessidade do resgate das palavras que foram banidas pela razão [Música] a linguagem é poderosa ela cria sujeito constroem um mundo o nosso discurso a 2 sido de razão em transe gente não conversa com o racional não fala de sentimentos indesejáveis a linguagem
de precisão matemática construir mundos sujeito em contratos eu procuro uma palavra que me salve pode ser uma palavra verbo uma palavra vez com uma palavra casta pode ser uma palavra dura sem carinho a palavra muda molhada de suor no esforço da terra não agrada eu não ligo se ela vem suja mal lavada eu procuro uma coisa qualquer que saiu suada do nada eu imploro pelos verbos que eu tanto miley e reconheço minha o cansaço com os adjetivos suspensa enquanto a fadiga me dava o excesso de frases alinhados em meu ouvido hoje imploro uma fala escrita
não pode ser cantada eu preciso de uma palavra letra grifada grafia no papel uma palavra como um porto marun prado um campo minado um contorno carrossel cavalo pente quebrado véu mariscos muralhas manivelas navalhas eu preciso de um escarcéu soletrado eu preciso daquilo que havia negado que mesmo tendo medo de algumas palavras eu preciso da palavra medo como preciso da palavra morte é uma palavra triste toda palavra deve ser anunciado vida nunca mais o desprezo por coisas malditas toda palavra bendita evidência como acrescentar na nossa fala na nossa vida as palavras que não cabem na medida
da lógica viviane mosé falar agora no café filosófico sobre a revolução pela palavra não bastaria assim só dar comida condições de vida melhorar a economia é o ambiente das pessoas a gente precisa de uma revolução no pensamento né como que a nossa forma de pensar atual e é uma forma inata ou uma produzida e essa revolução viria da omm disse keen nos ensinaria nos mostraria essas novas possibilidades de pensar sim seriam as religiões a psicologia psicanálise as neurociências nos afetamos de fato isso é da natureza da vida nos afetamos afetamos né afetamos somos afetados o
afeto exige expressão quando você se afeta se não tem saída ou ele se manifesta positivamente ou negativamente ou como câncer ou como um poema então inevitavelmente agora a forma como essa manifestação acontece é social e cultural né então nós socialmente construímos vou te dar dois exemplos de modelos de pensamento que são estruturas para que esses afectos se manifesta em de forma comum né porque tem a linguagem então não quero apenas me manifestar eu quero me manifestar quero que vocês entendam aí tem essa entre aspas padronização então imagina por exemplo a mitologia grega e mitologia grega
fala do tempo da morte da vida o tempo é um deus que como os próprios filhos ter filhos é bar a vida comê los e tirar a vida deles então tempo nos faz nascer e nos com menos engole os deuses da grécia representavam as forças da natureza e os sentimentos humanos o mito de cromos explicar o tempo apolo o deus do sol sua irmã gêmea artemis a deusa da lua os dois eram filhos de deus o gol soberano do monte olimpo da mitologia do vocabulário dos antigos gregos para explicar a origem do mundo o curso
da vida para o estudioso da mitologia de joseph campbell a riqueza dos mitos não está em revelar algum tipo de significado para a vida mas em ser um registro simbólico da própria experiência de estar vivo então eles explicam através da mitologia através de decidir e símbolos né de metáforas que são abertas que são amplas que se multiplicam em sentidos o que a vida é a mitologia grega essa explicação que a mitologia mitologia grega é uma forma de pensamento não representa a infância da humanidade como algumas pessoas querem é é uma forma extremamente rica e maravilhosa
porque ninguém sabe o que é o tempo até hoje a física contemporânea diz coisas incríveis sobre o tempo né então quem alguém sabe que o tempo não sabe a ciência não sabe ela tenta então por que não um mito para explicar uma maneira no entanto a mitologia forma mítica foi substituída pela razão pela racionalidade melhor dizendo que o modelo de pensamento que afasta as contradições afasta as mudanças né afasta os afectos e é um pensamento racional lógico esse modelo predominou então nós temos um pensamento modelo de pensamento que quer afastar as contradições e os afectos
e que não utiliza metáforas e símbolos utiliza conceitos conceitos são círculos né são contornos fixos para explicar por exemplo um conceito a a mulher é afetiva é isso durante muito tempo nos impediu de do nosso desenvolvimento da inteligência né porque afetiva é uma coisa aposta do que a inteligência então os conceitos eles têm como característica excluir e fechar em um determinado ponto quando as metáforas tem como característica abrir então quando você diz o que é um macaco luís por exemplo né a cruz tem felício razões para explicar o que é uma cruz né como símbolo
mas basicamente e se pode dizer que o do aparte horizontal da cruz é o domínio humano que a vida na terra a horizontalidade a verticalidade é busca da transcendência a busca da de atingir outros níveis então a cruz é em geral associada à espiritualidade o homem buscando uma elevação e por aí vai mas é infinito que a fiocruz quer dizer né o que nós precisamos hoje é entender que o nosso modelo de pensamento excludente da vida da contradição do movimento nos impede nos em court assa nos diz nos estrutura demais muitas doenças que as pessoas
têm são poemas presos abscessos tumores nódulos pedras são palavras calcificadas poemas sem razão mesmo cravos pretos espinhas cabelo travado prisão de ventre poderia um dia ter sido poema pessoas às vezes adoece de gostar de palavra presa a palavra boa é palavra líquida escorrendo estado de lágrima lágrima é do detida do endurecimento é tomou obra é alegria derretida alegria indoor e sida é tomou lágrima raiva de retina raynor e sida é tumor lágrima é pessoa derretida pessoa emlur e sida é tomou tempo endurecido é tomou tempo derretido poema então o que nós pensamento racional faz criando
tantos conceitos excluindo os movimentos nos impede os afectos e isso impede a manifestação a criação a expansão né e nos coloca próximos do modelo c4 koné que é o modelo psicopata que o psicopata ou que não sente porque eu não sinto o quanto você em pedacinhos acho lindo quanto você porque eu não sinto então quando eu corto eu não sei o que realmente está acontecendo não há essa transposição e o fundamento da ética é a compreensão da fragilidade a noção da nossa fragilidade constitutiva do ser humano é maravilhosa então eu tenho que cuidar de vocês
e que vocês em algum momento vão ter que me ajudar porque sou fraca mas não estou maravilhosa incrível fantástica impressionante os filhos de vocês e essa relação de supervalorização de si tem muito a ver com essa forma de pensar que afasta as contradições e mais do que tudo a nossa forma de pensar coloca o sujeito no centro a forma cartesiana eu penso logo existo eu não existo que eu sinto porque eu vejo por que eu me manifesto que o troco e não existe porque eu sofro porque é uma condição da vida é poder dizer lhes
que eu sofro não existe porque eu penso o pensamento começa a substituir a vida e aí a gente chega nesse modelo só que infelizmente nossa sociedade está desabando na nossa cabeça a gente vai achar lindo maravilhoso que está desabando é esse modelo excludente é é feio né então ou nós criamos um novo modelo de pensamento que inclui a perda inclui sofrimento inclui é a fragilidade inclui com tradição e nós seremos todos humanamente frágeis e por isso precisando uns dos outros sobreviver ou mantendo esse modelo fundamentado no sujeito nós perderemos nossa possibilidade de manutenção da sociedade
isso é maravilhoso porque ou a sociedade se abre um novo modelo acaba precisamos resgatar a fragilidade constitutiva o caos que nos conta que nos caracteriza e abrir é entender essa fragilidade essa convivência isso produzirá um novo sujeito aí uma nova sociedade a nossa sociedade é produto do da nossa constituição e não o contrário [Música] a linguagem cria e compartilha sentidos mas quem palavras usamos quando o discurso não consegue explicar o mundo que não é exata o como comunicamos os sentimentos que não são regidos pela lógica de causa e efeito é na linguagem da poesia que
viviane mosé buscar de volta os sentidos de afeto que arrasam roubou das palavras quanto aquela voz saiu pelo fio do telefone a muralha do verbo desabrochou inter nura ternura entorpece porque esquece os desatinos da sorte ternura em hora errada a folga mais que ciúme ou saudade com faca amolada nos dias estancadas de ausência exílio esquarteja continuidade bíblica desse laço que chamou o amor amor e laço de fita vaso de vidro óculos de grau um bonde uma enchente uma esteira febre alavanca undação gangorra e gangrena amor são palavras cruzadas me pareceu que um certo menosprezo em
relação ao amor eu queria falar um pouquinho sobre isso eu menospreze a palavra amor à palavra suja a palavra sem valor sem intensidade ea palavra amor ela na nossa linguagem cotidiana ela realmente não tem valor nenhum é não precisa vir com um valor agregado só fizemos tudo bem a exemplo básico é o cara ama a mulher trata bem cuida dela é o amor para ela e não dizer eu te amo e ela termina com ele e outro dizer eu te amo e não vale a comida que come e essa mulher desistiu da minha vida porque
ele diz eu te amo e você é linda então meu problema é com a palavra amor todos os sentimentos eu implico profundamente tem um poeta que eu sou fã que o cabral de melo neto e joão cabral diz as palavras no poema elas têm que estar articuladas com palavras que as desconcerto em então eu estou dizendo amor eu tenho que dizer alguma outra coisa contrária para criar um choque não fica aquela coisa como diz joão cabral a colocar perfume da flor fica aquela foi perfume nela o tempo inteiro eu vi manolo gonçales e pepe luis
de sevilha precisam do cd flor graciosa porém precisa e miguel vaz litre nos confins da andaluzia que cultiva uma outra flor angustiosos de explosivos sim eu vivo na rodrigues mollet mais acerta não só a cultivar sua flor mas demonstrar aos poetas como domar a explosão com mão serena e contida sem deixar que esse derrame a flor que trazia escondida e como então trabalhava com mão certa pouca extrema sem perfumar sua flor sem preçisar seu poema então os sentimentos eles não têm valor o que tem valor são os afectos afetar e ser afetado pelo outro que
vem dessa conexão que a gente estabelece que as coisas agora pegamos os afectos e colocamos um dicionário coloca no dicionário desses interativos coloca assim o sentimento tem um número fixo eu tenho sentimentos infinitos meus sentimentos não cabe no dicionário entende então amor tem muitas coisas que a palavra amor desamor diz raiva também amor também de sódio amor também diz carinho atenção né então é muito mais a palavra mas eu acho que o amor é tudo de bom quando a gente tá falando daquele outro negócio tirá la sabe aquele negócio ele é legal o que seria
a vida nessa perspectiva que se devia se choca de forças essa intensidade desconcertante essa esse mar de forças tem texto ando ondulando em si próprias navegar é preciso viver não é preciso como é que se insere essa frase no seu pensar na sua palavra navegadores antigos tinha uma frase gloriosa navegar é preciso viver não é preciso quero pra mim um espírito dessa frase viver não é necessário o que é necessário é criar não conto gozar a minha vida nem gozava penso só quero tornar uma grande ainda que para isso tenha de ser o meu corpo
ea minha alma a linha desse fogo só quero torná la de toda a humanidade ainda que para isso tenha de perder como minha e aí ele tá ela está dizendo metaforicamente a mesma coisa que estou dizendo que é viver não é alguma coisa objetiva e aí vou pegar a metáfora usando a metáfora do chopp raul é que o lixo utilizando nascimento a tragédia que é o seguinte imagine um mar imenso com aquelas ondas ou com aquela calmaria tudo que o mar tem no meio desse mar tem um barqueiro sentado num barquinho a remo ou com
uma vela sem pequenininha naquele barquinho ele está tranqüilo confiando aquela embarcação se ele ficar em pé naquele barquinho e olha ao redor ele vai ficar apavorado mas se ele se mantém naquele barquinho então que ele diz ele diz que esse barquinho é o princípio de individuação o princípio de individualidade ou a produção do indivíduo né então a vida é esse marcar a qualquer hora nos engole né morressem colhido por esse processo a vida é um mar ea individualidade é esse barquinho então viver necessariamente navegar nessa perspectiva e o que isso quer dizer na prática quer
dizer que viver não é trilhar determinados caminhos porque esses caminhos eles não são reais e são produtos da nossa relação com a própria vida e ficámos mudam no entanto que a mulher no afeganistão da burca e no rio de janeiro fio dental nós temos que entender que viver não tem nada para determinada navegar eu acho que navegar quer dizer essa esse jogo sabe esse jogo por exemplo um exemplo que eu gosto muito é a onda né uma onda gigante pode ser uma tsunami que acontece o que aconteceu uma onda gigante pode com certeza me matar
que o malsinada mas uma onda gigante pode ser o delírio de um surfista de altas ondas então o a roda-gigante gente é um pedaço de madeira hoje na madeira mas já foi então um homem no havaí provavelmente o olhando ondas gigantes pensou num pedacinho de mateira e 6 daquilo que uma felicidade extrema tudo imagina que você conseguir surfar uma onda daquela esse é um prazer sem tamanho [Música] então exatamente o que poderia matá los e entrou no mar ele venceu usando um pedacinho isso é inteligência humana isso é um pensamento o pensamento tem que servir
para nos expandir e não para nos fazer sobreviver o pensamento tem que nos fazer conviver eticamente o que é bom que agradar porque a ética é boa pra gente não que os outros não é ser ético para ganhar um lugar no céu como a gente aprendeu né negou a negociação capitalista seja bom que deus vai te favorecer não não é ser bom nem mau é respeitar as combinações dos acordos sociais já estamos vivendo em sociedade porque se beneficia a todos estou muito otimista porque eu acho que eu falei eu acho que ela vai ser emitido
mas eu falei eu acho eu falo essas coisas otimistas porque eu gosto de viver gosto contudo que que esse processo tem obviamente eu tenho um filho de 4 anos e morei quando ele nasceu e morava em santa teresa rodeados favela o dia que eu coloquei no meio pela primeira vez eu ouvia tiros não era perto para longe mas você ouve o barulho dos tiros e ea gente saindo do hospital organicamente vinculado à criança é uma fragilidade dele a sensação de mãe no primeiro dia é uma coisa insuportável porque é muito muita paixão e muito muito
muito medo aquele bebezinho e aí foi quando escrevi um poema que diz assim eu disse quando opare de seu topo eu disse sim quando parei eu disse meu copo eu disse eu aceito e afirma mesmo com medo todas as coisas foi o que eu disse quando eu fiz um filho foi quando ele fez eu não tive um filho filho é o que eu mais amo eu não dei é o que eu mais amo a vida eu de vida meu filho então eu gosto da vida eu preciso eu dei aquele serkis que nasceu de mim de
presente a vida então eu sou obrigado a gostar da vida eu adorei essa obrigação porque eu acreditei deu certo claro que eu fico [ __ ] da minha vida que pode falar conta da vida né fico possessa coisa ficou nervosa sabe esses 80 passa por momentos que as tudo no ro óbvio né mas isso não quer dizer coisas da vida faz parte da vida tudo uma porcaria entendeu mas isso não diminui o vínculo que você tem com as coisas não precisa eu não suporto mais gente reclamando é tudo ruim hum hum é muito fácil e
chorou essa lamentação e sim em por aí eu quero ver quem vai ser capaz de viver viva por favor isso é uma atitude política não é só a hipocrisia política que o governo porque as empresas que o mercado de trabalho porque é moda o roubo que a sociedade é uma roupa e tudo é o rosto do maravilhoso lindo ganhar dinheiro acho lindo trabalhar acho lindo ter filho e acho lindo agora compramos uma casinha no meio da mata a somatória mata-mata tombada pelo patrimônio ambiental então é lindo ver o que ocorria ocorrer é lindo e de
um belo toque center compra roupas e tudo agora é a sua ligação com a vida que faz a vida e não a culpa do coitado do shopping center o café filosófico termina por aqui para assistir às palestras na íntegra e participar das transmissões ao vivo acesse o site cpfl cultura ponto com.br acompanhe também a nossa programação através do twitter.com barra cpfl cultura até o próximo café filosófico [Música]