[Música] resposta Católica de hoje nós gostaríamos de responder a pergunta de um dos nossos contribuintes o Cléber que não somente é cadastrado no nosso site mas também nos ajuda assinando e contrib indo com a manutenção do site com a doação mensal o kéber quer saber por é que foi necessária a morte de Cristo na cruz Mais especificamente ele diz assim de que maneira ou Qual o mecanismo entre aspas se assim podemos dizer que o sacrifício de Nosso Senhor nos salvou ou seja como é que funciona essa coisa do sacrifício de Cristo na cruz Há alguma
analogia com os sacrifícios que eram realizados no antigo testamento porque a morte na cruz foi necessária muito bem clé sua pergunta é muito importante muito oportuna inclusive porque algumas pessoas um pouco perderam a noção de porque era necessário o sacrifício redentor da Cruz vejam vamos começar no antigo testamento no antigo testamento havia sacrifícios de Touros de carneiros e de tantos animais Por que é que esses sacrifícios eram necessários porque havia uma aliança entre Deus e o seu povo e a aliança entre Deus e o povo de Israel significava que era necessário que o povo de
Israel cumprisse a aliança que estava presente onde na lei portanto era a realização da Lei havia um pacto de fidelidade não é a aliança quer dizer isso esse pacto de fidelidade Deus faz um pacto com o povo de Israel e o povo de Israel faz um pacto com Deus e nesse pacto eles prometem ser fiéis a parte do povo a parte da fidelidade do Povo consiste em ser fiel à lei a lei como um todo ou seja como diz São Tiago na sua carta pecar contra um só mandamento da Lei significaria pecar contra a lei
toda então é evidente que ningém dava conta de obedecer a lei como um todo e então se criaram mecanismos para a chamada expiação essa palavra é importante o que que é expiação a expiação seria uma forma de redimir o povo das infrações que ele cometia então havia um dia no ano o dia da expiação chamado yom kipur em que o sumo sacerdote entrava no santo dos santos no lugar mais sagrado do templo ali ele pronunciava o nome de Deus e aspergia o propiciatório com o sangue das vítimas Deixa eu explicar para você isso que eu
acabei de dizer o que era o propiciatório você sabe que havia a Arca da Aliança A Arca da Aliança estavam ali não é as tábuas da lei um pouquinho do Maná o cajado de Moisés e então naquela Arca da Aliança estavam os sinais da fidelidade de Deus em cima da arca havia uma tampa essa tampa era chamada de propiciatório pois bem esse propiciatório que é a tampa da arca era composto com a figura de dois anjos dois querubins e na naquele espaço vazio entre os dois querubins Ali era o lugar da presença de Deus Deus
estava ali era a forma de Deus estar presente com Israel era isso que os judeus acreditavam no antigo testamento então durante o yom kipur no dia da expiação o sumo sacerdote entrava no santo dos santos e jogava o sangue das vítimas neste lugar Santíssimo que era o lugar do encontro entre o homem e Deus para que que servia aquele sangue aquele sangue servia para dizer veja nós merecemos a morte por causa da nossa infidelidade Porque nós não obedecemos a lei Então nós pegamos nossas misérias o sangue da nossa morte e jogamos nesse lugar santíssimo e
ali é como se tocando o sangue no propiciatório Nesse Lugar Santo houvesse a redenção porque ali o imaculado a presença de Deus Imaculada iria purificar o povo veja o que é que acontece geralmente quando você pega algo impuro e faz com que haja o contato desse impuro com o puro bom geralmente o que é acontece é que o impuro termina contaminando o puro não é isso Você pega aquela sujeira você Imagine só uma camisa suja você faz ela entrar em contato com outra camisa limpa pura o que acontece o puro termina ficando contaminado mas no
yom kipur no dia da propiciação no dia da expiação perdão quando o sangue das vítimas entrava em contato com a presença de Deus acontecia o inverso ou seja o Santíssimo que é Deus purificava o povo Essa era um pouco a ideia da expiação no antigo testamento pois bem ora logo logo os profetas começaram a notar que sangue de bois e de carneiros e de bodes não era suficiente que isso daí não purificava nada e aliás tanto que o autor da carta aos hebreus não é diz isso claramente o sangue de Touros não pode eh tomar
o lugar do sacrifício verdadeiro então o sacrifício era sempre um sacrifício insuficiente que tinha que ser repetido todos os anos tinha que ser repetido tinha que ser repetido porque evidentemente não funcionava então quando os profetas denunciam não é eh a a insuficiência do culto do Antigo Testamento eles dizem isto não é existem textos do Antigo Testamento que já falam dessa insuficiência nãoé misericórdia eu quero e não sacrifício não é o que Deus quer não são holocaustos sacrifícios e bodes e Carneiros mas deus quer um coração obediente essa era a a grande dramaticidade que havia no
antigo testamento no antigo testamento Deus queria do seu povo ência que o povo obedecesse e cumprisse a lei plenamente Então o que é que seria necessário para que o povo seguisse a aliança o profeta Ezequiel diz com toda clareza para que a aliança fosse realmente colocada em prática e houvesse a redenção digamos assim para que houvesse essa união entre o homem e Deus a verdadeira aliança era necessário um coração no novo era necessário que nós seres humanos tivéssemos um coração novo então o antigo testamento se fecha com esta grande expectativa nós precisamos de um coração
novo nós desejamos esse coração novo e Deus tinha prometido isso no profeta Ezequiel dar vos um novo coração eu vou tirar esse vosso coração de pedra e vou colocar um coração de carne ou seja um coração verdadeiramente humano conforme o projeto de Deus mas isso era só promessa em Jesus Cristo A Promessa A Profecia acontece em Jesus Cristo veio o coração novo Deus se fez homem para dar ao homem um coração novo no coração de Cristo nós temos ali o coração obediente o coração que realizou a lei totalmente em Jesus nós temos a realização da
Aliança perfeita aliança inteira completa porque agora sim nós temos um ser humano que tem um coração que realizou a aliança que realizou a lei plenamente a união perfeita entre o homem e Deus acontece na pessoa de Jesus Cristo é por isso que São Paulo nos diz e eu vou ler para você do catecismo no número 433 o catecismo lembrando esta realidade que eu acabo de explicar cita um versículo de São Paulo aos Romanos Capítulo 3 Versículo 25 ele diz assim Deus destinou Jesus está falando de Jesus Deus o destinou como instrumento de propiciação por seu
próprio sangue Veja São Paulo está dizendo dizendo que agora Jesus é o propiciatório ou seja aquela tampa que havia na arca vamos lembrar que na época de Jesus a Arca da Aliança havia desaparecido ou seja mesmo São Paulo na época em que ele seguia não é a lei do Antigo Testamento São Paulo não havia conhecido a Arca da Aliança porque a Arca da Aliança havia desaparecido agora aparece Jesus Jesus é a nova Arca da Aliança Jesus é a de Deus em pessoa Jesus é o propiciatório então quando Jesus derrama o seu sangue na cruz o
sangue da vítima toca o propiciatório por assim dizer ou seja ali acontece o sacrifício expiatório ali o puro e imaculado que é Deus o Jesus o homem puro e imaculado toma sobre si os nossos pecados vejam não mais só simbolicamente não mais só de uma forma digamos eh ritual fraca externa mas de forma muito real Jesus toma sobre si os nossos pecados não como o bode expiatório tomava simbolicamente mas ele toma realmente não como as vítimas os animais faziam isso de forma insuficiente Jesus faz isso realmente ele toma sobre si os nossos pecados ele recebe
nele todo o impacto de nossa miséria e então acontece a expiação por quê Porque a miséria o pecado a desgraça a morte toca no propiciatório que é Jesus essa presença de Deus no nosso meio toca nele o puro o santo o autor da vida o verdadeiro Deus Então veja a miséria humana toca a santidade Divina a impureza toca a pureza e a pureza infinita vence a impureza lava purifica liberta Esse é o mecanismo para usar a expressão que você usou esse é o mecanismo da cruz essa ideia da propiciação é explicada de forma belíssima pelo
Papa Bento 16 no seu livro Jesus de Nazaré no segundo volume que ainda não está publicado em português mas nós aguardamos em breve a sua publicação aqui no Brasil se Deus quiser bom ali o Papa fala claramente ente citando este versículo de São Paulo que eu acabo de colocar para você que Jesus se faz o propiciatório o papa faz então toda uma explicação da oração sacerdotal de Jesus no capítulo 17 de São João nesta chave de expiação não é então o mecanismo de salvação né para usar a expressão que você usou no seu e-mail seria
isso seria a expiação então para profundar isso que eu estou dizendo eu aconselho para você então a leitura do livro Jesus Nazaré na sua segunda parte que dentro Em breve será publicada em português Deus abençoe você continue ajudando o nosso site Deus lhe pague por sua generosidade n