Meu, para tudo que você está fazendo e olha isso e dá uma olhada em volta de você presta atenção Se vai perceber que mais ou menos metade de tudo o que se tá vendo, é feito de cimento. . .
. . .
aquele pozinho mágico cinza que quando a gente mistura com água ele vira pedra. Mais pouquíssimas pessoas sabem de onde vem esse pó, então hoje a gente vai ver como é fabricado o cimento, vamos ver. A gente vai visitar o complexo Salto - Santa Helena da Votorantin que fica no interior de São Paulo.
Uma parte fica na parte de Salto de Pirapora, é essa que a gente vai conhecer E a outra parte fica ali do lado na cidade de Votorantin. Como é uma industria pesada, a gente tem aqui vestir vários equipamento de proteção. .
. . .
. e no final tem até que passar por teste do bafômetro. (Para ver se esta bêbado) (Música Tocando) Você vai descobrir que fabricar cimento, é mais ou menos como fazer um bolo E é daqui dessa mina Que é tirado o ingrediente principal o calcário, essa pedra que eu estou na mão.
O calcário é tirado primeiro com explosivos E eles tiram umas pedras bem grandes e depois vão ser muídas em pedacinhos pequenos em mais ou menos de três polegadas no máximo E esse calcário Sobe para a fábrica de cimento que a gente está vendo lá em cima vamos subir para a fábrica então (Música tocando) Depois que sair da mina o calcário percorre dois quilometros Nessas esteiras Ele não vem de caminhão. E fica armazenado aqui, esperando pra ser muído. Nessa pilha tem quarenta mil toneladas de calcário, Aqui eles tem um trabalhão que é mistura muito bem esse calcário.
Como ele sai de uma mina, e não de uma fabrica. Cada parte da mina tem um tipo de calcário um pouco diferente. Então pra garantir que o cimento tenha sempre a mesma qualidade.
Eles precisão fazer varias analises da pedra em laboratório e depois misturam essa calcário, muito bem, para ficar tudo homogêneo. Essas pedras ficam guardadas em uns cilos gigantes, e depois vão ser misturadas com minério de ferro e argila. O legal aqui é ver como a fabrica consegue armazenar centenas de toneladas, desses materiais na vertical, e depois pesar tudo muito bem na dose certa pra fazer cimento.
Essa mistura desses três materiais, eles chamam aqui de farinha, elas sai das balanças e vai pra um moinho,onde e moído dã pra misturar muito bem e transformar tudo em pó. O pó de farinha entra nessa torre gigante, ela chama torre de pré-calcinação. E na torre eles esquenta a farinha até mil graus Celsius, pra entrar no coração da fabrica, que é o forno.
O Pedro vai contar um pouco pra gente como é que funciona o forno e pra que ele serve. Pedro: Esse aqui é um forno rotativo de pré calcinação ele atinge 1450º dentro do forno. .
.