salve camaradas tudo bem tema do vídeo de hoje é Maria Rita Kel e o debate sobre o identitarismo antes de começar propriamente tema do vídeo do canal quero muito agradecer a você que ajuda a manter e melhorar nosso canal a partir do apois seu apoio é fundamental indispensável pra gente continuar o nosso trabalho que preferi o pix tá aparecendo aqui como QR Code na tela do vídeo Lembrando que agora no nosso site você encontra a nossa lista de transmissão do ZapZap o link para se inscrever no nosso boletim de notícias que é de graça chega
todo final de semana no seu e-mail e também agora a gente tem uma lojinha que todos os produtos ali à venda servem para ajudar a financiar e ampliar o nosso projeto de um portal de notícias de esquerda que já começou com manhã Brasil mandado por Mauro Lopes então confere lá nosso site Jones manuel.com.br camaradas note os últimos os dias né explodi um debate gigantesco nas redes sociais sobre uma entrevista que a Maria Rita Kel deu para a TV Brasil no programa comandado pelo Leandro demore eu ia lançar esse vídeo no domingo mas aí por causa
da pesquisa Data Folha e a queda histórica da popularidade do presidente Lula eu adiei esse vídeo para hoje segunda-feira tô gravando hoje mesmo né no horário da manhã e aí veja vamos lá eu preciso frente a toda a água que rolou já todos os comentários tudo eu preciso antes de entrar diretamente no conteúdo preciso fazer alguns preâmbulos com vocês primeiro uma impressão pessoal quando eu vi a galera comentando as redes sociais eu achei que a Maria Rita Kell tinha falado a maior barbaridade do universo eu fui esperando uma fala grotesca e aí veja a fala
não é grotesca E aí não me xingue não me xingue não feche o vídeo não vá PR os comentários espere os argumentos a fala está errada Teoricamente não só a fala dela como a pergunta eu vou mostrar isso para vocês eu vou mostrar isso para vocês a fala está errada Teoricamente mas não tem nada absurdo ou não tem nenhuma novidade né a fala errada da Maria Rita Kel e a pergunta errada do Leandro Deore aparece na boca de um bocado de gente por exemplo os dois vídeos que a senhorita Beira lançou ano passado sobre é
o nosso fim os comentários que a senorita beira faz sobre o identitarismo é exatamente a mesma coisa que a Maria rqu fala exatamente a mesma coisa exatamente a mesma coisa assim como várias pessoas né progressistas de esquerda e tal que fazer uma crítica equivocada simplista e tosca a mal chamado identitarismo né fazem falas muito semelhantes da Maria Rita Kel então assim ela fez uma fala errada mas que não tem nenhuma novidade esse erro circula bastante no conjunto das esquerdas alguém pode dizer assim mas Jones o exemplo que ela deu eu do homem negro que espanca
a criança e tal é bizarro perfeito já já a gente destrincha esse ponto mas tirando o exemplo que é is sim um exemplo é bem surreal né a fal emse errada não tem nada de o maior crime do mundo isso por um lado inclusive assim vai até um comentario Zinho para meus amigos e amigas da psicanálise né que bateram muito na Maria Rita Kel veja eu tenho bastante dificuldade de entender como essa fala causou mais espanto indignação do que por exemplo o professor Christian danker Quando Israel tava acelerando sua prática genocida contra o povo palestino
Christian dunker foi fazer uma mesa para debater o suposto antissemitismo nas letras de Roger waltes assim inclusive nessa mesa várias piadinhas várias falas terríveis sobre o colonialismo de Israel no sentido de legitimar o colonialismo aparti no extermínio do Povo palestino ainda que com um tom mais Ameno mais suave né não era uma fala de extrema direita era uma fala que se pensava Progressista né uma espécie de sionismo de esquerda que essa coisa que não existe enfim mas por exemplo causou muito mais espanto e indignação essa fala da Maria Rita Kell para a turma da psicanálise
do que o Christian dunker no meio do genocídio contra o povo palestino participar de mesa para debater suposto antissemitismo nas músicas de Roger walters eu não consigo entender a diferença de reação mentira eu entendo sim mas me espanta sabe eu na época até gravei um vídeo né fazendo uma crítica dura dura ao Christian dunker reforço e mantenho cada uma das críticas da época bota o vídeo aí na tela Maxuel por favor porque é isso né Enfim acho que ponto de vista de gravidade política fala errada e simplista e enfim da Maria Rita Kel não se
compara com participar de uma mesa sobre antissemitismo na nas letras de Roger walts na prática era uma propaganda prista aí vem a segunda questão Veja a fala da Maria Rita Kel está errada Teoricamente tem vários aspectos super problemáticos como o exemplo que ela dá a gente vai destrinchar isso dito isto veja é inaceitável é inaceitável a a nível de qualidade do debate ter trazerem a baila O avô dela pro pra conversa assim ah O avô dela era racista eugenista supremacista branco e aí e aí tipo assim por que isso é importante pro debate ela tá
repetindo alguma fala do avô o que ela falou é semelhante a alguma coisa que o avô escrevia Vocês conseguem mostrar que existe uma linha de continuidade entre o pensamento do avoo dela não então por que tá trazendo isso pro debate E aí veja gente preste muita atenção aqui há uma tendência própria da dinâmica da sociedade capitalista em que o grau de humanidade não é franqueado de maneira igual para todos os sujeitos em que a mulher o LGBT a pessoa negra a depender do país da minoria nacional tem menos humanidade né reconhecida uma dinâmica de uma
de uma economia do reconhecimento né E e essa humanidade menos reconhecida né Essa negação da humanidade provoca também uma despersonalização no sentido de que uma pessoa que tá no máximo grau de humanidade reconhecida uma fala dela é reconhecida como dela então você critica aquela pessoa você critica aquela fala você critica aquela formulação com mulheres em particular a fala de uma mulher sendo positiva ou negativa tendencialmente sempre é debitada para alguém ou é o esposo ou é o irmão ou é o pai ou é o avô ou é o amigo ou é o companheiro ou qualquer
coisa então é muito comum por exemplo na hora de fazer um debate discordando da fala de uma mulher você fugir do mérito do argumento e você entrar em questões Extra argum tentativas então assim para mim para mim veja é um mero sintoma do que que é a discordância frente a uma fala ruim de uma mulher vocês ao inv vez de discordarem essencialmente da fala dois argumentos apresentarem contraargumentos citar O avô dela assim não dá Gente desculpa viu desculpa não dá veja aqui no canal tem vários vídeos de crítica outras pessoas tem vídeo criticando CEO Gomes
tem vídeo criticando J Souza tem tem vídeo criticando Renaldo Azevedo tem vídeo criticando vários homens vocês repararem eu nunca na hora de fazer uma crítica ao Gessé ao Ciro ao Haddad ao renado Azevedo ao Lula ao Rui Costa eu nunca citei esposa irmã mãe filho e tal sabe veja eu só citei por exemplo a companheira do Fernanda dade an estel dade uma vez lendo uma matéria da agência pública porque a agência pública na matéria citava né an nistel dade num cargo que ele ocupa ali no governo federal mas assim é isso né eu tô discordando
da ideia do hadad eu vou debater com a ideia do hadad né tô discordando da ideia do Jess Souza eu vou debater a ideia do Jess Souza eu tenho muita dificuldade de aceitar e entender puxarem o avô dela ah não Jones é isso é para mostrar que os brancos são identitários veja para e você fazer esse argumento você não precisa acar O avô dela tá então assim Gente desculpa viu aí vamos prezar pela qualidade do argumento Isso não é um argumento viu isso não é um argumento E aí como eu já falei várias vezes no
debate veja um argumento ruim é melhor que o não argumento falar do avô da mulher não é argumento sabe aí assim vamos se respeitar também né vamos dar uma qualificada vamos dar uma melhorada no nível de debate porque eu acho que a obrigação Nossa enquanto comunista nessa era de redes sociais e tudo é aligeirado tudo é apressado tudo é meio superficial a gente tentar qualificar o debate e qualificar o debate para mim não significa ser um clube Zinho de amigo não viu eu sou a favor do debate duro sou a favor do debate direto né
Eu acho inclusive que é deseducado esse negócio que não pode ter debate público só que para mim a qualidade do debate tá no fato essencial do debate ter argumento e o argumento pode ser bom ou ser ruim como eu já falei várias vezes um argumento ruim é melhor do que não ter um argumento né quase feito um o o lucx dizia o pior socialismo é melhor que o melhor capitalismo né então assim o pior argumento é melhor do que não ter argumento perfeitamente e assim falar do avô da Maria requel não é um argumento massa
fechado esses preâmbulos aí agora a gente entra no conteúdo da entrevista no que foi falado né a gente vai começar com a pergunta do Leandro demore e eu já vou abrir o debate na pergunta porque para mim o problema começa na pergunta e coincidentemente ou não coincidentemente ou não a pergunta do Demore é ruim é Teoricamente muito frágil né o demore concorda com tudo aparentemente que a mar que a Maria Rita Kel fala porque ele não faz nenhuma contestação e essa onda de ataques violentos né não tô falando de crítica crítica é muito válida porque
a fala foi péssima mas a onda de ataque só foi pra Maria Rita Kev e não foi pro demore então vamos lá né enfim vamos ver aqui o que que foi dito e que causou tanto furor e tanto reboliço muito bem eh eu vou fazer uma pergunta final a gente tá chegando no finalzinho do nosso programa Ok nesse momento de crises que a gente vive porque são múltiplas crises né parece que a gente tá num comprou um pacote de crises e vem uma atrás da outra essa discussão sobre os rumos da política da esquerda tem
caído muito em uma crítica que vem curiosamente da direita e da esquerda por motivos diferentes que é uma crítica em cima do que se chama de políticas identitárias a direita critica as políticas identitárias chamado nos Estados Unidos e aqui tá tá pegando também no Brasil né o tema o WK né porque elas destróem A Família Elas são antir religião enfim vem com esse ataque moralista né Mas pela esquerda também tem um ataque forte pesado em cima das políticas identitárias porque há uma compreensão por parte da esquerda no Brasil e no mundo de que isso desvia
da luta do trabalhador da luta pelas causas maiores você foca em super nichos e você acaba pulverizando a luta e o ativismo das pessoas eh e tem dentro disso tudo uma questão chamada lugar de fala que é um tema sobre o qual você já escreveu e já já falou lug lugar cálice em lugar de fala eh primeiro como você tá vendo essa disputa pelo identitarismo se ele é válido se não é se ele funciona se ele é oculado parece um um pouco B Bod expiatório da esquerda também né Eh então e e como essa questão
não acho que seja Bod expiatório da esquerda desculpa não acho que a esquerda tá centrando suas forças em em destruir os direitos taristas H uma polêmica lá como você como você vê tudo isso tá vamos lá Perceba o seguinte o demore ele faz uma pergunta sobre as políticas identitárias sem definir o que é E aí esse é o grande problema que eu tenho gente eu já expliquei isso várias vezes no canal Muitas pessoas têm dificuldade de entender porque eu sou uma das poucas pessoas que faz esse debate dessa forma e que para mim deveria ser
o básico Mas vamos lá só reforçar o que que é identitarismo na minha compreensão identitarismo é uma leitura das opressões das opressões uma leitura que tendencialmente tá conectado a corrente teóricas liberais pós-modernas ou conservadoras que busca compreender as opressões afastado da economia política e centrado na afirmação e na positivação da identidade como começo meio e fim da ação política Então veja o racismo existe racismo existe no Brasil existe uma questão racial no Brasil essa questão racial tá intrinsecamente ligada por exemplo à superexploração da força de trabalho é impossível falar de exploração da classe trabalhadora sem
falar da questão racial no Brasil assim como é impossível fazer um debate qualificado sobre a dominação política no Brasil sem falar do elemento racial do racismo como legitimador fundamental da violência sistêmica do Estado burguês contra as classes trabalhadoras né em que as expressões mais visíveis são a violência policial e o hiper encarceramento dito isto uma leitura identitária da questão racial desconsidera né as relações de produção Desconsidera a exploração né no âmbito da produção capitalista tende a desconsiderar o papel do estado como garantidor da reprodução dessas relações de produção e foca na negativação da identidade Negra
na Esfera da circulação de riquezas e na Esfera cultural subjetiva e da produção teórica então é o debate de gente que fala assim ah tem poucos negros como CEO de empresas é um fato perfeito é um fato ah as religiões de matriz africana são perseguidas o que é um fato Ah tem poucas pessoas negras eh no STF no Congresso Nacional nas prefeituras nos Ministérios no governo do estado que também é um fato só que a partir disso a ideia não é questionar o papel do racismo na exploração capitalista e na dominação de classes fazendo uma
análise conjugada porque está conjugada na realidade a relação entre raça e classe e como nós podemos desenvolver uma política antiracista radical revolucionária não a leitura é tomar o capitalismo como um fato dado inquestionável e positivar a identidade negra para entar a competitividade dessa população negra no âmbito da concorrência capitalista então demandar melhores condições de competitividade para ter mais ceos negros e negras para ter mais negros e negras no Parlamento para ter mais negros e negras na Rede Globo para ter mais negros e negras no Google no Magazine Luisa e tal esse exemplo eu tô dando
para questão racial mas Mutantes mutates né guard as devidas proporções serve também pra questão da mulher serve também pra questão LGBT etc Então veja a questão racial existe E aí a categoria marxista é opressão né opressão que tá intrinsecamente ligada à exploração só que existe uma leitura por assim dizer identitária da questão racial e existe uma leitura não identitária existe uma leitura identitária pós-moderna Liberal ou conservadora da questão da mulher e existe uma leitura que marxista existe uma leitura reformista por exemplo dá um exemplo para vocês o Joel Rufino dos Santos por exemplo ele tinha
uma leitura da questão racial no Brasil que era Nacional reformista na proposta de resolução para isso Joel rufim dos Santos não era alguém que pode ser lido como identitário né O Alberto Guerreiro Ramos né grosso modo sem aprofundar aqui muito também uma leitura Nacional reformista da questão racial enquanto diagnóstico e proposta de solução já o Cloves Moura e o Edson Carneiro por exemplo tem uma leitura marxista e defendia uma política antiracista revolucionária Então veja o chamado identitarismo é uma forma possível teórica e politicamente de compreender as opressões e de organizar ação política contra as opressões
perfeito está debatido com mais detalhes no meu livro né A negação do Brasil negro imperialismo dependência e questão racial na obra de Alberto Guerreiro Ramos bota aí na tela Maxwell Lembrando que tem cupom de desconto de 20% para comprar esse livro lá no site da Autonomia literária o cupom de desconto tá na descrição do vídeo E aí o Leandro demore ele não define o que é identitarismo na pergunta e já parte de um pressuposto que é as chamadas pautas identitárias negam a universalidade o que que é universalidade nesse contexto universalidade seria Bandeiras lutas propostas políticas
que sem negar a diversidade do povo brasileiro conseguem colocar em movimento consegu unir para a luta todo o povo trabalhador brasileiro todos aqueles e aquelas que são os não burgueses tem um termo que a galera gosta muito que é os 99% né então a galera de classe média artistas camponeses intelectuais Trabalhadores precarizados os trabalhadores de melhor salário enfim todo mundo que não é não burguês veja é fato é fato que em leituras pós-modernas dos movimentos contra as opressões há uma negação da ideia de universalidade a uma negação da ideia de universalidade inclusive h a perspectiva
de que um dos grandes problemas da modernidade é a ideia de universalidade que isso é em si ativo e que não há uma preocupação com a ideia de um movimento Nacional Popular né pensar uma estratégia política que congregue todo o povo Isto é um fato há nas correntes pós-modernas uma tendência ao particularismo e a fragmentação perfeito isso não é verdade para necessariamente as lutas contra as operações entendeu a diferença e aí vamos dá exemplos históricos aqui para ilustrar isso o movimento feminista no Chile é identitário não por exemplo a gente viu que de maneira geral
de maneira geral o movimento feminista no Chile teve um papel fundamental no chamado estalo social na rebelião social surgiu no país e conseguiu dobrar o governo Sebastian pineira e abriu a possibilidade Histórica de enterrar as estruturas institucionais do neoliberalismo pinochetista o movimento feminista do Chile de maneira geral Apresentou um projeto de país e conseguiu conectar as lutas feministas as demandas gerais da classe trabalhadora e de um programa econômico antineoliberal o governo borit é uma merda a constituição anti pinochetista foi derrotada etc tem desdobramentos depois que e a gente aqui não vai analisar mas veja a
atuação do movimento feminista chileno chileno durante o estalido social e na abertura da oportunidade Histórica de derrotar o legado institucional do pinochet não teve nada de identitária foi Universal no sentido de que a demanda particular da luta das mulheres se articulou com todas as demandas gerais dos explorados e oprimidos para apresentar um programa econômico político anti liberal e antipetista perfeito perfeito segundo exemplo histórico os panteras negras eram identitários particularistas negavam a universalidade não o partido político dos panteras negras era uma organização que só tinha pessoas negras brancos não podiam entrar nas panteras negras na perspectiva
de ser um instrumento organizativo fundamentalmente da comunidade Negra mas os panteras negras sempre tiveram um projeto revolucionário de país que se expressou particularmente a partir da atuação e da formulação teórica do Fred Hampton que desenvolveu ali a coalisão arco-íris era a ideia de juntar né porto-riquenhos mexicanos descendentes de asiáticos E por aí vai dentro de uma lógica de que precisamos unir todos os explorados e oprimidos numa grande coalizão por isso nome coalizão arco-íris para lutar contra burguesia e contra o estado imperialista dos Estados Unidos inclusive com formulações sobre estreitar os laços entre os panteras negras
e o movimento sindical né diga-se de passagem Esse foi um dos elementos que fez com que o FBI acelerasse o processo de repressão contra os panteiras negras e tomasse como prioridade assassinar o Fred Hampton o que acabou acontecendo porque para eles Fred Hampton em particular em nó estava claramente configurando o que a gente poderia chamar na Perspectiva gram chinana de um movimento Nacional Popular Ou seja a partir da luta antirracista da população negra unir todos os explorados e oprimidos numa causa comum que é destruir o capitalismo imperialista racista dos Estados Unidos mais informações vocês encontram
no livro raça classe revolução a luta pelo poder Popular nos Estados Unidos autonomia literária lembrando cuponzinho 20% de desconto na compra né coloca aí na tela maxel o livro Por favor então P teras negras também não é identitário aí vamos lá para um terceiro exemplo aqui no Brasil agora no Pará o governador Elder Barbalho tentou acabar com a educação indígena presencial colocando EAD n a partir da Lei 10820 e aí as populações indígenas o movimento indígena se mobilizou Contra esse ataque à educação indígena só que esse ataque à educação indígena não era só um ataque
aos indígenas era uma ataque também à educação conseguiu se forjar uma unidade uma unidade entre movimento indígena movimento docente ativistas militantes Urbanos de maneira geral que fez uma ocupação da Seduc da Secretaria de Educação do Pará por várias semanas e que conseguiu dobrar o governo el de Barbalho que revogou a lei 10820 conseguiu fazer gigantescos atos manter ocupação resistiu a calúnia resistiu a ameaça resistiu a ordem judicial de rein agressão de posse resistiu a tudo né resistiu a tudo e conseguiu unir unir movimento sindical docente professores e professores movimento indígena movimento estudantil e ativistas de
maneira geral militantes de maneira geral eh principalmente mas não só de Belém né da capital Então veja o movimento indígena lutando por uma reivindicação particular sua garantir educação indígena presencial ele deu um sentido ele deu um sentido de unidade popular mais Ampla então liderado pelo movimento indígena você teve um congrego de sujeitos políticos com interesses diversos mas que se conectaram no objetivo maior que era derrotar projeto de lei do Elder Barbalho porque isso não era só um ataque aos povos indígenas era um ataque de maneira geral à educação a lógica de direitos sociais ao funcionalismo
público uma ampliação da ideia de precar ação de maneira geral do funcionalismo público isso foi identitário não então nesses três exemplos você consegue perceber no caso do movimento feminista no Chile durante o estalido social no caso dos panteiras negras dos Estados Unidos no caso da luta indígena e popular em Belém do Pará que movimento de luta contra as opressões porque assim o movimento indígena essencialmente ele luta contra uma opressão que é um racismo anti-indígena que tá colocado na formação social brasileira isso é claro se articula com formas de de exploração e de expropriação de terras
como toda opressão para se manter necessariamente se articula com exploração Então veja a pergunta do demor já é bizarra a pergunta do demó parte do pressuposto que existe uma universalidade da classe né E aí a classe é pensada em abstrato é uma classe que não tem gênero é uma classe que não tem raça é uma classe que não tem sexualidade né que assim por exemplo quando você fala da escala se por um isso é majoritário no comércio e nos serviços a juventude LGBT por exemplo que em várias situações é expulsa de casa tem que guardar
dinheiro mais rápido possível para sair da violência e ambiente doméstico ela tá onde ela tá no comércio nos serviços trabalhando numa escala se por um e dentre outras coisas aceitando o que aparecer na frente pegando qualquer emprego por exemplo no telemarket porque é isso tem que sair mais rápido possível de casa porque sofre opressão e apanha e é humilhado e tal e quer ter independência financeira Então veja opressão e exploração estão conectados não existe uma classe em abstrato a classe tem gênero a classe tem raça né a classe tem sexualidade a classe no caso do
Brasil que é um país Continental tem particularidades regionais identidades regionais hã então assim a pergunta demore já tá errada perfeito perfeito pergunta demora tá errada a Maria Rita Kel pega carona na pergunta errada e aí o trem descarrila vamos voltar aqui deixa eu falar do lado da da da direita não da esquerda desculpe das políticas identitárias Veja por um lado tem aí uma origem que é importante não é quer dizer eh reconhecer o outro ou grupos humanos com aquilo que os caracteriza né então reconhecer eh que os Os descendentes de africanos no Brasil nãoé eles
não são vagabundos que eles vieram para cá arrastados que depois eles ficaram sem emprego essa tudo tudo que eu acabei de contar né E se muitos dos negros que nunca são todos se se se organiza em torno de uma ideia de que eles têm características próprias né muito bonitas inclusive que tem que ser respeitadas que tem até aí é lindo eu não vejo nenhum problema nos gays o movimento gay é a maior passeata que tem maior do que o da dia reparando que a Maria Rita Kel ela só dá exemplos na Esfera do reconhecimento né
quando ela vai falar de movimento negro ela fala da ideia de um reconhecimento de características culturais próprias da população Negra ela agora vai falar do movimento LGBT da Parada Gay da parada da diversidade todos os exemplos da Maria Rita Kel são exemplos no âmbito da esfera do reconhecimento o que tem sua importância perfeitamente tem sua importância Mas ela já parte de uma perspectiva de debate sobre os movimentos de luta contra as opressões já é uma perspectiva que não é marxista que nunca faz o debate sobre as relações de produção as estruturas de poder e a
dinâmica de classe perfeitamente vamos lá Consciência Negra né é o dia da consciência negra é um movimento mesmo identitário quer dizer saem pela rua andando né e a pass Parada Gay é gigantesca é o triplo eu vou sempre nessas duas né na dos negros e da E então ali tá se firmando algo que é assim esse grupo aqui tem uma marca que deoa de uma digamos de uma generalidade de outros grupos que defendem mais ou menos um conjunto de ideias que os exclui né tanto os negros por algum motivo os gay por esses dois né
Então até aí isso é muito precioso que essas pessoas possam se unir possam dizer Olha nós somos isso E nós queremos lugar sendo isso o ruim é quando o movimento identitário vira e por isso que eu escrevi esse lugar de Cálice vira a uma espécie de nicho em que só os que estão nesse nicho podem falar consigo entre aí veja a Maria Rita Kel ela não define o que que é moviment ário que que é identitarismo e os exemplos que ela dá são muito ruins porque ela parte o pressuposto E aí veja nessa não necessariamente
lutas por reconhecimento também são identitárias viu gente isso é importante não necessariamente Por exemplo quando o mnu surge e coloca em perspectiva não comemorar o 13 de Maio mas se o 20 de novembro Isso é uma luta essencialmente por reconhecimento reivindicando uma certa leitura da história do grupo social Oprimido a população negra isso estava conectado a um projeto maior o mnu seu nascimento colocava abertamente o debate sobre raça e classe não tinha nada de identitário né então o exemplo é ruim Veja a pergunta é ruim aí o desenvolvimento da pergunta é ruim e agora a
coisa desanda mais ainda vamos lá si né porque daí você se fecha pra crítica você se fecha pro outro que vem dizer olha vocês pensam assim mas quem sabe se vocês pensarem assim às vezes é uma colaboração só nãoa ser uma crítica quem sabe se vocês considerarem assim dá mais certo né e o problema dos movimentos identitários é que ele produz ele não produz laço social só dentro do movimento né todos que são e aqui no Brasil talvez nem seja tão organizado quanto nos Estados Unidos né O que ele produz é uma estagnação do Diálogo
né eu posso eu eh mulher de classe média descendente de alemão Branca eu posso criticar um negro se ele tiver espancando o filho dele por exemplo não é eu posso tentar interferir E se ele a resposta ele pode responder não se mete na minha vida sim tá é legítimo né eu posso dizer mas espera aí mento né todos que são e aqui no Brasil talvez nem seja tão organizado quanto ó vamos voltar aqui antes dela entrar num exemplo que é péssimo vamos lá a Maria Rita Kel ela aponta uma coisa que é verdade em determinados
movimentos de luta contra as opressões se criou um particularismo muito grande só que E aí qual é o debate que eu faço veja esse particularismo essa coisa que é corporativista isso não é especificidade do movimento negro certas tendências movimento de mulheres movimento LGBT o corpo ativismo tá difundido por quase todas as esferas do que se entende como luta política vamos dar alguns exemplos aqui para vocês vamos lá vamos lá no Brasil em 2017 quase ninguém lembra mais mas aconteceu uma das maiores paralizações Gerais das últimas décadas né era governo temer governo golpista o movimento sindical
conseguiu organizar uma paralisação gigantesca esta paralisação conseguiu fazer com que mais 10 milhões de trabalhadores trabalhadoras não fossem trabalhar o capital sentiu bque sentiu bque o governo temer foi e adiou a aprovação da contr reforma da Previdência esse ponto é importante vamos lembrar viu gente queem aprovou a contra reforma da Previdência foi bolsonaro viu o temer não conseguiu não conseguiu E aí que que o temer faz prente essa greve geral o temer chama as centrais sindicais promete promete que vai trabalhar para trazer de volta ao imposto sindical depois disso O centrais sindicais simplesmente desistiram da
luta em vez de mobilização de tentar articular outras iniciativas de paralisação nacional eles decidiram mandar e-mail PR os deputados e fazer pressão no corredor veja foi muito simples derrota a luta foi só apelar pro interesse corporativo né E aí por mais que você criticasse por mais que você fizesse debate Por mais que você dissesse que as centrais sindicais a Cut a CTB a forç sindical a Nova Central Sindical etc estavam erradas estavam pensando basicamente em voltar a imposto sindical para garantir seu aparelho Veja isso é exemplo de corporativismo de fechamento daquele espaço próprio não adianta
por mais que você debata coloque por aí vai do mesmo jeito hoje hoje para as centrais sindicais é muito mais importante colocar em debate Tentar aproveitar o governo Lula é alguma forma de contribuição sindical obrigatória do que pressionar pela revogação da contra-reforma trabalhista isso também é corporativismo as centris sindicais elas não estão preocupadas grosso modo com com as condições gerais da classe trabalhadora com a precarização do trabalho com 40 milhões de trabalhadores na informalidade a preocupação primeira é defender seu nicho sua estrutura sua sobrevivência veja vários setores do movimento negro por exemplo que conseguiram cargos
no governo Lula estão calado frente à barbaridades do governo ficaram calados frente por exemplo a privatização de presídios e o fato da ministra Daniele Franco nunca ter falado absolutamente nada sobre isso e não vão abrir a boca porque querem manter o silêncio para ter alguns faim alguma boquinha no governo isso acontece também no movimento negro está colocado no movimento sindical está colocado no movimento negro está colocado também movimento de mulheres né todo mundo sabe que a atual ministra das mulheres do governo Lula sofre várias denúncias de assédio de trabalhadores e trabalhadoras do ministério que não
aguenta mais trabalhar e quase ninguém repercute isso e é isso mesmo sabe todo mundo sabe também né é que há vários ministros do governo Lula com uma prática terrível bizarra de pegar a esposa e colocar para ser chefe do Tribunal de Contas ser conselheira de não sei o quê ganhando um salário de 30 a 40.000 assim negócio bizarr e quem despacha não é a esposa do ministro né é o próprio Ministro a partir de seus prepostos a esposa tá lá só de nome todo mundo sabe disso a é isso não vai falar porque não quer
perder boquinha no governo não sei o qu não quer perder interlocução veja o corporativismo a ideia de se fechar no nicho isso é algo que tá dado desde o começo do movimento operá se você pega por exemplo os debates críticos que Engel e Marx fazem sobre por exemplo movimento cartista inglês né uma das críticas que engels por exemplo mais faz é o corporativismo bizarro do movimento cartista isso aparece muito bem nos últimos escritos de engels que estão por exemplo no livro escritos militares né organizado pelo Euclides Vasconcelos engels chega a dizer que não existe movimento
operário na Inglaterra isso nos anos 80 do século X dado que a maioria do movimento operário era a favor da política Colonial da burguesia inglesa pelo mundo né estavam basicamente preocupados com a o aumento salarial imediato basicamente preocupados com as condições de trabalho imediata desconsiderando por exemplo a sorte da classe trabalhadora dos Camponeses da Irlanda colonizados pela Inglaterra sabe então claro que o corporativismo do que se chama das correntes liberais pós-modernas ou conservadoras dos movimentos de luta contra as opressões tem características próprias né apela para uma ideia de uma hipersensibilidade do ser que a ideia
de que só sabe o que é racismo quem vive racismo só sabe o que é machismo quem é mulher só sabe o que é LGBT quem vive a minha vivência a minha vivência a minha história então tem elementos particulares nesse corporativismo mas ele não é exclusivo assim Como assim como existe um corporativismo não declarado do grupo lido como hegemônico do ponto de vista de identidade que por ser hegemônico se acha que não tem identidade né então assim homens brancos héteros Isso é uma identidade gente ser Branco hétero e no Brasil sudestino principalmente Paulista ou carioca
Isso é uma identidade a identidade hegemônica só que como a identidade hegemônica você acha que é um não identidade então assim é assim quando nos anos 80 num direção de um partido de esquerda só tinha macho né só tinha homem e publicamente todo mundo era hétero por debaixo dos panos alguns não é mas não podia falar publicamente todo mundo era hétero isso é visto como uma questão não identitária como se fosse normal aí o identitarismo é só liido como a demanda por representatividade é claro que isso é uma reflexão simplista e bizarra né gente então
assim a corporativismo em todo canto a Maria Rita que é uma professora Universitária poucos grupos são tão corporativistas como o acadêmico né O acadêmico é bizarramente corporativo O acadêmico é bizarramente fechado né Vamos lá gente se aqui muito sincero veja eu queria fazer doutorado não né eu tô fazendo doutorado dentre outras coisas porque escrever a tese talvez me obrigue a sistematizar meus estudos e eu consiga dar uma contribuição teórica mais sólida mas assim um dos motivos que eu fui fazer doutorado é para desarmar um pouco esses ataques elitistas bizarros que eu sofro há anos de
acadêmico que não aceita que eu divido uma mesa com ele que eu lance livro que eu venda mais livro do que ele e tal Porque eu não sou Doutor porque eu não sou professor universitário porque I not speaking English né porque eu eu sou família pobre eu não sou chique eu às vezes falo Errado algumas coisas porque en F dislexia e é isso então assim o negócio é tão bizarro tão bizarro tão bizarro que o grau de hostilidade pública o grau de hostilidade pública depois que eu comecei a fazer doutorado e me apresentei como doutorando
emem público objetivamente diminuiu gente vamos lá objetivamente diminuiu é porque eu não posso falar nomes né enfim eh mas teve um episódio que por exemplo em 2022 né a pessoa ia defender o seu TCC E aí eu já mestre né eu posso participar de banca de TCC e a pessoa veio falar comigo eu falei assim não pô eu participo da tua banca é um tema que eu gosto e tal e tal eu não vou falar o nome da Universidade porque senão isso pode chegar no ouvido do professor e enfim D dá problema né E aí
participe e tal o pessoal lá da Universidade foi contra dizendo que eu não sou acadêmico que eu não sou Sério que eu não sei o qu P pá pá e qual era o argumento é é o que meu meus livros são ruins meu livro tem problema meu livro tem plago tem falsificação não o argumento era não não é acadêmico não tem doutorado E por aí vai aí quando foi no começo de 2024 eu participei de uma banca TCC nessa mesma Universidade nessa mesma universidade e simplesmente uma das pessoas né que participou dessa decisão passada de
me barrar dizendo que eu não sou acadêmico dessa vez não teve argumento por qu em abril de 2024 eu já tava num doutorado e eu passei em primeiro lugar né E aí a pessoa que veio falar comigo para eu ser banca dela TCC e eu falei ó já aconteceu esse esse episódio e tal o negócio funciona assim quando chegar lá fala que eu sou doutorando que eu tô fazendo doutorado e que inclusive eu fi aprovado em primeiro lugar nesta nã fale lá assim é isso veja não mudou o que eu escrevo não mudou o que
eu falo não mudou meu comportamento o que mudou é que agora eu sou doutorando né e Fui aprovado em primeiro lugar porque se alguém falasse Ah mas não acabou doutorado ainda aí joga uma carteirada Zinha mais é assim que funciona veja tem um elemento de uma sociologia que meio meio alador kaime quer entender que cada grupo social tem seus códigos eh tem tem seus signos tem sua forma de se comunicar tem sua linguagem própria e que tem algum nível de fechamento frente aos demais grupos então no acadêmico no grupo acadêmico existem códigos próprios ali e
um corporativismo miserável no judiciário iden né na saúde dos médicos particularmente iden E por aí vai assim como em alguns grupos né de leitura Liberal pós-moderna ou conservadora Aí sim identitária também também existem grupos próprios sim também existem problemas todas as vezes que eu falo por exemplo sobre questão de teoria feminista aqui aparece alguém nunca fala se a fala tá certa ou tá errada mas fala assim há um homem falando de questão teoria feminista é qual o problema pode não tá certo ou tá errado a fala isso acontece isso é um problema o problema é
que parece que descobriram o corporativismo o fechamento de perspectiva de universalidade os códigos entes que os grupos criam e excluem outros grupos agora né Parece que descobrir isso agora então só descobriram isso quando E aí presta atenção para mim aqui é o ponto fundamental só descobriram isso quando negros e negras mulheres LGBT Começar a se organizar e a partir de uma dinâmica também corporativa estimularam né um aumento da concorrência capitalista por espaços de prestígio é disso que se fala porque veja a 30 anos atrás né você pega um partido político de esquerda não ter nenhuma
mulher na direção não era um problema não tem nenhuma pessoa negra na direção não era um problema você pega um departamento Universitário de um curso com uma tendência mais Progressista né um serviço social uma história e tal não tem mulher não era um problema né não tem uma pessoa negra não era um problema Inclusive era comum né diga-se de passagem hoje em dia não é mais né isso aumenta a concorrência porque antes antes para por exemplo um homem homem branco ou para uma mulher branca se aver falando por exemplo de uma universidade como de um
curso como serviço social um departamento como serviço social ela não precisava ele ou ela não precisava se preocupar com a ideia de que vai ter um grupo social organizado demandando uma mudança na dinâmica de concorrência ali né como a população negra a vaga tava garantida né agora é diferente então agora né agora se você for disputar a direção de um partido se não tiver mulher na direção daquele partido o bicho vai pegar então eu já vi falas falando falas falando é né enfim eu já vi dirigentes MST falando que a direção do MST ela é
paritária de gênero né meio a meio isso significa necessariamente que aumentou a concorrência pros homens né é isso vocês entendem Veja a direção é paritária de gênero meio a meio homem e mulher e significa que agora Aumentou a concorrência para os homens há 30 anos atrás né a direção podia ser majoritariamente masculina isso não era um problema saca então o segredo aqui de de vários surtos o que se chama de política identitária nem é o elemento ruim né o corporativismo é o o o elemento de fechamento de grupo certo irracionalismo sensitiva né A minha vivência
só quem sabe sou eu e a Branco falando homem falando não nem é isso o problema é que a galera não quer aumentar a concorrência é por isso que uma porrada de universo cidade foi contra a política de cotas com um argumento mais bizarro que o outro inclusive gente que estudava questão racial há 30 anos hã a Leila schartz ela escreveu a tese doutorado dela sobre a questão racial o espetáculo das raças e aí quando veio o debate sobre cotas J ser no Brasil ela assinou aquele Manifesto lá contra as scotter bizarro Manifesto ruim mal
escrito Tosco aí deu uma entrevista um tempo atrás falando assim ah não eu repensei a questão das cotas porque na época eu não tinha um conhecimento tão aprofundado sobre questão racial conversado Zinho Pô claro que tinha conhecimento sobre questão racial escreveu um doutorado uma tese doutorado sobre questão racial inclusive boa tese diga se passagem viu mase Legal interessante escrever a tese doutorado um bocado acadêmico importante que assinou aquele Manifesto contra as cotas ali que pesquisa questão racial há 30 40 anos assinou aquela porcaria aí o Luiz vernek Viana também fez um autocrítica não porque eu
não tinha um conhecimento sobre a questão racial no Brasil pera aí luí Verneque Viana não tinha conhecimento racial no Brasil tinha só que o que tava ali implícito E aí consciente ou não E aí quem quem debate sobre o grau de consciência não sou eu consciente ou não o que o que teve ali foi um movimento corporativo de acadêmicos que não queria aumentar concorrência nos Espaços acadêmicos é isso sabe é não sabia é não sabia eu achava que só investi em educação de base e a resolver um problema de acesso a negros e negras na
universidade que conversado é esse meu parceiro né que conversado é esse vocês vai meter uma dessa para mim não não foi isso não é isso sabe foi meramente corporativismo para defender o seu nicho de mercado e o seu nicho de prestígio seu lugar na divisão social do trabalho mais uma vez eu debato isso no meu livro né A negação do Brasil negro imperialismo Independência e questão racial na obra do guerreiro Ramos perfeito então é essa a questão agora vamos voltar aqui para exemplo nos Estados Unidos né O que ele produz é uma estagnação do Diálogo
né eu posso eu eh mulher de classe média descendente de alemã Branca eu posso criticar um negro se ele tiver espancando o filho dele por exemplo não é eu posso tentar interferir E se ele a resposta ele pode responder não se mete na minha vida sim tá é legítimo né eu posso dizer mas espera aí eu t não posso ver agora se ele diz você não pode falar porque você é branca eh é é eu acho que isso não vai Tá certo ao mesmo tempo eu tenho esperança que isso não vai muito longe né que
isso não vai muito longe porque e a tendência a poder falar com outro é muito grande sim né Eh isso nos caracteriza como humanidade inclusive né mas eh isso vai criando nichos narcísicos narcísicos no sentido de que S pronto aí veja acho que essa S uma das partes mais polêmicas veja o exemplo da Maria Rita Kel é lamentável né é tosco Tosco Maria Rita érita inclusive você que é psicanalista tem que aí fazer uma boa análise de na hora de tentar exemplificar o que seria A negação do Diálogo a partir do identitarismo Você projeta uma
cena que tem um homem negro espancando uma criança veja eu desconheço eu desconheço a qualquer situação em que tinha uma um homem negro espancando uma criança e alguém chegou e falou pare de bater na criança ele falou ISS você é branca cal a boca assim um exemplo foi tosco e aí aí tem um um elemento a tem um elemento real que eu já falei muito isso aqui que é tem muita gente que é preguiçosa para estudar né não tô falando necessariamente que é o caso da Maria Rita Kell mas veja o debate crítico a tentativa
de crítica que ela apresentou é assim é lamentável é primário e a Maria Rita Kel é uma boa formuladora a Maria Rita k tem capacidade só que aí tem um elemento que a Maria Rita se propõe a fazer um debate que ela claramente não estuda e aí um palavrão mesmo nenhuma né ó ó o exemplo que ela deu sabe ela foi publicado no Brasil né Há alguns poucos anos atrás o livro do assar heiden armadilhas da identidade raça classe nos dias de hoje bota aí na tela Maxwell por exemplo Isso é uma ótima crítica às
políticas de identidade nos Estados Unidos e o seu fechamento pra universalidade Sabe aquilo é uma crítica qualificada Aquilo é uma crítica boa só que exemplo que a Maria Rita que assim de verdade essa foi a melhor coisa que você conseguiu pensar uma coisa total totalmente fora do cotidiano totalmente fora dos dos dilemas políticos da luta política totalmente fora do que que é a dinâmica real no movimento estudantil no movimento sindical movimento de mulheres movimento negro movimento de cultura e por aí vai aí assim aí tem um elemento aqui e aqui desculpe V gente eu já
peguei vários debates públicos uma vez por exemplo eu tive um debate público com Frederico crep que é um cara que eu gosto que eu admiro que eu tenho diálogo que eu tenho interlocução que acho que faz um bom trabalho no YouTube e tal mas uma vez eu falei pro crep ó esse negócio de criticar o identitarismo sem oferecer uma resposta do ponto de vista teórico uma alternativa Não beleza a perspectiva Liberal posmoderna é uma merda massa tamos junto é isso Beleza o que que a gente vai colocar no lugar Ah não aí o Fred responde
Ah eu não sou obrigado a responder a colocar uma alternativa no lugar na hora de fazer a crítica Desculpe é obrigado sim é obrigado sim é Obrigado pera aí porque veja repare comigo Então na hora que a gente faz uma crítica por exemplo a política econômica neoliberal a gente tem Claro mais ou menos os Marcos do que que a gente vai colocar no lugar perfeito na hora que a gente faz uma crítica uma política de educação neoliberal privatista a gente tem mais ou menos claro o que que a gente vai colocar no lugar na hora
que a gente faz uma crítica ao agronegócio a dinâmica primária exportadora dependente da agricultura brasileira a gente tem mais ou menos claro o que que vai colocar no lugar Pode não saber em detalhes mas a ideia da reforma agrária da agroecologia etc etc tá ali colocado mas aí na na hora de fazer uma crítica por exemplo a um movimento feminista burguês você não é obrigado a conhecer minimamente os debates feministas para colocar em perspectiva uma proposta feminista e revolucionária anticapitalista Por que não ao que negó é esse aí é isso mesmo né aí Ah não
a lógica inclusive E aí veja quem faz isso consciente ou não parte do pressuposto de uma lógica inclusive pós-moderna que é só estuda a questão da mulher quem é mulher então quero nem saber só estuda a questão Negra quem é negro então quero nem saber só estuda a questão LGBT quem é LGBT quero nem saber pera aí gente não tem que estudar por tu não quer falar sobre o tema tem que estudar eu bato direto em várias figuras como é o caso do n dorix por exemplo que não sabe absolutamente nada sobre questão racial e
fica dando opinião dando Pitaco New dorix ano passado ele dando um curso ele fala sem ficar corado de vergonha que foi pra livraria pegou o livro de de Lelia Gonzales foliou por uma hora nem terminou de ler o livro no final ele falou Lela Gonzales não tem nenhuma contribuição para pensar o Brasil vê que vergonha vê que vergonha tá ligado inclusive se tu achar esse vídeo Coloca aí na tela na moral se tu achar esse vídeo Coloca aí pra galera ver Gonzales escreveu forte sobre o Brasil nada ela trabalhou temas relativos a ao ao ao
ao negro no Brasil e a mesmo e entrou mais para um Viel feminista de um feminismo afro-latino-americano eu não comprei o livro eu fui na na livraria e fiquei lendo lá uma hora aquele livro para and por cima francamente não há uma contribuição notável aí não há eu digo categoricamente e eu tenho que dizer com honestidade então assim isso é inaceitável gente qu não quer fazer uma crítica as perspectivas liberais pós-modernas Tá suave tem que estudar para fazer uma crítica qualificada e tem que sim apresentar alternativa como é que não como é que não aí
na hora de fazer o debate sobre economia tem alternativa na hora de fazer o debate sobre conjuntura tem alternativa hora de fazer debate sobre questão agrária tem alternativa educação tem alternativa saúde tem alternativa mas quando não é para debater opressões aí não aí faz a crítica chutada e não não dá não dá eu vivo dizendo que tem um bocado de marxista que é preguiçoso que é preguiçoso e achar ruim e eu também acho formulações como da de Jamila Ribeiro mas não faz uma crítica não escreve vha cá quantos textos de crítica marxista Você conhece por
exemplo os livros de Jamila Ribeiro aí meu amigo aí tá perdendo pro w né entendeu É é não dá não para fazer essa coisa meio ah não estudo não sei aí já já Maria Rita vai dizer assim algo mais ou menos né ah eu estudo pouco conheço pouco então porque tá falando Maria Rita Vamos estudar tá ligado Você é professora universitári você uma pessoa que você não é uma Pedreira você não é uma garçonete Você não tá trabalhando num telemarketing de uma escala seis por um Você tem tempo para estudar então vamos já deu polêmica
no passado com seu artigo lugar de Cálice esse tempo todinho não parou para estudar ainda não para melhorar a crítica para qualificar a crítica sabe é isso que a gente tem que cobrar seriedade na hora de fazer o debate teórico nós nos amamos né E nós o outro é uma porcaria Eu espero eu tô sendo bem simplista até porque eu não estudei muito mas escrev esse lugar de Cálice na carta capital no meu eu tô sendo bem simplista até porque eu não estudei muito E por que não estudou muito tá vendo é isso é isso
que eu fico puto porque veja vou me usar como exemplo veja se eu cometo um erro teórico né se eu faço uma fala assim é o mundo cai em cima de mim viu o mundo cai em cima de mim e eu tenho dislexia né gente às vezes eu erro algumas palavras confundo algumas palavras às vezes eu pronuncio algum nome errado e tal por causa da dislexia volta e meia alguém vai tirar onda comigo me chamando de analfabeto né analfabeto funcional dizendo que eu não sei escrever já aconteceu várias vezes inclusive com acadêmicos né Tem um
famoso professor da Unicamp que diz que é especialista em grish que já fez isso no passado né ficava em grupinho chegou print para mim dizendo que Ah vocês perdem tempo com esse estalinista o cara sabe nem escrever os textos dele no Facebook tem erro de português é é isso tá ligado Então beleza é a vida vamos vamos nessa vamos nessa agora veja eu de verdade imagina Imagina eu chego assim eu falo falo falo falo falo e no final digga assim é às vezes eu acho que é isso porque eu não estudo pera aí pô por
que não estuda Por que não estuda e aí tem até um problema aqui né que propõe a fazer um debate diz que é um problema diz que é uma questão diz que tem que ser superado mas não estuda Por que não estuda vocês entendem como essa lógica é problemática E aí veja essa é uma lógica narcísica né de grupo corporativista que assim eu tô olhando o problema de fora como supostamente eu não sou parte do problema porque eu não sou identitária eu não preciso me debruçar sistematicamente sobre isso n Eu só preciso olhar de Fora
fazer o julgamento fazer a crítica e é isso e se você não aceitar você é autoritário veja sabe gente vamos melhorar do mesmo jeito que eu fico puto puto e reajo várias vezes quando tem gente que vai fazer críticas que na verdade não são críticas são difamações ao Marxismo Eu já bati várias vezes no Jess Souza sobre isso por exemplo Inclusive tem um artigo meu na revista ópera criticando as caricaturas que o Gessé Souza faz sobre o Marxismo bota aí na tela Maxuel o Jess soua deu um chilique né deu um chilique quando Foi questionado
numa live com Gabriel galípolo ele mesmo o atual presidente do Banco Central o Paulo gala e o José Macedo Rego né o já deu um chelique ali Então veja do mesmo jeito que eu bato em gente que faz uma uma caricatura sobre Marxismo veja eu entendo quando a galera fica puto quando vê esse tipo de Fala Fala uma fala imprecisa fraca Teoricamente que não se distrai nada aí no final dizer assim ah porque eu não estudo né se não estuda Por que tá escrevendo porque tá falando sobre sabe acho que tem uma elemento aqui e
aí veja não elitismo porque a gente não tá falando com trabalhador e trabalhadora num escalações por um viu não é você que tá assistindo esse vídeo não a gente tá falando com né uma acadêmica uma figura de renome de Prestígio que tem vários livros publicados E por aí vai que não dá sinceramente para alguém na posição pública de destaque que tem a Maria Rita Kell fazer uma fala dessa no final dizer assim é eu acho que é isso porque eu não estudo então vai estudar Maria Rita sim é isso para debater o negócio com qualidade
né que você não pode falar sobre sobre minhas ideias porque você é branca e eu sou negro porque você é mulher eu sou homem porque você é homem eu sou mulher enfim eh acho que isso que eu falei acho que resume né Se quiser perguntar mais alguma coisa ou não era mais essa curiosidade em relação a isso porque foi uma grande polêmica na época e a gente vive num momento em que esses movimentos Estão sim sendo muito pressionados né pela direita e pela esquerda até para tentar encontrar uma uma como como como se se tenta
sistematizar hoje pautas universais né que criem laços universais o mais o mais universais Claro sim muito bem chegamos um pequeno claro lógico aí veja aí no final aí o Leandro dem repete a ideia de uma universalidade de uma classe abstrata de um sindicalismo abstrato né Vocês entendem Então veja foi mais um episódio de um debate mal feito de um debate impreciso de um debate sem Rig teórico em que a conversa é o identitarismo e é com artigo definido viu é o identitarismo Né os identitários então é o começo de conversa não é definido o que
que é de identitarismo toda vez que eu t tiver numa numa mesa de debate num espaço e tal e alguém vier dizer assim e não o que que você acha da paa identitária do do identitarismo eu vou fazer o que eu sempre faço eu começo apresentando uma definição para situar que que a gente tá debatendo ó o que que a gente tá chamando de na minha concepção é isso aqui a partir disso a gente debate porque senão gente Vira essa de opinião né Ninguém se entende é um bate-cabeça e assim aí aí o debate não
avança eu reforço se você quiser um debate qualificado de uma crítica a mal chamado identitarismo lê o livro do assar haiden armadilhas de identidade rassa classe nos dias de hoje é muito bom leia o meu livro mais recente A negação do Brasil negro imperialismo dependência e questão racial na obra de guerreiro Ramos e recomendo também recomendo também você ler o livro do Cloves Moura a dialética radical do Brasil negro claro esses três livros são muito mais focados na questão racial Mas a partir deles você tem instrumentos para fazer um debate teórico Mais amplo sobre a
dialética entre opressão e exploração que aqui tá o centro da questão para sair desse debate mal feito das chamadas pautas identitá é isso galera espero que vocês tenham gostado do vídeo de hoje do canal se esqueça de se inscrever no canal ativar o Sininho curtir esse vídeo compartilhar tudo isso que vocês já sabem um beijo e até a próxima