Introdução à teologia Armínio-Wesleyana

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Ildo Mello
Palestra do Bispo Ildo Mello sobre teologia Armínio-wesleyana na Semana Teológica da Faculdade de Te...
Video Transcript:
que o senhor esteja conosco nesta noite em nome de jesus amém para 900 da palavra nosso bispo que é referência no brasil hoje na área de tecnologia arm brasiliana tudo um pouco mais que você quer saber hoje a oportunidade obrigado a saber tudo hoje porque é muita coisa e depois fazer suas perguntas e na medida do possível a gente vai procurar trazer esclarecimentos resposta então vamos conversar lá atrás com o conflito entre pelágio e agostinho 354 23 ele negou a doutrina do pecado original a queda de adão pra ele apitou apenas adão os seres humanos
seguem então na condição de adão voluntário individual a vontade humana é absolutamente livre para viver naturalmente uma vida de santidade é possível você pode você tem poder e capacidade para agradar a deus satisfatoriamente dessa forma você é totalmente culpado você não pode se desculpar apelando para a queda a preocupação dele é que muitas pessoas vão pedir uma vida de miséria espiritual preocupado com isso ele ataca a doutrina do pecado original eu vejo que ele tem boas intenções mas acaba comprometendo a palavra agora vem uma outra pessoa entre talvez um dos teólogos mais renomados de toda
a história da igreja e o seu nome é agostinho 354 lá no ano de 430 e ele diz coisas muito elementares o pecado original de adão foi herdado por toda a humanidade o ser humano está escravizada o pecado e não pode não pecar em outras palavras o homem não é pecador porque pega ele pega porque é pecador ele tem uma inclinação para o pecado portanto ele não pode salvar-se assim mesmo ele não pode cumprir satisfatoriamente todas as vontades mandamentos de deus ele necessita da graça redentora ele precisa de perdão ele precisa de misericórdia ele não
pode simplesmente dar méritos suficientes para adentrar no céu o histórico a igreja condena pela smu bem resumida dos organismo o homem precisa dar o primeiro passo em direção a deus então o homem não pode salvar a si mesmo sozinho mas o homem ainda tem força o homem ainda pode buscar a deus se ele toma esse primeiro passo na direção de deus deus faz o restante então o homem depende de si restante para ser salvo mas então o que diferencia é que do ponto de vista de pelágio o pela janista puro e simples o homem pode
salvar-se do começo ao fim pode inclusive cumprir toda a demanda divina todo o mandamento e essencial pela lei só pelas obras se salvo pela conduta moral no caso do seb pela organismo diz nós ainda dependemos dependemos de deus mas podemos dar o primeiro passo e quando damos o primeiro passo aí sim vem deus veio ao nosso encontro e complementa a obra essa teoria também foi condenada pela igreja como heresia temos esses dois episódios históricos agora a nismo e de cara já apresenta pra vocês que pela genes no não é a mesma coisa que a organismo
alguns calvinistas ignorantes ou mal intencionados bom só deus pra jogar acusam armínio descer pela ge ano ou semi pela ge ano ea gente vai procurar demonstrar que essa acusação é injusta totalmente injusta que pelágio não tem nada a ver com armínio armínio é possui uma teologia ortodoxa um pouquinho o jacó menino nasceu em 1560 1609 ele foi aluno de theodore de mbenza bedi foi simplesmente o sucessor de calvino quando ouvido vem a falecer ele é um dos expoentes calvinistas o maior ele também o armênio foi aluno preferido the news de ano da faculdade de teologia
da basiléia que lhe ofereceu o título de doutor quando ele ainda tinha 24 anos de idade isso só para demonstrar que o tal de armínio não era fraco não ele era um aluno destacado o teólogo excelente excepcional acima da média e uma pessoa humilde porque quando ele recebe o título de doutora desta universidade ele rejeita ele diz eu sou muito jovem pra do título de doutor posteriormente numa outra universidade em lei de armínio vai conquistar o título de doutor e com muito louvor muito destacado ele vai acabar sendo presidente do sino da holanda em 1600
ele foi professor e reitor desta mesma universidade tentou reformar alguns aspectos do calvinismo relacionados principalmente à doutrina da predestinação incondicional o armínio defende o seguinte isso aqui tá nas obras ea mini volume 2 página 406 o livre arbítrio é incapaz de iniciar ou aperfeiçoar qualquer bem verdadeiro espiritual sem a graça em outras palavras ele está dizendo mesmo que agostinho disse quando combateu pelágio o livre arbítrio humano segundo arménio é incapaz de iniciar se é capim capaz de iniciar então armínio não está nem entre o que a gente poderia dizer elege ano não seria sempre elogiando
muito menos de lajeado essa graça é simples e absolutamente necessária para o esclarecimento da mente a devida ordenação dos interesses e sentimentos e a inclinação da vontade para o que é bom portanto o homem o crente a cristã ou cristão ou ser humano ele depende totalmente da graça de deus sem ação da graça de deus ele não consegue há salvação disse mais confesso que a mente de um homem carnal e natural é obscuro e sombria que os seus afectos são corruptos e desordenadas que a sua vontade é obstinado e desobediente e que o próprio homem
está morto em pecados portanto essas frases todas de armênios deixa um claro para quem quiser conhecer a verdade é que a mina não tinha nada de pela jean vamos lá o arminia nismo de armínio eles vão elaborar cinco pontos que são os cinco pontos principais do arminia ismael coloquei aqui numa forma que contrasta bastante com os cinco pontos do calvinismo para quem não sabe os cinco pontos do calvinismo são uma resposta aos cinco pontos no organismo posteriormente como uma reação dos calvinistas contra a teologia a menina vamos lá eu coloco aqui do jeito que a
eleição seria condicional a obra seria ilimitada pelo alcance para toda a humanidade para toda e qualquer pessoa a graça de deus ela pode ser resistida e os alvo tem necessidade de desviar perceberá até o fim em cristo a salvação encontra-se em cristo está em cristo portanto se você sair de cristo você não tem salvação fora de cristo não tem samba falando sobre eleição condicional veja lá a eleição de indivíduos para a salvação está condicionada à sua associação e permanência no corpo eleito de cristo que é a igreja deus conhece os que irão querer e perseverar
em sua fé em deus é onisciente conhecimento é que se baseia predestinação individual como se vê nas palavras do apóstolo paulo em romanos capítulo 8 versículo 29 por quantos que diante vão conhecer também os predestinados ou para serem conformes à imagem de seu filho a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos aos que diana antemão conhecer o predestinou uma predestinação baseada do que deus viu para não ficar só nas palavras do apóstolo paulo podemos recorrer também as do apóstolo pedro se você tiver alguma birra com o apóstolo paulo será que você vai
gostar de pedro porque pedro no dia diferente em primeira pedro a primeira pedro 12 eleitos segundo a ciência de deus portanto nestes dois textos a predestinação ou a eleição é condicional condicional aquilo que deus de antemão viu deus sabe quais serão as pessoas que cresceram e permaneceram na fé até o fim portanto baseado neste saber de deus isso que deus vê conhece de antemão é que paulo e pedro fazer tais afirmações já o calvinismo diz que a predestinação a eleição é incondicional é um ato unilateral de deus deus escolhe a seu bel prazer de maneira
arbitrária sem ter visto nada em mim ou em você ou em qualquer outra pessoa da humanidade é um ato dele desde a eternidade aqueles que serão irremediavelmente salvos e os que serão perdidos e irremediavelmente perdidos irremediavelmente ficado melhor para perdidos e irremediavelmente perdidos deus decretou desde há muito tempo desde a eternidade que vai para o céu que vai preencher porque segundo esse ponto de vista deus é soberano deus salva que ele quer do jeito que ele quer e deus faz tudo do jeito que ele quer e não há nada e nem ninguém que possa agir
ou fazer qualquer coisa fora do decreto devido portanto tudo que existe acontece existe acontece por vontade de deus porque foi ordenado planejado determinado por deus suas ações às boas e pasmem suas ações às mas o pecado o adultério e assassinato crime é bom ver o que calvino dizer a esse respeito então isso a gente chama de determinismo porque ele deus não criou todos em igual condição mas ordenou os para a vida eterna e os demais para a condenação eterna portanto com todas as letras calvino ensina a dupla predestinação o instituto o volume 3 página 41
da editora cultura cristã a edição de 2006 mais uma frase de que ao vir a esse respeito deus não só viu diante mão a queda do primeiro homem e nela a ruína de sua posteridade mas também por seu próprio prazer a ordenou portanto a queda segundo calvino só aconteceu porque deus deu ordem para que assim ocorresse portanto adão não tinha outra alternativa ele tinha que pegar porque ele recebeu ordens divinas para assim proceder mesmo que ele inconscientemente de uma maneira sem perceber existe a mão de deus conduzindo as ações de adão e eva para o
primeiro pecado joão calvino e da religião cristã livro 3 capítulo 23 são sete mas não é só ele que assim afirma alguns mais contemporâneos calvinistas bem conhecidos como o pink por exemplo veja o que ele disse deus não apenas tinha um pré conhecimento perfeito do resultado da experiência de adão não só seu olho onisciente viu adão comer do fruto proibido mas decretou de antemão que ele deveria fazer vamos ver se vocês conhecem o pai é o bambambã do calvinismo sabe que ele é determinista também se é calvinista ele é determinista acorda e vamos ver então
embora a gente goste muito de muita coisa que piper fim que calvino eu concordo com a maioria do ensino de calvino eu concordo com a maioria do ensino desses homens eu eu acho que eles escrevem muitas coisas boas a tecnologia deles não é de todo má aliás a maior parte dela boa mais quando chegamos nessas questões e predestinação incondicional determinismo aí complica vamos ver o que ele disse por exemplo logo depois de 11 de setembro de 2001 ele pregou sobre esse assunto disse o seguinte deus planejou e ordenou e governou os ataques às torres gêmeas
em 11 de setembro de 2001 e você que pensava que era o tal do bin laden né pessoal americana está procurando o cara errado a gente faz piada por isso não fui eu que me veio uma barbaridade dessa isso você vê o nível de determinismo para você jogar todo que esse homem escreveu fora por favor examina tudo reter o que é bom mas o nosso amigo pai que eu considero o irmão em cristo calvinista porque calvinista do irmão a gente tem que tomar cuidado para não entrarem radicalismo mas a meu ver pelo menos eles estão
completamente equivocados deste aspecto eles acham que eu estou equivocado também porque eu penso diferente deles bom deus planejou de pogo ver dos ataques às torres gêmeas em 11 de setembro de 2001 deus ao autor do mal deus é o autor daquele massacre naquela tragédia deus está por trás de todo o terrorismo de todas as barbaridades deus é o autor bom ele disse mais isso já em 2005 agora até mesmo uma bomba com material radiotivo radioativo que deste uma mineápolis seria o estupro de deus um crime de deus a fome no mundo é ordem decreto de
deus só existe porque deus quer que exista deus ordenou não há como não ser então veja o fatalismo que o pior você achou que estava ruim agora pior embora os progenitores no seu livro all my tears of overall ele escreveu o seguinte adão e eva e satanás foram originalmente criados bons então seu desejo inclinação mais forte deve também ter sido originalmente bom isso então significava o resultado agora isso é que complica isso significa que nenhum deles pode ser a origem do pecado nenhum deles quem nem adão ganhando o culpado é o próprio deus que introduziu
mal nesse mundo adão e eva foram criados perfeitos e bons a inclinação do coração deles era para coisas boas e eles fizeram mal é porque deus nos induziu para o mal a culpa não é deles a taxa das mãos de um deus que tudo faz como ele quer que aconteceu do jeito que deus queria que acontecesse porque deus tem seus mistérios e segredos deus deus quer revelar provavelmente alguma coisa boa de tudo isso era o desejo de deus tornar sua ira conhecida ele precisava então algo sobre o qual estaria errado eu vou fazer eu vou
criar seres humanos pecadores e aí eu vou estravasar objeto sobre o qual eu possa terminar e expressar minha indignação a minha ira porque eu amo a minha ira eu tenho prazer na minha ele vai dizer isso exatamente isto em seu livro nesse mesmo livro já na página 57 outro ponto o organismo ensina que a expiação o sacrifício de cristo seu sangue derramado para o perdão dos pecados foi uma obra feita em favor de toda a humanidade de todas as pessoas eis o cordeiro de deus que tira o pecado do mundo alguns versículos em que os
meninos se baseia para tal afirmação de que deus amou o mundo de tal maneira a obra o sacrifício de cristo na cruz em favor de todos porque deus ama a todos indistintamente citaram o principal deles a princípio a gente sinta os demais joão 3 16 porque deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho de gente para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna portanto mundo é objeto do amor e do envio de cristo para a salvação de todo aquele que nele crê uma salvação que não se
dá por decreto que se dá por meio do crise e dá pé primeiro joão 22 e ele é apropriação pelos nossos pecados joão falava à igreja ele complementou e não somente pelos nossos próprios mas ainda pelos do mundo inteiro um contraste entre nossa igreja nós os crentes de o mundo inteiro cristo é apropriação pelos nossos pecados mas não somente pelos nossos mais pelos do mundo inteiro nossos clientes nós que estamos em cristo e pelos que não estão também pelo mundo inteiro a declaração mais clara e que essa seria difícil né a arm ano de modo
que deus não tem prazer na morte do homem antes deseja que todos venham a ser salvos contrária no nosso tal esse projeto julho deus não tem prazer na morte de quem quer que seja na morte do inpe eo deus não tem prazer mas qualquer desejo de deus que todos venham a ser salvos para o arminia ano todos é todo mundo é mundo é tão fácil bilhão no mundo é bom dos eleitos todos é todos os crentes todos os eleitos fica um pouco mais complicado né sabe porque tem tanto livro uma vez uma pessoa me questionou
da teologia sistemática tanto livro calvinista existe claro muitas outras razões mas eu dei uma bem simples todo o motivo é um dos motivos é porque para o arminia ano basta bba assim é muito complexo o calvinismo você precisa ouvir podem entender muito mais já não bastou e muita gente tentando explicar explicar explicar mais simples deus amou o mundo e pontuou deus não tem prazer na morte de ninguém ele quer que as pessoas sejam salvos e apropriação cristo apropriação pelos pecados do mundo inteiro mas tem mais versículos e para isto cristo morreu por todos os índios
romanos 56 todos os que estavam mortos em delitos e pecados efésios 2 1 mas deus não levando em conta os tempos da ignorância manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam às 17 30 o calvinista diz que cristo morreu única e tão somente pelo grupo seleto de minuto de eleitos pelos demais cristo não derramou uma uma gota de sangue não tem eles esperança alguma de serem alcançados pelos méritos de cristo que se destinam única e tão somente aqueles que foram decretados assim para a salvação portanto a salvação do ponto de vista comunista
se dá muito mais pelo decreto de deus do que pelo cristo pela cruz pela gravação total vamos lá o terceiro ponto é claro que esse termo essa expressão ela é um tanto infeliz eu nunca gostei dela ela no reflete exatamente o que a gente então todo homem é um totalmente travado com generosa se estou no meio de uma comunidade cristã e e as pessoas são totalmente depravadas o que é isso do calma isso é realmente ainda mais falava depravado hoje virou qualquer coisa não estuprador é um assassino é é uma guia que sexo é uma
coisa doida um depravado bom vamos entender deixa expressão de lado vamos entender o a essência da coisa não significa que os homens sejam tão maus quanto eles podem ser possível não significa mas que foram totalmente contaminados pelo pecado original de modo a não poderem agradar a deus satisfatoriamente até as virtudes humanas de uma pessoa natural de alguém que ainda está no primeiro adão tá não regenerado até as virtudes estão contaminadas até aquilo que sabe de melhor primeiro coríntios 13 ainda que eu fosse capaz de ter uma fé é ponto de mover montanhas se eu fosse
capaz o autossacrifício em favor da humanidade de dar os meus bens de fazer caridade diz o apóstolo paulo se não tiver amor então veja quanta coisa bonita boa aí louvável pode ser praticada sem amor por outros interesses aquilo que a gente faz na aparência exterior pode ter lá no fundo um resquício egoísta e individualista qualquer outra coisa qualquer outra intenção não é isso é possível a gente sabe disso então pode ser que o melhor de nós não seja tão bom sim e quando se trata de falar da natureza humana na natureza caída a gente percebe
que a inclinação do coração humano para o mal é algo que se presencia da mais tenra idade a gente b de bebês e crianças bem novas eu tenho duas netas teve três filhos eu sempre estou falando que já revelam o egoísmo o desejo de sobressair se sobre o outro preocupações muito mais egoísta isso a gente vai perceber que está do universo humano tudo aquilo que a gente faz até as virtudes humanas estariam contaminados pelos pelo pecado e suas intenções do ser humano não pode salvar se a si mesmo portanto o homem está morto nos seus
delitos e pecados calvinista seab anos até aí concordo plenamente falei se tem até frases de de armínio combatendo pela organismo portanto no item depravação total ou seja os efeitos da queda do drástico a ponto de não permitir ao homem o poder de satisfazer a vontade divina de de amar plenamente que depende de perdão e misericórdia de ser justificado de ser lavada misericórdia graça de deus até concordamos calvinistas ea meninos um problema a partir daí começa com seguinte mas o calvinismo disse que o homem precisa ser regenerado para poder crer que o homem tá morto nos
seus limites e pecados ele precisa nascer de novo para poder exercer fé em deus eles inverno eles conseguem fazer isso é uma malabarismo teológico muito bom chegar a essa conclusão então o homem tá morto os seus delitos e pecados eles exageram essa dose de de morto coloco então morto no sentido de que não pode sequer receber o exercer alguma fé e dizem que então para ter fé o homem precisaria ser regenerado então o que a bíblia diz a respeito do senhor jesus cristo e será salva o que o cargo está em sinal digital seja salvo
e aí você vai poder crer em deus o senhor jesus cristo e será salvo informações bíblicas existem muitas a esse respeito e que coloca as coisas nessa ordem eles dizem que já estavam no primeiro mas fez ao você não pode só deus pode ser uma importante ao determinar o dia que chegar o dia da sua salvação de deus se salvar a deverem estar preocupado com isso você perde para perdido sua citação tal sucede a do negócio tudo com deus durma com um barulho desse esse é o determinismo então aquele que crê informatizado será salvo mateus
16 16 joão 1 12 mas veio para os que eram seus não receberam mas há tantos quantos o receberam um deles o direito de se tornarem filhos de deus portanto receber bem antes de ser feito filho de deus para que todo o que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna joão 3 16 por tanto a fé precedendo a obtenção da vida eterna tem mais em verdade em verdade vos asseguro quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tenha a vida eterna e não entre juízos mas passou da morte para a
vida portanto sempre a ordem apresentada preceder da salvação a regeneração eles conseguem inverter dizer que regeneração tem que vir antes o que nós falamos o homem à morte dos seus delitos e pecados a conseqüência da queda foi drástica sim foi drástica mas o hábito precisa ser regenerado antes de poder crer não porque por que deus concedeu a todos os seres humanos uma dose de graça o que nós chamamos de graça preveni em ti mesmo lá do éden quando o homem pecou deus não deixa o homem largado a si mesmo a graça se manifesta também com
juízos pré-anunciados juízos que se estabelece mas não há um elemento de graça ele presente repare bem eu sacrificar animais para providenciar roupa para davi para eva deus promete um descendente de mulher na seria viria e pizaria cabeça da serpente o episódio de caim que ficou com inveja de abel a está prestes a matar abel não é que deus visita cai antes isso não é graça de deus chama deus não abandonou o homem de maneira total o homem continua sendo objeto do amor e da graça de vida as misericórdias o senhor sua causa de não sermos
consumidos a graça prevenir pode ser entendida como uma graça extensiva todos e ela tem muitos propósitos dentre eles é aquela graça capacitadora que vai de capacitar a reagir com fé ao evangelho quando a palavra de deus é pregada você vai poder responder com fé porque a graça de deus acompanha palavra porque o espírito santo já agia e atuava em você é muito antes porque o espírito santo trabalha convencendo do pecado da justiça do juiz e não está ali sozinho deus está com você só que ela não atua de uma maneira compulsória coage veja só a
graça presidente é a presença de deus em todos os tempos e lugares preparando o mundo para ouvir o evangelho a fé bem atrás através da pregação do evangelho até ver pelo vídeo ouvir a palavra já é um indício da graça a palavra vem com uma graça e da ação do espírito no coração humano que trabalha para convencer o homem do pecado juiz da justiça e dos juízes joão 16 18 18 16 e 18 veja só o que diz estava chegando ao mundo a verdadeira luz que ilumina todos os homens joão um monte cristo é a
luz que vida o mundo e ilumina a todos os homens essa graça proveniente porque a graça de deus se manifestou salvadora a todos os homens título 2 11 que diz o calvinismo agassi deus se manifestou salvador aos eleitos e ponto já paulo diferente paulo não era calvinista principalmente porque nasceu bem antes de caudilho tito 2 11 e eu quando foi levantado da terra atrairei todos a mim joão 1232 essa frase de jesus daquela frase no livro no mesmo livro que tem aquela frase que os calvinistas gosta de usar de joão 6 ninguém vem a mim
se o pai não atrair o mesmo termo grego só que jesus isso é verdade quando alguém disse isso pra você e você tem que dizer certamente porque nós estamos mortos nos nossos erros e pecados sejam por graça de deus se não fosse o espírito santo se não for o evangelho vida bin eu sou ano porque ele me amou primeiro certamente foi deus que me atraiu foi deus quem veio a mim você não nega ser um bate boca com ele só lembra ele que a graça de deus manifestou salvadora todos os anos só lembra ele quem
joão capítulo 12 versículo 32 o mesmo termo atrair é usado na boca de jesus mais uma vez e eu quando foi levantado da terra uma referência à crucificação atrairei todos a mim há entre eles todos os eleitos que jesus se esquece de colocar o eleitor que esquece o mundo dos eleitos jesus não sabe se vai ter esse problema tecnológico na frente esclareça a deixe ficar com raiva dos calvinistas temos que amarrar todo mundo mas é bom é bom fazer a maratona do mundo no que depender de nós temos paz com todos diferentes e chegando deu
atravessado isso né bom aí de mais 8 versículo aqui em atp's 17 e 51 um tal atração não é do tipo e resistido e fatal porque estevam no seu discurso do capítulo 7 a 3 versículo 51 ele diz aos judeus vocês sempre confiamos nele também já deu né vocês sempre resistem ao espírito santo por tentação própria do espírito santo não é do tipo irresistível se hoje o vídeo da sua voz dão em doenças do coração portanto você pode endurecer o coração diante da voz de vida que não se manifesta de modo a princípio então entramos
no quarto ponto é exatamente essa graça pode ser resistida por que por que deus escolheu assim agir nem por força da violência mas pelo espírito jesus resolveu entrar em jerusalém montado num jumentinho e não num cavalo poderoso exército angelical subjugando todos os seus inimigos converter todo mundo a fórceps não quem quiser vir a mim veja só a graça pode ser revertida ele veio para os que eram seus mas os seus não o receber portanto quando ele veio aos seus não veio de modo coercitivo subverter a vontade a aniquilar o desejo do outro a converter o
livre arbítrio dobrar vergar a vontade como a expressão calvinista deus verba à vontade quantas vezes quiser eu reunir seus filhos como uma galinha junto aos seus do seu próprio ninho debaixo das asas e voz não o quisesse repare bem quantas vezes disse jesus eu quis salvar protegerá bensaud a colocar o povo de israel debaixo de suas asas quantas vezes eu quis jesus que isso mas o povo quis o resultado final foi o que fez com que seus inimigos se cercaram de trincheiras então quer dizer que o homem à vontade não prevalece a vontade divina que
é isso que o ministro a dizer a questionar onde já se viu jesus é deus não é ele é todo poderoso não é porque não aconteceu porque o povo não quis porque acima de se querer de deus existe um outro querer de deus porque deus quer que as pessoas se converta por livre e espontânea vontade deus não quer converter ninguém a contra gosto quando o filho pródigo quer sair de casa o pai deixa alguma coisa com o calvinismo de mia que não tenho um tipo de pai que forja gente aplicada em de casa contra nossa
vontade nós temos um tipo de pai que ainda que com dor no coração permite que seu filho a parte dele acho que esse pai deve ter conversado com o filho deve ter resultado é divertido certamente mas ele não queria um filho contrariado dentro de casa e ponto final ninguém vai pro céu a contragosto se tem gente com medo de que o céu fica sossegado que não vai aparecer lá quanto à vontade no ar só que a gente satisfeita na sua casa só quer ficar feliz com ele e quando fica e quer voltar quebrado arruinada o
pai recebe com alegria de braços abertos um é livre para ribéry para voltar vai sempre misericordioso à espera do filho esse é o relacionamento de amor isso tem uma alegria porque tem alegria do céu se as coisas todas fossem decretadas já a vida fosse o jogo de cartas marcadas pergunto que alegria vou contar um negócio aqui que eu gosto muito de assistir a a corrida quando ayrton fórmula 1 quando ayrton sena corria já faz tempo que eu nasci escolhido formam sabe naquela época o conta da escola dominical às corridas normalmente bem de manhã colocava aquela
fita vhs e gravava a corrida ali quando chegava da escola dominical sem ouvir o rádio sem ligar a televisão sem saber o resultado sem conversar com ninguém a respeito eu colocava a fita e assistir como se estivesse e isso dava toda a sensação de emoção de impacto experimente assistir uma corrida de fórmula 1 que você já sabe o resultado sabe tudo o que vai acontecer na próxima curva já viu tudo não tem coisa mais chata e quando ganha alegria no céu por um pecado que ser refeitos gente parece que os anjos tem uma torcida violência
parece parece que a vida é linda mesmo e não é o jogo de cartas marcadas a alegria daquele pai a felicidade dele parece muito real ea compaixão dele ea tristeza de jesus quando jovem rico vai embora diz o texto jesus a mandou o viu parte e não agarrou e e e ficou ali com um maior maior porque jesus logo percebeu que a pessoa estava clara e convicta da decisão tomada coração de jesus triste porque realmente amava não como os comunistas dizem que deus ama os reptos repropôs sabe quem são os reproduz os não eleitos os
reprovados os esquecidos eles dizem que deus ama no sentido de que deixou as coisas boas para eles a chover na hora de lhe escrever sobre bons irmãos mas o sol nascer algumas alegrias pra ele na vida mas que raio de amor é esse gente veja as palavras de jesus do que vale o miguel mulin inter perder sua alma quem anda salvar mas tudo que está a seu alcance para salvar é claro que no caso do ser humano respeitando o desejo da pessoa de não ser salva e não abraçar a fé como a condição para o
céu agora último ponto necessidade de perseverança que deixa até arminia anos porque tem batista sarm anos as meninas batistas eles são a opinião de quatro pontos nesse ponto eles porque brum batista uma vez alvo são para sempre vamos conversar com nossos irmãos batista de cabines agora sobre o que raio se é assim mesmo porque tanto texto de advertência na bíblia as ameaças que parece muitas vezes nos assombrar será porém que se de qualquer modo de esquecer e do senhor teu deus está falando só pode esquecer quem já conheceu e esse povo acredito em deus como
senhor em relação à época de deus do senhor teu deus se ouvires outros deuses servires e te inclinar esperante eles hoje eu tenho esse pico contra vós que certamente deve ter algum malabarismo para explicar que perecer aquilo quer dizer morte eterna talvez perecer aqui seja apenas morrer fisicamente bom o que você acha os que pereceram aqui não entraram na terra prometida por conta de sua incredulidade de sua idolatria por adorar o bezerro de ouro dava nem primeira coríntios capítulo 10 porque haveria exortações bíblicas do tipo não extingue guys o espírito primeira intenção de ser 5
19 espírito santo fala do seu próprio espírito e seguir o seu espírito da coisa boa também sobre o que depois se mata seu espírito quer seja a ação do espírito santo na sua vida quer ser a extinção do seu próprio espírito significa destruição da alma veja outro outras advertências tendo cuidado irmãos já a mãe de cuidado irmãos jamais aconteça ver em qualquer de voz esses chamados irmãos jamais aconteça ver em qualquer de boss perverso coração de incredulidade que vos afaste do deus vivo a gente tem que estar perto lembra daquele daquela advertência de jesus dizer
olha vocês não são quentes nem frisos em são mortas por isso mortos estão a ponto de ser limitados a minha boca só ponto de botar vocês vomitar para vomitar e está dentro quem está dentro está em cristo e quem sai pizzi nova criatura é não perceber ele fala a igreja tem mais então olha jamais aconteça a ver em qualquer de voz perverso coração de incredulidade portanto esse perverso coração de credulidade não existe neste momento em que ele fala cuidado para que não haja esse coração de credulidade que buscar fácil do deus vivo e que pode
ser a passada dele por causa da incredulidade isso vai encontrar em romanos capítulo 11 quando todo aquele contexto do capítulo 9 10 e 11 fala sobre por que os judeus porque os judeus estão fora não estão aceitando a crise e estão fora da comunidade da fé e salvaguarda de ira chamados brasileira e que foram segundo paulo cortados da oliveira de cristo a igreja cortados por causa da sua incredulidade eles lá saibam vocês que agora pela fé estão foram enxertados na oliveira não se sinta melhores do que eles porque se deus não poupou os ramos naturais
como poupará se vocês em correr no mesmo erro da incredulidade e ele ainda diz mais e eles se abandonarem a incredulidade serão enxertados novamente porque deus é poderoso para quem enxerta los portanto em todo aquele contestada pelos 9 10 e 11 está condenado desde a eternidade para um lado para o outro mesmo os que foram cortados podem ser rejeitados e os que estão dentro precisam perceber a até o fim da fé veja que nenhum de vós e endurecido pelo engano do pecado porque nos temos tornado participantes de cristo sei olha condicional que ser de fato
guardamos firmes até o fim a confiança que desde o princípio devemos não endereçadas o vosso condição se ele diz não faz do coração ele se dirige a gente que não têm o coração duro coração endurecido nós podemos endurecer os nossos próprios correções advertência e sais temos que guardar isto até o fim mesmo assim essa expressão até o fim a confiança que desde o princípio devemos portanto meus a mão amigos irmãos e irmãs batistas calvinistas saibam que é necessário perseverar até o fim pelo menos o autor de brews paulo moisés demais textos a respeito seguir a
paz com todos ea santificação sem a qual ninguém verá o senhor atentando diligentemente porque ninguém seja faltoso separando-se da graça de deus é possível se separar da graça de deus para um calvinista para um batista e seria impossível mas é possível portanto motivo de exortação de advertência segunda pedro 1/10 precisamos tomar cuidado para confirmar o nosso chamado eleição é incondicional como querem os cuidados o curso do que já está já não preciso me preocupar só poderia descansar eu poderia resultar se eu me vejo dentro do grupo seleto escolhido eu não teria do que me preocupar
eu não teria que vigiar eu não teria que levar a sério essas exortações pedro disse também precisamos cuidar para não tropeçar segunda pedro 10 alguma coisa pois é desta maneira que o versículo capítulo a capítulo segunda pedro gonzi pois é desta maneira que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno desta maneira aquele que perseverar até o fim será salvo palavra de nosso senhor jesus cristo aos apóstolos porque os apóstolos precisava precisaria ouvir as afirmações sabemos que um deles não perceberam até o fim ao vencedor que guardar até o fim as minhas obras apocalipse
2 26 mais uma vez exortação quem vai salvar o vencedor que guardar até o fim mas pensamos aquele pois que pensa estar em pé cuide para que não caia primeiro corinthians 10/12 fala eles beberam do maná todos eles foram batizados e moisés na nuvem no mar e beberam do mesmo manabu mas deus não se agradou a maioria deles razão por que pereceram no deserto por causa da idolatria incredulidade e isso foi registrado está lá na história para nossa advertência é por isso que ele vai mandar o final aquele que está em curso para que não
caia e como você sabe que capítulo os livros da bíblia não foram inscritos em capítulos e versículos né o seguinte disso capítulo 9 7 paulo fala e wilbur do corpo eo reduzo a servidão para que pregando a outros não tenha eu mesmo se a ser reprovado e aí ele cita capítulo 10 vejam o exemplo de nossos antepassados aquele povo que foi recebido passou bem em chute foi abençoado batizado de moisés na nuvem no mar recebeu dito todas essas bênçãos de deus o segurador da maioria deles razão por que pereceram e gay está em pec para
que nunca essas pessoas inscritas para nossa advertência portanto é necessário perceber até o fim ao vencedor não aquele pois que pensa estar em pé e cuide para que não caia 1º inciso 12 da necessidade perseverança tem tantos personagens se alguém não permanecer e nem será lançado fora à semelhança do ramo e secará e o apanho lança no fogo e o queima permanecer nele que está nele quem está em cristo é uma nova criatura mas se não der devido fruto é cortado lançado fora advertência nosso senhor jesus cristo como interpretar isso de outra forma então você
vai precisar ler os institutos e vai precisar de todas as tecnologias com vinícius quem sabe você vai depois de tudo isso depende de o pai pb do pink de tantos outros para você pensar diferente para você diz considerar tudo isso que temos falado que a advertência bíblica portanto se depois de terem escapado a esse texto aqui pra fechar conversa pedro segundo pedro 2 2022 portanto sim depois de ter escapado das corrupções do mundo pelo conhecimento do senhor e salvador jesus cristo foram outra vez envolvidos nelas e vencidos tornou se tornou se lhes o último estado
pior do que o primeiro porque melhores fora não conhecer o caminho da justiça do que conhecendo desviarem-se do santo mandamento que lhes foi dado nem precisa comentários o autor de brews também adverte para o risco de se perder a salvação e bram seis capítulos capítulo 6 versículo 4 a 8 versículo 12 também capítulo 10 versículo 26 a 38 no capítulo 6 versículo 7 8 porque a terra que absorve a chuva que freqüentemente cai sobre ela e produz erva inútil para aqueles por quem é também cultivada recebe densa da parte de deus mas se produz espinhos
e abrolhos é rejeitada e perto estado a maldição que o seu fim e será a ser queimado aqui diz de uma terra que recebe todas as condições graças de deus para produzir o devido fruto mas se não der pode pegar também isaías capítulo 5 que é um texto muito forte esse respeito aos membros do povo escolhido desde adverte scar e do meu livro aquele que pecar contra mim peso do 3233 examinem se para ver se vocês estão na fé prova e se a si mesmos não percebem que cristo jesus está em vocês a não ser
que tenham sido reprovados segundo coríntios 13 5 portanto amado sabendo disso guarda em si para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais nem percam a sua firmeza e caiam segunda pedro 3 17 o calvino proposto tais mudanças o combinou armínio tais mudanças na tecnologia reformada teologia calvinista o amigo era em quase todo o paulista só desses aspectos é que ele não concordava ele foi perseguido e havia também disputas políticas o sino de dort que aconteceu em 1618 1609 que aconteceu depois da morte de de armínio agora visava destruir a imagem
de amigo a teologia de alumínio e os discípulos de de albina ele se reuniu com o propósito de condenar a teologia de armínio não com propósito de analisar de ser imparcial não com um propósito deliberado temos que condenar temos que acabar com isso e eles mexer os pauzinhos parece algo parecido acontece aqui nos dias de hoje lá na venezuela num negócio de cartas marcadas uma eleição da constituinte em que ele que mexe os pauzinhos e que viola a constituição coisas 10 desse tipo aconteceram no estilo de dote foram convocados delegados espúrios ligados ao governo que
nada tinha a ver com a igreja só para terem a maioria não foi um sino do mais um julgamento de cartas marcadas onde os calvinistas sequer permitir permitiram aos remón sttrans antes que são os discípulos ea mínima a escolha de quem defenderia o debate aqui nesse debate de um lado um representante governista escolhido o melhor dentre eles um representante iraniano quem nos julgarem ser o que melhor lhes representa nem a visão já que o conselho de dort o cursinho do the doors e os silos de dort quer condenar o organismo portanto os calvinista do sino
de dort escolhe quem será o arminia representá los à justiça como gosta de apelar para este concelho adianta vocês foram condenados dos como hereges naquele concelho veja que santo conselho foi esse no final julgar o organismo com base em um documento da metade do conselho para lá do cinema do pará lá eles não permitiram dar a palavra não tinha réplica e depois da metade não der mais a palavra aos abid anos uma pessoa que não era menina escreveu o livro exatamente para comprometer sabe o livro que tinha a caricatura que o calvinismo gosta de dar
um tom pela ge ano um semi pela ge ano as afirmações de armínio e este livro foi o que representou o ponto de vista feminino e foi isso exatamente aconteceu no final julgar o organismo com base no documento que continha supostamente as opiniões dos remoção antes porém esse livro era uma produção de um inimigo declarado que escreveu um relato altamente desculpe de uma conferência concedente 15 pontos do organismo mas o organismo não morreu como vocês podem ver a maior parte do povo evangélico e isto se deve a um camarada chamado de bom mas apesar da
perseguição remón sttrans antes continuaram na holanda como uma igreja diferente nova e onde o calvinismo foi ensinado é mínimo e sua cabeça os editores de lei de 1629 em frankfurt cedeu 631 publicar as obras de amigo em martin john wesley 1703 791 abraçou a tecnologia arm ana e se tornou se o maior defensor hoje os metodistas continuam comprometidos com a teologia viana e influenciaram muitas outras denominações a maioria delas o organismo tornou-se um dos sistemas biológicos dominantes nos estados unidos graças em grande parte à influência de wesley portanto temos aí encerrar dentro dessa palestra só
uma pálida sobre o vaslui wesley e aí você sabe que ele teve aquela experiência de conversão o o que paz do coração do coração aquecido pode ser despertado o divisor de águas na sua vida em 24 de maio de 1.738 agora o sr confessa o seguinte todo o tempo em que estive em savana foi quando ele esteve condicionado nos estados unidos antes de 1.738 estava dando socos no ar e ignorante sobre a retidão de cristo que através de uma seletiva nele traz a salvação a todo aquele que nele crê portanto elas lhe confessa que antes
de 1.738 ele não tinha uma fé viva em jesus cristo não descansava os méritos cristo ele tentava sem salva por si próprio antes disso era sim pela ge ano ou servir pela ge ano e ele arrebentar a boca do balão ele realizava boas obras ele visitava os presídios ele dava atenção aos idosos ele todo tipo de caridade ele se desdobrava e no fim sentia ainda iniqüidade a malignidade o seu coração ele não tinha para eu ainda estava debaixo da lei e não debaixo da graça isso tudo está no diário de wesley saiu agora recentemente publicada
uma nova versão do diário de wesley pela editora goulart este ano e eu já tô já tô bem avançado aí só nesses dias em que peguei na semana passada e que quando maravilhoso mesmo poderá acompanhar veja o que ele diz a página 79 a verdadeira fé viva em cristo é esse papinho separada do censo de perdão e todos os pecados têm fé em deus em cristo porque ele só tinha fé em deus eu tinha feito uma obra da cruz de cristo como conseqüência como paulo justificados pois pela fé temos pela tem cristo eu senti esse
é o relato é só um o extrato do relato da sua conversão da sua experiência de 24 de maio de 1938 pela fé em cristo eu senti meu coração e se extremamente aquecido city que confiem cristo cristo apenas a salvação e uma garantia foi dada de que ele tinha tomado meus pecados até mesmo os meus e tinha me salvo da lei do pecado e da morte tá na página 80 na página 114 disse a condição de nossa justificação é a pé somente e não as obras visto que todas as obras feitas antes da justificação quem
nelas a natureza do pecado o melhor de nós como já explicado no início dessa palestra ainda sobre wesley tem esse livro aqui que é excepcional no pequeno livro hoje fundamentos da teologia armínio wesleyana mil the bends o livro havia libertado a fé da prisão dos decretos porém ficou para wesley tomar essa fé emancipada e no coração da religião agora justificação pela fé de lutero teria uma gêmea ficou concentrado somente na questão da justificação como salvação e do novo na regeneração do douro uma nova vida para a santificação é que fomos chamados não é o fim
mas o meio para chegar ao fim de restaurar o homem ao amor de deus derramado no coração não conhecemos outra fé senão aquela que opera pelo amor a fé não pode ser um substituto da santificação ousadamente quanto mais você pecar mais gloriosa será a manifestação da graça de deus em sua vida contrária paulo fala como pequenos nós mas que para o pecado de morrer não sabe que aqui estão em crise estão classificados para a carne para o pecado para o mundo lidamos novidade de vida não pode ser um substituto para certificar aliás a fé conduz
o homem que o relacionamento com o médico deus para a restauração dessa nossa comunhão com deus a restauração dos propósitos eterno de deus da imago de da imagem então somos depois da regeneração sysomos botas de nossas elites e pecados vamos perdoados justificados roubos renovados nascemos de novo para termos restaurar a imagem de deus seremos capazes pelo espírito o que mais ele vai chamar atenção o poder do espírito santo que isso você não vai encontrar muito nas obras nem de calvino e nem de lutero no sentido do poder do espírito santo atuando na pessoa crente para
que ela possa viver uma vida de vitórias o pecado e não uma vida de escravos libertos da escravidão não podendo espírita graça sobrepujando os efeitos do pecado e até entendo que lutero ao vivo tiver que bater de frente contra a heresia católica na salvação pelas obras através das indulgências do preço se pagava editora tudo aquilo então tiveram que levantar muito alto a bandeira da justificação mas entender salvação única e tão somente em termos a justificação e diminuí la porque ela ela envolve o poder de deus que nos torna novas criaturas o início da aplicação com
a meta de chegarmos a estatura de verão perfeito e até que todos chegamos a dizer não que eu tenha alcançado a perfeição mas ele não desistiu dela ele tem ela sempre como alvo cristo nosso ao ser como cris cristo vivendo em mim esse é o alvo da vida cristã não que tenha alcançado a perfeição mas uma coisa fácil deixando as coisas que para trás ficam com menos formal da soberana vocação pela justificação olha olha essa frase eu acho lindíssima de uso pela justificação sobre os alvos da copa do pecado e restaurados para o favor de
deus até e ele concorda com calvino e cotel agora ele vai mais longe pela santificação somos salvos do poder e da raiz do pecado e restaurados a imagem de deus menino luteranismo por conta da super ênfase aos efeitos da queda o pecado torna-se algo como que inevitável o mal inexorável eles interpretam romanos capítulo 7 como um texto autobiográfico do apóstolo paulo o que eu quero fazer se não faça o mal que não quero fazer seu fácil miserável homem que sou que me livrar do corpo dessa morte eu sou uma pessoa vendida pecados ou escravo do
pecado eles dizem que essas palavras são um retrato da experiência cotidiana do apóstolo paulo o homem que seguia depois de regenerado vendido ao pecado então esse tipo de interpretação que eu tinha do calvinismo isso todo dia sei que vim para somar junto com um atitude passiva diante do pecado e não tínhamos graça do espírito em nós para dar conta das tentações que teremos que viver cabisbaixos e subjugados irmão na igreja no final ia de sempre essa frase isso vai fazer parte do script sabe existem alguns cacoetes na oração né eu sempre encorajou você ora se
nem nunca curti sem nenhum tira tudo o termo lenta de oração senhor acha melhor ele era o seguinte perdoa a multidão dos nossos pecados ele pedia pelo perdão da multidão dos pecados deles no início e melhorasse no final então ainda pedido pela multidão de pecados que cometeu provavelmente durante as copas brincar ou sabe se lá vá hoje em dia com a internet o pessoal lá olhando o lado fazer não acontecendo máquina é normal então é a ideia seria isso era comum corriqueiro e natural de uma canção daquela época aqui o acumular de novo levanta aqui
cayacoa nisso de do pecado do pecado exaltar o pecado de de exaltar a obra do diabo a queda de adão e deixar isso como fator determinante das nossas ações pode ser desculpa para o mal muitos deles dizem o seguinte o máximo que conseguimos é não deixar está por lá há uma certa arrumada na casa bota a sujeira debaixo do tapete da aparência nisso ao vistas numa supertaça pecado original aos efeitos da queda e essas conclusões acabou sendo quase inevitáveis infelizmente agora grande contribuição de wesley é uma confiança no poder da graça e do espírito santo
reconhece os efeitos da queda mas tem maior confiança no poder da graça sua ênfase sobre a importância da obra de cristo em nós tanto quanto o que ele fez por nós é algo que precisa ser levada a sério deus não fez uma obra apenas por nós e não apenas morrer na cruz perdoar os nossos pecados ele fez uma obra em nós mudou nosso coração e tirou o coração de pedra meu coração de carne temos também de cristo temos o espírito santo temos preciosas promessas fomos feitos participantes a natureza de vida então elas lhe preocupou se
não somente com as questões da justificação perdão mas também com as relacionadas ao novo nascimento ea santificação a maior força da doutrina das lendas da perfeição talvez esteja na sua habilidade de mobilizar os crentes a buscar um futuro mais perfeito que supere o presente pois mesmo estando consciente das forças do mal da queda do pecado do inimigo wesley não as considera consequências inevitáveis do pecado original mas exatamente aquilo que pode ser vencido sendo assim sua teologia busca o poder criativo e transformador da vida neste mundo o teodoro rei não escreveu isso está registrado anã no
seu livro a nova criação teologia de john leslie wesley via graça de deus atuando de maneira tão pleno em abundante que ninguém deveria estabelecer limites para a ação do poder de deus através da igreja na presente era ele dia a igreja como um poderoso instrumento de transformação em redenção pessoais social o pastor raul a disney ainda professor doutor do seu livro maravilhoso wesley radical ele foi livre missionário aqui no brasil eu tive o privilégio quando crianças e ovelha dele era criança que ainda não lembro também é interessante a gente não deve limitar o poder da
ação da graça de deus quando paulo fala se em tudo posso naquele que me fortalece posso vencer o diabo posso vencer a tentação que posso prosperar ficar rico o facebook não sei que deus tem como planta minha vida mas quando ele fala tudo pós isso tem muito mais o viés moral e de suportar também as pressões às perseguições do que a gente se dá bem nessa vida porque a gente não foi chamado para se dar bem nessa vida não é mesmo se esperarmos de deus apenas essa vida somos os mais miseráveis entre os homens é
a nossa vocação sermos aqui vivemos uma vida longa e feliz bela e faceira com muitas viagens e e e poder postar bastante coisa no facebook não é sobre os entregues a voz de todo dia todos os reputados como ovelhas para o matador o estevam não se deu bem nessa perspectiva ele morrer tão cedo após o thiago foi o primeiro dos apóstolos a ser martirizado os apóstolos de modo geral todos eles serão martirizados perseguidos torturados e não para prender prisão e que me dão é esse quem quiser vir após mim sua cruz e siga me pega
si mesmo então quando se diz tudo pós veja aquela outra frase mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores todas essas coisas a série de desgraças de mazelas que é de bem aos cristãos exatamente porque estão servindo ao senhor mas em todas elas somos mais do que vencedores cristo na cruz as pessoas estão ganhando a cabeça da perspectiva humana é um derrotado todas essas coisas mais do que vencedor foi lá na cruz que lhe digo função principados e potestades em seu caminho o caminho às vezes é o vale sobre 'o e quando estamos
no vale da sombra da morte não temerei mal algum porque tu estás comigo então muitos entendem que o vale sombrio é um sinal do desamparado de deus calma e parece que aí calvinista seab anos fazem coro né somos mais contra a tecnologia do neopentecostalismo da prosperidade que nada tem a ver com as escrituras sagradas uma linha sobre para o calvinismo a graça salvadora só é concedida aos eleitos ea regeneração precede a fé para o elenin wesley a nismo a graça salvadora se manifestou livremente a todos os homens a salvação não se dá por meio de
um decreto divino mas pela fé em cristo sem a graça proveniente que concede a todos poder para crer ninguém jamais poderia exercer fé em cristo porém com esse poder o ato de fé passa a ser próprio de cada indivíduo deus nunca crê por uma pessoa nem tão pouco irá se arrepender e seu lugar da i compreende se melhor a razão de ser das exortações bíblicas para que as pessoas tenham sexo e também aquelas severas advertências para que não permaneçam em crédula se podemos entender que a fé é um produto tenha fé agora mesmo porque deus
não vai querer do seu carro arrepender se por si mesmo porque deus não vai se arrepender por você já fez a sua parte dando e capacitando até a fé mas como é que você desenvolver a sua salvação o temor e tremor é claro que deus que opera em nós tanto querer como efetuar é parte ele é o início alfa e ômega de nossa salvação mas desenvolver e levar a série todas aquelas exortações a respeito de perceber a de vigiar de alimentar a sede no irão cair na incredulidade por que tudo isso faz sentido quando entendemos
que somos sujeitos a pé que deus não é o sujeito da nossa peça que ele não tem pé por nós ele vai se arrepender por nós bom eu teria mais para falar mas vou me contentar em ficar por aqui já deu pra manga abrir um espaço aqui nestes vinte minutos que temos de responder suas perguntas
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