k [Música] [Música] como a filosofia enquanto crítica cultural enxerga o nosso comportamento hoje obsessão pela felicidade obsessão por si mesmo uma tendência a produzir mentiras generalizadas né uma espécie de obsessão pela sua própria subjetividade eu sou o centro do mundo o que a arte tem a nos dizer arte é uma janela para você enxergar o outro né alguém aqui acha que arte é uma exclusividade da raça humana o pensamento racional inibe Nossa expressividade a racionalidade é uma forma dada ao pensamento que quer do pensamento que ele não se articule que ele não seja complexo quer
que o pensamento seja uma linha de raciocínio já se viu produzir linha sem excluir onde encontrar a alegria genuína no mundo de tantas idealizações é simplicidade é não precisar de muito para ser feliz se você precisa de muito é que você pouco reconexões com o contemporâneo tema desta série do Café Filosófico O que define o mundo hoje Quais são as marcas que o nosso tempo que nós vamos deixar na história o quanto somos autores e o quanto somos vítimas do nosso tempo e seus valores culturais ao longo dos séculos a filosofia sempre trouxe question sobre
a forma como entendemos a verdade a felicidade o amor sobre como vivenciamos o trabalho a família a amizade hoje a filosofia segue em sua vocação e entra no nosso dia a dia nos provocando a pensar sobre as complexidades e incertezas deste tempo presente a nossa pauta hoje é falar um pouco da relação entre filosofia e cultura a cultura vou começar por aí não vou tentar definir filosofia porque a gente ia ficar aqui anos tentando fazer isso mas cultura já é um conceito que mais ou menos a gente consegue cercá-lo filosoficamente eu vou começar fazendo esse
tipo de limite né a gente sabe já na filosofia antiga grega conhecer alguma coisa era também compreendido com você percorrer os limites daquilo para saber um pouco o que é aquilo que é o que filosofia a gente faz até hoje tentar precisar os conceitos e aí eu vou dar uma definição de Cultura a partir do Hegel grande filósofo alemão uma definição curta sintética porém consistente de cultura é a cultura é a reunião das Produções objetivas do espírito né Isso é uma versão simplificada do Hegel di Produções objetivas do Espírito produção objetiva o seguinte a consciência
pensa realiza intui e daí ela vai transformar isso num objeto real no mundo o espírito ruelo faria a mesma coisa ele faria inclusive com pedras né todo o direito toda a arte tudo isso era produção de espírito é nesse sentido portanto é cultura a cultura é uma reunião de produções objetivas a consciência humana e se tratando de ser humano quando a gente tá falando de Cultura uma das Produções do espírito que mais é evidente que hoje tá muito em moda discutir é justamente o comportamento humano a forma como esse comportamento se realiza no mundo como
você o observa como você o reconhece como você pode analisá-lo né É claro que esse comportamento ele tá ele tá tá eh encaixado né como se fala da antropologia ele tá encaixado numa série de relações ele é atravessado por crenças religiosas que também é cultura né nesse sentido Jesus Cristo é uma grande produção da Consciência Humana né como qualquer outro Deus ou qualquer figura assim pensando no ponto de vista da filosofia estrita Tá mas então o comportamento humano ele tá permeado por elementos religiosos elementos históricos que também é produção do Espírito a história enquanto tal
aliás pro heg era grande produ do Espírito absoluto tá permeado por por elementos que a gente chamaria sociológicos né o modo como a sociedade se organiza como ela ela el vai produzindo a vida e essa produção da vida vai impactando a própria consciência né impacta no sentido de que a a cultura ela é muito produto daquilo que a gente vai realizando dentro da própria cultura você vai construindo avião trem mercado de consumo né Aí você vai dizendo pô Então tá tudo dentro da cultura é se cultura é reunião da da da dos elementos produzidos pelo
Espírito ou pela consciência é por isso que algumas pessoas dizem não cultura não é essa coisa coisa toda e tal mas a verdade é que com o passar do tempo a palavra cultura ela é muito mais associada à ideia de elementos que os americanos chamariam talvez de highbrow alto nível mas cultura é produção da consciência tá presente em vários níveis tá atravessada por exemplo elemento da do inconsciente se você acredita nele que impulsiona sua ação bom isso é ideia de Cultura agora o que que seria a ideia de crítica cultural né filosofia como crítica cultural
a crítica cultural ela é uma disciplina que apesar de que a gente tem títulos traduzidos no Brasil que transitam por essa área ela não deitou raízes muito Profundas no Brasil ela é muito identificada com a escola de Frankfurt como um todo você tem um autor hoje na Alemanha que não é alemão é coreano muitos de vocês aqui devem ter lido já B shulan né que é um típico crítico cultural né quando ele escreve Sociedade do cansaço ele tá criticando uma cultura em que você precisa ser eficiente produtivo eficaz acordar feliz para produzir acreditar que tudo
vai dar certo né Você precisa acreditar vestir a camisa Você precisa acreditar que você vai chegar no final do dia tendo realizado o que você queria né você precisa ser positivo positivo como fala o Bing schulhan na sociedade do cansaço você não adoece por falta você adoece por excesso o sujeito de desempenho está livre da instância externa de domínio que o obriga a trabalhar ou que poderia explorá-lo é senhor e soberano de si mesmo assim não está Submisso a ninguém ou está Submisso apenas a si mesmo a queda da instância dominadora não leva Liberdade ao
contrário faz com que liberdade e coação coincidam o explorador é ao mesmo tempo o explorado os adoecimentos psíquicos da sociedade de desempenho são precisamente as manifestações patológicas dessa Liberdade paradoxal Então isso é um exemplo de crítica cultural digamos assim consciente ele sabe que tá fazendo crítica cultural né É uma disciplina a crítica cultural normalmente ela trabalha atrás da ideologia que significa trás ideologia por isso que inclusive às vezes ela apanha de todos os lados porque ela não tem aderência necessariamente a nenhum projeto ideológico ela olha o comportamento histórico social de um determinado grupo ou de
uma determinada época de uma sociedade B pensa muito no nos efeitos colaterais do capitalismo avançado tem um outro aor ess só tem um Liv traduzido em portugês que é sociólogo Alem também vivo chamado wfg tem um Liv em português que se chama tempo comprado ele é marxista no sentido de anlise histórica né materialista mas ele faz um trabalho tipicamente de crítica cultural então ele diz coisas do tipo assim ó é muito possível que até meados do século XX a gente as pessoas estejam cada vez cada vez mais tomando remédios com objetivo de doping ele usar
essa expressão em inglês mesmo que que ele quer dizer com isso ele quer dizer que há uma tendência na cultura comportamental Nossa no século XX de você precisar tomar remédio não porque lhe falta alguma coisa mas porque você precisa performar mais a gente pode pensar em vários remédios desse tipo né para deixar você mais ligado mais acordado para deixar você mais focado tem gente que não consegue viver sem esse tipo de remédio então mesmo que a gente use hermenêuticas como no caso do strek muito marxista bastante marxista isso não significa que o a linha de
raciocínio A análise que ele faz é dependente da Utopia marxista Essa é a diferença né o método hermenêutico materialista histórico sem a dinâmica da dialética no sentido de sonhar com o mundo perfeito e tal é o método hermenêutico é um método de análise né que parte do pressuposto que as relações materiais impactam a con e portanto você entende muito das relações materiais a partir justamente da produção cultural que ela vai fazendo então a gente pode por exemplo fazer algumas previsões vou dar um exemplo hoje a gente tem uma cultura de comportamento nas pessoas que é
pensar em filhos como um problema certo se transformou num problema você não precisa de filhos para arar a Terra certo ah não tem nenhuma garantia que eles vão tomar conta de você quando você ficar velho Provavelmente você vai ter um só que vai ser um grande problema ninguém quer ter muito filho com os outros porque você fica com vínculo sólido quem quer vínculo sólido né custa muito caro né bom aí você pensa não eu tomo essa decisão porque eu tô pensando x ela toma essa decisão porque ela entende que o filho vai atrapalhar a carreira
profissional dela sei lá o que for aí alguém pergunta para você assim essa cultura comportamental de recusar a ter filhos deverá mudar porque tem uma série de consequências demográficas sociais psicológicas né uma série de rolos que nascem desse tipo de prática né A resposta é não como se não Mas não gera uma série de problemas e daí Desde quando a gente para de fazer uma coisa porque gera problemas a nossa espécie aliás tem uma das suas características é gerar problemas né então mas por que que a gente pode dizer sem ter uma bola de cristal
na frente que provavelmente esse comportamento não vai mudar porque esse comportamento tem marcadores materiais concretos que estão ligados ao ao modo de vida estão ligados a objetivos concretos das pessoas estão ligados ao modo como a sociedade se organiza por exemplo ela é cada vez mais contenciosa certo tudo é tudo cai na dimensão quase tudo cai na dimensão do que é judicial Você conhece frase mais comum do Brasil do que eu vou te processar nos últimos tempos não é uma questão da cultura brasileira é uma questão da cultura com contemporânea e isso não vai mudar porque
as pessoas não vão passar de repente a deixar de ver filho como gasto como ônus como sólido demais como vínculo que você Não desfaz como pepino como grana que gasta pensão briga advogado juiz dá até canseira né não vai deixar de pensar no filho como alguma coisa que vai fazer você perder o emprego no caso da mulher né ou sair fora do mercado de trabalho durante o tempo ou não fazer isso e alguém jogar na sua cara que você é uma péssima mãe certo então isso não vai mudar portanto não há nada que prove que
vai mudar esse tipo de comportamento é assim que a gente aprende a pensar mais ou menos no que será o futuro próximo agora quando se fala por exemplo emergência da Inteligência Artificial é provável que isso vai causar uma disrupção gigantesca nas relações de produção vai causar uma disrupção gigantesca na produção de informação a mentira que é uma coisa que a nossa cultura adora ela vai atingir níveis objetivos gigantescos porque nós somos uma espécie que a gente gosta de mentir a favor daquilo que a gente gosta uma das marcas da nossa cultura contemporânea é uma tendência
à mentira por quê Porque tudo está à venda no próximo bloco todo mundo correndo de um lado para outro para construir sua vida todo mundo querendo ter a vida nas próprias mãos você acaba lidando com Produções da Inteligência simples você não tem tempo para lhe dar aquilo que o heg chamava de paciência do conceito [Música] O que significa sermos sujeitos do presente Como podemos compreender e manter o olhar crítico para a sociedade para os valores que produzimos ao mesmo tempo em que estamos imersos neles contemporâneo é aquele que mantém fixo o olhar no seu tempo
para nele perceber não as luzes mas o escuro todos os tempos são obscuros contemporâneo é justamente aquele que sabe vi ver essa obscuridade que é capaz de escrever mergulhando a pena nas trevas do presente então a gente chega em alguns elementos que eu acho que são super marcadores da nossa cultura contemporânea e não só hoje no século XX uma certa tendência mentira e a outra é uma obsessão pela felicidade né Talvez esse tema da Felicidade seja que é tipo da coisa que se pergunta para alguém se atrapalha ela né que que é felicidade para você
ela até começa no impulso de que acha que é óbvio mas no meio da respiração ela descobre que ela entrou numa fria que ela não vai saber dizer exatamente o que é felicidade ou ela corre o risco de parecer idiota na sua definição de felicidade é só isso que você acha que é felicidade eu tô usando um elemento que é muito presente em crítica cultural que é o elemento da ironia né ironia que é o método em filosofia desde o Sócrates que o Sócrates usava para como a gente diria Hoje em dia desorganizar a resposta
que as pessoas davam para ele né a ironia tem E e esse essa função que é produzir uma certa desorientação e não é à toa que quando uma cultura perde a capacidade da ironia ela tende a se tornar literal e quando ela se torna literal normalmente ela se torna venenosa im mortal porque quando você perde a capacidade de lidar com a ironia tudo você vai considerar que é uma ofensa diretamente ligada a você você vai se levar muito sério você vai achar que todas as suas ideias são super sérias e que o mundo inteiro deve
concordar que tudo que vem de você é super sério isso é uma outra característica da nossa cultura comportamental obsessão pela felicidade obsessão por si mesmo uma tendência a produzir mentiras generalizadas né uma espécie de obsessão pela sua própria subjetividade eu sou o centro do mundo eu sou capaz de produzir a minha identidade o que eu digo que eu sou eu sou quando Na realidade todo mundo sabe que se a vida depender de você só você tá bem lascado inclusive do que você é né como numa numa numa forma reduzida de uma citação Mas a forma
reduzida ele não falou assim de um autor inglês a começo do 20 chamado chesterton quando ele fala que não tinha não tem nenhum problema você virar nenhum O problema é que você começa a acreditar em qualquer coisa na história na política essa então na história na política na ciência né Eu costumo acrescentar você começa acreditar em si mesmo você começa a se levar muito a sério achar que as suas ideias são as ideias melhores do mundo no sentido são as mais corretas a mesma coisa que você perguntar para alguém você acha que você é uma
pessoa boa é muito provável que grande parte de nós responda evidentemente Acho que sim o que provavelmente já uma mentira porque quando uma das características do debate ético que hoje tá muito na moda na nossa Cultura né inclusive Empresarial é o fato de que as virtudes são normalmente reconhecidas pelos outros você não pode falar da sua própria virtude e uma das áreas onde a gente tem mentido muito é justamente na área das discussões éticas todo mundo hoje é super ético todas as empresas são super éticas tá todo muito todo mundo preocupado com ética Apesar de
que o mundo tá indo pro saco isso eu tô dando exemplo como um exemplo de cultura que tende a mentir por isso que eu tô dando esse exemplo quer dizer o percurso que eu tô fazendo aqui com vocês a ideia assim a crítica cultural ela não tá ligada a um projeto de mundo ela não tá ligada à defesa de um grupo ela não está trabalhando por uma causa ela está tentando identificar no comportamento especificamente no caso do comportamento daquela época tá querendo identificar tendências aquilo que tende a se repetir e a se manter quem quiser
experimentar a verdade sobre a vida imediata deve indagar a sua forma alienada os poderes objetivos que determinam até o mais recôndito a existência individual falar com imediatidade do imediato dificilmente é comportar-se de modo diverso dos escritores de novelas que enfeitam as suas marionetes com as imitações da Paixão de outrora quais adornos baratos e que deixam atuar personagens que nada mais são do que peças da maquinaria como se ainda pudessem agir enquanto sujeitos e algo depend da sua ação a visão da vida transferiu-se para a ideologia que cria a ilusão de que já não há vida
mas a relação entre a vida e a produção que degrada efetivamente aquela a um fenômeno efêmero desta é de todo absurda invertem-se entre si o meio e o fim ainda não se eliminou totalmente da vida a suspeita do inconsequente que proc a essência ida e degradada luta tenazmente contra o seu encantamento de fachada esse texto é um texto do mínima amalha né que é um livro dele traduzido em português que são aforismos do período que ele estava exilado nos Estados Unidos durante a guerra que ele teve que fugir da Alemanha porque era judeu e ele
enquanto estava lá então ele analisa o comportamento e a cultura Americana que nos anos 40 evidentemente o nível de produção da vida a partir da lógica da produção nos Estados Unidos era muito maior do que na Europa já tava muito mais claro inclusive Porque a Europa como existia há muito tempo tinha uma série de elementos que causava inércia na geração da modernização Apesar dela ter inventado a modernização né Europa os Estados Unidos não de certa forma ele já nasceu moderno né ele já ele já nasceu de certa forma capitalista Apesar que o termo é meio
anacrônico paraa época que que os Estados Unidos nasceu mas se você ler por exemplo Ah toqueville no democracia na América quando ele tá analisando a a pressa que os americanos têm 1831 hein como que ele identifica a pressa 1831 você imagina alguém apressado em 1831 né ele ele disse assim ó Citando de cabeça o toqueville é impossível encontrar em meio ao movimento Infernal que caracteriza a jovem democracia americana um lugar tranquilo bastante para as complexas combinações da Inteligência que que ele tá dizendo Ele tá dizendo que em meio ao movimento infernal da Democracia americana todo
mundo correndo de um lado pro outro para construir sua vida todo mundo querendo ter a vida nas próprias mãos você acaba acaba lidando com Produções da Inteligência simples você não tem tempo para lidar aquilo que o Hegel chamava de paciência do conceito aquela lentidão que o pensamento exige afinal de contas o próprio Hegel dizia que a filosofia sendo ela representada pela coruja ave de Atenas Deusa da sabedoria só levanta vo ao entardecer quer dizer não é alguma coisa que você consegue fazer no espaço de tempo curto exige tempo voltando pro texo do Adorno que que
o Adorno tá vendo na América um pouco mais de 100 anos depois que o toqueville foi lá né ele tá vendo que ali a vida já se transformou numa espécie de realidade vazia que é arrastada pela produção e esse mecanismo atinge os níveis mais daquilo que se chama vida subjetiva né os níveis mais recônditos aquilo quando você por exemplo tá lá pensando pensando no exemplo que eu dei aqui eu quero ter filho ou não quero ter filho que é uma decisão um tanto pessoal que tem a ver com sua vida com que você pensa no
futuro sei lá o quê nessa hora o enquadramento da sua vida objetiva sua vida profissional né os riscos que as as relações geram hoje o fato de você ter opções é muito interessante isso quando a gente tinha menos opções se a vida era mais estável eu não tô dizendo que a vida era mais estável no século X que era melhor eu estou simplesmente dizendo que o elemento da Opção e da Escolha introduz uma sensação de variação contínua na vida eu não tô dizendo nem que agora é melhor nem que será melhor isso é muito importante
quando a gente analisa a cultura moderna porque nós modernos somos obcecados pela ideia de que a gente é o melhor momento da história e da pré-história do homo sapiens isso é um tique nervoso que nós arrastamos conosco certo na sua forma mais sofisticada é um fetiche né a gente essa crença eu vou seguir o o raciocínio do Adorno é tipicamente fruto da racionalidade burguesa né quando a gente fala burguesa e filosofia não tem nada a ver com shopping tem a ver com eficácia produção né Essa essa ideia da produção objetiva em série em escala essa
ideia moderna de que nós somos o melhor resultado da evolução entre aspas não darwinism falando da espécie é tipicamente nós sendo arrastado pela lógica burguesa de que tudo que vem depois é melhor o futuro é melhor a ideia de que hoje muita gente tem de que os filhos e os jovens nascem cada vez melhor é um caso clássico do que o Adorno tá dizendo a vida é arrastada pela lógica da produção Você acredita piamente que os jovens cada vez que nascem são melhores o que não tem absolutamente ter nenhuma prova coisa que vem desde o
século XIX você tem literatura que mostra isso né Por quê Porque o século XIX já era rentemente moderno então ele acreditava que você ensinando ciência pros jovens eles iam resolver todos os problemas do mundo essa ideia de que se você educar jovens educação Coitada uma das áreas humanas mais perdidas mais perdidas que segue um tiroteio cada hora tem uma novidade uma invenção tô fazendo CR crítica cultural aqui tá vendo ó tô criticando a cultura educação vendida de que a gente toda escola tem uma descoberta nova de como devem ser os jovens as crianças nós vamos
criar crianças que serão uma mistura do Einstein com a greta tunberg alguma coisa assim e ao mesmo tempo uma pitada de Steve Jobs assim né Todo mundo vai criar crianças assim eles vão resolver todos os problemas do mundo e a nossa cultura contemporânea ela é tipicamente dominada por essa ideia próximo bloco cada viagem tem que ser postada cada lugar que você vai cada pizza que você come né tudo tem que ser postado is não existe no nosso tempo o direito à felicidade parece ter se transformado numa obrigação como essa ideia da Felicidade compulsória inabalável marca
nossa vida nossas relações os nossos objetivos esforçam-se para obter felicidade querem ser felizes e assim permanecer o que decide o propósito da vida é simplesmente o programa do princípio do prazer o que chamamos de felicidade no sentido mais restrito provém da satisfação de preferência repentina de necessidades represadas em alto grau sendo por sua natureza possível apenas como uma manifestação episódica quando qualquer situação desejada pelo princípio do Prazer se prolonga ela produz tão somente um sentimento de contentamento muito tênue já a infelicidade é muito menos difícil de experimentar o sofrimento nos ameaça a partir de três
direções de nosso próprio corpo condenado à decadência e a dissolução do mundo externo que pode voltar-se contra nós com forças de destrui são esmagadoras e impiedosas e finalmente de nossos relacionamentos com os outros homens Esse é talvez o dá para dizer que seja o texto mais famoso do Freud mas seguramente Freud como crítico da cultura é o texto mais famoso do Freud Esse é o texto chamado mau-estar na civilização né um dos textos mais belos que foram escritos no século XX na o título do texto é malestar na cultura e ao longo das discussões sobre
a diferença entre civilização e cultura na tradução acabou virando e ficando conhecido como malestar na civilização dizendo basicamente o seguinte olha felicidade é episódica é muito mais fácil ser infeliz do que feliz ponto esse texto que a gente leu aqui ele será sintetizado numa frase famosa do Freud Aparentemente a felicidade do homem não faz parte dos planos da criação essa frase do Freud que é lapidar certo que tá descrita no trecho quando ele diz vem no mínimo de Três Fontes a infelicidade né seja Fontes externas no sentido das da do mundo da sociedade do que
pode acontecer conosco inclusive em termos de ah cataclismas climáticos seja de dentro do próprio corpo né com envelhecimento adoecimento né ou seja das relações humanas que ele diz que tem uma característica de parecer crescer indo em acréscimos processo acumulativo né aquela sensação que Com passar dos anos você vai fico mais cético em relação ao encantamento como fala o Adorno né o Adorno aquele trecho ele fala que a vida é vivida agora como se você fosse personagens de romances e ele nem viu as redes sociais ele não viu o Instagram né você vê como funciona Você
prevê o futuro sem querer ele não viu ele não viu isso acontecer de fato né da forma mais banal cada viagem tem que ser postada cada lugar que você vai cada pizza que você come né tudo tem que ser postado você não existe o mais importante é você postar você no show do que o verdadeiro show né Ou seja a vida tem que ser Encantada o tempo inteiro porque senão esse sentimento de um certo vazio pode atrapalhar os negócios Você conhece gente que atrapalha mais negócio do que gente deprimida é claro que um os outros
outros vendem lenços tem todo um mercado que ganha muito dinheiro com depressão mas do ponto de vista dos negócios Onde você trabalha né é um um problema você ter profissionais deprimidos Apesar de que hoje em dia tem um outro tema que tem assustado muitas empresas que é gerações mais jovens que não aceitam dificuldades no trabalho por quê porque querem ser feliz no trabalho alguém inventou isso né É claro que tem pessoas que conseguem ser feliz no trabalho é claro que tem não é que é impossível né Mas isso não é um fenômeno em escala né
a maior parte não consegue a maior parte tá preocupado com a janta se vai ter janta né Então essa discussão de propósito felicidade significado que eu acho que é importante de fato na vida eu acho isso eu acho que não é só isso é alguma coisa que acontece numa escala mínima e normalmente na maior parte dos casos depende do seu pai e da sua mãe para quando você resolve ter um surto de coerência consigo mesmo né E aí você resolve não trabalha não aceita né entre conflito porque as pessoas podem ter ideias assim ou falar
frases alguma eu sei isso porque eu tenho alunos pode abandonar o trabalho porque a chefa falou uma uma frase e aí isso deixou a pessoa incomodada para você ficar incomodado ou Incomodada com uma frase abandonar o trabalho significa que você deve ter uma vida muito cômoda porque senão você não ia poder fazer isso certo então tem que tomar cuidado para não confundir elementos muito específicos e de baixa estatística com tendências no mundo a mentira está em tentar dizer que isso é o fenômeno que está acontecendo no mundo quando é na realidade uma bolha né assim
como a tua bolha Instagram o mal-estar na civilização na cultura na teoria frediana significa que a vida cultural é produzida pela repressão da libido portanto há uma repressão a gente pode facilitar dizendo ao desejo inclusive no sentido mais digamos assim primitivo no sentido de Infância né não antropologicamente falando no sentido mais primitivo do bebê ou da criança a repressão do Desejo do Incesto na teoria afana portanto a cultura ela tá sempre lidando com mal-estar por quê Porque o processo de civilização é uma repressão né e não tem nada fora disso pro Freud não dá para
você de repente virar o bom selvagem do rousse brincando de abor Não tem nada fora disso portanto se a cultura tá fincada na repressão do desejo né Portanto o malestar faz parte da estura de como se organiza a cultura e qual é o problema da obsessão pela felicidade que hoje é muito pior do que na época do Freud para você vender a ideia de que tudo tem que terminar para cima tem que ser otimista tem que dar certo você precisa mentir cada vez mais sistematicamente em todos os níveis você tem que mentir né porque se
você não mentir a batata cai no chão certo você não consegue conter né o Freud não chegou a ver isso ele percebeu isso nos Estados Unidos quando ele dizia que os Estados Unidos era meio infantil os americanos eram meio infantis né justamente por essa dificuldade de lidar com o fato de que o mal-estar não vai passar tem Episódio como ele fala felicidade episódica mas não vai não vai passar e a nossa cultura contemporânea é obsecada pela ideia de felicidade obsecada pela ideia de onipotência obsecada pela ideia de autossuficiência obsecada pela ideia de inovação existencial né
basicamente é o seguinte você quer acertar com relação ao futuro próximo pense no pior é como Cassandra aquela personagem grega pensa no pior que a chance de você acertar é enorme sempre foi né então a invenção na o conceito de marca pessoal eu acho is super fofo você fazer cursos para você desenvolver em você uma marca pessoal e descobrir em você alguma coisa que o mercado queira né E que alguma coisa e você é absolutamente original e que é absolutamente mentira ou a originalidade é absolutamente Rara senão não era originalidade no próximo bloco A impressão
que eu tenho é que a característica da cultura contemporânea é transformar o mundo na Disney [Música] a tecnologia a velocidade da comunicação o volume de informação Sem dúvida São marcas do contemporâneo vivemos e Imortal Nossa experiência através das telas de celulares em redes que permitem nos mostrar e nos inventar passamos a habitar essa outra realidade a virtual e passamos também a questionar o tempo todo O que é real nas informações nas imagens nos nossos desejos como a filosofia pode nos guiar para a busca de uma existência autêntica nesse presente em mutação hoje a gente tá
cada vez mais imersos numa numa cultura de massa em que a gente nunca teve tanta possibilidade de acessar informação né de acessar conteúdo eh e aí eu posso dizer de acessar cultura também Mas por outro lado eh eu tenho uma impressão de que cada vez a gente tem menos capacidade de produzir também o próprio prazer a própria cultura aí eu digo da cultura mais de um para um até com os nossos familiares amigos e estamos cada vez mais reféns eh de empresas e organizações que querem vender e cultura e prazer pra gente através de serviços
né então falo por exemplo do iFood fazendo não fazendo propaganda nem mas uma da missão uma das Missões deles que uma vez eu eu vi é que eles querem que as pessoas Não se preocupem mais em ter que cozinhar e que elas possam dedicar tempo para outras coisas então é engraçado né a gente não pode nem mais cozinhar a própria comida porque tem uma empresa que vai vender isso pra gente e então eu queria perguntar para você como que você enxerga essa dicotomia Olha eu vou começar pelo iFood né que é absolutamente concreto o objetivo
do iFood é então ah fazer com que você não precise perder tempo cozinhando e que você fique livre para fazer outras coisas uma das grandes falácias né é de que se você ficar livre das obrigações concretas você vai sair criando vidas provavelmente seu tempo livre você vai gastar em séries em filmes né Você vai gastar de repente tomando remédio para não ficar muito ansioso né mas a ideia de que se você não cozinha Ah você então vai ser uma pessoa especial diferente tá implícita nos valores e nos propósitos que ele citou aqui para nós agora
andando para trás mas pro conceito Ah olha essa essa ideia de que a gente acaba não conseguindo produzir entre aspas a nossa própria cultura é exatamente a crítica à alienação que o Adorno tá fazendo texto que vem da tradição ista né alienação da vida no trabalho massificado né Essa essa dinâmica em que o que você faz não tem nada a ver com você é claro que a gente pode dizer já foi criticado muitas vezes o Marx isso uma certa Utopia com a ideia de que as pessoas sairam fazendo coisas que t a ver com elas
talvez não né eu não vejo absolutamente nenhuma solução no horizonte para isso que ele apresentou tá algumas pessoas conseguem de repente viver de um modo em que o trabalho delas tem a ver com elas como eu dizia antes sobre propósito significado não duvido que isso seja um valor né o que eu duvido é que isso possa ser e você possa aprender isso no coaching é isso que eu duvido né o que eu duvido que isso possa ser vendido como método aliás como Adorno disse desde que a filosofia virou método quer dizer desde que a filosofia
virou uma coisa que você ensina na faculdade de certo forma né e a filosofia deixou de ser alguma coisa que estava ocupada com a Vida íntegra alguém que sustenta a vida na sua integridade O que significa sustentar a vida na sua integridade significa sustentar a vida na integridade da existência nos seus elementos luminosos e nos seus elementos sombrios certo a vida reta que o Adorno tá falando é a Vida íntegra citando o niet né que é uma vida que ela não é pautada pela ideia de você o tempo inteiro querer ser feliz mas eu temo
essa batalha tá perdida a nossa cultura é uma cultura que não tem praticamente nada a ver com essa ideia de Vida íntegra eu tô falando da cultura de massa né É claro que você pode ter nichos onde você consiga respirar é claro que sim né né mas estou falando dessa cultura de massa que Ele se referiu né em que a gente tá preso as empresas também vendendo para você Prazer serviços a impressão que eu tenho é que a característica da cultura contemporânea é transformar o mundo na Disney é tudo engraçado divertido Ah pode fazer você
ficar feliz faz você acreditar Eu acho que um dos sintomas Claros desse fenômeno é tanta gente gostar de filmes de superh heróis certo quando você é criança tudo bem se o Freud olhasse isso eu dizia falei que ia dar em regressão falei que ia dar em regressão Olha aí né o desamparo futura de uma ilusão outro texto do Freud futura de uma ilusão ondee discute religião a raiz da religião desamparo esquecendo a religião e ele fala da regressão religião é uma regressão você começa a acreditar em seres imaginários como se uma criança aqui você começa
a acreditar no Pateta Mickey na Mulher Maravilha é uma regressão do mesmo jeito né E como uma criança você decide que você vai viver como uma criança saudações a toda a comunidade do Café Filosófico ao meu querido amigo luí Filipo poné gostaria de ouvi-lo a respeito do seguinte tema de que modo a nossa cultura contemporânea neste século XX nestas duas décadas do Século XX propcia amente uma reflexão filosófica uma atividade filosófica as condições para uma atividade filosófica a questão se impõe porque há uma pressão cada vez mais forte para que toda a atividade do pensamento
e toda atividade intelectual seja fortemente condicionada por questões da sociedade da sociologia das análises das estruturas sociais das agendas políticas no momento em que isto se impõe principalmente com o peso das questões das redes sociais o que que sobra pra atividade da reflexão filosófica que condições sobram ainda para esse tipo de pensamento é a pergunta do Wolf quase me leva a responder assim sobra mais ou menos ao que sobrou ao Sócrates né que foi condenado à morte pela democracia ateniense né acusado de ateísmo acusado de p a juventude na realidade acusado pelas pessoas que ele
foi desmascarando ao longo da prática filosófica dele foi isso que aconteceu né ele ia desmascarando gente que dizia que sabia o que tava falando e na verdade não sabia né É isso que é apresentado no texto do Platão Apologia Sócrates é assim que é apresentado a defesa do Sócrates sobre ele mesmo a pergunta do Wolf ela nos remete ao que a gente poderia chamar de uma cultura filosófica que não é a cultura de enquanto tal né a cultura filosófica compreendida como resultado objetivo do trabalho do filósofo certo da produção do intelecto do filósofo né que
espaço teria isso no mundo da cultura acadêmica ou seja do que a gente pode considerar de uma cultura mais intelectual né quando essa cultura está totalmente submetida à agenda política disso que ele tá falando ou seja que o pensamento aquilo que a grande parte dos jovens aprendem na universidade aquilo que é ensinado nas escolas São agendas políticas e ideológicas Qual o espaço resta para uma atividade filosófica como a socrática que hoje a gente pode pensar como crítica cultural mas é a filosofia enquanto tal que espaço Sobra para isso se o tempo todo você poderá ser
cobrado Ah o que em que lugar você está no espectro político o que você pensa de tal problema Qual é a sua posição em relação a minorias identitárias O que você acha da questão de gênero que você entende por racismo estrutural então a pergunta do Wolf é qual é o espaço para a prática filosófica profissional quando o filósofo assim como todo mundo o filósofo que encarna a ideia do pensamento livre desde a sua origem não pode ser livre porque ele deve responder também à às agendas políticas ele deve responder nas teses que Ele defende nos
orientandos que ele tem nos projetos de pesquisa que ele propõe na busca de financiamentos nos concursos que ele vai passar mais adiante dependendo da do trajeto dele nos empregos que ele vai conseguir nos patrocínios que ele poderá ter nas editoras que vão querer publicar seus livros tudo elementos concretos nada do mundo abstrato a suspeita do Wolf é que não há espaço portanto não há espaço porque todos os espaços estão ocupados pelo que ele chama de elementos sociais ou sociológicos ou políticos ou mesmo da agenda política enquanto tal o espaço fica de fato restrito Principalmente quando
você pensa que se eu pensar por exemplo na geração dos meus professores eu tive na USP marielena chi Pablo maronda Frank Leopoldo e Silva né Paulo Arantes de fato grandes professores e eu penso Por exemplo na formação que é feita hoje os jovens hoje em geral tem muito menos chance de pensar livremente muito menos chance porque eles são muito mais submetidos às agendas que o Wolf tá falando certo essas agendas que eles têm que assumir que se eles não estiverem envolvidos com essas agendas Eles não estão fazendo nenhum trabalho filosófico ou sociológico antropológico como queira
que é digno ou decente né E nesse sentido eu temo um pouco pelo futuro ah ou então que vá cair sei lá numa filosofia que defende o mercado e acha que tudo sabe eh defende a meritocracia como se isso fosse uma realidade né a meritocracia é a Utopia do Liberal assim como socialismo O tópico é utopia de quem acha que vai realizar um homem e uma mulher que dividem em tudo e que se amam que acha lindo que não tem propriedade privada e nada disso né ele tá falando do cerceamento do pensamento né da formação
concreta desses jovens filósofos né do modo como parece hoje Óbvio e Mesmo trabalhando na mídia eu vejo isso todo dia parece óbvio que se você não estiver com uma agenda política O que você está fazendo é necessariamente inimigo eu acrescentaria que ainda tem um elemento que ele não chega a tocar mas que tá nessa nesse processo aí que é o cerceamento jurídico hoje o Politicamente correto é o juridicamente correto você pode ser processado Dependendo do que você escreve do que você fala e no Brasil isso é uma catástrofe Porque aqui não tem mercado vigoroso nos
Estados Unidos alguém te cancela você vai trabalhar em outro lugar aqui quando te cancela você não tem para onde ir não tem espaço nenhum tiram você de circulação isso tem a ver com a pobreza do mercado éem gigantesca força do vínculo entre o mercado e o estado se retroalimentando trabalhando junto e isso facilmente estrangula o Pens o chamado pensamento livre né mas existem espaços ainda eu temo que no futuro existirá menos né os filósofos intelectuais orgânicos serão e estarão por toda parte sabe o conceito intelectual orgânico que trabalha para uma ideologia para um sistema para
um partido né a tendência é cada vez mais todos sermos intelectuais orgânicos se você não trabalhar por uma causa é porque você bebe sangue humano durante a noite inscreva-se no canal do Café Filosófico CPFL no nosses sociis maises imagina Alguém entra pela porta aqui diz assim eu sou muito corajoso vocês vão acreditar você só CONSEG arist dizia que a coragem de todas as virtudes é a que você menos CONSEG Men você mente por um segundo a você derrete as virtudes são muito práticas você não consegue fingir [Música] t [Música]