“O sofrimento é para lembrá-lo de voltar para aquilo que é real”. - Anandamayi Ma. Quando Deus faz com que você passe por muitas provações dolorosas na vida, é apenas para despertá-lo para a Realidade última.
Assim como uma pedra não moldada pode ser transformada em uma bela imagem digna de adoração e veneração somente depois de ter recebido muitos golpes do cinzel, também uma vida distorcida e desarmônica deve passar por muitas provações, sofrimentos e tribulações, antes que um uma grande mudança possa acontecer, antes que a vida da ignorância possa ser transmutada em uma vida imortal de esplendor e alegria, adequada para ser reverenciada e adorada. Deus está sempre ocupado em libertá-lo do emaranhado de apegos mundanos que são, em sua própria natureza, instáveis e pouco confiáveis e, portanto, não lhe trazem nada além de tristezas e ansiedades. Deixe que as experiências lhe ensine que, se há alguém em quem você pode confiar inteiramente e por quem você deve oferecer o amor de um coração indiviso, esse alguém deve ser o próprio Senhor supremo, que tem Seu assento eterno em seu coração.
Em verdade, não é que tenhamos que amar a Deus; apenas precisamos saber que Deus, que é Amor, está entronizado em nossos corações. Ao nos rendermos a este Amor Divino em nós, nos tornamos personificações desse Amor. Pela lembrança e meditação constantes, percebemos Sua presença em nós e nossa vida se enche de Sua Luz e Amor.
Seu Amor então irradia através de nós e vemos com Amor, conversamos com Amor, damos com Amor, recebemos com Amor e agimos com Amor. Isto é A Fé Inabalável. Swami Ramdas.
A Terra é o teatro onde jogamos o jogo da vida. É difícil saber por que Deus se revela a alguns e brinca de esconde-esconde com outros. É a Lila (o jogo divino) d´Ele.
Ele não pode ser acusado de favorecer alguns e abandonar outros. Lembremo-nos sempre de que Ele sempre habita em nós e que sempre habitamos Nele. Quem se revela para nós é Ele.
Quem brinca de esconde-esconde conosco também é Ele. Todo o universo está totalmente permeado por Deus. Ele está em nós e em todos os lugares ao nosso redor.
No coração de todas as coisas e acontecimentos, é Ele quem existe e está trabalhando. Tudo, tudo é obra Dele. Lembremo-nos sempre Dele, independentemente das condições externas, devemos nos recordar da presença divina, como uma meditação constante.
Sintonize-se com Deus, e nunca perca seu equilíbrio, mesmo sob qualquer estresse de circunstâncias externas. Elas vêm e vão – como as nuvens na brisa. Permaneça firme na rocha de sua existência imutável e imortal.
Quando a mente está em sintonia com Deus, as condições externas, ainda que desfavoráveis, não nos afetam. Situações difíceis, decepções e confrontos são todos iguais – em maior ou menor grau. Grande é aquele que permanece calmo e sereno em todas as circunstâncias.
Essa conquista é possível somente quando a mente é retificada a habitar no Divino e, assim, todas as ações são dedicadas a Ele. Não pense no passado. Não pense no futuro.
Nenhuma preocupação ou ansiedade pode mudar o curso das coisas. No presente, permaneça em toda e qualquer condição com calma e vivacidade. Apenas pense em Deus e execute todas as suas ações como uma oferenda a Ele.
Cultive essa consciência que o mantém desapegado da mente e de todas as suas travessuras. Isso pode ser feito através da lembrança contínua do Poder Divino que reside em você. Não permita que a mente fique deprimida por qualquer motivo.
O desespero e o desânimo são inimigos no caminho do progresso espiritual. O melhor remédio para se manter o equilíbrio da mente é submeter-se calmamente à vontade e ao trabalho de Deus que guia e controla o destino do universo. Rendição inquestionável à vontade de Deus é fé.
Sua fé em Deus é o bálsamo que pode curar todas as dores agudas da vida. Fé não é fé, se ela não lhe conceder resistência, resignação e paz. Quando essa fé é nossa, Deus se torna nosso companheiro, guia e um amigo que nunca falha, e fazemos todas as ações por Sua vontade, ou seja, através dos Seus sussurros.
Algumas pessoas dizem que a rendição é um sinal de fraqueza. Na verdade, este é o caminho dos fortes. Render-se não é tão fácil como as pessoas pensam.
É muito difícil erradicar o senso do ego. Mas este é o caminho reto que leva a Deus. Não se esqueça da verdade central de que Deus está sentado em seu coração.
Não desanime com as falhas nos estágios iniciais. Cultive o espírito de entrega ao funcionamento da vontade divina, em você, e fora de você, até que o seu senso de ego se renda completamente, e assim, saiba que Ele está em tudo e que Ele é tudo, e que você e Ele são um. Não se preocupe com nada.
Tenha total confiança em Deus, em todas as situações. E saiba, de uma vez por todas, que Ele é o nosso único refúgio. Voe nas asas da fé e da aspiração Para o Trono do Amado.
Vista-se com as vestes de pureza e paz E busque a Sua presença. Cante docemente o nome do Rei dos Reis Para atraí-lo ao seu coração. Aplique o colírio do amor nos olhos E contemple-o em toda parte!
Almeje a visão universal, ou seja, observe o Universo manifestado como a própria forma do Senhor sentado em seu coração. A visão de Deus nada mais é do que perceber e sentir a Sua presença dentro de você, e em todos os lugares ao seu redor; porque Deus é um espírito que precede e atravessa todo o Universo. Os mundos manifestos não são diferentes Dele, mas são apenas a Sua expressão em termos de nomes e formas.
Todo o Universo está permeado por Deus. Os mundos visíveis e invisíveis são todos Ele mesmo. Não há nada e nem ninguém além Dele.
Tudo é Ele. Essa é a verdade. Então, onde está a ideia de um “eu”, ou um “meu”?
Tudo é Deus. Tudo é Brahman, mas isto deve ser percebido; simplesmente dizer que você é Brahman não pode fazer com que você perceba essa verdade. Para realizar esse estado inefável e perfeito, é necessário sadhana.
A mente e seus desejos devem ser conquistados através da concentração e da purificação mental. Através de uma disciplina espiritual adequada, você deve experimentar esse estado divino, elevando-se acima de todo sentimento de dualidade, e libertando sua mente de todas as ilusões. Com uma mente cheia de paixões descontroladas você nunca poderá conhecer a paz.
Você estará sempre lutando com o mundo, e não encontrará nenhum refúgio de descanso e contentamento. Olhe para dentro de você. Não se deixe iludir pelo desejo de contemplar coisas que são condicionadas e momentâneas, meros fantasmas da mente.
Saiba, em primeiro lugar, que o Deus que você procura está dentro de você. Ele é a vida e a alma do universo, e alcançá-Lo é o propósito supremo da vida. O mal e a tristeza são devidos à sua crença de que você está separado desta Verdade universal.
O ego criou esse muro de separação. Tenha um forte e intenso desejo de realizá-Lo, isto é, tenha um forte desejo por saber que a sua vida é uma só com a vida de todo o universo. Então, entregue o ego pela constante identificação com Deus, através da oração, da meditação e da realização de todas as ações sem desejar os seus frutos.
O caminho da disciplina que leva à realização de Deus não é um caminho fácil. Obstáculos e sofrimentos estão no caminho; o sofrimento você deve suportar e os obstáculos você deve vencer – tudo com a ajuda Dele. Renda-se à vontade do Deus Todo-Poderoso, e aceite que tudo o que Deus faz é por um bem maior.
À medida que você progride neste caminho, que é o caminho da devoção, do conhecimento e da rendição, seu apego às irrealidades da vida diminuirá, e as ilusões da mente serão dissipadas. Agora, seu coração estará cheio de amor divino, sua visão estará purificada e equalizada, e as suas ações se tornarão um fluxo espontâneo de seu ser imortal, e isso irá lhe proporcionar a experiência da verdadeira alegria e paz. Este é o culminar do esforço humano e o cumprimento do propósito da vida.
Portanto, renda-se. Ore a Ele dizendo: “Ó Deus, conduza-me do irreal para o Real; das trevas para a Luz; da morte à imortalidade”. Transcenda todos os nomes, formas, sons, luzes, etc.
, e mergulhe no oceano infinito da paz e alegria de Deus. Eleve-se acima da ideia do corpo, e de todos os estados mentais, e desfrute da Bem-aventurança e da liberdade imediatamente. Você e o Senhor supremo não são diferentes, porque não há nada além dele.
Essa é a verdade. Perceba. Reconheça sua natureza imortal!
Todas as dúvidas e medos desaparecem agora, e alcançamos um estado de liberdade que é em si absoluta Paz e Bem-aventurança. Reconheça a sua união com o Deus que é o Senhor supremo do Universo. Renda-se, e alcance a liberdade perfeita.
Ó homem, não se deixe influenciar pelas opiniões dos outros; permaneça firme na rocha de suas próprias convicções; isto é, tenha uma fé inabalável em Deus, que reside em você e em qualquer lugar do universo ao seu redor. Independentemente das condições externas, permaneça firme em sua fé inabalável.