Raízes do Brasil – Sérgio Buarque de Holanda - Brasil Escola

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Aprenda nesta videoaula tudo sobre o livro “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda, um dos ...
Video Transcript:
[Música] [Aplausos] Olá todas e todos sou professor João Gabriel de sociologia aqui do Canal Brasil Escola E hoje nós falaremos de um dos textos mais importantes da história da sociologia no Brasil falaremos de raízes do Brasil de Sérgio barco de Holanda mas antes de começa a aula eu quero te convidar a se inscrever no canal do Brasil escola e deixar o Sininho ativado para receber as nossas notificações bom moçada hoje eu tô inaugurando aqui com vocês uma sequência de vídeos e aulas minhas aqui de indicações sobre livros importantes da sociologia brasileira e nós vamos começar
com essa obra que é a obra do Sérgio Buarque de Holanda Raízes do Brasil é um livro extremamente importante é um livro que categoriza na verdade uma espécie de macrista macropolítica macro análise sobre o Brasil e uma obra clássica livro clássico a ponto do nosso ex-presidente da república e também né Doutor em Ciência Política professor universitário Fernando Henrique Cardoso falar que o Sérgio Barque de Holanda é uma espécie de criador do Brasil criador no sentido de que ele fez análise sobre a historiografia brasileira e ao mesmo tempo da sociologia tentando falar do que é ser
brasileiro e é uma obra importantíssima O livro foi publicado no Brasil em 1936 é um livro que tem aproximadamente aí 200 páginas subdividido em sete capítulos né e é uma obra muito boa porque Primeiro ela tem uma influência do Max Weber né do pensamento de Weber weberian ismo na obra e é um livro que fez eh uma espécie como posso dizer de influência geral na obra de tantos outros autores da nossa sociologia então é obra clássica ao lado do Gilberto Freire ao lado de Caio Prado Júnior é um livro clássico é uma obra que Sem
dúvida alguma deve estar presente na mesa daquela pessoa que quer entender a sociedade brasileira e que de fato quer estudar um livro bom raiz do Brasil é essa obra pra gente começar nós vamos tentar primeiro aqui estabeleceu uma tese geral né a respeito do Sérgio Bararque de Holanda dessa obra dele que é a seguinte o livro ele faz Na verdade uma macro análise uma macroi que que significa faria isso tenta imaginar comigo que o Sérgio Boco de Holanda está construindo uma espécie de tese geral uma tese comum da cultura brasileira o livro na verdade é
uma espécie de construção de um traço social da formação do Brasil como o próprio livro fala Raízes do Brasil seria da onde vem nossa cultura as características peculiares que nós brasileiros temos vem da onde e essa macro história né é feita de maneira muito eu diria profunda em sete grandes capítulos inclusive que nós vamos tentar agora resumir em cinco teses né cinco argumentos Gerais que resumirias obra do Sérgio Buarque A primeira tese que eu coloco na obra é a seguinte Sérgio Barque de Holanda tentando né fazer esse traço né da formação do Brasil ele disse
na verdade que nós temos uma característica uma herança né europeia que é essa chamada cultura da personalidade ou personalismo como ele mesmo afirmava essa cultura da personalidade é algo típico que vem da união Ibérica dos países ali que formam na verdade a península ibérica no caso eu vou citar Portugal e Espanha você deve se lembrar aí só um adendo histórico que depois do finalzinho do século XV em 1580 Portugal e Espanha tiveram uma união né de reinos que foi conhecido como união Ibérica então nós também temos essa influência portuguesa e Espanhola aqui dentro esse traço
característico típico né dos povos ibéricos essa cultura da personalidade do personalismo individualizada né Íntima é uma coisa que não existe no restante da Europa para Sérgio barco de Holanda então Primeira ideia fundamental que nós vamos até agora aprofundar sobre a questão da cordialidade do brasileiro é essa cultura da do personalismo Como assim geralmente associamos coisas públicas a pessoas privadas ou seja nós temos uma forma de entender a política a nossas culturas a indivíduo então por exemplo vou dar um exemplo bem banal aqui vai você ali no supermercado né que é um lugar grande é um
lugar por exemplo movimentado cheio de pessoas que que você faz você associa o lugar a uma pessoa e fica com a característica daquele ambiente ao indivíduo e não ao espaço Geral segunda grande tese fundamental da obra é a tese constituída Como o próprio Sérgio bar de Holanda fala que é a cultura da Obediência o Brasil teria esse traço característico dessa extrema exaltação da do do personalismo e Isso daria Na verdade o o pressuposto clássico de obediência que não é uma obediência necessariamente à lei não é o brasileiro o indivíduo que ama né E se submete
à racionalidade pública na verdade atraç pessoais e essa noção por exemplo estaria até mesmo nas instituições mais importantes né que demandam proteção de Segurança Pública como áreas policiais militares de um modo geral a cultura da Obediência vem das cortes espanholas das cortes ibéricas e se consolidam aqui dentro numa espécie de submissão de um homem para outro homem Lembrando que essa cultura da Obediência ela também não significa fid dignidade Não na verdade por interesses particulares e personalistas novamente a tese um a cultura da Obediência ela pode mudar de caráter exemplo Vamos pensar no período colonial um
homem livre trabalhador livre ali né que vive né mascate ali vendendo coisas se submete a outro homem a um de uma fazenda no momento que ele não ganha mais nada com aquilo ele simplesmente rompe e ele agora é obediente de outro fazendeiro às vezes até inimigo ou concorrente desse outro a cultura da obediência é uma cultura tipicamente ibérica É nesse aspecto que levantamos a nossa terceira tese fundamental a cuda obediência geraria dois tipos de processos de homens no Brasil o tipo trabalhador e o tipo Aventureiro trabalhador e aventureiro essa é uma expressão utilizada muito pelo
Sérgio Buarque no momento em que para ele a o tipo trabalhador é o tipo racional que tem projeto Vamos pensar as colonizações do Brasil lembra dos processos de interiorização do nosso território cidades que foram construídas de modo planejado organizado e racional difícil né porque o que a gente tem em mente por exemplo são as grandes bandeiras que eram projetos particulares personalistas de de de ocupação de território de ocupação né territorial do centro do Brasil e ao mesmo tempo desorganizada Aventureira ou seja com uma espécie de Audácia que Beira a irracionalidade Diferentemente dos projetos mais racionalizados
portanto criaríamos dois tipos na verdade sim de cidadão brasileiro que na tese do Sérgio Barto de Holanda Seria o tipo trabalhador o tipo Aventureiro esse trabalhador lembramos que ele tem uma característica eh mais racionalizada e organizada é um é um indivíduo mais burocrático administrativo coisa mais rara do que na verdade o tipo Aventureiro o tipo audacioso quarta tese fundamental né da obra raiz do Brasil são as características na verdade da cultura da cana o Sérgio boar vai dizer que essa caracterí tica essa cultura da cana mesmo com a crise da produção né açucareira ela ainda
permaneceu no Brasil o Brasil deixaria como característica uma espécie de Cultura latifundiária uma cultura escravocrata uma cultura monocultora né e vinculado à produção para agroexportação e é justamente nesses aspectos que fica claro e evidente uma espécie de ainda hoje em pleno século XX o predomínio da nossa cultura agropecuária sendo nessas características voltar ao mercado externo né para exportação Grandes propriedades de terra produção de uma exclusividade quase que única de certos gêneros né Eh se nós pensarmos centroeste brasileiro tanto a cana de açúcar ainda né pro álcool quanto pra soja e ao mesmo tempo a mão
deobra escravocrata que mesmo que ela tenha sido abolida superada no Brasil Ainda há resquícios de escravidão e formas de exploração do trabalho extremamente violentas Então seria traço da Cultura brasileira essas características da cultura da cana que ficou que se fixou né na cultura nacional até hoje em pleno século XX última característica fundamental para nós pensarmos a obra do Sérgio Buarque de Holanda foi o que ele colocou como as os resquícios dessa cultura da cana né No Brasil a cultura eh Colonial que seria o brasileiro que tá vinculado aos processos como semeador ou ladrilhador essa expressão
semeador estaria ligado ao uma característica típica de diversas autoridades pessoas que querem a exploração comercial e a riqueza fácil aquela produção por exemplo que não é preocupada com o futuro ou com rotatividade da terra meio ambiente nem consequências possíveis Eu acho que um bom exemplo disso essa exploração rápida na riqueza fácil foi o ouro né a produção aurífera no Brasil que foi extremamente rápida muito lucrativa mas ao mesmo tempo descontrolada desorganizada e do outro lado a a figura do ladrilhador o ladrilhador que seria aquele que tem uma espécie de projeto colonizador uma espécie de organização
do trabalho vinculado à racionalidade é interessante lembrar que esse caso também comum mas não tão disseminado quanto o primeiro que é vinculado à exploração fácil Se nós pegarmos essas características todas e pudéssemos reunir em certas expressões que caberiam na verdade para entender a vida política não tem nada melhor do que a expressão mais famosa do Sérgio barco de Holanda a ideia do homem cordial e é curioso né porque a gente tende associar cordialidade à educação né a uma pessoa que trata bem os outros A questão não é essa não cordial vem de cordiales que vem
de coração é aquilo que está associado a coisas sentimentais Como assim na leitura do Sérgio barco de Holanda a cordialidade seria a forma de anesa no trato o tratamento racionalizado com interesse mais baseado em sentimento Como assim quando nós precisamos de um contato de alguma coisa num ambiente público como é bom conhecer uma pessoa de dentro do governo não é verdade porque os processos andam mais rápido existe um tratamento pessoal numa instituição pública isso é o cordialidade isso é é típico característica por exemplo de superioridade do sentimento contra a racionalidade então nós temos uma espécie
de Cultura Onde por exemplo na política nós não conseguimos debater facilmente o debate racional de ideia contra ideia né tese e antitese quase não é estabelecido na verdade vira briga pessoal ataques né adjetivações levar pro pro pra vida íntima O que é do espaço público e isso Sérgio barco de Holanda deixa muito claro o brasileiro na verdade foi construído uma espécie de eh aversão completa uma versão completa à atividade Ou pelo menos ao ao aos rituais né da vida pública da vida coletiva exemplo quando nós temos oportunidade de burlar alguma lei que favoreceria a todos
nós fazemos isso a Tom íntimo a uma espécie de interesse particular isso é o homem cordial o homem que age do sentimento para destacar melhor o que eu tô explicando a vocês eu vou ler um trecho que eu retirei do próprio livro né do raiz do Brasil que trata justamente dessa questão presta atenção no que nós vamos ler agora é possível acompanhar ao longo de nossa história o predomínio constante das vontades particulares que encontram seu ambiente próprio em círculos fechados e pouco acessíveis a uma ordenação impessoal dentre esses círculos foi sem dúvida O da família
aquele que se exprimiu com mais força e desenvoltura em nossa sociedade o que que ele quer dizer com isso né que a família que seria a moral privada ela na verdade se confunde com a moral pública um exemplo que eu posso dar muito Óbvio qualquer lugar que você estiver agora assistindo nossa aula você vai lembrar na sua cidade ou no seu estado de alguma família poderosa que não larga o osto da política há muito tempo e evidentemente é um problema de todos os estados brasileiros né Essas famílias elas continuam no poder elas se fixam de
tal forma e me parece que o espaço público e o espaço privado se confundem até mesmo às vezes o patrimônio público com patrimônio privado que seria as consequências de uma Gênese corruptivo que o Brasil tem típica do homem cordial bom moçada foi essa a nossa primeira aula aqui de obras da sociologia obras clássicas que eu tô dando a dica falamos então de Sérgio barco de Holanda raiz do Brasil se você gostou desse resuminho rápido essa indicação de leitura deixa um like aqui para mim um comentário Generoso aqui embaixo se esqueça também de acompanhar os links
que estão na descrição aqui do nosso vídeo tem muita coisa para você poder aprofundar e estudar vai nas redes sociais Brasil escola no Facebook no Instagram e Twitter todo dia tem novidade para vocês lá eu agradeço a audiência e espero você no nossa próxima aula um [Música] abraço
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