alô duas noites e ouvem que bom obrigado pela presença de todos acho que é um tema que chama atenção né é um showroom eu nunca fui à promoção desse nome já me corrigiram uma aluna coreana na usp corrigido por que envergonha disse mú aí eu só falo ram agora eu também não está certo mas eu fico tentando eu eu passei pra vocês uma folha que tem é bem com algumas notinhas só pra gente entrar um pouco e se essa conversa e depois uma sugestão de leitura se vocês viram ontem os livros do ranking estão aqui
são os meus 100 intocáveis como disse alguém e mexi vez lembrou nesse ótima política brasileira e depois disso é se vocês acharam legal o comentário e algumas obras que eu acho que logo diretamente com run que ele cita o que ele alude pelo menos né é e começo lembrando uma coisa a gente está num duas coisas importantes nós todos aqui acho que sem exceção e somos pós-modernos pelo menos segundo uma teoria uma vertente que diz que nós somos pós moderno ou seja nós somos frutos de uma ideologia de um pensamento de um comportamento etc é
pós segunda guerra mundial que acabou 45 acho que vou todo mundo sabe disso né é a partir de 45 vocês sabem o mundo se dividiu entre o primeiro mundo estados unidos e inglaterra algumas potências européias chamado ocidente depois leste né segundo mundo ea nossa como primazia ser o bronze o terceiro mundo né isso começou a ser discutido 45 logo acabou sendo guerra e 89 40 anos depois 40 e poucos anos teve um consenso de washington é um ano bem interessante não aprende na escola essas coisas nossa escola muito esquisito né luís i no mapa múndi
mapa múndi com quarto mapa múndi estados unidos canadá talvez banda rush e talvez um país da europa não aprende a áfrica aprendi a z quase nada eu não aprendi pelo menos de 1 fora o que é interessante pensar então que assim o que acho que vale a pena pensar é que na parte 89 consistência de washington nos estados unidos com o fmi com os bancos é tetra e lá se definiu não só o que era no liberalismo e um comercial sobre como vai ser aplicado no liberalismo em todos os países áfrica vai servir pra isso
a asa vai servir para aquilo e américa latina o brasil evidentemente vai servir como um celeiro nos estados unidos isso foi definido há 30 anos que assim quase 31 anos né interessante pensar no que a gente não pode esquecer que interessa a pressão sempre do do condor americano sobre nós há décadas né acho que é uma ingenuidade achar que eles são bonzinhos conosco nunca foram e jamais serão também né acho que começa por aí e 89 a gente aprende na escola duas coisas legais eu acho que aprendi caiu o muro de berlim o mundo virou
uma coisa legal e democrática nénão totalitária sem muro sim esse mercado é ótimo isso pra nós vencemos um mercado excelente quanto menos fronteira - barreiras né - alfândega enfim e 89 do conselho três coisas que eu acho fundamentais para começar a falar sobre o ranking sobre coreano né a coisa foi o muro de berlim evidentemente é uma questão geográfica geopolítica importantíssimo acho que mudou totalmente a configuração do mundo é este lance capitalismo versus comunismo enfim o socialismo é outra coisa aconteceu foi se vocês permitem falar esse consenso de washington nos estados unidos e uma terceira
coisa em pouco lembrada hoje é que no mesmo ano aconteceu uma suposta descoberta de alunos da emart descobriu uma rede de computadores americana chamada arpanet arpanet arpanet na internet e o acesso se tornou mundial no brasil um dos maiores usuários sabem de facebook instagram essas coisas não têm essa questão a gente tem nesse um ano muito importante ou não xavi assim do chamado neoliberalismo em um ano decisivo para que entenda que a partir de 1911 tem mais liberalismo clássico adam smith não tem mais essa coisa do livre mercado agora é outra coisa eu agiria total
né algumas pessoas podem gostar disso talvez alguns banqueiros donos de empresas quilo que ainda lucram mas eu não sei se todo mundo entende o que é um liberalismo né então assim nessa folha de vocês eu tenho é santas e só pras um pouco não fica muito agressivo a fala é curta ea idéia é que a gente conversa sobre o ramo não fique uma coisa muda acadêmica né então essa é a primeira coisa é lembrar assim que isso é um convite à leitura do rango né o que eu vou falar aqui está nos livros dele nada
que eu falei aqui vai fugir muito ao que ele diz é eu peguei esses cinco livros que eu vou comentar a calma depois que eu acho que são os que eu li bem e conheço melhor e também acho que são aqueles mais interessantes hoje a gente lê já comenta sobre eles é a idéia é convidar vocês ali então esses livros e ao mesmo tempo pensar um pouco é o que é esse pós-moderno esse conceito também discutido nem por algumas vertentes tem gente que não aceita o chamado pós moderno eu por exemplo sou contra porque pós
moderno define nada possa alguma coisa o que é ser moderno vai começar no século 21 eu não sei no brasil é difícil moderno está muito idade média hoje tá né então assim é o que quer ser moderno depende da cabeça de cada um também a outra coisa além dessa introdução de convite à leitura é pensar no nosso tempo a gente está como eu disse não era pós-moderna ou se quiserem am na era contemporânea com alguns chamam ou se preferirem no pós moderno com maior risco né e masculino eu não sei que vocês acham mas é
assim de 45 a 90 89 90 há um primeiro o chamado pós modernismo clássico digamos a partir de 90 mudou tudo a partir do consenso de washington essa relativa democratização do mundo ea de barreiras foi jogado no vento assim né então a coisa meio complicada e uma coisa que dentre as várias digamos características desse mundo chamado pós moderno eu listei alguns ataques podem se quiserem mas lembro só um só uma coisa chave por exemplo a gente tem um eixo quatro eixos importantes e não pode ser nunca esquecidos e vai ficar no discurso leviano inocente muito
bobo né de ficar eu acho que sim achar um argumento né mas por exemplo é eu coloquei aqui uma economia exclusiva e exclusivistas vocês quiserem uma cultura massificada acho que todos já perceberam isso é uma política liberal um sentido econômico né ea sociedade empreendedora que quiser nesses quarenta e poucos anos é de 45 a 90 + ou - nós tivemos essa digamos transição do que era o liberalismo do século 19 ainda com outra liberalismo que se chama hoje né ou se quiser a quarta fase capitalista que a fase do do capital acionário do capital especulativo
né eu não tenho mais nada a ver com o século 19 isso aqui né é muito gostoso é quase nove em alguns aspectos né e então assim pensando nesses eixos esses quatro eixos econômico político né a concepção filosófica cultura de massa é tem que pensar também que ao lado desses quatro pilares têm uma crença desmedida e tecnologia né acho que só estou se aperceberam que nós estamos nem escravizado pela internet mas pelo celular ou smartphone eu tenho sempre dito que o smartphone mais smart que nós né anos detido o trocadilho infame mas eu acho que
é mesmo a gente tá muito refém né do smart né acho meio preocupante é é acho que vocês também percebe que em termos mais empíricos pra nós uma desestatização um discurso da desestatização da menor interferência do medo do estado do mercado as relações mais livre iniciativa todo esse discurso que foi ganhando força nos céus anos 45 60 70 a partir de 80 e ficou e dente escancara depois nem nos estados unidos isso aqui no brasil ficou evidente que o brasil sempre né no quintal dos estados unidos o panamá grande e se quiserem a gente foi
seguindo um pouco essa lógica não é e acho que também pensa que não só estados unidos aqui na américa mas também inglaterra controlando uma boa parte da europa e alemanha frança fazendo esse jogo complementar a partir dos 80 senão eles não estão sozinhos né é aqui a gente sente mais estados unidos que está embaixo deles sentido não só literal é e interessante pensar nessas características o que eu achei interessante para vocês uma coisa que umberto eco e discutiu muito e várias pessoas é que a partir dos anos 50s passou a um discurso novo e renovado
de coisas velhas que é por exemplo a essa questão do vin entende a gente gostar de coisa eu mesmo gosta de coisas antigas a cultura é uma certificadora eu adoro coisas anos 70 não é porque eu nasci em 73 é porque eu acho que de fato tem um apelo das imagens acho esteticamente diferente só que todo mundo tiver diferente vai ficar igual de novo então é um problema é uma ilusão achar que tivesse distinguir pela decoração é muito melhor norton lembra aquele filme clube da luta assim não dá né tok stok não sei precisar a
desculpa agravando né mas é isso aí rolou a fugir da loja mas não quer dizer que as pessoas e concordar com tudo que eles fazem né então ao mesmo tempo tem essa questão assim que a gente está nessa coisa de constante volta ao passado o saudosismo anos 80 nessas festas e até hoje tem anos 80 boca de sino que voltou um tempo e uma como se houvesse uma espécie de 90 pra cá especialmente de uma volta ao rock origem rock raiz a palavra raiz voltou forte né é isso é bom por um lado foi lá
acho que é um fenômeno que não não tem como colocar mas por outro ele tem que pensar um pouco nisso eo arranjo da pensando nisso né é aí eu disse destaque duas coisas que eu acho hoje 2020 muito importantes uma que todo mundo dê qualquer ala ideológica vai acho que concorda que há uma crise das instituições e instituição só pensando instituições sociais não só a espaços institucionais como igreja escola mas família casamento a união estável todos os seus valores religiosos ou não nem morais ou não lei direito tudo que a gente achava que tinha eu
achava nem quando era mais novo que tinha uma certa garantia de concurso público né pessoa enfim essas garantias estão todas meio em jogo né claro que algumas pessoas não estamos para nós em geral elas estão né e há mesmo ao lado dessa crise institucional o que eu acho que não se tem uma boa descrição nós pensei para hoje eu coloquei aqui com o achatamento forçado de diferenças ou seja as diferenças existem todos sabemos todas né de gênero de cultura e etnia orientação sexual etc mas essas diferenças são achatadas em nome de um suposto bem estar
que não é o bem estar social aquele nos anos 80 mas é o bem-estar do prozac que é outra coisa então assim é essa tentativa de padronização de comportamento e pensamentos sempre houve tempos em tempos a mídia corporativa em geral ela lança nela usa página inteira que são caríssimos espaço para divulgar palestras ou livros de auto-ajuda remédios que prometem deixar todos nós felizes por módicos quantias nem tem essa questão é em relação às ações da sociedade chamada pós moderna ou seja nossas atitudes comportamentos e acho que também interessa é eu falei aqui o propondo que
nós somos altamente contraditórios acho que o homem sempre foi contraditório mas hoje não sei no brasil é encarado isso né a contradição da falo do da ação também difícil é e acho que nessa questão da ação o que acontece mesmo é que uma hípico que aqui uma hiper valorização das ações individuais por isso que o oe povetkin 2004 chamou de hipermoderno ricos e condicionante não está mais no pós moderno segundo ele já ultrapassamos né como todo organismo biológico já evoluímos e conseguiu piorar mais ainda nós agora somos e pelo moderno segundo de proventos que uma
definição muito boa muito provocativo dele porque ele vai dizer que tudo é excesso veja que legal isso quando a gente entende por ventos que começa a entender também o ram por que o rio vai retomar um pouco essa idéia dele por vende a idéia de que o excesso virou estético o excesso então é não basta me queixei que tem que ser 3 mil litros milkshake não basta falar o nome do lugar se não vou ser processado depois mas não basta no café aquele café norte-americano em toda esquina inclusive aqui na república é pagar que 20
reais por um café de 100 ml você tem que pagar isso e acreditar piamente como disse o jec né disse acreditar que você está ajudando os fazendeiros ecológicos que não não penso em dinheiro e não tem mão de obra escrava também tudo escondido você paga para fingir que não tem você sai com café com seu nome e já errado jean sempre ver com g e eu me ache italiano é ilegal na itália não sou mas advertiu jean pierre ainda é legal né e sai com café com um homem que não é seu mas se tira
foto quando fez a gente faz olha eu estou lixo grande coisa né então essa questão é então assim acho que a gente pode pensar muita gente já falou disso né a gente tem essa palavra positiva antiquíssima ela vendeu pelo brasil desde o século 19 parabéns ao brasil em agosto conta da frança né quando chega aqui no brasil é muito divertido do país um príncipe antes como dizem né em 70 do século 19 quando o império já estava ruindo o império do peso segundo chegou em 70 cavadas correntes chegaram juntas positivismo de augusto conta com força
acionaria mais força ainda ela ganhou estatuto porque o dom pedro 2º também amazon apesar de católico da copa do brasil a terceira coisa é que nos anos 70 também chegou o espiritismo é muito divertido o brasil é muito divertido então são três correntes contraditórias e harmonizados no brasil é assim só que é possível você ser um discurso ip violento e sorrir democraticamente só que sim né então tem essa questão aqui eu coloquei aqui no texto que a palavra positivo tem no brasil tem três fases quiserem pra facilitar o positivo do gosto conte entanto que o
mundo só se expandindo no regride até hoje vigora o pensamento tem que evoluir daqui pra frente também aí mano nessa essa idéia de que a gente tem sempre andando andrew walker né a outra coisa que existe também é o bem-estar farmacêutico voltei aqui a partir dos anos 50 com a indústria do elvis né não elvis presley a dormir para acordar pra fazer show essa idéia de que as pílulas substitui os nossos nossa sinapses né e portanto de faltas interfere quimicamente né e aí isso é 60 ainda light é apenas assim uma vez por dia mas
depois com o prozac e conhecer várias pessoas que tomavam assim que nem que nem chiclete assim toma conta para usar aquilo já só dois hoje para usar que foi internado assim não é remédio fraco é tarja preta aquilo né mas virou banalização do remédio rivotril rio né uma coisa assim é então assim a ideia que também está sendo mal estar disfarçado né ea terceira fase depois do bem-estar farmacêutico anos 60 e 70 é veio esse que o rancho chama de excesso de positividade que se liga eu acho diretamente o que o povo o que chama
de hiper o moderno o excesso o excesso de imagem o excesso de mensagens o excesso de ficantes o excesso de casamento o excesso e senso né o excesso de informação que não filtra e só repete enfim bom aí que eu fiz em ti eu fiz três perguntas que vocês quiserem depois a gente discute porque é só uma exposição breve está aquela página 2 olha só que bacana isso pensando pra cá né ai que legal outra pergunta é assim gente espera que o algumas pessoas do governo discutem será positiva uma sociedade que não tolera diferença ou
diferenças e fingem não haver negatividade é saudável a cidade dessa eu duvido muito que seja num positivo ansiedade e uma série negativa né segunda coisa pode chamar sociedade no tempo que te entende na escola nem grupo de pessoas comunidade linguística e cultural né posso chamar sociedade é um grupo de sujeito dispersos e centrados apenas de si mesmos eu não acho que a sociedade nós somos átomos por acaso aqui né aqui fizemos um encontro daqui a pouco ninguém fala mais né não tem sociedade depois e acho eu pelo ps temo e esses indivíduos em sociedade e
entre aspas é essa em cada vez mais incapazes de considerar as necessidades e desejos dos outros desejos quaisquer né assim danny se né fora de ordem e dane-se a petrobras é do brasil é um dos mais vendidos no isso o lógica do eu posso falar que a cidade é pegar os economistas é se ele não entendo muito mas eles entendem aquilo a grande verdade humana onde o mercado é livre eo louco interna soviética a gente a gente não vive o mercado é livre disse munoz um dos presos tem que pensar um pouco né bom aí
gente palavra chave que o rancho persegue e nos nesses cinco livros empreendimento ele está muito incomodado pelo menos como autor como pensador o sul-coreano né nós e tem 61 anos que eu saiba não sei a data porque na internet ninguém divulgou nascimento e meio ele é meio estranho assim não se mostra não é pop com alguns pilotos do brasil ele se esconde um pouco né é malhado bastante e ele mora na alemanha sabe alemão ele estuda na escola alemã mesmo né muito tempo o que é interessante assim o run parece que está mesmo preocupado em
traduzir para nós em livros que são simples tem que ler com atenção mas a divulgação é o que empreender hoje é o que fiz a ficar mais é esfacelar a pensar nas três acepções de empreendimento historicamente a quina foi de vocês esse quadro em um cinza que estão vendo que é isso gente a ideia de que assim quem leu homero quem leu os gregos 78 anos de cristo nove anos de cristo vale lembrar que a palavra industrial em português você industrioso equivale empreender no sentido antigo dos gregos quer dizer ele é capaz de grandes jornadas
é capaz de conceber grandes planos para o povo dele industrioso aí eu voltei aqui que isso portanto isso reflete coragem de herói heroísmo e idéia de coletivo de povo tudo bem isso gente a partir dos séculos 17 e 18 a chamada era chamada moderna né depois do século 16 nascimento etc isso ficou mais claro com as indústrias com as fábricas e depois as indústrias a idéia de que o verbo anunciar perdeu força no vocabulário isso é estatístico e isso tornou fábrica produzir coisas manufatura a produção certa e esse fabricar vai vigorar até o século 20
até hoje existe isso né de fabricar mas com muito menos força porque a partir dos anos 90 e 2000 no brasil quem te ouvir não é mais fabricar empreender é a mesma palavra com as opções diferentes ao longo de três mil anos é claro que assim foi aplicado muito menos tempo está ligada sempre assim som e os modos de produção dos homens portanto fabricar vai até os anos 50 e 60 do século 20 a partir daí começa uma e de gestão e empreendimento é a autogestão e 60 né é aí o que eu fiz a
gente acha que tudo bem com vocês as enchentes localizar os termos chave porque agora têm valor ram nem os pedacinhos dele pra gente estimula se é alguma algum debate não sei eu que eu fiz eu para ser mais democrático possível eu peguei dos cinco livros do rio pediam alguns trechos de cada um deles para mim que mapear o pensamento do ano nesses livros né olha que bacana que pode ler junto que fica mais fácil eu vou chamar de amostras né hoje pensar um pouco é hora o run é ela escreve bem pra quem gosta de
tradução não sei coreano mas a tradução para excitá fiel porque é bem exato texto não tem muita gordura assim objetiva advérbio é assim sujeito verbo complemento não tem né e frases curtas não tem frase intercalação né olha que bacana gente hoje hoje tá pensando o contemporâneo né a negatividade está desaparecendo por todo lado e se pensa e back bom né mas não é isso não é tudo é nivelado e se transforma em objeto de consumo quem já leu marx né eu vou ser processado depois pelo governo mas nessa é max nit fraude é obrigatório mesmo
assim a bíblia também né então assim tem que ler gente né então tudo é nivelada se transforma em objeto de consumo ou seja é não interessa à sociedade contemporânea né que concentra capital etc será que as pessoas pensem e pensar sempre negativo a desoneração valerá de roterdã gente elogio da loucura no século 16 e já falava ninguém fica com gente que pensa em festa não só não é isso disse akon 16 1517 você pensa por realmente acho que ele tem razão por isso que eu sozinho à festa né porque ele fala eu ficava observando analisando
mesmo bêbado assim né então é interessante pensar aqui interessa a um grupo de pessoas que a negatividade apareça seja por remédio seja por discurso seja um livro de autoajuda seja por cinemas é enlatados americanos enfim né depois esse mesmo livro vivemos em uma sociedade que está se tornando cada vez mais narcisista uma coisa ligada à outra concordam que narciso zeno dezembro de ouvidos por fósseis o vídeo vai dizer uma das lendas nenhuma das anedotas que narciso saiu ignorando todos os apelos de eco que era uma das suas admiradoras amantes despreza todos aí aparece um laguinho
ver sua imagem na água acha a imagem esquisita porque a água também o mtur vai falar mesmo serei eu a ele mergulha para ver e aquele mergulho não volta mais coitado ele ficou né esse narcisismo é sempre autodestrutivo é o freud retomou os anos do século 20 já faz quase 100 anos e pra defender que a gente é muito neurótico histérico né psicótico nem com as normas ambientais né então pensar um pouco é a sociedade está se tornando cada vez mais para nós esses concordam gente vai fazer um exame agora mas só concorre pela cafeína
assim né ali caribe de energia sexual gente assim sendo bem português produto nós não investimos mais um outro mais em nós mesmos isso cria o que cria negação auferida adi só pensa em mim mesmo e só deseja mesmo vejam as academias de ginástica os espelhos enormes com o sempre exigente nos espelhos né a lógica de reconhecimento olha isso agora isso é um tema importante é um amigão conclusão parcial dele a lógica de reconhecimento ou seja eu mesmo me reconhecer como narciso em regra o sujeito narcisista do desempenho a chave já falou isso também aqui no
brasil de forma ainda mais profunda em seu ego ou seja quanto mais eu desejo reconhecimento like do facebook lite do instagram hit do youtube né ai estou poderoso quanto mais eu e me tornando refém disso mais uma em regras narcisismo é doentio concordam todos nós acho que somos em parte vítimas em alguma medida destinar sismo digital né é estar ligado segundo ele isso que complica porque assim o narcisismo está ligado à negação da negação idade é dado negativo e ao mesmo tempo ao a cobrança de desempenho nas três coisas são muito ligados por isso é
essencial ano quando cds com essa nossa agora entendi agora a se matar depois de ler ou tomar um café eu tomo café se adiantar muito mas enfim né e aí vai a conclusão dele que vai se criando uma depressão do sucesso adoro expressão do ranking até coloquei itálico né ele tinha botado eu também reforcei ou seja é tanto sucesso é tanto a cobrança de que se você não tem um pico de sucesso né 120% um dia tivesse 102% se está triste porque alcancei de ontem né é uma coisa até mesmo e aí vai retomando mil
projetos narciso era 16 sabem é o deus né o cupido né eros e depressão se contrapõem mutuamente então o depressivo tem uma linha um aliado que é melhor que remédio que o amor o amor se cultivado né seja ele pode amor não interessa mas o amor e se o que desperta o amor com baixa de pressão pessoas depressivas não são capazes de amã putz mas então isso explica no seu ranking está dizendo 'eu me eximo estou repetindo mas acho que faz sentido se não há chão porque a depressão é pré morte gente o estado né
mórbido como é que se combate morbidez com o amor que a vida você e meio no colo binário é olha outra coisa no livro depois de discutir com calma não fica muito cansativo 2 as coisas e cedo da transparência no tema bem bacana no brasil a companhia agora de transparência é tão divertido como se garante se alguma coisa nessa transparência fosse assim as paredes translúcidas em um setor mas não corruptas né as coisas se tornem transparentes quando ele me não disse olha o que ele vai dizer toda e qualquer atividade mesmo é a mesma idéia
agora aplicar a transparência quando eu elimino barreiras é que supostamente impedem a visão total fotográfica das coisas né o explícito em tese para algumas pessoas isso significa que eu sou positivo eu tô vendo tudo às claras é tudo verdade né as pessoas são bem intencionados né portanto corre aí a consequência eu elimino as negatividades isso e é mas ao mesmo tempo se tornam rasas e planas porque não tem mais audiência eu vejo tudo chapado né é quando se encaixam sem qualquer resistência ao curso raso do capital gente é ótimo né você chega o apanhador das
coisas né é um valor foi inventado como o valor diz max vê ele sabe disso né então é pensar isso então qualquer resistência o pensamento crítico hoje vejo o brasil que viu né qualquer pensamento crítico é mal visto é coisa de gente chata agente da usp nem quebrar essa árvore tem problemas mentais na x 13 eu não sei nem x 95 a diferença sentimos os códigos netinho o delator it o doente é é um cd de várias doenças então então assim é interessante pensar né e esses obstáculos que lhe que o capital não quer é
justamente não quer porque senão atrapalha a comunicação rasa atrapalha livro de auto ajuda atrapalha 10 ela como dani esse mundo né ligue o da ce né aí ele disse também assim olha por natureza dissimulado simulados arbitrários a gente muda de opinião a gente fala uma coisa outro fala outra ante os níveis de linguagem mudam a máquina a gente poder cobrar uma máquina isso transparência de nós não né fala nossa que legal né então ele diz sua marca transparente daí depois a espontaneidade que é uma coisa do humano deveria ser e definir espontaneidade capacidade de fazer
acontecer ea liberdade que perfazem como tal a vida não admitem transparência isso é assim até parece uma pessoa vai né se você lê o livro se entende por que está fazendo isso não sei que há uma uma ênfase na transparência e se esquece tudo o que está por trás dessa transparência aqui para planejar tudo né a liberdade justamente você tem a diferença se eu coloco tudo em vidro e não tem uma diferença se não tem diferença em uma liberdade concordam porque não admito mas as diferenças acho que aí está pensando depois senti o ser humano
se quer é transparente para consigo mesmo isso é pra matar nós todos aqui né que ele é um pouco de freud e lacan como zeu leio é sempre acho assim quem sai do floyd que eu acho horrível para mim porque ele é alto revelador de mim mesmo assim nosso êxito total isso né ele fala assim você que está lendo esse livro falou assim eu mesmo né é você é certamente candidato atender ozzy já falei o ato sim é esse assunto que tem neurose pronto é mais fácil não é servida com seu problema né win você
fingir que não tem neurose fingir que você não deprimido fingir que não quer atenção dos outros é bom tudo bem isso aqui gente assim depois de tomar com calma né 3 e olha que legal e do outro livro é a sociedade do cansaço isso é legal para que está estafado com os chefes na orelha nekounam chefes também não lhe olha que legal gente e e vejo que assim eu eu peguei trechos em que eu acho que reforçam os livros é como se cada livro fosse desdobrando certas teses do ramo né olha o é igual não
leva à formação de anticorpos está pensando em termos da biologia século 19 né é a biologia do 19 quando separou história ciência arte etc ela inventou uma teoria de que a gente tem anticorpos história né deixa a criança mexeu no chão que ela vai criar os anticorpos contra germes então isso é isso é antigo século 19 no século 20 isso passou pela política a idéia de que nós temos o estado democrático nem sempre entre aspas tem que criar anticorpos contra os países populistas os países que defendem a sociedade coisas nós básicas nas planilhas não é
bom então essa ideia que estamos em muitos países chamados desenvolvidos primeiro mundista né e ele vai dizer olha num sistema dominado pela igual que não admite a diferença portanto não faz sentido fortalecer os mecanismos de defesa com o cordão olha que interessante quando tudo tiver aplainado unilateral unidimensional pra que tanto o corpo todo mundo se entende é sem fronteiras né quando interessa sem fronteiras que interessa eles fechem fronteiras né temos de distinguir entre a rejeição imunológica e não imunológica ou seja tem dois tipos de rejeição uma que eu rejeito o vírus né ao conter o
contágio e uma que eu rejeito outra coisa que não é o vírus vai ver isso aqui é só se aplica a um excesso de igual vejam esses positividade excesso de igual com néon dinheiro de produtividade mesmo tempo ligando a sociedade do século 21 não é mais sociedade disciplinar que focou falava além do futebol e já focou não é mais vigiar e punir do focou segundo hamm é uma sociedade de desempenho a chave também que o brasil tem e vários ensaios sobre isso também seus habitantes não se chama mais sujeito da obediência como era no focou
nós achamos que não teremos mais a ninguém só o mercado talvez a deus alguns casos né mas sujeito de desempenho e produção a palavra empreendedorismo volta né são empresários desse mesmo conhecem né a ouvir uma eu posso falar aqui é meio polêmico mas teve uma colega minha da universidade queria que já foi pro reitora que no interior de são paulo é uma cidade muito acolhedora em são paulo e no interior ela criou uma organização a propôs quase que passou pela universidade uma organização de professores da usp então criar um aplicativo a gente ficava eu não
tenho lá ainda mas a gente criava um banco de professores é pra ficarem disponíveis 24 horas por dia para dúvidas pontuais de alunos clientes é legal né é olha é bom a queda da instância dominadora não leva à liberdade não adianta se combateu o discurso dominador achando que isso implica liberdade são coisas diferentes ao contrário faz com que liberdade e coação conhecida não o alto empreendedor ele é patrão se lembram um empregado si mesmo então ele tem ilusão de que eu sou eu faço meu horário faz mano semana que vem acontece dirige o homem mora
pôde ver quanto vai ganhar senão fácil dado que o mercado mandar o que a clientela de exigir zé um discurso tão falacioso mas tão bill na área que qualquer assim é manual de saber de divulgação de lógica se aprende isso sabe a contradição falsa verdadeira contradição é gente assim é fácil horário é você pode ser que você tenha dinheiro sobrando mas não sei se dá pra fazer isso e aí vai dizer o seguinte né a em fazer no ser ativo e não ser contemplativos a outra questão importante tem muito em comum com a hiperatividade que
é uma patologia se sabe ea histeria do sujeito desempenho pós moderno e o ranking faz uma síntese ou seja quando você encontra alunos imperativos pessoas hiperativas né é ea ou também pessoas que têm essa coisa o desempenho não agora não trabalhar agora não fazer isso agora não fez aquilo são pessoas já doentes dadas nicialmente psicologicamente e emocionalmente mas que elas não percebem e elas disfarçam essa doença segundo ano com a idéia de que eu não fico perdendo tempo contemplando coisas eu sou ativos operativo é o mercado criou palavras muito boas para disfarçar a do im
isso aqui é nessa pressão que a gente faz tempo inteiro sobre nós mesmos depois 24 isso é muito legal que é bem básico a palavra 'respeito' conhecem respeito às diferenças tolerância respeito significa literalmente olhar para trás do latim aspecto um né ele é um olhar de volta a pessoa que respeito é capaz de se voltar para o outro porque respeito à coisa que o do meu peito eu vou no trato respeitoso respeitoso com os outros controlamos o nosso observar curioso sim quando eu volto e consigo lentamente mas lentamente como voltei a fazer coisas o respeito
pressupõe um olhar distanciado um pato sou seja uma compaixão uma capacidade diz de na distância perceber o outro justamente porque não sou ele é diferente olha a situação dele não é minha não é o respeito pressupõe esse fato dada a distância hoje ele dá lugar a um ver sem distância então isso mudou no neoliberalismo esse patos que era eu observar o outro parar e olhar para o outro com uma distância no nesse mundo de hoje segundo ele é a gente não tem mais esse distanciamento do público privado né pra quem é brasileiro jádel sérgio buarque
de holanda lembra 36 raiz o brasil tinha falado isso é que a gente tem essa confusão e estrutural no brasil histórica desde a colônia mas aqui no século 21 o ranking achando que no mundo inteiro o brasil exportou talvez né a falta de distância leva a que o ps essa falta de hoje né e se essa falta de distanciamento a gente tem hoje leva aqui o privado eo público se misturem e portanto ele conclui a comunicação tal fornece essa exposição pornográfica olha que ele vai dizer exposição pornográfica de intimidade eu me exponho é por querer
e da esfera privada com expõe tudo ele já viu isso comprei um livro vejam eu já fiz várias vezes né mas é pra convidar lerem não é exibicionismo eu acho é para convidar ler aí cinco curta em aí fala bom acho que ninguém está lendo né melhor não apostar mais fotos é a reposta um requeijão todos curtem não entende é aconteceu isso testei uma vez eu penso assim se eu o disser que foi comprar o requeijão ter quantos likes 88 livro tinha cinco requeijão é mais gostoso que livro né a comunicação digital fornece essa exposição
fotográfica e aí né retomando as redes sociais se mostram como espaço de exposição do privado acho que é óbvio né gente é claro falou isso talvez não tivesse tão óbvio né as ondas de indignação os protestos hawass nessas coisas são incontroláveis incalculáveis inconstantes efêmeras e sem forma a mortas são insossa sejam requeridos brasil elas têm esses picos né alguém comece uma corrente divulga uma coisa sem nenhuma fonte confiável replicam replicam replica você saber aí até que alguém espera alguém do meio foi ali gente mas desconfiam a fonte aí falando e daí né é essa diz
faça testes nessa essa essa postura assim um pouco importa nem que está me preocupa mas assim ela se inflamam repentinamente as ondas né ela se incubou repentinamente e se desfazem de maneira igualmente rápida então são ondas elas vêm assim né só que como aqui no brasil tem muitas ondas é todo dia tem várias você começa quando sorteado precisa também afogado nas ondas né há muita desinformação bom é a última a gente quer mais diz respeito a ele como eu comecei a falar que há 15 ou sujeito neoliberal isso é porque para nós é uma forma
da gente concordando ou não com um liberalismo o sujeito não liberal como empreendedor de si mesmo é incapaz de se relacionar um livro de qualquer propósito está grifado por ele claro a pessoa empreendedora sempre visa lucro seja material simbólico se eu falar com o professor titular da educação conseguiria aprovar o relatório sert na usp se eu falar sabe assim a gente fica empreendendo as relações não é só o dinheiro né grave entre empreendedores não surja amizade desinteressada conhecem pode ser isso gente legal né a voz é meu amigo talvez fora do do ambiente empresarial mas
né ali é difícil né contudo e aí vem aí que o paradoxo um dos paradoxos bons empreendedor não tem amizade o que é amizade vale lembrar contudo ser livre significa originalmente estar com amigos desde os gregos epicuro falava isso fraude falou isso né o século 20 ou seja se ser livre pra eu exercitar mais liberdade eu tenho que conviver com o diferente lembram portanto eu não convivo porque eu só espero lucro não temos liberdade assim é simples a equação é simples né a liberdade individual é uma servidão hoje né na medida em que é tomada
pelo capital e capital não é só o capitalismo que o dinheiro as relações diplomáticas para sua própria multiplicação então quanto mais eu a minha existência se resume a multiplicar capital e não relações afetivas motivar outras coisas mas o escravismo narcisismo voto de novo as teses são recorrentes hansen né e aí ele conclui que hoje cada um é um trabalhador sempre grifos do ram um trabalhador que explora a si mesmo para a sua própria empresa vejo que o empreendimento não é mais a indústria o uso do mero não é mais a fabricação de algo à sociedade
não é pra mim mesmo né cada um é senhor e servo em uma única pessoa essa frase final do ranking está aqui é ele está no diretamente a rigor ou num livro do rio é fenômeno ggi do espírito e que ele discute a dialética do senhor do escravo então o ranking um grande repertório filosófico ou psicológico sociológico antropológico literário e ele fica o exame antonius aqui no brasil algumas pessoas respeitadas eu assumo divulgando né mas eu acho que é isso eu acho que ele tem das preferências e escolhas referem eu acho importante a gente também
então que eu botei aqui gente além dos livros dele que estão nas referências eu botei que eu chamei de outras correlatas al ram obras que ajudam a entender o conceito do hum então botei lá uma bateria que aliás a abrir essa uma espiga que mantém em cima por d depois da chave e se livra chauí reúne ensaios em que ela discute justamente a ideologia da competência essa idéia de que o fracasso é nosso sempre nunca do mercado né o chomsky que se vê é sensacional do ons que o lucro das pessoas é um livro antigo
foi reeditado agora 2018 é super ele que explique o consenso de washington nessas questões neoliberalismo é os outros 16 clássicos assim para quem já conhece o b-boy espetáculo idéia de que o que o facebook fez agora o instagram instagram faz hoje e outras redes é muito ruim de bola falou há 50 anos assim roberto eco que criticou a polarização do mundo 70 entre os a esquerda política e à direita que se integrava logo o sistema né ô ô ô é que achava que chega mais crítico que isso né é enfim uec fronteira da turma das
receitas não marxistas ter um selo e se perguntam e sai belíssimo passe livre ansa se a nossa medida se dá pelo que se tem ou não tem né as posses roy câmera sugere que existem razões objetivas e subjetivas enfim cada um desses livros eu acho que ajuda a entender o ram para um aspecto né especialmente eu acho que vocês quiserem assim antes de ler o ram para fazer justiça a quem veio antes acho que cheguei bobear que está lá em cima ele houvesse que para começar assim nas primeiras porque os conceitos que destroem evidentemente mas
esse conceito que eles trazem lipovetsky 2004 e o boldrini anos 80 eles são muito usados pelo pelo iphan é o consumismo etc ontem outros mais específicos por exemplo o surdo sobre a linguagem do império acho que o que ele fez no livro ele pegou todas as guerras americanas e de 40 para cá e guatemala honduras brasil colômbia e venezuela todos os países que tiveram alguma ingerência síria arábia saudita irão iraque você sabe afeganistão todos os países que em nome da democracia invasão lista americana foram invadidos e destruindo os americanos e depois de construído com dinheiro
dos americanos né é esses países estão aqueles estados com exemplos fontes americanas assim não é eu quero inventou isso né então se é assustador quando se vê são dezenas e dezenas de dezenas de documentos que provam né é essa ingerência e se como diria o eduardo galeano que não está aqui os xerifes do planeta estados unidos é uma ótima expressão né e se é assim ea gente gosta de ver netflix não tinha jeito né é bom tem também gente coisa unit acho que meu obrigatório esse livro o segundo ensaio deste livro genealogia da moral ele
vai explicar que queima uma que é polêmico falar isso hoje mas o nicho falava isso no século 19 que a as pessoas que punem isso é muito anos e focou as pessoas que punem elas não punem para reparar o erro elas pune pelo sadismo legal isso né quando fala isso fiquei assim a grife e 15 vezes na ufms é isso o que eu falo sobre isso agora no meu bairro não falar com ninguém né aí fiquei comigo mesmo assim cf com café e sozinho né esse livrinho do brasileiro jair ferreira dos santos de 84 não
me engano é excelente para quem quer começar o que após moderno só eu usei muito em aula isso assim há anos e o e do irã se vocês quiserem é um dicionário cultural de palavras que a gente usa correntemente ele localiza no tempo das palavras e mostra cultural nasceu na infância idade a idade média cultura virou isso depois virou outra coisa né ele vai localizando palavras que a gente usa assim no dia a dia com ba nekounam tá na tapera mesmo e acho que nem dá muito subsídio para nós é pra finalizar a gente é
essa fala inicial já falei demais também é é só vocês pensarem se para servir como um negócio fala inglês aqui acho muito colonizado stars startar uma discussão já o river né a startup dava pra começar uma discussão português bonito né é a epígrafe do df acabou tendo o texto que o rafa referência muito esse livro rompe a sociedade do consumo veja que legal essa citação do dna que tem a ver com rangente encontramos-nos em pleno em pleno e se disse anos 80 e em pleno foco do consumo consumo consumo consumismo enquanto organização total da vida
cotidiana ou seja o consumo a partir de um certo momento no século 20 anos oitenta 80 o consumo passou a dizer o que nós somos você consome não há se foi no show não né nós somos luzes ou bem sucedidas de acordo com o que temos em consumismo é corrigindo e consumindo não é tão interessante isso né então olha o consumismo segundo golear homogeneíza ele padroniza isso é muito o hubble dizer também o consumismo homogeneíza integralmente onde tudo está com tendinite aguda tudo catalogado estado né não tem surpresa ultrapassado na facilidade é da coisa do
consumo imediato enquanto translucidez de uma felicidade a situação dele vejo que serrana é uma felicidade abstrata definida pelas simples resolução das tensões que o consumismo no banho de loja nem falava sempre isso a gente loja aí eu vou fazer um banho de loja era pobre eu achei divertidíssimo voltava com dos acontecer a desejar banho de loja tá longe beverly hills isso né é uma concepção euro que se internaliza reproduz a nossa escala é produzir valores dos nas pessoas que consomem de verdade né é interessante consumismo como padronização dos afectos às das relações achava a tristeza
net fica mais feliz e quando consome né é o que dizem pra nós tem gente que não consome eu tenho inveja assim as pessoas que não consome mesmo acho bem legal anos e agora poderia conversar sobre essa questão eles acham da pele é uma coisa sem um conceito 1 ah só pra avisar quem estiver aqui aí fora pra fazer uma pergunta só vim aqui na porta pra pra mim tá porque a gente transmite ao vivo e precisa do microfone alguém quer fazer alguma pergunta talvez eu queria eu se você pudesse trabalhar um pouco mais do
conceito pós moderno porque você começou falando que você é crítico do conceito mas à medida que o ranking ainda não lhe diálogo bastante com o boldrini ar que é digamos um filósofo bastante representante uma linha pós moderno talvez se você pudesse discutir um pouco enfim o que significa então se a gente tem que aprofundar a compreensão do pós moderno ou se a gente tem que se afastar disse buscar alguma outra compreensão é meu amor nosso tamanho é a pergunta mais alguma pergunta foi já o bom é eu só queria perguntar a assim dentro de toda
essa é a abordagem é porque que nunca aparece ou pelo menos não apareceu hoje aqui o que seria um contraponto é daquilo que a gente estabelece como o vamos ver assim como a massificação como o momento em que o neoliberalismo ele vai ganhando vamos dizer onde fica a a vida da resistência das multidões que que resistem de diferentes maneiras e até para entender por que essa direita fica tão feroz é uma velocidade que está diante do próprio espelho dela ou se de fato existe algo que ameaça que viria dessa resistência é por exemplo assim eu
fico vendo aqui no brasil que se fala muito contra a população lgbt a gente sabe por exemplo que inca teve tão presente assim como a negritude vem avançando tanto nos movimentos né enfim a gente avance o processo responde mas alguém boa noite é eu estou pensando um pouco no atravessamento das reflexões com a cultura né é como quando a gente cruza com diferentes culturas aí pensando especificamente no brasil é algo por exemplo fiquei pensando ainda também refletir sobre o momento atual é quando a gente olha a essa nossa essa ilusão é de proximidade com o
privado do outro com a transparência versus uma característica da cultura brasileira que distancia o poder né no geral a gente tem isso fundado na cultura de de tudo sempre muito distante daquela das pessoas mais poderosas e até o modo a gente lidar com a há o que o estado faz independente de qual é o governo mas eu acho que no geral o discurso mesmo nosso discurso e aí quando chega nesse momento a gente tem 11 fim o presidente que a que diz que vai falar direto com a população ea twitter né e as pessoas escrevem
no twitter como se estivesse falando com ele e como se ele fosse lei fazer de acordo com o que a pessoa está fazendo o mesmo então é um aspecto ea é só um exemplo que eu pensei mas sem dúvida outras atravessamento com a cultura e eu peguei ele estava estava lá fora então não estava entrando só pegar o finalzinho da pergunta dela só dentro disso mesmo também é falando dos movimentos sociais ea rede né eu fico pensando também como que é aí você fala do indivíduo e do do coletivo e eu vou trazer um guiné
não fraude mas em hong porque ele fala do inconsciente coletivo e aí fico pensando também como é que é esse novo como é que se constitui um psicólogo mas refleti né não tenho essa resposta acho que não não existe por isso que estou colocando aqui é mais comum que é ter esses grupos que têm tantos é uma pessoa que tem seguidores mas que também é seguida de contas quanto os influenciadores a influencia e enfim como é que é essa essa multi e multi grupos nec na verdade é um grupo e osório porque ninguém está realmente
perto como que isso influencia por exemplo movimentos sociais né e outras outros comportamentos humanos lembra das três uma chave assim com a primeira pergunta você não me conhece heitor leitor pergunta sobre por que eu posso pós-modernidade pós-moderna o termo discutível é para algumas pessoas é porque primeiro em 2020 tá difícil pós moderno né tá muito longe já do que foi concebido teoricamente ele fosse concebido nos anos 50 e 60 como estamos entrando em uma nova fase né o automóvel estados unidos dezembro é o culto do ford num carro aquela questão o elvis presley trouxe a
questão dos símbolos fálicos também o vídeo o vídeo vire rio é a mulher objetificada ap na prisão 70 quer dizer isso feitas 80 é isso é bem marcado assim essa faixa chamada pós moderna umberto eco aderiu a isso muita gente aderiu só que a partir dos anos 80 mesmo é bom ganhar mesmo e outros começaram a cortar e outros começaram a dizer bom mas o que é pois moderno assim a palavra não né porque se a gente pensar aqui o pós é um prefixo em português do latim quer dizer após alguma coisa o que é
moderno para começar também a gente tem era moderna que século 16 mas depois também era moderna no século 18 8 quando a revolução burguesa né depois não era moderna no século 19 executadas cada tempo reivindica para si modalidade então teria várias modernidades portanto dizer pós moderno é muito pouco nesse aspecto histórico porque está falando após uma sucessão de modernidades portanto é vago então se você moderno e vago pós moderna mais vago ainda nesse aspecto conceitual mas num aspecto de data mesmo num cenário pós moderno começaria entre 50 e 60 iria até 80 da queda do
muro de berlim vai pra ficar sem pedir da tyco 2 30 e 40 anos é a gente tem que pensar bom se o fukuyama e não lembram o final do século 20 daqui até o fim da história não só ele nos estados unidos nem como de costume dizem que nós temos que fazer né então eles disseram que a história tinha acabado porque acabaram as tensões não tinha uma genética intensiva então tem uma história absurda demais né qualquer pessoa que tem noção de história do brasil sabe que a história continua firme e forte bem intensivo no
brasil em 2020 portanto dizer que não tem história uma falácia a outra vai juntando essas falácias discurso aparentemente lógico mas que é ilógico e resolve perfumaria né isso com essa questionar então uma uma possibilidade é acho alguns inventaram a palavra-chave ótimo e contemporâneo houve porque contemporânea que pertence ao mesmo tempo contemporâneo só contemporâneo do meu tempo eu tenho 46 anos né é mais daqui sei lá se eu tiver vivo daqui a 50 anos meus contemporâneos serão todos os velhinhos senão não haverá contemporâneo os meus então essa palavra é datada de natureza de saída não é
boa essa palavra né então acho que não tem uma solução mas de modo geral sim se convencionou chamar de pós moderno e isso é aceitável assim apesar das questões filosóficas como esse período que vai de 50 a 80 89 no máximo era do videoclipe é assim depois dos 90 é outra coisa a gente aí não liberalismo total é outra ultra liberalismo quarta fase do capitalismo é outra coisa mas acho que ele pode chamar assim pra ficar didático para não ficar muito perdido a histeria a gente pode falar assim para evitar problemas eu posso fazer um
texto foi assim dita pós moderna ou chamada pós moderna porque o eleitor localizada no coração mas eu respeito o eleitor pode querer que ele quer usar agora essa questão é bom porque depois de 90 chama como depois né amas pós moderno que então pós pós moderno pós moderno é é legal a gente pensar que os gregos era moderna para eles assim é difícil né é é uma questão muito da do nosso narcisismo histórico também olha o nosso umbigo né e olha a história de 2020 quer dizer se houver a história que o passado está morto
hoje né acho que ninguém pouca gente gosta de história né história mesma disciplina só quem estuda mesmo assim as pessoas em geral se fala assim vamos discutir padre vieira não aparece com 17 acho difícil alguém por favor um sermão e dois chips acho difícil acontecer isso né é depois sobre vocês responde mas é difícil conceituar mesmo né é pior ainda pós moderno o pós-moderno que nasceu com os modernistas aí ferrou porque ou pós moderno né difícil pode o modernismo assim mais difícil ainda depois sobre o seu nome resistências e falou seu nome com um livre
sobre resistência eu acho que tem resistência que a mídia não divulga nesta basicamente a mídia corporativa na nossa santa velha mídia que apoiou a ditadura né que carregou gente nos carros a prender manifestantes né eu não vou citar nomes porque vão ficar bravos né é mas eu acho que é isso né tem essa questão de que a gente tem várias mídias né isso é um conceito antigo do idoso hipermídia no brasil mas tem as mídias alternativas mídias solidárias às várias possíveis mas corporativa é difícil você lê para se formar mas mesmo assim é com o
pé atrás né porque são cooperativista gente assim não tem patrão o patrão mandou o relator faz não tem muito né eu conheço muito na lista do aluno jornalismo então assim eles falam espanhol os alunos falam pessoa não tem liberdade a não sei que não tem é só confirmar né é então assim acho que a resistência eu mesmo fui a vários atos como você deve ter ido várias pessoas foram atos é maria e franco fui lá no largo de são francisco em 500 pessoas 500 pessoas num razoável para 6 à tarde em são paulo no centro-sul
e várias dezenas de atos da paulista na lagoa batata corrigir polícia várias vezes mas é divertido se desenvolve ocupe o fôlego né mas é interessante ao mesmo tempo pensar nisso porque é não interessa divulgar o dissenso entre o rangers gente gente que vai pra paulista paulista já um lugar assim seis conseguir vamos combinar quase um shopping a céu aberto paulista nela é uma extensão do shopping cidade do shopping top 60 a polícia quase um quintal do shopping então quem vai ler mas com o da paulista é plana né lisa quase transparente justo né é um
lugar bem legal pra item metronet a sensibilizado vamos protestar aos domingos que um dia muito bom que atrapalha as pessoas né é mas é eu estou muito revoltado um pouco não sei fui muito paulista eu achava que o leão que as pessoas rindo mesmo repressor revoltados como eu rindo tinha no forró faltou foi gente não é revolta isso é estou aqui me fez presente mantendo analista kenichi eles a chamada sala de aula só para constar só que os créditos né eu não sei se faz muito sentido acho que tem resistências em várias formas militância que
sakineh por exemplo acho que essa conversa uma militância hoje de alguma forma com 40 e 50 pessoas porque a gente pode replicar o que vocês falaram após aplicar sala de aula ou não porque você do treinador não posso pensar em sala de aula eu tenho que aceitar as coisas é acho que vocês uma conversa no café sabem contra a mãe depois mãe ou uma conversa agora 11 uma pessoa do público perguntou coisa né quais são as formas de resistência nós estamos resistindo e acho que a gente não tem outra saída é compulsório resistência eles têm
a isso a reação nossa resistência nem imagina sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim o próprio sistema neoliberal não precisa mais obrigar o cara deixa que ele faz o serviço quando a gente entende esse conceito de empreendedor é uma coisa empreendedor que se localiza no universitário de uma case outra coisa o empreendedor que se localiza por exemplo dentro de um assentamento do mst outra coisa em 3d dor que se localiza dentro de uma tribo e aldeia desculpa indígena ali você vê os empreendedores só que o conceito de empreendedorismo às vezes a impressão
que eu tenho é que nesses conceitos vindos também do hum são conceitos eu não sei até que ponto uma pergunta pensados a partir de 1 a análise é de sociedade que se que se é que fica muito à no que seria uma classe média é escandalizada como se não houvesse dentro dos próprios conceitos e elementos pra porque eu não sei ouvindo a sensação que a gente fica é mesmo de um esgotamento de não sem saída porque são conceitos que estão pensados eu sinto isso a partir do ponto de vista de que não há resistência mas
não é a resistência da paulista isso é não é essa resistência a essa pergunta você acha que a prisão seja como a gente resiste o conceito padronizado resistência de peronismo segundo certos pressupostos de muita classe média que não vale para vários entendimentos é isso que eu acho que eu tentei pra não se ficou claro mas quando eu falei da indústria ozunu homero e depois essa questão do fabrico no século 19 das indústrias fábricas indústrias moça justamente para o empreendedor tem várias facetas mas que a gente como não tem mais muito eu tenho mas que não
têm valor ao órgão o arquétipo nem a história mesmo arqueológico a palavra foi perdendo faziam empreendedores para que uma coisa não século 20 mas que não tem peronista antes e tem com outras formas né é um desses exemplos então eu acho que é isso que o problema é que esse achatamento das diferenças provocou também uma espécie só tem um conceito né então eu vou googlar ninguém pesquisa sigla né eu vou namorar vou te ver a cena com a palavra que se usa no uso tinga mas sim a idéia de que pensar aqui é como se
houvesse palavras chave no mau sentido que restringe a nossa cabeça assim seu pesquisa o primeiro é google ninguém fala ninguém fala mais pesquisa na biblioteca né assim a gente está em casa e foi no google e também faço isso porque tá lá internet nem arpanet lembra é eu acho que entendo que falar eu acho que a resistência também conceitual nisso só que num cansa não não teve alcançar e não tem espaço na mídia corporativa presente não vê alguém um é contratar um colunista para discutir o empreendedorismo o que se vê em curso para a criança
aprender com adolescente e prender maquiagem uber assim o entender né você vê um estímulo a palavra no sentido cristalizado desse ruim é de que ele sujeito que se explora a si mesmo e acho que o empreendedor né esse é o problema eu acho que tem resistência a gente acho que aqui trabalham em saúde ao trabalho com gente no balcão a gente acaba acho que mostrando que tem né só que eu acho difícil a mídia a grande mídia e mesmo os livros best sellers falarem disso eu sempre tem a idéia de sucesso né o empreendedor ligado
ao sucesso ou fracasso não tem não tem saída tinha assim ser bem sucedido mal sucedido e se for não é com pessoas assim simples né eu acho bem complicada uma pergunta não tem resposta eu acho assim é difícil responder mas eu acho que é assim pelo que eu vejo na mídia e nos livros é sempre o positivando empreendedorismo e se e nunca considerando os outros vendedores possível as outras formas de empreender é sempre esse empreendedorismo aqui né rasteiro do louco do interesse das relações pragmáticas e nunca tem um pendor smac das férias em st nélio
do prado da filha da água branca lá que eles fazem pm esteja usando o criminoso né e não sei isso não é quem responde é mesmo a terceira pergunta o que você me fez nesta manhã onde tal é engolir muito pouco assim ele né mas o o conceito do inconsciente coletivo conheci é e está ligado também depois muita gente seguiu entregou e conseguiu que aplicou em obras é várias pessoas até o túnel fez isso a jornada do herói depois enfim acho que dá pra pensar assim agora se pensar no conceito mesmo ongs eu lembro que
vi só há muito tempo mas a idéia de que a cesta imaginário né no nosso supostamente nosso subconsciente o inconsciente alguns chamas em completa consciente e se imaginar e ativado na última mobilização inconscientemente imaginário quando sonha quando acorda quando enfim é que estava inconsciente coletivo a que acho que se eu sempre digo que quero dizer é que alguns conceitos que nós usamos hoje estão impregnados na sociedade chamada pós moderna e contemporânea que a gente está falando desses conceitos mesmo criticamente reproduzir nos conceitos é isso que 60 diz é meio grave assim eu quero falar mal
por exemplo ou criticar por exemplo um conceito por exemplo pela pessoa jurídica uma chave dura fazer né fala pessoa jurídica importante né reconheço a importância né é só que o indivíduo a chave foi a última vez foi ótimo falou assim o indivíduo não nasce mais para ser pessoa ele quer ser pj muito legal ele não quer ser trabalhador esse é que ele quer ser prestador de serviços agora esse pensador serviços o que ele esquece é que a palavra serviço vem de serviçal é pior que o trabalho trabalho aumento de castigo romano agora serviçal é assim
a gente é servil não é positivo isso mas a gente está positivo dando coisas ruins né e acho que há uma positiva pelo discurso a gente também guarda isso netflix nam van doorn cruz na cabeça aí você só r 1 bi diria você sonha com esses novos novos repositórios conceituais e isso entre nós atualizamos imaginário coletivo a gente que acorda pensando isso mesmo não querendo que eu vou empreender hoje eu não falo do banco não vai ficar chato mas é um banco que adora rima empreender com o banco né até rima ficar boa é então
a ser interessante porque as palavras são chave mesmo as causadas intencionalmente prove mapa lucrar mesmo quando o banco e rima o nome do banco empreender né você não acha é meio a gente fixa eu sou cliente deles desse banco por exemplo não que eu queira né por conta do fim é aí é só o cliente deles mesmo querendo cada vez que eu chego na usp é pra ideal na época tem uma parede deste banco que fala de empreendimento positivado esse né eu fico muito bravo assim mas não adianta gente eu fechar o banco e também
seja chega em hora de falar isso porque estou treinando isso né esse petróleo é marxista né então é eu passo o leio aquilo com raiva mas ele percebe eu vou criar um imaginário da rede mesmo resistindo eu queria imaginar o que ele produz aqui o né aí começa a brincar com o empreender tirando sarro mas quando vejo falar em prender sem querer eu acho que é um pouco disse isso mas acho que tem um pouco isso é eu não sei se eu sou muito pessimista assim gente percebe se aí o rame atraiu muito acho que
é muito pessimista eu gostei assim né é ele a dor não sabe tudo que ela é negativa ou lhe ficar crítica dele né então eu acho que talvez por isso assim eu não sei se é isso que você está perguntando se tem a ver com essa ideia do yung de ele ter uma matriz de pensamento meio pré-pronta que a gente pensa as coisas é e voluntariamente e reproduzi é isso eu estava cruzando com justamente a parte da transparência nesse acesso ao ao íntimo do outro e essa esses grupos porque sempre pensei em termos de constituição
de coletivo e não sei de repente tem outro exemplo eu eu sou limitado nessa nesse conhecimento histórico assim de momento na história em que serão também que a gente tanto os grupos se formando virtualmente mas são muitos grupos next pensa assim a você segue alguém na rede social é amigo de alguém na rede social mesmo que não conheça e irá compartilhar aquela pessoa compartilha dessa trocando tentar agenda então se forma um grupo em torno daquela pessoa então a imagem da liderança técnico e tem muitos grupos ao mesmo tempo acontecendo e aí eu fiquei pensando justamente
essa mesma a reflexão você fez de um coletivo muito maior mas pensando como esses micro coletivos né é de 10 mil 15 mil pessoas trinta mil pessoas vai impactam na nossa formação é eu acho que em termos de cultura assim acho que um caso concreto assim que pude ver na livraria cultura acho que poderei falar o nome da loja não se mexam darvill gente é só porque o frequenta lá mas a agricultura tem lá ela tem os lançamentos nem debates lançamentos de livros tal de várias ideologias alianças né mas não me assustam mas enfim é
é uma vez teve foi muito legal tinha uma fila às por uma moça da culinária que tinha acho que sim 50 pessoas vai eo youtube ia lançar um um livro pseudo livro de celular confissões de um ghostwriter porque não foi escreveu e tinha sei lá lutando assim a volta no quarteirão assim né os referenciais mudaram acho que é inegável né que o youtube assume uma dimensão que não esperava eu não esperava youtube a ter mais credibilidade que um filósofo de verdade um ideólogo né então você tem um tem uma questão que eu acho que é
isso essa perda de referenciais como falei no começo essa crise institucional neto valores também em jogo assim o que ele tem a aturar essa é pra nada só escalei contemporâneo que a história não me interessa eu nasci em novembro de 2010 a idéia de pensar sem que a história me acompanha eu sou a história eu sou meu empreendedor essa cor do narciso eu acho muito séria porque eu acho que ela bala todas as referências fora de nós história né cultura enfim o outro a idéia de morte não fala da morte hoje né ai q negativo
que você não gente a morte é um processo biológico a essa negativo não é a morte é um processo se repete a pessoa ficava ficar mal aí você está insuportável hoje só fala de morte não falei que a morte é repete né mas acho que tem isso essa questão da que você falou né que tem anti ter analisa as coisas e culturalmente empobrecimento e não percebe uma uma razão uma coisa rasa de uma colega que chamo saco dizendo 19 no brasil de rarefeito culturalmente eu queria pensar o que ela fez duas hoje 21 porque rarefeito
culturalmente como machado de assis de 19 nem que tivesse mil leitores só 2000 mas esses mil 2000 pelo trato oral repubblica vão né circulavam machado de assis é aqui que a gente circula hoje felipe neto né anda contra assim gente não acha de assis e ele sabe né acho que assim é já está com os referenciais muito a expectativa está muito baixa você acha que um qualquer um que pega que sabe falar três frases em tipo em português é filósofo é difícil né tipo recebe uma coisa da própria linguagem não é é um sei que
posso ter a linguagem é agente de letras e sons e letras aqui entra sabe nem assim o supõe acham que a linguagem é pra nós é sempre o enunciado anunciação né as variações lingüísticas tudo isso para nós é interessam e isso tudo é diferença por isso que letras é um curso como atingir isso acontece desculpe nesse estágio da nossa história magnífica brasileira né é a mesma coisa história né pra quem história porque quem não lembra que ela pode acertar as contas com o passado que o brasil não fez até hoje né mesmo acertando as contas
vai continuar fazendo porque é uma uma autorização neoton tem uma colega menu uma comendo pizza disse uma coisa ótima professora também não falou assim ah valéria o valor do crédito dela valéria monteiro falou assim estou cansada de baratear conhecimento dos alunos adorei esse pessoal é o principal motivo do ramo poderia pega expressão baratear conhecimento e desenvolve o que seria isso eu tenho conhecimento eu tenho só 30 anos ela no caso há 30 anos de carreira e leu o que em tese tem né escrito aí para a acer palatável em sala de aula e não xingada
pelos alunos ela reduz tudo que ela sabe a um mínimo e mesmo assim não reclama né fala assim olha a gente é bom que vocês lessem isso é o que eu falo é tão divertido seria legal que vocês lessem fraude o casal não haver com fraude a uma aula de colônia do brasil eu falo sempre foi o de aí às vezes em vinte alunos não fala assim porque mas é só um e nem sempre aí eu eu mesmo perguntam por que só perguntando isso porque foi onde falou do racismo e o ranking você talvez tenha
dito hoje também fala disso é uma questão que não foi resolvida e o o vídeo antes de cristo falava disso também de narciso a falar assim percebe assim ô ô ô ô a própria reação dos alunos ao nosso sismo já mostram nossas vistas porque não querem saber quem são as vistas eles não aceitam eu não sou racista eu sou eu então exatamente como é divertido gente assim eu é que o rio muito internamente não parece mas eu sempre vindo irmã selma conhece ai gente que mais pessoas a boa noite é realmente a pergunta seguinte e
nunca lhe ram foi meu primeiro contato esses sites que você trouxe e uma coisa que eu fiquei eu acho que alguns deles mais analíticos outros mais descritivos mas de qualquer forma eu tive um pouco de dificuldade de entender se existe em outra parte da obra dele então juridicamente não conhece a obra alguma parte mais positiva no sentido de que ele tem uma proposta de sociedade particular porque inclusive a resposta foi negativa talvez isso reflita um pouco até de porque não posso moderno você citou o tarde eu fiquei pensando talvez uma das definições mais paradigmáticos pós
modernismo que a gente seja a descrença da narrativa era assim que ele define ano é por isso que são tão críticos tanto do marxismo conta do iluminismo conta de várias outras que acha que tem uma teoria da história então se pudesse falar um pouco sobre isso com seu nome seja eu eu acho que o rampa e elevador do que já deu a dor não é assim theodor adorno alemão jogou duro não tem saída é o que se chama dialética negativo é assim tudo aponta para um túneo que não tem uma luz no fim do túnel
é uma barricada no túnel não tem saída acho que usei na mesma linha a gente olha o cara que ia sul coreano que que acho que desconfia do modelo agentes viram aquele filme é parasita sul coreano é uma crítica violenta ao mundo de consumo sul coreano que nós no brasil repetimos eu já vi gente séria dizer com muita convicção a palavra horrível aliás convicção mas enfim com muita digamos ter na cidade vai ficar melhor que é a sua cor é um exemplo de país que não terceiro mundista mas um país civilizado mas que a educação
né e se fala turno aí quando você vai você pega um livro sobre a coreia ou um filme como esse você vê que tem miséria né a educação é uma fachada uma propaganda como hipótese também que o país exporta esse discurso e nós aqui não se deixe termo disto o mudou o nome hoje é mais moderno né nós somos é outra coisa emergentes eu gosto das palavras eles inventam muito boa né então sempre emergindo isso é bom né positivo né energia não sei da onde é mais interessante pensar que os goianos têm essa imagem para
nós de exemplares a democracia em baixa a coreia do norte que é um louco ao ditador né a nossa realmente tiné que horror é então assim é com a gente pensa eu não mas as pessoas em geral pensam que a coreia do sul é uma exceção da ásia e do mundo lado leste do oriente oriental é uma exceção e só esquece de falar porque é uma exceção netão sucursal norte americana é isso que como israel também nem tão assim é geopoliticamente todos os continentes tem uma sucursal norte americana ou inglesa hoje isso é hoje não
é século 19 né é joanesburgo na áfrica do sul é assim tem lugares estratégicos no brasil é assim na américa do sul infelizmente o papel que nos coube né então eu tenho em cada continente têm um pelo menos um ou dois é digamos os focos radiadores dessa desse pensamento estadunidense né para o bem e para o mal também tem coisas boas e coisas ruins é o o hoje que o réu é muito sintomático disso nem o sesi por que saiu da coréia do sul que é esse exemplo e ele não volta mais a coréia é
curioso né e ele ele se radicou na alemanha ele sabe alemão ele fez o doutorado irlanda alemanha é ele deu aulas em universidades alemãs de filosofia de estética de arte né ou seja é um cara que pensa como os alemães pensam e vocês sabem estou high the gun né é o dourado ele sempre pensando na trajetória do ranking como intelectual como acadêmico o que a gente percebe que que eu acho que não tem como pensar positivo porque a formação dele é assim a adorno foi a do fred adorno ele pega toda a escola ao se
aquele alemã e vai reproduzir os valores dele sair pra piorar e também pega o peixe os franceses rodovia é super pessimista né pra nós pelo menos 1 refere outro pessimista ele vai pegando todos os pessimistas e vai fazer uma síntese dos pessebistas portanto acho ele não apresenta as saídas não é propositivo é assim a mais para aquele é um livro desse justamente para não sermos positivos né não sei se é bom é pesado gentil hansen um livro você fala assim ai que legal olha anda fazendo uma assentada vai numa sentada e fica assim para você
está lendo podem vir a ser assim né a revolta fecha não não quero mais ver isso nessa volta a levar electric que é positivo né se tiver a série que você queria que ele some com séries sem avisar também é ótimo usar né a partir do dia tal não teremos mais um episódio da série final da nba se todas maratona mas é uma visão que são positivos então não sentido ruim de binário gente assim assistiu este o nosso tio vamos por outra mais né no lugar assim é não sei se eu respondi não é positivo
eu acho que não houve até agora nenhum livro positivo dele também assim é sempre crítica sempre acho que provocar reação eu acho que o time está aquele que menos nos menos mexer conosco comover a gente fica tão irritado lendo fazem de absurdo mesmo né se você largar o café como eu faço e sei lá interagir com as pessoas tendo lido hum eu acho que de fato se muda algumas pessoas pelo menos nessa falácia pensar em algumas coisas mas não é positivo do discurso à nação eu tenho boa noite eu também não conhecia o ranchinho a
gente praticamente a mesma dúvida se em algum momento ele teria alguma solução positiva é alguma esperança no fim do túnel e com essa explicação com a sua resposta livre pensador do período pós segunda guerra mundial que é o risco ambiental que ele é um clássico do realismo político ele tinha também um pouco não tanto quanto no ano pelo que eu pude ouvir aqui mas ele falava bem sobre a realidade sobre o estado ele é egoísta estado ele quer ganhar e ele falava ali até mal da política externa dos estados unidos e mexia muito né mexia
é como ala com a situação eram não muito confortável mas depois o pensamento dele surgiram algumas outras correntes em contraposição ao que ele falava em ela só mantém alguma outra com este pensamento algum outro pensador que falhar ele está sendo muito pessimista mas essa conscientização através desse dessa realidade pode trazer alguma mudança na sociedade pode trazer alguma conscientização em relação à mudança em relação à coletividade as é a concurso poderia dizer a se desfazer a se livrar do nace narcisismo que algum uma contraposição mais esperançosa em relação a isso o pensamento dele enquanto tá na
hora deu é eu acho que um filósofo contemporâneo bom também embora mostre mais discutível que o run é órgão bem que ele cita também o órgão também ele não é tão negativo mas ele tem uma concepção mulheres ele é religioso então a concepção tecnológica o ranking também estudou teologia mas o velho acho que era mais é eu entro nessa questão religiosa é mais laico digamos assim o ou a gama e sempre mona lisa em algum momento ganha então tem um certo e errado a sair dessa e aponta saídas só que são binárias por isso que
eu prefiro a gangue o câmbio prefiro ram né é perfeito assim não por gosto só eu acho que eu acho que é mais honesto assim no sentido em que é a gente está vendo vários impasses concordam em levar a cultura política então relações pessoais é e eu acho que é importante ler justamente para pensar nos impasses assim tá tudo se passa como é que enfrenta aí é cada um começa os coletivos como ela falou né em coletivo para todas as coisas hoje né vocês vão se de fato se encontrar pessoalmente e tomar atitudes é outra
coisa mas a idéia de coletividade que existe gente existe nos é uma forma de resistência também a gente né não tá grupo a zap é depende mas enfim né eu me tornei um grupo pouco lembrou antes apesar de todos nunca estive em um dia também é também não tem nenhuma questão com essa questão que tem no faustão às vezes a gente também fala faustão é que chegamos lá os artistas para fazer chorar da audiência quando ele fala assim o que a família para você já pensa é um lugar comum e todo mundo responde de acordo
com o receituário do faustão que é a família meu guia eu falo no meu caso não é como é que faz ah mas você não foi adiado fui quando criança adolescente e depois nessa eu acho que essa existem certos pseudo valores que continuam sendo ventilado sim obrigatórios né então você não crer em deus você não pode falar que não crê em deus o que o que desconfia de deus isso é só colégio você pode ser morto na esquina né se você falar que eu rompi com minha família por exemplo questões políticas a mas isso é
muito radical se daqui a pouco vai fundar um mst né assim ó tem simpatia por eles aliás é de fato nem a nossas concepções já estão ligados às nossas atitudes não é só uma coisa da outra é mas eu acho que é isso mesmo assim eu acho que eu também mas se você quiser uma coisa - menos negativa o game também não é fácil mas ele é mais palatável é mais elevada olha me consolou a alma cogan me consola porque ele religioso ele tem uma cabeça jesuítica ele concebe o discurso assim a gente o mundo
é assim a desgraça mas através desse procedimento você consegue pelo menos o hum não nem tem procedimento ele propõe assim 2011 é horrível o que podemos fazer paulo freire sabendo não não tem paulo freire ofender positivo né hum não é não sei quando relembra e por que é importante então seria um livro de um homem que não é positivo néné positivista no sentido de hoje é otimista é que com lembrando desculpe o chavão paulo freire no pedagogia do oprimido ele lembra que ele fala uma frase é um lugar comum paulo freire é os homens não
muda o mundo lembra que as idéias é que mudam os homens que muda o mundo então a idéia de que se a gente não refletir em práticas né e em condutas que nós temos a gente não consegue reavaliar nossas condutas e mover essas condutas portanto sem pensar no mundo o que os nossos queridos da nossa história recente brasileira kelly que não pensa mesmo histórico né a ditadura foi assim a nova ditador é assim e aí continua legal acabei de ver uma expressão nova ditadura e gostei desse termo começar a usar em sala de aula também
né aliás o o que tem a ver com isso e se quiserem ficar bem assim desesperados o que é bom assim tem um lado positivo o negativo é que o lado bom aqui o cursinho que lançou um livro e ano esse ano 2009 que chama a nova ordem é uma distopia brasileira militar que eu li né e assim bem rapidinho e ele cita como epígrafe de george orwell só pra vocês vêem que a coisa é tópico mesmo eo hawksley o do novo dirigente isso promete né é horrível assim mas é bom prende por que cultiva
essa diferença que é legal é justamente essa está muito além do que eu não falo do do achatamento positivo virou essa obrigação sabe o prozac tem que ser bem tem que ser feliz tem que falar isso tem que ser empreendedor tem que render e se não render a a pessoa sempre esse discurso é é importante então a gente pensar que esse negativo embora o discurso seja negativo ele pode nos levar ações pequenininhos com essa lateral mas depois né replica isso agora vou ler o run evoluir e isso eu adoro froy de vôlei e aparece o
marqueteiro mas vamos ouvir dele mas é mas é isso as coisas pequenas dez dias é que fazem né diz que por isso eu não sei muito bem ser uma pergunta mas quando eu vejo as pessoas mas é ele não mostra uma saída mas tem outro autor que mostra e foi me dando um trato remelexo assim não chega a semam estar mas acho que essa meu correu o seguinte eu começo pelo comentário talvez eu cheguei na pergunta eu acho que a gente não pode correr o risco de bharat a essa busca que eu não vou chamar
de positiva tanto que o positivo já está completamente contaminado por esse valor é é achatado né mas assim a busca de um horizonte porque quando você faz um diagnóstico é provável que eu nunca li o mas eu estava muito curiosa por isso que o vínculo uma introdução quando você faz um diagnóstico cru e verdadeiro e você a profunda e enxergue mostra pro outro há algo que deve gerar angústia o grande bem não pode ser que bom que a gente ficou tão profundo que a gente aguenta crise né porque assim é e eu acho que esse
diagnóstico se ele é consciência ele é consciência em relação a algo se vislumbra e se vislumbre que eu não vou chamar de meta porque não existe só uma mas assim a gente enxerga no horizonte quer dizer senão você não levanta da cama tada específica lá na na na depressão que falo que é mórbida então assim se a gente levanta da cama porque a gente vislumbra algo no horizonte eu não quero buscar o melhor porque eu não tô aguentando angústia porque aí a gente barateia o nosso desconforto então quero um pouco somaco com a validade dessa
busca e aproveitando de quem conseguiu fazer com tanta profundidade um diagnóstico que pode ser muito ruim mas que me deixa atiçada nummi amolece não fico é que orientam eu fico mais na estrada quando eu vejo porque é que eu fico atiçada é porque eu vislumbro algo que é verdadeiramente melhor que isso então sei lá pergunta é assim a agosto é difícil mas acho que a pergunta é assim há como não ambos não fazer da minha busca um calmante entendeu quero algo que me acalma e não eu quero que vai dar muito trabalho mas a alegria
também são sei lá me lembrei de um filme que que eu não sei por que esse negócio espalha talvez não saiba alguém de vocês assistiu de mann é um documentário que o livro explodiu na frança e eu não procurei a que acredita no google pra falar eu não acho autor eu acho que sim sumiram com essa história o livro é fantástico e misturo num determinado momento foi traduzido porque moro e eu já cheguei a ver um vídeo em uma loja em portugal que chama a manhã foi um documentário feito onde eles visitaram dez lugares do
mundo que são cantinhos assim onde eles não é que ele só tentaram fazer algo diferente disso tudo que está no sistema eles efetivamente fizeram japão há dez anos a 15 a 20 experimentando um outro jeito de viver como em comunidade um outro jeito de economia um outro jeito de produzir horta o seu 10 experiências que estão ali descritas e que elas já deram certo é muita gente envolvida mas por um mundão é pequenininho tem um achatamento que esse negócio não disse não se divulga só que eu assisti esse filme numa viagem dentro da air france
então existe gente vale a pena ver mas ele está eo que eu quero dizer são é ou você faz isso na realidade ou parece que está buscando um calmante dani eu disse lá só pra ativar um pouco assim que viram a gente tem que olhar por cadê os autores que vislumbram junto com a gente dá um caminhão na oi boa noite noite ia pegar carona na fala dela e também na li é eu li alguns livros do ramo mas não todos em algum livro dele né que você tenha lido tenha alguma menção a esse tipo
de resistência têm alguma menção à coisas práticas do coletivo que estão sendo feitas tem alguma menção também ao pensamento um pouco mais descolorida e colonial de sair dessa perspectiva totalmente européia eu acho que eu acho que vai um pouquinho no sentido da da pergunta da guiné porque a gente está falando de resistência ea gente vai pensar na na na paulista sendo que os índios resistem há 500 anos sendo que o modelo neoliberal por mais global que ele esteja ainda não tomou conta de todos os rincões você tem países inteiros que ainda né eu não estou
nem falando a bolívia do fato de países africanos por exemplo onde a lógica de pensamento ainda não tá então corrompida então eu acho interessante saber eu acho que é como você falou pra mim o fato dele não ser pessimista é ótimo porque não é pessimista é realista só que eu acho que o que mata é essa vontade de continuar o vislumbre é a gente não pegar as coisas que estão um pouco mais por baixo que sejam que não venho né do nosso repertório ocidental né eurocêntrico etc e que não sejam o também do midiático porque
ele afinal também acabou entrando no lide ático né é uma pergunta se por acaso em algum momento entre cita não há pesca ilegal lo não há modelos vão a saída será a diagnósticos né é que é que a primeira etapa da ação é você diagnosticar o problema é este e vamos à tarde isso né é quando quando eu pensei o nome dessa fala eu voltei de lá eu tenho que confessar agora uma uma anomalia assim uma aliança pela sociedade positivas e vai atrair gente acho que não leu a achar que é autoajuda não é autoajuda
é alta de pressão não ajuda muito no sentido do do imediato livre à noite a pensar depois o livro você fica pensando assim né acho que isso vai pegar o efeito prova mas não tem nenhuma proposta não tem o site ngassaki documentário lembra o site gás se do mundo com o transporte coletivo não tem gente assim é não tem uma empresa de gás e destruir nós vamos vamos a setembro destruído é de jesus o sol que está ligado aos egípcios na hora o ctc e mostrar a nossa religião que a gente segue no ocidente ele
é totalmente baseado e não coisas não ocidentais nunca se dá conta disso né enfim só o japonês muito questão que na tecnologia é católica cristã ajudar cristã não tem saída assim pelo menos ele não fala mas eu acho que o livro é isso que é legal é um estopim para de pensar coisas né esquerda e faz grupos de leitura enfim é muito bacana de fazer leituras coletiva sobre o dano é é porque ele não dificulta o texto não é um texto assim há também não é assim mas policial saiu correndo mas se você lê calmamente
se consegue né pausadamente reflete um pouquinho lá a gente estava aqui vamos analisar é que nem aula a gente fale uma coisa coletiva é e é isso que você falou um pouco nem sei o nome dela não conhece beatriz né e é sobre isso que você falou da gente não tá buscando consolação é uma só para dar um exemplo sem que tenha a ver com essa um exemplo que ela deu gente uma vez na quando fazia letras ainda uma colega minha cara não sei explicar a gente assim porque ela falou isso ela falou que eu
era melancólico disse é porque nem eu sou mesmo mas eu quis ficar conversando porque só assim as e ouvir músicas góticas e foi assim tão más esse é o problema as músicas góticas que tocam no madame satã tocavam nem fazem bem embora sejam em acordes menores letras depressivas e suicídio entendi porque eu gosto e na fruição estética não é conceitual com o gótico ela falou mais nada evidentemente né porque uma pergunta agressiva que ela fizesse você é isso por causa disso você né outra colega recentemente uma pesquisadora falou assim eu estava com um casaco mostarda
é difícil usar mesmo mas é com o frio assim ela falou assim nossa do de longe assim estava andando assim apressadinho como sempre se avance nossa como você está colorido hoje não é assim hoje com cinco rodadas assim não foi assim aí como sempre eu aguento a raiva não é acho que ele entrou no carro nessas horas não sei que acontece consigo e controlar um sorriso interno e função é a espera assim você é assim tão escuro assim então eu faço então que aquela jogo de xadrez a jogadora espera o cara fazer rock do xadrez
para jogar no último campeão sendo uma casa dela com esperando eu falar alguma coisa aí eu falei assim o que tem a ver a cor da roupa com eu sou melhor ou pior assim só pra entender dela viu que a coisa era séria não estou indo lá no lugar e ela inventou aquela desculpa do paulistão ante marca aquela pizza conhecem que nunca se marca é só pra ter uma despedida - - é ofensiva nem eu não quero te ver nunca mais vai marcar uma pizza né é isso né eu acho que se eu não sei
que me falar em esquentar ao sabor da pizza porque isso acontecer é coisa complementa vou saber que realmente não gosto de mim foi uma coisa mais light né portuguesa que eu gosto talvez lá então quero viver mesmo né eu acho que tem uma questão de começar a provocar as pessoas gostam muito retardadas algumas não estou dizendo e elas fazem perguntas realmente sabe tolerância zero que tinha acho que é isso assim não tolero mas só que eu falou rindo né e eles acham que eles façam rir junto e é muito legal às vezes eles rim da
crítica que eu fiz a eles e aí o rio de novo né aí ou internamente está na mente de verdade o rio é mais forçado e ele se com a senhora d'abadia né fala uma coisa do debate tinha está rindo comigo de mim né dele mesmo ao teoria né acho que é isso aí não sei se é mas é legal ver o rangers que tem aí fora eu não falo da tapera né não tenho nenhuma sociedade não recebi e nem eles foi tão gastando inclusive mas eu acho que é legal se comprarem pra valer em
e não cortar os pulsos mais usar como se fala de 2011 a wanka sensacional bom em alavanca tem um som de alavanca verão não vão bater o pachuca também alavanca tão legal a gente brigava presença [Aplausos]