[Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] boa noite sejam bem-vindos a nossa segunda aula aqui de introdução ao antigo testamento a gente vai falar um pouquinho sobre o ambiente do Antigo Testamento contexto né como é que funcionavam as coisas nessa época e aí hoje Saião Professor Luiz Sayão tá aqui com a gente para contar um pouco sobre esse assunto Boa noite Saião Boa noite a todos boa noite obrigado sejam bem-vindos todos aqui que estão em sintonia né com a nossa aí nosso espaço de reflexão estudo aqui na IBM 1 e seja bem-vindo a esse nosso curso
de introdução ao antigo testamento na última aula a gente teve a oportunidade aí de falar um pouco a respeito dos manuscritos né que tem a ver com a Bíblia Hebraica o antigo testamento hoje então a gente vai falar sobre o mundo do Antigo Testamento esse contexto esse ambiente que realidade é essa então eu até começaria para a gente entender um pouquinho da realidade da geografia né Assim que tivermos aí a possibilidade de aparecer o cenário então a gente logo vai mostrar para vocês por meio da projeção também mas o que que acontece o contexto do
antigo Oriente próximo a região em torno da terra de Israel é um ambiente muito peculiar né o ambiente das antigas civilizações né Nós temos três grandes ali ambientes onde se desdobram a civilizações mais importantes da antiguidade que é exatamente o antigo Egito né é com os faraós e todo aquilo que a gente conhece né também o que nós temos na antiga Mesopotâmia com os sumérios os acadianos e também com os ititas ao norte ali da terra de Israel na região da anatólia onde é exatamente a região ali onde está hoje a Turquia né e o
que que nós temos nesse cenário nós temos um ambiente de terras desérticas e áridas né quando a gente olha para a península dos Sinai e o deserto do Saara no Egito o grande deserto da Arábia a região do deserto do negueve e o centro sul da terra de Israel e toda a área que se estende pela antiga terra onde estavam os antigos edomitas os moabitas amonitas e usar aneus que são terras assim particularmente no desérticas e nesse ambiente O que que a gente tem né a gente tem uma realidade das grandes civilizações ligadas aos antigos
Rios então na Mesopotâmia a gente sabe ali um tigre e Eufrates né que são a referência geográfica de fertilidade que permite o surgimento das grandes civilizações dos sumérios acadianos depois babilônios assírios né e o grande rio Nilo que tem a ver com tudo que acontece no antigo Egito Por que que é importante a gente olhar isso né porque conhecer o ambiente propriamente concreto conhecer a questão climática o deserto tudo isso tem muito a ver com essa realidade é que envolve essa situação é para a gente compreender o que acontece nesse ambiente propriamente dito né então
vamos aí ter a oportunidade de olhar como é que isso interfere no ambiente do Antigo Testamento nós temos portanto um cenário em que temos grandes potências a gente pode acompanhar direitinho você pode olhar tá vendo toda essa área que você vê no mapa aí do crescente fértil é toda essa área que faz a conexão principal entre a Mesopotâmia e o Egito e veja que a terra de Israel também no meio isso significa né que essa posição ela é uma posição importante do ponto de vista geopolítico e ao mesmo tempo muito incômoda porque o caminho entre
as grandes potências passa pela Terra de Israel e isso vai interferir por exemplo no histórico de domínio das Guerras desses poderes maiores que subjugavam os povos ali a volta muita gente fala nossa não lê a Bíblia leão de testamento tem tem tanta guerra tanto conflito Mas é porque esse é um cenário de muita região inóspita e árida com regiões de fertilidade ligado aos grandes rios e como vamos dizer no meio da história toda a terra de Israel dando ali nesse ambiente né E aí prosseguindo a gente vai ver como é que se organiza a geografia
dessa terra na terra que você tem o deserto ao sul e a região da Judeia dessa Maria de Galileia né que são divisões assim históricas muito conhecidas e do lado de lá do Rio Jordão nós tínhamos a terra né dos redomitas dos moabitas e dos amonitas e mais acima terra de Gileade de maçã e para entender esse cenário onde nós vemos o andamento nós vemos a história dos Reis de Israel a gente vê também como é que o perfil pro da geografia mostra para a gente uma planície Costeira uma região intermediária chamada sefellar uma área
Central é montanhosa na onde está Jerusalém o Vale do Jordão e a região propriamente da transjordana Então vamos ver mais o que que a gente pode observar né Essa região é uma região de fertilidade e índice pluviométrico muito variado Veja por exemplo nesse mapa pequena área verde aí mas escura era a região que antigamente onde havia mais florestas e que depois foi perdendo isso e essa área é mais escura no outro mapa mostra o índice pluviométrico lugar né Veja por exemplo o mais escuro onde Chove muito e a região amarelinha em torno do Mar Morto
não chove quase nada né Então vamos adiante e vamos ver o que isso significa né Olha só que coisa quando você vai ler o antigo testamento Você vai ouvir falar de torrentes do negueb você gosta de falar da por exemplo das fontes que vem do monte hermon né você vai ler o Salmo 133 que vai mencionar né que o orvalho que desce do irmão de onde a gente vai até os montes de Sião o senhor dali ordena a sua benção né então você vai ver como esse ambiente explica um monte de coisa na Bíblia e
particularmente no antigo testamento aí você vê por exemplo como na parte norte ali na região da Galileia a chuva é abundante é muito grande e como essa chuva chega por exemplo até um certo ponto na parte elevada perto de Jerusalém mais quando chega na região do deserto na parte de Jericó ali perto do Mar Morto no sul não chove praticamente nada isso então né Vamos prosseguir nos leva a entender como é que era o cenário desse tipo de vida né as pessoas em grande parte é viviam no mundo antigo grande parte da história do Israel
em função desse ambiente de fertilidade assim limitada as pessoas tinham uma cultura Como a cultura original do povo de Israel que é uma cultura nova de pastoril que quer dizer isso que os antigos patriarcas né até uma figura importante no antigo testamento eles são pastores de rebanhos rebanhos aqui entendam principalmente quase que exclusivamente cabras de ovelhas né a palavra hebraica e nesse sentido aí a gente percebe né que a situação de ir dos rebanhos envolve essa situação de transição pessoal ir para um lado e para o outro né essa situação de Cultura nômade ou seminômade
né quando o povo mudar para terra né ele vai vamos ver essas rotas antigas já já quando eles mudarem pra terra é aí que a gente vai ver que vai ter uma transição para uma cultura agrícola e já estabelecida na terra né você vai ver como isso tem importância até hoje né em festas de Israel como a festa das Cabanas fala dessa transição do que é viver como seminoma de no ambiente desértico e depois se estabelecer na terra modo permanente ter a sua casa sua habitação Então nesse ambiente antigo uma das coisas importantes olhando as
rotas lá de volta né espera um pouquinho aqui no slide Isso você vê que havia alguns caminhos no mundo antigo e esses caminhos são rotas conhecidas Por exemplo essa estrada vermelha que aparece aí junto ao mar era o famoso havia Mares ou Caminho do Mar que ligava a região do Egito até a Mesopotâmia e até mesmo a região da anatólia paralelamente do outro lado a gente tinha lá o que era chamado aí o Caminho do Rei né a rota real é que atravessava a região da Trans Jordânia né então isso Deixa claro para a gente
como é que essa vida se definia que caminhos eram esses né prosseguindo a gente vê né aí as diversas áreas né você tem a região da Trans Jordana o Vale do Jordão imagina só o metros abaixo do nível do mar as Montanhas da Cia Jordânia hoje terra da onde fica a autoridade Palestina na sua maioria né e o restante em volta é Estado de Israel e depois a Zona Costeira para a gente ver a distinção né ou seja entendendo isso você consegue o que um exercício que não tá fácil para todo mundo e entender a
realidade do Antigo Testamento né prosseguindo a gente vai olhar é vendo aí olha que coisa importante elemento da topografia de Israel veja agora toda essa parte mais alaranjada né em contraste com a parte verde a parte verde é a parte aí de planície ou de depressão Como é o Vale do Jordão no meio Onde tem ali uma falha geológica e essa parte mais avermelhada alaranjada e a parte montanhosa então por exemplo quando os israelitas estão ocupando a terra eles vêm da região ali da Trans Jordânia através do Vale do Jordão e conquistam a região elevada
conquistaram Jerusalém conquistarão as cidades na parte elevada enquanto os filisteus vão ficar lá na planície junto ao mar e então a compreensão disso é fundamental para a gente entender uma série de textos bíblicos e como essa compreensão né ali mais acima você vai ter por exemplo Vale de Israel que atravessa de um lado para o outro né e é importante conhecer as diversas regiões os pontos mais elevados os montes defraim montes de Judá algumas das montanhas conhecidas que aparecem aí que você conhece o Carmelo Tabor né mas em não adiante a gente vê mais algumas
coisas para ver por exemplo olha que coisa interessante é importante olhar que a terra de Israel um espaço muito pequeno hoje o Estado de Israel tem 21 mil quilômetros quadrados incluindo a região da autoridade Palestina nós temos aí 27 mil metros é quilômetros quadrados muito pequeno o Estado de Israel é o mesmo tamanho de Sergipe e O interessante é que você tem o deserto a montanha onde chega a cair neve Lagos com regiões bonitas como se você tivesse nas áreas férteis da Europa zona costeiras no Mediterrâneo que parecem áreas bonitas do sul da França menos
mesmo como praias que existem no Brasil a região do mar morto em vários desertos diferentes essa variabilidade da terra ela apontou uma série de sinais que ajuda Por exemplo quando você vai entender toda a realidade do Antigo Testamento do culto abaal o culto de fertilidade tudo que acontece lá isso significa que você só entende em função dessa questão da chuvas do período chuvoso que cai sobre a terra do período seco dos cultos de fertilidade como isso tem uma relação de distinção de variação muito nítida com respeito à realidade que nós temos aí no ambiente do
Antigo Testamento Então você veja por exemplo as diversas paisagens da terra de Israel e como na leitura na interpretação do entendimento do Antigo Testamento o conhecimento do que que é o Rio Jordão do que que é o deserto do negue Qual que é a paisagem da Judeia como é que é o monte hermon né como é que é a área da Galileia o Mar Morto tudo isso tem um perfil peculiar que faz toda a diferença o nosso entendimento do assunto então você veja por exemplo olha só o relevo de Israel quando você lê o Salmo
133 que vai falar de União ele tá falando de questões geográficas e climáticas né porque do monte hermon e da parte norte de Israel é que desce toda humildade inclusive pesquisa é suave com vapor né com com orvalho que vem de lá e atinge a área mais desértica ao som Onde está o centro religioso do país né famosa discussão entre o norte e o Sul que se entende mais claramente quando a gente descobre isso né indo um pouquinho mais a gente vai né vai ver olha só as diferenças olha olha o buraco que é o
Vale do Jordão né o fundo do mar morto chega a 817 metros abaixo do fundo do mar e a região do Mar Morto aí tá entre 400 hoje até 437 metros Jerusalém quase 800 metros daquela altura ali do Monte do templo né e a gente então tem um cenário muito diferente isso faz com que Israel a terra tenha microclimas completamente distintos e diferentes Então você vai ter a mesma história do indivíduo que não um dia de inverno foi lá e lutou com um leão na Neve coisas assim de falar de flor que nasce no deserto
você ouviu falar de coisas que são muito peculiares por exemplo alguém vai ver o mar da Galileia e vai ver um parece um espelho de Bonito arrumadinho e olha para aquilo e diz imagina aqui nunca vai ter tempestade nenhuma essa história da Bíblia tá exagerada né mas quando você vê o vento chegando ali fazendo o que faz um lar da Galileia se eles nunca imaginei que esse negócio fosse acontecer aqui tudo isso se entende a partir do perfil geográfico do relevo do clima da vegetação e do índice pluviométrico Olha só um corte aí que acontece
né olhando a coisa de Leste a oeste Olha o monte hermon 2.814 metros na parte montanhosa no centro da Terra destaque do monte de tambor monte de boa na região de Samaria Monte Ebal hoje eles em Monte das Oliveiras um monte do tempo que é Monte Moriá Monte Sião e para realmente na região oriental você vê a descida do Vale do Jordão desde o Norte até o mar da Galileia com cerca de 210 metros abaixo do nível do mar até chegar ao Mar Morto Então veja como isso é fundamental então talvez você estudando o a
Bíblia o antigo testamento você lê esses nomes geográficos e o nome de Vale de rio de montanha e a gente passa batido Então hoje você vai verão isso tem uma importância significativa no entendimento do texto né E aí olha lá uma foto do monte irmão tá vendo com neve coisa interessante demais a gente olhar né E quem e quem tira essa foto tá numa temperatura aí de uns 20 graus a distância sem qualquer tipo de frio né esse essa Neve só desaparece no verão mesmo propriamente dito veja que no lugar onde está cheio de deserto
Olha só uma das Fontes que vai se tornar uma fonte que vai desaguar no Jordão né a palavra Jordão a palavra ia ardendo né que aparece na história de Naamã e que aparecem vários textos desde o antigo testamento é um verbo é uma palavra que quer dizer aquele que desce no verão iarade Então veja pujança a beleza da água numa vegetação assim muito forte né E você entende a história de Elias você entende toda essa questão Olha o mar da Galileia com água boa bonita terras férteis flores região é de fertilidade aí você entende os
pagãos que conheciam as terras secas e quando chega no lugar desse de nossa tem algum poder diferente fazendo tudo isso acontecer aqui a nossa volta né E olha então o que que é o deserto da Judeia Veja tudo isso tá muito perto geograficamente você faz de cheia de fertilidade em uma hora você tá nessa paisagem completamente desértica onde se chover chover Leia assim cair uma garoazinha isso é tipo uma duas vezes por ano é um negócio impressionante e aí a gente vê né aí você vê que Israel quando tá do outro lado do Jordão ele
vai para a terra que mana leite e mel aí quando você vê a paisagem do Centro Norte de Israel você vê o que que é terra de mana que mana leite e mel exatamente para quem veio desse contexto de enfrentar a peregrinação no deserto e aí vamos adiante ver outra coisa olha a beleza de Porto Na parte central enjooper lá o famoso Porto né que tem a ver com a história de Jonas no Novo Testamento com Pedro Porto onde vai chegar a madeira para construção do Templo de Salomão né pelos fenícios e onde hoje da
cidade de tella vive né agora Olhando isso vamos ver a questão da história né a gente deu olha lá o panorama do antigo Oriente próximo Então veja que a terra de Canaã terra onde os israelitas vão habitar ela tá exatamente no meio da grande civilização egípcia que que acontece hoje a gente sabe que os israelitas tinham um estilo de vida simples né então era um povo Originalmente noma de pastoril um povo senita uma língua uma cultura semelhante a alguns povos ali a sua volta eles viviam numa estrutura social de clãs tinha aí não era necessariamente
a vida de todo mundo mas via famílias ampliadas havia prática de aí ainda que isso não fosse algo feito por todo mundo até por questões realmente econômicas e as habitações que transitam né desse mundo de viver em tendas como nós lemos no próprio narrativa bíblica você tem casas muito pequenas limitadas simples e a realidade familiar envolve um núcleo que vai além daquilo que a gente pode chamar de família nuclear né você tem a casa né que envolve o pai de família com os aparentados trazendo uma amplitude familiar muito maior né a gente sabe que os
espaços são muito pequenos as primeiras antigas cidades que a gente tem no antigo testamento arqueologia revela para gente que são espaços assim por exemplo núcleo primeiro de formação do início de Jerusalém no espaço que devia ter aproximadamente duas a três mil pessoas cidades desenterradas faz com que a gente calcule algo em torno de umas de mil a 5 mil pessoas a gente vai ter cidades assim de tamanho maior uma época Um Novo Testamento você começa a ter cidade grande aí com 40 60 mil habitantes mas as dimensões são pequenas são limitadas Como o próprio espaço
é e grande parte dele é desértico né E aí você vai ver né que esses principais ambientes em volta envolve a cultura antiga da Mesopotâmia com os sumérios acadianos com o Egito antigo com os hititas e babilônios e assírios e mais distante um poucos elementos que dão origem aos persas Por que que isso é importante porque quando você leva um dia do testamento esse povo de Israel povo semita que fala uma língua parecida com algumas em volta eles têm uma relação de pertinência a esse ambiente do antigo Oriente próximo ou seja Tem coisa que você
lê na Bíblia que você lendo a literatura egípcia antiga você encontra elementos Paralelos você encontra certas coisas que ecoam né você tem por exemplo o livro de provérbios e você vê alguma coisa que aparece na Lite você tem alguns contos egípcios que evocam né existem Paralelos culturais Paralelos literários porque Israel não está sozinho no ambiente do oriente próximo Vale lembrar que na narrativa bíblica fica claro que Abraão veio de onde Abraão veio lá de dos caldeus tá vendo no mapa verdinho onde tem ouro na Babilônia ali embaixo Então quer dizer que arqueologia vai revelar para
gente que muita coisa que você encontra no ambiente da suméria da realidade dos acadianos coisas que fazem parte do mundo assírio babilônico e até mesmo dos hititas vão ter pertinência no entendimento da história de Israel antigo testamento quer dizer o tipo de lei o tipo de tratado que existia pesquisa linguística tudo isso faz grande diferença a gente não só entende a história né é dessas Nações e sua relação com o povo de Israel e com a terra de Canaã que é um lugar cobiçado e um lugar de passagem ela é invadida pela Babilônia invadida pelos
assírios ela tem invadida pelos leticias pelos egípcios ou seja acho que só eu e vocês aí que estão acompanhando que não invadimos o resto tudo teve junto aí tentando tomar conta do lugar né então a gente vai entender esse cenário e por isso estudar e compreender a civilizações antigas traz para Gente o que a gente chama de luz a respeito do ambiente do Antigo Testamento por isso nos últimos anos estudio certamente deram muita atenção a essa realidade você pode ver por exemplo pela descrição bíblica aquilo que foi a rota de Abraão é Abraão aí aparece
né como o primeiro o pai né de toda a nação Hebraica né E a sua trajetória saindo de ouro dos caldeus seguindo fluxo do vinho Eufrates até chegar perto de Caná depois era o Egito e voltar e dar início à história da Redenção que começa a ganhar destaque desde Gênesis Capítulo 12 né aí nós vamos ver posteriormente né como é que essa terra é dividida os espaços as tribos né É uma história muito mais difícil da gente conseguir alinhar todos os detalhes mas dá para pela descrição tem um detalhamento e ver o protagonismo de três
tribos do dalson manassési e Efraim ao norte conforme a narrativa bíblica prosseguindo a gente vê mais alguns elementos importantes né Então as fronteiras da terra de Israel as fronteiras dos relatos do Antigo Testamento são diferentes que quer dizer isso que os mapas de Israel no estudo do antigo testamento não serão os mesmos então o que que acontece as tribos elas são divididas elas não têm unidade em si Elas têm uma relação de relativa a união quando especialmente elas estão sendo atacadas Mas é com Davi Davi vai conseguir fazer Coisas extraordinárias vai conseguir estabelecer a capital
em Jerusalém vai conseguir estabelecer uma unidade então o território Israelita consegue se E aí você tem mais ou menos da previsão do que que seria isso o maior do que o Israel de hoje mais ou menos o dobro do Israel de hoje já que ocupa uma grande área da transjordânia e sobe até a área da Fenícia e um pouco da terra dos arameus e nesse sentido você também entende que isso acontece porque Davi tem uma época de paz onde não existe nenhuma grande ameaça do mundo antigo Então vamos ver o que que acontece na sequência
olha só aqui você vai ver a ampliação do reino de Salomão né Salomão vai herdar um reino consolidado por Davi e aí Davi já tinha feito todos os combates Então olha o verdinho no meio era a extensão do Reinado de Saul que não conseguiu essa união entre as tribos Davi expande né nesse aí vamos dizer roxo né que aparece no mapa e a parte rosa mais Ampla envolve a extensão do território de Israel na época do Rei Salomão tão importante porque estudando a Bíblia você não só lendo o antigo testamento deve entender a geografia os
desdobramentos desse elemento de fertilidade o tipo de vida de sociedade né que veja que Israel começa com esse ambiente nome de pastoril depois se torna um ambiente cada vez mais predominante de prática agrícola nas terras férteis vai praticar o que a gente chama de agricultura escalonada né E que aparece naqueles degraus nas partes mais elevadas e depois vai crescer no seu ambiente Urbano né você vai ver que Salomão vai ampliar Jerusalém vamos surgir cidades importantes no reinado dele que são as cidades de emergindo de razões riqueza né E aí o que acontece o reino acaba
sendo dividido a gente vê aí no mapa essa divisão do reino agora faz com que esse reino seja muito menor não só ele diminui para menos da metade da época de Salomão Mas também ele perde é todo o espaço que ele tinha domínio sobre as nações em volta e a gente percebe isso particularmente Esse é um mapa que vai do ano 930 até 500 e 86 antes de Cristo Então vamos aí prosseguir aí no entendimento olha só o que foi o cativeiro assírio né a extensão do domínio assírio e aí você vê né Toda a
amplitude desse domínio aí né mais um pouquinho para frente a gente vê na sequência a extensão do império babilônico porque porque os reinos vão ter fim até quando você leu o antigo testamento é importante ter esse foco Mas tem uma aula propriamente histórica que vai dar detalhes sobre isso mas você lendo o texto precisa saber de que época está se falando né o reino de Israel unido vai ter uma existência muito limitada né durante saúde depois é dividido o reino do norte vai durar só uns 200 anos e o reino do sul não vai conseguir
viver por 350 anos e aí nós temos a mudança desse cenário né E então o que mais nós vamos ver aí né aí as grandes impérios que tomam aí você tem a expansão do Império Persa que vai ter um impacto Por exemplo quando você leu o antigo testamento tudo aquilo que você leu e estudou passa por uma transformação significativa do ponto de vista literário cultural e teológico depois do período persa Então os livros de Ageu Zacarias Malaquias primeiro e segundo crônicas são livros nitidamente do pós exílio que estão relacionadas exatamente Nesse contexto do domínio persa
da região E assim a gente né vai terminar esse ambiente do Antigo Testamento com a realidade daquilo que vai fazer essa transição para a gente compreender o Novo Testamento que é exatamente esse contexto de helenização né elenização A gente vai ver somente mais dois mapas né porque essa elenização mostra porque tudo ficou grego e influencia esse período quais são nessa transição do antigo com o Novo Testamento a gente vai ter o que o predomínio da civilização grega helênica e depois do Império Romano Então quando você chega na transição do antigo do novo testamento Você saiu
do período fértil no período Romano que foi que aconteceu como é que você entende isso compreendendo as mudanças histórica culturais políticas que aconteceram nesse período isso finalmente nos leva a perceber um pouquinho da história de Jerusalém tá vendo Jerusalém começa Pequenino na época de Davi amplia para três vezes maior na época de Salomão tem uma ampliação impressionante no oitavo século na época de Ezequias depois ela diminui terrivelmente por causa do cativeiro quando o pessoal volta do exílio e volta a ser uma cidade maior né Na época dos macabeus os modelos e chega num tamanho bem
significativo na época de Jesus e maior ainda um pouco antes da sua destruição no ano 66 antes né da destruição que acontece no mundo 70 então você vê o crescimento variado diversificado Jerusalém Então vamos interromper essa apresentação por a gente poder olhar um pouquinho daquilo que tem a ver com o contexto histórico cultural do Antigo Testamento nós vamos fazer algumas observações sobre alguns aspectos para mencionar então podemos aí andar um pouquinho para frente para a gente perceber né podemos ir à frente primeiro é importante entender que o antigo testamento é uma literatura semântica estamos falando
de língua hebraica uma língua semita ocidental que não tem nada a ver com as línguas europeias quer dizer não é só uma língua um outro jeito de pensar vamos olhar mais à frente um pouquinho para a gente ver como é que esse perfil tá vendo aqui tem um gráfico interessante que mostra que lá atrás existe um idioma chamado próprio semítico que deu origem a uma série de línguas entre elas que se desdobra no Ocidental Central que vai para o ramo né aí chamado Norte ocidental com línguas como cananita o carítico Fenício aramaico e hebraico Isso
significa que você tem outro jeito de pensar uma outra estrutura linguística um ambiente cultural que se a gente não faz isso um exercício de entendimento a nossa compreensão do que envolve o antigo testamento fica bastante limitada vamos ver um pouquinho mais sobre isso aí o alfabeto hebraico né com as suas consoantes só para a gente ter o sabor de olhar aí para quem nunca olhou mas veja só quando a gente estuda Você conhece aquele hebraico você viu agora esse aí tá diferente né quando as arqueólogos escavam e pegam inscrições do tempo do antigo testamento Eles
encontram essas letras aí não é aquela letra quadradinha que a gente aprende quando estuda a língua hebraica hoje é o chamado Paleo hebraico nesse sentido o Palio hebraico né tem toda uma história bem peculiar que faz toda a diferença de entender o que que está presente nesse cenário aí então eu não quero gastar muito tempo né Nós queremos aí e diretamente para o slide de 27 para poder aí analisar essa questão linguística e os seus desdobramento Então veja lá quando você entende que você tem uma outra língua que totalmente diferente no cenário de Interpretação da
realidade com paradigmas de organização do mundo o estudo linguístico é determinante é um conselho para quem quer estudar o antigo testamento com seriedade antes de fazer teologia e liga-la a ciência ou qualquer coisa é preciso ouvir a exegese baseada no contexto linguístico E aí a gente vai ver como esse cenário tem importância vamos aí prosseguir agora vendo aquilo que acontece no ambiente do Êxodo da Aliança dos sinais Vamos lá olha que coisa interessante Deus aparece a Moisés e se apresenta pelo seu nome é nome pronunciável do eterno e estabelece com ele uma aliança que que
é isso vamos ver essa ideia né que aparece na sequência de aliança tem a ver com que né Vamos observar aí olha a aliança é o quê é uma promessa um acordo entre duas partes que envolvia obrigações de benefícios mas não é só assim uma promessa ou acordo informal é mais do que isso o que que tem na Aliança vamos ver na sequência o que que tínhamos aí nesse cenário né olhando para o antigo testamento a gente tem diversas situações Quando Deus vamos dizer faz uma parceria com pessoas ou com a nação de Israel e
você tem a aliança noética branca mosaica da vida tem a Nova Aliança E aí vale a pena ver né O que é que aparece aí que a gente vamos ver a gente tinha dois tipos de aliança né tínhamos o chamada aliança bilateral era uma aliança condicional e unilateral que era uma aliança Incondicional E aí o que que acontece quando a gente vê a história do Êxodo a gente vai pular uns slides para frente aí na Aliança sinaítica O que que você tem não era simplesmente uma aliança esse cenário do Antigo Testamento envolvia uma aliança que
era baseado num tipo de documento internacional da antiguidade esse documento é um documento que era feito entre um rei mais poderoso e um rei dominado um suserano e um vassalo o jeito que essa aliança é feita é uma aliança baseado nesse tipo de contrato da antiguidade aí você vê né a aliança que Deus faz parece aí especialmente em Êxodo 24 e que vai compor a lei que faz parte dessa aliança com os dez mandamentos que na verdade são 613 no total e que estão rapidamente vamos dizer resumidos nos dois grandes princípios maiores que Jesus deixou
claro aí né olhando um pouquinho mais para frente nesse daquilo que são os dois maiores mandamentos que controlam tudo né que existia isso na verdade Essa aliança é que tinha a ver com a lei era uma expressão da Graça de Deus né que Deus permitia que o povo impuro o pecador pudesse ter relacionamento com ele e essa lei tinha elementos cerimoniais políticos princípios éticos mas ela era fundamentada Em Quê Olha que coisa interessante olhando para o antigo Oriente próximo você vai ver alguns códigos de lei que são parecidos como se encontra na Bíblia as leis
de nona o código de estar o código de hamurabi cuja documento principal tá lá no Museu do Louvre em Paris e as leis e titas que aparecem aí vocês vem no slide desses códigos legais que aparecem aí na sequência né No próximo slidez que deve estar já uma sendo mostrado para todo mundo isso essas leis que aparecem que são bem interessantes que fazem toda a diferença para entendermos esse cenário bem olhar e significativo para vocês terem uma ideia como isso é importante Olha só na sequência o que a gente tem aí o chamado tratado que
que é isso um tratado internacional de paz feito por volta de 1260 antes de Cristo entre os egípcios e os hititas com a participação de ratoshires terceiro e Ramsés II como é que esses documentos funcionavam e por que que eles são importantes porque quando você encontra a aliança que Deus faz com Israel expressa no Êxodo expressa no Deuteronômio o perfil literário jurídico é exatamente semelhante a esse tipo de tratamento dá uma olhada na sequência para ver como é que era um tratado ele tinha um preâmbulo ele tinha um prólogo histórico tinha uma parte que era
uma estipulação básica com a declaração de substância que envolveu tratado ele tinha estipulações detalhadas apresentavam-se no Tratado testemunhas e ele fechava com aquilo que eram chamadas bênçãos e maldições e além disso acontecia na sequência a gente vê algumas outras coisas que envolviam juramento formal que o vassalo né aquele que era digamos assim o rei menor dominado pelo maior na sequência aí do slide e é uma cerimônia de ratificação desse tratado e o que se deveria fazer com um vassalo rebelde supondo né que o rei conquistador poderoso chegasse lá e depois o sujeito menor mais fraco
resolvesse se rebelar que que ia ser feito com ele e aí a provisão para depósito do documento do tratado no santuário e muitas vezes isso envolvia também a ideia de que ele devia ser lido de maneira pública e periódica quando a gente lê o que aparece no livro de Êxodo Olha só elementos fundamentais na descrição da cerimônia de ratificação da Aliança Se você pegar Êxodo 24 você vai ver que aparece lá a referência né ao documento da Aliança E aí eu vou até dar uma olhadinha aqui para mostrar para vocês Vocês estão acompanhando temos um
bom grupo aí em sintonia com a nossa aula de hoje olha só o que diz o texto no verso 4 Moisés então escreveu tudo que o senhor disse ou seja o documento da Aliança tá aí verso 7 em seguida leu o livro da aliança para o povo e eles disseram faremos realmente tudo que você ordenou Então você tem um documento da aliança às estipulações Quando Moisés se dirigiu ao povo e transmitiu todas as palavras do Senhor Eles responderam em uníssimo faremos tudo que o senhor ordenou o que tem a ver com o juramento da Aliança
que tá aí né faremos tudo que o senhor ordenou e a mesma coisa faremos fielmente todo o senhor de novo versículo 7 tá vendo que o tipo de elemento é semelhante quer dizer existe uma espécie de consenso jurídico literário internacional que é o plano de fundo do texto bíblico em questão E aí nós temos a cerimônia religiosa Que incluía sacrifício a expressão Samsung no verso 4 a gente vê né que Moisés na manhã seguinte levantou-se construir um altar ao pé do Monte ergueu 12 colunas de pedra representando os 12 tribos de Israel e em seguida
enviou os jovens israelitas que ofereceram holocausto novinhos como sacrifício de comunhão ao Senhor Moisés colocou metade do sangue de Jesus a metade derramou sobre o altar depois Moisés pediu sangue sobre o povo dizendo que o sangue da Aliança que o senhor fez com você de acordo com todas essas palavras Moisés Arão nada de você tenta autoridade de Israel subiram né E aí aparece todo o detalhe de como isso aconteceu e no final do verso 11 nós temos Deus porém não estendeu a mão para punir do Povo Israel eles viram a Deus e depois comeram beberam
muito impressionante tudo que a gente encontra nessa descrição que é vamos observar aí com detalhes no próprio texto bíblico para entender o que que de fato acontecendo E aí diante disso a gente vê né na sequência e também apesar disso havia diferenças Olha só apesar das semelhanças havia por exemplo diferenças específicas enquanto os códigos legais da antiguidade tinham o perfil que tinham nem Israel a idolatria era condenada a vida era respeitada de maneira diferenciada né a gente vai encontrar isso aí a restrição de punições a pessoa Às vezes é o antigo testamento fica assustado porque
não conhece a realidade do mundo antigo veja bem não é porque a pessoa terminou de ler vamos dizer a palavra de Jesus é para mulher samaritana ele acabou de ler o sermão do Monte aí ele lê um texto antigo testamento informalte que isso você quer a palavra de Deus mas ele não tá entendendo de que contexto e ambiente surge antigo testamento você tem no ambiente onde a liderança poderosa dominadora pode fazer o que quiser com quem quiser que esse negócio é viver no Egito né a população quase na sua maioria estava para construir pirâmide para
servir de caixão o faraó seguindo a direção da eternidade né então a coisa ganha um perfil bem diferente né então nós temos aí distinção é muito grande né não tem motivação física distinção de classe não é um elemento importante como acontece em outros cenários né os escravos são protegidos contra abusos a imoralidade é punida com severidade órfãos viúvas e estrangeiros são protegidos né a nossa aula tem limite eu não vou entrar em Levítico nos outros assim materiais que a gente poderia ficar aqui a vida toda mais seis meses né então tem diferença significativas e também
há uma diferença de postura religiosa uma coisa que é dedicada um alto grau de preocupação humanitária e diferente dos documentos que aparece no ambiente [Música] legal que também tem o seu perfil e a ordem o conteúdo também é diferente é olhar nesse cenário E aí eu queria só para gente encerrar e para o slide 55 para a gente entender é o cenário que envolvia a vida Israelita assim no cotidiano nesse ambiente que tinha a ver com a realidade do Israel antigo né então vamos lá o clima Né tava relacionado com a realidade do contexto que
se transformava no ambiente das festas de Israel tá vendo Então se a gente começa olhando vamos começar aqui diferente né vou convidar você a olhar e o mês de outubro setembro e outubro né Você tem o que o pessoal da arando a terra nós temos aí um período ainda de este argem verão aí acontece a semeadura do Trigo e a partir de outubro novembro começam as primeiras chuvas que vão dar início a um inverno né E aí a chuva em dezembro e janeiro ela se torna forte acontece a floração de amêndoas colheita de cítricos fevereiro
isso vai até Março entrando em abril quando a gente tem o final do período da chuvas que é o início da primavera e isso dá início à estação seca e a partir de Abril acontece as colheitas Então você tem a colheita do linho a colheita da cevada Olha como vai ser interessante Às vezes você lê por meio de Rute rolê uma passagem histórica que tá falando que era a colheita do linho Êxodo menciona isso a coleta você sabe que época é E aí Maio né que lembra a festa do Pentecostes nessa época da colheita aí
você tem né Colheita do Trigo o amador amadurecimento das Amêndoas e depois entrando em junho amadurecimento dos primeiros figos a época de calor forte né especialmente em Julho piorando às vezes em agosto né amadurecimento de nozes colheita de azeitonas e chegando de agosto para Setembro filhos de verão e também amadurecimento das tâmaras e romances e chegando também época das uvas então o documento segundo documento mais antigo da língua hebraica por exemplo é um calendário agrícola para a gente ver como isso tem uma importância interessante agora olha só o próximo slide né Para a gente entender
como esse cenário se transforma na sequência naquilo que vai ser um tempo sagrado quer dizer tudo que você estuda do Antigo Testamento tem a ver com Deus que age na história esse Deus que age na história ele controla então né a sequência do tempo que adquire um significado peculiar E aí esse tempo que é um tempo puramente vamos dizer da natureza se torna um tempo vamos dizer econômico e um tempo da atividade humana ele vai se tornar o que um tempo sagrado dá uma olhada na continuação agora no próximo slide o que que é esse
tempo sagrado que aparece no cenário aí né Você tem o quê olha lá fevereiro março Onde nós estamos agora nessa época agora vai ter a festa do Purim lembrança de Ester tá vendo Março Páscoa pães primeiros frutos Março Abril a grande festa do pesar nesse período que vai dar início à primavera aí você tem na época da grande colheita que é a colheita do trigo em maio o Pentecostes se a gente tem né Pensa lá em cima em março para abril Você tem o Pentecoste que é exatamente a festa de chavote aí você tem todo
o período do verão e quando tiver transição para o momento né exatamente do final do verão né para o outono antes do inverno você tem as festas importantes que é o que a festa das Trombetas ou do ano novo o yom kippurk é o dia da purificação de do perdão e a festa dos tabernáculos que é o suporte Então veja como as festas estão ligadas a esse calendário e que elas acontecem nesse cenário de Primavera e outono E aí nós temos então o final de outubro novembro em dezembro destaque para uma festa que assim como
por um só tem referência com a história que a festa de que tem a ver com a festa da Dedicação mencionada em João 10:22 então nós temos aqui um tempo sagrado um tempo de Deus memória história vida com Deus presente nessa percepção da realidade então a gente vamos ver termina aí a apresentação do nosso slide e vamos aqui fazer um desfecho disso então o que que a gente percebe que entender o antigo testamento passa para o entendimento desse mundo antigo que mundo é esse o mundo é de geografia e perfil de relevo de fertilidade de
clima de situação peculiar que dá um transtorno necessário para entender o que os textos Estão dizendo o mundo geopolítico de grandes potências e de povos menores vivendo ali em volta como mencionei tanto mas ali estão os filisteus os fenícios os amorus é os diversos povos da terra de Canaã os hititas ali os amonitas moabitas e domitas era meus e outros que aparecem no cenário então entenderes plano de fundo é fundamental para entender muita coisa do Antigo Testamento e ter essa compreensão histórica e então nós vimos também como é valioso e significativo entender que nós temos
certos elementos peculiares que tem a ver com a questão linguística com a questão literária cultural e com esse ambiente natural que transborda de entendimento da realidade A partir da experiência de fé do Israel antigo então com isso né a gente tem aí um cenário interessante valioso importante para o nosso entendimento do Antigo Testamento nesse nosso curso aqui da ibnilde introdução ao antigo testamento Então vamos lá Professor A Susi tá aí no cenário para um momento de perguntas e respostas será que temos perguntas Será que o pessoal tá animado Professor A Susi E a turma tá
sintonizada aí não sei se no tempo atual ou se eles estão no tempo antigo Pois é tem muita gente aqui acompanhando a gente e eu queria agradecer o pessoal né Podem enviar suas perguntas eu vou começar com uma pergunta aqui você falou aí da de um contexto do ambiente desse antigo testamento Saiu Mas a questão é a gente lê a Bíblia e a gente vê algumas histórias que quando a gente vai conhecer um pouco estudar um pouco assim como a questão das das contratos e Tintas a gente tem histórias bem parecidas né Por exemplo da
criação a gente tem histórias parecidas do dilúvio a gente tem algumas coisas que são perceptíveis no contexto desses povos vizinhos a Israel nessa época agora a questão porque que será que Todos pensavam dessa forma ouram perguntas que essas pessoas tinham e a Bíblia vai responder a essas o que que tá acontecendo porque que tem esses mitos né E será que nesse ponto a Bíblia também não pode ser um mito do povo judeu olha Suzy é muito interessante e como a gente mesmo mostrou aqui na nossa aula é nós vamos perceber que Israel fazia parte desse
cenário do ambiente do contexto cultural do antigo Oriente próximo era a própria narrativa bíblica no passado mais distante a humanidade conhecer o mais a Deus de perto e se distanciou desse Deus e olhando para a proximidade cultural proximidade linguística é absolutamente natural que essas grupos tenham histórias e referências literárias que tenham algum grau de similaridade E aí o que que a gente tem especialmente nas histórias mais antigas uma certa similaridade com alguns textos que surgem no da Mesopotâmia entre os sumérios entre os acadianos então é conhecida a história por exemplo um mito de criação chamado
enuna Elis nós temos histórias semelhantes do dilúvio né como aparece lá no epopeia de quilomesh né as leis de hamurabi e coisas que são parecidas então isso mostra que esse cenário faz parte do radar desse ambiente e o fato dessas histórias serem semelhantes muita gente fala então quer dizer que na Bíblia na verdade a gente tem simplesmente uma cópia do que foi feito lá não é necessariamente o caso o fato dessas histórias serem semelhantes quer dizer que a realidade dessas histórias é tão forte e tão impactante que ela está presente em ambiente diferente e ela
tá presente em ambiente diferentes e ela recebe a ótica daquele que Conta essa história então É como se eu dissesse aqui olha caiu uma grande chuva hoje aqui em São Paulo uma pessoa de perfil assim vamos dizer mais Místico poderia dizer Nossa essa chuva aqui foi mandada pela divindade e tal foi isso que eu achei que aconteceu outra pessoa de perfil totalmente na onça tempestade caiu aqui por uma combinação de fenômenos naturais nem existe nada por trás disso né E alguém de perspectiva que Deus mandou né o fenômeno é o mesmo o relato é diferente
Então nesse sentido quando nós temos vários relatos semelhantes por exemplo sobre o dilúvio tem tanta gente falando sobre dilúvio que com certeza muita água caiu não é possível estar todo mundo falando de água de água e não houve água nenhuma agora o relato tem o filtro específico orar a Bíblia afirma que esse relato que ela tem é exatamente um relato que o escritor sagrado tem em função da sua relação com Deus e da sua Revelação então esses a gente não pode dizer que a bíblia é cheia de Mito no sentido que a história compromete a
veracidade e a realidade ela pode ser chamada de história mítica no sentido que ela trabalha com ideias que são pertinentes a uma compreensão de uma cosmovisão da realidade que a palavra tem sentido diferente né quando você fala dos grandes mitos da humanidade são essas considerações em linguagem Ampla que se desdobram numa perspectiva numa cosmovisão isso não quer dizer que isso tem ou deixa de ter autenticidade agora mito pode ser usado no sentido de que aquilo que está acontecendo é tudo menos uma descrição do que tem a ver com a realidade que é de fato algo
absolutamente psicológico Imaginário que não tem qualquer relação com qualquer elemento objetivo é interessante que quando a gente lê essas essas histórias e a gente vê a Bíblia a gente percebe como a Bíblia tá respondendo essas perguntas né importantes não só aquele contexto aquele aqueles povos porque não é só para o povo judeus judaico é mas também que isso Responde as nossas perguntas também Mas é interessante isso né como são as questões as questões são levantadas e a Bíblia está respondendo essas questões né Muito legal você falou aí um pouquinho da geografia né de como é
alguns lugares muito férteis outros bem desertos o Wagner pergunta aqui qual que é a questão porque que lá Israel é uma mana leite e mel é só uma expressão de linguagem olha num certo sentido a expressão ela é uma expressão uma figura de linguagem que é metafórica ela tá dizendo que que não é que na terra só tem leite e só tem mel e não é que a pessoa pisa na terra ele vê o leite o mel escorrendo do chão né Então existe um artifício literário mais o que que acontece você tá falando no ambiente
em nome de pastoril e esse pessoal sabe que ele até hoje você vai pela região do Oriente Médio e você vê que os beduínos os pastores de rebanho eles vivem de leite de cabra de ovelha e de cabelo às vezes e de carne de ovelha e de Tâmara E aí então é quando você fala que um lugar tem leite à vontade quer dizer que o seu rebanho da devidamente alimentado E você tem garantido o leite e os produtos Deriva desse leite como manteiga algum tipo de queijo assim por diante Então isso é significativo Especialmente para
quem tá vindo nesse ambiente novo de pastoril e entende a realidade do deserto mas nós temos uma pergunta sobre mel que mel é esse curiosamente é uma surpresa Para muitos o mel preponderância mel de Tâmara existia assim a gente em arqueologia comprova hoje que existia Mel de abelhas até antigo testamento fala de abelhas fazendo na história de Sansão mas o mel predominante até hoje você encontra Israel na região é chamado de silábio que é exatamente vamos assim melado derivado da Tâmara que é muito docinha as pessoas quando ela fica seca né Ela é muito doce
que descrevem fora da câmera até no 26 vitaminas Diferentes né E aí a gente vê é esse né inclusive um abraço para o Paulo Prado aí que já disse que o queijo é com ele depois nós vamos conversar seriamente sobre esse assunto porque lá é a terra que manda leite e mel mas com Paulo Prado aqui emana queijo e outros elementos mais é muito bom Brincadeiras à parte aqui a gente vê de Fato né a figura aqui é de fertilidade e garantia de bem-estar e boa alimentação muito bom então aí você falou Saião sobre essa
questão das festas anuais né Quantas festas eles tinham realizar Principalmente nesse momento do Antigo Testamento né quando a gente vem da parte de Êxodo como mandamento né como parte de tudo aquilo que eles devem fazer então A grande questão fundamental na história de Israel envolvia principalmente a ideia de que o Santuário maior dedicado a Deus se dava principalmente no tempo Mais até do que no espaço né porque você vê que o espaço ele ele era móvel né então eles tiveram Tabernáculo do deserto depois o tabernáculo ficou eles tiveram um tempo lá em julgar com esse
lol até ter um templo Demorou mais a ideia de que Deus deve ser lembrado na caminhada da vida era especialmente reforçada no Shabat quando a gente olha para as festas anuais elas eram Sim a gente tem várias festas né mas assim três delas são destacadas na Bíblia são festas que diz três vezes por ano vocês deverão comparecer diante de mim né E isso então marcava que era exatamente a Páscoa o Pentecoste E a festa dos tabernáculos Era sim uma ordenança da parte de Deus e que se estabeleceu como um momento especial para Celebrar o que
Deus havia feito na história para ter um momento Memorial que ajudava a comunidade a entender a sua identidade diante de Deus a luz da memória da história né nas suas especialista nessa questão do tempo né para que eles pudessem caminhar na direção do Futuro isso é extremamente valioso importante a gente não pode pensar nisso como mera tradição tinha um valor muito significativo e marcava um grande parte dessa realidade da cultura bíblica que aliás eles dobra no Novo Testamento tanto é que a gente vai ver que a Páscoa é a base daquilo que vem a ver
essa é a ceia do senhor que é lembrança do que o senhor fez por nós muito bom agora o Rodrigo pergunta quantas mudanças significativas teve a língua hebraica em todo o período do Antigo Testamento né porque parece que o hebraico do da época de pentateuco é um pouco diferente né da época por exemplo do Reino dividido Então a gente tem o registro bíblico do hebraico e de fato você percebe algumas diferenças existe o que a gente chama de um hebraico um pouco mais elaborado mas assim as diferenças maiores não são tanto necessariamente por época na
Bíblia Hebraica é mais pelo tipo da literatura Então quando você pega por exemplo poético um livro que trabalha com livre mais literário aí é muito mais difícil você acompanhar o hebraico por exemplo do Livro de Jó do livro de Ezequiel até mesmo provérbios do que ler Jonas Gênesis mas não existe uma que o que a gente tem é só um registro a gente começar o pessoal falava de um jeito que a gente não tem como lá verificar né mas você tem um hebraico relativamente homogêneo tanto é que do ponto de vista dos estudiosos você tem
que a gente chama de hebraico bíblico depois sim aí nós vamos ter um outro cenário né quando você tem um hebraico depois tal mudico depois você vai ter um hebraico medieval e depois você vai ter um hebraico moderno aí você tem algumas mudanças Mas ó Vejam Só o hebraico é um negócio impressionante uma pessoa com pouca formação você pega um Junior um Adolescente em Israel né e abre para ele a Bíblia ele começa a ler ele vai entender vai achar uma linguagem um pouquinho mais forte aqui tá mas ele entende o que o texto está
dizendo E se né o Habacuque ou de ressuscitar se chegasse lá onde eu falei precisasse almoçar Fica tranquilo que eu ia conseguir se virar sem muito problema muito bom agora saiu quando a gente pensa lá em Gênesis qual seria a religião ligada a Melquisedeque Abraão reconheceu né Deus na fé daquele rei que era sacerdote também Então essa discussão sobre o meu que zedec ela é um tanto quanto Ampla né a estudiosos que falam de Melquisedeque no seu nome de alguém como se fosse falar é uma espécie de referência a um câncer dotado É como se
eu dissesse Faraó como se eu dissesse abimeleque né de repente de meleque aparece de novo porque ele é uma dinastia então é como se fosse um sacerdócio presente ali o que muitos estudiosos afirmam e parece que eles têm razão é que Deus age na Aliança por meio de Abraão Mas de repente no meio da terra de Canaã tem ali um sacerdote que parece ser sacerdote rei é que é chamado rei de Salem né se discute exatamente onde é que essa localidade muitos alguns sugerem seja Jerusalém tem toda uma amplitude de discussão isso e que Abraão
reconhece e ele é chamado de sacerdote do ele altíssimo deixando nos entender que o Deus que age na história da Redenção pela aliança por meio de Abraão deixa também o seu testemunho é de alguma maneira Fora do Eixo que tem a ver com Abraão Então nesse sentido é curioso que Abraão encontra meu zedeck oferece algumas pessoas chegam a sugerir não quiser que é Jesus mas é muito muito além do que a gente pode entender porque o texto não diz isso né nem aparece como uma teofania e talvez a compreensão indevida do que Hebreus vai apresentar
quando o Hebreus vai falar que Jesus é Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque ou seja não é que Jesus é meu presidente o sacerdote dele é um sacerdócio semelhante em que sentido em que o sacerdócio Levítico era necessário ser comprovado por genealogia é somente pode ser sacerdote quem é descendente de Levi e é da linhagem de Arão né mas o que que a gente vai ver é que Jesus é um sacerdote que não precisa dessa linhagem E se alguém fosse questionar isso o texto diz se Abraão foi o primeiro da formação do povo de Israel
reconheceu sacerdócio desse jeito e que parece que tem um sentido maior porque ele envolve uma realidade que vai para Além do povo de Israel então ele é um sacerdote que tem pertinência para essa realidade da Revelação Qual é a relação de Israel com as nações vizinhas Nesse contexto do Antigo Testamento a relação é dupla né eu diria até tripla primeiro que Israel é um ambiente Veja a pessoa preste atenção Israel em si não é um elemento sagrado que caiu do céu metafísico Josué 242 vai dizer que os nossos antepassados os nossos pais eram idólatras que
viviam além do rio Deus começa a falar com Abraão um ambiente da Mesopotâmia em Ouro onde as pessoas até a própria tradição Judaica do pai de Abraão sendo alguém que é um vendedor de Ídolos a gente vai ver até mesmo quando o Jacó vai né chegar lá para o tio dele Lapão lembra lá dos deuses da mão que a Raquel esconde os Serafim quer dizer negócio ali nunca foi direito pessoal tava mesmo aquela base que né vida né E aí o que que a gente vai perceber nesse cenário é que o entendimento de Israel é
dentro do ambiente desse contexto cultural do antigo Oriente próximo Israel não surge do nada é um desdobramento dessa realidade através da intervenção divina aí nós temos dois elementos um elemento em que Israel tem que ter uma distinção em relação às Nações não porque Israel seja melhor não por causa de etnia Mas porque as nações vivem atrás dos deuses falsos com seus desdobramentos com rituais que envolvem sacrifícios humanos com rituais que envolvem uma promiscuidade sem sentido e então Israel deve procurar ser um povo Santo distinto para Deus portanto não pode tolerar os deuses falsos e seus
desdobramentos ao mesmo tempo Israel faz isso mas não um sentido em que Israel tem que ter um distanciamento pleno das Nações Israel Tem uma função sacerdotal conforme é Êxodo Israel serve como testemunhas Nações e nós temos no texto da Bíblia Hebraica do Antigo Testamento o elogio de não israelitas dentro da história de Israel José vai se casar com uma mulher que é filha do sacerdote do Egito quer dizer que Moisés vai casar que é exatamente zípora né depois aparece uma outra história de uma mulher que é chamada cuxita né que aparece lá na história mais
tarde depois de números Capítulo 12 a gente vê que no meio dos que sai do Egito Vem uma multidão de estrangeiro juntamente estrangeiro juntamente com ele ele tem a história de Rute ou seja o estrangeiro não é estrangeiro como ele conhece o Deus verdadeiro ele passa a fazer parte então Israel tem essa função de distinção de separação e uma espécie biológica dentro do Antigo Testamento ele deveriam cantar entre as nações a glória de Deus entre todos os povos das suas Maravilhas é muito interessante isso nessa pergunta se as pessoas deveriam entender que elas têm que
estudar a bíblia e não apenas ler até porque ela faz uma pergunta anterior sobre a visão filosófica no mundo ocidental né a visão greco-romana pode ser vista como impeditivo da compreensão errada da Bíblia ou compreensão certa da vida na verdade né leva uma compreensão errada vamos lá a gente não só indica que o pessoal né Aí se puderem acompanhar tem até um aplicativo tem um Rota 66 né que facilita isso aqui na ibdu tem centenas é convidada a fazer parte do canal não tem curso nenhum se inscrever tem dezenas de cursos de diversas áreas de
texto bíblico o que que acontece algumas pessoas ficam com medo hoje eu sou um cristão simples comum só quero servir a Deus agora tem que entender um monte de coisa difícil da hebraico história antiga não tem cabeça para isso veja pessoal ninguém precisa se tornar um estudioso erudito para servir a Deus mas preste atenção é mesmo uma coisa que cuidar da saúde você não precisa ser médico professor de medicina um doutor da faculdade para Então em vez de você ter todas as noções de bioquímica e das últimas novidades terapêuticas do mundo você precisa consultar médico
certo e tomar né o medicamento certo e se alimentar corretamente quando a Bíblia fala para a gente que existe pessoas que têm o dom né de ensino né você tem Efésios 4 11 tem a ideia do pastor imenso então a sua responsabilidade é ler a Bíblia aprender o quanto você puder e tentar acompanhar com discernimento o ensino que você percebe que edifica a sua vida e aproxima a sua pessoa de Deus e de do Amor a Jesus a igreja a obra de Deus é para que você se desenvolva então quer dizer erudição agora se a
gente fizesse aprofundar Isso é bom né quem puder e claro uma pessoa Às vezes aprofunda numa área não dá para se aprofundar em todas mas uma visão a gente viu a Bíblia foi escrita no ambiente antigo no contexto semítico dentro de uma perspectiva Hebraica da realidade uma visão é muito ligada né a essa visão mais ocidental ou mais né desse contexto aí de base greco-romana europeia americana brasileira Claro que ela vai ter desdobramento vamos dizer que precisam ser realinhados para você entender o texto direito você precisa de fato entender que o importante no texto às
vezes são outras coisas que aparece e não aquilo que a nossa cabeça limitada tá entendendo então o esforço para aprender É de fato importante faz diferença e vale a pena perceber isso para a gente poder crescer em conhecimento e espiritualmente muito bom saiam está chegando aqui no final tem algumas perguntas mas assim aí a gente ainda tem algumas aulas né vai ter agora em fevereiro mas também em março Então a gente vai ter história de Israel ainda vai falar sobre o pouco sobre a sociedade sobre a ética sobre o Deus eterno vai falar sobre a
monarquia vai falar sobre literaturas então aguardem um pouquinho né acompanha a gente aí nessa jornada né de estudos aí introdutórios ao antigo testamento é isso Agradecemos muito por vocês estarem junto e por esse momento tão importante né agradecermos aí ao professor Saião muito obrigada obrigado boa noite a todos e fiquem em sintonia conosco amanhã inclusive temos uma reflexão logo cedo né na nossa celebração também online você tá convidado a acompanhar conosco Muito obrigado Deus abençoe a todos e fique sempre sintonizados aqui com a gente na boa noite boa noite