queridos vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 9 e nós vamos no verso primeiro até o verso 14 nosso objetivo é cobrir essa porção nessa noite vamos ver se conseguimos primeiras Coríntios Capítulo 9 de 1 a 14 Será que eu não sou um homem livre não sou Apóstolo não vi Jesus nosso senhor por acaso vocês não são fruto do meu trabalho no Senhor se não sou Apóstolo para para outros certamente eu sou para vocês porque vocês são selo do meu apostolado no senhor a minha defesa diante dos que
me questionam é essa Será que nós não temos o direito de comer e beber Será que não temos o direito de levar conosco uma mulher crente como esposa como fazem os demais apóstolos os irmãos do Senhor e cefas ou será que somente eu e Barnabé temos de trabalhar para viver quem é que vai a guerra e suas próprias custas Quem planta uma vinha e não come do seu fruto ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho Será que eu digo isso apenas como homem não é verdade que a lei também
o diz porque na lei de Moisés está escrito não amarre a boca do Boi quando ele pisa o trigo por acaso Deus está preocupado com bois Será que não é certamente por nossa causa que ele está dizendo isso é claro que é por nossa causa que isso está escrito pois quem Lavra deve fazer o quão esperança e o que colhe deve fazer na esperança de receber a parte que ele é de vida se nós semeamos entre vocês as coisas espirituais será muito recolhermos de vocês Bens Materiais se outros participam desse direito sobre vocês não temos
nós em maior medida entretanto não fizemos uso desse direito pelo contrário suportamos tudo para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo vocês não sabem que os que prestam serviços sagrados se alimentam do próprio templo e que os que servem ao altar participam do que é oferecido sobre o altar assim também o senhor ordenou aos que pregam o evangelho que vivam do Evangelho até aqui a leitura da palavra de Deus vamos orar mais uma vez pedimos agora senhor a iluminação do teu espírito santo para compreender a tua palavra especialmente esse tema tão sensível nos dias
de hoje que a relação entre dinheiro e o ministério Pastoral Pedimos que o Senhor nos Oriente a entender o que o apóstolo Paulo está falando aqui e suas aplicações para nós hoje nós Oramos pelos pastores especialmente aquelas os pastores das igrejas menores que têm sido muito atingidas pelas restrições e algumas delas até fechado as portas tenha misericórdia Deus nós sabemos que o senhor sustentar a sua igreja que o senhor haverá de conduzir abençoar e prover o que é necessário é nessa confiança que nós Oramos em nome de Jesus amém queridos vamos lembrar o que vimos
até agora para que nós entendamos o que o apóstolo Paulo tá fazendo aqui nós chegamos na quarta grande divisão da carta que ele escreve aos Coríntios onde ele aborda Mais especificamente uma questão muito própria daquela época que era a possibilidade ou não de um cristão comer carne que houvesse sido oferecida no templo Pagão a qualquer um daqueles muitos Deuses que eram cultuados lá na cidade de Corinto comer carne em Corinto era arriscar-se a fazer isso porque a carne do mercado do açougue provavelmente tinha vindo do tempo se você fosse comer na casa de um amigo
Pagão ele provavelmente já tinha consagrado aquela carne as divindades que ele adorava e havia qualquer outra possibilidade que houvesse sempre sempre o caminho do templo estava lá do templo Pagão Então as chances de você comer carne sacrificado a Ídolos incorhito era muito grande então a igreja de Corinto acabou se dividindo em duas categorias dois grupos o grupo dos irmãos fortes eles são chamados de fortes pelo Apóstolo Paulo porque a consciência deles era uma consciência robusta era uma consciência firme eles não tinham dificuldade em com isso eles achavam que Deus corretamente era o criador de todas
as coisas e o único Deus e que esses Ídolos não eram nada e que não tinha contaminação alguma na carne ainda que ela tenha sido oferecida um Deus Pagão então ele se sentiu uma vontade para comer em toda e qualquer circunstância lá na cidade de Corino já os irmãos fracos que é o outro grupo Paulo chama de fracos né chama de consciência irmãos que tem a consciência fraca eles tinham escrúpulos em comer essa carne porque eles receavam praticar idolatria muitos deles ainda estava não tinham abandonado a família com a vida pregressa a vida antiga onde
toda a carne que eles comiam era sacrificada Ídolos e comer carne agora meio que lembrava tudo aquilo ele se sentia idólatra comendo carne ele tinham problemas em com relação a isso a igreja estava dividida e [Música] o A questão não é que não se podia ter opiniões diferentes sobre isso uma vez que isso não é uma questão teológica é uma questão de preferência pessoal é a questão de liberdade cristã mas a dificuldade é que um grupo estava condenando outro grupo quem comia desprezava quem não comia e quem comia tava julgando é quem comia tava nessa
tava nessa confusão aí toda e os Coríntios então perguntaram o apóstolo Paulo como ele deveria orientar os a respeito disso e é exatamente esse o conteúdo dos Capítulos 8 9 e 10 é um assunto só é esse assunto aqui no Capítulo 8 que nós terminamos o apóstolo Paulo coloca quatro princípios para orientar aquela questão aqui no capítulo 9 ele vai colocar o exemplo dele de alguém que abre mão dos seus direitos por amor aos outros e no capítulo 10 ele vai usar o exemplo de Israel no deserto e vai responder três perguntas posso comprar carne
no mercado posso comer na casa de um irmão que me convida para um churrasco e posso ir no templo Pagão e comer carne lá ele vai responder essas três perguntas no capítulo 10 Então é isso o quadro geral nós estamos agora no capítulo 9 onde ele coloca o seu exemplo ele vai falar dos seus direitos os direitos que ele tem como Apóstolo de Jesus Cristo e como homem livre e também da renúncia que ele fez dos seus direitos por amor do evangelho e com isso querendo dar o exemplo para a igreja de Corinto especialmente para
os irmãos mais fortes Será que vocês também não podem abrir mão dos seus direitos por amor aos irmãos mais a nossa liberdade sempre deve ser controlado e guiada pelo amor ao próximo então é o que nós veremos Hoje vamos começar então aí nos versos 1 e 2 quando o apóstolo Paulo coloca os seus direitos ele apresenta as evidências do seu apostolado e os direitos que isso lhe dá como nós veremos Será que não são um homem livre não sou Apóstolo não vi Jesus nosso senhor por acaso vocês não são fruto do meu trabalho no Senhor
se não sou Apóstolo para outro e certamente só para vocês porque vocês são selo do meu apostolado no Senhor essas perguntas que Paulo coloca aqui perguntas retóricas Elas têm como objetivo estabelecer o apostolado de pau é isso que ele quer aqui então São perguntas retóricas porque são perguntas que ele já sabe a resposta todo mundo sabe a resposta Será que eu não sou um homem livre Claro que você é um homem livre Será que não sou Apóstolo sim você é aposta Será que eu não tenho esse direito aquele outro direito sim você tem Então essa
é a estratégia linguística aqui do apóstolo Paulo com essas perguntas a primeira pergunta Será que eu não sou homem livre tem a ver com que ele diz no verso anterior vocês lembram que essas divisões de Capítulo e esses negritos aí foram colocados pelas sociedades bíblicas que traduziram a Bíblia no original que Paulo escreveu não tem Versículo não tem Capítulo não tem nada disso Isso é feito pelas sociedades bíblicas então aqui né esse capítulo aqui o começo do capítulo aqui e o verso 1 aqui quebrou a sequência do verso 13 com o verso primeiro porque a
sequência é essa no verso 13 ele disse se a comida serve de escândalo ao meu irmão nunca mais comerei carne para que não venha escandalizá-lo será que eu não sou um homem livre quer dizer será que eu não tenho liberdade para fazer isso eu sou livre para deixar de comer carne Se eu entender que isso vai escandalizar meu irmão então essa pergunta aqui do verso primeiro é tem a ver com o Versículo do último capítulo Será que eu não sou livre e não tem essa liberdade em Cristo para comer ou deixar de comer ele é
livre ele em cristo jesus é livre desse tipo grupos e ele usa sua liberdade como ele entende que deve mas ele vai mostrar no capítulo 9 que ele prefere em amor aos irmãos abrir mão dos direitos que ele tem como um homem livre a segunda pergunta Ainda não houver um não sou Apóstolo Visa estabelecer o fato Ele de fato é Apóstolo quando ele diz assim não sou Apóstolo ele tá usando o termo Apóstolo no sentido mais importante em que a palavra é usada aqui no novo testamento é que quando ela se refere aos 12 apóstolos
de Cristo e é o próprio apostolado dele essa palavra Apóstolo ela significa literalmente alguém que é enviado e o sentido é enviado com autoridade para desempenhar uma determinada tarefa quase que um representante autorizado Então nesse sentido a palavra Apóstolo é usada no Novo Testamento em várias categorias para descrever algumas categorias de pessoas primeira os 12 apóstolos de Cristo que ele chamou de entre os seus discípulos durante o seu ministério terreno e o apóstolo Paulo é a mesma categoria depois você tem pessoas no Novo Testamento que são chamadas de Apóstolos simplesmente porque elas foram enviadas por
alguma igreja para cumprir uma determinada missão como por exemplo Barnabé que vai estar aqui junto com ele Silas é chamado de apóstolo Timóteo épáfras é chamado de apóstolo lá na carta aos Filipenses só que qual era a missão de epáfras trazer uma oferta lá da igreja de filipos para Paulo que estava em Roma então é Paulo diz assim vocês me mandaram o seu enviado é páfras e enviado no original é Apóstolo então o apóstolo podia ser alguém que saia de uma igreja para outra para levar uma oferta era chamado de apóstolo também ou alguém queria
fazer trabalho missionário o enviado para pregar o Evangelho então existem todas essas esses usos da palavra Apóstolo no Novo Testamento mas quando Paulo diz aqui não sou Apóstolo É no sentido de que Aposto como os 12 aqueles 12 que Cristo chamou os apóstolos do cordeiro e Paulo está incluído nessa categoria E fora os 12 Paulo não tem não tinha naquela época e provavelmente não com certeza não tem hoje alguém no mesmo nível dos 12 e do apóstolo Paulo como ele coloca logo em seguida na próxima pergunta não vi Jesus nosso senhor por que que ele
faz essa pergunta aqui é porque essa era uma das condições para ser um dos 12 na mesma categoria dos 12 é ter sido testemunha do Cristo ressurreto é ter sido testemunha do Cristo ressurreto Resumindo para que alguém fosse Apóstolo no período do novo testamento ele tinha que ter sido chamado por Cristo e ele teria que ter sido testemunha da Ressurreição de Cristo nessa categoria só cabem 13 pessoas os 12 e o apóstolo Paulo você diz ele não foi chamado por Cristo foi ele foi chamado por Cristo no caminho de Damasco mas ele não foi testemunho
da Ressurreição porque ele se converteu muito tempo depois claro que foi porque Jesus apareceu a ele no corpo da Ressurreição aqui é importante a gente fazer uma distinção entre uma visão e uma aparição aparição Cristo se manifesta como ele é se você estivesse próximo dele você overia você escutaria visão é alguma coisa que acontece na cabeça só quem vê ouve é a pessoa que tá tendo a visão como o apóstolo João na ilha de Patmos que teve uma visão de Cristo se você tivesse ao lado de João você olharia para o céu como João estava
olhando e você não ia ver nada mas João tava vendo lá todo o livro de Apocalipse desenrolando diante dele se você tivesse no caminho de Damasco Quando o senhor Jesus se manifestou a Paulo você seria como os guardas que ouviram a voz e viram a luz não entenderam nada porque a conversa de Jesus com Paulo se Paulo na ocasião se deu em hebraico que era a língua falada pelos rabinos o povo falava era Maicon são línguas diferentes então quando Paulo diz aqui não vi o Senhor Jesus ele tá apresentando uma das evidências principais de alguém
que eram verdadeiro Apóstolo ele era testemunha da Ressurreição de Cristo Ele era testemunha ele tinha visto o senhor Jesus e a próxima pergunta as duas próximas perguntas vão também na mesma direção Paulo tá querendo estabelecer o apóstolo ao lado dele diante dos Coríntios por isso ele pergunta agora ainda no verso primeiro por acaso vocês não são fruto do meu trabalho no Senhor o trabalho dele em Corinto é apresentado pelo Apóstolo Paulo como mais uma evidência de que ele era Apóstolo de Cristo e especialmente Apóstolo para os gentios Em que sentido Paulo foi a Corinto como
desbravador como missionário e lá onde ainda Cristo não tinha sido anunciado ele colocou fundamento da igreja era isso que os apóstolos faziam Eles foram chamados por Cristo para lançar o fundamento da igreja e o fundamento era pregação do evangelho e a Constituição de igrejas organizadas em torno da verdade de que Cristo é o senhor Então tudo isso naquele momento inicial da igreja os apóstolos foram levantados para isso para lançar as bases da igreja Paulo Então tá se colocando nessa categoria Quando ele pergunta aos Coríntios vocês são fruto do meu trabalho no senhor a conclusão no
verso 2 se eu não sou Apóstolo para outros certamente só para vocês porque vocês são o selo do meu apostolado no Senhor porque essa esse desejo essa preocupação de Paulo de estabelecer o seu apostolado sem sombra de dúvida se não para todo mundo pelo menos para a igreja de Corinto porque isso é porque na igreja de Corinto havia questionamentos a respeito disso se ele de fato era Apóstolo de Jesus nós vimos isso no capítulo nos Capítulos 1 2 3 e 4 no início da nossa série quando nós falamos a respeito das divisões que havia na
igreja de Corinto formadas por quatro grupos o grupo de Pedro o grupo de Apolo o grupo de Cristo e o grupo de Paulo então dizer eu sou de Pedro ou eu sou de Apolo era a mesma coisa de dizer eu não sou de Paulo então havia rejeição ao Apóstolo Paulo e a sua liderança dentro da igreja de Corinto no capítulo 4 é quando ele faz uma defesa mais clara e apaixonada do seu apostolado até ironizando com os Coríntios que achavam que eram superiores a ele estava na posição mais elevada eram mais espirituais do que o
próprio apóstolo Paulo é por esse motivo que aqui no capítulo 9 ele está tão desejoso de estabelecer o seu apostolado não somente porque ele quer que essa verdade prevaleça ali mas porque ele está Armando uma arapuca para poder pegar os Coríntios lá na frente por assim dizer porque uma vez que ele estabelece que ele é Apóstolo então isso significa que ele tem determinados direitos e uma vez que ele estabelece esses direitos ele vai dizer eu entretanto abrir mão de tudo isso por amor ao evangelho e Vocês deviam fazer a mesma coisa por conta dos seus
irmãos fracos que tem dificuldade com carne sacrificada ídolo Essa é a estratégia dele então para que ele faça isso ele primeiro tem que estabelecer que ele é Apóstolo de Cristo e é isso que ele faz aqui nos versos 1 e 2 agora ele vai falar dos seus direitos do verso 3 até o verso 6 ele diz que o que ele vai fazer é apresentar uma Apologia uma defesa verso 3 a minha defesa diante dos que me questionam é essa palavra defesa Apologia na língua grega questionar significa no grego julgar O que é que tava acontecendo
como eu já disse tinha gente lá na igreja de Corinto que estava julgando o apóstolo Paulo Ministério dele fazendo comparações com Pedro fazendo comparações com Apolo e com os 12 não consideravam Paulo como verdadeiro Apóstolo e faziam críticas do tipo que ele era Mercenário que as intenções verdadeiras do ministério dele o que movia o apóstolo Paulo era dinheiro era de alguma forma ter benefício próprio através da pregação do evangelho estabelecimento de igrejas e coisas do gênero ele era disso que ele estava sendo acusado Qual é a defesa que Paulo apresenta então é o que ele
disse que vai fazer aqui no verso 3 a minha defesa é essa vamos ver então os argumentos que Paulo apresenta como defesa né aliás vamos ver a defesa que ele faz diante deles também mais uma vez na forma de pergunta ele diz aí no verso 4 Será que nós não temos o direito de comer e beber eu sou Apóstolo de Cristo Jesus foi enviado pelo Senhor Jesus até Corinto eu preguei o evangelho a vocês e vocês são fruto do meu trabalho do Senhor será que eu não tenho direito de comer e beber as custas de
vocês sustentado por vocês Será que eu não tenho esse direito ou eu tenho que ficar eu tenho que passar fome passar necessidade de graça recebeste de graças de graça dai né então não vai ter é isso eu vou ter que ficar sem comer e sem beber Paulo tá sendo até meio Que irônico né aqui meio que envergonhando os Coríntios por conta da atitude deles segundo segunda pergunta tá no verso 5 será que não temos o direito de levar conosco uma mulher crente como esposa como fazem os demais apóstolos os irmãos do Senhor e cefas vários
vários desses obreiros aqui eram casados e eles levavam a esposa e ninguém tava reclamando a igreja de Corinto tinha inclusive o grupo de Pedro né lá o grupo de cefas de Pedro eu sou de Pedro ninguém tava reclamando Porque Pedro era casado ao contrário do que diz a igreja católica né Pedro era casado e E onde ele ia ele levava a esposa dele e então ficava meio que né era uma despesa mais para a igreja que tava recebendo Pedro porque tinha que pagar a passagem de Pedro e da esposa e da comida para Pedro e
para a esposa de Pedro mas ninguém tava reclamando disso só tava reclamando de Paulo a igreja de Corinto só tava fazendo crítica ela posta o Paulo e não era só Pedro ele disse todos os demais Apóstolos todos os demais Apóstolos tem essa prática de se fazer acompanhar pela sua esposa quando vão num trabalho missionário quando vão pregar o evangelho ou cumprir alguma missão relacionada com o apostolado e ele menciona aqui os irmãos do Senhor os irmãos do senhor a gente sabe o nome deles né Tiago Judas Simão e José dois deles fizeram parte do grupo
apostólico que é Tiago que escreveu a carta de Tiago e Judas que escreveu a carta de Judas e a gente sabe por Fontes da patrística que a todos eles Tiago Judas Simão e José Eles vieram a crer no senhor Jesus depois da conversa depois da Ressurreição de Cristo porque antes eles não acreditavam que Jesus era o Messias não acreditava mas depois que Jesus ressuscitou ele se converteram Tiago e Judas se tornaram líderes da igreja de Jerusalém e Simões José se tornaram pregadores da palavra de Deus nós temos uma referência aí do século III terceiro depois
de Cristo eu esqueço agora quem é o pai da igreja que refere a Aos familiares de Jesus que ainda continuavam a pregar o Evangelho com base em Nazaré e uma outra cidade próxima eles tinham uma missão de pregação do evangelho ali provavelmente já né terceira quarta geração da família de Jesus que eles continuavam a pregar o Evangelho o ponto é que todos os líderes Apóstolos e pessoas associadas aos Apóstolos daquela época eles comiam e bebiam E com isso a sua família também a sua esposa as custas das igrejas que eram beneficiadas pelo seu ministério qual
era o problema será que não valia para Paulo Será que só eu não tenho direito de comer Será que nós não temos o direito de levar conosco a esposa aí ele terceira pergunta no verso 6 ou será que somente eu e Barnabé temos de trabalhar para viver ele agora inclui Barnabé que era tinha um status apostólico não é uma Apóstolo mas ele tinha um status apostólico por assim dizer ele fazia parte do Círculo apostólico e a pergunta é será que só nós temos que trabalhar para viver a pergunta que ele quer dizer o seguinte Será
que só nós temos que fazer um tipo de trabalho secular para me sustentar no caso de Paulo era fazer tendas então Paulo tinha uma profissão todo judeu aprendia alguma profissão e sabia exercê-la e com frequência era a mesma profissão do seu pai então Paulo tinha aprendido a fazer tendas Provavelmente porque o seu pai também era fazer dor de tendas e talvez lá na cidade de taça onde ele nasceu tinha lá tenderia fulano de tal né que era do pai do apóstolo Paulo e ele Talvez cresceu ali aprendeu ele tinha essa profissão ele não se recusava
a fazer isso várias ocasiões ele fez isso mas a pergunta é será que ele não teria o direito de receber recursos da igreja para viver ou ele tinha que ter um trabalho secular já que não era para receber nada então ele tinha que viver trabalhando junto com Barnabé numa obra secular para poder atender as necessidades da igreja essa é a pergunta no verso 7 em diante versus 7 em diante isso aqui são são as perguntas que ele faz em sua defesa não é São é a Apologia que ele apresenta veja que no verso 3 ele
diz a minha defesa é essa E aí vieram essas quatro perguntas que tem como objetivo estabelecer os direitos que ele tem diz de comer beber e levar um esposa no caso Paulo não tinha se viesse até o direito de levar como todos os demais Apóstolos faziam e obreiros em Cristo Jesus agora a partir do verso 7 ele ele traz em sua defesa vários outros argumentos que Eu dividi categorizei para ficar mais fácil para nós primeiro três argumentos tirados do bom senso três argumentos tirados do bom senso depois mais três argumentos tirados das escrituras e depois
um argumento baseado na reciprocidade vamos ver como Paulo argumenta aqui então primeiro três argumentos tirados do bom senso todos eles estão no verso 7 Ele pergunta quem é que vai a guerra as suas próprias custas Quem planta uma vinha e não come do seu fruto ou quem é paciente um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho nenhum desses argumentos aqui é necessariamente bíblico no sentido de que é um argumento religioso mas é um argumento tirado da vida comum que todo mundo concordaria precisa ser crente para concordar com isso aqui não não precisa ser
crente não a primeira pergunta Quem é que vai a guerra suas próprias custas o soldado é convocado para ir para a guerra e aí o governo diz olha você tem que arrumar um fuzil arruma aí um fuzil uma farda a metralhadora granada de mão um bizarro para botar de lado uma bolsa para botar nas costas então e venha quem que vai para guerra suas próprias curtas o soldado ele tem que ser sustentado por quem é convocado o exército é que vai dar para ele todas as condições para que ele possa participar da guerra é um
argumento que não precisa ser crente para concordar é óbvio né é o bom senso boa parte da argumentação bíblica ela é tirada dos senso comum é do bom senso quando a gente chega Nessa questão de ética e de moral e dos relacionamentos é tudo senso comum não tudo né mas boa parte é como nós estamos vivendo aqui ou o outro exemplo que ele usa aqui quem é que planta uma vinha e não come do seu fruto Você tem uma chácara você tem uma granja você tem espaço você vai lá e planta uma uma vinha e
depois você não vai não vai colher a uva não vai fazer suco de uva ou prensar para fazer vinho ou qualquer outra coisa que que faz isso né É óbvio se você vai fazer Tem uma terra e você planta alguma coisa você faz na expectativa de que você vai comer o fruto daquilo ali então o sentido é esse quem trabalha quem serve ele faz isso na expectativa de comer do fruto do seu trabalho de viver do fruto do seu trabalho terceiro argumento tirar do bom senso final do verso 7 quem apascenta um rebanho e não
se alimenta do leite do rebanho vai na mesma linha de argumentação é senso comum excesso comum os três argumentos seguintes eles são tirados da escritura e ele começa aí no verso 8 vai ter aí do verso 8 até o verso 10 e depois nós vamos para o lado do verso 13 até o verso 14 verso 8 Será que eu digo isso apenas como homem não é verdade que a lei também o diz porque na lei de Moisés está escrito não amarre a boca do Boi quando ele pisa o trigo por acaso Deus está preocupado com
bois Será que não é certamente por nossa causa que ele está dizendo isso é claro que é por nossa causa que isso está escrito pois quem Lavra deve fazer com esperança e o que colhe deve fazer na esperança de receber a parte que ele é de vida quando ele diz aqui no verso 8 Será que eu digo isso apenas como homem não é verdade que além também o diz é como se ele disse assim isso que eu tô dizendo não é somente um argumento como homem do senso comum que ele acabou de fazer os três
argumentos Será que eu tô falando só como homem não é Paulo você só argumenta com base no senso comum no bom senso são argumentos humanos só isso não basta Pode ser então eu vou trazer argumento da Bíblia se vocês querem isso então vamos para as escrituras vamos deixar deus falar então vou parar de falar como homem e vamos ouvir o que é que Deus diz o que é que Deus revelou no antigo testamento E aí ele vai pegar uma passagem aqui de Deuteronômio Capítulo 25 verso 4 onde a lei de Moisés dizia não abordasse o
boi enquanto ele trilha O pisa o grão a lei que proibia colocar mordaça no boi que estava girando a morte era assim que se fazia Naquele tempo era uma pedra de Moinho Redonda fixa furada ao meio com um pau um pau e outra pedra que se colocava por cima dela com orifício né para ficar encaixada uma na outra e entre as duas pedras havia um espaço e ali era jogado o Grão de Trigo e um boi era amarrado na pedra de cima que era móvel e o boi ficava andando e girando a pedra superior girando
a pedra superior e a medida que ia fazendo isso ia trilhando o trigo separando a casca do conteúdo da semente e aí já tinha um lugar próprio para onde eles corria e de lá era evangelizado o que que acontecia O Judeu muquirana nem todo judeu é claro né mas o dono do boi que era ele não queria nem perder aqueles grãos de trigo que por acaso caíam fora do canalzinho que levava lá para o lugar onde o trigo era armazenado né O que que aconteceu O Boi que tava ali trilhando caiu o trigo que que
o boi fazia Comia né aí vinha lá o mão de vaca né como a gente chama ele botava uma mordaça no boi putadinho do boi não comer nem os grãozinhos que caiu da moto então a lei de Moisés proibia que se fizesse isso pode parecer um detalhe assim rapaz Deus entrou em detalhe mesmo aí Paulo pergunta se vocês acham que essa lei aqui é porque Deus se preocupa só com os bois não isso aqui tem um significado quer dizer simplesmente que o trabalhador é digno do seu trabalho e que você não deve impedir que aquela
pessoa que está trabalhando ela receba o que ela tem direito o que ela merece e isso é ilustrado por exemplo nesse caso do boi aqui então o caso a lei da mordaça era uma lei que ilustrava esse princípio que o apóstolo Paulo vem trazendo até agora que quem trabalha tem o direito de comer do trabalho que ele presta verso 10 Será que não é certamente por nossa causa que a lei de Moisés está dizendo isso é claro que é por nossa causa e aí ele conclui quem lava deve fazer com esperança quem vai lavar o
chão quem vai preparar o terreno para lançar a semente aguar e depois ver o fruto crescer ele faz isso na esperança de que um dia ele vai comer daquela daquela plantação daquela lavoura que ele tá fazendo quem lava deve fazer ele com quem colhe já é mais uma etapa na frente quem vai passar depois e colher aqueles frutos e todo o resultado da plantação ele deve fazer também na esperança de receber a parte que ele é devida o mundo daquela época era o mundo que era baseado a economia era baseada na lavoura e na criação
e então todo mundo ou trabalhava como lavrador ou na colheita sempre havia trabalho nessa nessas todas as épocas do ano e na tanto um como o outro tanto aquele que vai lavrar como que vai colher Paulo diz ele tem direito a receber a sua parte então ele pegou o primeiro argumento bíblico do apóstolo Paulo é a interpretação que ele faz de Deuteronômio 254 a lei da mordaça no boi e agora do verso 13 até o verso 14 mais um argumento Tirado das escrituras vocês não sabem que os que prestam serviços sagrados se alimentam do próprio
templo e que os que servem ao altar participam do que é oferecidos sobre o altar aquele agora tá citando Deuteronômio 18 verso primeiro e toda legislação do Antigo Testamento que regulamentava o trabalho do sacerdotes os sacerdotes e eles eram tirados da Tribo de Levi era uma tribo dedicada exclusivamente para o serviço de Deus Os Levitas não faziam outro trabalho eu não sei o trabalho do templo e portanto Deus designou que os dízimos das 11 tribos eram para ser dirigidas para tribo de Levi para os sacerdotes os sacerdotes recebiam os dízimos das 11 tr gestantes E
além disso eles tinham direito de ficar com uma parte daqueles animais que eram sacrificados no altar e com as ofertas que eram levadas ofertas de trigo de azeite de vinho ou outra bebida que era oferecida de acordo com a lei isso tudo ficava com o sacerdote E por que isso porque eles ministravam as coisas de Deus no templo eles ofereciam os sacrifícios eles seguiam todos aqueles rituais eles interpretavam a lei para o povo então eles tinham direito de comer do trabalho que eles faziam Paulo cita então é legislação levítica do Antigo Testamento como argumento para
o que ele tá dizendo para a prova do que ele tá dizendo que tinha direito de receber sustento também o terceiro argumento tirado da escritura tá no verso 14 assim também o senhor ordenou aos que pregam o evangelho que vivam do Evangelho só que a escritura aqui não é do Antigo Testamento o apóstolo Paulo está citando uma passagem dos Evangelhos que a essa altura já circulavam ou em forma oral ou já em forma escrita Provavelmente o evangelho de Marcos né que é o mais mais recente embora essa citação esteja em Mateus Capítulo 10 verso 10
e Lucas Capítulo 10 verso 7 foi quando Jesus foi quando Jesus mandou os doze discípulos em missão para pregar o evangelho e ele disse Digno é o obreiro do seu sustento e Ele ordenou que os seus discípulos em missão eles comessem e bebessem daquilo que era oferecido a eles nas casas onde eles ficassem Jesus proibiu que eles impusessem uma condição financeira para pregar o evangelho de graça recebestes de graça dai vocês não vão cobrar para pregar o Evangelho vocês vão pregar o evangelho e vão viver das Ofertas e do sustento que as pessoas abençoadas as
pessoas que foram alcançadas elas desejarem ministrar para vocês então existe uma diferença uma coisa é você dizer assim eu prego o evangelho mais portanto mesma coisa se aqui na entrada da igreja tivesse os diáconos é cobrando ingresso né para entrar vocês têm que pagar para poder ouvir a palavra de Deus lá dentro então de graça recebestes de graças de graça dai Mas isso não quer dizer que não se Deva remunerar abençoar e ajudar aqueles que estão envolvidos na pregação do evangelho esse todo argumento do apóstolo Paulo aqui corroborado inclusive por uma citação do próprio Jesus
como Paulo diz assim o senhor denou-se que pregam o evangelho que vivam do Evangelho o que é viver do Evangelho a não ser viver com base nos recursos nas ofertas que são dadas por aqueles que foram abençoadas pela mensagem do Evangelho por último um argumento baseado na reciprocidade versus 11 e 12 se nós semeamos entre vocês as coisas espirituais será muito recolhermos de vocês bens materiais se outros participam desse direito sobre vocês não temos nós em maior medida Então essa é a lei da reciprocidade nós semeamos entre vocês bens bençãos espirituais a pregação do evangelho
a verdade do Evangelho Então será muito vocês por sua vez que nós recolhemos de vocês bens materiais há uma reciprocidade e também no verso 12 só que esse argumento verso 12 ele é um pouco diferente mas tá dentro do da mesma categoria se outros participam desse direito quem são os outros Pedro os demais apóstolos os irmãos todo mundo recebia sustento da igreja de Coríntios só quem não tava recebendo era Pau se outros participam desse direito sobre vocês não temos nós em maior medida do que eles porque nós somos os fundadores da igreja eu sou o
fundador da igreja eu fui aquele que pregou o evangelho a vocês aqui o último argumento do apóstolo Paulo no total foram seis não sete argumentos que ele usou em sua defesa para poder defender o seu direito como Apóstolo de receber sustento das igrejas onde ele prega o evangelho então primeiro ele estabeleceu que ele é Apóstolo de Cristo e em seguida ele estabeleceu que como a posse de Cristo Ele tem direito a receber sustento Aí ele diz final do verso 12 ele antecipa o que vai dizer em seguida final do verso 12 entretanto não fizemos uso
desse direito pelo contrário suportamos tudo para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo aquele está antecipando a argumentação que ele vai trazer em seguida e que nós vamos ver na próxima segunda-feira mas já para antecipado aqui ele disse tudo isso para que simplesmente para dizer isso aqui entretanto não fizemos uso desse direito eu sou Apóstolo e eu tenho direito de receber sustento de vocês entretanto quando eu estive aí eu não fiz uso desse direito eu não fiz uso desse direito o que que ele tá fazendo isso porque ele estava sendo acusado de que era
Mercenário e ele lembra vocês Lembra quando eu tive aí eu não usei do meu direito de receber sustento de vocês e também porque ele quer preparar o caminho para trazer o assunto da comida sacrificada ídolo de volta ao cenário e o ponto vai ser esse se ele renunciou ao direito dele de receber sustento em Corinto para não colocar tropeço ao evangelho de Cristo porque ele sabia que tinha gente que ia acusá-lo de ser Mercenário Por que que vocês em Corinto não abrem mão do direito de comer carne que vocês têm por conta da consciência dos
irmãos fracos que argumento né O exemplo dele ele na verdade o exemplo de Paulo é muito mais forte porque no caso era só deixar de comer carne na frente dos outros no caso de Paulo ele abriu mão do sustento dele então é um exemplo poderoso e que traz um argumento forte com ele não fizemos uso desse direito pelo contrário suportamos tudo o tudo aqui que ele suportou foi fazer tendas trabalhar lá com as suas mãos para se sustentar para não ter que receber dinheiro da igreja para evitar como ele diz aqui criar qualquer obstáculo ao
evangelho de Cristo no caso esse obstáculo seria a confirmação ou motivo para aquelas pessoas que diziam Paulo é um mercenário ele tá fazendo essas coisas porque ele tá atrás de dinheiro ele não tem intenções legítimas e verdadeiras Paulo disser mas vocês lembram quando eu tive aí eu não recebi um tostão de vocês eu tinha direito de receber se eu recebesse não tava fazendo nada errado era o certo era o correto mas tem circunstâncias em que a gente tem que abrir mão do nosso direito porque Paulo amava mais a glória de Cristo o bem da igreja
do que o salário que ele recebia a ponto dele está disposto a procurar soluções alternativas para o seu sustento para não correr o risco do Evangelho de Cristo ser filipediado gente o que é que nós podemos aprender aqui eu quero destacar três lições que essa passagem nos ensina a primeira delas Quais são as marcas de um verdadeiro Apóstolo e elas são tem sido chamado por Cristo ser testemunha ocular da Ressurreição de Cristo Jesus e ser instrumento de Deus para lançar os fundamentos da igreja como não tem mais ninguém vivo hoje que se encaixa nessas três
categorias nós concluímos que não existem mais Apóstolos como os 12 e o apóstolo Paulo nós podemos chamar missionários de Apóstolos Como por exemplo o nosso irmão conhecido e abençoado missionário Reverendo Ronaldo litório que foi plantar uma igreja lá na tribo dos concumbas lá engana na África começou do zero então nós estaria correto dizer que ele é o apóstolo dos concombas não estaria errado tá dentro do uso bíblico só que é o uso que não não se perpetuou através da história da igreja no início da idade média ainda se chamava irmãos irmãos Desbravadores assim mas depois
não mais exatamente por conta da confusão porque o Bispo de Roma ele ao assumir o papado ele se considerou como o único legítimo representante dos Apóstolos E aí o termo né deixou de ser deixou de ser empregado Hoje nós não temos mais ninguém nessas condições nem o Papa pode ser considerado como representante dos Apóstolos ou continuador dos Apóstolos não é coisa nenhuma e nem esses Apóstolos neopentecostais que tem por aí também não são também não são se eles usassem o termo no sentido de missionário eu não teria problema mas quando ele se chamam de apóstolo
eles estão se colocando na mesma categoria dos 12 e do apóstolo Paulo e obviamente isso aí não é verdadeiro segundo a lição que esse texto nos dá é o direito que os obreiros têm de receber sustento das igrejas eu sei que tem muita crítica a respeito disso eu sei que tem obreiros que usam dinheiro errado eu sei que tem pastores que fazem do arrecadar recursos O Alvo do seu ministério eu sei que tem a família gerada Teologia da prosperidade e as igrejas que adotam e os pastores que adotam só fazem arrecadar dinheiro fazer campanha arranca
o último centavo dos fiéis Eu sei de tudo isso mas o fato de que esse princípio é usado errado não quer dizer que o princípio se seja errado ele está correto os obreiros que servem a Deus nas suas igrejas com fidelidade no campo ou qualquer outra área de atuação eles têm o direito de ser sustentado por aqueles que são abençoados que foram beneficiados espiritualmente através do seu ministério argumento é o que não falta Aquilo não é argumento é o que não falta tanto do senso comum quanto das escrituras e da reciprocidade os argumentos Estão todos
aqui então gente mesmo que haja abusos mesmo que haja abusos é correto que você abençoe que você Invista que você ajude aqueles que pregam o evangelho para você que ajudam você espiritualmente os Ministérios que são usados por Deus para abençoar sua vida então é justo que você retribua com bens materiais Como apóstolo Paulo diz aqui e a terceira lição e essa aqui é para todos nós a disposição que nós temos de ter de abrir mão dos nossos direitos por amor ao evangelho existem muitas situações em que isso pode acontecer você é livre como Paulo você
é livre o evangelho nos libertou para nós fazermos muitas coisas e experimentarmos muitas coisas que não são proibidas na palavra de Deus eu sou livre para comer carne eu sou livre para comer qualquer tipo de alimento mas eu tenho que estar disposto a abrir mão desse meu direito num ambiente onde usar a minha liberdade vai acabar causando tropeço vai acabar trazendo dificuldade eu sei que tem muitas aplicações disso né eu sei que vai ter pergunta sobre tatuargem pergunta sobre brinco pergunta sobre aquelas argola aqui né no nariz não vou me manifestar sobre isso mas tem
tanta música balinha de Cosme e Damião São tantas situações hoje e os crentes brigam Eles brigam muito em torno dessas coisas né e passa batido em questões doutrinárias é interessante isso mas usos e costumes da briga da briga feia mas o princípio que está colocado pelo Apóstolo Paulo é esse aqui a disposição de abrir mão da sua liberdade dos seus direitos em situações em que usá-los poderia levar um irmão a tropeçar ou poderia trazer algum questionamento ou abrir porta para os inimigos do Evangelho nos atacarem e condenarem nós temos que aprender aqui com o apóstolo
Paulo são três lições e agora três aplicações primeira aos que criticam os pastores por receberem sustento das igrejas Espero que a partir de hoje você pare de fazer isso né eu sei que tem gente que tem inclusive denominações que os pastores não são não recebe nada né mas é exatamente isso o pastor não recebe nada ele vai ter que trabalhar para se sustentar então ele vai ter um trabalho regular e nesse trabalho regular ele vai trabalhar de manhã e de tarde de manhã e de tarde de manhã e de tarde ele tem família de noite
chega cansado né o olho pregado já quando é que ele vai preparar sermão quando é que ele vai estudar a bíblia e aí no domingo vem aquela coisinha rala aquela coisinha aguada sem sustância sem profundidade nenhuma quem aqui perto no final não era melhor sustentar o pastor ou dar a ele condição para que ele durante a semana ele estudasse a palavra comprasse uma boa biblioteca e fizesse cursos investisse em aprendizado em Teologia quem vai da igreja Quem vai ganhar a igreja Claro se tudo isso for acompanhado de piedade de oração de uma vida consagrada a
Deus senão não vale nada vai criar só um intelectual mas Se isso for acompanhar o de piedade de uma vida de oração é um benefício para a igreja é um benefício para a igreja uma palavra também para você que não contribui eu espero que a partir de hoje você contribua tá muito Claro não é tá muito claro Quando Você Está contribuindo para sua igreja Está contribuindo para o sustento Pastoral também e assim abençoando aqueles que lhe abençoaram espiritualmente e aqui uma palavra final aos pastores e obreiros queridos especialmente para você que recebe sustento da sua
igreja recebe ajuda da sua igreja é o dinheiro da viúva pobre eu não compreendo como é que um pastor que recebe sustento da sua igreja ele consegue dormir de noite se ele passa o dia inteiro nas redes sociais ele não visita ele não vai para o hospital ele não aconselha não recebe ninguém do gabinete ele não estuda ele não se atualiza ele passa o dia nas redes sociais como é que esse cara consegue dormir De noite eu não sei então nós divíamos nos envergonhar o dinheiro que lhe sustenta é o é a moeda da viúva
pobre o mínimo que você deveria fazer é tentar corresponder ao esforço da igreja para que você de alguma forma possa se dedicar a ela e para servi-la com alegria é claro que você vai fazer isso porque Deus lhe chamou para isso o dinheiro não é a motivação mas com certeza você devia lembrar que você custa a um valor a um custo da igreja e que você deveria viver a altura disso lembrando dessa dedicação e do sacrifício dos irmãos Amém irmãos próxima segunda-feira se Deus permitir nós entraremos no resto do Capítulo 9 onde Paulo faz uma
aplicação agora direta desses princípios especialmente desse da renúncia a questão da a questão da comida sacrificada ao ídolo com relação ao horário da próxima segunda-feira os irmãos fiquem atentos porque nós iremos avisar vai depender do que que vai acontecer essa semana né Nós Adoramos viver perigosamente né a gente não tem ideia nada nada o ministro diz uma coisa o outro diz e tal fica isso aí a gente só aqui né assistindo né porque que vai acontecer Deus no comando Deus está no controle de todas as coisas a igreja dele sempre vai existir e vai servir
de todo