O CONCEITO DE CULTURA

37.34k views778 WordsCopy TextShare
Iuri Farias
Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinad...
Video Transcript:
e a noção de Cultura surgiu como explicação das diferenças entre os povos quando os determinismos biológicos geográfico estavam superados e em 1690 John Locke já tentava demonstrar que a mente humana é como uma caixa vazia resultado apenas da capacidade ilimitada de adquirir conhecimento e entretanto foi Eduardo Tyler quem primeiro sintetizou o conceito de cultura definindo-a como um complexo que reúne conhecimentos crenças arte moral leis e costumes socialmente adquiridos e transmitidos e em seu parecer evolucionista as sociedades consideradas primitivas atravessaria um processo histórico idêntico que as conduziria a um estágio superior a civilização a Tailor acreditava
em uma natureza comum a todos os povos contestando a concepção vigente segundo a qual os europeus seriam naturalmente mais desenvolvidos que os demais povos e já o particularismo histórico de Franz boas considerava cada sociedade como resultado de um processo histórico único e incomparável as culturas humanas passaram então a ser observadas em sua diversidade é nas palavras de Franz boas são as investigações históricas e convém para descobrir a origem histórica deste ou daquele traço cultural e interpretar a maneira pela qual toma lugar não dado conjunto sociocultural o Alfred kroeber defendia que os padrões culturais vão além
dos instintos para ele o homem se distancia dos outros animais porque suas características biológicas estão subordinadas a cultura é por meio dela podemos nos adaptar aos diferentes ambientes ecológicos o fato de nossos comportamentos não serem determinados por condições biológicas é o que nos torna essencialmente culturais e de acordo com brunislau marynowski a resposta da cultura as necessidades dos seres humanos é a função e consistiria em uma instrumentalização social visando a sobrevivência do grupo e foi malinowski quem criou o método da observação participante pelo qual o investigador passa a conviver com a sociedade estudada a fim
de entender por dentro dela seus significados inter-relações culturais Oi Claude levi-strauss concebia que a cultura se traduz em normas estruturas no interior das quais são estabelecidas diversas relações entre os elementos grupos e instituições sociais que as constituem a certos elementos dessas estruturas como as regras de parentesco resolvem questões humanas universais e estão presentes em todas as sociedades assim podem ser interpretados com base nas mesmas matrizes teóricas A análise estrutural pressupõe que embora singulares e inerentes às sociedades com diferentes níveis de complexidade as combinações de elementos característicos de cada cultura são comparáveis entre si e de
modo geral levistros e os demais autores estruturalistas procuraram elucidar como as relações sociais interagem com os sistemas simbólicos de cada sociedade o segundo Clifford geertz a cultura é um conjunto de significados partilhadas por um grupo Um observador só pode compreender a cultura alheia tendo consciência dos significados da sua própria sociedade e os símbolos são veículos do pensamento acessíveis ao investigador pelo estudo do conjunto de padrões culturais os significados orientam a ação do homem EA neles que está a pauta do estudioso da Cultura o Marshall sahlins Pensa a cultura como a Organização das experiências e ações
humanas por meio de instrumentos simbólicos e as sociedades evoluem de forma plural ao tomarem contato com culturas estrangeiras atribuem novos significados as suas tradições e no âmbito de uma sociedade tribal os sistemas econômico político Ritual e ideológico não são realidades estanques ou distintas eles compõem um todo adaptados às circunstâncias históricas específicas e se nas sociedades tribais o foco simbólico incide sobre as relações de parentesco no mundo ocidental ele se volta para a economia o dinheiro significa para o ocidente o que o parentesco significa para o resto afirma saliens e para Roberto da Matta o Brasil
e seu povo são explicados por meio de suas alta imagens como as festas e as manifestações populares da literatura e da arte das leis e regras dos costumes e esportes e as contradições da sociedade brasileira são expressas pela existência de duas espécies antagônicas de sujeito o indivíduo e a pessoa e convivem em dois tipos de espaço social a casa EA rua e para ele a distinção entre indivíduo e pessoa no Brasil vem à tona na famosa pergunta você sabe com quem está falando e com essa interrogação autoritária as pessoas possuidoras de direitos opõe-se aos indivíduos
tidos como nada mais do que parte da massa e a rua sendo de todos é simultaneamente vista como o ambiente negativo da impessoalidade e do Anonimato uma terra de ninguém Onde estão friamente impostos os preceitos da lei e já a casa é a entidade moral da família o lugar onde se manifestam a cordialidade a hospitalidade as relações afetivas o diálogo entre iguais é o reino dos direitos da pessoa em contraste com as restrições públicas
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com