Introdução à Linguística - O que é semiologia?

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univesp.br Ciclo Básico - LET130 Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo Professora: ...
Video Transcript:
[Música] o Olá caros alunos Estamos aqui na terceira semana chegamos à terceira semana e esta é a segunda vídeo aula referente concernente a terceira semana nesta vídeo-aula eu falarei sobre o que vem a ser semiologia não é Ou seja a ciência geral dos signos ok que é um conceito importantíssimo também dentro da disciplina introdução aos estudos linguísticos da qual eu desejo que vocês estejam gostando desejo que vocês estejam aproveitando e usufruindo tu a disciplina tem para lhe oferecer então a palavra semiologia vem da União das palavras gregas semyon que significa sinal e Logos que significa
estudos tá o estudo né então a semiologia ela vai estudar o que ela vai estudar os sinais né ela vai estudar aí os indícios né no caso no nosso caso especificamente nós podemos dizer que é semiologia é uma área do conhecimento que se dedica a compreender um sistemas de significação desenvolvidos por uma sociedade EA semiologia tem por objeto de estudos os signos não sejam eles linguísticos sejam eles visuais sejam os rins Olá sejam os costumes tá lembrando né que um signo é a combinação de um significado mais um significante né é o significado né E
aí o conceito né o o significante Ok é os termos semiótica e semiologia é interessante lembrar representa o mesmo campo de estudo vocês em algumas publicações vocês vão encontrar semiologia em outras publicações vocês vão encontrar o termo semiótica mas se tratam de um do mesmo campo de estudo Entretanto é pertinente destacar que uma determinação da associação internacional de estudos semióticos decidiu em 1969 que o termos semióticos Bom dia mais adequado para tratarmos da ciência geral dos signos Ok então semiótica e semiologia né aqui eram estudados até então como sendo sinônimos né como sendo as mesmas
as mesmas áreas os mesmos Campos teóricos digamos assim a partir de 1969 né A então a decisão a a escolha a seleção do termo semiótica pela associação de estudos semióticos que considera o termo na semiótica mais adequado para tratarmos da ciência geral dos signos tá agora é é importante destacar o seguinte né que o que diferenciava a cara os alunos semiótica e semiologia era o seguinte quando a tradição né quando a linha ela era relacionada associada a tradição norte-americana e falar sobre a tradição norte-americana é falar sobre Charles piercing né que vocês já estudaram então
o termo utilizado era o termo semiótica Tá agora quando se falava na tradição europeia e falar na tradição europeia é falar o termo é pensado por sir cuidado por se ir né então nós vamos falar em semiologia tá agora é importante lembrar o seguinte que na segunda metade do século 20 né os pesquisadores importantes pesquisadores renomados como o lambari por exemplo e Umberto Eco né escolhe optam por semiótica né para designar os estudos sobre os sistemas de significação então esses dois grandes estudiosos esses estudiosos cérebros notáveis né conhecidos e reconhecidos na Europa e nos Estados
Unidos eles optam pelos pelo termos semióticos eles escolhem o termo semiótica e até então e após isso né e após essa adoção após essa escolha após essa opção diferentes pesquisadores diferentes congressos eventos científicos na disciplinas a graduação é Campos do conhecimento relacionados a agências de fomento optam também pelo termo semiótica o que não invalida o termo semiologia cunhado por Ferdinando social Ok mas é importante que vocês se lembra então e semiologia é a ciência geral dos signos e os estudos de semiótica né ou semiologia tá eles vão se dedicar ao campo de estudos dos signos
linguísticos dos signos visuais dos ritos dos costumes presentes em uma sociedade certo bom Dando continuidade à nossa vídeo aula eu lhe falarei agora sobre a noção de valor né e a importante é um conceito importante é construído pensado por Ferdinando socir nesta segunda parte da vídeo-aula a respeito de semiologia e semiótica e o trago alguns esclarecimentos a respeito de algumas contribuições de Charles Sanders peirce falamos sobre ele é na primeira parte desta desta aula e vou ler aqui alguns fragmentos tá bom para que possamos refletir sobre eles o primeiro fragmento é da Lúcia Santa ela
e ela diz assim considerando que todo fenômeno de Cultura só funciona culturalmente porque há também o fenômeno de comunicação e considerando-se que esses fenômenos só comunicam Por que se estruturam como linguagem e pode-se concluir que tudo e qualquer fato cultural todo e qualquer atividade ou prática social constitui em si como prática significante Isto é práticas de produção de linguagem e sentido EA semiótica ela busca descrever e analisar conforme nós tivemos a oportunidade de dizer né nos fenômenos ela vai analisar os fenômenos né a sua constituição como linguagem ou seja como é que nos fenômenos de
linguagem né como que a linguagem está funcionando como que a linguagem se faz presente ali tá bom essa é uma contribuição bastante em importante é porque não é porque por meio dos estudos da semiótica nós podemos ter um olhar mais crítico podemos ter um olhar mais apurado né podemos e a realizar observações mais sensíveis em uma embalagem por exemplo em imagens de maneira Ampla em fotografias né hoje nós vivemos hoje na sociedade contemporânea né a sociedade fala por meio de imagens Não há como excluir imagens de de um livro didático de uma apresentação de um
relatório em quaisquer áreas do conhecimento independentemente de licenciaturas independentemente de cursos de formação de professores pensem nas imagens na medicina pensem nas imagens na engenharia na odontologia no direito na nutrição na formação em Design na formação em fisioterapia em educação física onde vocês quiserem chegar aonde até onde vocês quiserem chegar ampliando isso que eu trago para vocês não com este argumento vocês irão observar a presença das imagens na sociedade contemporânea e o Charles Sanders peirce e a Lúcia Santa ela que é uma professora a renomada cérebro uma pesquisadora de altíssimo nível na ela vai destacar
então a importância né da semiótica que vai nos ensinando a a olhar cuidadosamente né seja para a uma imagem do visual da sociedade contemporânea sejam para as artes sejam as artes visuais presentes na sociedade contemporânea sejam as artes plásticas sejam a os ícones né que nos se fazem presentes a todo momento seja na linguagem das tecnologias as imagens das tecnologias né temos a presença de imagens Não há como escapar EA semiótica ao se preocupar com todo e qualquer tipo de linguagem ela não vai excluir então as imagens ela não vai excluir as fotografias ela não
vai excluir as esculturas ela não vai excluir a dança a semiótica não vai excluir a moda ela não vai excluir a gastronomia por exemplo né Porque são signos são relações signos significações sociais culturais e que também são objeto de investigação e uma contribuição bastante é importante do Charles Sanders Piercing é a que diz respeito é as diferenças ações que ele faz entre ícone índice e símbolo são muito pertinentes são e interessantes Tá bom eu acho que vale a pena vocês acompanharem este este momento da vídeo aula né quando então retomamos a partir de piercing O
que vem a ser o ícone tá é pensar por exemplo em uma fotografia que traz a imagem de sua mãe pensar uma escultura de uma mulher né que você reconheça por exemplo né é pensar em um ícone o ícone ele possui alguma semelhança com o objeto representado então A escultura do Carlos Drummond de Andrade na praia de Ipanema no Rio de Janeiro o Carlos Drumond sentado de pernas cruzadas né a com seus óculos com o seu o hotel na sua na sua postura né na sua a forma pose característica de quem vivenciava de quem saboreava
a praia de Ipanema né aquele homem tímido Carlos Drummond de Andrade era tímido aquele homem mais reservado né com gestos contidos estão ali presente ficados na belíssima escultura e eu espero sinceramente que quando esse vídeo chegar até vocês já tenham a sido recuperadas né as partes que foram enfim atacadas agredidas as partes da escultura porque se trata de uma escultura Belíssima na praia de Ipanema então é o ícone é um signo que aparece como uma simples qualidade na sua relação com o objeto né possui algumas semelhanças e como o homem com o objeto representado conforme
eu havia dito e através de formas e sentimentos eles tem alto poder de sugestão então quando ver você ver por exemplo a fotografia de um carro né pela realizada feita confeccionada pela propaganda pelo discurso propagandístico né aquele carro te faz né aquela aquela fotografia de fase imaginar se já dentro do carro a sonhar com aquele carro né não é uma simples fotografia você tem ali uma rede de sentidos né uma rede de relações de sentidos bom então a relação de semelhança né com o referente ela é ela possui o ícone possui alguma e a semelhança
com o objeto apresentado agora o índice tá bom é que é o segundo tipo de signo destacado pelo Piercing é o signo que se refere a objeto através de alguma modificar os modificação causada pelo próprio objeto então por exemplo a fumaça é um índice de Fogo o chão molhado é um índice né de chuva ou de que alguma água escorreu por ali né As queimadas que estamos vendo e assistindo em todo o Brasil né ação são sinais de que em algum momento né ah se colocou fogo naqueles lugares a fumaça né nós assistimos aí a
grandes queimadas e aquelas fumaças que é uma a milhares de quilômetros de distância devido à quantidade de de vegetação de Floresta né que foram Queimados bom o símbolo a segundo Charles piercing ele tem uma relação arbitrária né entre uma representação arbitrária do objeto por força de associação de ideias O que quer dizer uma representação arbitrária né quer dizer que é uma representação construídas sócio-historicamente quer dizer que é uma representação o que pode ser Hades construída pode ser questionada pode ser desmembrada digamos assim por exemplo né no símbolo do dinheiro ou nas palavras de uma língua
as palavras de uma língua Ou as cores Não há nada no símbolo do dinheiro não há nada no símbolo da palavra né enquanto enquanto um símbolo nos a palavra elefante por exemplo que remeta necessariamente a um elefante aqueles fonemas que estão ali aqueles glacê mas ali representados aqueles glacê mas ali a simbolizadas São aleatórios eles são arbitrários né porque porque a produção escrita a produção da palavra ela é decorrente de aspectos sócio-histórico-culturais e ideológicos né nós podemos dizer assim combinou-se né estabeleceu-se Tá Colocou se a norma segundo a qual a palavra casa seria escrita desta
maneira ou daquela maneira mas foi uma regra foi uma exposição foi um combinado histórico né foi uma aquilo foi decorrência foi em decorrência tá de estruturas sociais culturais e ideológicas porque nos fonemas em si nos glacê mas propriamente ditos não há nada que remeta a palavra casa ok Tá bom então os símbolos eles têm uma relação arbitrária eles têm uma relação a convencional né do objeto por força de uma associação de ideias esses conceitos eles são bastante interessantes tá porque eles permitem-nos a questionar a o que estamos vendo que está sendo trazido para nós por
meio do discurso propagandístico por meio do discurso da mídia de maneira geral é por meio dos do discurso pedagógico escolar autoritário por meio do discurso religioso por meio do discurso materno por meio do discurso paterno por meio do discurso político né estamos em um ano político né então você vê lá por exemplo aquele candidato que distribui né as inúmeras fotos abraçando uma criança beijando uma criança né o ajudando um velhinho a atravessar a rua tá bom e o leitor né aqui não é ainda o suficientemente crítico e não aprendeu a ser suficientemente crítico que não
aprendeu a estranhar as palavras a desconfiar dos Sentidos né a sabia que as imagens dizem muito que elas foram produzidas que elas foram manipuladas que elas foram construídas dessa ou daquela forma para produzir sentidos produzirem efeitos de sentidos ele pode olhar para a tela imagem dizer olha esse político não é muito é muito solidário né ele ele ama as crianças ele ama é todos os velhos desse país Ele vai realmente a olhar por todos os jovens por todas as crianças por todos os velhos né se ele permanecer no âmbito da fotografia e portanto do ícones
né mas é se ele vai por exemplo para o âmbito né dos símbolos se ele observar que aquele discurso político é marcado por muitos símbolos ele vai começar a estranhar vai começar a desconfiar né porque que esse político aparece por exemplo os braços cruzados desta ou daquela maneira porque que este político né coloca imagens é de de senhoras e essas imagens são sempre repletas né de muitos corações enfim o e vai aprendendo a olhar tá bom e ler imagens é importantíssimo na nossa sociedade na sociedade contemporânea aprendam isso é importante alfabetizar-se também por meio de
imagens tá bom entender que elas trazem muito sentidos né alfabetizar-se para ler imagens né por meio da análise por meio da atenção por meio da recuperação da historicidade né por meio do entendimento de que é possível analisá-las vocês viram Então posicionar-se criticamente tá bom muito obrigada e até a próxima E aí [Música]
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