queridos vamos abrir a palavra de Deus no capítulo 6 do livro de Atos nós vamos no verso primeiro até o verso 7 Atos Capítulo 6 de 1 a 7 naqueles dias aumentando o número dos discípulos houve murmuração dos helenistas contra os hebreus porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária Então os 12 convocaram a comunidade dos discípulos e disseram não é correto que nós abandonemos a palavra de Deus para servir as mesas por isso irmãos escolham entre vocês Sete Homens de boa reputação Cheios do Espírito e de Sabedoria para os encarregarmos desse serviço
quanto a nós nos consagraremos a oração e ao Ministério da palavra parecia agradou a todos então elegeram Estevam homem cheio de fé e do Espírito Santo Felipe procuro Nicanor timão páginas e Nicolau prosélito de Antioquia apresentaram esses homens aos Apóstolos que orando as mãos a palavra de Deus crescia e em Jerusalém o número dos discípulos aumentava também um grande grupo de sacerdotes obedecia a fé até aqui queridos Oremos mais uma vez o senhor que quadro maravilhoso da tua igreja no princípio de crescimento de comunhão de fraternidade de ajuda pedimos nosso Deus que tu nos dez
dias de refrigério pedimos ao pai que as nossas igrejas possam retornar a um padrão bíblico de vida de serviço de Missão ajuda-nos quando estudamos esse livro que nos é dado a Deus para mostrar o que o senhor fez no passado e o que o senhor pode fazer hoje ajuda-nos e dá-nos o entendimento correto para interpretar em nome de Jesus amém amém tudo bem meus irmãos esse texto é bastante conhecido geralmente ele é apontado como sendo a origem do Ofício do diaconato na igreja e é sobre esse texto que nós iremos iremos tratar nessa noite vamos
lembrar o que é que veio antes é sempre uma boa regra a gente colocar a passagem dentro do seu contexto maior na passagem anterior nós vimos que os apóstolos foram presos pela segunda vez foi a segunda perseguição movida Contra Eles pela liderança dos judeus em Jerusalém mas a noite eles foram libertos por um anjo e o Anjo trazer uma mensagem da parte de Deus que eles viviam voltar ao templo onde haviam sido presos e lá continuar a pregar a Cristo falar a respeito da Ressurreição do Senhor Jesus E então no dia seguinte eles fazem isso
e quando o sinédrio reunido manda buscá-los na prisão descobrem que a prisão está vazia e que eles estão lá no templo pregando o evangelho são trazidos à presença dos líderes judaicos que os interrogam e Pedro tem a oportunidade de ir pela segunda vez pregar diante das autoridades depois da palavra de gamaliel um fariseu que ponderou e pediu que o sinédrio não matasse os apóstolos porque esse era o desejo deles o sinédrio Então resolve soltar não sem antes chicoteá-los 50 sois com chicote de couro e depois eles são libertados e saem de lá regozijando pelo fato
de terem sido considerados dignos de sofrer pelo nome de Jesus e o texto diz final do capítulo 5 né que de no verso 42 todos os dias no templo e de casa em casa não cessavam de ensinar de pregar de Jesus é o Cristo quer dizer tava nem aí para o que o sinédrio tinha dito porque antes se importa obedecer a Deus do que aos homens e eles continuaram o trabalho de pregação ali no ali em Jerusalém o que vem em seguida o texto que nós lemos ele tem como objetivo registrar o crescimento contínuo da
igreja apesar das perseguições as medidas que os apóstolos foram obrigados a tomar a medida que problemas surgiram dentro da comunidade registrar a origem do Ofício do diaconato e preparar os leitores para dois eventos que virão em seguida um a morte de Estevão que é um dos sete que vai ser escolhido e depois no Capítulo 8 a missão de Felipe entre os samaritanos e Felipe também é um dos sete que serão escolhidos aqui então essa passagem meio que é uma transição da do daquela primeira etapa da programação que Jesus deu aos discípulos de pregar o Evangelho
começando em Jerusalém Judeia Samaria e assim por diante Porque a partir daqui nós vamos vamos ver o evangelho já se deslocando para esses lugares começando com o sermão de Estevão que foi ali em Jerusalém mas já apontando na direção dos gentios e em seguida o ministério de Filipe já entre os samaritanos Então essa passagem é importante por todos esses motivos que nós temos diante de nós nós temos aqui nós vamos dividir em algumas partes primeira o problema que aconteceu em decorrência do crescimento da igreja que é o verso primeiro depois as providências que os apóstolos
tomaram para resolver o problema que tá aí do verso 2 até o verso 4 depois a eleição dos homens que haviam sido indicados para resolver o problema está aí no capítulo 5 perdão no capítulo 6 do verso 5 até o verso 6 e por último o efeito e o resultado dessa Providência que foi que a igreja continuou a crescer Então vamos lá vamos passo a passo aqui porque o texto é muito rico e ele traz muitas lições preciosas para igreja do dia de hoje primeiro lugar o problema o problema tá aí narrar no verso primeiro
foi uma murmuração começou a ver uma queixa dentro da comunidade de cristãos ali em Jerusalém por conta do esquecimento das viúvas na distribuição de área algumas coisas para nós lembrarmos antes de podermos entender isso aqui primeiro havia uma preocupação grande em Israel com as viúvas porque além de Moisés trazia várias regulamentações protegendo as viúvas encorajando os israelitas a cuidar das viúvas como sendo segmento mais pobre e vulnerável de toda a população Então os judeus sabiam disso e Israel havia esse tipo de ação especialmente os sacerdotes e Levitas eles administravam parte do dinheiro que era trazido
ao templo para cuidar das viúvas e dos pobres e dos necessitados que havia em Jerusalém então isso era alguma coisa que era do conhecimento já de todos os judeus outra coisa que é importante a gente lembrar é que quando a igreja surgiu lá no dia de Pentecostes ela também manifestou uma preocupação com as viúvas que havia no meio daqueles que se converteram a Jesus Cristo terceira coisa que em cima disso nós tivemos alguns Episódios já de generosidade nós vimos como irmãos vendiam propriedades vendiam terrenos e traziam dinheiro e o resultado da venda aos pés dos
Apóstolos para que fosse administrado aquelas pessoas que tinham necessidade uma terceira coisa que a gente tem que lembrar é que a comunidade a primeira comunidade de discípulos que a gente chama às vezes de Igreja Primitiva ela era composta culturalmente de dois grupos era composta dos judeus que haviam nascido em Jerusalém e que falavam hebraico ou aramaico eram chamados de Hebreus e de judeus que tinham nascido fora da Judeia na dispersão em alguma província do império romano e que agora estava morando em Jerusalém que eram chamados de helenistas da palavra grega Ela diz que significa Grécia
o grego no termo geral que era usado para os gentios naquela época ou quem nascia entre os gentios Então tinha dois grupos culturais dentro da igreja em Jerusalém os judeus de Pedigree não é que eram os que tinham nascido ali em Jerusalém na Judeia nas cidades circunvinhas e os judeus que tinham nascido fora daquela região mas que estavam agora morando em Jerusalém e que geralmente falavam grego falavam grego que era a língua Franca daquela época então no dia de Pentecostes muitos desses judeus que tinham nascido na dispersão tinham vindo para Jerusalém para adorar e se
converteram com a pregação de Pedro no dia de Pentecostes e muitos ficaram ali em Jerusalém mesmo o que trouxe um problema para igreja que era a questão do sustento a igreja que tinha 120 membros de repente com um sermão só cresceu para 3 mil ou mais e como ajudar isso Pessoal esse pessoal precisava comer precisava de auxílio isso foi resolvido com aquele expediente de irmãos que tinham condição vender suas propriedades e bens e entregar o dinheiro a para que fosse administrado aos necessitados especialmente as viúvas o segmento Como já dissemos mais vulnerável e necessitado na
sociedade daquela época uma outra coisa que nós precisamos lembrar para entender essa passagem aqui é que a princípio os apóstolos assumiram a administração total da igreja eles não somente lideravam a igreja espiritualmente ministrava uma palavra e os sacramentos mas eles cuidavam também dessa parte provavelmente essa distribuição era de comida ou de dinheiro porque em alguns casos que nós vimos no caso por exemplo de Ananias e Safira eles trouxeram o preço da venda do terreno e colocaram na mão dos Apóstolos então a administração que era feita aos pobres consistia em distribuir dinheiro para que eles pudessem
comprar o que precisavam ou alimento ou qualquer outra coisa que ajudasse a aliviar e os apóstolos estavam também responsáveis por isso aí então esse modelo eram 12 apóstolos e a igreja rapidamente passou do número de cinco seis sete mil pessoas Então dá para ver que não não vai dar certo esse modelo 12 pessoas não tem como administrar o cuidar de uma comunidade que já passou de seis sete mil pessoas e crescendo comer o caso da igreja em Jerusalém é a luz dessa desses fatos que nós podemos entender o que nós temos aqui diante de nós
e qual foi o problema que surgiu Diz aí no verso primeiro que isso aconteceu naqueles dias que dias os dias anteriores onde se deu a perseguição contra os apóstolos e nos quais a igreja continuava crescendo então durante aquele período de crescimento de expansão da igreja com a expansão veio também o problema eu sei que todo mundo quer que as igrejas cresçam mas quanto maior a igreja mais problemas Ela traz isso não quer dizer que Igreja pequena não tenha problema tem e às vezes até pior porque todo mundo conhece todo mundo uma igreja grande tem um
problema se perde no meio da multidão mas o tamanho do problema é geralmente proporcional ao tamanho da igreja e é o caso aqui diz aqui que aumentando o número dos discípulos houve uma murmuração então a murmuração começou com o aumento da igreja a ponto de que os apóstolos e as pessoas que talvez estavam encarregadas de fazer essa administração não estavam dando conta de fazer direito duas possibilidades aqui primeiro não houve nenhuma má intenção de quem estava responsável por distribuir o dinheiro e a e a cesta básica com as viúvas é simplesmente que a igreja cresceu
demais e eles não tinham condição quando a gente pensa em igreja aqui em Jerusalém Não fique imaginando um templo para 6 mil pessoas esses seis sete mil cristãos se reuniam nas casas Então pensa você saber o que é que os cristãos que se reúnem naquela casa estão precisando e de que maneira nós vamos atender aquela necessidade Olha o tamanho do problema que isso representava Então essa é uma possibilidade com o aumento do número e considerando o sistema de casas e igrejas era praticamente impossível ter o administração correta das Ofertas e das cestas básicas para os
pobres e necessitados especialmente as viúvas existe uma segunda possibilidade de que isso era feito por causa do preconceito havia de fato um preconceito dos hebreus que eram judeus de falar aramaica Hebraica que morava em Jerusalém para com os helenistas que eram judeus nascidos fora de Jerusalém e que falavam grego que falavam grego ou que era que era a língua Franca daquela época havia esse preconceito Então não é impossível uma vez que os hebreus eram a maioria que eles estavam encarregados de fazer esse tipo de ministério e davam preferência as suas próprias viúvas e esquecendo as
viúvas dos irmãos que eram de fora de Jerusalém não é impossível o texto não dá nenhuma questão sobre a causa real a não ser informar que isso aconteceu durante o crescimento do número de discípulos que talvez leva a gente a se inclinar pela primeira hipótese uma vez que no texto também não tem nenhuma repreensão ou não há nenhuma correção de intenções então não era não parece ter sido preconceito não é como alguns querem dizer mas provavelmente é o resultado de um crescimento muito grande muito rápido sem uma estrutura conveniente e as viúvas estavam sendo esquecidas
o que provocou a murmuração murmuração tinha razão de ser mas ela não é a reação correta não é reação correta porque a murmuração é uma reclamação e um colocar de culpa implícito quando a gente tá murmurando reclamando não tá satisfeito dentro da igreja representa isso aqui os apóstolos entenderam que tinha potencial aqui para a primeira divisão da Igreja Cristã Já pensou aqui a igreja escapou por um fio de se dividir e teria nascido duas igrejas comunidade evangélica hebraísta em Jerusalém e a comunidade evangélica helenista em Jerusalém Qual foi a causa da briga não foi doutrinária
mas foi a questão da divisão da cesta básica entre as viúvas boas boa parte das vezes divisões entre os evangélicos acontecem por questões administrativas e não por questões doutrinárias por questões de culto à personalidade líderes que tem ou que deseja espaço poder e não por questões doutrinárias aqui havia potencial para uma divisão não for a ação imediata dos Apóstolos dirigidos por Deus para resolver que é o que nós vamos ver agora do verso 2 até o verso 4 aqui nós lemos o que é que os apóstolos fizeram diante da ameaça que aquela murmuração poderia trazer
para unidade da igreja primeiro eles convocaram a comunidade dos discípulos é a primeira vez no livro de Atos que os discípulos os apóstolos são nomeados como 12 porque até aqui era Pedro e os 11 11 então é a primeira vez que eles são chamados de 12 e aqui isso é de vez aquela ideia de que no Livro de que os apóstolos tinham errado quando escolheram Matias no lugar de Judas porque o lugar era de Paulo se eles fizeram errado e Matias não era para ter substituído Judas e sim um apóstolo Paulo o autor da o
autor de Atos inspirado pelo Espírito Santo não teria usado o termo os 12 porque tá indicando que o nome tá completo ou seja ratificando a eleição que aconteceu no capítulo 1 de Matias como sendo o apóstolo que iria tomar o lugar de Judas Então os 12 apóstolos que estavam na liderança da igreja eles convocaram a comunidade dos discípulos Com certeza não foi uma reunião aqui de todos os seis sete oito mil pessoas que haviam ali em Jerusalém até porque não tem lugar para reunir todo esse pessoal não é um lugar mais amplo que tinha o
Pórtico de Salomão que era uma passarela coberta que ficava do lado leste do templo ali daria talvez umas três quatro mil pessoas Então é provável que essa reunião tinha um grande número né um número representativo dos cristãos que havia em Jerusalém Eles foram convocados pelos pelos 12 também é a primeira vez que aparece a palavra discípulo no livro de Atos e é interessante que Paulo nas suas cartas nunca se refere aos cristãos como discípulos mas Lucas aqui em Atos constantemente chama os cristãos de discípulos e é muito interessante Cristo chamou 12 discípulos e esses 12
discípulos por sua vez fizeram discípulos que fizeram discípulos E chegamos até aqui nós que somos discípulos de Cristo através de toda essa essa geração os 12 convocaram a comunidade dos discípulos e eles trouxeram um parecer uma proposta Na verdade uma orientação sobre como aquele problema seria resolvido primeiro eles se negaram a assumir mais uma tarefa ou um encargo além daqueles que ele já tinham ele diz aí eles dizem no verso 2 não é correto que nós abandonemos a palavra de Deus para servir as mesas a gente não deve pensar aqui que eles estão considerando esse
serviço para as viúvas e o cuidado dos Pobres como alguma coisa inferior ou como alguma coisa desprezível comparado com glorioso Ministério da palavra eles estão apenas dizendo que não é eles não podem fazer as duas coisas não é correto eles abandonarem a pregação da palavra para resolver aquele problema para cuidar da distribuição uma vez que eles haviam sido encarregados pelo Senhor Jesus de pregar o evangelho e levar a palavra de Deus até os confins da terra Então com muita sabedoria muito humildade sem apego ao poder e desejando o melhor da igreja eles estavam dizendo nós
não vamos fazer isso nós vamos assumir a responsabilidade de Cuidar dessa área importante da vida da igreja que esse assunto era importante vai se verificar pela qualificação que eles colocam para as pessoas que vão tomar conta daquilo ali não era qualquer um mas eram pessoas que tinham qualificações espirituais e Morais Para poderem atender a essa questão das viúvas Então não é não devemos pensar aqui no final do verso 2 né não é correto que nós abandonemos a palavra de Deus para servir as mesas isso aqui nós não devemos pensar que eram um desprezo para com
o trabalho social ou com o tratamento dos necessitados porque na verdade não é é apenas eles dizendo que não estaria certo eles assumirem Aquela aquele tipo de tarefa servir as mesas aqui pode dar impressão de um trabalho inferior não é porque aqui na nossa cultura brasileira era era já foi mais comum não é o pessoal da casa a família senta e a doméstica vem serve e traz os pratos traz a comida isso é muito comum na nossa Cultura né ainda hoje é então dá impressão de ser de que era um trabalho serviçal na verdade a
gente encontra a gente sabe que na cultura Judaica Era exatamente o contrário os visitantes se sentavam à mesa e o dono da casa aqueles que eram os senhores da casa é que tinham privilégio de servir aos seus aos seus convidados então é o oposto do que veja como a visão cultural às vezes leva a gente a interpretar mensagem não é no ambiente na visão Hebraica Judaica isso aqui não representava nenhuma diminuição ou nenhum trabalho vergonhoso mas era alguma coisa que era feito pelo dono da casa servir as mesas e esse ponto aqui então é muito
importante tem um ponto aqui que eu esqueci não mas eu vou lembrar mas adiante eu vou deixar para mais adiante então primeira coisa eles convocaram a comunidade embora eles fossem os líderes eles queriam que toda a comunidade participasse na resolução daquele problema o que já mostra que o modelo de igreja que se estabeleceu ou se organizou na Bíblia ele não era o governo de um homem só os apóstolos não resolveram sozinhos de cima para baixo ele chamaram a comunidade eles queriam a participação da comunidade na resolução daquele problema ele já sabiam O que é que
vinha pela frente e termos de organização de igreja segunda coisa eles se recusaram a assumir aquilo que não era responsabilidade dele terceiro eles orientaram a igreja sobre a escolha de pessoas para tomar conta daquela área e eles colocaram algumas condições verso 3 por isso irmãos uma vez que nós não vamos tomar conta desse assunto escolham entre vocês Sete Homens de boa reputação Cheios do Espírito e de Sabedoria para os encarregarmos desse serviço encarregarmos desse serviço Então essa é a terceira decisão dos Apóstolos eu queria que destacar algumas coisas primeiro que eles pediram que a comunidade
escolhesse é diferente de apontar e nomear de cima para baixo mas aqui era uma decisão que viria da comunidade quem seriam aquelas pessoas que estariam encarregadas e resolver aquele problema segunda coisa que eu quero destacar é que eles disseram que tinham 17 Nós não sabemos porque sete Pode até parecer pouco diante do tamanho do trabalho alguns sugerem que porque sete na Bíblia o número da perfeição não acho que o livro de Atos tem que ser lido alegoriamente nós não temos a verdade é que a gente não tenha a menor ideia do porque o número 7
mas foi o número que os apóstolos determinaram escolham sete vocês percebem que não foram os apóstolos que escolheram Mas eles deram a direção para a comunidade de como eles deveriam proceder deveriam sete nomes era um homens O que é bastante curioso porque naturalmente uma mulher ou mulheres seriam as pessoas mais indicadas para fazer isso o assunto não era viúva o assunto não era viúva então o mais natural seria mulheres para fazer isso mas eles disseram que tinham que ser homens e esse é uma das passagens que são comumente usadas para dizer que a única restrição
que a bíblia faz no Novo Testamento a participação da mulher na igreja é que ele ocupe uma posição de liderança que ela seja ordenada porque esses sete vão ser ordenados pelos Apóstolos com imposição de mãos e tudo mais eles vão ter um cargo Eclesiástico um cargo Eclesiástico que implica em liderança que implica em liderança na igreja então alguns apontam para esse fato aqui e no mínimo é sugestivo se não instigante né E provocador essa questão porque Sete Homens quando eram viúvas que estavam precisando de assistência e assim por diante a única resposta que eu tenho
é que está em linha com o restante do novo testamento que a Lide da igreja e o exercício da autoridade na igreja é reservado para o homem Cristão qualificado embora é claro sem o auxílio das irmãs nada disso poderia ser feito ou a igreja não poderia e avante como nós temos inúmeros exemplos aqui a outra coisa que a gente tem que notar aqui na orientação que os apóstolos deram é que eles exigiram que esses Sete Homens fossem de boa reputação Ou seja pessoas de confiança pessoas que tivessem o respeito da comunidade porque porque iam lidar
com dinheiro eles iam pegar o dinheiro que viria da venda dos das propriedades das Ofertas dos crentes e iriam aplicar aquele dinheiro por isso era necessário que fosse usar aquele dinheiro é por isso que era necessário que eles fossem pessoas de toda confiança ou como diz aqui de boa reputação não podia ver nenhuma sombra de dúvida sobre a intenção o caráter daqueles homens devido à função que eles haveriam de ocupar e aqui é uma regra muito boa os apóstolos eles disseram nós não vamos querer mexer com dinheiro vocês elejam aí pessoas para Cuidar dessa área
mas nós vamos nos dedicar pregação da palavra seria ótimo se todo pastor tomasse essa decisão eu não toco no dinheiro da igreja no meio um tesoureiro tomei uma junta patrimonial no meio um conselho fiscal transparência transparência porque a quantidade de pastores que caíram do ministério foi expulso ou teve a sua reputação manchada por conta do vinho metal é muito grande e aqui eu me lembro as palavras de um pastor que já não é mais pastor que dizia falar sobre as três barras que derrubam qualquer pastor né é barra de ouro Barra da Saia e conhaque
de alcatrão de São João da Barra né são as três barras de rua qualquer pastor barra de ouro é a principal aí senão a Barra da Saia Então os apóstolos sabiamente de resolveram que isso aqui não era Seara deles e eles pediram então que escolhessem homens de boa reputação E aí vem Cheios do Espírito Santo ou é pastor mas eu pensei que plenitude do Espírito Santo era para fazer sinais prodígio expelir demônio ter poder extraordinário espiritual orar Pois é até para servir a Deus distribuindo cesta básica precisar ser cheio do Espírito Santo e ele diz
né Cheio do Espírito Santo e de Sabedoria porque sabedoria porque quem vai cuidar desse tipo de coisa Ele precisa saber se a viúva está precisando de uma cesta básica ou se ela tá precisando fazer um curso se profissionalizar arrumar um emprego e seguir em frente e por si só porque às vezes só da cesta básica cria dependência desencoraja a pessoa a pessoa sabe que vai receber e ela perde um ânimo assistencialismo né ela então o que iria cuidar disso precisava de Sabedoria porque tem gente que precisa de dinheiro e tem gente que precisa de fazer
um curso tem gente que precisa de uma oportunidade na vida de um emprego e assim por diante Então não é qualquer um que pode administrar o dinheiro da igreja não é só chegar e sair dando a quem tá precisando calma existe a prática nas igrejas onde o grupo de diáconos é atuante que quando alguém está com necessidade os diáconos vão lá na casa da pessoa conversa com a pessoa conhece a pessoa ambiente familiar pergunta se tem amigos se tem parente se não tem ninguém próximo que pode ajudar antes de pesar na vida da igreja aliás
Paulo vai tratar disso na primeira carta a Timóteo no capítulo 5 quando ele fala das viúvas e diz que não é para inscrever na lista de caridade da igreja as viúvas que tem filhos porque os filhos tem que aprender a cuidar de suas viúvas para não sobrecarregar a igreja então precisa saber na hora de fazer ajuda né não é só simplesmente chegar lá desse jeito então tinha que ser cheio do Espírito Santo e cheio de Sabedoria daí vocês vejam como os apóstolos consideravam esse assunto extremamente importante e a última Providência Então tá no verso 4
final do verso 3 penúltima ele diz para os encarregarmos desse serviço para os encarregarmos desse serviço ele seriam Então essas pessoas esses sete homens com essas qualificações ele seriam encarregados desse importante serviço que era ajudar as viúvas e a última decisão dos Apóstolos está aí no verso 4 foi estabelecer as prioridades quanto a nós nós nos consagraremos a oração e ao Ministério da palavra quanto a nós esses vão cuidar agora desse desse serviço mas quanto a nós nós vamos nos consagrar nos dedicar nós vamos empregar o nosso tempo em duas coisas orar isso aqui significa
como ele fala a oração no grego isso aqui articulado tem um artigo Então pode se referir a oração pública e a oração em particular e em privado pelo crescimento da igreja pela vida deles pelos doentes pelos necessitados não faltava assunto para os apóstolos se dedicarem a oração em ou em privado e a segunda prioridade é o ministério da palavra palavra Ministério aqui é a palavra grega diaconia e aqui que é a mesma palavra que vai aparecer aí no verso que vai aparecer no verso primeiro essa palavra parece aqui três vezes no texto grego no verso
primeiro esquecidos na distribuição diária essa palavra distribuição ela ela na raiz você tem a palavra diaconia e depois você tem aqui na no verso 3 para os encarregarmos desse serviço e agora no verso 4 quanto a nós nos consagraremos a oração e ao Ministério diaconia da palavra então nós temos dois ofícios aqui o ministério aos pobres diaconia aos pobres e o ministério da palavra a diaconia da palavra E desde cedo esse se tornou o padrão das igrejas do novo testamento dois ofícios os presbíteros barra pastores que se dedicavam a liderança espiritual das igrejas ao Ministério
da palavra e os diáconos que se dedicavam ao Ministério entre os pobres e os necessitados então biblicamente falando nosso entendimento é que só tem dois ofícios na igreja Presbítero que é a mesma coisa de pastor pastor é apenas um Presbítero que se dedica a pregar a palavra enquanto que os outros cuidam mais da organização e do reger a igreja e os diáconos que são responsáveis pelos pobres e pelos necessitados isso a gente vai ver mais adiante quando Paulo ao fundar igrejas ele estabelece presbíteros nessas igrejas também uma coisa para a gente notar aqui é o
foco dos Apóstolos naquilo que é o chamado deles infelizmente hoje eu sei e às vezes não é culpa do pastor a Igreja pequena e o pastor não tem gente para auxiliar e ele abre a igreja fecha a igreja limpa a igreja troca lâmpada pinta a fachada do templo agoa as plantas do jardim da igreja prega visita batiza faz casamento e no fim o que ele deveria fazer que era pregar a palavra orar e pregar a palavra como sendo sua vocação principal se perde no meio de tarefas administrativas que o pastor tem que fazer o ideal
e às vezes a igreja mata o pastor na unha assim porque não dá um salário não dá um sustento Digno Para que ele possa fazer o que ele tem que fazer ele é obrigado a ter um outro trabalho é obrigado a ter uma uma função trabalhar de Uber trabalhar de ajudante de pedreiro ou então ser professor na rede escola particular porque não tem condição de sustentar família a igreja não dá condição de sustentar a família e aí ele não tem tempo para orar e não tem tempo para pregar Qual o tempo que ele tem para
preparar o seu irmão para domingo no sábado aí ele vai sacrificar o tempo com a família né A família vai sofrer e quando chega no domingo é aquela comida ralinha superficial sem profundidade não é porque ele não queira mas é porque ele não tem condições às vezes nem para comprar livro para poder estudar e trazer o significado correto da palavra de Deus para o seu povo os apóstolos aqui tomaram a decisão correta Nossa prioridade é oração e Ministério da palavra e essa é a prioridade que os pastores deveriam estabelecer também então primeiro já vimos Qual
foi o problema segundo Vimos a estratégia dos Apóstolos para resolver o problema a eleição de Sete Homens com condições morais e espirituais para tratar da questão financeira E aí o resultado E a efetivação da decisão do verso 5 até o verso 6 Diz aí no verso 5 que aquele parecer dos Apóstolos agradou a todos foi uma palavra sábia foi uma palavra dita corretamente Deus aqui com certeza que os apóstolos com essa sabedoria e então eles elegeram e aí vem a lista dos sete Nós não sabemos como foi essa eleição não temos a menor ideia mas
a comunidade escolheu sete pessoas os setes são esses primeiro primeira observação os sete nomes são gregos O que significa que foram eleitos sete helenistas e o que significa que a igreja entendeu que para não deixar dúvida de que não tinha preconceito Eles iam pegar do grupo que estava reclamando e colocar para tomar conta e aí acabou a reclamação não tem os elenistas iam reclamar de que agora porque eram helenistas que estavam agora administrando a cesta básica e o dinheiro das viúvas Então os sete nomes são de judeus gregos quais são primeiro Estevão que é qualificado
como um homem cheio de fé e do espírito santo porque o Capítulo 7 que vem em seguida vai tratar dele ele é a pessoa central a personagem central do Capítulo 7 que onde ele vai se apresentar como o primeiro marketing da Igreja Cristã então dito aqui que ele é cheio de fé e do Espírito Santo depois Felipe que nós vamos descobrir no Capítulo 8 também era um evangelista e leva a palavra de Deus as regiões de Samaria sobre procuro Nicanor Timão e pamelas Nós não sabemos de nada a respeito deles não temos nenhuma informação mais
a respeito deles nem na Bíblia e nem na tradição e tem o Nicolau que é prosélito de Antioquia o que é que significa o prosélito era um grego era um Gentil que se circuncida para se tornar Parte do povo de Israel é um chamado prosélito então ele se tornou judeu através da circuncisão mas era considerado como helenista origem dele era helênica o nome dele é um nome grego alguns acham que mais tarde saía a tradição da igreja fala mais tarde esse Nicolau se dizia e ele cria aceita dos nicolaítas que aparece lá no livro de
Apocalipse Mas a gente não tem certeza Espero que não tenha sido isso porque ele é um dos sete um dos sete como esse grupo ficou conhecido aqui mesmo no livro de Atos mais adiante esse grupo vai ser chamado grupo dos sete então foram estes homens escolhidos dentro daquelas condições depois que a escolha foi feita veja no verso 6 a comunidade apresentou os homens aos Apóstolos que orando-lhes impuseram as mãos eles oraram pedindo ir reconhecendo que todo aquele processo era de Deus pedindo que Deus conduzisse a vida daqueles homens e reconhecendo que Deus era o original
dos ofícios dos dons e de todo o trabalho que você faz na igreja por isso a necessidade de oração e em seguida em posição de mãos quero um costume do Antigo Testamento quando o sacerdote ia ser consagrado às vezes quando algum rei ou algum juiz ia ser consagrado pelo profeta havia imposição de mãos que dá ideia de transferência de autoridade e de poder e era isso que os apóstolos fizeram aqui eles transferiram autoridade para aqueles homens administrarem aquela aquele serviço tomar em conta daquele serviço notem que não existe só Existe dois tipos de imposição de
mãos no Novo Testamento a imposição de mãos para diáconos que acontece aqui e a imposição de mãos para presbíteros que você vai encontrar em Atos 14 por exemplo o apóstolo Paulo impondo as mãos ou mesmo a referência a feita por Paulo a Timóteo de que ele foi ordenado pela imposição de mãos dos presbitério por que que eu tô dizendo isso porque os apóstolos nunca impuseram as mãos em alguém para ser Apóstolo não tem sucessão Apostólica na Bíblia não tem nós vamos ver que logo em seguida aqui vai morrer Thiago o apóstolo Tiago os apóstolos não
chamaram alguém impuseram as mãos para substituir Tiago não tem não tem sucessão apostólica o número era 12 uma o espírito santo tinha que vir com o número 12 certo de Apóstolos uma vez que isso aconteceu Eles foram morrendo e eles não foram substituídos por que que eu digo isso porque a igreja de Roma ela se Gloria de que o Papa é o sucessor dos Apóstolos que Pedro impôs as mãos sobre alguém e lhe passou o manto apostólico que passou para alguém que passou para alguém e que hoje o Papa Francisco é o sucessor apostólico de
Pedro só que isso é da tradição católica não tem nenhum lugar na escritura os apóstolos impuseram as mãos nos diáconos e nos presbíteros só não tem mais imposição de mãos para nada no Novo Testamento a não ser em algum caso de cura não é que é relatado mas estou falando de ofícios Não tem absolutamente nada além disso com essa imposição de mãos eles estavam instalados e prontos notem a comunidade escolheu Mas quem ordenou foram os apóstolos e o texto termina com a descrição dos efeitos positivos dessa medida Olha só peço 7 a palavra de Deus
crescia em Jerusalém o número dos discípulos aumentava e também um grande grupo de sacerdotes obedecia a fé três coisas que Lucas nos diz aqui sobre o crescimento da igreja primeiro que a palavra de Deus crescia explica como o que é isso a palavra de Deus crescia não era o número de pessoas que cresciam eram o número de pessoas que cresciam Mas essas pessoas eram adicionadas à igreja através de que da pregação da palavra então quando Lucas diz crescia a palavra é a mesma coisa dizer cresceu o número de pessoas que ouvia pregação a palavra de
Deus e acreditava você percebe como o crescimento da igreja e a pregação da palavra andam juntas tem gente que quer encher a igreja hoje contrata palhaço faz show né faz é espaço pirotécnico faz tudo para agradar o cliente biblicamente falando a igreja cresce pela palavra por isso dizer crescia a palavra de Deus é a mesma coisa de dizer crescia um número de gente que se converter o crescimento da igreja é o crescimento da palavra ou vem pela palavra não tem outro método segunda coisa que Lucas diz que o número dos discípulos aumentava a segunda vez
que aparece a palavra discípulo e indicando aquele que segue um mestre aquele que aprendiz que está sendo ensinado esse número aumentava de gente que se convertia ali em Jerusalém e terceiro um grande grupo de sacerdotes obedecia a fé os sacerdotes eram responsáveis pelo culto pelo oferenda de sacrifícios no templo e eles reconheceram que o sacrifício de Jesus era o cumprimento daquilo que eles faziam todo dia no templo que era matar animais e eles abandonaram o serviço sacerdotal e ele se dedicaram e seguiram o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e que ofereceu
um único sacrifício pelos nossos pecados os sacerdotes que era um grupo mais duro de Jerusalém muitos se converteram a diante da pregação da palavra de Deus deixe-me terminar aqui queridos irmãos lembrando algumas coisas práticas que eu falei aqui primeiro o fato da Igreja Primitiva ser uma igreja cheia do espírito santo ter a presença dos Apóstolos e de sinais e prodígios não evitou que houvesse pecado murmuração reclamação e ela escapou por um triz de ser dividida Por conta desses problemas então igreja perfeita nunca nós estamos na igreja militante igreja sofrida igreja marcada pelo pecado até a
vinda de Cristo Jesus segunda coisa grande parte dos problemas da igreja poderia se resolver se os líderes usassem de Sabedoria e estivessem dispostos a tomar medidas certas em amor confiança e transparência os apóstolos não se apegaram ao poder dizer somos nós que controlamos o dinheiro somos nós que vamos dizer quem vai receber ou não eles eles não se apegaram a isso eles entenderam que outras pessoas deveriam fazer isso quando a liderança da igreja é humilde é sábia entende que Deus pode usar outras pessoas para fazer o trabalho boa parte dos problemas da igreja se resolve
infelizmente Muita confusão é feita quando centralização busca de poder desconfiança não prestação de contas e aí os problemas acontecem com muita facilidade terceira coisa que eu queria notar aqui para vocês é que os próprios Apóstolos estruturaram a igreja criando e ordenando esse grupo de auxiliares eu digo isso porque os desigrejados eles criticam a igreja organizada eles dizem que é coisa humana esse negócio de estrutura né CNPJ endereço prédio Claro no tempo dos Apóstolos nenhuma dessas coisas era possível cristianismo na religião banida mas não quer dizer que a igreja não tinha uma estrutura mínima e quem
fez essa estrutura os próprios Apóstolos a medida que a necessidade é surgindo que eles fizeram criaram um grupo de auxiliares mas adiante eles vão nomear os presbíteros mas adiante vai ter a lista de viúvas de gente que pode participar ou não Ou seja no Novo Testamento seja percebe uma estruturação da igreja e a medida que os anos e os séculos passaram era preciso que ela fosse se sofisticando por assim dizer para atender as demandas da época hoje em dia para funcionar a gente precisa licença do governo tem que ter CNPJ a igreja para reunir as
igrejas em casa pode né mas que vai cuidar das crianças vai cuidar das crianças aquela barulhada toda e tantos outros problemas que reunião de pequenos grupos a gente sabe traz também então é muito fácil o pessoal ficar de fora e criticar a igreja organizada né ser um mínimo de conhecimento bíblico ou da história ou em termos práticas de experiência com igrejas pequenas e igrejas grandes e a última coisa que eu queria falar para os irmãos é que esse texto nos avisa da importância de gente qualificada mesmo para aquilo que parece um trabalho sem importância quando
a gente vai dizer assim nós vamos eleger pastores e presbíteros na igreja Então qual é o padrão né Tem TS requerimento e tal tal gente é o mesmo requerimento quando a gente vai nomear alguém para o grupo de louvor vai cantar no grupo de louvor Vem cá vamos ver aqui sua vida cheio do Espírito Santo tem boa reputação é uma pessoa que estando lá na frente chegando o seu vizinho ele vai olhar tá cantando na igreja eu conheço esse cara é meu vizinho cara de pau fica lá dizendo palavrão bate na mulher tá cantando na
igreja para qualquer função na igreja é preciso que a pessoa seja qualificada mas não podemos usar cargo na igreja para agradar ninguém sabe filho de fulano ele é um guitarrista mas ele tá meio afastado da igreja convida ele para tocar na banda da igreja quem sabe assim ele volta mas carro na igreja não é usado para isso não não é usado para isso não que ele se converta que ele se arrepende muito de vida aí venha servir a Deus exatamente porque a gente não toma conta disso e a gente não presta atenção nas qualificações que
a bíblia manda como por exemplo aqui é que a gente coloca na liderança gente que não era para estar ali colocar é fácil tem que tirar aí você vai ver a confusão que ia tirar a pessoa daquela posição uma vez que ela chegou até lá que Deus nos ajude irmãos que ele nos deu um avivamento espiritual na nossa igreja brasileira para que a gente volte cada vez mais para a palavra de Deus como Nossa regra de fé e prática amém