queridos nós vamos dar continuidade à nossa série no livro de Atos é agora Atos Capítulo 22 nós iremos do verso 22 até o Capítulo 23 verso 10 como é um texto um pouco longo nós vamos seguir a prática de fazer a leitura à medida que a exposição prossegue sim pai abençoa-nos agora diante da tua palavra ilumina o nosso coração para a compreensão da mesma e aplicação do teu ensino ao nosso coração em nome de Jesus amém queridos Na mensagem anterior nós vimos o relato que Lucas faz de como alguns judeus de da cidade de Éfeso
e que estavam em Jerusalém pela mesma razão de Paulo a festa do Pentecostes reconheceram Paulo e se vocês se lembram foi lá em Éfeso que houve um grande motim um grande alvoroço em parte provocado pelos judeus contra o apóstolo Paulo Paulo conseguiu escapar pela graça de Deus mas os judeus agora o reconheceram lá na cidade e o atacaram no templo Paulo estava no templo pagando um voto que ele tinha feito junto com mais alguns irmãos judeus praticantes lá da igreja de Jerusalém e esses judeus de Éfeso arcaram de lá fecharam as portas e começaram a
acusar Paulo primeiro começaram a bater em Paulo não é e acusando de pregar contra os judeus contra a lei contra o templo e assim por diante Então foi uma comoção na cidade de Jerusalém a ponto de que os romanos sob o comando de Cláudio lisias que era o comandante da da guarnição que estava estacionada ali em Jerusalém para garantir a paz eles tiveram que intervir para salvar Paulo de ser linchado E então H um gritava de um jeito outro de outro ninguém sabia direito o que é que estava acontecendo e finalmente Paulo pede permissão ao
Comandante Cláudio ulises para se dirigir à multidão E ele fala em grego com o comandante que fica surpreso né porque Paulo era judeu só que Paulo era judeu da dispersão e lá ele tinha aprendido a falar grego quando ele recebe permissão para falar ao povo ele começa a falar em hebraico ou na língua hebraica provavelmente é um nome genérico que porque a língua que era falada era aramaico e quando ele começa a falar em aramaico a multidão de judeus fica surpresa também porque pensava que Paulo porque pregava contra o judaísmo era inimigo do povo Judeu
mas ele tava falando na língua do povo Judeu todo mundo tá prestando atenção e Paulo então apresenta a sua defesa ele destaca a como ele foi criado dentro da Fé Judaica como ele foi treinado aos pés de gamaliel que ele sempre seguiu os costumes e a prática dos judeus depois ele fala Da perseguição que ele tinha feito contra o cristianismo para demonstrar quão Zeloso ele era da da Fé do do dos judeus depois ele fala de como se encontrou com Jesus no caminho para Damasco aonde ele ia Ender mais alguns judeus cristãos fala do encontro
dele com Ananias lá em Damasco um judeu piedoso que Deus usou para restaurar a visão de Paulo e aí ele fala da missão que Jesus lhe deu que era de pregar o Evangelho aos gentios e a multidão só houve até aí porque a partir daí ela virou uma multidão raivosa como nós lemos do verso 22 até o verso 24 até esse ponto a multidão ficou ouvindo mas quando Paulo disse isso O que é que Paulo disse verso 21 que Jesus tinha dito para ele vá porque eu o enviarei para longe aos gentios quando Paulo disse
isso começaram a gritar bem alto fora com ele Mateo porque ele não merece viver enquanto eles gritavam tiravam suas capas e jogavam poeira pro ar o comandante ordenou que Paulo fosse recolhido a Fortaleza e que sob açoite fosse interrogado para saber por que motivo Estavam gritando assim contra ele os judeus ficaram extremamente irados e raivosos com o apóstolo Paulo e aí diz o texto aí que eles começaram a gritar tiravam as capas jogavam as capas e poeira pro ar que eram expressões orientais eh de fúria né tiravam as capas talvez porque estavam se preparando para
apedrejar Paulo lembrem que quando foram a apedrejar Estevão Eles tiraram as capas e foi Paulo que segurou todas elas e agora a multidão também tá tirando as capas provavelmente para poder dar uma pedrada mais Certeira no Apóstolo Paulo né então estavam lá se preparando para isso gritando jogando poeira pro ar que eram expressões orientais de frustração e de raiva e gritavam que Paulo não merecia viver que Paulo tinha cometido uma ofensa capital ele tinha de ser tirado da terra e quando a gente investiga O que é que Paulo disse que causou tudo isso só encontra
isso mesmo que ele tinha dito que os gentios podiam fazer parte do Povo de Deus e aí nós nos lembramos do preconceito dos judeus contra os gentios naquela época os judeus pensavam que Deus amava apenas a Israel e que Deus era Deus dos judeus e nada mais e que a a própria ideia de que não judeus pertenciam ao povo de Deus era extremamente odiosa para os Judeus isso aqui nos lembra o que aconteceu alguns anos antes quando o próprio Jesus lá na sinagoga de Cafarnaum falou do amor de Deus pelos gentios curando nam mã da
lepra atendendo a viúva pobre de sarepta sem atender judeus mas atendendo os gentios e aí ele foi botaram ele para fora da Sinagoga de Cafarnaum e queriam matar também próprio Jesus tinha experimentado esse ódio dos judeus quando se tratava da questão da participação dos gentios na redenção ah de qualquer forma foi instalou-se a confusão lá em Jerusalém na na frente do templo e o comandante então Resolveu levar Pedro perdão levar Paulo para dentro da Fortaleza Como diz aí o verso 24 ele não conseguia entender a causa de tanto ódio tanta Fúria tanta violência nada do
que Paulo tinha dito para ele justificava aquela confusão então ele resolveu interrogar Paulo para saber realmente o que é que Paulo tinha feito para deixar os judeus tão Furiosos daquele jeito diz o texto aí que ele ia açoitar Paulo para fazer com que Paulo falasse a verdade e era uma forma Cruel de interrogatório o chicote que era usado chamaram de flagelo ele era de tiras de cor our onde estavam amarrados pedaços de de metal pedras vidro e outros objetos cortantes e que dilaceravam as costas do prisioneiro que foi exatamente o processo que eles fizeram com
Jesus e agora eles iriam falar iriam fazer com com o apóstolo Paulo a o preso era despido era amarrado e chicoteado nas costas com esse azorrague Paulo já tinha sido açoitado algumas vezes mas mas não dessa maneira Issa aqui ia ser realmente uma maneira extremamente cruel e é então que Paulo resolve apelar paraos seus direitos de cidadão tá aí do verso 25 até o verso 29 quando estavam amarrando com Correias Paulo perguntou ao Centurião que ali estava Será que vocês têm o direito de açoitar um cidadão Romano sem que ele tenha sido condenado ouvindo isso
o Centurião procurou o comandante e lhe disse que é isso que o senhor tá prestes a a fazer saiba que aquele homem é cidadão Romano então o comandante veio e perguntou a Paulo diga-me uma coisa você é Romano Paulo respondeu sou e o comandante disse eu tive de gastar muito dinheiro para conseguir essa cidadania ao que Paulo respondeu pois eu a tenho de nascença imediatamente se afastaram os que iam interrogá-lo com açoites o próprio Comandante ficou com medo quando soube que Paulo era Romano porque tinha mandado amarrá-lo quando Paulo Paulo revela que é cidadão Romano
naquele momento em que ele começou a ser amarrado com Correias para ser açoitado provavelmente num poste né com as costas desnudas ou numa viga no teto onde ele ficaria pendurado e seria chicoteado pelos soldados a pergunta dele quando ele percebeu O que é que ia acontecer é se aquilo era lícito diante dos seus direitos de cidadão Romano Até agora ninguém Sabia ninguém tinha tomado conhecimento de que Paulo tinha cidadania Romana isso significava que ele não Podia Ser castigado antes de ter sido julgado nenhum cidadão Romano poderia ser castigado apenado sem que antes tivesse um processo
formal contra ele e ainda ainda assim se o crime do qual ele era acusado era pena tal ou exigia a pena de morte ele podia apelar para César que era o caso aqui os judeus entendiam que ele tinha cometido um crime de morte digno de morte tanto é que disseram tira ele né mata esse homem não merece viver eh que e mais adiante os romanos eh prenderam nós vamos ver que Paulo vai ser preso sob essa acusação de ter cometido uma ofensa capital contra o Judaísmo e é nessa condição que ele pode apelar para César
mais adiante não era todo mundo que podia não é era o cidadão Romano acusado de ter cometido um crime digno de morte então Eh Paulo vai se enquadrar nisso e é então que ele vai apelar para César e nessa condição que ele vai para Roma mas então quando o Centurião que estava ali com os soldados amarrando Paulo houve a pergunta de Paulo né se vocês vão fazer isso comigo sendo eu um cidadão Romano ele aí informa o comandante Cláudio lisias tá aí no verso 26 O que é que o senhor vai fazer saiba que aquele
homem é cidadão romano e aí a pergunta é Paulo não podia est mentindo dizer que era cidadão romando não sendo era crime digno de morte também então ninguém podia apelar para dizer assim eu sou cidadão Romano porque se fosse investigar e verificasse que ele não era então era crime digno de morte também então quando o comandante ouviu isso para averiguar a verdade dos fatos ele Interroga Paulo tá aí verso 27 a 28 perguntou a Paulo você é romano e Paulo disse eu sou Ah o comandante então ele Informa a Paulo de que ele havia comprado
a sua cidadania Romana ele diz eu tive de gastar muito dinheiro para conseguir essa cidadania foi como se dissesse assim eu tive que gastar uma fortuna como é que você um judeu caçado aí pelo seu próprio povo é cidadão romano e a resposta de Paulo di eu sou de nascença então a cidadania Romana naquela época era obtida de algumas maneiras primeiro serviços prestados a a Roma como gratidão a pessoa recebia a cidadania serviços relevantes prestados a Roma escravos que compravam sua própria emancipação Eles podiam pedir a cidadania romana a pessoa que nascia de cidadão Romano
ou seja numa família que era Romana ele tinha o direito de cidadão e no início do reinado do Imperador Cláudio se vendeu muito a cidadania romana o que envolvia suborno envolvia suborno e Geralmente quem ganhava a cidadania comprada dava usava o nome do benfeitor no é à toa que Comandante é chamado de Cláudio lisias porque quem deu a cidadania a ele foi o Imperador Cláudio que ele deve ter pagado ele mesmo diz que pagou uma grande soma de dinheiro e foi na época do Imperador Cláudio que ele recebeu esse benefício E aí ele fica espantado
Por quando Paulo diz que é de nascimento porque de todas essas maneiras de obtenção da Cidadania o nascimento era considerado como a maneira mais nobre e portanto todo mundo quando ouviu o Paulo dizer que já nasceu cidadão Romano porque os pais dele eram então já recuam e o comandante fica ali com medo né porque a pena para quem açoitasse o cidadão Romano sem defesa era pesada Comandante ficou com medo de eh sofrer algum tipo de castigo por ter feito a por ter amarrado Paulo e aí a atitude muda completamente manda desamarrar o apóstolo Paulo e
aí fica ainda a questão o que que causou aquele tumulto todo e é quando o comandante resolve convocar o sinédrio que é a nossa terceira parte aqui do verso 30 até o capítulo 3 verso 10 Vamos ler aqui no dia seguinte querendo certificar-se dos motivos porque Paulo vinha sendo acusado pelos judeus o comandante o soltou E ordenou que se reunissem os principais sacerdotes e todo sinedrio e mandando trazer Paulo apresentou diante deles Paulo fixando os olhos no sinédrio disse meus irmãos tenho vivido até o dia de hoje com a consciência limpa diante de Deus mas
Ananias o sumo sacerdote mandou aos que estavam perto de Paulo que lhe batessem na boca então Paulo lhe disse Deus há de ferir você parede branqueada você está sentado para me julgar de acordo com a lei e contra a lei ordena que eu seja agredido os que estavam ali perguntaram a Paulo você está insultando o sumo sacerdote de Deus Paulo respondeu eu não sabia irmãos que ele é Sumo Sacerdote porque está escrito não fale mal de uma autoridade do seu povo como Paulo sabia que uma parte do sinédrio se compunha de sadu seus e outra
de fariseus exclamou irmãos eu sou fariseu filho de fariseus estou sendo julgado por causa da esperança e da Ressurreição dos Mortos ditas estas coisas começou uma grande discussão entre fariseus e saduceus e o sinédrio se dividiu pois os saduceus dizem que não há ressurreição nem anjo nem espírito ao passo que os fariseus admitem todas essas coisas houve pois muita gritaria no sinédrio e levantando-se alguns escribas que eram do partido dos fariseus discutiam dizendo não achamos nesse homem mal algum e se de fato algum espírito ou anjo falou com ele como a discussão ficava cada vez
mais intensa o comandante temendo que Paulo fosse Despedaçado por eles mandou descer a guarda para que o retirassem Dali e o levassem de novo de volta para a Fortaleza não é a novela aqui continua bom o comandante teve essa brilhante ideia de reunir o sinédrio para saber exatamente porque de que é que Paulo estava sendo acusado porque até agora ele não tinha entendido absolutamente nada ele não era versado nos costumes judaicos ele não não conhecia a a teologia Judaica a esperança Messiânica não estava a par provavelmente do que tinha acontecido alguns anos antes com relação
à Jesus o fato é que ele entendeu que o melhor era chamar a liderança Judaica para então Eh perguntar porque é que aquela O que é que eles estavam trazendo de acusação diante de Paulo o sinédrio vocês lembram era o composto por um 70 anciãos de Israel liderados pelo Sumo Sacerdote e era composto em parte por saduceus e por fariseus que eram as duas seitas mais importantes do Judaísmo que não se davam também ah os fariseus nasceram durante o período interbíblico em reação à tentativa de helenização dos judeus por parte de Alexandre o Grande Então
os macabeus que eram da família de um sumo sacerdote reag formou uma resistência e criou o partido dos fariseus Se você pegar a palavra fariseu FRS é a palavra aiso em grego que significa separar então fariseu significa aquele que é separado era o nome que foi dado aquele Partido dos judeus que não queriam nada com os costumes helênicos gregos a religião a língua A maneira de viver nada eles queriam viver queriam que os judeus fossem realmente um povo separado os saduceus não por sua vez eles eram mais flexíveis eles estavam mais em conluio com o
império grego e depois o império romano eram muito políticos e teologicamente eles divergiam também os saduceus não acreditavam Em Espírito Em anjo em ressurreição ao passo que os fariseus acreditavam em todas essas coisas então sempre tinha disputas a respeito dessa dessa questão e que Paulo vai aproveitar nãoé como nós veremos mais adiante mas o céo lembremos que é aquele mesmo grupo que condenou Jesus Poucos Anos Antes esse mesmo grupo que se reúne dessa feita para ouvir o o apóstolo Paulo e uma vez reunido o sinédrio notem aí que é dito né que o o o
Cláudio lisas ordenou que se reunissem os principais sacerdotes e todo Cedro isso por quê Porque que Israel estava debaixo do domínio dos Romanos então o comandante Cláudio lisias abaixo de Herodes abaixo de pcio pilatos era a maior autoridade em Jerusalém então ele convoca o sinédrio sined que era a autoridade religiosa dos judeus e pergunta o que é que vocês têm Contra esse homem e aí ele pede que Paulo fale Paulo recebe o privilégio de falar ali diante do sinédrio e ele começa afirmando no verso primeiro do Capítulo 23 de que até o dia de hoje
ele tinha vivido com a consciência limpa diante de Deus e isso Ananias o sumo sacerdote não pode suportar Ananias era conhecido pela crueldade era um sumo sacerdote Cruel perverso alinhado com os romanos político e quando Paulo começa dizendo que não se sentia culpado de nada ele chama o ajudante de ordens e diz cala esse sujeito aí e aí o ajudante de ordens vai lá e dá um murro na boca de Paulo né esmurra Paulo na boca para fazer Paulo calar para Paulo não dizer na opinião do Sumo Sacerdote dizer besteira ou blasfêmia por isso que
ele mandou que es murr asse Paulo na boca mal Paulo tinha começado é interessante que essa expressão aqui meus irmãos tenham vivido até o dia de hoje com a consciência limpa diante de Deus a expressão tenho vivido é do verbo grego que significa ser cidadão então é como se ele dissesse eu tenho sido um cidadão judeu vivido como judeu até o dia de hoje com a consciência limpa de que eu não cometi nenhum pecado contra Deus e de Fato né Paulo sempre disse que a ressurreição de Cristo a vinda de Cristo a inclusão dos gentios
eram o cumprimento das profecias dos videntes de de Israel que os profetas tinham anunciado tudo isso e que o cristianismo não era nenhuma novidade mas era o desdobramento lógico era consumação a realização daquelas profecias feitas por Isaías Jeremias Daniel enfim Paulo portanto nunca se viu como sendo um mau judeu mas um judeu Consumado porque é isso que o Cristão é é um judeu realizado todas as promessas estão no antigo testamento elas se cumprem em Cristo Jesus nós somos os herdeiros espirituais de todas essas promessas e portanto somos aqueles que são somos aqueles em quem essas
promessas são consumadas e realizadas por isso eu gosto gosto dessa expressão que o Cristão é um judeu Consumado no sentido não de destruído né mas é um judeu levado ao seu termo final com tudo aquilo que ser judeu significa se realiza em ter fé em Jesus o Messias o filho de Abraão bom a reação de Paulo quando ele foi esbofeteado tá aí no verso 3 Paulo lhe disse ao Sumo Sacerdote Deus há de ferir você parede branqueada você está aí sentado para me julgar de acordo com a lei e contra a lei ordena que eu
seja agredido da mesma forma que na lei eh Romana era proibido você apenar o cidadão Romano sem julgamento também na lei Judaica era proibido na lei de Moisés não se podia aplicar pena a não ser pelo testemunho e pelo depoimento de duas ou três testemunhas dada a oportunidade da pessoa se defender do judeu se defender e Paulo então amaldiçoa ao Sumo Sacerdote né Deus vai ferir você Deus vai ferir você e é interessante quão Profético era o apóstolo Paulo até quando xingava porque os próprios Deus zelotes que iniciaram a revolta de Israel contra Roma em
66 eles mataram Ananias Ananias foi morto Poucos Anos depois pelos zelotes que começaram a revolta contra o império romano que causou a vinda dos Romanos comandados pelo General Tito filho de Vespasiano que era o Imperador cercou Jerusalém durante 3 anos e depois entrou na matou quase toda a população de judeus e levou o resto em cativeiro a a saqueou o templo e assim por diante e no começo dessa luta quem morre é Ananias Por que que os zelotes mataram Ananias porque Ananias era amigo dos Romanos era político ele gostava dos Romanos e os zelotes que
eram um um partido extremo do do dos fariseus detestava os romanos e queria a libertação de Israel então quando Paulo diz Deus a de ferir você parede branqueada ele estava num sentido profetizando a morte breve de Ananias por conta daquila daquela violência contra o servo de Deus bom e parede branqueada né quer dizer hipócrita Paulo aqui tá citando as palavras de Jesus lá em Mateus 23 Jesus diz que os fariseus eram como sepulcros caiados Naquele tempo era costumeiro a quando a pessoa era nos cemitérios caar os sepulcros de branco para evitar que o judeu pisasse
porque na lei de Moisés estava dito que se um judeu tivesse algum contato com o morto Ele ficaria impuro e tinha todo um cerimonial de purificação então para evitar pisar numa numa cova a andar por cima de uma cova tocar numa cova elas eram pintadas caiadas de branco e por dentro então por fora aparecia bonito mas por dentro estavam cheios de ossos de mortos né a carne putrefata já em estado decomposição é a figura que Jesus usou para se referir aos fariseus e que Paulo usa aqui para se referir a Ananias talvez por conta das
vestes esplendorosas do Sumo Sacerdote Sentado lá e Paulo diz Deus vai ferir você seu hipócrita você tá aí sentado para me julgar segundo a lei e contra a lei me manda bater sabendo que na lei nossa lei a lei de Moisés proíbe que isso aconteça então Paulo eh ficou brabo aqui né Paulo ficou brabo a palavra de Deus não proíbe a gente ficar brab não desde que seja pelo motivo certo né O que é pecaminosa e a ira ah humana sem motivo sem razão Paulo ali realmente aqui aqui seria uma oração imprecatória né pessoal às
vezes gosta O crente pode fazer oração imprecatória ó aqui uma né Deus há de te ferir parede branqueada hipócrita né de se dirigindo ao aquela autoridade agora eh no verso 4 até o verso 5 parece que Paulo se justifica né porque o pessoal disse para ele aqui no verso 4 você tá insultando o sumo sacerdote de Deus e Paulo se justifica dizendo eu não sabia irmãos que ele é Sumo Sacerdote E aí os estudiosos se dividem para justificar isso que como é que Paulo não sabia que Ananias era o sumo sacerdote então tem duas tem
muitas explicações e duas delas parecem as mais prováveis A primeira é que Paulo tá sendo irônico ele é o sumo sacerdote né E tá fazendo esse tipo de coisa como é que uma pessoa que faz isso pode ser o o sumo sacerdote perdão irmãos eu não sabia que ele era o sumo sacerdote ele não tá agindo como o sumo sacerdote Então pode ter uma ironia do apóstolo Paulo aqui mas eu prefiro a outra explicação fazia muitos anos que Paulo não vinha a Jerusalém e esse negócio de Sumo sacerdócio girava muito porque era uma posição política
então Ananias estava no cargo há pouco tempo fazia muitos anos que Paulo não vinha a Jerusalém Portanto ele não reconheceu que Ananias aquele que ele viu deu a ordem para bater na boca dele ele não percebeu que era o sumo sacerdote quando avisaram para ele que ele tinha lançado uma oração imprecatória nãoé para nos chamar de maldição contra o sumo sacerdote Paulo disse então Eh eu não sabia irmãos e e ele cita né o texto aqui porque está escrito não fale mal de uma autoridade do seu povo tá lá em Êxodo 22:28 a lei de
Moisés proibia que o judeu falasse mal das autoridades dos anciãos dos Profetas dos sábios do do rei dos juízes quem fosse autoridade deveria ser respeitado no caso de Paulo ele respeitava o Ofício tanto é que ele meio que se Desculpa aqui mas não respeitava a pessoa que estava ocupando aquele Ofício por isso que ele não se retrata apenas justifica porque é que fez essa oração em precatória contra Ananias ele respeitava o Ofício mas não o homem que o ocupava E aí aproveitando a confusão astutamente Paulo divide o sinédrio do verso 6 a 9 conforme nós
vimos Paulo sabia que uma parte do sinédrio era de saduceus e a outra de fariseus tem aquele lema né de vida para conquistar né divide and Conquer quem gosta disso são os americanos né é um dito em inglês E aí Paulo pediu para vencer e a divisão foi exatamente nisso aqui ele sabia dessa composição mista e exclamou irmãos eu sou fariseu filho de fariseus ou seja venho de uma descendência de fariseus e era mesmo a família de Paulo tradicionalmente era de fariseus e diz estou sendo julgado por causa da esperança e da Ressurreição dos mortos
e era mesmo porque quando é que a confusão Começou quando ele disse que Jesus apareceu para ele e disse que ele iria ir aos gentios ora Jesus tinha sido morto pelo sinédrio o cério ordenou a morte de Jesus que foi executar através de Pôncio Pilatos e Paulo agora tá dizendo ele ressuscitou e eu tô aqui eu vou pregar os gentios porque ele que estava morto e ressuscitou me apareceu no caminho de Damasco e me mandou fazer isso ou seja eu tô sendo julgado por aquilo que vocês acreditam vocês não acreditam em ressurreição de mortos falando
com os fariseus né então é por isso que eu tô sendo julgado aos fariseus é verdade né então pera aí ele é ele é dos nossos né Nós não podemos julgar nó não podemos condenar porque veja só o inimigo do meu inimigo é meu amigo né não é verdade esse é o quando os fariseus viram isso aqui eles disseram não ninguém não tem nada errado com isso começou então a confusão para esse lado a grande gritaria verso 7ete nãoé Há uma grande discussão entre fariseus e saduceus é a melhor maneira de discutir teologia é assim
mesmo né grande discussão gritaria um grita de um lado outro grita do outro tem ressurreição não tem ressurreição apareceu Jesus apareceu a ele não apareceu era sempre se discutiu teologia desse jeito aqui sempre foi assim e aí depois o pessoal quer culpar a gente né da hoje em dia mas é muito antigo isso aí e o sinédrio se dividiu convicções religiosas elas são a talvez Um dos fatores motivadores mais sérios e arraigados no coração de um homem se uma pessoa acredita em alguma coisa de todo coração ela vai até as últimas consequências por aquilo que
ela acredita e era o que estava acontecendo aqui agora o problema não era mais Paulo o problema agora era a ressurreição dos Mortos se tinha ou não e a discussão que era para ser legal baseada na lei virou agora uma discussão teológica Tá certo não tá apareceu o morto Jesus não apareceu até que finalmente depois de muita gritaria verso 9 alguns escribas os escribas eram copistas que uma vez que não tinha imprensa os rolos da Lei eram copiados à mão e de tanto copiarem esses especialistas se tornaram Mestres da Lei eles também são chamados de
Mestres da Lei esses escribas então tomar a iniciativa de dizer aqui no tô no final do verso 9 não achamos nesse homem mau algum Então já mudaram aqui o conceito não é e se de fato algum espírito ou anjo falou com ele quem sabe né porque nós acreditamos que é possível então o que ele tá dizendo não é impossível pode ter sido verdade pode ter sido verdade e como a discussão ficava cada vez mais intensa Lemos aí no verso 10 então Cláudio lísias resolveu salvar outra vez a pele do apóstolo Paulo e o leva de
volta à Fortaleza de Antônia que nós já vimos estava ligada ao templo e era onde ficava aquartelada aquela Guarnição de cerca de 1000 soldados Romanos para manter a paz em Jerusalém o comandante encerrou a reunião chamou a guarda e mais uma vez leva Paulo paraa Fortaleza de Antônia ainda sem entender absolutamente nada do porquê da briga e da raiva e do ódio dos judeus contra o apóstolo Paulo e é exatamente por isso que ele vai mandar Paulo para cesareia tirar Paulo de Jerusalém vai mandar para cesareia com uma carta dizendo que ele não sabe qual
o motivo apenas Paulo diz que um tal de Jesus Um Morto chamado Jesus ainda tá vivo causou essa a confusão toda e com essa carta Paulo vai chegar em cesareia vai passar do anos vai enfrentar Reis e governadores e de lá ele vai finalmente para Roma onde vai ser ouvido por César e inocentado não é é quando ele vai sair da prisão vai passar mais alguns poucos anos trabalhando aí é preso uma segunda vez e dessa feita ele não não escapa ele é morto à espada em meados da década de 60 mas isso fica para
quando a gente chegar lá no final do livro de Atos O que que a gente pode aprender aqui desse texto nãoé é difícil a gente tirar algumas lições para cá mas a primeira delas é que eu eu gosto de quando eu leio esse texto eu gosto de pensar nisso é que nós não devemos exitar em usar os nossos direitos de cidadão brasileiro se você é cidadão brasileiro você tem direitos garantias dadas Pela lei pela constituição não é errado você lutar para para tê-la para desfrutar delas por exemplo faz parte dos direitos civis das liberdades civis
fundamentais o direito de religião de expressão e de crença isso é um direito nosso tá garantido na Constituição está certo a igreja lutar por isso a igreja militar por isso a igreja Mandar documentos se quiser fazer movimentações e outro qualquer tipo de ação em prol de fazer valer aquilo que nos é dado na nossa cidadania eu sei que tem crentes que preferem assim dizem assim não não vamos entrar nisso não vamos misturar a igreja com política não se trata de misturar a igreja com política misturar a igreja com política é quando uma igreja toma um
partido político e se associa um partido político e se filia ali e diz nós estamos aqui com esse e tal mas buscar os seus direitos como cidadão brasileiro Isso é perfeitamente vago válido Paulo é a segunda vez que Paulo faz isso isso nós já vimos aqui no livro de Atos né segunda vez primeiro foi em filipos e agora aqui ele apela paraos seus direitos como cidadão Romano a segunda coisa que esse texto nos ensina é que nós devemos nós podemos discordar das autoridades constituídas mas nós temos de respeitar Paulo mostra essa dualidade aqui ele quando
soube que era o sumo sacerdote ele citou uma passagem lá da lei de Moisés que proibia o Xing e um insulto à autoridade constituída mas aqui veio o meu e a gente deve fazer isso a gente pode discordar de quem é presidente ou à esquerda ou à direita a gente pode discordar mas discordar com respeito porque toda autoridade procede de Deus então podemos discordar manifestar Nossa opinião mas sempre com respeito e com educação mas em terceiro lugar não devemos nos intimidar diante de juízes e e podemos orar de maneira imprecatória contra maus maus políticos maus
governantes eu não tenho a menor dúvida disso quando nós percebemos que um mandatário Qualquer que seja a posição que ele ocupa de vereador Presidente da República se ele tá ocupando aquela posição de maneira arbitrária está exacerbando está usando aquilo para fins que não seja o bem comum da Nação então e ele não atende não não não ouve nãoé então eu creio que é correto a gente orar para que Deus remova para que Deus tire mesmo não precisa ser como aconteceu com Ananias né que foi morto aqui pelo pelos terroristas mas que Deus remova essas pessoas
e que Deus nos conceda bons governantes para que nós tenhamos vida tranquila e calma com toda Piedade e Respeito possamos ganhar o nosso pão adorar o nosso Deus nos reunir publicamente nós podemos orar por isso também eu creio que esse texto deixa isso muito claro e outra coisa também a última lição que eu queria tirar aqui para nós é que não é errado a gente proceder com uma certa sabedoria e astúcia quando a gente percebe que a injustiça está às portas Paulo foi muito Sagaz aqui ele sabia que o sinédrio era dividido internamente e ele
foi exatamente na brecha né pense alguém que se pôs na brecha né então ele foi exatamente ali na divisão do sinédrio e a confusão foi tão grande que esqueceram dele que era o que ele queria né Esqueceram de Paulo e ficaram lá brigando e Paulo voltou em paz pra Fortaleza de Antônio junto com o seu protetor Cláudio lisias não é errado a gente usar de Sabedoria astúcia Bon Ciso entendimento quando diante de situações em que fica óbvio que você vai ser injustiçado você pode lançar mão de recursos que sejam lícitos Paulo não fez nada errado
aqui ele só aproveitou o momento né o momento certo e ele disse as palavras certas não é errado o crente fazer isso nós num certo sentido temos que ser simplices como as pombas não é e e sem maldade como a os Cordeiros Mas por outro a gente tem que ter a sagacidade a serpente né Como disse Jesus para que a gente possa enfrentar esse mundo mal em que nós vivemos queridos que Deus nos ajude como o povo dele aqui nesse país abençoado que é o nosso Brasil que a sua igreja seja uma igreja viva uma
igreja poderosa forte e que Deus nos dê bons governantes para que nós continuemos a testemunhar aqui no país a respeito do Evangelho de Cristo amém amém