Olá que bom estarmos juntos mais uma vez Espero que esteja tudo bem com você uma carta supostamente encontrada em 1421 por um certo dcomo colona entre os documentos enviados de Constantinopla a Roma teria sido redescoberta num acervo particular de um compositor inglês do século XIX se o conteúdo nada mais nada menos do que uma descrição completa dos aspectos físicos e Morais de Jesus Cristo feito por um governador da Judeia que administrou a região antes de Pôncio Pilatos o relato é impressionante pois além de nos dar uma visão completa de Jesus feita por alguém que o
teria visto pessoalmente também corrobora com os textos bíblicos No que diz respeito aos comportamentos personalidade e índole de Cristo será que esse documento nos revelará informações ocultas até então Será que ele se tornará uma prova Cabal não só da existência mas da divindade do filho de Deus é isso que nós vamos descobrir a partir de agora o governador que produziu o relato se chamava Públio lentulo Cornélio ou publius lentulos em latim disse que ele governou a Judeia antes de Pôncio Pilatos que esteve à frente da província entre os anos 26 e 36 da era comum
a descrição que vamos apresentar a vocês a seguir teria sido enviada ao Senado romano apresentando uma figura proeminente que estava se destacando na região um Nazareno conhecido como Jesus mas antes de tudo é preciso contextualizar De onde surgiu esse personagem histórico para então entender o conteúdo de sua carta o nome Públio lentulo surge pela primeira vez no livro há 2000 anos ditado pelo Espírito Emanuel e psic AD pelo médium Chico Xavier de acordo com a obra o governador teria sido uma das encarnações de Emanuel que teri tido o privilégio de conhecer Cristo pessoalmente Mas as
coisas não foram tão simples e pacíficas assim antes Emanuel teria sido Públio lento lura um pretor um chefe de polícia de índole duvidosa em 70 antes de Cristo Ele foi expulso do Senado junto com outras pessoas acusado de imoralidade nesse momento ele se juntou a Lúcio catilina um político que procurava devolver as prerrogativas do patriciado aos aristocratas Roma havia passado por uma revolução Popular romo à democracia que deu poderes inusitados para as classes mais baixas e isso incomodava aqueles que estavam no poder depois que Marco Túlio Cícero o cônsul da República Romana descobriu osos detil
ele o expulsou do país fazendo com que pentura assumisse a chefia da rebelião o seu plano era matar Cícero e incendiar Roma e para isso ele tentou negociar com alguns embaixadores para obter apoio armado esses fingiram concordar e até colheram assinaturas dos líderes da revolução para firmar uma acordo mas usaram isso para criar provas documentais e denunciaram os conspiradores foram presos e obrigados a confessar os seus crimes S condições nada agradáveis como você pode imaginar puio lentulo que era uma figura de liderança foi condenado à morte para que não pudesse influenciar mais ninguém tudo isso
teria gerado Profundas marcas no seu espírito segundo a doutrina espírita por isso a sua alma se reencarnou novamente naquela região agora como lentulo Cornélio neto do então contraventor Emanuel não deixa Claro em seu livro mas é praticamente certo que esta sua Encarnação teria sido responsável pelo relato que foi escrito e assinado em grego a versão original do nome é esta que está aparecendo na sua tela ao que tudo indica essa carta fez parte do ciclo de pilatos que é um conjunto de documentos jurídicos do processo romano de Jesus inicialmente Eles foram usados por Roma para
combater o cristianismo que tentou difundir a imagem de que Jesus era um bandido condenado Mas eles acabaram se tornando uma das mais consistentes provas históricas da existência de Cristo este relato em específico parece ter sofrido algumas alterações ao longo do tempo a primeira e mais clara foi a tradução para o latim mas ela também parece ter sido ornamentada pelos humanistas dos séculos XV e x mesmo assim a descrição parece concordar com o mandil ou imagem de edessa uma pintura de Jesus encomendada pelo rei abgar de edessa com o retrato puxado por niceforo Calisto e com
caracterização feita por João Damaceno um importante teólogo dos primeiros séculos do cristianismo outra questão importante é que a carta tem quatro versões ligeiramente diferentes entre si Mas isso não invalida as informações presentes em uma ou outra vamos te apresentar uma delas de forma integral e depois falar sobre as nuances em relação demais lentos presidente de Jerusalém a Senado e a povo romano cumprimentos apareceu em vossa época e ainda vive um homem de grande poder chamado Jesus Cristo os povos chamam de profeta da Verdade os seus alunos filho de Deus levanta os mortos e cura enfermidades
é um homem de estatura mediana tem um aspecto venerável e quem o Olha tem medo ou amor o seu cabelo é da cor de amêndoa madura reto à orelhas mas abaixo das orelhas ondulados e cacheados com um reflexo brilhante caindo sobre os ombros é Partido Em dois no alto da cabeça no uso dos nazarenos a sua testa é Lisa o rosto sem rugas alongado o seu nariz e boca sem falha a barba abundante da cor do cabelo não longa mas Dividida no queixo o seu aspecto é simples mas Digno os seus olhos refug é terrível
em suas reprimendas doce e amigável em suas admoestações gracioso sem perder a gravidade é conhecido por nunca sorrir mas chora frequentemente corpo bem proporcionado mãos e braços bonitos a sua conversação é sábia infrequente ele fala pouco e modesta é o mais bonito entre os filhos dos homens bem como vimos o texto faz alusão a algumas das principais características de Jesus que inclusive são descritas nos Evangelhos bíblicos os milagres por exemplo estão entre os elementos que mais chamam atenção a cura de enfermidades e a ressuscitação dos Mortos são algumas das passagens mais notórias da Bíblia conhecidas
inclusive por aqueles que não são cristãos as descrições físicas também parecem coincidir com aquilo que está presente em nosso Imaginário popular com exceção da versão europeia de Jesus de cabelos loiros e olhos claros Esta é a que mais está presente em nossa imaginação um homem de semblante bonito cabelos compridos e barba longa ambos de cor de Castanha e com vestes e modos simples Além disso os trejeitos e as condutas também parecem estar alinhados à figura de Jesus o aspecto sério simples e irrepreensível a doçura e a caridade que andam ao lado dos ensinamentos e da
exortação do mesmo modo o relato parece fazer juz a sua fama de ser alguém notável íntegro poderoso apesar de humilde e considerado como o profeta da Verdade e até como o filho de Deus pelos seus alunos ou discípulos como costumamos chamá-los outra versão diz que a barba e os cabelos de Jesus teriam cor de vinho o que provavelmente significa um pouco mais escuro mas não necessariamente Ruivo ela também fala dos discursos que são ao mesmo tempo graves comedidos e sbos e da postura que faz com que seja impossível não estremecer Diante da sua presença essa
alternativa ainda destaca o hábito de caminhar descalço sem nada cobrindo a cabeça o que faz com que algum uns o desprezem à distância mas logo mudam de opinião depois de conhecê-lo ou receber algum benefício por meio do seu poder existe ainda uma versão muito mais elogiosa que foca bastante nos atributos positivos de Jesus Ela diz que Cristo é um homem de Grandes Virtudes aclamado pelos seguidores como filho de Deus criador do céu da terra e de todas as coisas que nela se acham também enfatiza sua austeridade e beleza afirmando que estar na sua presença é
o mesmo estar diante de uma Realeza tamanha é a Sua Majestade a descrição física é bastante similar aos relatos anteriores cabelos e barba castanhos longos partidos no meio mas a forma como o texto foi escrito é muito mais poética dizendo inclusive que os raios do sol resplandecem em seu rosto e que por isso ninguém pode contemplá-lo sem chorar a carta também enaltece a beleza de Maria mãe de Jesus e diz que ninguém havia visto uma donzela tão linda quanto ela a quarta e última versão é parecida com essa tem mais ou menos o mesmo tamanho
e fala basicamente das mesmas coisas porém é mais prática descritiva e menos poética Além disso é a única que tem algum TIP de assinatura trazendo os seguintes dizeres ao final salve da tua majestade fidelíssimo e obrigadíssimo públi lentos presidente da Judeia indicção S lua I tudo isso faz com que esse relato ou esses considerando as suas múltiplas versões seja um documento animador apenas por apresentar uma descrição física de Jesus mas por ser mais uma prova da sua existência mas existe um problema nem todos concordam com a sua autenticidade A primeira coisa a ser questionada é
a existência do próprio autor puio lentulo Aparentemente o seu nome é citado apenas na obra escrita pelo Espírito Emanuel e psicografada por Chico Xavier como mencionamos no início do vídeo isso pode ser algo válido para os adeptos dessa doutrina mas não diz muito para a história e para os cristãos de um modo geral Além disso parece haver alguns erros históricos e sociopolíticos significativos em sua apresentação vamos a eles primeiro lugar é dito que ele foi governador da Judeia mas esse cargo não existia na época haviam Procuradores também chamado de pró cônsules que hoje seriam análogos
aos nossos prefeitos outro problema é que esses documentos dizem que Públio lentulo foi administrador antes de Pôncio Pilatos que governou entre 26 e 36 depois de Cristo Mas isso também não é verdade o prefeito anterior era valérios gratos que esteve à frente da Judeia entre os anos 15 e 26 depois de Cristo existem até moedas usadas na época que comprovam esse fato por fim é pouco provável que um procurador Romano iria enviar uma correspondência ao Senado e ao como vimos na versão descrita na íntegra o esperado é que ele se refira diretamente ao Imperador e
sem usar palavras elogiosas e fraternas afinal ele não era Hebreu mas Pagão por isso é difícil que tenha sido simpático aos ideais de Cristo bom então qual a origem dessa carta quem é o seu verdadeiro autor bom não é possível afirmar Com certeza mas nós temos algumas fornecidas pelo teólogo alemão hernest Von dob shuts de acordo com as suas pesquisas o relato teria sido impresso primeiramente no livro vida de Cristo escrito por Ludolf o cusano em 1474 e também na introdução para os trabalhos de Santo Anselmo de 1491 mas não teria sido nenhum desses dois
nem Ludolf nem o Santo Anselmo o autor da carta na verdade foram nesses trabalhos que surgiu a versão de que a carta teria sido encontrada por um certo dicomo colona em uma série de documentos enviados de Constantinopla a Roma mas não é possível atestar a veracidade dessa informação o mais provável é que ela tenha sido produzida em grego e foi traduzida para o latim Em algum momento entre os séculos 1 e 14 mas não é possível saber muito mais do que isso também é provável que ela tenha sido alterada pelos humanistas como dissemos anteriormente e
essa deve ser a razão de existirem tantas versões diferentes entre si certamente foi aqui que alguns relatos ganharam Tons Mais elogiosos poéticos e deixaram de ser apenas descritivos se a carta realmente foi escrita na época de Jesus isso faz dela um documento apócrifo isso é um texto que fala sobre Cristo que é contemporâneo a ele mas que não consta nos livros oficiais das religiões cristãs como a bíblia por exemplo se este for o caso pode ser que o relato tenha sido retirado de algum fragmento do ciclo de pilatos T vez ele carregasse informações valiosas de
Jesus mas as alterações posteriores o distanciaram da Verdade e é impossível distinguir como ele era Originalmente mesmo assim muitos ainda acreditam que o texto possui elementos importantes especialmente por estar de acordo com as descrições antigas e com passagens do Evangelho de uma forma ou de outra talvez possamos usá-lo para nos ajudar a exercitar a nossa imaginação não apenas para ter uma versão física de Jesus mais próxima da realidade mas para sentir como seria estar diante da sua majestosa presença vamos ficando por aqui Gostaríamos que você deixasse os seus comentários O que você pensou sobre o
tema sobre tudo isso que narramos a gente agradece muitíssimo a sua companhia sempre tão especial até um próximo vídeo