História e Memória Pierre Nora

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Bruno Tamancoldi
Vídeo para a disciplina História e Sociedade Regional
Video Transcript:
E aí [Música] bom então este boa noite boa noite pessoal também daí a Bia é nosso vídeozinho de hoje vai se falar um pouquinho sobre um texto né gente vai fazer uma leitura mais de água como tem sido nas outras aulas e na quarta-feira a gente discutir Vai para feira de emprego pouquinho né E o pessoal daí a nem vai entrar aqui de formulário do Google com perguntinhas que basicamente as perguntas que eu faço também pessoal presencial para motivar ao processo de reflexão Hoje a gente vai trabalhar o motor que eu particularmente gosto muito em
algum momento vocês já ouviram falar dele principalmente na introdução dos históricos você já deve ter contato com ele ou ele pede para a historiografia ou na teoria do produção do conhecimento histórico que eu ia renovar é um francês que está no campo da filosofia da história a terceira geração das fotos armários e ele vai ter um trabalho tava conversando com João está aqui começar ele vai ter um trabalho muito parecido por um grande mestre e ele que é o Marc Bloch Quer tentar primeiramente definir o que que história definir o processo historiográfico e colocar bases
para a função do Historiador só que ele escreve talvez na época Neila década de de 80 e 90 seja o wi-fi vivo ainda segundo aqui o Google né não morreu tá com 89 anos e na época dele na década de 80 e 90 e passa no auge da sua produção acadêmica e ele foi um dos casos que mais publicou na França foi editor de algumas revistas francesas enfim tava até comentando com João que se recusou em 1995 a traduzir é a era dos extremos Eric hobsbawn Porque ele disse que o Eric hobsbawn estava muito engajado
no processo de funcionário e fazia a história só no binômio é dominante dominar não é claro que a história durante muito tempo reconheceu-o era o meu irmão referência ainda sem nenhum mais a gente tem outras leituras acho que é importante conhecer importantly i o exato México pré-dinástico bolsonaro mandamento uma matriz teórica isso para a historiografia praticamente impossível se você quer fazer uma história um pouco mais honesta você tem que analisar a história de todos os prints mas de todas as Vertentes de todos os lados antes da época foi ter muito criticado por isso é pornô
traduzir o Eric hobsbawn por francês e depois outros outras pessoas eu nem sei que entrava seu a tradução em português da companhia das Letras muito boa acção sendo tá regulando estourar se acionar o gente fazer um pouquinho do texto como a gente tem feito nas aulas de segunda-feira eu vou projetar aqui para vocês E aí um sorvetinho Chaves pornografia E aí Bom vamos lá vamos já estão chegando texto se puder me avisar eu tô sem é Sim estamos Beleza então entre memória e história estou em a problemática dos lugares tá o fim da memória histórica
a gente conversa a leitura Deixa eu só tentar dar uma introduzida nesse texto que eu já vi algumas vezes e já falei bastante sobre esse texto em outros momentos o que que ele vai falar ele vai falar que antes os encantamentos do mundo que é o processo e vemos vai cantar prosa e verso assistir um pouco isso comigo lá na disciplina é história e cultura Cristã Quando eu disser a maneira falo você acha vender não falou né É sobre o que que eu posso processo de desencantamento do mundo o processo de desencantamento do mundo vai
pactar é segundo vermelha é numa cientificidade de todas as análises a experiência de humanos a memória É nesse sentido vai anteceder a história um processo de desencapetamento do Mundo Verde cão ensaio nele mais Presidente A Ética Protestante eo Espírito do Capitalismo ele vai dizer que essa memória vai dar lugar é umas uma historiografia o processo de historiar a memória é interessante que você pega outros autores É é community né é para falar que tem uma febre histórica e que seja febre Histórica de tentar colocar tudo o que foi passado no crivo pornográfico E é isso
que a gente faz um pouco hoje né Por exemplo como você analisa um texto antigo você quer saber se aquele personagem que você tá na lizando existe ou não isso o tratamento que quer dizer que a modernidade isso era totalmente relevante porque bastava que alguém Contasse alguma coisa e tivesse alguma fidedignidade aquela pessoa que falou e fidedignidade a pessoa que tá contando aquilo tem uma certa moral ele é uma testemunha fidedigna uma testemunha qualificada tá então por exemplo uma coisa é eu contar uma história para vocês da Universidade outra coisa ou outra pessoa que não
tá dentro da faculdade falar uma coisa para vocês sobre a universidade Eu sou professor aqui trabalho não seria aí você vai acreditar em pé mas pessoa que não trabalha na faculdade uma pessoa que trabalha na faculdade depende vezes você acredita uma pessoa que eu trabalho na faculdade né eu sei que você acredita que o juiz pergunta para mim porque eu sou uma testemunha qualificada de professores são testemunhas qualificadas e pode falar daquilo outro é que trabalho então um processo de tratamento do mundo a memória é uma coisa que toca a gente leu se no primeiro
texto que toca um pouco a nossa psique pipoca experiência humana que toca a sensibilidade e que toca os sentidos você viu e você estabeleceu memória uma coisa que eu falei para vocês na quarta-feira passada e eu falei agora na quinta-feira no outro dia a dia seguinte vai parceira passada que é melhor tem uma memória ruim porque não tem memória alguma Ah tá só que como processo da historiografia Contemporânea EA gente vai ver isso em outros autores quando o autor que eu indiquei para vocês lá no primeiro período chamado Arnaldo momigliano ele pública pela pela USP
é o chão e duche tá aqui Universidade de São Carlos ele vai falar um pouco sobre a raízes clássicas da historiografia moderna mas não sou estudante a moderna no sentido do Mundo Aberto de 1.500 até né 789 que a Revolução Francesa moderna sentimos atual discografia de agora da história da fia já cientificidade a tentativa é é mostrar o que quando veio essas tô grafia é do renascimento mastografia positivista uma historiografia enciclopedismo tudo que foi isso tudo que ela base lado pela Oi Silvana pela sensibilidade pela metafísica teve que entrar um pouco nesse crivo historiográfico E
aí a memória ficou um pouco lindo tá ficou um pouco escondida depois ficou um pouco obscurecido nos processos de pontuação da própria fotografia no processo de feitura da historiografia moderna e contemporânea a palavra memória virou um pouco de palha isso vai mudar porque justamente com a crítica escolas alegres dados análise de uma análise totalmente o materialista você falar para o de repente o historiador mas criadora que é muito marxista a palavra cultura ele passa mal tá cultura e a nossa amor para ele é meio de produção e o binômio da produção do alimento determinar Quais
qual dos Anéis a tentativa de alimentar memória história oral e história do tempo presente é história das particularidades o pouco nosso querido professor D'Assunção Barros faz mexe história do cotidiano história das famílias não Filipe Reis pais são equipamentos com os amigos vão e falam sobre isso é essa questão de memória volta um pouco mais colar mesmo borra uma o pajem não de uma contação de história ou de algo que é totalmente desabastado de um processo fotográfico e que quer dizer desabastado da história ciência e aí a gente vai ter hoje pesquisas na famosíssima história oral
e para alguns historiadores Elma de ração Por que não leva em conta posso processo memória lixo é captado por pessoas é iguais visto que uma das características coleção tem que passar visto que o uso das características principais da feitura da história é na modernidade no mundo contemporâneo da modernidade e o Poeta contemporâneo vai ser encarada por Diogo quem é é uma história no máximo uma ciência social estamento das instituições e não na boca das pessoas Então a gente vai ter depois do principalmente no século 19 no século 20 espaços construídos para memória um pouco o
exemplo disso espaços construídos para memória museus espaços memorialísticos por quê Porque a memória não pode ficar na casa da cabeça simplesmente do cidadão a memória precisa ser um tipo funcionalizada e passa no crivo dos historiadores porque senão não é memória Olha que impaciência dos historiadores tá vai ser muito dificuldade muito grande de ser chamado Historiador eu faço isso eu sou um reles professor de história então ele vai mostrar um pouco entre memória e história história a primeira parte do texto ele vai colocar muito essa essa essa diferença né fica história que tem memória em um
momento história Era memória tá é na verdade mesmo borda e olha principalmente no mundo antigo e depois vai precisar passar e agora eu tenho história e memória vocês é muito expliquei bem né no mundo antigo existia a memória que era história daquele que era a história daquele lugar eu via observava sentia sentia meio tá sensibilidade enxergava olhava sentia provável que usam todos os sentidos a quilo creava em mim um sentimento de pertença a algum lugar identidade cultural e aquilo era visto para mim quando alguém uma outra pessoa com tava nem morava desde mnemosystem a memória
arriscou a historiografia não estragar sim mas a história tal como a gente conhece hoje é o mundo moderno grupo é a história de um clube de Ciências Sociais e passou tem uma palavrinha que todo mundo agora na universidade e muitas vezes é escraviza o nosso pensamento que a palavrinha né tudo a nossa história tem que ter medo tá é o famosíssimo método historiográfico sem método no Play Store sem medo você pode contar uma história e essa história vai ser uma memória tá por exemplo eu tava essa semana com um grupo de teologia e muitas vezes
as pessoas que fazem teologia história do cristianismo ao mesmo igual maneira específica história da igreja católica quer e disse arca feita colocar todos os personagens é passados que foram memoráveis no crivo da historiografia Contemporânea Será que isso é possível Será que é possível você colocar por exemplo personagem que a Igreja Católica lembrou no sábado com Santo Agostinho de hipona Será que é por a tocar toda vida de Santo Agostinho de hipona no crivo historiográfico do século 20 como complicado acho que não tinha nenhuma documentação é para desse tipo nem um processo de acervamento é civil
para isso que que acervamento Civil por exemplo você na se você tem uma série de documentos que atestam que você existe né bom então por exemplo você sai da Maternidade você sai com uma certidão de nascimento a usar não certidão de nascimento se viu a sua mãe seu pai vou levar o documento do hospital dizendo que a criança está viva o documento é um documento um termo técnico tá tá pouco de repente eu lembro do termo tempo né É alguma coisa de lá cintura alguma coisa assim tá é você tem uma criança viva em suas
mãos e aí você vai com esse papel o registro essa criança é possivelmente E como que era na época do império antes do Advento da República no Brasil antes da instalação da República no Brasil é 1989 isso era feita será feito nas igrejas Então civilmente até hoje a certidão de batismo emitida pela igreja pode se tornar também se algum juiz de repente Quiser pedir o sentiu o comprovante de batismo porque se você for de repente batizar uma criança Ok igreja tá nessa na igreja católica não comprei igreja opção também vou pedir uma série de coisas
vou pedir o nome da mãe nome do pai identidade CPF endereço em todo um protocolo de que aquilo também pode ser utilizado para é atestado pela criança e existe verdadeiramente só que não muda não existia é claro a gente vai ter a invenção do processo burocrático na Grécia e é por isso que de alguma maneira nossa história é o eurocentrismo porque a Grécia e Roma inventaram o sistema burocrático Ah entendi isso Ah entendi que interessante o sistema burocrático e o sistema burocrático vai mudar a sociedade ocidental é por isso que a gente sabe que o
Brasil tinha escravos a quantidade de escravos que tinha no Brasil porque os portugueses tinham burocracia e é por isso que a gente sabe a quantidade de ouro shimada né que saiu do Brasil para Europa porque o português tinha burocracia é por isso que sabe é e quantos exércitos o quantas companhias tinha um exército de Alexandre Magno porque tinha burocracia que a geração de documentação tá mas mesmo assim a história nesses períodos antigos era uma memória era um homem geralmente vejo da minha mente né e rodo por se diz mesmo que os filhos no mundo grego
e músculo uma tentativa de criar um método historiográfico ainda é o homem simplesmente de memória Então a primeira parte do peixe levar para falar basicamente São João Nery espero para mim Oi desculpa para quarta-feira e o pessoal daí a Bia para responder lá a minha segunda meu segundo que chorar a segunda parte do peixe vai falar memória tomada uma história tá principalmente no mundo antigo Acho que nem tem lá terceira parte que na terceira parte é bem pequenininha e chegou uma olhada assim a dirigir aqui o teste lugares de memória tá uma outra história justamente
aquele que eu já falei quais são os lugares de memória os lugares que é pequeno sim ao processo de estatização da memória E ai fica muito legal por exemplo lugar de memória os domínios é que torna interessante mas também complexa simples é o bico natural e artificial imediatamente oferecida mais sensível experiência ao mesmo tempo sobre saindo das mais Abstrações abstrata elaboração são os lugares como museus e etc vale muito a pena leitura desse texto esse texto aqui ele é um pouquinho mais agradável primeiro texto para você ter um pouquinho de saudade na leitura do texto
se repete nem viu o primeiro texto esse aqui ó um pouco mais falar casa tá eu vou lá eu mandei um pouquinho e eu não vou demorar muito também não sou o vídeo ficar muito longo o fim da história memória a aceleração da história parabém na minha pastora é preciso ter a noção que a expressão significa uma oscilação cada vez mais rápida de um passado definitivamente morto e ele é um francês escrevendo tá gente o francês vai sempre romancear os seus escritos não alemão que é duro Tácito o inglês que vai utilizar uma riqueza de
informações absurdas por exemplo critiquei aqui o Eric hobsbawn né o historiador importante uma esquilo é é o historiador que não é uma leitura que eu vou fazer quando eu tiver com sono e pronto para dormir tá querendo pegar só quando mano vôlei o Bisbal para isso tá porque porque é de uma riqueza de detalhes que chega assim foi molho tá E é uma supremacia das questões financeiras com milhares de tabelas de preço é complicado o francês ele vai escrever de uma maneira quase que um romance essa característica da escola Fran é interessante que no campo
também da teologia é um pouco isso até essa coleção aqui São Roque coleção muito querida minha que quer da escola francesa de teologia misturador chamada New Roots tá é muito renunciado é até extremamente romance abre inclusive em alguns textos acadêmicos a gente nem cita por que ditou o rolo ansiado que a não caso daqui do ipern Honrar é que é extremamente acabou uma relação cada vez mais de um passado definitivamente um outro APCD São a percepção global de qualquer coisa desaparecida uma ruptura de equilíbrio do que ainda sobrou divido no calor da tradição do motivo
do costume na repetição do ancestral sobre um poço de um sentimento histórico profundo Ah tá fala agora a gente vai tirar tudo que é os estral para colocar na caixinha da historiografia Ascensão a consciência de si mesmo sob o signo do do terminado o fim de alguma coisa desde sempre começar fale se tanto de memória porque ela não existe lá então aquele que tá falando tá falando que teve uma memória só que a história ciência entrou e destruiu a curiosidade pelos lugares onde a memória se cristaliza e se refugia está ligada a este momento particular
da nossa história ele tá escreveu uma década de 80 Nossa momento de articulação onde a consciência da ruptura com o passado se confunde com o sentimento de uma memória e esfacelado Mas onde o esfacelamento desperta ainda me e para que se possa colocar o problema disso Encarnação por exemplo existe uma memória que pois faz selada mas não completamente porque a gente consegue meio que ainda ouvir os gritos dessa memória e ele tá nesse peixe especificamente ele tá falando um pouco sobre a memória da segunda guerra mundial na década de novela tá que ainda era muito
presente porque o muro de Berlim Caiu só em 1989 cê sabe né o número de 1989 o sentimento de continuidade toma-se residual os locais a locais memória porque não há mais meios de memória que que ser nesses locais de memória os locais que foram construídos artificialmente porque história assim como ciência como algo e quase que institucionalizado como algo simples como algo metódico precisa de um espaço para olhar para si mesmo e eu vou repetir os espaços de memória depois da memória depois da história ciência depois da história do mundo contemporâneo depois da história método vai
criar espaços de memória para poder olhar para si mesmo porque como proposta qual que eu escrevo historiografia se a memória é foi completamente descartada com um método científico e eu preciso ter esses espaços de memória Olha que coisa interessante procuro você tá falando que os espaços de memória é na verdade não são espaços de memória assim eu tô falando que os espaços de memória são espaços feitos o que as pessoas precisam e os museus para ter memória isso é que a história ciência quer colocar a nossa cabecinha tá quando eu falo história ciência para história
do século 19 está por favor me entenda tá mas a memória ultrapassa essas instituições a memória ultrapassa a história Neto e o próprio é o CF deve vai falar que a história que é um kit filosofia o quê de poesia vocês são Marc Bloch falência Esse é um doce causando daqui a pouco o leão e o que a gente filosofia até o quê de poesia história só que isso foi sim endurecendo de uma tal maneira tá que a gente vai pegar por exemplo o grande Historiador importante historiador é do positivismo né que é o fustel
de coulange vocês já ouviram falar nele e vai cheio de Fantástico chamado a cidade antiga quem vai falar que a história ciência tal como a física a química eu não é gente e olha a importância da memória tem como você botar memória no tubo de ensaio e como pegar alimento alimento gay saiu uma coisa não tem nem a própria história a história pode ser experimental pode ela tem resultados tem mas é uma disciplina também no campo da experimentação tava uma filosofia entendi isso interessante olha aqui o sol bacana tá o bicho vai pegar quarta-feira vou
preparar Disney o texto por favor tá vamos lá pensemos nessa mutilação sem retorno que representou o fim dos Camponeses essa coletividade memória para memória por Excelência hoje a voga do objeto da história consentiu com o apogeu do crescimento industrial que tu tá colocando se acontecer Luane a primeira revolução industrial 1830 o advento da máquina a vapor tá as coisas de certa forma saindo do agropastoril indo primo Industrial tá esse desmoronamento central da memória só é então um exemplo é o mundo inteiro que entrou na dança pelo fenômeno bem conhecido da mundialização da democratização da massificação
da mediação olha como é que esse texto é extremamente imediato hoje é tudo imediato ninguém tem mais de memória de nada porque você não precisa ter memória o Google tem memória para você o Google é hoje o nosso depositar de me mostra sonalizado a e qual foi a última vez que o Botafogo ganhou o campeonato do Flamengo no Rio de Janeiro nenhum não sabe agora você me deu o Google lá vai aparecer um vai vir ou não eu não vou ver tem que falar porque eu tô com Testamento tá entendi isso só provocação só não
fique triste tá ó e pelo mesmo movimento de biscoito descolonização interior todas as etnias que o trabalho que frase forte tá é típico da escola dos avarista se Agudo ser assertivo não fica enrolando Mas no ponto é uma eu estou aqui a mensagem para que me pedi aqui é pelo mesmo movimentos de descolonização interior interior todas as etnias grupos famílias com fortes bagagens de memória e fraca paddagem história fim das sociedades memória com Todas aquelas que assegurava conservação EA transmissão dos valores como igreja Cola família e estado Olha que interessante você pegasse texto e contra
a pouco com quem quem fala de igreja família e escola O que é que fala quem sabe o que Faustão aparelhos e biológicos do Estado o Burger não acho fugir grandes arranjos grandes o altos f e os aparelhos ideológicos do Estado a mostrar alto ser vai trabalhar e isso na primeira grande vai trabalhar esse primeiro que falar alto certo tá aparelhos ideológicos do Estado Bolsa ou mais aparelhos de memória são aparelhos ideológicos Tá qual que é o ideal Grammy este ano Vou apagar a memória e ressignificar a memória para uma revolução E aí a gente
tem um homem né um homem Virtuoso de grande o intelectual abstrato de grande né teve intelectual abstrato de grande em saber tem que intelectual abstrato Fire jogo desligar aqui um pouquinho a Copa o papel é do intelectual abstracto Quem sabe né e ninguém trabalhar pela revolução e a gente muda significado das palavras muda entendimento e muda a memória das pessoas Olha que interessante olha aqui texto que contrapõe de peixe que faz pensar o que que eu ideal de memória o que que ele de algum lanche ano o que que o ideal de althusser tá E
só as pessoas que trouxeram o materialismo até a gente a gente não pode dizer que o materialismo que a gente for essa é marxista tá É Altos R é grande é mais perto Bobbio travou italiano tem um salário de política sensacional se você conheça os salários político de uma terra boa vale a pena leitura pelo menos conhecer mas percebe que eles são coisas distintas eu não vou me segurar muito demorava felizmente porque eu acho que vale muito a pena a leitura do texto EA gente Vai encerrando
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