18. Sirva a Deus onde você está (1Co 7.17-24)

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Augustus Nicodemus
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Video Transcript:
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circunciso não desfaça a circuncisão foi alguém chamado estando incircunciso Não se faça circuncidar a circuncisão em si não é nada a incircuncisão Também nada é mas o que vale aguardar os mandamentos de Deus cada um permaneça na vocação em que foi chamado você foi chamado sendo escravo Não se preocupe com isso mas se você ainda pode tornar-se livre Aproveita a oportunidade pois quem foi chamado no Senhor sendo escravo é liberto que pertence ao Senhor do mesmo modo Quem foi chamado sendo livre é escravo de Cristo vocês foram comprados por preço não se tornem escravos de
homens irmãos cada um permaneça diante de Deus na condição em que foi chamado a lição óbvia do texto é que ninguém se torna crente A não ser se for chamado não é isso ninguém pode se tornar Cristão A não ser que seja chamado três vezes o apóstolo Paulo fala a respeito disso aqui na passagem ele fala do Chamado de Deus chamamento eficaz da vocação de Deus para aqueles que são seus chamado que a gente resiste por um tempo mas no momento de Deus livremente espontânea vontade nós nos achamos a Cristo atendendo a Esse chamado a
esse convite que Deus nos faz pai querido Nós queremos aprender mais da tua palavra especialmente a respeito desse ensino de Paulo que nós devemos permanecer na condição em que o Senhor nos chamou na condição que o Senhor nos chamou nós pedimos ao pai que ao expor a tua palavra haja clareza haja percepção E acima de tudo desejo de fazer a tua vontade que essa palavra seja aplicada ao nosso coração em nome de Jesus amém meus irmãos são eu não tô esperando nenhuma chamada de Deus pelo celular que acontece é que minha esposa está viajando para
o exterior e eu eu sempre uso no silencioso sempre você nunca vira o telefone tocar aqui mas ela tá viajando em meu coração tá lá né eu tô preocupado ela vai desembarcar lá na França vai ter que passar na alfândega a gente não sabe direito Quais as exigências por isso eu deixei aqui ligadinho Mas é só isso mesmo preocupação com a minha cara metade a melhor metade na verdade Deixa eu só muito bem gente vamos para essa passagem que é uma passagem extremamente desafiadora e que trata de um ponto que é crucial para o cristianismo
e que tem esse vírus de alguma forma de crítica aqueles que são hostis ao cristianismo em gerais As pessoas dizem que o cristianismo é uma barreira ao Progresso do homem que é uma seita perigosa que impede a iluminação e que as pessoas avançam na sociedade até porque passar passagens como essa se você foi chamado sendo escravo se preocupe você tá de boa né Fica de boa aí não se preocupe com isso então não somente isso Mas eles dizem inclusive Karl Marx que bastante conhecido né um ateu a quem atribuída a atribuído o uma visão sociológica
e depois política econômica que é bem ao cristianismo ele declara que o cristianismo é o ópio as religiões e o cristianismo em particular São o ópio do Povo o ópio era uma bebida que deixava a pessoa entorpecida pessoa perdia um pouco dos seus sentidos e ficava um pouco sonolenta não sabia direito o que fazer o cristianismo seria uma espécie de droga que seria usada pelos poderosos para manter os subalternos os pobres e os oprimidos é drogados sem esboçar nenhuma religião por isso que só pode haver revolução só pode haver progresso se realmente estipar extirpar contra
o cristianismo é a última barreira cristianismo bíblico é a última barreira que está ainda oferecendo alguma Resistência é o que a gente vê acontecendo na sociedade então Finalmente eles irão atrás de nós pode ter certeza Finalmente eles uma hora vai chegar Como já aconteceu em outros lugares né como está acontecendo em outros lugares mas uma das Como eu disse uma das críticas que eles fazem É exatamente esse tipo de coisa que o cristianismo ensina a gente a viver acomodado na situação em que nós nos encontramos então espero nessa noite explicar o texto em que contexto
ele foi usado e o que é que significa isso que o apóstolo Paulo está dizendo aqui a mensagem anterior nós vimos a palavra que Paulo deu a respeito da questão do divórcio e do novo casamento ele tinha uma palavra de Cristo para casais cristãos e a palavra era que não se divorciasse que não não fosse atrás da separação e depois Paulo tinha uma palavra que também era de Cristo embora Cristo não se manifestou nunca de assunto conta do contexto em que Paulo ensina que aqueles casais onde uma um cônjuge é crente e o outro é
descrente em havendo desejo do descrente se apartar que se a parte mas no mais verso 17 cada um Ande conforme a vocação que Deus lhe chamou você foi Deus lhe chamou casado não queira acabar seu casamento agora porque você se converteu Deus me chamou você estando solteiro ou viúvo ou viúva isso não quer dizer que você tem que agora casar O cristianismo não requer necessariamente uma mudança de status quando a pessoa se converte e aqui eu tô falando de status social marital se viu econômico financeiro racial não tô falando de outras mudanças que são óbvias
que tem que acontecer mas eu me refiro a condição na vida em outras palavras nós podemos servir a Deus Qualquer que seja o status e a condição em que nós nos encontramos o cristianismo tem esse poder de acomodação ou adaptação a diferentes culturas diferentes sociedades pessoas podem servir a Deus exatamente onde elas estão na condição em que elas se encontram na vocação em que Deus chamou solteira casada viúva escravo livre judeu Gentil rico pobre inteligente não tanto educado sem muita condição de ter obtido na educação Então esse é o grande poder do cristianismo é isso
que torna o cristianismo a religião a maior religião do mundo por assim dizer está presente em praticamente todos os países embora que em alguns seja bastante reprimido mas é exatamente esse poder de adaptação do cristianismo que o faz a maior de todas as religiões mundiais mantendo um centro que é o mesmo ele consegue se adaptar a essas diversas situações Vamos então ver aqui nessa noite Esse princípio geral que o chamado de Deus não anula necessariamente o status em que nós estávamos quando fomos chamados depois nós vamos ver duas aplicações uma a questão da nacionalidade e
etnia e a outra com relação ao Status social e depois faremos algumas aplicações e na próxima segunda veremos Esse princípio aplicado a questão do casado e do Solteiro e da viúva mais uma vez que é assim que Paulo termina o Capítulo 7 Então vamos lá o princípio é esse que o chamado de Deus não altera a vocação a minha vocação na vida ou a maneira que eu vivia quando era chamado eu já citei aqui já já comecei a explicar que o chamado de Deus é aquele chamado que ele faz ao nosso coração de maneira eficaz
através do Ministério da palavra no poder do Espírito Santo há um chamado de Deus que é geral para toda a humanidade O próprio Cristo mandou que os seus discípulos pregassem o evangelho a toda criatura então nós somos convocados por Deus a chamar todos os homens todas as pessoas ao arrependimento e a fé em Jesus Cristo entretanto nem todos obedecem a Esse chamado nem todos ouvem nem todos compreendem e nem todos querem na verdade a maioria absoluta detesta rejeita faz chacota ridiculariza e não quer saber Deus na sua misericórdia através da ministração do Evangelho diz que
a gente chama de chamado geral ele chama de maneira Irresistível aqueles que ele quer e essa pessoa assim chamada pelo Espírito Santo um chamado interno lá dentro do coração ela muito involuntariamente vem ela vem porque quer ela vem disposta a isso uma vez que Deus vai lá no coração ilumina o coração abre o entendimento mostra a situação de Pecado em que a pessoa se encontra dissipa as trevas do coração e apresenta Cristo de uma maneira tão maravilhosa que a pessoa não pode fazer outra coisa senão livremente se render a Jesus Cristo é isso que a
gente chama de chamado eficaz é o chamado do evangelho e se você tá aqui hoje se você tá ouvindo essa palavra e você é abençoado por essa palavra é porque um dia Deus lhe chamou assim não significa uma conversão abrupta Esse chamado ele pode ser respondido ou aceito em etapas tem pessoas que levam levam um processo que envolve um processo a resposta né a resposta positiva pessoas que são chamadas imediatamente como apóstolo Paulo na estrada de Damasco outras são como Timóteo que nasceu no lar Cristão avó era crente a mãe era crente né E a
gente não sabe nem quando Timóteo aceitou o chamado mas ele em algum momento da vida dele aceitou E o apóstolo Paulo Aceitou lá no caminho de Damasco mas porque Deus nos chamou de uma forma Irresistível porque antes ele já tinha ouvido o evangelho quando viu a pregação de Estevão ratos Capítulo 7 e participou daqueles que apedrejaram aquele primeiro grande pregador Cristão até a morte então nós quando Paulo fala aqui de chamado ou de vocação ele se refere a Esse chamado Irresistível de Deus pela palavra mediante o espírito pelo qual nós nos tornamos cristãos nos tornamos
seus filhos somos justificados perdoados e passamos a fazer parte do Povo de Deus Paulo diz aí no verso 17 que Cada um deve andar segundo o que o senhor lhe concedeu conforme Deus o chamou ou seja que cada um continue a viver naquela mesma condição em que estava quando Deus lhe concedeu vida através do evangelho que continue a viver do jeito que vivia Quando Deus lhe chamou de maneira Irresistível é claro que Paulo aqui não está se referindo a situações e maneiras de viver que sejam pecaminosas nós já vimos no capítulo 6 se você quiser
voltar um pouquinho o apóstolo Paulo no verso e ele diz assim do Capítulo 6 vocês não sabem que os injustos Não herdarão o reino de Deus não se enganem nem Morais nem idólatras nem adúlteros nem afeminados nem homossexuais nem ladrões nem avarentos Nem bêbados nem maldizentes nem roubadores herdarão o reino de Deus alguns de vocês eram assim mas vocês foram lavados foram santificados foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no espírito do nosso Deus ou seja algumas pessoas que agora eram membros da igreja de Corinto elas viviam de uma forma completamente desagradável a
Deus como por exemplo os idólatras ou os que praticavam Adultério mas quando Deus o chamou Eles mudaram o estilo de viver mas agora aqui no Capítulo 7 como Paulo quando Paulo diz que cada um permaneça na condição em que foi chamado Está excluída é claro aquelas situações e aquelas condições em que a pessoa vivia e que vivia em estado de pecado ou uma prática pecaminosa diante de Deus para estar falando das vocações dos chamamentos e da maneira de viver que são pertinentes à sociedade humana que são comuns a sociedade humana ele vai dar dois exemplos
mais adiante Paulo então aqui quando ele fala cada um permaneça do jeito que Deus o chamou ele se refere ao Status civil social financeiro étnico e veja que no final do verso 17 ele disse é isso que eu ordeno em todas as igrejas ele pode ordenar porque ele é Apóstolo de Cristo não só da igreja de Corinto mas de todas as igrejas cristãs daquela época porque essa era uma das condições ou de um dos privilégios ou prerrogativas dos Apóstolos de Cristo Jesus eles tinham autoridade sobre a igreja toda todas as igrejas estavam debaixo da autoridade
dos apóstolos de Jesus Cristo Paulo diz aqui que ele ordena isso em todas as igrejas como que para dizer aos Coríntios vocês não vão ser exceção e até que os Coríntios queriam em sessão Quem lembra que a gente viu na segunda-feira passada quem tava casado queria ser divorciar queria se separar não é e Paulo disse não você fica na situação em que você tá Quando Deus chamou o evangelho não obriga você a se separar o fato que vocês se converteu não quer dizer que você vai se separar permaneça na vocação em que você se encontra
isso eu ensino em todas as igrejas vocês não querem ser uma exceção não é portanto obedeça agora vamos ver duas aplicações desse princípio o primeiro com relação a nacionalidade e cultura está aí do verso 18 até o verso 20 foi alguém chamado estando circunciso não disfarça a circuncisão foi alguém chamado estando em circunciso Não se faça circuncidar a circuncisão ensinou é nada a incircuncisão Também nada é mas o que vale é aguardar os mandamentos de Deus aqui o que Paulo está dizendo é o seguinte ele tá fazendo aplicação desse princípio um judeu que se converte
a Cristo ele não precisa deixar de ser judeu ele até usa uma expressão aqui foi alguém chamado estando circunciso a circuncisão era marca e identificadora dos judeu na verdade eram três marcas dos judeu era a circuncisão a dieta ele não comia aqueles animais proibidos lá no livro de Levítico e o calendário ele guardava aquelas festas religiosas e o sábado então se você perguntar se alguém no primeiro século que é um judeu ele ia dizer alguém que não come carne de porco não faz não trabalha no sábado e que quando o filho nasce ele corta a
ponta do órgão masculino então era isso que identificavam judeu mas de todas essas três marcas aqui era mais conhecida era circuncisão porque o judeu era circuncidado a oitavo dia o menino judeu era ser considerado o oitavo dia e Paulo diz se você é circuncidado é judeu e você foi chamado por Deus para o evangelho de Cristo você se converteu através do Ministério da palavra Deus lhe chamou não desfaça a sua circuncisão você não precisa deixar de ser judeu você pode continuar a praticar aquelas marcas do Judaísmo tanto é que Paulo nunca exigia que os judeus
deixassem de circuncidar seus filhos o próprio Paulo no Sábado Paulo era judeu nos sábados ele ia para sinagoga e se você estudar o livro de Atos você vai ver que ele se esforçava por estarem em Jerusalém na época das festas porque ser um bom cristão não significa seu mal judeu uma vez que você guarde aquelas tradições judaicas não para salvação mas como identificadores culturais da sua raça você é um judeu e faz parte já deixou até de ser uma questão religiosa hoje judeus que nem nem que são ateus eles permanecem nessas tradições porque faz parte
da cultura de ser judeu então se você é judeu e foi chamado para Jesus Cristo não desfaça a circuncisão a gente pensa que aqui é espiritual né mas não havia uma cirurgia eu até anotei o nome aqui chama-se epispasmo em que os judeu em que alguns judeus revertiam a circuncisão e era geralmente feita pelos judeus na diáspora os judeus que moravam lá entre os gregos que não queriam mais se identificar com seu povo não queria mais ser conhecido como judeu então era possível fazer essa cirurgia chamada de epispasmo em que ele revertia a circuncisão isso
é citado no primeiro livro dos macabeus exercitado por Flávio José e outras autoridades a respeito do assunto Então você você tem as marcas da sua nacionalidade da sua etnia Cristo chamou assim não disfarça não disfarça isso a gente pode pensar em outras marcas não é por exemplo na cultura islâmica o uso do véu pela mulher não precisa Cristo chamou não precisa deixar de usar isso que é um sinal identificador da sua raça eu sei também que algumas tribos africanas tem aqueles cabelos bonitões né todo encaracolado Rastafari parece o nome não é Ou qualquer outra coisa
assim Deus lhe chamou você não precisa desfazer as marcas da sua etnia não precisa você pode ser cristão e continuar ainda fazendo parte do seu povo e das tradições do seu povo é claro desde que não sejam tradições que estejam Envolvida com religião com idolatria com superstição ocultismo ou feitiçaria qualquer coisa dessa natureza mas o que for cultural O cristianismo não impõe O cristianismo não uma cultura não existe isso de uma cultura Cristã o cristianismo vai para todas as culturas todas elas todas elas e é por isso como eu disse que ela é um cristianismo
é uma religião Universal e ela é professada por raças tribos povos distintos e diferentes daquilo que nós somos aqui no Brasil pode ter certeza disso Então você foi chamado voltando aqui ao verso 18 foi alguém chamado estando circunciso não disfarça a circuncisão como alguns judeus da diáspora faziam para se livrar da Pesca né ou da daquele identificador da religião da etnia da mesma forma ele diz aqui no final do verso 18 foi alguém chamado incircunciso ou seja um Gentil alguém que nunca foi circuncidado né um Romano um grego os moradores de Corinto que não eram
judeus você foi chamado e você não era circuncidado Não se faça circuncidar como alguns judeus cristãos queriam que o gentios fizessem aliás essa foi uma das maiores brigas senão a maior do apóstolo Paulo a carta aos Gálatas foi escrita exatamente por isso porque alguns fariseus judeus circuncidados que se tornaram cristãos eles disseram que os não judeus para fazerem parte da igreja tinham que se circuncidar e guardar lei de Moisés e Paulo disse uma de jeito nenhum a salvação não é pela circuncisão não é pela lei de Moisés é pela fé em Cristo Jesus nós não
temos que impor alguém não é judeu alguma coisa que é exclusivamente distinta do povo judeu que era o símbolo da Aliança de Deus com Abraão não temos que fazer isso e essa foi a briga de Paulo você encontra Paulo brigando você vai ver no capítulo no Segundo aos Coríntios quem acompanhou a exposição de Segundo aos Coríntios aqui o ano passado vai lembrar disso né briga de Paulo contra os falsos apóstolos judais antes na segunda aos Coríntios Capítulo 3 você já vê o apóstolo Paulo tratando disso aí Paulo trata disso em toda a carta aos Gálatas
Aliás a carta aos Gálatas são escrita exatamente por isso porque o pessoal queria falsos Mestres tinham entrado na região da galáxia que Paulo tinha evangelizado e estavam dizendo que os irmãos tinham que se circuncidar você encontra Paulo rebatendo isso na primeira a Timóteo você encontra ele falando disso em Colossenses Capítulo 2 quando ele disse que nós já fomos circuncidados com a circuncisão de Cristo da qual o batismo é o símbolo então não não precisa mudar você não precisa se tornar judeu quando você é chamado pelo evangelho e você que já é judeu não precisa deixar
de ser judeu abandonando os identificadores culturais da sua etnia e aqui a gente pode fazer a expansão o que vale para o judeu vale para todas as etnias eu dei alguns exemplos aqui mas o princípio é esse cada um permaneça na vocação em que Deus me chamou você não é obrigado a desfazer a sua nacionalidade aquilo que você é a sua cultura a sua identidade étnica por conta do Evangelho Na verdade o evangelho ele [Música] ele leva ele eleva aliás né ele dá valor a essa diversidade essa variedade que nós temos no mundo uma vez
que todos nós procedemos do mesmo Deus um Gentil então não precisava se circuncidar nós já vimos esse esse ponto aqui as razões que Paulo apresenta eu já Adiantei estou indo verso 19 Ele disse que a circuncisão em si não é nada a incircuncisão também não é nada ou seja não faz diferença a circuncisão não salva a em circuncisão também não salva o que salva dizer no verso 19 é você guardar os mandamentos de Deus não adianta você ser um judeu circuncidado guarda toda as leis de etárias guardar é todo o calendário se você não anda
em obediência aos mandamentos de Deus Paulo aqui com certeza tá se referindo aos Dez Mandamentos da mesma forma ou não judeu se ele não obedecer a Deus e seguir a vontade Revelada de Deus ele também não vai ser salvo é claro que Paulo aqui não está tendo uma queda aqui uma recaída né do tempo que ele era fariseu dizendo que a salvação é por obras e pela guarda da Lei não toda vez que Paulo fala de que a obediência salva ele se refere a obediência que procede da fé a fé verdadeira ela nunca vem sozinha
ela sempre vem acompanhada da Obediência da Esperança do amor e de boas obras então às vezes ele fala a salvação é pela fé e às vezes ele parece estar dizendo que a salvação é pelas obras são dois lados da mesma moeda Onde está fé verdadeira estão boas obras Onde está fé que salva está a esperança está o amor está caridade para com o próximo Por isso que às vezes um é citado em lugar do outro como ele diz aqui o que importa é obedecer os mandamentos de Deus ele se refere a obediência que é fruto
da fé em Cristo Jesus é isso que salva e não esses marcadores esses identificadores que sejam religiosos ou étnicos agora vamos ver Esse princípio aplicado a uma situação um pouco mais complexa que tá aí do verso 21 a 24 que é a questão da escravidão Paulo repete esse mesmo princípio no verso 20 cada um permaneça na vocação em que foi chamado cada um permaneça na vocação a vocação aqui já disse é o status na vida marital civil religioso étnico cada um permaneça no na vocação em que Deus lhe chamou o que é que você era
quando se converteu como você vivia qual era a sua nacionalidade o seu estado civil sua situação como era permaneça veja que Paulo aqui ele tá falando por uma primeira geração de cristãos e ele tá pressupondo aqui que todo mundo se converteu adulto ele não tá falando de uma segunda geração quando pessoas já nascem de Família Cristã mas ele tá falando aqui de pessoas da Fronteira missionária não é pessoas que se converteram com a pregação do evangelho ele repete o princípio Cada um deve permanecer Como era na condição em que Deus nos chamou e aqui mais
uma aplicação no verso 21 você foi chamado sendo escravo Não se preocupe com isso mas se você ainda pode tornar-se livre Aproveite a oportunidade vamos falar primeiro para a gente entender aqui vamos falar um pouquinho primeiro de como era a escravidão no Império Romano havia milhões de escravos no primeiro século no império romano em todas as suas províncias pessoas eram escravos por Nascimento elas nasciam de gente que já era os pais já eram escravos e Eles nasceram filhos de escravos E aí permaneciam como escravos outros eram escravos que haviam se tornar escravos porque eram prisioneiros
de guerra E aí às vezes você tinha gente muito culta filósofos professores eruditos que eram escravos eram levados para instruir os filhos do seu patrão aula particular eram mentores tutores pedagogos eram muita gente escrava que na sua cultura que tinha sido subjugada na guerra eles eram pessoas de grande conhecimento eram nobres às vezes da realeza mas agora o país perdeu a guerra Eles foram levados como escravos para servir um exemplo disso Daniel lá na Babilônia era da nobreza era uma pessoa extremamente culta preparada mas foi servir como escravo lá era servo lá da Babilônia e
tantos outros né o próprio Neemias que era copeiro do rei ele foi levado como escravo para a Babilônia Então tinha gente que era escravo por conta das Guerras e a gente também que se vendia para pagar dívida você não tinha com que pagar dívida você se vendia como escravo se vendia como escravo para pagar dívida outros eram sequestrados era comum isso pessoas eram sequestradas crianças eram sequestradas E aí eram vendidas como escravos acontecia isso aí esse era o sistema que havia naquela época havia pouca contestação apenas algumas vozes se levantavam contra aquele sistema na época
havia alguns patrões que eram bons generosos que depois de um tempo libertavam os escravos a ponto de que alguns escravos não queriam sair ficavam na casa do seu patrão Esse sistema de escravidão também era conhecido dos judeus embora no antigo testamento a escravidão tem a recebido uma amenizada muito grande muito grande Era bastante diferente o sistema de escravidão do Império Romano a lei de Moisés tratava os escravos com dignidade inclusive permitindo a mulher escrava o filho da mulher escrava tinha tanto direito como da mulher do seu patrão tinha tanto direito e na hora de dividir
a herança de repartir os bens o filho da Escrava herdava junto com o filho da mulher legítima e havia outros benefícios assim de qualquer forma assim e aqui é importante dizer que muitos escravos se tornaram cristãos no século i muitos escravos se tornaram cristãos no século primeiro Aliás a igreja no século primeiro era composta na sua grande parte de escravos órfãos viúvas pequenos Comerciantes soldados o pessoal da classe mais baixa da sociedade vocês certamente se lembram do capítulo primeiro dessa carta quando o apóstolo Paulo diz olhem provocação de vocês não são muitos nobres não são
muito poderosos não são muito dos destacados não são muito não são muitos influentes que estão aí no meio de vocês se deve lembrar disso aí é o capítulo primeiro do dessa primeira carta aqui muita gente se tornou escrava e havia naturalmente a grande pergunta não é agora que eu não me tornei Deus me chamou eu servindo como escravo O que é o que vai ser agora resposta do apóstolo Paulo é que eles não deviam ficar incomodados com esse status você foi chamado o seu escravo Não se preocupe com isso que não se preocupe como se
ser escravo fosse uma vergonha para o cristianismo ou um mal testemunho que eles aprendessem o contentamento mesmo naquela condição que servissem honradamente a Deus como servos você vai notar quem é na carta que Paulo escreve aos Efésios ele vai trazer essa orientação para os escravos que eles sirvam como se estivessem servindo a Cristo que eles honrem o seu senhor que respeitam o seu senhor vai ser a mesma coisa que Pedro vai dizer na sua primeira carta a partir do capítulo 2 e também no capítulo 3 Essa é a orientação você foi chamado sendo escravo sirva
a Deus nessa vocação você pode ser escravo e servir a Deus servir o senhor Jesus seja o melhor escravo que você puder o melhor de todos aqueles que o seu patrão tem honre o seu patrão de repente pelo seu testemunho Deus vai ganhar o mestre Deus vai ganhar o seu patrão e vai ter uma influência muito grande em toda a vida que não fujam como por exemplo Onésimo que fugiu e encontrou Paulo na prisão de Roma se converteu e Paulo mandou ele de volta mas pedindo que Filemon cuidasse bem dele que o tratasse como irmão
e nas Entrelinhas o pedido de libertação agora para você não pensar que eu aposto Paulo Aqui está dizendo que ser escravo é uma coisa assim né ele diz logo em seguida mas se você ainda pode se tornar livre Aproveite a oportunidade de que maneira o escravo podia se tornar livre ele podia comprar a sua liberdade com dinheiro ele podia ser liberto pelo seu patrão que se fosse um homem Generoso ou se o patrão se tornasse Cristão Há muitas histórias na tradição do cristianismo de patrões que se tornaram cristãos e liberaram seus escravos então havia todas
essas possibilidades o cristianismo ele lança a semente o fundamento que mais tarde serviria para acabar com o sistema de escravidão esse nós falamos lembramos aqui por exemplo o Will beforest que era membro do Parlamento inglês durante a reforma protestante foi uma das pessoas que mais falou contra o sistema de escravidão e a influência dele foi decisiva para abolição da escravatura algum tempo depois lá na Inglaterra em outros países da Europa quando o apóstolo Paulo diz aqui você foi chamado sendo escravo Não se preocupe com isso ele não tá concordando com esse sistema Ele tá dizendo
que você pode servir a Deus mesmo no sistema injusto que você pode servir a Deus em Qualquer que seja a situação se você puder aproveitar oportunidade fique livre mas se não for possível sirva Deus aí mesmo sirva Deus nessa condição você pode viver para Cristo mesmo numa situação como essa é o mesmo princípio que ele vem estabelecendo desde o início aqui que nós mostramos desde o início da nossa pregação cada um permaneça na vocação em que está você pode servir a Deus Qualquer que seja sua vocação como judeu como não judeu como escravo ou como
livre no final do verso 21 né Aproveite a oportunidade e no verso 22 a partir do verso 22 ele coloca aqui os argumentos para o que ele está dizendo ou algumas razões para que ele não se preocupasse vivesse naquela ansiedade não é naquela naquela angústia porque não tem nada que traga mais prejuízo para o cristianismo com a insatisfação com a vocação em que a gente vive você é empregado de uma empresa você pode servir a Deus como empregado da empresa você não tem que se Deus lhe dê a oportunidade Abra sua própria empresa mas enquanto
não chega isso você tem que estar ali tem que bater ponto tem que trabalhar Uma Jornada complicada é um salário apertadinho você pode servir a Deus lá na sua empresa você pode se virar Deus não espere Abrir sua empresa para servir a Deus se tiver oportunidade faça isso mas se não sirva Deus onde Deus lhe colocou onde Deus colocou você então contentamento com status que Deus nos deu esse é o ponto aqui você pode servir a Deus Qualquer que seja a vocação que Deus lhe chamou olha o argumento olha os argumentos de Paulo aqui no
verso 22 pois quem foi chamado no Senhor sendo escravo é liberto que pertence ao Senhor o escravo crente Na verdade ele é livre porque ele foi liberto da pior de todas as escravidões que a escravidão ao pecado ao mundo a morte e ao inferno Ele foi liberto Ele é um homem livre ainda que escravo naquela naquele contexto em que ele vive da mesma forma final do verso 22 Quem foi chamado sendo livre é escravo de Cristo quer dizer de um lado ou de outro nós somos de Cristo ou Livres em Cristo ou escravos em Cristo
que é a mesma coisa eu sou livre em Cristo ou seja eu estou ainda que eu externamente estou debaixo da autoridade da Posse sua posse de alguém mas eu sou livre em Cristo Jesus no final eu pertenço a Jesus Cristo ele haverá de me libertar de todo o jogo e finalmente ele haverá de me introduzindo a liberdade plena Eu sou um homem livre mas isso significa que eu posso fazer o que eu quero não porque eu sou escravo de Cristo eu vivo para fazer a vontade dele eu vivo para servir a Ele o ponto é
esse de um jeito ou de outro Cristo é o referencial e você pode servi-lo quer seja como escravo quer seja como livre que é seja como servo quer seja como patrão quer seja como empregado quer seja como dono da empresa você pode servir a Deus Da maneira E aonde você está aqui você tem esse ponto Extraordinário de que o Evangelho iguala a todos diante de Deus a igreja cristã do século primeiro era a única instituição onde você veria o escravo e o patrão sentados lado a lado na mesma hora adorando o mesmo Deus pessoas de
O Judeu e o não judeu O Bárbaro e o grego o homem e a mulher sentados lado a lado no mesmo lugar adorando o mesmo Deus sem diferença nenhuma era a única instituição em que isso acontecia eu tive o privilégio de estudar fazer o meu mestrado na África do Sul em meados da década de 80 e foi bem durante o tempo em que vigorava o Apartheid a segregação racial oficial e eu fui morar com minha esposa numa cidadezinha chamada podren onde tinha uma universidade Cristã onde tinha um departamento teologia muito bom e a segregação racial
funcionava lá mesmo a gente ia fazer compras e a gente via que os brancos eles estavam na fila do caixa se tivesse africanos na fila do caixa e chegasse um homem branco ele ele recuava e dava o lugar ao homem branco nós vimos praias só para africanos e praia só para brancas cidade quando dava 6 horas da tarde quem era africano tinha que sair da cidade e ir para sua própria cidade com aquela cidade era a cidade de branco e outros exemplos que eu poderia contar aqui para vocês mas foi então que a gente conheceu
com a Cissa bantu que era um local no meio da tribo Zulu Onde aconteceu um grande Avivamento espiritual no final de dos anos 1960 190 no natal de 66 para 67 tem acontecido um grande Avivamento espiritual que durou cerca de dois três anos milhares de juros se converteram e a notícia do Avivamento trouxe dezenas e dezenas e milhares de pessoas de todas as partes do mundo para ver o que tinha acontecido minha esposa e eu fomos lá passamos três semanas lá vendo aquela benção que foi o avivamento entre os juros Aliás foi o primeiro livrinho
que eu tive oportunidade de lançar logo depois que cheguei do meu mestrado peguei o testemunho do ern que era o pastor eu ia dizer pastor alemão mas pode ser mal compreendido pastor originário da Alemanha não é que foi o homem usado por Deus para aquele grande Avivamento espiritual ali E lá eu vi uma coisa que eu não vi nenhum outro lugar da África do Sul brancos e africanos na mesma mesa se tratando como irmãos com todo respeito sem qualquer sinal de segregação racial Unidos pela mesma fé em Jesus Cristo irmanados abraçados em Cristo Jesus foi
o único lugar na África do Sul onde eu vi que a segregação racial não funcionava era ali no meio do povo de Deus a igreja é o único organismo no mundo onde essas diferenças deveriam ser postas de lado e a única é o único organismo que tem a base a única instituição perdão a única instituição que tem a base lógica epistemológica correta para isso é que nós somos todos Livres em Cristo e somos todos escravos de Cristo não importa judeu não judeu escravo ou livre homem mulher culto deseducado rico pobre nós servimos a Deus na
vocação em que Deus nos chamou veja no verso 23 o argumento final do apóstolo Paulo ele diz assim vocês foram comprados por preços e nós sabemos que preço foi esse Paulo nem menciona né porque todo Cristão Sabe qual foi o preço pelo qual nós somos comprados a palavra comprado aqui no contexto significa resgatados da escravidão foi pago um preço escravo para ser livre tinha que pagar pela sua liberdade ou então alguém chegava e comprava ele e libertava Deus nos comprou do mundo nos comprou do pecado da condenação e do mal e o preço que ele
deu foi o sangue precioso do seu filho nós fomos comprados por esse preço portanto não nos tornemos escravos de homem existe uma escravidão pior do que o sistema de escravatura que predominou durante séculos na no mundo que é sermos escravos mentalmente um coração escravo a maneira de pensar do mundo escravos A maneira de viver do mundo escravo do erro escravo da mentira escravo da opressão da angústia espiritual mental de pessoas que não conhecem a verdade se encontram confusas Essa é a pior de todas as escravões e pessoas manipulam a verdade para escravizar a mente o
coração das pessoas é isso que o falso profeta faz ele manipula o erro ele escravizamente e o coração essa é a pior de todas as escravidões que possam que pode existir você já foram comprados por preço não se tornem escravos de homens termina Paulo no verso 24 repetindo irmãos cada um permaneça diante de Deus na condição em que foi chamado eu quero fazer duas aplicações A primeira é o que é que essa passagem não significa e depois o que é que ela ensina o que é que ela não significa ela não significa que os cristãos
devem aceitar escravidão eu já expliquei isso aqui nós não aceitamos a escravidão o sistema desumano sempre foi a vida toda entretanto Em algumas situações como Aquela do Império Romano era inevitável não tinha como fugir então o que que o Cristão ia fazer revoltado contra Deus ou não tinha nem voz nem veio ele podia nem reclamar no Twitter porque não tinha Twitter é óbvio naquela época não tinha o que fazer solução contentamento e aproveitar uma oportunidade que Deus desce para ficar livre você vira Deus na situação em que estado então o cristianismo nunca foi nunca defendeu
escravidão quem diz isso não conhece nem teologia muito menos a Bíblia e não conhece a história segunda coisa que essa passagem não está ensinando que os cristãos não devem se esforçar para crescer na vida cristianismo não é óbvio do Povo o cristianismo na verdade traz esperança traz a lento o cristianismo está por detrás do Progresso e do crescimento das maiores Nações das maiores potências que existem hoje é claro que depois de séculos de influência do cristianismo abandonaram o verdadeiro cristianismo e hoje debandaram para outro tipo de coisa mas o cristianismo está por detrás do nascimento
da cultura do ocidente As instituições como universidades hospitais escolas tudo isso está por detrás as liberdades civis fundamentais tudo isso nós devemos a influência do cristianismo portanto erra quem diz que o cristianismo é um empecilho ao desenvolvimento e ao crescimento essa passagem não está dizendo que se você foi chamado ganhando um salário mínimo que você deve ficar aí até o resto da sua vida não se qualifique trabalho estude faça Aproveite a oportunidade que tiver cresça ganhe bastante não esqueça de dar o dízimo progrida né na vida mas se você não puder e não tiver chance
sirva a Deus com seu salário mínimo você pode se virar Deus na condição que você se encontra também eu vou dizer isso aqui só porque eu já ouvi alguém dizer essa passagem não está dizendo que você tem que ficar na denominação em que Deus lhe chamou que às vezes as pessoas usam isso aí ó cada um permaneça na vocação e foi chamado você foi chamado como presbiteriano você não pode nunca mais deixar de ser presbiteriano Só que quem diz isso não são os presbiterianos mas eu não vou dizer mais nada tá certo vou dizer mais
nada mas já vi essa passagem ser usada assim bom não é isso que ela tá dizendo certamente que não o que é que essa passagem ensina presta atenção agora ela ensina que a conversão não nos obriga necessariamente alterar o chamado na vida a não ser que eu viva numa situação ilícita todas as demais situações em todas elas podemos servir a Deus segunda coisa que essa passagem ensina que Deus chama diferentes pessoas em diferentes situações e condições para serem parte do seu povo e para servi-lo a igreja local a igreja é local de diversidade social cultural
racial e financeira Nós deveríamos nos respeitar e nos acolher em Cristo Jesus sem preconceito para com raça e condição financeira social terceiro essa passagem nos ensina que a fé em Cristo nos capacita servir a Deus em toda e qualquer situação em que nós nos encontramos não existe nenhuma situação lícita em que você não possa servir a Deus quarto lembremos aqui o ensino da reforma protestante conhecido como o sacerdócio universal dos Santos que doutrina era essa para entendê-la lembrar o que aconteceu na Idade Média surgiu o conceito de sagrado e profano clérigo e leigo O sacerdote
e o povo a ideia de que ser um padre um monge era uma vocação superior às demais porque porque o padre era aquela pessoa especial que através das palavras ditas na ceia na missa transformava o pão e o cálice no corpo e no sangue de Cristo Então ele era uma pessoa especial era uma pessoa distinta havia essa separação entre clérigo e leigo os reformadores acabaram com isso eles disseram todo o crente é um sacerdote serve a Deus aonde Deus aonde Deus o chamar e com isso dignificou o trabalho você pode seu trabalho de dona de
casa de motorista de Uber de médico é tão espiritual quanto meu de Pastor e pregador do Evangelho é Espiritual do mesmo jeito não tem distinção Deus chama um para uma função outro para outro e aqui tem uma lição que eu quero trazer você não precisa ser pastor missionário e obreiro para servir a Deus você pode servir a Deus na vocação em que Deus lhe chamou você foi o chamado sendo padeiro seja o melhor padeiro do mundo Deus me chamou como sendo motorista de táxi seja o melhor motorista do mundo se for de ônibus se puder
melhorar um pouquinho agradeço né se você for motorista de ônibus é quando se converte não é dirige um pouquinho melhor né respeito os carrinhos menores né e as motocicletas também então você pode servir a Deus em qualquer vocação você não tem que ser Pastor pregador missionário e obreiro obreiro não precisa cada um pode servir a Deus na vocação em que Deus o chamou a não ser que Deus o chame especificamente para esse tipo de coisa eu quero então encorajar vocês a terminando aqui quero encorajar vocês a refletir sobre o Que Vocês ouviram aqui agradecer a
Deus a circunstâncias e a condição que você está Eu sei que às vezes você pode estar aí Dizendo meu Deus isso aqui não pode ser para mim né É porque o pastor não tem ideia da situação em que eu me encontro eu não sei mas Deus sabe e essa palavra tá aqui não foi eu que inventei três vezes na passagem Paulo diz a mesma coisa cada um permaneça ele tá faltando a palavra contente aqui né Cada um permaneça contente na vocação em que Deus me chamou se você puder mudar Mude mas se não sirva Deus
com alegria eu não sei qual é a sua situação eu sei que tem pessoas que estão em condições difíceis Eu não quero fazer pouco do sofrimento e da dificuldade de ninguém mas uma coisa eu sei se isso tá aqui na Bíblia é porque Deus vai lhe dar a condição Deus pelo poder do Espírito Santo vai encher seu coração de contentamento de alegria você tá solteiro você pode servir a Deus sirva a Deus com e fique feliz não fique pensando assim eu só vou ser feliz se um dia casar porque tem muita gente casado infeliz que
gostaria de não ter casado mas agora é tarde né E você foi chamado estando casado não fique pensando em se separar dizendo ai você vira Deus melhor se eu me separar não você pode servir a Deus casado solteiro viúvo do jeito que Deus me chamou amém vamos orar senhor nós confiamos na tua promessa essa palavra foi lançada com base nessa Promessa de que o senhor vai testificar dela nos corações eu quero orar por aqueles ó Deus que estão em situações e condições e vocações difíceis angustiantes Talvez um emprego complicado um sub emprego um desemprego Talvez
um relacionamento difícil com o marido com a esposa talvez sofrendo preconceito racial onde quer que se encontre o bullying na escola na universidade Senhor nos mostra de que maneira nós podemos Florescer Aonde o senhor nos plantou onde nós podemos dar fruto onde o senhor nos instalou para que nós possamos te servir Não somente quando as coisas estão boas e bem que tudo corre a nosso contento mas a te servir em todo e qualquer situação obrigado pela tua palavra enche-nos de alegria em te servir em nome de Jesus amém
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