[Música] o principal objetivo de um jogo de terror é te deixar completamente aterrorizado enquanto você joga e durante anos eles conseguiram fazer isso muito bem sabe no começo funcionava você realmente sentia medo enquanto jogava seja de um perseguidor bizarro que vinha atrás de você ou até mesmo de um a questão é que a fórmula vai envelhecendo e junto com ela a graça também vai acabando tudo que você consegue se assustar porque o jogo Força isso com algo aparecendo do nada na tua tela com um som muito alto e sei lá tem gente que dá até
risada disso mas isso faz com que a premissa principal de te deixar aterrorizado dessa Rio Abaixo [Música] mas quem diria que um jogo feito há 22 anos atrás conseguiria realizar essa tarefa tão bem Silent Hill 2 na minha história com videogames foi experiência mais terrível e apavorante que eu já esperenciei em um jogo tudo isso porque ele não fica te forçando a se assustar mas sim Sutilmente faz com que você comece a se tornar parte daquele mundo o qual possui uma característica que o difere da maioria dos jogos de terror o vazio em Silent Hill
estamos presos ao mar de liminaridade e transição sem fim ele é um jogo que te causa agonia algumas portas que supostamente te levariam a saída na verdade te distanciam ainda mais dela cada sala do jogo está entrelaçada com que torna os espaços liminares tão assustadores para nós inúmeras ruas vazias prédios decadentes hospitais um cemitério e até mesmo uma prisão a qual nem parece fazer sentido estruturalmente cada cenário que o jogo nos apresenta foi feito propositalmente para nos passar ao máximo a sensação de isolamento não há mais nada Vivo em Movimento naquele local mas pode ter
certeza que você não está sozinho se você quer aprender comigo a fazer vídeos como esse eu formalmente de convido a participar do meu treinamento de edição de áudio vídeo e imagem além de um mês de consultoria no WhatsApp você ainda vai estar levando mais três e-books para poder estudar aonde quiser dito isso sem enrolação vamos continuar [Música] James sunderland o protagonista acabou de perder a sua esposa o seu mundo desmoronou nada mais faz sentido e tudo se tornou um vislumbre para ele porém e se tudo aquilo foi um sonho ou um mal entendido James passa
a considerar esse hipótese Quando recebe uma carta de sua falecida esposa a qual dizia o seguinte [Música] [Música] [Música] antes de começarmos a busca por Mary James toca o seu próprio rosto como uma forma de confirmar se tudo aquilo era real como a esposa falecida dele estaria nessa cidade longe de tudo isso não faz nenhum sentido aonde estavam as pessoas daquele local porque o protagonista insiste em procurar uma mulher que já estava morta e o primeiro caminho que tomamos é muito longo e principalmente cansativo como se fosse o jogo te dizendo que não há mais
volta e a cada avanço que você dá É como se você entrasse mais e mais fundo na mente de James Na verdade o que nos esperava não era uma simples busca por alguém mas sim uma passagem pelo Inferno para que James enfrentasse os seus próprios demônios e uma espécie de jornada de punição [Música] a cidade está repleta de bicho ruim os quais vão de monstros que se contorcem até mesmo manequins enfermeiras que remetem algo um pouco mais sexual na minha interpretação cada inimigo do jogo representa a mente perturbada do protagonista os monstros são frequentemente interpretados
como representações de temas e Emoções subjacentes veja bem antes de morrer a Mary né a esposa do James ela se encontrava em um estado deplorável ela tava lá no hospital e ele basicamente não aguentava mais ver a sua mulher daquele jeito James vivia atormentado pela culpa e pela sensação de ter falhado em cuidar de Mary da maneira adequada ele carregava uma grande carga emocional relacionada ao seu casamento e ao sofrimento da sua esposa mas a verdade é que ele nem cuidou dela direito e Aqui vai um spoiler gigantesco pause sai do vídeo se você não
quer ouvir quem jogou sabe que na verdade James foi o responsável mortes de Mary a sufocando com travesseiro enquanto ela ainda estava em estado terminal então cada monstro do game ele ali representa esse período que James estava vivendo veja bem esses monstros que ficam se contorcendo na minha interpretação representam o modo e que James via sua esposa a figura deitada representa a imagem de um paciente do hospital se contorcendo em agonia relacionado a distorção física como a própria Mery disse eu pareço um monstro Além disso o bicho ainda cospe uma névoa ácida no protagonista isso
é sugestivo tipo um vômito aludindo ainda mais ao tema da doença mas também pode representar as palavras sujas que Mary tire seu note James nesse processo ela xingava muito ele eu tratava mal e o zíper no seu rosto significa que ele queria que ela basicamente calasse a boca As Enfermeiras podem representar a Luxúria e a tentação bem como a representação distorcida da figura de cuidado e proteção e ela se encaixam perfeitamente no tempo em que James estava cuidando de Mary no hospital ele ficava olhando para elas principalmente para os seus corpos por isso elas estão
com o rosto tapado O que representa que ele só havia como um objeto de sua vontade o mesmo ocorre com os manequins os quais eram representados por longas pernas femininas no jogo também Encontramos uma personagem de nome Maria James a ver como uma versão mais sexy da sua esposa Mary o que nos revela mais sobre os seus pensamentos implícitos na minha cabeça Maria representa a sua esposa antes da doença ou até mesmo um Alter Ego tipo uma versão a qual ele idealizava como a perfeita para sua esposa com roupa chamativas e etc e é claro
o cabeça de pirâmide o qual é fruto de inúmeras interpretações frequentemente associado a culpa e ao desejo de punição ele pode ser interpretado como uma representação dos pecados e remorsos do protagonista Mas na minha humilde opinião ele representa as partes mais profundas da mente de James o qual em toda aquela frustração sexual Já pensou em fazer coisas horríveis e essa cena representa muito bem isso [Música] conforme vamos jogando percebemos que por mais assombrosa que aquela cidade seja nada daquilo existe na verdade quanto mais fundo entramos na cidade mais profundamente mergulhamos na mente do protagonista E
aí então que ficamos imersos as suas dúvidas angústias e erros e o que prova isso é que em um local repleto de monstros uma criança brinca sem medo algum nesse ambiente mergulhado em Escuridão e quando indagada ela replica falando que Monstros já outras pessoas que estão perambulando pela cidade parecem estar em profundo A reflexão sobre algo que aconteceu a princípio ficamos com pena do personagem pelo fato dele ter simplesmente cometido um engano e tropeçado nessa cidade mas ao decorrer da história percebemos que ele foi atraído para cá pela carta da sua esposa o intuito de
enfrentar o julgamento por algo que ele fez algo que ele estava reprimindo dentro da sua cabeça foi aquilo que eu falei para vocês né Cada indivíduo que aparece na cidade vê um tipo diferente de monstro outros personagens nos revelam através de pistas que eles também vêm criaturas mas de outra maneira adaptada aos seus próprios problemas psicológicos ninguém vai essa cidade por conta própria na verdade eles são tentados por algo como no caso do personagem a carta da sua falecida esposa e é muito interessante a forma com que o jogo mostra que cada personagem vê a
cidade de uma perspectiva diferente de acordo com aquilo que ele passou já Laura a garota que tá brincando naquela sala escura não vê Monstros porque ela não fez nada de errado na minha interpretação ela não tem nenhuma dor ocupa isso dá uma profundidade e simbologia gigantesca para o game e por isso que eu acho ele incrível Cada um tem sua própria opinião sobre o jogo isso é muito legal o vazio de Silent Hill é retratado de várias maneiras aquele local representa uma visão distorcida da realidade em volta em traumas e escuridão as ruas e Construções
abandonadas exprimem a sensação de abandono e Desolação em um local aonde parece não haver mais esperança esta sensação de vazio é sobrecarregada pelo fato de que pela maior parte do game não vemos outros humanos agravando a sensação de vazio e desamparo seu sentimento de perda o leva a uma obsessão pelas respostas capazes de preencher o seu vazio a ambientação escura é a principal razão pela melancolia desse jogo a claustrofobia A neblina a escuridão e trilha sonora tudo feito de uma maneira majestosa para o desconforto as criaturas grotescas simbolismo se enfermidades fazem de Silent Hill um
dos jogos mais ambientados no quesito horror Pois quando você joga por um tempo muito grande você começa a sentir nessa cidade pulando cada vez mais e mais fundo ideia de que sempre haverá algo para ser preenchido E é claro eu não podia fazer um vídeo sobre esse Silent Hill sem citar a sua trilha sonora maravilhosa a qual eu uso em quase todos os meus vídeos composta pelo mestre Akira e a maluca de alguma forma esse cara fez com que Abatida de algumas músicas ficassem confortavelmente relaxantes mas ao mesmo tempo beirando O Vale da estranheza o
que se encaixa perfeitamente com o game eu não sei se você já reparou mas o próprio título das trilhas sonoras falavam muito sobre o jogo por exemplo nunca me perdoe nunca me esqueça o mundo de loucuras Paraíso silencioso terror Nas Profundezas da Neblina a escuridão que espreita em nossa mente entre outras ao passar dos anos Silent Hill se tornou uma potência uma inspiração para os jogos que estavam sendo produzidos na época como a maré de ideias causadas pelas limitações caso não saiba A neblina era uma alimentação de hardware na época por exemplo olha como fica
o jogo sem a névoa A neblina servia meio que para maquiar isso e acabou se tornando uma característica fundamental para o jogo e cara isso torna o game extremamente cativante pelo seu terror em comum né um terror mais psicológico sem Jumps kerzo ou algo do tipo mas sim mergulhando o jogador em camada de interpretação sobre a história o que o torna uma experiência única e memorável fazendo com que ele seja um dos ou senão o melhor jogo de terror de todos os tempos E aí cara gostou do vídeo Se gostou deixa o like lembrando novamente
se você quer fazer vídeos igual a esse eu tenho meu treinamento aqui embaixo onde eu te ensino do zero ao avançado a fazer vídeos como esse ok então aqui foi o JJ muito obrigado por assistir até aqui [Música]