o preço daqueles vídeos que eu não tenho roteiro arrumado Eu tenho mil coisinhas aqui anotar 2070 arquivos diferentes aqui onde página aberta no Chrome e que eu vou tentar fazer um vídeo em cima disso então vamos ver leva essa vez que vou demorar gravar Vai ter um monte de coisa para encontrado Porto juntar e vamos ver se essa me perdoe aí galera ali mas vai dar Jonathan Edwards possuía escravos o que que a gente faz com isso seja muito bem vindo ao dois dedos de teologia ou Yago Martins Você tá no escritório e hoje a
gente vai lidar com uma polêmica que volta e meia surgem na internet e movimenta muitas pessoas em torno de debates envolvendo o teologia tradicional envolvendo os movimentos reformados e assim eu vou explicar como é que a gente sai de Jonathan é dor e chega no validação de seitas e heresias nas redes sociais lá Parece loucura né mas a gente vai chegar lá a polêmica que volta e meia surge na internet que ela surge como grande novidade morre por um ano que uma vez por ano uma vez a cada dois anos as pessoas redescobrem essa treta
é que Jonathan Edwards Talvez um dos mais respeitados céu é o Vinícius a história dos Estados Unidos era um escravocratas heróis possuía escravos Isso é novidade as pessoas possuíam escravos ao longo da história do mundo e isso não é assim não é um capítulo triste é uma quase um livro é uma Saga muito triste da história da humanidade que homens tem um possuindo outros homens que as pessoas tenham tido posse de outras pessoas ao longo da história do mundo eu sei que eu ainda tô devendo um vídeo sobre escravidão na Bíblia para ter gravá-lo assim
que eu consegui parar para levar o roteiro mas a escravidão Aparece tanto no antigo quanto no Novo Testamento no antigo testamento Deus gerencia até a sociedade sair lista o termo que é usado nossas bíblias a escravidão mesmo mas por mais que o termo seja usado do mesma forma o termo descreve Outra coisa o que a gente tem no antigo testamento não escravidão nos moldes da escravidão que se deu muita sentimentos nossa história Era um tipo de cultura de servilismo muito diferente você não podia bater no seu escravo o seu escravo ele tinha vários direitos ele
poderia deixar de ser escravo várias vezes a escravidão era temporária para muitas pessoas era vão se você escravo era outra coisa tanto que não se chama geralmente de escravidão os alunos se chama de servilismo é uma cultura cerveja isso aparece também no tratamento a escravidão surge como um cenário cultural do período Novo Testamento e o novo testamento não Condena diretamente a escravidão isso porque a sociedade cristã do tratamento não tinha nenhum poder político para condenar ou mudar estruturas sociais o que existe no Novo Testamento são as estruturas de escravidão sendo quebradas dentro dos relacionamentos humanos
dentro da ação individual por exemplo você tinha o Pater famílias como parte da autoridade do marido sobre filhos e sobre as mulheres sabemos que pais tinham o direito de matar seus filhos quisessem você sabia que os maridos não tinham quase nenhuma obrigação real com as esposas podiam batendo as esposas e jogadores discutem sobre a liberdade de matar as esposas se quisesse imperadores romanos matavam então Jurava suas esposas a Nilde e isso sem nenhuma consequência legal de fato e você encontra Paulo fazendo discursos contra o Direito Romano o que você encontra para o dizendo que os
maridos deveriam amar sua esposa se sacrificar por elas entregar a sua esposa a sua própria vida e cuidar dela como se cuida do próprio ou seja você não tem Paulo dizendo é proibido que o marido use o Pater famílias mas ele tá dizendo que o modo Cristão de viver em sociedade não faz uso desse tipo de aparato legal também contra Paulo dizendo não terás escravos também contra o Paulo dizendo a escravidão e moralidade aí você encontra Paulo escrevendo a carta a Filemon dizendo que aquele homem que possuía escravos ele é receber um escravo fugitivo não
como escravo mais como irmão o que mostra já Paulo quebrando a estrutura escravidão de por dentro claro que no período greco-romano também possui ainda característica do servilismo dos períodos mais antigos tanto que nas nossas bíblias muitas vezes tem um escravo não é traduzido por escravos Mas pelo tempo servo Então você tem que ler aquela cultura de uma forma diferente o nome escravidão é muito forte né coisa muito renda mas existe outra coisa ali acontecendo naquele período e mesmo assim Paulo fala que um homem que possui escravos ele receber os escravos como o irmão em Cristo
e veja no próprio período da Igreja Primitiva livros número o cristianismo havia cenários onde o escravo era o pastor da igreja do seu senhor então o homem era um escravo e era o pastor da igreja autoridade sobre a igreja mestre da igreja e ela escravo de um membro da igreja porque o modo com as coisas lá naquele tempo não era escravidão no sentido que a gente tem hoje era um tipo de cultura de servilismo bem diferente muitas vezes alguém se tornava escravo não eu vou colocar até as pontas aqui para pagar dívidas ou te devendo
dinheiro então vou trabalhar para ti recebendo sua casa e comida por tanto tempo não existia posse absoluta sobre a pessoa né então É um cenário bem diferente o que acontece né e de novo eu preciso desenvolver isso com muito mais detalhes em um vídeo só para isso farei seu momento Juro pelo sangue dos meus Pokémons mas você tem nesse cenário já que a estrutura quebra as estruturas a escravidão de dentro mas sem interesses muito Claro sem mudar realidades políticas e sistemas a gás por mais que a palavra de Deus seja aplicado a sistemas a gás
mais fale muito mais sobre Nossa postura pessoal diante das realidades sociais o que mudar as prioridades sociais você não tem a estrutura dizendo que escravidão é E você só isso foi usado muitas vezes para justificar contextos muito modernos de escravidão como o caso o nosso querido Jonathan Edward Júnior nasceu em 1703 e morreu em 1758 era membro da aristocracia nos Estados Unidos ele era um homem de família muito rica com muitas Posses ele foi a viva a lista foi missionário foi creio que terceiro ou quarto reitor da Universidade de princenton nós conhecemos o tecido nos
grandes promotores não Avivamento adianta é do antes possuía escravos o seu pai que é Lourdes também possuía escravos e o Éder pessoalmente comprou e negociou escravos para sua família a gente sabe disso que a gente tem cartas da sua esposa negociando a compra de escravos que nós temos o recibo de compra de uma menina negra chamada Venus temos também o esboço de uma carta que o de ontem era o descreve para defender um colega que estava sendo perseguido pela sua igreja ou acusações de ar Mini bom e que estavam usando como desculpa o Fábio você
também uma vida nababesca com muitos bens e recursos incluindo escravos ele é dois tenta defender aquele Ministro contra as atuações da igreja aí nesse processo ele acaba também argumentando a favor da posse de escravos tô sem Imagina meu Deus Jonathan é dois eram Satanás taca fogo nos livros do AdSense não ler mais janta ervas e é isso pelo menos eu queria a gente conta na internet algum momento que você encontra muitas pessoas se aproveitando disso a parte momento em que você encontra os pés de Barro nos grandes Heróis da Fé muitas pessoas principalmente de seitas
usam isso para fazer um que os cristãos desconfiem de toda a teologia histórica do cristianismo pessoalmente até nunca mais associado as bases da reforma protestante atacam Calvino atacou os puritanos Ah tá com e de vários outros justamente por que muitos líderes de seitas se aproveitam disso não confio em nenhum desses homens veja Nossa profetiza o nosso Profeta restaurou a verdadeira igreja cuidado com medo de sair tô usando os pecados dos homens do passado como desculpa para você só confiar no profeta autores e a voz de profecia outro cheiro tem já fazendo esse vídeo vamos olhar
então exatamente para o contexto do Ederson a entender o que é que significa e que tipo de atitude a gente nome em cima de frente rejeita os textos dele a gente não ler mais a gente ignora vamos lá vamos devagar abrir aqui alguns documentos importantes agora dos dados que eu vou usar aqui vem da biografia do jantar é dois escrito pelo Jorge medes é a gente tem em português esse livro aqui do Médici certo pela fiel é o a breve vida de Jonathan Edwards duas Médio Mas essa biografia vir aqui curtinha tem 208 páginas é
uma versão mais curta digamos assim foi mais seja um outro livro diferente da obra principal do médico que o livro gigantesco e muito detalhado sobre a vida do Ederson Então porque ele já tem esse aqui mais inglês existe o livro que fala baixo escravidão eu não lembro de ter visto nada sobre escravidão nesse livro aqui do médico Nessa versão mas a versão em inglês a na obra gigantesca na obra maior ou se encontra lá vários detalhes sobre isso e várias discussões sobre a escravidão de uma tese segundo o meu 12 acreditava que a bíblia permite
a claramente a escravidão Ou seja a escravidão fosse só você possuir uma pessoa por si só não era algo pecaminoso O que é que seria pecaminoso crueldade maus-tratos tratar as pessoas de forma ruim bateu humilhar O que é que seja você pode possuir uma pessoa numa trilogia do AdSense mas você precisa ter aquela pessoa bem como uma pessoa digna de valor e acreditava disso mais que tanto negros contra brancos eram imagem de Deus abençoe forma afetados pelo teclado da mesma forma misto é dois parece um pouco à frente do seu tempo ao não justificar teologicamente
escravidão com pessoas serem diferentes em termos de imagem de Deus negros e brancos para ele era pessoas completamente iguais tanto que é doido Ele batizou seus próprios escravos é dois os recebeu como membros da igreja e todo negro na sua igreja recebia membresia plena não existe É um tipo B de membresia com outras igrejas possuíam é dores davam membresia plena e os a igreja do tratados como membros da mesma forma sejam os negros eram livres sejam os livros que eram escravos é dos demonstrou esse mesmo tipo de costura quando ele se tornou missionário entre Os
Moicanos é dois foi muito envolvido na luta por direitos civis e com dignidade na vida dos Moicanos dos nativos americanos ele existem vários registros de se envolvendo para ajudar na compra de terrenos para impedir que abusassem dessas pessoas ele foi ele próprio um missionário dentro dessas comunidades Então é dois não parecia ser um racista mas é dois possuir escravos então vamos lá a gente vai chegar sobre a justificativa da escravidão prédios maiores um pouco aqui então a gente tem o recibo pela compra da da Escrava chamada Venus um documento de 1731 em 7 de junho
de 1731 Wesley comprou uma garota africana chamada ver não tinha 14 anos Possivelmente ele gastou 80 libras lá em Newport rhode Island usa se guardou esse recibo o texto completo e o seguinte conheça todos os homens por estes presentes que eu deixei hypernyms de Newport a em consideração a soma 80 libras realmente Olá neste documento com Jonathan Edward 9y Por isso me foi vendido e entregue ao respiro diante a Edson garota Negra chamada Venus com 14 anos ou mais o sétimo dia de julho do quarto ano do Reinado de nosso grande Senhor Jorge o segundo
pela graça de Deus a grã-bretanha Ea França e Irlanda o rei defensor da Fé anno Domini 1731 selado e entregue à nossa presença de um cresce onde jaz Marte ou seja a gente tem que uma prova documental que é dois comprou uma escrava para o trabalho na sua própria casa a gente também sabe que o salário Pastoral do Jonathan Edwards foi negociado com a cidade de novos raps Tom isso exige que ele justificar suas despesas e por causa dessa justificativa despesas ele coloca Então dentro do seu relatório um outro escravo menino chamado títulos e uma
segunda escrava chamada Léa que talvez seja a própria Vênus não é certo se a Escrava Vênus ainda tava com o Edi no fim da vida ainda que a informação seja escassa alguns escravos pessoais são ministrados os documentos posteriores não dá vemos um tá lá ou mudou de nome para ler ou ela morreu E ontem deve escravo ele pode ter vendido ou trocado por outro escrava eles vão escravo chamado açúcar parece mais à frente também nos relatos das possam diário é dois ele pode ter libertado a Escrava pode na pós bar isso sim não parece com
dizer com que a gente encontra aqui em todo o relato da história de vida aqui do Zé dores uma coisa interessante sobre o recibo de compra da Escrava chamada Venus é que o é guardou esse recibo ele guardava todo e qualquer papel que tivesse a mão porque isso era muito escasso ele usava para escrever os seus sermões entre aquele tava escrito no papel e escrever Os Sermões tecido ele usou esse recibo da Escrava para escrever dois sermões um chamado palestra sobre as qualificações para Comunhão plena na Igreja de Cristo de 1749 e um sermão de
1.750 chamado um grande final no Chamado de Deus para o ministério do Evangelho Mas então a gente tem também o famoso rascunho da carta sobre escravidão é um texto de 1738 escrito sete anos após o é dois ter comprado a garotinha vendo esse é o único documento que e onde o Éder está defendendo os principalmente a escravidão texto completo vai tá aparecendo e também né Você pode encontrar também lá no Jonathan Edwards Center da universidade e eu e assim é um esboço é bem fragmentado extremamente enigmática alguns bons e não sabe exatamente a correta tá
querendo colocar ali mais velhos está falando em favor da escravidão de negros que já estavam nos Estados Unidos nesse texto o é defende a compra EA propriedade de escravos desde que eles já estejam na condição legal escravos e também que eles sejam tratados de acordo com a lei e sejam cristianizado e ele baseia isso em Passagem um casamento é um dos raios compravam escravos e em menor grau e algumas passagens do novo testamento agora é notável que nessa defesa o Edson disse coloque veementemente contra o tráfico de escravos então procura AdWords você ir lá na
África tomar negros comprá-los O que é que seja trazê-los para os Estados Unidos e todo aquele terrível o tráfico de escravos praia dois ser uma coisa terrível é um pecado e o que é maravilhoso é dois aí se coloca como um homem já que Avança um pouco para além daquilo que era comum a sua classe no seu tempo é doido é contra tráfico de escravos mas aí é dois é absolutamente homem de seu tempo quando ele acha que escravos domésticos pessoas que já estão Estados Unidos que legalmente já são tratadas como escravas das escravas debaixo
da lei seja então recebidos comprados como escravos desde que bem tratadas desde que tenham acesso ao evangelho agora veja o é do zero contra o tráfico Transatlântico de escravos ele comprou a Vênus de um navio vindo da nova Inglaterra eu acho era escrava passando por um processo Transatlântico de de venda e compra agora os jogadores concordam que isso era muito anteriores foi antes do evento começar a falar um pouco mais sobre a escravidão transatlântica não sei como isso deve ter afetado o modo como ele dor com a Escrava Vênus ou tablet Wei na bile eu
acho que é assim que se pronuncia o nome dele que é meio esquisitão teólogo calvinista negro e comenta sobre o Jonathan e esta muito boa ele disse Ué você vai encontrar um equilíbrio entre acabar com o tráfico de escravos transatlânticos mais continuar apoiando a escravidão doméstica por outro lado apesar dos argumentos teológicos ele usa ele também usava muito argumentos econômicos toda a economia da sociedade da época dependia da escravidão e por isso que por exemplo na no esboço de carta que ele escreve para defender o seu amigo Ministro do Little Sim ele tem o nome
lá do cara falava com ratinhos aqui ele falou com ele mas eu todo virou foi muito bom eu tô todo viu desce muito mais legal do que o pastor ligou que tinha escravos né Melhor ficar com outro livro é muito legal ele repreende os irmão da igreja pela hipocrisia de serem contra tráfico de escravos mas se aproveitarem dos benefícios da sociedade escravocrata no sentido financeiro o tablet lá na Bíblia ele faz o que é muito boa e disse que é preciso hipócrita para reconhecer outro ele acusa a hipocrisia do pessoal que se aproveitavam do tráfico
de escravos sendo contra a escravidão acelerar contra o tráfico de escravos mas era a favor escravidão doméstica é só um hipócrita para reconhecer outro mesmo ele não consigo ver a própria inconsistência nesse caso a gente também tem a sua esposa do Jonathan Edwards o médico vai falar sobre a Sara é doida ela tava procurando escravos para sua família ela faz o seu marido dianteiros prego perguntar por José Belo me sobre a disponibilidade de escravos Sara era Possivelmente lei reguladora da vida familiar e dia tá mais preocupada com a previsão diária dos escravos da família a
gente tem isso é registrado na carta para José Belo me é a carta 186 as cartas de é dois da tarde 28 fevereiro de 1754 tá disponível também no site de envio é do diz assim se finalmente acontecer que você se muda para Nova York minha esposa deseja comprar sua mulher negra usado supõe que ela fala maior pelo campo do que pela cidade a provavelmente passará por sua casa alguma de Abril quando falará com você sobre isso então existe uma carta para Ester é duas boas é a carta 231 stockbridge já tá de 20 novembro
de 1737 e depois de agradecer a Deus ou manter a sua fé após a morte do Seu marido é dois escreve sobre sua mudança permanente para princeton e concluindo a carta e fala sobre ser vista nessa luz e se você pensa em vender Harry também desejo que você não venda sem que ela saiba disso é que ele falando sobre escravidão de forma geral mas tratando de forma um tanto formalizada digamos assim em 1740 é dois 16 esposa assinaram a garantia legal para dois escravos libertados no Testamento da madrasta da Sara é de um outro Historiador
chamado de clima quente chegou a analisar as notas de sermão do Jonathan é dois e três análises não chamou chamado Christian Liberty E observa que a sentença e abertura original do esboço do Edward diz que quando o Messias vier ele deve proclamar com a liberdade universal para todos os servos e escravos cativos vassalos e prisioneiros ou pessoas condenadas no entanto antes de pegar o cês vão ou é do dispensou de novo ali na sua frase e parece ter recuado e eliminou a palavra escravo da lista que mostra que sim é do antes era um aristocrata
escravocrata com Posses e que vinha de uma linhagem de aristocratas escravocratas o seu tempo o Éder chegou a escrever o seguinte se eu despreza a causa do meu homem e quando eles defendem e quando estão diante de mim para ser julgado por mim o que então devo fazer quando me apresentar perante Deus para ser julgado por ele se eu desse pressa causa do meu servo quanto mais Deus pode desprezar a minha calça é dois parece acreditar que assumiu a postura ética no seu cuidado com os homens que ele possui a posse O que é que
fazer é dois bazares Claro havia algum argumentação teológica que praticamente não aparece na sua produção mas havia acima de tudo uma argumentação social O que o médico e vários outros historiadores vão concordar é que o Edson esse por ser uma aristocrata com posse de escravos ele tinha uma visão muito como eu diria rígida a cerca de extratos sociais é dos acreditavam que a sociedade era dividida em uma hierarquia e que essa era a Kia era o jeito certo de ser das coisas acreditava as pessoas em uma hierarquia social e ver eu permanecer nela e por
isso ele como aristocrata muito beneficiado dessa visão de mundo estava na posição que Deus havia colocado aquele que seria o eu tava porção que Deus havia colocado é dois parece assumir várias vezes nos sermões que a escravidão que a vassalagem e o servilismo tudo isso era uma situação ruim ele deixa isso claro em vários lugares mas ele parece assumir como o reino de Deus Não havia chegado completamente como ainda não era o fim de todas as coisas as posições sociais mais difíceis e sofridas ainda estavam aí e não parecia ser errado que ele fosse beneficiado
por isso que você leia um trecho do livro A verdadeira virtude Olha só coisa que diz o capítulo 3 a uma beleza da ordem na sociedade além do que consiste na benevolência ou pode se referir a ela que é do tipo secundário como quando os diferentes membros da sociedade tem todos os seus cargos posições e lugares designados de acordo com suas várias capacidades e talentos e todo mundo tem seu lugar e continuou em seus negócios próprios famoso livro O afeições religiosas e diz assim os homens dificilmente a consideraria um digna do nome de humildade em
escravo desprezível que a gente fingia ser um príncipe terça e o Espírito tão batido a ponto de tomar o Nobre quando esta ainda está muito acima de sua posição adequada Ou seja no mundo junto tá é do antes você dá se nas classes dominantes mais altos parece uma coisa boa que você aproveite disso como algo realmente Nobre justo você nasce na sociedades mais baixas aí você simplesmente se deu mal Iago ele cria escravidão porque ele era calvinista e por isso predestinação diz que um semblante nada para serem ricos ou foi destinado para miséria porque ele
é calvinista e e eu vi sim juro vi na internet muitas pessoas colocando na conta do Calvinismo o escravagismo do Evans e em nenhum momento você encontra o jantar é dois usando o calvinismo com base para escravagista certo ele usa outras coisas tem outros argumentos que já apresentou aqui mas o calvinismo Nunca entre em conta e obviamente o calvinismo fala sobre predestinação sobre Deus ser aquele que guia a história uma interpretação calvinista diria que Deus está soberano sobre a escravidão com o parte do problema do mal existe mal no mundo Deus é soberano sobre o
mal no mundo mas deus condena e ordena que nós o tempo da escravidão e Passamos um isopor ela não vivendo debaixo de padrões que vocês vão Morais ainda sente é dois nunca usou calvinismo como base para a escravidão seria o fizesse ele seria um péssimo início no tempo do é doido é doido aparecer essa então um meio do caminho entre um tipo de visão aristocrática escravagistas tradicional e aqueles que já estavam de olhos abertos para a crueldade da escravidão veja Jorge whitefield também tem escravo agora de Wesley nasceu no mesmo ano de ontem AdWords Wesley
não era um aristocrata como o é doido então ele não vem do meu cenário cultural e familiar duelo antes e falava fortemente contra a escravidão doméstica dentro do no mesmo período o Johnny tá é visível ele dizia que a escravidão era oposta a morte de Cristo que conquistou liberdade para todo aquele que se aproximava quiser seu misericórdia a todos que precisava a última carta que o Wesley escreveu antes dele morrer foi para o William wilberforce outro Cristão protestante foi o principal pivô do fim do tráfico de escravos o Wesley que já tava bem doente essa
carta incentivar o Uber forçar continuar batalhando pelo fim do tráfico de fralda vamos lá eu disco é doido ele é um meio do caminho entre a sociedade tradicional da sua época e aquilo que deveria ser a postura do pastor pelo amor de Deus Ser contra a escravidão e que se manifesta com mais força ali pois é dois veja Samuel Hopkins por exatamente o principal herdeiro intelectual de ontem a dor foi amigo íntimo de anteriores e foi um amplo Combatente contra a escravidão e publicou vários livros sobre isso e publicou o diálogo sobre a escravidão dos
africanos publicou tratados como tratar dois países inteiros com as mãos cheias de sangue hoje e não hesitou em chamar escravidão do pecado Cruel de um pecado chocante no seu ensaio sobre o país inteiro chocaram cheias de sangue de diz que o sangue de milhões que pereceram por meio do Maldito comércio de escravos praticado por muito tempo por esse estados está clamando do Celso Vingança sobre eles e embora todos não tenham tido uma parte igual nessa maldade não tendo sido realmente culpado de cadarços irmão o bronco ne26 geral elas formou agora o pecado lá Terra veja
nem todos participaram igualmente ele vai dizer dessa maldade alguns tinham escravos e tal mas o modo como tratavam esse escravos não era não era da forma normal comum e se tratar escravidão mas a própria convivência com isso tornou naquele momento os pecados já não lhe sustentado não dá para aceitar mais isso nesse momento um outro autor Lemo é o reis que foi um aluno muito apreciado pelos o meu rock foi é conhecido como o primeiro eduardiano negro não é o primeiro grande ciclo de ontem é doido da teologia de ervas da cor preta e ele
foi bem mais longe não é dizendo que descendendo não apenas o fim da escravidão mas o maior integração dos negros de volta a sociedade e tem um disco chamado Liberty poder estender se refere constantemente a escravidão como pecado ele claramente não não criar diferenças entre tráfico de escravos escravos domésticos para ele tudo década igual agora o que chama particularmente a atenção é Jonathan é dois de julho o filho o jantar nerds ele também foi um abolicionista o cabelo como pecado como maldade e foi um dos fundadores da sociedade de Connecticut para a promoção da liberdade
e o socorro as pessoas ilegalmente mantidas em cativeiro é um excelente termo de falar de escravidão e disse um discurso da reunião quanto a escravidão doméstica nossos pais viveram em uma época de ignorância para qual Deus piscou é passado eu tenho que Deus meio que fez Vista grossa eu acho que é meio isso mas agora ele ordena a todos os homens que se arrepender dessa maldade e que roubou especado pela justiça e são discurso chamado de Injustice and in politics of the slave trade End of slavery o próprio filho de ontem é doido se tornou
a pessoa contra a escravidão o quanto à influência do próprio R2 nesse sentido uma pessoa que estava ali sim defendendo as causas de uma forma mais tratando seus escravos na forma digna sendo contra o tráfico de escravos vai achando o quê escravidão doméstica ainda deveria existir por causa ser aqui a sociais e da questão Econômica não entendia que a escravidão por si só com o modelo social não era pecado mas que maltratar escravos era algo pecaminoso a a história um pouco mais complexa de que o AdWords malvadão tomocentro pintar não condiz com Wesley da história
da mesma forma que o Edu é herói da Fé o e desenrolo tudo é do promotor do grande Avivamento o homem que estava muito mais próximo de Deus o que todos nós também a imagem que não condiz com que a gente encontra na história na biografia do jantar a dois era um homem que promoviam um pecado terrível ainda que ele não promovesse de forma tão terrível como poderia ser é dois eram fruto do seu tempo e produzir os pecados seu tempo ainda que aparentemente ele tenha tentado andar um pouco em direção ao que seria uma
abolicionismo cristão ele não chega nem aos pés de fazer isso bem como deveria se apoiar o tráfico legal parabéns por fazer o mínimo que o Edson deveria ter feito muito mais e veja hoje pessoal de lá é de Rodeio Zé do mal é dos é o capeta abolicionista o cenário teológico de Columbia no sul dos Estados Unidos Um século depois da vida do Wesley chegou a proibir as obras de André dois por medo das obras dele foi E aí o abolicionismo durante décadas pós-guerra civil os cristãos do Sul que era um forte eleitores do partido
Democrata por muito tempo apoiaram a escravidão enquanto o seminário teológico do Norte apoiaram as causas abolicionista muito bem Beleza E agora a gente sabe aí sobre a vida a história de jantar a dois com a escravidão tal e aí o que que a gente faz sobre isso muita curiosidade histórica Olha só o tamanho do narguilé que já citei aqui na palestra dele lá para o Jonathan adolescenter ele faz uma pergunta incrível pode a teologia de um dono de escravos ser confiável para descendentes de escravos o que está dizendo aqui só que homens e mulheres negros
podem e devem confiar na teologia de jantar é dois isso é muito forte né poxa eu sou descendente de escravos e é do antes possuiu os meus não ter passado ele essas dez páginas o tablet na bile que é negro ele vai aumentar que claro nós devemos ler toda a teologia com inteligência qualquer obra teológica entendeu os contextos dessas obras foram escritas deve aqui infelizmente eu sou muito mais fruto do teclado do seu tempo do que elas gostariam de assumir e admitir toda a teologia deve ser linda criticamente mais junta é dois era um homem
de teologia Ortodoxa cujo modo de ler e apresentar a escritura foi fiel a Deus a maior parte do tempo conhecer os seus defeitos nos ajuda a não ser ingênua na leitura dos seus textos mais que a resposta Cristã mesmo para pessoas negras não é abandonar o legado histórico de homens pecadores mas é poder analisá-los criticamente todas as vezes tenho eu rejeitar é doido cara seus pecados porque isso nos obrigaria a rejeitar praticamente toda a história da igreja que você leia as obras patrística se você vai ver Muitos pais da igreja tratando mulheres como seres inferiores
sua velocidade média é muito tratando os negros como escravizava fez você vai encontrar João Calvino por exemplo usando o aparato estatal para denunciar hereges que acabam recebendo pena de morte é um erro terrível não deveria existir mas é normal naquele tempo você vai ver Martinho Lutero usando os ideais católicos sociais aquele tempo para que algumas pessoas sejam excluídas a em caso de assassinato Por Todos falavam amplamente eu vou da escravidão defendiam que são os estados e países eram Nova Jerusalém o tempo inteiro Metade dos grandes Missionários da história abandonaram suas famílias para poder ser missionárias
deixaram esposa e filho na miséria algumas esposas loucas a cabeça diante do abandono familiar de missionários que simplesmente foram para campo e acharam que tudo bem deixar a esposa e fiz uma trás e que a gente faz a gente olha para a história e tenta encontrar na história as nossas sensibilidades e os nossos Claro avanços muitas vezes que são muito próprios do século infelizmente existe muito pecado na história da igreja isso deve nos ensinar claramente a gente tem que olhar para trás sempre sempre com prudência nenhuma teologia pode ser imposta de cima para baixo e
aceita de forma irrestrita a gente tem que falar com a geografia e começar a fazer história parar de olhar para Os Heróis da Fé como seres impecáveis e impolutos ela de olhar para teologia Histórica de Calvino e Lutero de é doido da Patrícia ele quem quer que seja como se fosse uma teor é perfeita e final todos esses homens são pecadores todos esses homens cometeram erros todos esses homens eram coisas terríveis mas nós acessamos esses homens porque é o que nos foi legado pela história da igreja eu vi gente comentando a a seria uma violência
colocar seminaristas negros para ler que Antônio Eder seguinte que agora seria uma violência colocar estudante de filosofia negros para ler em Platão já que ele também defendia escravidão vai ser um violência que mulheres leiam a patrística porque pessoas que não sejam reformadas veio João Calvino e livre na sai aí né aquele velho mesmo hein Digno sociedade que tem sensibilidades muito grandes eu sei que é horroroso aquilo que a história nos leve existe muito mal antes da gente mas no meio de todo esse mal Deus trouxe Progresso Deus trouxe libertação de muitos essas maldades que Deus
nos deu textos e teologias e Construções intelectuais importantes para que a gente possa aprender e crescer também é dois está no céu com o nosso Senhor é Deus Perdoado por Deus eu não sei Espero que sim talvez não assim que eu não sei da Patrícia é de Calvino assim como 160 assim como eu tenho vários pontos cegos hoje que os cristãos aqui há trezentos anos o olhar para trás dizer meu Deus como o Iago aceitava isso no seu tempo que são coisas que talvez eu não consiga ver agora Talvez seja a sua realidade também mas
não podemos olhar para a história com os olhares anacrônicos do Século 21 ainda que Seria maravilhoso se os avanços que temos hoje como sociedade já tivesse sido realidade no mundo antes nosso infelizmente não é o caso mas a postura não é também de abandono histórico cuidado qualquer um que tem de capitalizar um tipo de abandono histórico para fazer acreditar que teologia começou do século 20 mas cuidado também com aqueles que olha para a história vendo um tipo de Utopia como somos o passado fosse no teclado eles impolutos vazio de Pecado erros Existem muitos na história
da igreja a gente tem que sempre olhar para trás com muita cautela pedindo sabedoria do Espírito Santo como o dia isso né inscreve no artigo o negócio do qual lixo acerca do apoio de um tá indo a escravidão existe dois fósforos onde a gente pode cair Alfonso da reação insuficiente de ignorar o problema e tentar maximizar o e positivos da vida do Herói tentando minimizar o problema da escravidão nele ou tentando simplesmente não não é do historicamente compreensível e claro entender o historicamente importante ainda que isso Não justifique a pena se explica mas existe também
o segundo fosse do Vale A queda na reação exagerada como se isso cancelasse todo o legado que a gente encontra em dianteiros Romanos 12 9 dá para gente qual o caminho a seguir abomine o que é mau apegue-se ao que é bom isso fala também sobre como a gente aproxima da teologia de qualquer personagem da história da igreja que esse é o vídeo de hoje espero ter feito alguns contribuições que possam ajudar a interpretar melhor essa questão da escravidão em diante é dois promete um vídeo outro cartão na Bíblia vou lidar com isso própria da
mente assim como possível e esse vídeo aqui toda terça e quinta-feira 10 horas da manhã todos os dias de hoje um abraço e até para a E aí E aí E aí