LUZ ACESA | Eduardo Gonçalves

2.39k views6130 WordsCopy TextShare
Eduardo Gonçalves
A igreja pode ser um apoio, mas a responsabilidade de manter sua luz acesa é exclusivamente sua. A c...
Video Transcript:
Quero eh dividir aqui o meu tempo em dois momentos. Ah, e o primeiro deles, eu queria ler um versículo com você que está no capítulo 22 do livro de Gênesis. Ah, é, entendi.
Tá bom. Capítulo 22 do livro do Gênesis, verso 20. E se fosse 21?
e 19. Então, já entendi que o negócio é celebrar a palavra, né? Então, táém, está escrito assim: "E sucedeu depois destas coisas que anunciaram a Abraão, dizendo: "Eis que também Milka deu filhos a Naor, teu irmão".
Us, o seu primogênito, e Bus, seu irmão, e Quemuel, pai de Arã, e Quésede, e Aso, e Pildas, e Gidlaf e Betuel. E Betuel gerou a Rebeca. Estes oito de Milka Anaor, irmão de Abraão.
Quem diz amém? Amém. A primeira coisa que nós lemos juntos essa noite aqui foi essa frase.
E depois destas coisas, qual foi a frase? Opa, quem ainda tá aí? Quem foi embora?
A frase primeira que nós lemos foi: "E depois destas coisas? " Qual foi a frase? Depois destas coisas.
Aí a pergunta que não quer calar. Quais coisas? Bom, estas coisas às quais a Bíblia se refere são os últimos acontecimentos envolvendo a vida do patriarca Abraão.
Exatamente ou especificamente falando, a entrega que Abraão realizou no monte Moriá, dispondo-se a entregar seu filho Isaque em sacrifício ao Senhor, conforme Deus lhe pedira. Então, depois destas coisas, ou seja, depois deste pedido de Deus, depois da subida de Abraão a Moriá, depois de que ele dispô-se e entregou de coração seu filho e sacrifício, depois de Deus ter mandado um anjo para clamar e não deixar Abraão chegar a matar o seu filho Isaque, depois destas coisas, depois deste altar, Depois desta oferta, depois desta entrega, o que aconteceu depois? Deram notícias a Abraão, dizendo: "Eis que também Milka deu filhos a Naor, teu irmão".
Então, depois da entrega de Abraão, depois do sacrifício de Abraão, ele recebe uma notícia, não muito longe dali, mas um pouquinho longe dali, sua família, seu irmão e sua cunhada, que não geraram até então, a cunhada de Abraão ficou grávida. O irmão de Abraão vai ser pai. Essa notícia é maravilhosa.
Essa notícia encheria qualquer casa de alegria, qualquer parente de alegria. Abraão vai ser titio. Ele está feliz, ele está empolgado, ele está grato.
Ele sabe que isso é coisa de Deus, da aliança que ele tem com Deus. Maravilha. Se nós parássemos por aqui, já estava tudo muito bom.
Muito bom já saber que uma entrega, que uma oferta, que um sacrifício tem o poder de abrir o que está fechado, pôr em movimento que está parado, tornar fértil aquilo que é infértil, eu já estaria feliz. Quem mais diz amém? Mas pode melhorar.
Porque quando o escritor do livro do Gênesis conta para nós os nascidos de Naor, tio de Abra, irmão de Abraão, surge um nome. Esse nome é familiar a todo mundo que está se dedicando a ler um pouquinho a Bíblia. Rebeca.
Qual é o nome? Você pode fazer melhor. Qual é o nome?
Então, pera aí. A Bíblia está dizendo que depois de Isaque ter sido entregue no altar do sacrifício por Abraão, depois de Abraão ter obedecido o chamado de Deus para a entrega e a oferta do monte Moriá, o seu irmão longe dali teve um filho, começou a gerar, a família começou a crescer e daquela família vai nascer Rebeca. E Rebeca é aquela que vai casar 20 anos depois com Isaque.
O que eu estou dizendo para você é que Abraão não tinha menor ideia que no dia que ele estava entregando aquela oferta, logo depois daquela oferta, o Senhor começaria a preparar a futura noiva do menino que ele quis entregar no altar. Nós não temos ideia do tamanho, da proporção e da dimensão do que pode estar sendo liberado depois de uma oferta. Alguém quando olha pra história de Isaque, se você não sabia, vou te contar agora que Isaque casou-se com 40 anos.
É uma palavra de esperança para alguém essa noite. Aleluia. E aí alguém, sobretudo na cultura do mundo antigo, vai dizer: "Ah, mas Isaque casou-se tarde".
Bom, depende do ponto de vista, porque se Rebeca nasceu depois da entrega do altar de Abraão, e se Isaque tinha 20 anos aproximadamente no dia dessa oferta, se Rebeca nasceu quando Isaque tinha 20 anos, quando Isaque tinha 40, Rebeca tinha 20. Então, na verdade, Isaque não casou tarde. Era Rebeca que ainda estava crescendo.
Ou ainda tem alguém por aí? Cri cri cri. Você pode encontrar-se com alguém ou com algo que diz respeito ao seu futuro depois de uma oferta.
Eu quero encorajar você esta noite a acreditar que depois daquilo que vamos entregar no altar, depois de um momento de dedicação ao Senhor, podem começar a ser liberados encontros entre você e o seu futuro. Enquanto você levanta a mão, eu tenho uma palavra de Deus para entregar. Se eu e você crermos na palavra do Senhor por esta noite e dedicarmos espontaneamente, liberalmente, uma oferta no altar, assim diz o Senhor: "Eu vou promover o encontro entre você e o seu futuro.
" Alguma coisa que diz respeito ao seu futuro vai começar a ser decretada e liberada hoje no poder de uma entrega no altar. Então, nós vamos fazer isso agora com entusiasmo, com alegria e com esperança. Esperança nessa palavra.
Porque alguém aqui que está me ouvindo precisa se encontrar com a noiva do futuro. Alguém que está me ouvindo precisa se encontrar com a oportunidade de trabalho do futuro, com o estágio do futuro. E esta noite aqui o Senhor pode declarar que você vai se encontrar com quem ou que você precisa para ter um grande futuro.
Esse é o poder de uma entrega no altar. Os voluntários estão entregando os envelopes e nós vamos com alegria entregar ao Senhor, porque depois destas coisas boas notícias vão chegar para nós. Você pode fazer oferta via Pix através da chave que está bem no telão.
Eu acredito que deva ter também QR code no envelope. Se você precisar de máquina de cartão também vai chegar e nós vamos com alegria entregar porque o futuro começa agora aqui no altar. Deus te abençoe.
Deus te [Música] abençoe. Deus te devolverá o grande perdida sacudida. Transportante de Deus te devolverá.
[Música] Então dê, dê ao [Música] Senhor, Deus te devolverá. Um grande medida sacudida, transbordante de Deus te devolverá. Então dê dê ao [Música] Senhor e Deus te devolverá um grande perdida, sacudida, transbordante de Deus te devolverá.
Então dê dê ao Senhor. Dê, Deus te devolverá. Muit grande medida sacudida, transbordante.
Vê e Deus te devolverá. Então dê dê ao Senhor. Amém.
Podemos orar. Pai, em nome de Jesus, quero declarar que toda a palavra que não me pertence, mas foi tua e eu apenas liberei, possa cumprir-se paraa glória do teu nome e o teu povo viver experimentar milagres em nome de Jesus. Amém.
E graças a Deus vocês podem entregar então agora aí os envelopes e a gente finalizar esse momento de [Música] dedicação. Deus te devolverá. Muit grande, vendida, sacudida, transborde.
Deus te devolverá. Então dê, dê ao Senhor, dê, Deus te devolverá. Muit grande medida sacudida, transbordante.
Deus te volverá. Então vê, dê ao Senhor. Então vê que Deus se devolverá.
Fui grande, medida, sacudida, transbordante. Deus te verá. Então dê dê ao Senhor.
Amém. Graças a Deus. Todos já entregaram.
Todos já entregaram. Isso. Pronto.
Glória a Deus. Tudo bem, pastor? Tem alguma coisa especial para fazer aqui?
Orar e tal. Já tá orado, né? Então tá bom.
Tá orado já. Pronto. Vamos na paz.
Podem sentar, gente. Podem sentar-se. Quantos ainda estão com vontade de continuar ouvindo um pouquinho a voz de Deus aqui essa noite?
Pega a sua Bíblia de novo, por favor. Abra comigo no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 20 e versículo de número sete. Atos capítulo 20 e versículo de número sete.
Glória a Deus. Está escrito no primeiro dia da semana, ajuntando seus discípulos para partir o pão, Paulo que havia de partir no dia seguinte, falava com eles e alargou a prática até a meia-noite. Havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos.
E estando um certo jovem por nome Éutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: "Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo e partindo o pão e comendo, ainda lhes falou largamente até a alvorada e assim partiu.
" Quantos podem dizer amém? Amém. Quantos podem dizer graças a Deus?
Graças a Deus. Essa história bíblica trata de um incidente ocorrido durante uma reunião, uma reunião que estava indo muito bem, como essa reunião nossa que está indo muito bem. O apóstolo Paulo estava indo pela terceira vez nessa cidade.
As duas anteriores, ele não tinha conseguido ficar muito tempo, para não dizer que não tinha ficado tempo nenhum. Na primeira vez ele logo ao chegar recebe uma visão, um varão macedônio que sinaliza para ele diz: "Passa a Macedônia e vem nos ajudar". Então ele mal havia acabado de pisar nessa cidade trade e cumprindo essa visão, vai na direção da Macedônia.
Depois ele marca um encontro com uma pessoa em Troed para receber notícias a respeito da igreja de Corinto. Quando ele chega lá, essa pessoa que ele tinha marcado enquanto tinha saído e como ele precisava muito saber sobre o povo de Corinto, novamente ele sai apressadamente de trode. Isso explica porque Paulo está com tanto entusiasmo e com tanta vontade de falar aquelas pessoas, porque das duas vezes anteriores ele acabou não tendo essa oportunidade.
O culto estava acontecendo no terceiro andar, num ambiente chamado de cenáculo. Cenáculo é um terraço, um sobrado, um espaço que fica num andar superior. O culto estava indo bem, Paulo estava empolgado e a prática, ou seja, a pregação se prolongou.
E o evangelista Lucas, que também escritor do livro dos Atos, diz uma coisa que eu queria que você repetisse logo depois de mim. E havia E havia muitas luzes, muitas luzes no cenáculo. O evangelista Lucas faz questão de pintar um quadro para buscar com que nós tenhamos uma ideia a respeito da abundância de uma coisa, de um recurso dentro daquele espaço de culto.
Tinha muita luz. Esse ponto está sendo destacado por Lucas para que fique absolutamente claro que não havia penumbra, não havia um ambiente que pudesse provocar sonolência, pelo contrário, havia abundância de luz, muitas luzes. Dizer naquele tempo um ambiente tinha muitas luzes, significa também dizer que havia muitas candeias.
Só que mesmo assim Éutico dormiu. Tomado de um sono profundo. Após ter tomado lugar, assentado numa janela, ele cai no sono e cai do terceiro andar lá embaixo e morre logo ao chocar-se no chão.
Eu quero que você entenda na noite desse dia uma verdade bastante importante. Havia muitas luzes no cenáculo. Havia, portanto, muitas candeias no cenáculo.
O cenáculo não deixou de oferecer o que a reunião precisava. O cenáculo não deixou de oferecer o que os crentes que estavam reunidos ali precisavam. Mas ainda assim eu te digo dormiu.
Jesus disse uma coisa que vai combinar muito bem com o raciocínio que quero que você chegue junto comigo essa noite. Jesus disse assim: "A candeia do corpo são os olhos". Jesus disse que a candeia do corpo são os olhos.
Se havia muitas candeias no cenáculo, isto diz respeita ao tanto quanto o cenáculo oferecia. Mas quando oútico fechou os olhos, a sua candeia se apagou. E quando a minha candeia se apaga, já não importa mais quantas outras acesas hajam no cenáculo.
Alguém, infelizmente, que você conheceo que suas quedas, tropeços sido atendidos. Talvez porque o louvor não era bom, talvez porque as pregações não estavam boas, talvez porque não foram devidamente visitados ou cuidados ou isso ou aquilo. Mas eu quero chamar a sua atenção para uma coisa.
Há muitas luzes no cenáculo, mas ainda assim há quem esteja decidindo apagar sua própria candeia. E quando alguém decide apagar a sua própria candeia, não importa se o louvor é bom, não importa se a palavra é boa, não importa se o pastor é dedicado, não importa se o time ministerial é comprometido, não importa o quanto de luzes haja no cenáculo quando alguém decide apagar sua própria candeia. Eu quero dizer para você que a grande maioria das pessoas que estão reclamando do que não encontraram na igreja estavam dentro de igrejas com candeias acesas, com muita luz.
Quem se apagou foram eles. A maioria das pessoas que está procurando culpados, dizendo não terem sido atendidas, amadas ou assistidas como gostariam, a maioria delas tinha uma abundância de luz ao seu redor. Louvor, mas não queriam louvar.
Mensagem, mas não queriam ouvir. Gabinete, mas nunca entraram para falar sobre coisa alguma. ministérios, mas nunca participaram de nenhum.
E Deus me trouxe hoje aqui esta noite para dizer: "Há candeias várias no cenáculo e elas estão acesas. O louvor está funcionando, a palavra está sendo pregada, a igreja está crescendo. A pergunta é: como você está interagindo com tudo isso?
" Eu vim de Deus com uma palavra aqui para dizer, se você se apagar, não importa o quanto eu pregue, não importa o quanto eu suio a minha camisa, se você apagar a candeia dos teus olhos, não importa o quanto louvor cante, enquanto os músicos toquem, se você apagar a cambia dos seus olhos, isso é sobre você, não é sobre a casa. Essa geração está culpando a casa quando a culpa, na realidade é deles. Mas eu vim de Deus trazer uma palavra.
Quem quiser permanecer aceso, a casa está acesa também. Tem uma coisa que eu eu tenho pavor. É quando eu vejo algumas coisas na internet assim de um pessoal com a plaquinha na mão, às vezes na frente de algumas igrejas, nos perdoe se a igreja te maltratou.
Eu acho isso uma coisa tão ridícula, porque o que o que isso gera de gente que já adora uma autocomiseração, gente que na realidade nunca quis ter compromisso com Deus, nunca quis subordinar a autoridade pastoral, aí ele olha uma plaquinha dessa e diz: "É verdade, a igreja me magoou. Que nada, você que nunca quis nada com o céu, cara. Você nunca quis nada com a igreja.
Você nunca quis nada com coisa nenhuma. Agora você que essa conversa de a igreja te magoou. Perdão.
É, a igreja, a igreja tem suas falhas como uma comunidade de pessoas, mas a noiva de Cristo é pura, santa, está sendo adornada para o poderoso encontro. Então, levante a mão se você ainda está por aí, porque eu tenho uma palavra de Deus para te entregar. As candeias estão acesas na casa.
O louvor tá acontecendo, a palavra tá sendo pregada e se você quiser, você não cuchile nem dorme. Vai sair daqui mais aceso do que nunca. Assim te diz o Senhor.
Quem está animado para isso, dê um grito de aleluia. Eu te custava sonolento. E sonolento, como estava?
Tomou lugar numa janela. Eu queria que você entendesse que existem lugares que são arriscados, sim, mas a questão está muito mais ligada a minha condição do que propriamente ao lugar. E vou explicar.
200 pessoas poderiam ter se assentado naquela janela e não ter caído, porque a questão não era a janela, a questão era alguém aqui já sentou em cima do muro e nunca caiu. Alguém já andou sobre o muro e nunca caiu. Alguém já sentou numa janela e nunca caiu?
A questão não é apenas o lugar. A questão é como você está quando vai na direção desse lugar. Se uma janela pode ser perigosa, 50 vezes mais para quem está sonolento.
A questão é eu perceber como eu estou e percebendo como eu estou. É por isso que o clássico texto da Santa Ceia diz: "Examine-se, pois um homem a si mesmo. " Não sou eu que vou olhar para você e dizer se você pode ou não assentar numa janela.
Você que tem que saber disso. Não sou eu que vou daqui de cima olhar para você e dizer se você pode ou não fazer isso ou aquilo, se você está pronto ou não para lidar com isso e aquilo. Cada um de nós precisa conhecer nossas áreas de vulnerabilidade e cada um de nós precisa fugir de todo e qualquer confronto com áreas que nós temos fraquezas.
Aleluia. Sumiu. Glória a Deus.
desapareceu. Então, o Éêutico foi sentar-se na janela, mesmo estando sonolento. E se alguém aqui já pegou no sono em pé ou sentado, sabe que uma hora o corpo vai pendular.
Sim ou não? Eu não sei se aqui tem tem ônibus cheio aqui em Brasília também ou sá no Rio de Janeiro tem. Ah.
Então, essa cena aqui vai ser familiar para alguém, ó. Aleluia, ó, ó. Sim ou não?
Sim ou não? Quando você fecha os olhos, apaga a candeia, logo o seu corpo pendula. Por que que o seu corpo pendula?
Porque ele está se entregando à lei. Pergunte lei da atração universal. Que lei?
Dois corpos massivos se atraem. Você não lembra disso na escola? Porque é que quando alguém começa a pegar no sono, ele tende a pendular na direção do chão, porque a massa do corpo tá sendo atraída pela massa mais próxima.
Então vamos lá. Para não parecer aula de física, em suma, a questão é a seguinte: tá preparado? Você quer o chão e o chão te quer.
A lei da física se aplica também para a lei do mundo espiritual. Da mesma maneira que o meu corpo vai procurar o chão quando eu dormir, porque a massa do meu corpo está sendo atraída pela massa que está embaixo. Da mesma maneira, espiritualmente, nós queremos o chão e o chão nos quer.
Há uma atração mútua, uma lei de atração mútua. Meu corpo quer o chão, o chão quer meu corpo. Ou seja, a minha natureza quer o chão, quer a queda, quer os lugares baixos, quer a lama.
Mas eu tenho uma palavra de esperança para entregar. Se o meu corpo quer o chão e o chão quer meu corpo, o meu espírito está clamando pelo Deus da minha vida. E quem vai vencer essa batalha no final?
O espírito vai prevalecer. Quando eu começo a conseguir entender que existe uma atração mútua que está acontecendo a todo tempo da minha vida, em todo tempo da minha vida, meu corpo está querendo o chão. Em todo tempo da minha vida, o chão quer o meu corpo.
Não é só na segunda, não é só na terça. Não é só na sexta, não é só no sábado, não é só em dia de feriado, não é só depois da meia-noite, 24 horas por dia, 7 dias por semana, eu e você estamos sendo atraídos pelo chão. 24 horas por dia, 7 dias por semana, existe um apelo, um desejo e uma vontade do chão de me abraçar, porque meu corpo quer a queda, porque meu corpo é caído.
Quando eu demoro a entender isso, eu me exponho nas janelas. Quando eu não entendo isso, eu não vigio com o que falo. Quando eu não entendo isso, eu brinco com a minha própria carne.
Quando eu não entendo isso, eu faço roleta russa com o pecado. Mas quando o Espírito de Deus me convence de que há uma luta frequente e contínua, que eu só vou conseguir vencer me enchendo da presença do Espírito Santo, aí eu saio da minha casa num dia de sábado para estar hoje aqui para dizer: Espírito de Deus, o meu corpo quer o chão, o chão quer meu corpo, mas eu quero o céu, eu quero a graça, eu quero avivamento. Aleluia!
É ignorou os sinais do seu corpo e sentou-se na janela. E quando sua musculatura distensionar, quando o sono tirar a tensão da sua musculatura, a lei da física vai fazer seu trabalho. E o chão lá embaixo tá dizendo: "Vem e o corpo de Éudico tá dizendo: "Vou".
E do terceiro andar, Éêutico vai cair em queda [Música] livre até o chão das ruas de Troade e vai cair morto. Se eu falasse muito rápido, eu falaria assim: Euudico dormiu, caiu e morreu. Essa dinâmica faria sentido para você?
Sim ou não? Sim ou não? Quem ainda tá aí, diga amém.
Dormiu, caiu e morreu. Faz sentido? Faz sentido.
Mas se você parar para pensar, tá faltando uma coisa. Dormiu, caiu, acordou e morreu. Por quê?
Porque ninguém cai de três andares sem acordar no percurso. O grande problema é que se acorda quando não dá mais tempo de voltar. E Deus me trouxe aqui.
Você tá com esse olhão arregalado para mim, dizendo: "Meu Deus, era isso mesmo que eu vim de casa para ouvir". É. E vai piorar.
Piorar não, vai melhorar. O que eu vim dizer aqui para você é o seguinte: existe um tempo para acordar. A verdade é que todo mundo acorda.
A única diferença é se em tempo ou fora de tempo. Acordar quando se está ainda no cenáculo é acordar em tempo. Acordar depois de cair é acordar fora de tempo.
O desespero de alguém que está em queda livre. Acordou, mas não pode voltar atrás. Acordou, mas não pode rever o processo.
Acordou, mas não pode voltar à fita. Acordou, mas não pode congelar a imagem. A vida real não tem congelamento.
Na vida real você não volta e nem congela, você só avança. E se há alguma coisa em você, na sua vida, está avançando para onde não deveria, Deus me trouxe aqui esta noite para dizer, você ainda está no cenáculo, significa que ainda dá tempo de acordar e ser livre para a glória do nome do Senhor. Amém.
Você não tem ideia da quantidade de pessoas que estão acordando tarde demais, da quantidade de pessoas que se enfiaram em relacionamentos que estão destruindo suas vidas e acordaram tarde demais. Você não tem ideia da quantidade de pessoas que entraram por caminhos de fraude, de ilegalidade e acordaram tarde demais. Você não precisa ser acordado pelo vento no teu rosto em plena queda livre.
Você pode acordar ainda hoje aqui e receber escape e livramento da mão do Senhor. Se tem alguém ainda aí, diga alguma coisa, por favor. [Música] Aleluia.
Vai cair do terceiro andar. Eu chamo toda a sua atenção, não vou demorar muito. Eu sei que vocês estão aqui desde cedo.
Conte com a minha com meu bom senso. Pode contar com meu bom senso. Agora olhe para mim.
Nesses minutos eu gostaria de ter toda a sua atenção. Euudico vai cair do terceiro andar. E agora Paulo quando percebe o que está acontecendo, vai descer do terceiro andar para o térrio para socorrerêutico.
Agora olha para mim. Os dois estavam no mesmo lugar, sim ou não? Sim ou não?
Paulo estava no cenáculo eutico estava no cenáculo também. Então os dois estavam no mesmo no mesmo. Agora vai cair pela janela e vai chegar no térrio.
Paulo vai pro térrio também. Agora você acha que ele pulou a janela ou desceu a escada? Pulou a janela ou desceu a escada?
Agora vamos lá. Se você comparar o tempo que cada um dos dois gastou para descer do terceiro andar pro chão, quem desceu mais rápido? Quem desceu mais rápido e quem ficou vivo?
Você entende que não é sobre velocidade, é sobre processo. Existem pessoas que estão fazendo percursos velozmente, mas ainda vão ser despertados por outros que usaram as escadas. Eu preciso dizer uma coisa a você pelo Senhor, respeite os processos.
Seja amigo dos degraus da vida. Não enxergue os degraus como seus inimigos. Enxergue as escadas como suas grandes aliadas.
Porque toda a escada é um processo que Deus nos submete para que a gente valorize cada nível, cada degrau, cada estágio, para que a gente aprenda a celebrar cada avanço, cada conquista. A escada não é sua inimiga. O processo não é seu inimigo.
Ele está amadurecendo e preparando você para algo que não vai terminar em morte, não vai terminar em queda. Porque eu conheço uma quantidade enorme de pessoas que fizeram um percurso rápido, mas não viveram para contar a história. Fizeram um percurso rápido, não só fizeram, como ainda riram de quem estava usando a escada.
Você ainda vai ver muita gente rir de você usando as escadas. Você ainda vai ver muita gente rindo de você pelo fato de você estar se submetendo a processos. Você ainda vai ver muita gente se achando espertinha demais e pulando pela janela, procurando atalhos enquanto você está crente descendo ou subindo degrau por degrau.
Mas vai por mim. Você ainda vai encontrar com essa pessoa, você vivo, ela morta, você ainda vai descer, abraçar, levantar. Ela ainda vai te olhar e vai saber que é melhor respeitar degraus do que fazer caminhos mais rápidos do que se deve.
[Música] Paulo vai chegar, não vai demorar tão pouco tempo quanto vai chegar inteiro, vai chegar crente, vai chegar vivo. Que que adianta chegar tão rápido e ficar quebrado no final? Chegar tão rápido e ficar ensanguentado no final.
Chegar tão rápido e não ter bom testemunho para contar. chegar tão rápido e não ter uma história limpa que possa ser contada aos filhos, aos netos. Que que adianta chegar tão rápido e ter que saltar alguns capítulos que trazem constrangimento ou vergonha quando se vai contar a própria história?
De que adianta chegar tão rápido? Paulo vai descer porque é isso que os homens de Deus fazem. que eles fazem, pastor, eles vão até quando nós olhamos uma outra ressurreição ocorrida no ministério dos apóstolos, falando agora de Pedro e não de Paulo, diz as escrituras que Dorcas, que era uma boa crente, morreu e ela era tão boa que a comunidade lamentou profundamente a sua morte.
E quando souberam que o apóstolo Pedro estava nas redondezas, se negaram a enterrar a irmado puseram-la no cenáculo, no pavimento superior, até que Pedro chegasse. Pedro chegou e subiu lá em cima. Pedro ressuscitará a irmã Dorcas.
E eu quero voltar à fita um pouquinho para você compreender um ponto. Dorcas estava em cima, Pedro estava embaixo e Pedro su. Vamos voltar pro nosso texto.
Paulo estava em cima, Éutico estava embaixo e Paulo de Dorcas não poderia ter descido porque estava morta. Éudico não poderia ter subido porque estava morto. Então, quem não tem vida não tem movimento, mas quem tem palavra e ministério se move na direção de quem não pode se mover.
Queria que você segurasse a mão de alguém que está do seu lado. Dá uma acordada nele essa noite, dá uma chacoalhada nele e diz assim: "Nós vamos lá". Mais uma vez diga: "Nós vamos lá.
Nós vamos chegar lá. Vamos bater na porta de quem não tá conseguindo sair de casa. Nós vamos lá.
Vamos lá. Vamos lá. Onde Satanás tá amarrando as pessoas.
Quem tem palavra se movimenta na direção de quem está parado. Aleluia. Paulo desceu e eu digo que estava lá morto no chão.
Eu não li na Bíblia que Paulo olhou para ele e disse assim: "Cara, que absurdo, você dormiu no culto infeliz. Eu não li na Bíblia que Paulo olhou para ele e lamentou, mas disse: "No final das contas, bem feito. " Paulo exerceu uma arte da convivência, uma arte da vida e que diz tanto respeito ao evangelho.
Empatia. Empatia é pôr-se no lugar do outro. E eu digo a você que Paulo exerceu empatia pondo-se no lugar do outro.
Pastor, mas o outro é um jovem atrapalhado. É verdade. Mas o outro é um jovem desligado.
É verdade. Mas o outro é um jovem vacilão. É verdade.
Mas Paulo também já foi um. Você sabe qual foi a primeira vez que eu li o nome de Paulo na Bíblia? Você não lembra qual foi a primeira vez que você lê o nome de Paulo na Bíblia em ordem cronológica?
Em que episódio foi? Quando Estevão foi apedrejado, e a Bíblia diz assim: "E puseram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo. Saulo também já tinha sido um jovem trapalhão.
Paulo não foi sempre apóstolo, não foi sempre santo, não foi sempre correto, não foi sempre ético, não foi sempre maravilhoso. Ele próprio que hoje é um apóstolo maduro, foi um jovem cujas vestes do primeiro mártir da igreja foram colocadas aos seus pés. Então, eu tenho uma palavra de Deus para dizer esta noite aqui, não se esqueça.
Não se esqueça da juventude que você já teve, agora fala aos mais velhos. Não se esqueça dos terrenos onde você pisou, as travessuras que você também aprontou. É muito comum que apóstolos maduros, é comum que pastores maduros, pregadores maduros, subam no pedestal da sua própria justiça e condenem osicos caídos, mas se esquecem que também já foram jovens trapalhões.
Mas quando nós lembramos de onde o Senhor nos tirou, nós acreditamos que ele também pode continuar tirando mais alguém. Aleluia! No exercício de empatia, Paulo vai se abaixar, vai tomar nos braços e a vida vai voltar para o rapaz.
A vida vai voltar para o rapaz. Eu acho que você ouviu dizer que batatinha quando nasce se esparrama pelo chão. A vida vai voltar para o rapaz.
Mas eu não vi ninguém falar nada. Eu não vi a galera do culto botar o entusiasmo em Paulo. Eu não vi o pessoal que tava perto ali dizer: "Paulo, ora por ele.
Esse menino é de ouro. Ele não pode morrer". Eu não, eu não ouvi nada.
Encontraste a isso? Eu encerro aqui. Encontraste a isso?
Quando a irmã Dorcas, que eu falei de dela para você há pouco, quando a irmã Dorcas morreu, a comunidade clamava, a comunidade apresentava as benfeitorias de Dorcas. Uma irmã trazia um sapatinho, dizia aqui, a Dorcas costurou esse sapatinho de lã pro meu filho a outra trazia um avental aqui, ó. Foi a irmã Dorcas que bordou esse avental.
As mandorcas é maravilhosa. As irmandocas não pode morrer. As irmando é uma bção.
Eu vi um clamor da comunidade, mas eu não vi ninguém clamar pela ressurreição de Éudico. Mas eu tenho uma coisa para dizer para alguém. Alguém quem, pastor?
Alguém que pode estar pensando que não vai se levantar nunca, porque talvez você não seja tão importante para as pessoas. Dorcas era importante demais pra comunidade. Ela era importante demais para morrer.
E parece que Éutico não desfrutava. da mesma, digamos, simpatia. Parece que ele não era tão amado e tão querido.
Eu não ouvi ninguém pedir para Paulo ressuscitá-lo. Mas mesmo assim ele se levantou. Porque com torcida ou sem torcida, se Deus decidir, ele te levanta.
Vou tentar outra vez. com torcida ou sem torcida, se Deus te tomar pela mão, você levanta. Eu não sei se você foi o melhor crente da igreja como Dorcas ou se foi o jovem dorminhoco como Éutico.
Que eu sei é que a mão que levantou Dorcas levantou também. Porque quando o meu lastro, quando o que eu construí na minha vida até aqui não coopera o meu favor, ainda assim Deus tem razões para me levantar. Porque se ele não vai me levantar pelo que eu vivi até aqui, ele vai me levantar pelo que ele sabe que eu ainda posso viver.
[Música] O que você não construiu até aqui ainda pode construir. O filho que você não foi, ainda pode ser. A esposa, o marido que você não foi, ainda pode ser.
O líder que você não foi, ainda pode ser. O liderado que não foi, você ainda pode ser. Aproveita alguma coisa de boa de tudo que tá acontecendo na tua vida e deixa Deus zerar essa história e começar uma coisa nova, porque tem um caminho novo se abrindo diante de você.
Pastor, eu tô de pé. Essa palavra não é para mim, é para você. Primeiro aos Coríntios, capítulo 10 e verso 12.
Aquele que está de pé, olhe para que não caia. Essa palavra é para você. Essa palavra é para quem já caiu.
Essa palavra é para quem tá quase caindo. Essa palavra é para quem tá de pé. Essa palavra é para quem quer morar no céu, quem quer ser crente de verdade.
E se é com você que eu tô falando, dá um pulo dessa cadeira agora. Dá um grito de aleluia, um prato de glória a Deus. Fica de pé do teu lugar agora.
Aleluia! Glória a Deus! Olha aqui para mim.
Olha aqui para mim. Quando outico se levantou, Paulo vai subir de novo, vai chegar lá no culto e sabe o que ele vai fazer? Uma coisa que aparentemente deveria ter sido feita já há muito tempo na reunião, mas não tinha sido feita ainda.
Pergunte qual partir o pão. O pão ainda estava intacto e agora com o Éêutico restaurado, o pão será partido. Existem pães que estão intactos.
O que é isso? Coisas na comunidade que ainda não aconteceram. coisas na igreja que já deveriam ter acontecido e ainda não aconteceram, porque Deus está esperando você se levantar.
Existem pães que vão ser partidos depois que você se levantar. Existem ministérios que vão tomar impulso depois que você se levantar. Existem setores e áreas da igreja que vão tomar impulso depois que você se levantar.
Existem canções que ainda não foram cantadas, estão esperando você se levantar. Existem mensagens que não foram pregadas, estão esperando você se levantar. Existem conselhos que ainda não foram dados.
Estão esperando você se levantar. Há pães que estão intactos esperando que alguém se levante. Pastor, será que eu sou tão importante assim?
Muito mais do que você imagina. E a prova disso é que Deus deixou alguns pães intactos e só serão partidos depois que você se levantar, porque a festa começa mesmo depois que o último caído se levanta. Eu queria que você pegasse a mão da pessoa que tá do teu lado agora.
Não deixa ela embora não. Ela ficou até agora. [Música] A misericórdia e o favor do Senhor estão sobre nós essa noite aqui.
A misericórdia e o favor do Senhor estão sobre nós essa noite. Você não foi chamado por Deus pro chão. Você não foi chamado por Deus paraa lama.
Você foi chamado por Deus para os lugares altos. Toda ferramenta preparada contra ti prosperará. As Sagradas Escrituras dizem: "A Deus pertence o livramento dos laços de morte".
As escrituras ainda dizem: "Eu irei adiante de vós, desembaraçarei os caminhos tortuosos, arrebentarei os ferros de ferro e as portas de bronze. " As escrituras ainda dizem: "O laço se quebrou e eu escapei". Tem escape, tem livramento, tem vida, tem saúde, tem comunhão, tem vitória da parte do Espírito Santo.
E se você crê nisso agora, abre a boca por alguns segundos e comece a glorificar ao nome do Senhor. Comece a bendizer ao nome dele. Comece a adorar.
Espírito de vida, espírito de favor, vem sobre nós agora. Faz meu coração arder de novo, fazendo todo desaparecer, trazendo sobre mim o novo amanhecer. Eu quero viver algo novo.
Faz meu coração arder de novo, fazendo todo medo desaparecer, trazendo sobre mim o novo amanhecer. Eu quero viver algo novo. [Música] E você caiu do lugar da presença do Senhor.
Se você reconhece isso e se você hoje quer subir de novo os degraus da comunhão, se você deseja que o espírito de vida, o mesmo espírito que ressuscitou Jesus dentre os mortos ao terceiro dia, se você deseja que esse espírito de vida levante você esta noite outra vez, se você quebrou tua uma aliança com Deus. E se você quer restaurá-la hoje, aqui e agora, sem constrangimento algum, mas com os passos firmes de alguém que está caminhando na direção de um novo começo, sai do seu lugar, vem no altar aqui agora que eu quero orar por você. Quem sabe que quebrou a aliança com Deus?
Se você quer restaurar a sua comunhão com Deus, sai do seu lugar agora. Ço, moça, homem, mulher, velho, novo, sai do seu lugar e venha no altar. Eu quero orar por pessoas que são precisam ser restauradas na sua comunhão com o Espírito de Deus.
Eu quero orar por gente que não quer continuar no chão. Quero orar por gente que quer ser levantada pelo poder do Espírito Santo essa noite. Eu vou dar mais 10 segundos para você chegar aqui.
Related Videos
A VIRTUDE DO ESPÍRITO NOS SUSTENTA | Eduardo Gonçalves
47:17
A VIRTUDE DO ESPÍRITO NOS SUSTENTA | Eduar...
Eduardo Gonçalves
1,674 views
ATRAVESSE PARA O OUTRO LADO | Eduardo Gonçalves
1:00:36
ATRAVESSE PARA O OUTRO LADO | Eduardo Gonç...
Eduardo Gonçalves
3,125 views
FLOTTILLE POUR GAZA : RIMA HASSAN S'EXPRIME EN EXCLUSIVITÉ ET DÉFIE NETANYAHOU
1:00:03
FLOTTILLE POUR GAZA : RIMA HASSAN S'EXPRIM...
Le Média
53,617 views
O PODER DA MÃO DE DEUS | Eduardo Gonçalves
33:26
O PODER DA MÃO DE DEUS | Eduardo Gonçalves
Eduardo Gonçalves
38,186 views
NÃO PERMANEÇA ALIENADO | Camila Barros
1:10:05
NÃO PERMANEÇA ALIENADO | Camila Barros
Camila Barros
55,686 views
PR  EDUARDO GONÇALVES | SERÁ NECESSÁRIO VOLTAR, MAS ALGO PODEROSO SERÁ CONSTRUÍDO
43:13
PR EDUARDO GONÇALVES | SERÁ NECESSÁRIO VO...
ADVEC Posse
238 views
Podcast #27 Paguei um preço alto por causa da desobediencia - Miss Graça Nascimento
1:05:34
Podcast #27 Paguei um preço alto por causa...
Culto na Roça GO
149,552 views
A fraqueza que você tanto guerreia pra sair dela! - Jucelio de Souza CORTES
32:09
A fraqueza que você tanto guerreia pra sai...
Ciclo de Crescimento
3,254 views
Pr. Gilmar Fiuza: Que mensagem poderosa sobre o cego de Jericó — pregada como você nunca viu!
1:22:26
Pr. Gilmar Fiuza: Que mensagem poderosa so...
Gilmar Fiuza
16,163 views
O Vale Dos Desejos | @camilabarros  Camila Barros | Ao Vivo Na Get Church Floripa
1:47:09
O Vale Dos Desejos | @camilabarros Camila...
Get Church TV
37,212 views
TUDO TERMINA NELE | Eduardo Gonçalves
46:48
TUDO TERMINA NELE | Eduardo Gonçalves
Eduardo Gonçalves
1,951 views
O dom de PALAVRA DE SABEDORIA e o dom de PALAVRA DE CONHECIMENTO - Luciano Subirá
54:02
O dom de PALAVRA DE SABEDORIA e o dom de P...
Águas Mais Profundas
44,055 views
Eduardo Gonçalves // Ninguém apaga uma candeia
54:09
Eduardo Gonçalves // Ninguém apaga uma can...
Comunidade da Fé Church
35,355 views
Pr. Mac Anderson // Sessão 4 // REVISÃO25
1:22:00
Pr. Mac Anderson // Sessão 4 // REVISÃO25
Comunidade Cristã de Ribeirão Preto
7,940 views
😢 Tá tudo difícil? É aí mesmo que Ele vai mudar tua história.
49:00
😢 Tá tudo difícil? É aí mesmo que Ele vai...
Fala Deus!
36,740 views
RECONSTRUA TEU ALTAR | Eduardo Gonçalves
58:53
RECONSTRUA TEU ALTAR | Eduardo Gonçalves
Eduardo Gonçalves
15,182 views
Revela o que meus olhos não conseguem perceber.|Pregação Luís hermínio
1:02:38
Revela o que meus olhos não conseguem perc...
Marcio_Andrade
76,400 views
Vocação PASTORAL, o poder do ESPÍRITO e a LIBERTAÇÃO de PRISÕES espirituais com João Staub & Douglas
1:16:57
Vocação PASTORAL, o poder do ESPÍRITO e a ...
JesusCopy
77,787 views
PARA RECEBER A RESPOSTA, VOCÊ PRECISA APRENDER ESSA ORAÇÃO - HERNANDES DIAS LOPES
34:06
PARA RECEBER A RESPOSTA, VOCÊ PRECISA APRE...
Cortes do Hernandes
194,054 views
OS DISCÍPULOS DE EMAÚS | Elizeu Rodrigues
1:04:50
OS DISCÍPULOS DE EMAÚS | Elizeu Rodrigues
Trechos Pentecostais
6,851 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com