está no aro lições da Bíblia o nosso encontro semanal de estudo profundo da palavra de Deus E hoje vamos continuar estudando o evangelho de João nos detendo especialmente no primeiro capítulo que aparece o prólogo esse texto lindíssimo belíssimo e profundamente teológico que revela Jesus como Deus é sobre isso e muito mais o lições da Bíblia que está começando agora [Música] o período de produção da lição da Escola Sabatina é de 5 anos desde que os autores e temas são votados na Associação Geral depois que os temas são votados os autores têm um período ali aproximado
de 2 anos para escreverem Os guias de estudos após os autores finalizarem a escrita de todos os temas da o texto entra em uma nova fase ele é postado em uma plataforma hospedado pela conferência geral onde teólogos de várias partes do mundo T acesso ao conteúdo os autores dos guias de estudo da Escola Sabatina necessariamente são escolhidos entre os professores de Teologia da Igreja Adventista ao redor do mundo normalmente são doutores em Teologia e um critério importante é que essa pessoa que é escolhida para escrever sobre um tema seja especialista naquele tema seja um especialista
em Teologia bíblica teologia sistemática teologia histórica nesse ambiente digital cada teólogo pode baixar os arquivos estudá-los profundamente e sugerir possíveis correções e ajustes depois que esses guias estão prontos há um processo de revisão é feito por teólogos da igreja Adventista em todas as divisões do mundo são 13 regiões administrativa então H revisões H anotações A sugestões e isso é enviado de volta paraa Associação Geral para que haja uma edição final da lição quando o texto em inglês está pronto então a Associação Geral envia os originais da lição de adultos alunos e depois de adultos professor
que são arquivos separados e de autoria muitas vezes também diferente para as editoras da igreja no mundo as sugestões enviadas por estes especialistas são cuidadosamente analisadas por uma comissão que com muita dedicação estudo e oração avalia Quais alterações fazem sentido e contribuem para a clareza e Fidelidade da mensagem cada ajuste é considerado com seriedade pois o objetivo é garantir que o texto final seja sólido e inspirador refletindo a verdade bíblica com precisão eu percebo realmente muitas vezes que eh a gente estuda os temas e quando a gente começa a editorarocco de esc de temas de
autores né é o que as pessoas precisam ter no coração naquele momento da vida né Parece que é algo feito assim propositalmente por Deus para ajudar a igreja dele naquele momento né após esse processo rigoroso a versão oficial da lição é consolidada em inglês pronta para ser traduzida para outras línguas e alcançar membros da igreja em todo mundo Este é um trabalho colaborativo e Global onde o conhecimento teológico e espiritualidade se unem para preparar a lição que será estudada e vivida por milhões [Música] Nós já estamos juntos aqui à mesa para compartilhar com você a
palavra de Deus e a nossa gratidão a você que nos recebe na sua casa ou em qualquer outro lugar em que você esteja assistindo agora esse programa que foi feito especialmente para levar o conteúdo de salvação pra sua vida pra sua família muito obrigado por nos receber Bom você sabe que nós fazemos esse programa juntos entre amigos entre colegas de ministério e eu quero apresentá-los mais uma vez estão conosco ao longo de toda essa temporada aqui minha direita pastor Henrique Gonçalves pastor da igreja do Niro Coelho hque seja bem-vindo muito obrigado pastor Vinícius sendo muito
bom para mim participar aqui com vocês do lições da Bíblia prazer o nosso pastor Elias brenha nosso ministerial aqui da região de Campinas e as cidades adjacentes aqui amigo seja muito bemvindo mais uma vez obgado P meu amig bom estar aqui n de contas aqui a gente aprende né mais do que ensina é uma verdadeira aula de teologia e tantas coisas boas né um privilégio Que bom muito bom estar com vocês pastor Wilson paros nosso professor de teologia de Novo Testamento que é bom recebê-lo mais uma vez obrigado pastor é uma alegria estar aqui vou
pedir o senhor para fazer uma oração para nós por favor nosso Deus e pai mais uma vez a tua palavra será aberta Eh estamos estudando o evangelho de João e Te pedimos que nos assist com o teu poder com a tua graça am Amém guiando iluminando os nossos pensamentos nossas palavras que tudo seja feito e dito para tua honra e para tua glória em nome de Jesus amém amém meus queridos amigos nós nesta lição no tema do programa de hoje nós vamos voltar agora ao primeiro Capítulo vamos começar do início mesmo do primeiro que é
a apresentação que João faz pastor paros eh de Jesus Cristo e a sua divindade é o prólogo de João ou seja são as primeiras palavras que João diz para introduzir o seu livro e esse é um texto e de riqueza espiritual teológica literária enfim sobre todos os prismas que se olhar que olharmos esse texto nós vamos enxergar a beleza qualidade profundidade e eu gostaria de ouvir as suas primeiras impressões sobre a introdução do livro de João o chamado prólogo de João é a passagem que vai do versículo 1 até o Versículo 18 eh prólogo significa
introdução é a introdução do evangelho e é interessante nós notarmos que esta introdução este prólogo ele está dividido em três partes a primeira parte até o Versículo C onde ele descreve o Logos Logos é uma palavra grega que significa simplesmente palavra palavra eh algumas de nossas na maioria das nossas traduções portuguesa ela aparece como verbo eh isso tem tem a ver com a noção de que verbo é algo dinâmico eh mas nós temos a nova versão internacional por exemplo que adz como palavra palavra é o Logos então nesses primeiros cinco Versículos João fala eh de
Jesus em seu estado anterior à Encarnação aí nos Versículos 6 até o versículo eh 13 ele vai falar então do Ministério do logos encarnado e no Versículo 14 em diante até o 18 ele vai trabalhar com alguns conceitos relativos a Jesus neste nesta primeira parte No princípio era a palavra a palavra estava com Deus e a palavra era Deus muito interessante que João começa o seu Evangelho da mesma forma que Gênesis começa eh na mente de qualquer judeu quando ele ouvisse no princípio imediatamente seus pensamentos se voltariam para o o livro de Gênesis e o
que que nós lemos em Gênesis No princípio era No No princípio criou Deus os céus e a terra No princípio Deus é assim que a bíblia começa João agora ele fala No princípio era o verbo a palavra mas não era Deus sim ela estava com Deus a palavra estava com Deus mas para que a palavra estar está eh para que a palavra pudesse estar com Deus só pode significar uma coisa que a palavra era Deus era Deus então aqui ele estabelece a pré-existência de Jesus logo de cara qual é o princípio o princípio é o
ponto em que tudo aquilo que teve um começo começou uhum No princípio Deus criou céus e terra o princípio marca o ponto de partida de partida de tudo aquilo que teve um começo ok e o que que João fala No princípio era anterior ao princípio então ele já estava lá naquele ponto em que tudo aquilo que teve um começo começou ele já estava lá no princípio era a palavra a palavra estava com Deus Deus não estava sozinho uhum e para que isto acontecesse a palavra tinha que ser Divina então a palavra era Deus que ele
estabelece claramente a pré-existência e a divindade de Jesus logo de cara e o Versículo dois ele enfatiza ele repete ele estava no princípio com Deus isso só completando pois não isso significa que Jesus mesmo primeiro lugar é incriado ou seja ele não é criado uhum porque o princípio é o ponto em que tudo aquilo que teve um começo começou naquele ponto Jesus já existia então Jesus é incriado e para ele estar com Deus significa que ele era Deus e é o que Jesus vai dizer ao longo do seu ao longo deste evangelho em seus discursos
Eu e o pai somos um aqui então o evangelista João está chamando Jesus de a palavra que é uma tradução da palavra grega Logos que significa exatamente palavra e foi traduzido em algumas versões como senhor mencionou como verbo é curioso pensar porque não é João chama Jesus de a palavra poderíamos elaborar um pouquinho sobre isso não é fácil respondermos com segurança o que por João usa o termo Logos para se referir a Jesus uma possibilidade e como é que Deus cria todas as coisas no Gênesis palav é pela sua palavra o salmista vai dizer os
céus pela sua palavra se fizeram Talvez João tivesse isso em mente quando ele utilizou a palavra palavra para Jesus é a palavra criadora de Deus uma outra possibilidade é porque nos dias de João os judeus evitavam se referir a Deus diretamente por uma questão de reverência então às vezes eles eles queriam se referir a Deus mas eles falavam a glória de Deus ou a palavra de Deus ou o Poder de Deus para se referir a Deus então esta é uma outra possibilidade João esteja apenas sendo um bom judeu aqui que utiliza o termo com reverência
terceiro mandamento aí é mas é difícil nós sabermos com exatidão o por que ele o faz mas não há dúvida de que no contexto Ele está querendo tá deixando bem claro que a palavra Cristo não é Cristo é Anor aquele princípio E se ele é anterior Ele só pode ser Deus antes do princípio Esse é o domínio de Deus depois do princípio é o domínio da criação Cristo pertence ao domínio de deus eu lhe fiz essa pergunta porque talvez para uma pessoa Talvez mais desavisada pudesse pensar que aqui há uma divinização daquilo que Deus fala
mas eh aqui Jesus é o portador da palavra divina e ele é o ser Divino que pronuncia essas palavras e como senh mencionou acho que essa segunda eh colocação eu penso que faz bastante sentido porque João era de fato um judeu estava debaixo da lei como todos nós estamos e Ah ele teve o cuidado de quem sabe preservar o nome de Deus usando uma expressão que se referia indiretamente a Deus por exemplo Mateus quando se refere ao reino de Deus ele utiliza principalmente a expressão Reino dos Céus Ok para não falar o nome de Deus
para não citar o nome de Deus é uma forma de reverência muito muito curiosa essa essa colocação mas eu acho interessante também essa essa colocação do pastor paros quando eh ele disse que João abre o livro dizendo No princípio era o verbo né ou seja eh Jesus ele ele é antes do princípio né Então esse é o conceito da da pré-existência eh e essa e esse conceito no Evangelho de João eh tanto pré-existência como como eternidade como divindade eles caminham juntos né porque quando você fala em em pré-existência ou eternidade você está falando em algo
no passado no presente e no futuro você você agrega os três momentos e da história de uma pessoa aqui no caso Deus né Eh então uma coisa importante aqui que eu vejo que a gente também precisa considerar é que esse conceito da pré-existência de Deus ele não é apenas um conceito joanino Uhum ele permeia a Bíblia claro né ele permeia a Bíblia eh no princípio desde o gênesis até o Apocalipse eh Por exemplo quando você vai a a Colossenses 2:9 onde Paulo diz assim que nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade você está dizendo
o quê que ele é pré eterno que ele não teve Princípio não teve e não tem fim ele sempre foi e sempre será quando você vai por exemplo ao livro de ao livro de Salmos eu até separei esse Esse verso aqui que eu acho interessante que é os salmos de da de Moisés né Salmos 90 verso 2 antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo de eternidade a eternidade tu és Deus Então esse é um conceito que par mente no caso dos judeus o conceito da divindade Ok mas atribuir isso
a Jesus era algo muito difícil para eles entenderem né e e tanto que a gente conhece a história né A rejeição da parte deles porque Jesus se declarava o eu sou então isso era algo muito difícil pro judeu acreditar e isso trouxe realmente grande problema mas é interessante isso n é no princípio o Logos Divino Então o Deus que nós acreditamos esse Deus Trino uhum não é ele se manifestou como a gente vai ver ao longo dessa semana também eh em forma de homem s e Jesus era verdadeiramente Deus para entender e para suprir todas
as nossas necessidades como ser humano é importante lembrarmos também que quando João escreveu esse evangelho final do primeiro século a Igreja já lutava com heresias com mentiras e algumas delas questionavam a divindade de Cristo então quando ele começa o evangelho ele já começa eh pontuando e enfatizando ele estava com Deus ele era Deus ele afirma a pré-existência ele afirma a divindade ele afirma também aqui nesse texto no verso 1 e 2 a personalidade distinta de Jesus dentro da divindade e ele vai além e esse além A gente encontra no verso 3 todas as coisas foram
feitas por intermédio dele e sem ele nada do que foi feito se fez associando ao primeiro verso no princípio João está aqui falando para nós que Jesus ele teve participação ativa em toda a criação e quando nós amos isso com todo o contexto do Evangelho de João Por que que essa informação é tão importante porque os milagres que Jesus faz em João eles atestam da sua divindade são milagres com que estão relacionados a ações contrárias à natureza como águas transformar em vinho como pão que é multiplicado que demonstram o poder criador daquele então a gente
pode chegar à conclusão de que as mãos que criaram o universo e sustentam o universo tudo foi criado por meio dele essas mãos que criaram e sustentam o universo foram as mesmas mãos que foram crucificadas na cruz pastor paros circula por aí já há muito tempo uma versão Não autorizada das escrituras que traduz eh este verso um né de uma forma equivocada que diz que eh o verbo era um Deus não é eu queria perguntar para senhor para benefício dos nossos telespectadores que eventualmente possam ter contato com essa tradução por essa tradução ela é equivocada
e não deveria ser assim essa é uma tradução tendenciosa que antes de os tradutores se assentarem eles já sabiam que eles iriam dizer eh a tradução tem que dizer tem que ser o mais fiel possível ao texto eh no texto grego por exemplo não há um pronome pessoal antes da palavra Deus perdão não há um artigo definido antes da palavra Deus eh não há esse artigo Isto é verdade mas isto não significa que Deus aqui seja Indefinido ao ponto de justificar a tradução um Deus não esta regra não existe na gramática da língua grega isto
é uma leitura absolutamente indevida se nós tivéssemos um um artigo definido antes da palavra Deus então nós estaríamos dizendo que o verbo Jesus é o mesmo Deus com quem ele estava Isto é impossível porque note No princípio era o verbo o verbo estava com Deus e o verbo era o Deus uhum se tivesse o artigo Então se tivesse o artigo João estaria dizendo que era uma pessoa só que o Deus com quem o verbo estava era o verbo não isso está errado mas isso não significa que a palavra Deus aqui Deva ser vista de modo
Indefinido não não existe essa regra na gramática grega cada vez que o artigo definido está ausente então o substantivo é Indefinido não não existe isso existe nesse contexto uma série de de situações em que o substantivo Ou seja a o termo em si não está precedido de um artigo e nem por isso precisa ser traduzido como um por exemplo no Versículo 13 e aqui não há artigo definido então nós deveríamos nós traduzir assim os quais não nasceram de um sangue nem da vontade de uma carne nem da vontade de um homem mas de um Deus
não se justifica não é porque o artigo está ausente em todos esses momentos aqui mas não é porque o artigo está ausente que nós vamos traduzir o substantivo de modo Indefinido essa regra não existe na gramática no caso do verso um a ausência do artigo faz o substantivo Deus funcionar como uma característica da pessoa anterior do sujeito aí o verbo era Deus ou seja ele é Divino Divino 100% Divino tudo que Deus era a palavra era de o verbo Era exatamente nós vamos fazer um breve intervalo não sai daí o programa volta já [Música] já
estamos de volta com o programações da Bíblia e continuando estudando a palavra de Deus com você antes porém eu gostaria de fazer uma recomendação especial do coração para você todo mundo quer ter saúde né Todo mundo quer ter quer ter uma vida saudável quer viver bastante quer curtir a família e a gente sabe que hoje em dia muita gente sofre com essa essa questão sabe que um ponto que a gente às vezes escapa a nossa Compreensão é que muitas vezes a gente tá com problemas porque nosso corpo tá inflamado sabia existe uma série de alimentos
ou coisas que as pessoas ingerem que tornam o corpo bastante inflamado a inflamação tem um lado positivo que às vezes ajuda a combater alguma infecção alguma coisa que vem mas quando a inflamação ela passa do ponto a gente tem sérios problemas sabe existem coisas que você tá comendo e atividades que você tá desenvolvendo que estão inflamando o seu corpo e estão atrapalhando a sua qualidade de vida é esta revista aqui em um dos seus capítulos vai ajudar você a escolher melhor a sua dieta para que você tenha um corpo livre da inflamação negativa e possa
ter mais saúde e viver melhor com mais qualidade Pastor Vinícius eu quero essa revista porque eu não quero ficar inflamado não quero ficar inflamada como é que eu faço para ter essa revista é muito fácil pega agora o seu celular e printa a tela que tá aparecendo aí um número aí para você não perder o programa e esse número que tá aparecendo aí você vai mandar uma mensagem de WhatsApp e aí você vai preencher um cadastro bem rapidinho pra gente poder enviar sem curso nenhum essa revista pra sua casa essa revista essa edição da revista
esperança que é o título a máquina humana que você pode ter na sua casa é um oferecimento dos Anjos da Esperança vamos continuar conversando sobre o evangelho de João e no programa de hoje hoje a gente tá falando sobre o prólogo que é essa introdução do Evangelho de João que aparece no capítulo um no bloco anterior a gente viu os os versículos 1 2 e 3 em que a pré-existência a divindade de Jesus e o poder criador de Jesus Cristo foram muito bem explanado pelos nossos amigos aqui nós vamos continuar conversando e agora vou acionar
aqui meu amigo bran porque eh esse ser pré-existente Divino identificado aqui como a palavra ele se tornou um ser humano ele habitou entre nós fala um pouquinho da Sua percepção disso Olha o verso 14 aqui do capítulo 1 é o texto base aqui desse desse momento olha o que que diz e o verbo se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade Vimos a sua glória a gente vai continuar discutindo isso mas eu quero me ater aqui a essa primeira parte tá Uhum E o verbo se fez e habitou entre nós
ali no no original grego esse verbo habitou ele significa armar tenda tabernacular ok né ou seja e foi a maneira que Deus encontrou a divindade encontrou para realmente reaproximar a humanidade dele porque seria impossível o homem ir até onde Deus estava mas Deus veio aonde o homem estava então isso isso nos faz lembrar por exemplo o antigo testamento né esse sempre foi o o conceito de Deus né estar próximo do seu povo acompanhar o seu povo por quê Porque o propósito da divindade é salvar o homem e tudo que ele fez foi com propósito de
salvar o homem então quando ele habita Assim como lá no antigo testamento né Deus olha para Moisés di assim olha me faça um santuário para que eu possa o quê habitar habitar nãoé então ali Deus começa a dar uma uma uma ideia de que ele estaria com o povo a despeito de todo pecado a separação que o pecado fez entre o homem e Deus Deus vai ao encontro do homem né e é maravilhoso isso porque Deus né é a de Deus é claro que ele ocultou a sua glória para que o homem pudesse Então o
quê entrar em contato com ele do contrário seria impossível né a própria Bíblia diz o homem algum jamais viu a Deus né então Deus ele ele se reveste da humanidade ele se eh rebaixa a humanidade e vem habitar entre nós caminhou aí desenvolveu seu ministério e todos que tiveram o privilégio de acompanhar o ministério de Cristo viram nada mais nada menos do que Deus andando no meio do homem isso É extraordinário né interessante notar nessa mesma linha de raciocínio que a construção do Tabernáculo no deserto foi o cumprimento da promessa de Deus de estar com
seu povo eu serei o Deus de vocês e vocês serão o meu povo ele faz essa promessa a Abraão a Isaque a Jacó e ele repete essa promessa a Moisés então ele tira o povo de Israel do Egito com a intenção de torná-lo seu povo para que ele fosse o Deus deles e esse é essa é a relação de conserto e essa relação de conserto ela cumpre ela a alcança o seu cumprimento no momento em que Moisés então constrói o tabernáculo para que Deus venha habitar no meio do seu povo e a glória de Deus
enche o tabernáculo mas ali o povo de Israel não tinha acesso era só o su sacerdote que entrava no Santíssimo uma vez por ano Deus estava no meio deles mas Deus estava velado e agora João diz a palav o verbo se fez carne e habitou entre nós e Vimos a sua glória eh o cumprimento da Promessa ele ele vai um passo além agora uma incarnação não podia ser visto no Tabernáculo agora estava sendo visto em Cristo é aquilo que era velado entre entre as cortinas do Tabernáculo agora se torna visível Deus está entre nós a
todos a todos visível a todos e a glória que é vista são as suas ações é divinas agora a o povo tem a oportunidade de de entrar numa relação de conserto com Deus de uma forma que no antigo testamento não era possível e olha como isso é importante PR particular Inclusive a teologia que João desenvolve no seu livro porque os sinais que são os milagres que ele faz nós vimos em semanas anteriores são manifestações da sua glória Então esta glória que agora está revelada a todos estava expressa exatamente nas atitudes de Jesus ao mostrar sua
divindade sim sem dúvida nenhuma uma outra coisa interessante que para mim no uso dessa expressão muito bem explicada por você bren que habitou tabernaculou armar uma tenda evoca uma noção de peregrinação também porque os patriarcas eles eram homens peregrinos a Bíblia diz a respeito de Jacó que ele habitava em tendas assim Abraão também assim também Isaque eles tabernacula o que indicava que eles não estavam fixados na terra eles estavam em caminho da sua terra aqui nós vemos um Deus também Peregrino que nos dá um exemplo também de vida nós somos peregrinos nesse nesse mundo estamos
passando por aqui indo em direção à cidade que tá preparada para é eu eu vejo por exemplo esse complemento aqui importantíssimo que o pastor paros disse dessa Glória velada de Deus no Tabernáculo e da Glória exposta de Deus ao em Cristo ao ele habitar entre nós isso para mim me traz um uma reflexão de que ah Independente se eu eu consigo ter a percepção ou não eh ele está uhum isso é muito importante então ele acompanha né então ele acompanhou ele vai acompanhar e todas essas manifestações é para dizer pra gente o seguinte eu quero
estar com vocês quer dizer a distância entre nós e Deus ela não existe eh não existe a distância existe uma distância física hoje mas não espiritual você vê que Moisés esteve na presença de Deus 40 dias e 40 noites e quando retornou ele teve que colocar Claro um véu no rosto porque a glória de Deus expressa ou impressa nele vamos chamar assim no rosto era agressiva para as outras pessoas mas aqui Jesus estava sem véu né A Glória manifesta o chequin a chequin revelada diante de todo e é interessante que aqui nós percebemos o desejo
dele de habitar entre nós de estar conosco e ele aponta isso pro Futuro quando nós chegamos em João 14 texto tão conhecido não se turbe o vosso coração credes em Deus crede também em mim no final ele termina dizendo para que onde eu estou este estejais vós também é importante nós lembrarmos nesse momento que isso implicou em um sacrifício enorme que nós não conseguimos nem dimensionar mensurar verbalizar quando falamos sobre o sacrifício pensamos na cruz mas existe um sacrifício antes Deus toma forma humana é interessante que quando nós lemos esse texto verso 14 o verbo
se fez carne eu imediatamente eu lembro de um outro texto de Paulo em Filipenses Capítulo 2 verso 5 em diante tende em Vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus que sendo Deus não julgou como usurpação algo a ser agarrado o ser igual a Deus antes a si mesmo se esvaziou foi voluntário se tornou em figura humana em figura humana foi servo obediente até a morte ele não deixou de ser Deus mas ele toma forma humana há um tempo atrás eu vi uma entrevista Eu li essa entrevista de um consultor de RH norte--americano
muito sucesso Perguntaram para ele qual que era o sucesso da atividade dele qual era a estratégia dele e ele disse assim se você quiser conhecer algum uma pessoa não dê a ela uma responsabilidade dê a ela um privilégio ele diz assim qualquer pessoa bem remunerada ela vai dar conta de uma responsabilidade mas somente pessoas com privilégios só uma pessoa de um bom caráter vai usar os privilégios em prol de todos Jesus sendo Deus como nós vimos o verbo ele tem atributos naturalmente que nós não temos uma distinção da criatura se eu quiser me transformar em
uma formiga eu não consigo mas ele sendo Deus ele pode se transformar em ser humano que que eu acho de tão lindo nisso que Jesus ele usa os atributos que estão relacionados apenas à divindade não paraa manutenção do Poder não para manutenção da posição ele usa os atributos da divindade para se esvaziar e para servir sendo Deus ele desce um degrau se torna humano também sendo humano ele desce mais um degrau ele se torna um servo obediente até a morte e ele desce esses dois degraus ele se esvazia isso implica num grande sacrifício a irmão
White diz que já seria um grande sacrifício tomar a forma humana antes do pecada Ele toma depois da queda não possuiu naturalmente natureza pecaminosa mas o corpo já não era do tamanho do corpo de Adão Ele toma esse corpo para que Ele pudesse estar conosco não não somente nesse momento que João mencionou mas que pudéssemos para que pudéssemos estar com ele por toda a eternidade muito lindo isso como entender pastor paró que eu sei que é complexo a gente entra nos meandros da divindade dos mistérios né mas essa conexão entre as naturezas divina e humana
em Cristo né porque algumas pessoas vão ter dificuldade de compreender como que isso e de fato é compreensível que se que não se entenda plenamente mas o que a Bíblia nos deixa entender Como se dá o diálogo entre as naturezas humana e Divina em nós não temos uma explicação eh detalhada completa sobre isso o que a Bíblia fala é que Jesus era Deus e se tornou homem eh a Bíblia também deixa Claro que ele não deixou de ser Deus enquanto humano e essa é a nota tônica de João e a sua divindade estava presente e
as suas ações demonstravam suas a veracidade das suas reivindicações divinas então Jesus tornou-se homem mas ele continuou sendo Deus então nós não devemos olhar para Jesus como sendo 50% Divino e 50% humano Jesus era 100% Divino e 100% humano mesmo que ele não tenha assumido a natureza moral de Adão antes eh depois da queda ele assumiu a natureza moral de Adão antes da queda ou seja ele mesmo não tinha propensão pecaminosa Romanos 8:3 vai dizer isso de forma bem clara eh ele não deixava de ser humano Adão era 100% humano antes da queda Jesus era
100% humano como essas duas naturezas se relacionavam é melhor nós não entrarmos nessa nessa questão entende são questões difíceis e e a Bíblia não explica assim como a Bíblia não explica a origem de Deus a Bíblia Apenas fala No princípio Deus criou ela assume que Deus sempre esteve lá Uhum Ela assume e nós não devemos tentar explicar a natureza divina e tentar explicar como este Deus se tornou homem a Bíblia também não entra nesse e são mistérios talvez possamos usar a expressão de Paulo é o mistério da não é o Mistério da Piedade como Deus
se tornou homem e continuou sendo Deus o fato é que na pessoa de Jesus Cristo nós temos esse esse relacionamento perfeito entre ser humano e a divindade é por meio desse relacionamento que nós encontramos a salvação né porque Deus se fez homem e assumiu o nosso lugar que nós podemos ter esperança de vida eterna nós vamos fazer um breve intervalo agora pra gente respirar um pouquinho para você curtir assim a beleza que é esse intervalo do novo tempo né para você assistir Essas coisas essas mensagens lindas mas você não pode esquecer que o programa volta
já [Música] já nós já voltamos aqui para continuar conversando com você sobre o evangelho de João eu queria fazer uma recomendação especial para você que acompanha o programa lições da Bíblia e gosta da palavra de Deus olha você precisa ter o nosso guia de estudos a lição da Escola Sabatina que é a base aqui da nossa conversa cada semana e é muito bom você ter esse material por vai ajudar você a ter disciplina para estudar a bíblia não é a Bíblia é a palavra de Deus e é o Pão Divino que desce a nós todos
os dias e é bom que a gente tenha um compromisso de estudá-la diariamente e a lição da Escola Sabatina o nosso guia de estudos tem exatamente essa proposta Separar uma uma porção diária da palavra de Deus para entregar a você para abençoar seu dia para alimentar sua mente com conhecimento Divino e aquecer seu coração com a mensagem de Deus então eu recomendo que você tenha esse material e como faz para adquirir muito simples é só você acessar cpb.com.br E aí você vai entender como adquirir esse e outros materiais da Casa Publicadora Brasileira vamos continuar conversando
aqui no Evangelho de João Estamos aqui no prólogo desse evangelho na introdução desse evangelho Estamos vendo a apresentação que o evangelista João faz de Jesus Cristo a sua preexistência o seu poder a sua divindade quem ele é pastor bran todas as evidências de Cristo e a seu poder sua sua sua divindade elas no entanto foram rejeitadas por por pessoas que viveram nos tempos de Cristo né e o evangelista João deixa Isso já é evidente Logo no início também que houve uma parcela significativa da audiência de Cristo que não recebeu é verdade né é interessante isso
porque pode até parecer uma coisa incoerente né imagina a revelação maior de Deus né ele habitou entre nós né então Eh mas a Bíblia traz Esse aspecto que para mim é um aspecto muito triste né Eu acho que a rejeição é uma coisa que dói né Eu acho que dói menos apanhar do que ser rejeitado né É É verdade a rejeição é algo muito triste e E é isso que o Evangelho de João nos fala né Olha aí a partir do verso 10 diz assim o verbo estava no mundo o mundo foi feito por intermédio
dele mas o mundo não o conheceu veio para o que era seu e os seus não receberam uhum quer dizer essa essa declaração de João é ela é muito impressiva uhum porque se você olhar ao longo da história bíblica desde eh o conceito do pacto e da Aliança que Deus faz com o seu povo desde lá o antigo testamento com Abraão e aí as as alianças vão sendo sucessivamente repetidas ao longo da Bíblia a gente vê Deus tomando sempre a iniciativa Uhum E é interessante uma coisa me permita só ler aqui um eu estava pensando
exatamente agora nesse texto eh uma mensagem de Deus através de Ezequiel tá lá no livro de Ezequiel Capítulo 37 verso 27 e assim o meu Tabernáculo estará com eles eu serei o seu Deus eles serão o meu povo então a gente vê isso é sendo repetido constantemente ao longo da Bíblia né o tabernacular o estar o armar atenda o estar entre o povo e isso eh veio como uma resposta negativa né uma rejeição da parte desse povo a qual ele fez uma aliança e o rejeitou e o que que isso tem para nós mas a
gente lê na sequência João diz assim olha mas a todos quantos o rejeitaram melhor o aceitaram melhor dizendo o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus a saber os que creem no seu nome ou seja ao mesmo tempo que há um uma uma nação pactuante a qual ele estabeleceu Essa aliança o rejeita essa oferta de graça de misericórdia ela é oferecida a todos nós hoje agora você veja que coisa interessante de fato os elementos pactua da aliança com Israel estavam presentes ali mas o evangelista João no verso 10 tem o cuidado de
tornar essa rejeição mais abrangente do que apenas aos judeus sim ele diz que o verbo estava no mundo que foi feito por ele mas o mundo não o conheceu observa que o evangelista tem o cuidado de dizer olha de fato tem um povo histórico que eh participa desse processo de rejeição juntamente com os romanos mas todos toda a humanidade de alguma forma estava presente naquela representada naquela re rejeição como toda a humanidade também estava presente incluindo os judeus na possibilidade de ser se tornar filho de Deus como você coloca na sequência né E isso tá
presente durante o evangelho de João nós percebemos no Evangelho de João sendo as pessoas do mundo sendo separadas em dois grupos aqueles que creem e os que não creem e aqueles que não creem quando nós chegamos na lição de quarta tem um dos textos mais conhecidos da Bíblia chamado verso Áureo Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo ou seja não era só para um grupo específico para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha vida eterna e é interessante que o final desse Capítulo
João Capítulo 3 verso 36 diz assim por isso quem crê no filho tem a vida eterna o que toda vida todavia se mantém rebelde contra o filho não verá a vida mas sobre ele permanece A Ira de Deus então ele faz a divisão entre esses dois grupos aqueles que crem e aqueles que não crem agora a lição traz um ponto importante ela observa que o substantivo fé e crença não aparece no Evangelho de João já o verbo crer ele aparece 98 vezes somente no Evangelho de João isso aqui expressa que se alguém crê em Cristo
isso implica em algo muito maior do que um conjunto de crenças isso implica numa maneira de viver atitude eu lembro Ouvi uma história não sei se é uma história verídica ou não eh Há elementos que podem me fazer acreditar que aconteceu de fato mas não tenho certeza um senhor ele amarrou uma fita de cima de um prédio até um outro havia ali talvez uns 30 m de distância não sei se vocês já ouviram falar daquele Esporte chamados Lik Line se eu não tô errado é esse o nome que andam sobre a fita só que aquele
homem tinha um diferencial ele falava que ia atravessar por cima da fita era uma distância pequena existem records bem maiores hoje mas empurrando um carrinho de mão desse de construção né juntou muita gente televisão tava lá embaixo o pessoal filmando repórter E aí um repórter falou um jovem Você acredita que ele vai conseguir falou assim eu não acredito ele é um maluco nós vamos ver essa pessoa morrendo hoje aqui na frente de todo mundo eu não acredito impossível e diz a história que chegou o momento aquele Senhor ele ultrapassou os 30 m empurrando um carrinho
de mão Euforia lá embaixo pessoal batendo palma e o repórter voltou pro jovem e falou assim mexendo com ele né falou é ele conseguiu né e o jovem falou realmente ele é muito bom eu nunca vi algo assim ele tem um talento tremendo repórter falou ele tá dizendo que vai voltar você acredita que ele vai conseguir voltar ele falou é claro que eu acredito ele já mostrou uma vez que ele pode que ele é bom e o repórter falou assim só que ele tá precisando de alguém para subir no carrinho você pode subir ele falou
não aí não né eu fico pensando se Em alguns momentos não é a nossa atitude nós falamos Nós acreditamos eu acredito que Deus tem poder Eu acredito que ele é real acredito que ele pode ajudar e conduzir a minha vida mas nos momentos mais desafiadores quando ao lermos a palavra nós entendemos Deus pedindo paraa gente subir permitir ele guiar eh nós muitas vezes recuamos o que ele tá nos ensinando aqui é que é uma diferença entre aqueles que creem e aqueles que não creem mas mas aqueles que creem isso impacta a vida se eles acreditam
de verdade eles entregam a vida se necessário eles se movimentam a um comportamento diferente muito bom pastor paurosi que que temos mais aí o evangelho de João aqui no prólogo apresenta Jesus como o filho de Deus rejeitado por uns e aceito por outros pastor Henrique colocou essa questão da crença e a descrença de fato Isso é uma Divisão muito muito pertinente né no evangelho entre os que creem os e não creem o evangelho ele Visa apresentar Jesus como o Deus encarnado e voltando ao Versículo 14 diz lá o verbo se fez carne habitou entre nós
cheio de graça e de verdade e nós vimos a sua glória uhum eh a glória de Jesus é sua divindade suas ações divinas e esta glória ela estava disponível a todos uhum no primeiro milagre manifestou lhes a sua glória e eles creram nele milagre do Capítulo 11 eh se creres verás a glória de Deus a glória é a divindade de Jesus é quem Jesus realmente é e isto foi Tornado visível a todos mas nem todos creram João Capítulo 12 Versículo 37 termina o Ministério Público de Jesus dizendo apesar de tudo aquilo que ele fez eles
não creram nele só um grupo pequeno realmente Creu mas deixa eu só explicar aproveitar o momento para fazer alguns comentários sobre o versículo 16 porque todos nós temos recebido perdão Versículo 17 porque a lei foi dada por intermédio de Moisés a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo algumas pessoas se apegam a esta passagem para dizer tá vendo eh o evangelho substitui a lei Cristo substitui Moisés Não não é isso que João está dizendo aqui de forma nenhuma e em primeiro lugar não existe nenhuma conjunção adversativa não existe o mas porém eh
A lei foi dada por intermédio de Moisés mas a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo não não existe isso que é que eh João está dizendo Esse verso Versículo 17 está continuando o pensamento que começa no 14 o verbo se fez carne habitou entre nós cheio de graça e de verdade uhum isso aqui nós já comentamos de que João se utiliza da linguagem do Êxodo para falar da Encarnação de Jesus me farão um santuário para um Tabernáculo para que eu possa habitar no meio deles aí a glória de Deus vem enche
o tabernáculo e agora Jesus arma o seu Tabernáculo por meio da Encarnação e nós vimos a sua glória e no contexto de Êxodo Quando Moisés pede para ver a glória de Deus êxodo Capítulo 34 eh Deus acaba passando diante de Moisés ele coloca Moisés Na Fenda da Rocha e ele proclama o seu nome em Êxodo 346 ele proclama o seu nome como um Deus de graça e de verdade e agora João está dizendo que aquele Deus que se fez carne ele veio cheio de graça e de verdade eh se reportando A aquele episódio do Êxodo
então quando ele diz aqui a lei foi dada por intermédio de Moisés ele está apenas afirmando um fato histórico Deus deu sua lei por intermédio de Moisés mas a graça e a verdade que se apresentaram por pessoalmente por Deus lá foi foram reveladas agora pessoalmente por Jesus Cristo então Moisés não foi um intermediário da Graça e da Verdade lá veio diretamente de Deus e aqui diretamente de Cristo que coisa maravilhosa poder estudar a palavra de Deus e aprender coisas tão especiais tão preciosas como essa Jesus é o filho de Deus ele se tornou homem para
salvar aqueles que creem nele o convite de Cristo hoje é para que você creia nele em sua palavra e aceite-o como senhor e salvador da sua vida esta oferta maravilhosa está na Bíblia e se está na Bíblia é bom para você nós esperamos você na próxima semana que Deus te abençoe muito um forte abraço e até lá