[Música] muito bem queridos irmãos Vamos então abrir o texto bíblico em primeiro Coríntios Obrigado filha muito bem amados Vamos então Abrir em primeiro Coríntios e para examinar essa carta seu texto e seu conteúdo eu acho que todos vocês estão informados de que Paulo eh plantou essa igreja na no final da sua segunda viagem missionária vocês recordam que Paulo na segunda viagem missionária foi acompanhado por Silas que era profeta da igreja de Jerusalém e somos informados que também Ah estava com ele Timóteo e Lucas porque a partir ah de filipos Lucas se inclui no registro no
relato dos acontecimentos e nessa primeira nessa segunda viagem missionária ele passou por filipos que era uma colônia Romana onde deixou uma igreja estabelecida dali ele foi para tessalônica que era a capital da província da Macedônia passou também ah por uma outra cidade chamada Bereia e de todas essas cidades ele tessalônica e Bereia foi escorraçado da cidade teve que sair da cidade para não criar maiores problemas preservar sua própria vida então ele precisa fugir para Atenas e timóte e Silas ficam para trás não consegue ir com ele e ele chega em Atenas e percorre a cidade
e vocês conhece o que aconteceu lá em Atenas onde ele aguardava a chegada de Silas e Timóteo dali ele vai para Corinto que era uma cidade grega que era a capital da caia onde ele fica 16 18 meses 1 ano e 6 meses onde ele planta essa igreja de Corinto e eu queria só levantar essa questão introdutorios ficou em Corinto um ano e meio Investindo na plantação de uma igreja naquela cidade o que tinha naquela cidade que moveu Paulo estrategicamente a se estabelecer ali e a plantar uma igreja ali eu queria levantar aqui quatro razões
pelas quais Paulo escolheu Corinto primeiro por causa da geografia Corinto é banhada por dois Mares o mar egu e o mar Jônico Corinto era uma cidade que tinha um Porto muito importante e era de certa forma A Encruzilhada do mundo Corinto era uma cidade que recebia gente todo dia e saía gente todo dia e para questão missionária de crescimento de igreja uma cidade que tenha fluxo de gente chegando gente saindo gente é é uma cidade estratégica não é um canto do mundo era um corredor do mundo então isso nos ensina a obra de Deus Se
nós queremos plantar igrejas nós podemos e devemos escolher lugares estratégicos porque lugares estratégicos podem influenciar sua microrregião não é que você não vai se importar com cidades que ficam nas laterais mas a de influenciar a região é dessas igrejas estratégicas se você está plantando seja estratégico plante igrejas estratégicas igrejas estratégicas influenciarão a sua microrregião Esse era o princípio de Paulo segunda razão porque Paulo escolheu Corinto foi a razão histórica a cidade de Corinto tinha sido devast destru e essa cidade tinha sido reconstruída era uma cidade portanto nova e aqui a psicologia da religião que é
uma matéria que se estuda nos seminários traz uma contribuição importante e eu pergunto a vocês pensem comigo nisso você vai plantar uma igreja você tem duas cidades uma cidade nova uma cidade antiga uma cidade onde as pessoas estão chegando agora e uma cidade onde as pessoas estão com a sua cultura sent com as suas tradições já engessadas pergunta a vocês perspectiva humana qual dessas cidades tem maior probabilidade da igreja crescer a cidade nova ou a cidade Velha obviamente a cidade nova por quê Porque as pessoas não estão com as suas raízes culturais e as suas
tradições tão consolidadas uma cidade nova onde as pessoas são novas as raízes não estão tão Profundas essas pessoas estão muito mais abertas a uma nova mensagem que é a mensagem do evangelho que uma nova e uma boa nova de serem abertas ao evangelho do que uma cidade antiga Paulo então inteligentemente estrategicamente escolhe o Corinto por essa razão terceira razão primeira razão geográfica segunda razão histórica terceira razão pela qual Paulo escolheu o Corinto foi a razão moral razão moral e Corinto irmãos era uma cidade tão pervertida que a palavra corinti tornou-se um palavrão Me desculpe os
corintianos tem nada a ver com coríntians viu gente nada a ver com coríntians mas a palavra corinti tornou-se um palavrão porque a cidade era sinônimo de imoralidade de perversão para vocês terem uma ideia nessa cidade ficava num alto um monte acrópole eh um templo templo da deusa Afrodite chamada na época deusa do amor e lá nesse templo havia mais de 1000 prostitutas cultuais que adoravam essa divindade pagã por meio da promiscuidade sexual estas prostitutas eh desciam as noites pro cais onde os navios aportavam e então a promiscuidade nessa cidade era uma coisa escandalosa também nessa
cidade se incentivava a questão da homossexualidade porque havia a estátua de Apolo que representava a beleza do corpo masculino e se incentivava a população de Corinto a prática homossexual e tanto é fato que se você ler no capítulo 6 versos 9 a 11 muitos dos membros da igreja de Corinto vieram de prá homossexuais convertidas a Cristo e transformadas por Cristo então Paulo entendeu uma coisa uma cidade saturada pela decadência moral é uma cidade que carece e precisa do Evangelho às vezes nós olhamos o contrário às vezes quando nós olhamos uma cidade promis evangel não vai
prosperar aí não Paul dizer aqui o evangelho precisa prosperar a decadência moral é um grito de Socorro para se ouvir o evangelho de Cristo então nós já consideramos três razões pelas quais Paulo escolheu primeira razão geográfica segunda razão histórica terceira razão moral quarto lugar razão espiritual o problema de Corinto irmãos é que a religiosidade estava de certa forma muito conectada com a imoralidade Isso faz parte dos cultos pagãos eu tive agora o ano passado em no Japão e eu fiquei muito chocado muito chocado quando me levaram a um templo do deus da fertilidade e a
divindade nesse templo é um órgão masculino e as pessoas fazem caravanas e caravanas do Japão inteiro e outros lugares do mundo para ir lá nesse templo cujo Deus ídolo é o órgão mas masculino e as pessoas que têm problemas por exemplo de marido e mulher que não consegue gerar filhos que fazem tratamento vão lá fazer promessas a essa divindade pagã e quando porventura tem sucesso no tratamento vão lá para fazer suas oferendas de gratidão Então até hoje PM vocês a promiscuidade e a religiosidade nos os pagãos se misturam Você vai à Grécia hoje por exemplo
uma das coisas que mais chocam a gente ao visitar Atenas é que os suvenires da cidade estão profundamente e cheios de objetos de promiscuidade sexual como coisa natural tá lá na banca exposto porque isso traz à tona aquilo que era a religiosidade do seu tempo pois bem uma cidade onde as pessoas confundem promiscuidade com divindade o evangelho que traz santidade pureza precisa entrar nessa cidade e Paulo entendeu isso por isso ele escolheu Corinto capital da caia para estabelecer uma igreja e ficar ali A maior tempo do seu ministério na segunda viagem missionária pois bem depois
que saiu de Éfeso depois do que saiu de Corinto ele foi para onde para Éfeso e de Éfeso ele escreve essa carta que nós vamos agora considerar a primeira carta aos Coríntios Alguém já disse com muita propriedade que não deveria ser estudada capítulo por capítulo mas problema por problema porque na verdade Paulo escreve esta carta exatamente para resolver alguns problemas que estavam existindo na igreja e eu queria aqui elencar a esses problemas com vocês para nós considerarmos agora o conteúdo dessa carta a primeira coisa que Paulo vai tratar nessa carta é o problema das divisões
dentro da igreja divisões dentro da igreja e esse esse assunto Paulo trata nos Capítulos 1 2 3 e 4 eu chamo a sua atenção então para esse ponto Você pode ler o capítulo Versículo 10 comigo vamos juntos rogo-vos irmãos pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões antes sejais inteiramente Unidos na mesma disposição mental e no mesmo parecer Então esse ele aqui aborda o problema na igreja de Corinto havia divisões partidos alas grupos e esses grupos dentro da igreja reuniam-se ao redor de ícones
de personalidades senão vejamos o verso 11 e 12 pode ler comigo vamos juntos pois a vosso respeito meus irmãos fui informado pelos da casa de choe de que há contendas entre vós refiro-me ao fato de cada um de vós dizer eu sou de Paulo e eu de Apolo e eu de cefas eu de Cristo preste atenção como Paulo Lida com problemas de comentários fui informado a vosso respeito pelos da casa de choe cho é uma mulher Paulo não dá aqui qualquer espaço para maledicência alguém me contou pessoal anda falando todo mundo tá comentando esse tipo
de fala é nociva às vezes tem uma pessoa só falando o povo tá comentando quem é o povo quem é o pessoal quem é que tá comentando porque uma pessoa fala não o povo tá comentando alarma todo mundo Paulo não dá espaço para isso ele diz olha quem falou comigo foram os irmãos da casa de choe tem nome tem endereço tem CPF o problema daquela igreja que Paulo diz é que ela estava reunida ao redor de ícones uns São de Paulo outros são de cefas outros são de Apolo outros são de Cristo aquela igreja era
pluripartidária tinha por exemplo partido Progressista de Paulo ppp fundador da igreja conhece gente que diz não aqui eu joguei a primeira pedra fundamental eu conheço cada tijolo que foi construído esse templo e já percebeu esse tipo de gente que se sente dono da igreja talvez eram essas pessoas eu sou de Paulo Paulo que começou esse negócio aqui eu tô do lado dele pronto mas ali havia uma grande comunidade de judeus e certamente era mais simpático para eles nós somos do partido conservador de Pedro nós estamos do outro lado só que lá passou um camarada de
Alexandria que era um grande orador chamado Apolo cara falava bonito e não nós nós não queremos nem Paulo nem C nós somos do partido de Apolo nós somos do pfa partido filosófico de Apolo aí tinha os outros mais espirituais não nós não somos nem de Paulo nem de ca nem de Apolo nosso negócio nós somos o partido Cristão de Jesus do pcj E outra coisa se não fizer parte do nosso grupo tá fora irmãos uma igreja dividida não vai paraa frente uma igreja que está reunida ao redor de ícones não progride sabe por quê Porque
ela Drena todas as suas energias internamente uma igreja que não tem uma agenda positiva de missões de plantar igreja de crescimento ela vai gastar todas sua energia com brigas internas o homem é um ser belicoso ser Não briga com o diabo el briga uns com os outros se ele não luta contra o pecado ele luta entre entre si mesmo quantas igrejas aí se acabando porque um luta contra o outro briga contra o outro um fala mal do outro e aquilo vira uma confusão como é que Paulo resolve isso Paulo resolve isso da seguinte maneira confira
comigo lá no capítulo três como é que el vai tratar dessa matéria ele diz assim Versículo 4 quando pois alguém diz eu sou de Paulo e outro eu de Apolo não é evidente que andais segundo os homens Ele tá dizendo o seguinte quando vocês se dividem em grupos em partidos em em ícones de culto a personalidade vocês não estão sendo carnais andando segundo os homens aí Paulo bota o machado da verdade nessa tendência e pergunta assim no verso 5 Quem é Paulo e quem é Paulo servos por meio de quem crestes isso conforme o Senhor
concedeu a cada um Eu Plantei Paulo regou mas o crescimento veio de Deus de modo que nem o que planta é alguma coisa nem o que rega mas Deus que dá o crescimento que que Paulo tá falando aqui esvaziando bola dessa tendência do culto personalidade em outras palavras na igreja os líderes não estão competindo uns com os outros mas estão cooperando uns com os outros um planta outro rega outro colhe tem tanta coisa irmãos que nós plantamos e nunca vamos colher tem tanta obra que você rega o que o outro plantou tem tanta gente colhendo
o que o out plantou e regou mas não deva ter Glória nem pro que planta nem pro que rega nem para que colhe porque o texto diz é Deus quem dá o crescimento em outra em outras palavras se você planta você não tem poder de fazer ginar se você rega você não temer poder de frutificar se você colhe não foi você que deu fruto então só Deus que tem poder de dar vida crescimento é que deve receber a glória e aqui Irmãos vamos parar um pouquinho para pensar na igreja evangélica brasileira vocês não já perceberam
quantos ícones nós temos hoje quantos astros eu conheço igreja e curiosamente quando o pastor chega sério isso falando sério o pastor não chega na hora do começo do culto não chega sabe por quê E desculpa do se tem político aqui se você não tem essa prática me perdoe também mas já viu o político chegar na hora cedo não chega ele chega depois todo mundo já chegou porque ele ele é o Astro quando ele chega todo mundo viu que chegou bate palma porque ele chegou e etc eu conheço pastor que quando ele chega ele vai pelo
corredor central e os holofotes vão acendendo em cima dele é o cara é chique a glória é dele ele tem uma cadeira especial a cadeira dele não é igual dos outros ele é o cara ele chega já tem alguém com um lencinho Branco a toalha de linho fino para servir-lhe alguma coisa muito especial que não se serve aos demais ali tem uma mensagem aqui tem alguém que é mais importante do que os demais Paulo está contra essa tendência tá contra essa tendência nós não podemos alimentar essa tendência Aliás a igreja evangélica brasileira Graças a Deus
não somos assim louvado seja Deus mas vocês sabem disso tem cantores e pregadores tratados Como Estrelas tem tietagem isso é pecado iso é cula personalidade isso é idolatria isso ofende a santidade de Deus porque Deus não divide a sua glória com ninguém como é que Paulo resolve isso ele joga P de cal nessa no Capítulo 4 Versículo 1 e 2 quer ver isso comigo assim pois importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo dispenseiros dos mistérios de Deus ora Além disso que se requer dos dispenseiros e que cada um deles seja encontrado o
qu fiel então Paulo diz aí que você eu nós ou os líderes da são o qu ministros e despenseiros a palavra despenseiro é a palavra mordomo mordomo a cultura da época dizia o seguinte o chefe da casa o dono da casa o dono da família o chefe da Família tinha um mordomo que cuidava da casa dele de tudo sobretudo a alimentação da casa não cabia oo Mordon botar comida na dispensa cabia oo Mordon preparar a comida da despensa Pense comigo nós como crentes pregadores cabe a nós não providenciar comida comida tá na palavra Mas cabe
a nós preparar a comida que está na palavra e servir as mesas agora Pense comigo um mordomo que tinha lá na dispensa tudo de bom e fizesse uma comida péssima ou tinha tudo de bom mas trouxesse pra mesa só o as coisas mais elementares cabe ao mordomo pôr na mesa tudo quanto o senhor da casa providenciou para seu povo se alimentar por isso que Paulo diz que você tem que ensinar todo o conselho de Deus mas a palavra Ministro que aparece aí é uma palavra curiosa porque Ministro na língua portuguesa é uma palavra muito pomposa
você fala de política você tá falando primeiro Escalão do governo embora hoje Prim Escalão de governo também tá indo pra cadeia se você falar na igreja Ministro é o líder a palavra que Paulo escolheu para Ministro aqui não tem nada a ver com isso Havia três palavras no grego para cero dulos aliás diáconos aquele que serve dulos que é o escravo e Rui pereta que é o escravo condenado à morte que antes de morrer tem que prestar um serviço eram os remadores de Galés a palavra que escolhe aqui para Ministro não é diáconos não é
dulos é Rui pereda o que Paulo tá fazendo é esvaziando a bola dessa tendência oculta a personalidade não tem espaço para homens brilharem na igreja porque na igreja tem o sol da justiça e quando o sol brilha as estrelas não brilham Esse é o princípio que Paul tá trabalhando aqui para resolver a questão das divisões dentro da igreja segundo problema que a igreja enfrenta confira comigo Está no capítulo 5 era o problema da imoralidade e da disciplina porque acontece um fato aí na igreja Você pode ler comigo Capítulo 5 Versículo um Geralmente se ouve que
há entre voz imoralidade imoralidade tal como nem mesmo entre os gentios Isto é haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai então Paulo cita um caso que aconteceu na igreja tão escandaloso tão chocante que nem lá no mundo bagunçado acontecia igual que que aconteceu um rapaz coabitar com a sua madrasta com a mulher do seu pai mas o problema não foi apenas esse escândalo esse pecado O problema foi como a igreja reagiu a esse pecado Então como é que a igreja reagiu Olha o versículo dois e contudo andais vós ensoberbecido e
não chegastes a lamentar para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho o trá praticou quando a igreja de Corinto viu esse fato um rapaz coabitando com a sua madrasta em vez da igreja se entristecer e em vez da igreja disciplinar o faltoso sabe o que que a igreja fez se soveu falei sei que uma igreja maravilhosa aqui ninguém manda em ninguém aqui todo mundo el para fazer o que quiser aqui não tem peias Morais na vida de ninguém aqui não tem esse negócio de certo de errado de proibido de lícito não aqui Cada um
faz o que gosta o que quer o que sente o que deseja e ninguém tem o dever e nem a obrigação de botar o nariz na vida de ninguém pronto essa é a nossa igreja como é que Paulo reage a isso olha como é que ele reage a isso versículo de número qu ele diz o seguinte em nome do Senhor Jesus reunidos vós e o meu espírito com o poder de Jesus nosso senhor entregue a Satanás para a destruição da Carne a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus Ele está
aqui tratando de um assunto solís o faltoso que era membro da igreja deveria ser o quê disciplinado esse termo irmãos é bem verdade que é uma espinha na garganta dos dos exegetas entregue a Satanás para destruição da Carne o que significa isso Paulo está dizendo que na igreja de Deus tem que existir o quê disciplina Aliás quando o Calvino falou das três marcas da verdadeira igreja eu diz que a verdadeira igreja tem três marcas primeiro pregação fiel da palavra segundo disciplina eclesiástica biblicamente orientada terceiro exercício correto dos sacramentos entregar a Satanás aqui significa o seguinte
é disciplinar essa pessoa tirá-la da comunhão da igreja porque quando uma pessoa se torna membro da igreja está dendro pacto da Aliança de Deus essa pessoa ela é protegida pela comunhão da igreja dos ataques mais terríveis de Satanás não quer dizer que ele tá imune quer dizer que ele está protegido tirar alguém da comunhão da igreja é tirá-lo desta bênção e é expor essa pessoa a realmente é um ataque maior de satanás agora anem vocês paraa destruição da carne para que o espírito seja salvo aqui temos que entender o propósito da disciplina porque às vezes
a disciplina eclesiástica ela pode trazer malefícios como como como a igreja como a disciplina traz malefícios primeiro quando a liderança da igreja toma uma decisão disciplinar e a igreja não participa da disciplina no sentido de apoiá-la vamos imaginar seguinte conselho disciplinou fulano beltrano ou ciclano a os membros fal Ah mas o conselho foi injusto ah mas esse irmão foi injustiçado ah mas esse irmão devia ser disciplinado Ah e pronto aí em vez da disciplina produzir bem produz mal porque a igreja não tá presente não apoia não entende que a disciplina precisa ser do corpo inteiro
quando a disciplina faz mal segundo quando a disciplina ela é punição e não ferramenta de restauração disciplina na igreja não é matar o soldado ferido disciplina na igreja é cuidar do soldado ferido Ou seja a disciplina tem um único propósito Qual o propósito da disciplina primeiro por favor vamos entender isso preventivo profilático eu vou explicar por que tá escrito isso olha aí o versículo comigo lança fora o velho fermento sejais mova massa como sois de fato sem fermento pois também Cristo é o nosso Cordeiro Pascal ele diz que o pecado é um fermento que o
fermento tem que ser tirado em outras palavras se há um erro há um escândalo e não há disciplina a igreja não é protegida passa a seguinte pensar bom aqui então pode fazer o que quiser não tem problema quando você disciplina você tá alertando quem não caiu a não cair quando você se disciplina você está dizendo pro que caiu agora é hora de levantar para que o espírito seja salvo então terceiro lugar a disciplina o propósito dela é restaurar o faltoso e tanto é fato que quando Paulo abre a segunda carta aos Coríntios ele recomenda a
igreja de Corinto a Restaurar Esse moço porque a disciplina produziu efeito positivo nele ele se arrependeu e agora Paulo recomenda que a igreja o restaure a comunhão agora em vocês que Paulo está no Capítulo 5 dizendo o seguinte no verso ah de número se não é boa a vossa jactância não sabeis que um pouco de fermento levé da massa toda quando a igreja se ensoberbece com aquela situação de escândalo em vez de ter disciplinado o membro Paulo disz Isso não é bom não é bom porque esse pecado vai estimular outras pessoas a pecarem um pouco
de fermento leveda a massa toda e aí no Versículo 9 Paulo começa a dar um conselho prático Já encarta vos escrevi que não vos associá com os impuros eu quero dizer para você que esta carta aqui nós não a temos essa carta foi perdida e nós não temos endereço desta carta que precedeu essa primeira carta que é canônica refiro-me Versículo 10 refiro-me com isso não propriamente aos impuros deste mundo ou aos avarentos ou roubadores ou idólatras pois neste caso teríamos sair do mundo Paulo tá dizendo o seguinte você não deve se associar com impuro ele
não tá falando você não vai se associar com impuro não crente não porque se você for dizer o assim eu não vou me associar com impuros não crentes você não vai viver na sociedade você vai o super mercado vai você quer saber quem tá atendendo você no caixa para você passar sua compra no caixa não não quer saber se a pessoa tem uma vida certa se a vida vida tá errada se ela adora íd se não adora íd se ela é ateu se não é você você não pergunta isso você vai abrir sua conta no
banco quem é o gereto do banco você quer saber se ele é adulto ou não é adulto não você não faz você não faz essa pergunta então você se for querer seguir esse critério do ponto de vista da sua relação fora da igreja você viria viveria num mosteiro não é isso que Paulo tá dizendo agora na igreja dentro da igreja se você sabe que alguém tá vivendo uma vida irregular e não se quebranta e não se humilha e não se arrepende e não quer mudar de vida Paulo disz não contribua com o estilo de vida
dessa pessoa andando com ela não se associa a ela porque o próprio fato de ter uma pessoa na igreja que não está vivendo uma vida santa e você então dizer Olha eu não concordo com o seu estilo de vida enquanto você estiver vendo assim eu não quero estar junto de você você já está exercendo uma disciplina nessa pessoa para que ela pare e repense a sua vida é isso que Paulo está tratando aqui como é que ele tá tratando o assunto e ele chega no verso 13 do Capítulo e vai eh resolver o assuntos os
de Fora porém Deus os julgará expulsai pois de entre vós o malfeitor tá dizendo o seguinte quem tá vivendo a vida de Pecado lá fora da igreja isso não é problema é seu esse é problema de Deus Deus vai julgar o cara agora os de dentro da igreja os membros da igreja os seus irmãos em Cristo se errarem Paulo diz Exerça a disciplina expulsai pois de entre vós o malfeitor até que el se arrependa e seja restaurado a comunhão da igreja essa é orientação de Paulo então nós tratamos aqui de dois problemas na igreja primeiro
problema problema de qual o primeiro problema só 10 de cada vez divisão na Igreja Segundo problema da igreja problema de hã imoralidade e disciplina terceiro problema da igreja problema de brigas internas dentro da igreja brigas internas dentro da igreja vocês acha que crente briga hã Você conhece crente que gosta de brigar Claro que não né vocês nunca viram pois bem Olha o problema que surge capítulo 6 versículo primeiro aventura-se algum de vós tendo questão contra outro a submetê-la juízo perante os injustos e não perante os santos às vezes dentro da igreja tem um irmão que
tem questão contra outro tem uma Contenda uma discordância eu rodo por esse Brasil fora eu vejo com tanta tristeza quando o irmão entra um processo contra o outro irmão falhou a comunicação falou falhou a o espírito de conversar de acertar de perdoar de rever mas o que que tava acontecendo na igreja de Corinto os irmãos tinham demandas uns contra os outros e em vez de levar essas demandas já at demanda já é problema quando tem demanda como é que resolve a demanda procura a própria igreja liderança da igreja para tratar do assunto de forma doméstica
de forma ah sábia de forma discreta mas a igreja de Corinto não um irmão brigava contra o outro levava PR justiça comum fora da igreja para resolver o problema aí Paulo começa a argumentar da seguinte maneira Versículo 2 ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo Ora se o mundo deverá ser julgado por vós sois a cas indignos de julgar as coisas mínimas Versículo trê não sabeis que havos de julgar os próprios Anjos O que Paulo está dizendo o seguinte como é que você que amanhã vai julgar o mundo agora pede o
mundo para julgar você então Paulo tá dizendo o seguinte quando um crente briga com outro Crente e não consegue resolver isso resolver isso pessoalmente ou não consegue resolver isso dentro da liderança da igreja madura na fé e leva esse assunto para fora da igreja é uma incoerência gritante Olha o que que Paulo recomenda aí Versículo 4 e 5 entretanto vós quando tendes a julgar negócios terrenos constituí um tribunal daqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja para vergonha desculp para vergonha eu V digo não há porventura nem ou menos um sábio entre vós que possa
julgar no meio da Irmandade Versículo 6 mas irá um irmão a juízo contra outro irmão isso perante incrédulos E aí ele entra no valor de Juiz no juiz de valor o só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros então preste atenção nisso quando um irmão briga com outro irmão na igreja já tá derrotado aí não tem Vencedor e nem vencido já é uma derrota já é um fracasso por quê Porque Se surgir diferença entre um e outro como é que a gente resolve isso à luz da Bíblia se o teu irmão
pecar contra ti o que que a Bíblia diz vai a ele repreende-o se ele se arrepender perdoa e se ele não se arrepender que que você faz chama duas ou três testemunhas vai lá falou olha vamos resolver esse assunto nós trouxemos aqui o irmão Fulano irmão beltrano que nos amam que são maduros na fé para nos ajudar a resolver essa pendência vamos resolver Vamos acertar não não tô Aim de resolver não qual o terceiro passo leva pra igreja a comunidade Olha nós estamos com esse problema aqui vamos resolver isso em comunidade em Família da Fé
o que Paulo está dizendo é o seguinte que às vezes a igreja de Corinto não dava esses três primeiros passos já levava o assunto direto lá para fora da igreja pros incrédulos e Paulo argumenta o seguinte Olha só o fato de demanda entre vocês já é uma derrota já é um fracasso é um fracasso primeiro porque gera dor gera tristeza gera mágua gera ferida Tira o foco tira alegria tira paz tira o poder espiritual isso Drena as energias isso dá oportunidade a Satanás Mas qual o conselho dele conselho dele não é muito agradável de ouvir
não ele diz assim versículo 7 por que não sofreis antes a injustiça Por que não sofreis antes o dano alguma vez você já tomou essa atitude na vida diante de um problema interpessoal para não seguir Avante para não esticar conversa demais para não alargar o problema você não tá bom eu sofro dano sofro dano sofro prejuízo tem hora que sofreu dano é ganho é lucro ganha uma briga irmãos é derrota então é contendo dentre o irmão aí lá esticou esticou esticou tribunal tribunal tribunal confusão confusão briga briga briga briga noite de sono perdida tristeza lágrima
dor aí lá no final ganhei ganhou E aí que sabor teve que prazer se trouxe o seu coração benefício trouxe é derrota não sofro dano é melhor não brigar do que brigar e ganhar a briga pois bem depois disso nós já tratamos de quantos problemas divisão imoralidade e disciplina contendas dentro da igreja agora vamos tratar de um outro problema que tava lá na igreja de Corinto que era o problema do casamento problema de família problema conjugal Capítulo 7 se você notar no Capítulo 7 Paulo tá lidando com três problemas aqui versículo 1 a 11 fala
de Cristão casados com cristãos nos Versículos 12 a 24 EL fal de cristãos casados com não cristãos dos Versículos 25 a 40 ele fala de cristãos não casados então tem três situações aqui cristãos casados cristãos casados com não cristãos e cristãos não casados e na igreja de Corinto você sabe o seguinte quando você às vezes tem uma realidade muito forte por exemplo no caso lá de promiscuidade do uso errado da prática sexual corre-se o risco Quando uma pessoa se converte e para outro extremo vocês concordam com isso que que tá acontecendo na ig de Corinto
alguns crentes lá convertidos a Cristo viveram uma vida tão promíscua antes da conversão que agora se cas casaram e Olha nós não queremos nem sexo mais Vamos parar com esse negócio que esse tró só dá problema só dá problema E aí Paulo precisa lidar com essa matéria Porque alguns crentes na igreja de Corinto achavam que ficar solteiro era mais piedoso do que se casar outros achavam que ser casado é mais piedoso que ficar solteiro então tinha o grupo dos celibatários que acham nós somos mais crentes que nós não nós casamos porque casar tem que eh
ter prática sexual e prática sexual Nossa lembran de prática sexual é só coisa ruim aí tinha aqueles que se casavam e julgavam os solteiros não vocês são segunda classe porque nós somos mais espirituais do que vocês e a igia se dividiu com isso Paulo vai orientar a igreja Nesse quesito e ele vai tratar desta matéria ah da seguinte maneira Ahã versículo 7 olha comigo quanto ao que me escreves é bom que o homem não toque em mulher notem vocês que esse capítulo está vindo em resposta uma consulta da igreja Paulo a pergunta é E aí
Paulo agora nós nos convertemos a nossa vida era promisa lá e agora que que nós vamos fazer nós vamos ficar solteiro nós vamos casar aí Paulo diz assim quanto ao que me escreveste é bom que o homem não toque mulher mas por causa da impureza cada um tem a sua própria esposa e cada um o seu próprio marido então nota de rodapé ficar solteiro é pecado sim ou não não não segunda pergunta ficar solteiro mas abrasado e não se casar É certo também não e se tá abrasado E casar para resolver o assunto é certo
ou errado certo por porque o sexo em si não é pecado o sexo Anes do casamento é pecado é fornicação o sexo fora do casamento é pecado é adultério mas o sexo no casamento não é pecado aliás é ordenança de Deus aliás ele trata disso aqui no Capítulo 7 a partir do verso 3 como ele regulamenta a questão da vida sexual entre marido e mulher que o marido não pode privar a esposa do sexo nem a esposa pode privar o marido do sexo é que um precisa estar disponível pro outro quando o cônjuge procurar e
que isso está extremamente vazado pela ordenança Divina Pela santidade que não é pecado agora notem vocês Versículo 7ete quero que todos os homens sejam tais como também eu sou no entanto cada um tem de Deus o seu próprio Dom um na verdade de um modo o outro de outro no Versículo 8it ele diz e aos solteiros e viúvos digo que lhe Seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo caso porém não se dominem que se casem porque é melhor casar do que viver abrasado Então vamos entender isso aqui o celibato que que
é celibato gente a a decisão de ficar solteiro o celibato é pecado ou não não é certo ou errado o celibato depende depende depende o celibato não po ser imposto porque Paulo diz nem todo mundo tem esse dom não não tem Ele tá dizendo aqui ó Olha aí versículo 7 quero que todos os homens sejam tais como também eu sou no entanto cada um tem de Deus o seu próprio Dom tá falando de car solteiro cada um tem seu próprio Dom um na verdade de um modo ou de outro ou seja se a pessoa não
tem dom de ficar solteiro impor o cibat a ela é um sacrifício é um tormento É por isso abrindo uma notinha de rodapé que o c bato romano é tão complicado pros sacerdotes pros padres porque é obrigatório aí o indivíduo Às vezes tem entre aspas vocação para ser um mestre mas ele não tem vocação para solteiro se é imposto aquilo vai ser um problema pra vida dele e por isso abre tanto espaço para tantas transgressões nessa área se as pessoas tivessem Lido o texto bíblico de forma correta não teria imposto celibato como obrigação agora nós
não deveríamos por outro lado censurar uma pessoa seja homem ou mulher que na igreja opte por não casar porque não casar para ele não é uma cruz não é um sacrifício não é um peso ele entende isso naturalmente um dom que recebeu de Deus ficar sozinho e não ter necessidade ah de ter uma vida sexual ativa então Paulo trabalha isso com com a igreja de Corinto ah algumas pessoas argumentam o seguinte bom mas se tem cristãos casados com não cristãos Então significa com isso que eu estou liberado para casamento misto vamos ver o que Paulo
tá dizendo ora Versículo 10 ora aos casados ordeno não eu mas o senhor que a mulher não se separe do marido se porém ela vier a separar-se que não se case ou que se reconcilie com seu marido e que o marido não se aparte de sua mulher aos mais digo eu não senhor se algum irmão tem mulher incrédula e esta consente em morar com ele não a abandone e a mulher que tem marido incrédulo e ex consciente em viver com ela não deixa o marido vamos entender isso aqui Paulo está aqui apoiando a ideia de
casamento mxo que que é casamento mxo é o casamento de um cristão com outra pessoa não Cristã el Tá apoiando aqui casamento misto não qual o contexto daqui o contexto daqui é que você tem duas pessoas estão falando de uma igreja que tá nascendo tá E aí o José desculpa de usar o termo José e Maria que são osos mais comuns o José e Maria se casaram antes de serem cristãos E aí no meio do caminho a Maria se converte O José não o que que a Maria faz separa do José porque ele não se
converteu não não não e aí Paulo vai dizer no Versículo 14 que a convivência do José com a Maria que é crente vai santificar a vida dele não santificar no sentido de salvação não irmãos vai abençoar a vida dele e vai abrir caminhos para que o José também Venha conhecer a verdade de ser convertido há um testemunho dentro da casa dele do Evangelho mas ele diz no Versículo 15 mas se o descrente o caso José quiser apartar-se que se aparte Em tais casos não fica sujeito à Servidão nem o irmão nem irmã Deus os tem
chamado a paz aqui a Confissão de Fé de Westminster que trata desta matéria entende que o abandono do não crente da relação conjugal libera a parte crente abandonada pro divórcio em outras palavras nós teríamos duas cláusulas receptivas pro divórcio na Bíblia quais são infidelidade conjugal Mateus 19:9 e abandono Irreversível primeiro Coríntios 7:15 agora vamos entender outra coisa aqui que é muito complexo eh eh na questão eh da interpretação desse texto ora aos casados ordeno não eu mas o senhor que a mulher não se separe do marido Versículo 12 aos mais digo eu não senhor se
algum irmão tem mulher incrédula e esta consciente em morar com ele não abandone vocês não estão achando complicado isso não o verso 10 ele diz ordeno não eu é é o Senhor Jesus tá ordenando no verso 12 não o Senhor Jesus tá ordenando agora ordeno eu ué tem dois pesos e duas medidas será que é isso que ele tá falando por que que ele diz no Versículo 10 aqui quem ordena é o senhor não sou eu não no verso 12 diz agora quem tá ordenando é o senhor não sou eu por quê como é que
vocês como é que vocês interpretam isso a interpretação é a seguinte no verso 10 Paulo está tratando de separação conjugal por infidelidade nesse assunto Jesus já tratou lá nos Evangelhos e ele não precisa tratar tá resolvido o assunto o assunto já está legitimado já existe um princípio estabelecido Jesus já deixou isso claro se Jesus já tratou eu não vou tratar mais é só recorrer que Jesus ensinou sobre o assunto pronto esse caso aqui de separação de um casal que tem o marido crente a mulher incrédula ou a mulher crente o marido incrédulo e que o
incrédulo resolveu fugir da relação conjugal porque não quer conviver com um crente Jesus não tratou desse assunto Paulo vai tratar com a mesma autoridade da inspiração de Jesus Ele vai tratar Então o que Paulo está dizendo não tem menos peso do que o Jesus ensinou o que Jesus ensinou foi o assunto a o que Paulo está ensinando é o assunto b e ambos têm a mesma marca da inspiração de Deus sobre o assunto casamento pois bem queridos eh se você perceber a partir do Versículo 25 pauloa fala de cristãos não casados [Música] Ah ele diz
no verso 26 considero por causa da angustiosa situação presente ser bom para o homem permanecer assim como está estáis casado não procures separar estás livre de mulher procur esse casamento mas se te casares com isto não pecas e também se a virgem se casar por isso não peca ainda assim tais pessoas sofrerão angústias na angústia na carne e eu quisera poupar-se que que Paulo tá querendo dizer ess aqui será que quando você lê esse texto dá a impressão Paulo assim ele não vibrava muito com casamento não dá não passa essa ideia que ele não era
assim um entusiasta do casamento não e quem pensa assim tá errado Paulo era um entusiasta do casamento sim tanto é entusiasta do casamento em Efésios 5 ele ele ele compara o casamento com a relação de Cristo com a igreja mas o que ele está querendo dizer aqui irmãos é que o mundo está vivendo num momento já de turbulência quando escreve essa carta Paulo percebia que nós a igreja iria enfrentar uma terrível perseguição e você sabe que uma coisa é você ser perseguido ou na eminência de ser preso você vai para uma prisão ou não deixou
uma esposa para trás não deixou um filho para Trás uma coisa é você pai e mãe ver um filho ser preso e você ficar para trás que Paulo está dizendo quem é casado quem tem filhos tem determinado tipo de angústia que o solteiro não enfrenta o solteiro enfrenta alguns problemas é verdade mas tem problema que só quem é casado e tem filhos sabe o que é quer ver uma coisa eu costumo brincar com os com os filhos hoje já tão grandes mas filho pode ser grande pode pode ter 30 anos você é solteiro e não
consegue entender a cabeça de um pai e de uma mãe não consegue não consegue só quando é casar e tiver um filho aí ah agora é agora entendi meu pai Ah agora entendi minha mãe não consegue olha ninguém sabe o que é ter um filho pequeno Assim passando muito mal você corre pro hospital Olha você você qu Dar sua vida por aquele filho você queria que a dor dele essa em você tem Dev ter nas angústias irmãos que só quem é casado enfrenta então Paulo num momento de turbulência no momento em que o mundo estava
já se Armando para uma terrível perseguição diz o seguinte olha nessa conjuntura se você se poupar desse sofrimento seria bom para você não é que ele tá desanimando ninguém Dee cas bom pois não querido nenhuma o fato de alguém diz que fazia parte do céo que era necessário não temos nenhuma base bíblica nenhuma evidência Histórica de que Paulo se casou ou de que ele era viúvo o certo é que ele se coloca aqui na figura ou de solteiro ou viúvo no verso 8 e aos solteiros e viúvos digo que lii seria bom se permanec no
estado em que também eu vivo o estado que ele vive é de solteiro ou viúvo ou seja sem relacionamento com mulher então ah qualquer afirmação de que ele era foi casado ou que agora ele era ou divorciado ou viúvo é especulação a única certeza que nós temos é que ele não convivia com mulher ele era uma pessoa que vivia sozinho e pense comigo nisso se Paulo fosse casado o ministério dele não seria o que foi porque não podia levar a mulher dele para onde para onde ele ia não é verdade e a coitadinha não queria
acompanhar também já pensou Car svada aqui pedrejada com lá preso ali algemada lá a mulher não aguentava muito bem vamos agora nós estamos nós temos só 6 7 minutos para tratar do capítulo 8 9 10 e você gostou né É agora Liberdade Cristã Ô gente Liberdade Cristã Pastor Arival Ah até gravou um vídeo maravilhoso esses dias e vai gravar outros Esse é o assunto do momento o que que pode o que que não pode o que que deve o que que não deve lá na igreja Corinto o problema era comer carne sacrificada aos Ídolos aqui
para nós é outra coisa pastor Orival começou dizendo se crente vai pra balada ou não vai pra balada se crente joga na loteria ou não joga na loteria se crente vai assistir Corinthians e Palmeiras no domingo ou se vem pra igreja se crente fuma charuto ou não fuma charuto se bebe cerveja ou não bebe cerveja Esse é essa é a discussão do momento entendeu ele lá era comer carne hoje comer carne o problema é outro a grana tá curta né a picanha não tá não tá barata mas se você perceber Havia três circunstâncias aí que
Paulo destaca Ah que comer carne dava problema olha comigo o versículo de número 10 o 10 vamos juntos porque se alguém te vir a ti que és dotado de saber à mesa em Templo de Ídolo não será a consciência do que é fraco induzida a participar de comidas sacrificadas a Ídolos Então tá dizendo assim comer carne não é problema não é problema para Bahia vai comer uma carajé ou não vai comer uma carajé se você gosta não fica com drama de consciência Coma agora ele tá dizendo segu para você a você ir a um templo
de Ídolo e comer carne sacrificada ídolo lá já é demais então aquilo que é a moral transforma-se em imoral Capítulo 10 verso 20 e c comei de tudo que se vende no mercado sem nada perguntados por motivo de consciência deixa eu explicar o contexto aqui para vocês as carnes eram sacrificadas aos Ídolos e se pressupunha lá que as melhores carnes eram sacrificadas aos Ídolos que os animais eram animais perfeitos então o que que acontecia essa carne era sacrificada aos lá no templo Pagão só que não se consumia toda essa carne lá no templo Pagão onde
havia churrascada até um crente era convidado para participar parte dessa carne que era de boa qualidade descia pro mercado dep pendurado no gancho do Açougueiro era uma carne melhor por um preço um preço mais convidativo aí o crente vai lá no mercado ele chega lá e pode comprar de tudo que vende de lá e para casa e comer ainda que aquela carne tenha sido sacrificada aos íos ele chega compra leva come sem problema de consciência Agora se ele chega no mercado o açogueiro diz rapaz chega uma carne aqui fenomenal aliás Essa carne é tão boa
que já foi até sacrificada aos Ídolos você levar essa picanha aqui que é um espetáculo que que o crente faz não compre não compre terceira possibilidade que Paulo diz aquilo que você pode fazer aqui você não deve fazer Capítulo 10 27 se algum dentre os incrédulos vos convidar e quiserdes ir comei de tudo que for posto diante vós sem nada perguntares por motivo de consciência porém se alguém vos disser Isto é coisa sacrificada a Ídolos não com maisis por causa daquele que vos advertiu por causa da consciência então terceira possibilidade seu amigo te convidou ele
não é crente você vai ou não vai vai ou não vai vai Crente pode e deve ter amigos não crentes aliás é muita tristeza quando você vê um crente de 30 anos de igreja que eu só tenho amig crente eu não evangeliza mais eu não levo ninguém pra igreja mais dele só com crente ele é incapaz de fazer amizade com outra pessoa falou vamos lá na igreja comigo sabia que os novos convertidos são as pessoas que mais trazem pessoas para Cristo porque continuam tendo relacionamentos aí você convidou você foi você chega lá aquela mesa linda
não seja curioso E aí essa cara de onde veio não faça as perguntas não gente que que é isso para com isso larga de ser curioso e de repente você vai ser informado de uma coisa que você não queria porque a carne tá tão bonita tão gostosa tão saborosa come vai na benção Agora se a pessoa falar para Olha isso aqui foi sacrificado a ídolo não dá para fritar um ovo para mim não aí você manda fritar um ovo meu filho porque não dá Entendeu então o que que Paulo está ensinando tem coisas irmãos que
em si mesmas elas não são pecad agora dependendo do lugar que você está não convém você não não convém então para um pouquinho que a liberdade Cristã não tem a ver só com seus direitos Liberdade Cristã tem a ver com amor se alguém passa e vê você fazendo uma coisa que em si não é pecado no lugar errado vai chegar a conclusões perigosas a seu respeito então evite tenha cautela tenha sabedoria tenha discernimento porque o grande drama disso queridos irmãos eu quero concluir aqui quero concluir aqui com a motivação que deve levar você a fazer
as coisas olha por favor a partir do verso 30 do Capítulo 10 se eu participo com ações de graças por hei de ser vituperado por causa daquilo que dou graças portanto quer com maisis quer bebais ou façais qualquer outra coisa fazei tudo para a glória de Deus não vos torneis causa de tropeço nem para judeus nem para gentios nem tampouco paraa igreja de Deus assim como também eu procuro em tudo ser agradável a todos não buscando a meu pró o meu próprio interesse mas o de muitos Para que sejam salvos Paulo tá dizer o seguinte
cuidado com a sua liberdade para que você ao fazer algo que para você não tem problema mas no lugar errado no momento errado no contexto errado nas companhias erradas você não seja uma pedra de tropeço E cria obstáculos para judeus ou para gentios tudo me é lícito mas Nem Tudo me Convém Então são esses princípios que eu gostei de partilhar é pena que não dá pra gente fechar toda a carta dentro desse pensamento eu acho muito propício nos dias de hoje levantar essa questão a canção deos filhos característico de festa juina e no início do
ano na primeira semana de aula fantasia para se divertir por C do carnaval eu vejo como o inimigo dizendo folclore é folclore é cultura é costume é eu não vou contaminar vou levar meu filar carnaval e nem a sua pergunta é oportuna a sua pergunta é oportuna eu posso lhe dar o meu testemunho pessoal eu entendo o seguinte você precisa entender a origem da festa que é uma festa pressupostamente de cunho religioso São João que não tem nada a ver com o São João da Bíblia você não encontra nada na bíblia a respeito de São
João sugerindo esse tipo de prática esse tipo de festa quando eu participo quando eu incentivo aos meus filhos para participarem eu estou de certa forma abonando apoiando contribuindo para que essa cultura prevaleça a no meu caso pelo nosso caso a tinha sempre adotamos a seguinte coisa a escola ia ter nós a liberdade dos meninos não participar e nós fazemos outra programação com eles para que eles não entrassem nesse jogo de dessas festas juninas e realmente a igreja Brasileira hoje está se tornando comum normal e eu entendo que dentro do princípio de liberdade Cristã entra aqui
esse preceito nós não Devíamos contribuir para que isso se fortalecesse dentro da Cultura Brasil brasileira F el não OK aí eu julgaria outra coisa eu preferiria no meu caso se eu fosse o pai da criança eu preferia dizer pra escola eu prefiro que o meu filho perca a nota e conquiste essa nota na frente com outra razão eh não posso permitir que a imposição da escola fira a minha consciência como Cristão se eu tenho a consciência que isso aqui é o certo então eu prefiro sofrer o prejuízo e mantei a minha consciência incontaminada nesse Nesse
quesito vamos encerrar queridos seria tão gostoso a gente continuar e avante se vocês quiserem a gente pode até voltar a essa carta na próxima aula pra gente terminar essa carta que eu acho empolgante demais os assuntos práticos dessa carta então a gente fica combinado assim a gente retorna a carta no osso [Música] domingo n