O exercício da compaixão parte 02 | Módulo 06 de 06

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Tempos: 1:20 - O exercício da compaixão - Alírio de Cerqueira Filho -- 📝 Slides: https://bit.ly/3...
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[Música] quando a pessoa se recusa o processo de conciliação dessa pacificação interior para viver de uma maneira mais suave mais leve o que vai acontecer ela produz para ela mesma todo o estado conflituoso esse estado conflituoso que começa com um processo do alto julgamento em que o juiz interno procede à entrega a oficial que é essa exigência de perfeição nem oficial que nesse processo de auto condenação leva a pessoa para a prisão autopunição e aí jesus dizem verdade te digo que de maneira nenhuma sairá dali enquanto não pagar eles o último sentiu dentro de uma
visão psicopata se coloca o que é sair dessa prisão pagar o sentiu então quando nós vimos ontem que o senso da realidade essencial é o reconhecimento de um ícone que nós somos espíritos imortais filhos de deus aprendizes da vida e que há a nossa condição vai ser trabalhada a partir do sentimento de humildade e mansidão essa condição de espírito imortal a base do site está ido o que significa que sentiu reconhecer a partir do exercício da humildade a nossa pequenez que nós trazemos limitações mas não é pra ficar limitado culpa o movimento de de permanecer
limitado a culpa gera estagnação para o espírito porque jesus quando coloca o símbolo da prisão na prisão a pessoa faz o quê nada vamos uma vamos imaginar as prisões romanas da época de jesus as prisões que havia naquela época hoje existem prisões modernas que tem até academia de ginástica tem todo mas na época era mais morros as pessoas eram trancadas era a noite não tinha direito nem banho de sol que até nas prisões brasileiras hoje têm banho de sol na época não eram trancadas em masmorras e ficava ali trancadas as muitas vezes até a morte
muitos só tinha uma razão de pão e água por dia então essa prisão na época de jesus como funcionava quando ele coloca o símbolo da prisão é o símbolo da estagnação do espírito presos nós ficamos estagnados então e todo esse movimento de alta julgamento de autocondenação e de autopunição que nos mantêm estagnadas para se libertar é necessário pagar o sentiu reconhecer mesmo que seja de forma mínima a sua condição a condição de alguém que traz limitações mas que está aqui para superar essas mesmas limitações que traz adversários internos mas que está aqui para transformar esses
adversários internos em amigo então a partir do momento que o espírito reconhece essa condição minimamente que seja espírito imortal de aprendiz da vida e recorre começa a receber conhecimento o que ele faz ele paga a fiança e sai da prisão sai da prisão para que não pra voltar para a prisão mas para conciliar conciliar com o adversário conciliar e fazer todo esse cara esse trabalho que deveria ter sido feito desde o início mas que não foi feito e aí a pessoa vai ser convidadas a fazer todo o caminho que não percorreu e o grande objetivo
da vidência nós não precisamos ir para a prisão isso que é importante é lembrar nós somos convidados a a conciliação para jamais entrar na prisão perguntas sobre a parábola da conciliação vamos estudar agora a parábola da compaixão também conhecida como parábola aliás a parábola do bom samaritano que a parábola da compaixão está em lucas capítulo 10 versículos 25 a 37 vamos ler toda a parábola e depois nós voltamos versículo por versículo refletindo cada um deles então levantando se disse de um doutor da lei para o tentar mestre que preciso fazer para possuir a vida eterna
respondeu lhe jesus que é o que está escrito na lei que é o que lês nela e respondendo ele disse amarás o senhor teu deus de todo o teu coração e de toda a tua alma e de todas as suas forças e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo disse lhe jesus respondeste muito bem fazem isso e viverás mas o homem querendo parecer que era justo diz a jesus quem é o meu próximo jesus tomando a palavra e diz o homem que descia de jerusalém para jericó caiu em poder
de salteadores despojaram o brilho de ferimentos e se foram deixando semimorto aconteceu em seguida que um sacerdote descendo pelo mesmo caminho o viu e passou adiante um levita que também veio aquele lugar tendo observado passou igualmente adiante mas um samaritano que viajava chegando ao lugar onde já dizia aquele homem e tendo visto foi tocado de compaixão aproximou se dele leitor e olhe vinho nas feridas e as pensou depois pondo no seu cavalo levou moscou e daria e cuidou dele no dia seguinte ter o tirou dos denários e os deu hospedeiro dizendo trata muito bem deste
homem e tudo que despender içá mais eu te pagarei quando regressar quando esses três tipos parece ter sido próximo daquele que cairia em poder de saltar dos ladrões o doutor respondeu aquele que usou de misericórdia para com ele então vai de jesus e fazem o mesmo então essa parábola da compaixão existem por várias possíveis interpretações dessa parábola como a todas as palavras de jesus você pode dar uma conotação histórica filosófica as nossas interpretações são todas psicológicas com sensi ice nós já estudamos essa parábola no nível da ação com o outro com o próximo nós vamos
estudar agora toda parábola dizendo respeito a nós mesmos a estruturas psíquicas e emocionais em nós mesmos vamos fazer a exegese psicológica consciencial ver da parábola versículo versículo então levantando-se disse de 1 100 um doutor da lei para o tentar mestre clippers preciso fazer para possuir a vida eterna o evangelho está cheio de referências às ações do senhor dos doutores da lei para testar jesus cujo com o objetivo de aprisioná lo e condená lo como de fato aconteceu por um processo que todos conhecem da traição de judas mas jesus nunca cair em contradição porque por ser
um espírito crítico é conhecedor do da intenção de quem estava é buscando o diálogo com ele conhecia a intenção daquela pessoa sabia tudo que ela estava que é de desejando testá-lo e dava as respostas que não tinha uma pessoa argumentar que não era correta então aqui é mais um deles tentando testar jesus aí jesus responde com uma pergunta o que é que está escrito na lei que é o que lhes nela vejamos que aspirar perguntas que jesus faz um percentual perguntas com sensi ice ele faz uma pergunta pra testar 18 jesus devolve a pergunta e
mim é e pede para ele dizer aquilo que ele lê porque porque jorge jesus já sabia que ele não praticava aquilo que ele estava lento ele só ler só li a letra da lei é a lei da torá no caso que o parte do velho testamento que nós temos na bíblia então ele estava acostumado ler aquilo se ele seguisse o prefeito estaria testando jesus muitos fariseus se converter o evangelho de jesus no pólo estevo diniz a falar assim como sobre gamaliel que era um dos preparadores de rabino que se converta que se converteu ao evangelho
fala de vários que se converteram o próprio nicodemos ficou balançado mas mesmo assim teve tinha dúvidas aquele do do diálogo do nascer de novo alguns se convenciam mas esse aqui como ele só estava acostumado a ler mas não a refletir e aplicar o com esse conhecimento responde como qb como ele responde amarás o senhor teu deus de todo o teu coração de toda a tua alma de todas as suas forças e do teu todo o teu entendimento e o teu próximo como a ti mesmo eu uso os judeus já conhecia esse preceito que jesus reforçou
depois mas ele acha apenas conheciam na letra morta na letra escrita não aplicavam na própria vida muitos deles disse lhe jesus respondeste muito bem fazer isso e viverás tópica já que ele não estava aplicando passa a aplicar e aí ele vai viver de acordo com aquilo que ele estava testando jesus mas aí vem mas o homem querendo parecer que era justo essa atitude bem própria do fariseu né o fariseu está focado no parecer e não dos e parecer que era justo diz a jesus quem é o meu próximo e aí jesus começa a parada nós
já fizemos uma análise da parábola dentro dessa visão que trabalhamos a questão histórica e também a questão do oeste espirituais atinente à ação nossa para com os outros quem quiser conhecer mais esta parábola nesse o nessa outra interpretação pode estudar o livro parava nas terapêuticas 2 temos essa parábola na interpretação de amor ao próximo e temos no livro fora da caridade não há salvação também aqui hoje nós vamos trabalhar essa parábola num outro contexto o contexto de nós conosco então a jesus escolhe o samaritano porque o samaritano na época era colocar ela considerado pelos judeus
uma sub-raça uma raça desprezível tanto é que está lá no evangelho que quando um judeu encontravam samaritano ele cuspir no chão e falar da palavra racca que é o pior insulto que o judeu podia fazer para alguém simplesmente por ser samaritano então jesus escolhe muito bem o exemplo que ele ia dar mas vamos ver tudo dentro dessa visão com sencial vamos começar a parar a bola e vamos ver símbolo por símbolos significado dela jesus tomando a palavra me diz um homem que descia de jerusalém para jericó caiu em poder de salteadores que o despojaram cobriram
de ferimentos e se foram deixando os emmy morto aqui nós temos vários símbolos muito significativos um homem quem é esse homem é o ser humano em sua personalidade atual então na personagem na nascar na ação que nós estamos todos nós temos uma personalidade ou persona que a mesma coisa essa personalidade tem um nome tem um rg aqui no brasil nós temos rg cpf é tem uma filiação o nosso pai no nome do pai da mãe uma naturalidade nós temos uma cidade x tenha nacionalidade o país então é tudo processos transitórios da persona que nós ocupamos
como nós vimos ontem nós não deixamos de ser um espírito imortal quando estava encarnados nós somos um espírito imortal momentaneamente ocupando uma personalidade então esse homem que está viajando que está descendo de jerusalém para jericó somos nós nesse momento evolutivo claro isso vamos adiante de ser de jerusalém para jericó significa experiência reencarnatória atual para que o espírito possa perceber a sua realidade mais profunda para saber como estão estruturados seus pensamentos sentimentos e vivências de sua realidade mortal o ser adentrando em sua percepção subconsciente cada vez mais profunda para trabalhar em função do seu alto de
s cumprimento jerusalém estava a 50 quilômetros de jericó diz também porque ainda existem as duas cidades jericó fica na beira do mar morto o mar morto ele ele fica localizado abaixo do nível do mar então mais próximo do mar morto o mar mediterrâneo o mar morto fica a 250 metros abaixo do nível do mar mediterrâneo consequência do do oceano atlântico também que o oceano mais próximo dele na verdade um lago a chamar lhe chamavam lá os lagos de marca temos o mar morto o mar da galiléia que é o lago de genesaré na verdade que
existem até hoje só que com a diferença que o o mar da galiléia que o lago de genesaré de água doce e omar morte de água salgada só ss dados geográficos pra gente entender o processo de jerusalém para jericó nesses 50 quilômetros temos um desnível de 2000 e poucos metros segundo a agecom grafia então do ponto de vista psicológico significou que um aprofundamento dentro de estruturas internas que comumente nós não temos acesso só vamos ter acesso de que forma a partir de exercícios profundos de autoconhecimento então esse descer de jerusalém para jericó no nível profundo
essa viagem interior que todos nós somos convidados a fazer para ver como estão estruturados os nossos pensamentos os sentimentos e à vivência da nossa realidade mortal nós estamos vivendo como espíritos imortais ou não esse objetivo dessa viagem interior que todos nós estamos sendo convidados a fazer aqui agora a viagem interior para saber sobre os nossos pensamentos sentimentos e vivência como nós vimos ontem nós somos um espírito imortal mas se nós não trabalhamos o senso da realidade mortal nós vamos viver como se fossemos seres puramente mortais como se eu morrer morrer o corpo nós morreremos também
a única diferença que a gente sabe que vai continuar vivendo mas vai viver como qualquer pessoa materialista que acho que morreu acabou o convite desta parábola é para que nós ajamos de forma diferente que o tempo todo nós busquemos o auto descobrimento que esse movimento de mergulhar profundamente nas estruturas psíquicas dentro de nós e analisar como nós estamos vivendo ficou claro isso gente muito importante para entender toda parábola entender cada símbolo dela e o significado então é um convite ao auto descobrimento por isso que um homem descia estava fazendo uma viagem no caso na interpretação
que estamos fazendo uma viagem interior e nessa nessa viagem que aconteceu ele caiu em poder de salteadores de ladrões vamos ver quem é o que significa isso cair em poder de salteadores são as sub personalidades tentando subir se o que são a subir personalidades nós não estamos tendo a primeira existem se no corpo nós já tivemos outras existências múltiplas resistências em cada existência do nosso passado o que nós fizemos basta olhar nossas tendências de hoje a gente vai ver que muitas vezes nós não fizemos boas coisas então nós trazemos tendências e goiás que vivemos em
existências anteriores então essas tendências egóicos muitas vezes tende a ser evidenciados literalmente tentando tomar de assalto a personalidade atual então como funciona na prática na personalidade atual na existência atual o convite da vida é de que nós trabalhamos no limite das nossas forças para nos libertarmos nas nossas tendências inferiores não é isso quem que reencarna pra continuar fazendo mal a ninguém o grande objetivo é de nós nos libertarmos das tendências inferiores essas tendências vão ficar quietas esperando a gente se trabalhar com elas vão vir com toda a força para que nós exatamente fazemos os esforços
de transformação elas vêm volte e meia surge uma tendência então por exemplo uma pessoa que agiu com muita maledicência no passado espiritual ela vai ter uma tendência da maledicência aquela subir personalidade então aquela tendência que ela teve que ela se manifestou muito intensamente vai tender a tomar de assalto a persona atual pra quê para repetir o mesmo padrão de maledicência que ela teve porque a nossa tendência de repetir os padrões mentais emocionais que nós fizemos no passado nós estamos aqui não para dar vazão essas tendências muito pelo contrário a parábola vai falar muito claro sobre
isso mas volte e meia essas tendências vão vir para tomar de assalto a persona atual objetivo é não deixar que isso aconteça mas muitas vezes acontece então determinadas posturas que nós tivemos no passado nós estendemos a repetir repetir repetir muitas vezes o que fazem os salteadores despojaram cobriram de ferimentos e se foram deixando o semimorto todas as vezes que nós deixamos as sub personalidades falar alto dentro de nós vai acontecer isso é o vazio existencial gerado pelo processo de dar vazão às tendências ecológicas inferiores que trazemos para serem re significar aduz o ser em vez
de cultivar o auto-cuidado cultua o alto abandono então ao invés de usar a persona de hoje para criar novos valores você entra no alto descuido num auto abandone e permite que as sub personalidades falam alto por exemplo um sensualismo vivido no passado sendo repetido da mesma maneira na presente existência uma uma prepotência vivida no passado sendo revida de novo na atual existência um processo de apego a determinadas pessoas ou uma pessoa mais pessoas dividas um passado sendo repetidos de novo na atual existência então são as tendências inferiores sendo repetidas o que acontece conosco nós ficamos
sem mortos ficamos cobertos de ferimentos e semi morte então esse símbolo que jesus usa muito interessante porque se nós não utilizarmos da existência atual para evoluir superando as tendências do passado que está servindo à sua existência onde nós não falamos dos mortos-vivos vivo porque está no corpo mas morto psicologicamente e espiritualmente do ponto de vista da evolução a pessoa não vive como espírito imortal ela vive como se fosse uma uma colônia de férias o mundo simplesmente para gozar do prazer do da vida corporal e voltar para a dimensão espiritual com uma mão na frente e
outra atrás com mais uma persona doente para ser tratada na próxima encarnação nós já fizemos isso muitas e muitas vezes nesta existência é mais uma experiência para viver com v maiúsculo e não pra ficar semimorto cheia de ferimentos cheia de posturas e gotas repetitivas todo mundo está acompanhando o pensamento gente então exatamente vão voltar aqui no versículo para entendê lo inteiro então jesus tomando a palavra de diz um homem somos nós na na encarnação atual descendo de jerusalém para jericó fazendo um trabalho é um movimento que é da busca interior de autotransformação a partir do
auto descobrimento muita é nessa busca cá em poder de salteadores simbolizando o movimento da criatura de buscar o auto descobrimento e quanto mais ela busca ao descobrimento mas ela tem interferência da sua personalidade e tendem a desistir a largar mão a não querer fazer esse esforço porque é muito trabalhoso o esforço de autotransformação dá muito trabalho então quando nós damos razão a subir personalidades no passado nós já tivemos muitas subir personalidades que agiu com muita preguiça moral e é natural que essa perdi essa moral tente tomar conta de nós ou não sim enquanto não tiver
resolvido até o último sentiu ela vai tentar tomar conta de nós exatamente isso que jesus está ensinando aqui então a nessa viagem interior nós podemos cair presa presos das sub personalidades que despojam que nos tira todas as possibilidades se deixarmos o processo correr dessa forma nos enche de ferimentos que são fruto desses conflitos que nós vimos na outra parábola e nos deixam sem mortos nos deixam devendo por viver e não vivendo com v maiúsculo ficou claro isso gente alguma pergunta até agora vamos prosseguir aconteceu em seguida que um sacerdote descendo pelo mesmo caminho o viu
e passou adiante o sacerdote era aquele que oficiava as cerimônias nos templos é que interpretavam as leis que falava de como que se devia proceder em relação ao próximo um aquele aquele que o testou era um sacerdote fariseu que conhecia muito bem a lei na letra ele já tinha lido a lei muitas vezes então ele sabia decora o que estava na lei então que simboliza esse sacerdote vamos ver simboliza o ego mascarado que produz o alto desprezo aquele que sabe a verdade e despreza a verdade quando nós estamos envolvidos com o ego mascarado nós fingimos
que as coisas não são bem assim que o conhecimento da verdade a gente pode deixar pra depois não é assim a todo mundo faz porque que eu não posso fazer a consciência às vezes grita dentro de nós mas nós desprezamos a verdade então o sacerdote quando vê o homem caído semimorto e não tá nem aí é o movimento da máscara do ego do desprezo da verdade mesmo conhecendo a verdade jesus ensina conhecereis a verdade ea verdade vos libertará mas seu despreza a verdade pra quê ela serve para mim nada então quando nós estamos num movimento
egóica mascarado a gente faz isso é o movimento do autoengano movimento de saber uma coisa mas não senti lá para poder vivencial um levita que também veio aquele lugar tendo observado passou igualmente adiante levita era aquele que interpretava a lei mas não preside às cerimônias ele apenas conhecia lei interpretava e só mas o que ele fez observou a pessoa caída e passou igualmente adiante não se importou com ela o símbolo do levita é o ego é evidente que conhece a verdade mas tem uma indiferença com relação à verdade é um desprezo um pouco diferente o
sacerdote como ele se nava para os outros e oficiava as cerimônias a gente é uma responsabilidade muito maior o policial é algo mascarada um processo mais elaborado de desprezo da verdade o olê vita é uma indiferença à verdade porque ele quer ele quer continuar praticando ações não verdadeiras não amorosas o evidente dá a pessoas da vazão aquilo que ela deseja no ego mascarado ela reprimir aquilo que ela deseja e da vazão de uma forma é mascarada os subterfúgios então saber a verdade desprezar a verdade indiferença em relação à verdade quando a pessoa por exemplo ela
despreza verdade ela não quer saber da verdade né ela está num processo de indiferença eu não quero saber a verdade pra quê pra continuar vivendo como se não fosse um espírito imortal que muita gente faz dá vazão ao ego evidente e aí jesus diz mais um samaritano que viajava chegando ao lugar onde já zia aquele homem e tendo visto foi tocado de compaixão então vejamos o símbolo samaritano é o ser essencial o espírito na sua essência tocado de compaixão pela personalidade egóica para o processo de individuação ou seja ressignificar as causas de dor e sofrimento
para utilizar a personalidade atual como instrumento de elevação e não de queda espiritual vamos refletir essa parábola juntamente com a outra quando jesus fala conciliasse depressa com o teu adversário enquanto está a caminho com ele como que ele é o que o qual é a proposta o ser em evolução que concilia ele não fica brigando com o próprio ego nem tampouco ele dá vazão ao próprio ego o que ele faz ele cuida do ego transformando o adversário em amigo exatamente a mesma coisa aqui o samaritano que é o ser essencial a essência divina ele não
julga o ego não condena o ego ele trata o ego como amigo a personalidade é uma das estruturas do nosso ego então o que vai acontecer ele vai acolher mas aqui a personalidade já foi atacada pelas sub personalidade então como ele vai a vai vai atuar com compaixão porque a pessoa já deu vazão aos sentimentos egóicos que ela traz como tendência ser trabalhada então ele já está caído semimorto coberto de ferimentos então a pessoa já deu vazão não é o que nós estamos estudando que o sentimento da compaixão aquele sentimento que vai aonde nós estamos
dando vazão ao ego evidente para realmente tratar disso para curar tudo isso que é o movimento da conciliação só que aqui a pessoa já está na prisão já está cheio de fé naquela prisão no medieval toda machucada toda é semi morta dentro da prisão se a gente pegava o pólo esteve nas prisões de paulo primeiro dava uma surra nele paulo silas já tomaram uma várias ruas ficavam semi mortos literalmente e depois eram jogados dentro das das prisões que eram subterrâneas não se via nem luz do sol então exata a um lindo uma parava com a
outra a gente vai vendo elementos de ligação entre uma e outra e processo de convite de jesus para que nós procedamos com trabalho interior de autotransformação o samaritano acolhe o samaritano auxilia é assim que nós devemos proceder e o samaritano auxilia com o hospedeiro não vamos ver daqui a pouco que significa hospedeiro esta parábola é muito rica de elementos para nós trabalharmos o processo de auto transformação como nós desenvolvemos a alta transformação a partir do auto descobrimento perguntas até agora então depois que o samaritano acolhe o é viver o homem é tocado de compaixão tua
virtude acolhedora por excelência que ele vai fazer ele aproxima dele deitar-lhe óleo e vinho nas feridas e as pensou tratou depois pondo no seu cavalo levou a uma hospedaria e cuidou dele têm símbolos significativos nessa para nesse versículo primeiro como você trata de um processo com compaixão distante olhando de longe vejamos o sacerdote ou de longe e passou ao largo levita viu a observou também passou adiante o samaritano aproximou se ele se tocou de compaixão e se aproximou o que significa aproximar de nós mesmos acolher em que momentos que nós somos convidados a nos acolher
todos ah mas eu só me acolheu quando estou fazendo coisa boa aí eu fico muito comigo ficou ótimo comigo se eu fizer qualquer coisa errada eu dou-lhe por de a bordoada em cima de mim é isso que o samaritano faz o movimento da alta exigência que nós vimos da por outra parábola exatamente esse a pessoa se julga se condena esse pune colocando na prisão ela dá uma surra nela mesmo e se joga ela própria na prisão tudo com ela claro que não se nós fazemos conosco nós fazemos com os outros aqui a mesma coisa a
pessoa tá lá semi morta coberta de ferimentos a pessoa somos nós roberta deferimento você vai lá e tattoo nem aí quando você fizer a coisa certa eu volto para ajudar esse é o papel do sacerdote e dodô evita você tá aí semimorto que se dane muitas vezes nós fazemos isso conosco e o convite é de aproximar a acolher a compaixão é o sentimento profundamente acolhedor quando é que nós mais precisamos de acolhimento quando nós estamos cheio de ferimentos o que gera os ferimentos ligeiros são gerados pelo que pelo desamor praticado por tudo todos os atos
heróicos nos ferem então todo todo o desamor que nós praticamos os com base nas tendências da sobre personalidades nos fere profundamente nos machucam nos deixam semi mortes frustrados então nessa hora nós queremos o que muitas vezes nós desejamos o que a perfeição de nós mesmos aí o que vai acontecer a pessoa que estava ferida cm morte fica mais machucada por isso jesus fala aproximou-se vem aproxima e acolhe e trata como amigo não é adversário e amigo concilie ti depressa com o teu adversário ele está ali semimorto o unindo uma parábola qual outra porque elas são
muito próximas as duas são parábolas da compaixão concilia acolhe trabalha para curar a ferida e não para machucar mais a ferida é assim que funciona então coloca óleo como os ver o que significa o óleo se é a questão 919 há a questão 919 a ver que santo agostinho e fala do método que ele ele praticava é o próprio processo de auto com o descobrimento é a viagem de jerusalém para jericó ea forma amorosa como ele coloca que é pra ser feita essa viagem é o acolhimento do samaritano o óleo é uma companheira imprescindível da
compaixão é alta aceitação eu só vou conseguir me acolher se eu me aceitar se eu me aceitar com as minhas feridas se eu me aceitar quando eu estou c mínimo se eu me aceitarem qualquer circunstância qualquer adversário que que estiver no meu caminho eu acolhê lo eu conciliar com ele concilia depressa quanto o adversário enquanto estados a caminho com ele a esse da guerra esse problema que é muito cabeludo não dá pra conciliar é assim que o samaritano haja não não há problema que não possa ser acolhido a virtude da alta aceitação é o óleo
que você coloca porque o óleo faz o quê primeiro na ferida vejamos as estradas eram asfaltadas na época é muito importante para entender as palavras a gente mergulha lá na na época histórica e da época histórica trazer para os aspectos psicológicos o que acontece o que aconteceria para um homem que foi tomado por ladrões que deram uma surra nele e fecharam de semimorto cheio de feridas ele ficou prostrado na estrada de terra as feridas ficaram cheios de quer de terra machucadas então quando ele coloca o óleo olha para limpar as sujeiras que estão ali se
eu não aceito que existe as sujeiras dentro de mim tenho como limpar mas primeiro é preciso reconhecer que existem sujeiras nas feridas estão sujas estão feridas estão contaminadas cheia de surge dados trazendo isso do aspecto no aspecto psicológico emocional existem muitas entre aspas sujeira dentro de nós na outra palavra arábia jesus o teu usou o termo adversários são os sentimentos egóicos é possível aceitar todos eles para usar o óleo para limpá los ou não é possível é esse o caminho é essa a condição para superação eu aceito que existe a sujeira mas não para deixar
sujo eu aceito para que para limpar para limpar a sujeira então óleo que é o azeite que se usava nas feridas da época era para limpar não tinha água oxigenada não tinha e outro ao que eu dado nada disso na época era óleo então olha limpava dobri ficava tirava todas as sujeiras da ferida para depois colocar um vinho porque o vinho tem a propriedade anti séptica por causa do álcool e da própria característica do vinho que tem hoje se descobriu que tem flavonóides antioxidantes tudo que tem no vinho então ele é outro símbolo importante se
o óleo a autoaceitação vinho seria o que é que o acolhimento é aproximar céu é o processo como um todo o vinho é o alto amor oi sim ele flexibiliza a ele ele aquela que a figura porque imagina uma ferida de verdade cheia de terra que estava úmida e seca poder ele estava lá java já estava um certo tempo então a ferida estava seca e cheia de terra por que passou o sacerdote passou levita só depois que passou o samaritano tudo isso todas as minúcias históricas importante para a gente vir só o aspecto psicológico então
o óleo vai é auto aceitação nos torna pessoas flexíveis e maleáveis por que que eu vou ser eu só me acolheu quando eu faço coisa certa quando faz coisa certa não precisa acolhimento tudo bem mas quando eu cometer algum erro quando eu pratico alguma são egóica evidente ou mesmo mascarada é um momento de acolhimento quando eu dou vazão a uma uma tendência de uma sub personalidade do passado é o momento do acolhimento é o momento para colocar o óleo auto-aceitação aceitar que eu tenho isso e colocar um vinho do autonor para que eu já limpei
a firme da com óleo nem aceitei o alto amor para que eu me envolva com compaixão para cicatrizar essa ferida não manter a ferida machucada suja da forma como está então as feridas são o que é dor e sofrimento causado pelo processo de dar vazão às tendências egóicos evidentes e mascaradas os salteadores fere machuco então são as nossas machucaduras internas psíquicas e emocionais que nós se o espinho na carne que paulo diz o espinho na carne paulo é trazia era do de temas é cedo sido o primeiro algoz dos cristãos depois que ele converte o
amor de jesus se converte ele trazia aquele espinho de ter sido instrumento primeiro do martírio de esteve que foi o primeiro marco do cristianismo e de vários outros que ele matizou e claro que quando nos machucamos os outros que nós estamos fazendo machucando a nós mesmos aí jesus diz que ele pôs no seu cavalo por no cavalo que significa vamos ver o acolhimento dos instintos das nossas tendências inferiores são as tendências inferiores que nós trazemos do passado espiritual e que ainda existem até hoje que nos tomam de assalto as sub personalidades que são os salteadores
os ladrões que trazem todo 11 uma série de inferioridade queria são as nos movimentos incentivo por isso o cavalo animal até no livro dos espíritos diz que as paixões são iguais é igual a um corcel que é pra ser domado lembro dessa frase no dono no livro dos espíritos no capítulo sobre as paixões então quando nós a com o corcel é a cavalo é outro nome que se dá o cavalo que um cavalo bem robusto corredor muito capaz e até o carro se tem a ver com a auto responsabilização tenha via auto responsabilização é todo
o processo do do acolhimento por parte do samaritano é tudo isso é assumir responsabilidade por por conduzir a própria vida então todas nossas tendências inferiores elas são para ser acolhidas então nós vamos colocar o homem semimorto em cima do cavalo da dessas para acolher todo o pacote todo o conjunto para transformar gradualmente tudo isso elevou para 1 hospedaria a hospedaria significou acolhimento amoroso por meio do auto cuidado ele levou para hospedaria para cuidar do homem o acolhimento amoroso por meio do auto cuidado é a forma claro que há entre a responsabilidade ea alta responsabilidade pelo
acordo falou o autocuidado autorresponsabilidade tomar conta de você você não vai nem se desprezar nem dar vazão aos seus movimentos e goi qos você vai cuidar vai cuidar para curar as feridas aquele homem precisava de tempo para curar as feridas tinha como samaritano só passar óleo e vinho das feridas deixar lá caído seria um processo parcial mas o samaritano ele faz aquilo que é total é na totalidade das coisas que se vivencia tudo então ele vai trabalhar em função de a do acolhimento total do ser não exatamente a postura o samaritano prática acolhimento amoroso cuidando
de todos os detalhes para que as feridas sejam cicatrizadas para aquele homem que está semimorto viva mas não uma vida comum uma vida com abundância no dia seguinte tirou dois denários e os deu ao hospedeiro dizendo trata muito bem deste homem e tudo que despender içá mais eu te pagarei quando regressar temos aqui mais símbolos significativos primeiro dois cenários porque dois de nados tem uma questão muito importante aqui vamos ver os dois cenários simboliza a força em do evolution chuva em trégua ea força alta evolutiva ação qual é o propósito de deus para todos nós
vimos antes do intervalo que nós evoluã mos até a felicidade deus já nos dotou de uma força que está ligada à lei do progresso que ele colocou dentro da nossa própria consciência essa força chama-se força em do evolution e vá de endo dentro dentro do ser que convido será evoluir evoluir até a felicidade plena como nós vimos essa energia amorosa do criador é convidativa convido ser a evoluir o tempo todo o tempo todo nós temos esse denário convidando a evoluir para cuidar pra realizar os cuidados necessários mas só vão acontecer os cuidados a partir de
uma entrega força em devolutiva por meio da força alta evolutivo porque como nós vimos a energia de deus é sempre convidativo nunca impositiva então se ela é sempre convidativa é óbvio que é necessário que nós aceitamos o convite então por isso ao ter evoluído tiva se não houver uma vontade de evoluir e crescer a força entendendo evolutiva evolui por nós se não a gente ficava de braços cruzados e à própria divindade evoluiria por nós bastava o tempo passar não é assim é o esforço nosso então entregarmo-nos as leis e agirmos desenvolvendo as virtudes em nós
esse é o processo do cuidado de todo esse movimento ligado a essas duas forças em devolutiva e alta evolutiva são os dois cenários para que a hospedagem do homem caído aconteça e hospedeiro quem é oi a de um microfone do lado dele a força indo evolutiva podemos dizer que ela é senadora ea impulsionar vai impulsionar ea força automotivo é o que vai dar toda a agressão se á a força é hindu evolutiva impulsiona assim ela convida e aí eu falava com vida fica mais adequada porque é uma energia que convida o tempo todo ea auto
que vai ao terror utivo é a aceitação do convite para a diretriz que a própria força em do lobo motiva já ofereceu sua força ainda evolutiva vem da lei ea força alta evolutiva da prática das virtudes efetivamente em nós agindo para cumprir a lei o que dá a diretriz não é alto e motivo ela foi ainda evolutiva porque ela vem da lei é da lei de progresso na evolução ea alta evolutiva você aceitar o convite da lei e seguir adiante o hospedeiro é a personalidade que se torna enfermeira para sem sintonia com ser essencial que
é o samaritano funcionar que funciona como médico interno cuidar do ser ferido vejamos aqui na paraíba nós temos duas é dois símbolos para se designar a mesma coisa primeiro o homem que simboliza a personalidade atual e hospedeiro também simboliza a personalidade atual só que com uma diferença no na outra personalidade sem sintonia com ser essencial por isso que ele caiu preso dos ladrões dos salteadores aqui o hospedeiro está em plena sintonia com samaritano então o hospedeiro é a personalidade atual em sintonia com o ser essencial para se tornar enfermeiro do homem caído vai cuidar de
que do homem caído vai cuidar das feridas vai cuidar daquele estado é que ele está semi morto se houvesse o cuidado desde o início estaria sem morto não estaria ferido mas não houve o cuidado não houve a conciliação com o adversário por isso ele está agora nessa condição de ferido então é dessa forma que nós devemos tratar a subir personalidades do passado como enfermas como doente para serem curadas de preferência antes de fazer praticar feridas em nós e se já temos as feridas cura as feridas de agora e vamos curar as feridas do passado também
porque essa sub personalidades estão bem estão feridas porque ela se torna um salteadores porque trazem muita machucado interna e aí por um processo de manifestação elas vêm manifestam aquelas experimentos que estão aflorando depois temos outro símbolo trata muito bem deste homem novamente o alto acolhimento primeiro ele se aproximou ser essencial agora ele pede para o hospedeiro tratar bem é o símbolo do alto acolhimento amoroso que envolve o desenvolvimento de 5,1 diz fundamentais autoamor a autoaceitação autoconfiança auto valorização e auto respeito podemos incluir aí o alto custo dado que tem a ver com a aam os
símbolos anteriores que nós estudamos mas esse 5 75 virtude aqui formam um círculo virtuoso o alto amor para que nós nos acolhamos com compaixão profundamente nós não é para que nós fiquemos exigindo perfeição de nós mas para fazer esforços de aperfeiçoamento então eu eu me amo é que é o óleo ladonna é o vinho na verdade e depois trabalho alta aceitação também me aceito como eu estou que o óleo na do do cíngulo anterior então o óleo vinho autoamor e autoaceitação as minhas aceito como eu estou com as minhas limitações agora não me aceita uma
pessoa limitada a entrar em bonn em em sintonia com a autoconfiança eu confio que eu tenho toda a capacidade de superação de todas as limitações que eu tenho então eu confio em mim nas minhas capacidades de transformar toda e qualquer limitação a partir do momento que eu confio em mim na minha capacidade de superação das limitações eu me valorize enquanto ser enquanto serem evolução que está evoluindo gradualmente e que o valor que eu me dou não é pos apenas as coisas certas que eu faço mas por todo o crescimento que eu vou realizando em todo
momento inclusive quando é e aprendo com meu erro e seguir em frente o valor que nós vamos nos dar é o valor como ser espiritual em evolução não o valor só quando você está fazendo as coisas certinhas isso é mais cara do ego é por pós proposta do do sacerdote e aí eu me respeito como um ser um processo de evolução com o espírito imortal filho de deus aprendiz da vida nós criamos um círculo virtuoso com essas sim 5 virtudes acolhendo tratando muito bem de nós nos cuidando despender lhes a mais e eu te pagarei
quando regressar os custos pode ser mais do que do dos que os dois cenários então aqui simboliza os esforços no limite das forças que trazem como recompensa a felicidade existencial vou fazer todos os esforços cuidar tratar acolher confiar que podemos trabalhar todo e qualquer limitação tão nós vamos fazendo todos os esforços a felicidade vai sendo com vai ser consequência desses esforços no limite das nossas costas por isso é que é o símbolo do despender jamais e o pagamento é recompensa a recompensa pelo esforço qual é a recompensa dos nossos esforços sempre será a felicidade a
felicidade plena do futuro espiritual ea felicidade que começa agora relativa aos nossos esforços ficou claro a parábola gente dúvidas sobre ela então vamos recapitular pra ficar mais claro ainda então nós estamos vendo um homem que descia de jerusalém para jericó o homem simbolizando nós na reencarnação atual na persona atual sendo convidados a fazer uma viagem interior de jerusalém para jericó aprofundar dentro de nós mesmos para perceber como nós estamos nos pen sando nós estamos pensando como espíritos imortais ou não como nós estamos nos sentindo nós estamos nos sentindo como espíritos imortais ou não como estamos
vivendo estamos vivendo como espíritos imortais o objetivo do mergulho de jerusalém para jericó uems quando nós despertamos para essa realidade o que acontece muitas vezes vêm os salteadores tem os ladrões tendências que nós trazemos das sub personalidades do passado das existências passadas dos ladrões ea os salteadores são a subir personalidades doentes que nós trazemos do passado que vem pra tomar lugar da persona atual para deixá-las m morta cheio de feridas mas não é pra acontecer isso não é para que ela fique semi morta ferida se nós agirmos como sacerdote nós vamos deixar o processo evolutivo
para a próxima existência já fizemos muitas vezes o ego mascarado fingimos que estamos evoluindo mas só fingimos e adiamos mais uma vez e mais uma vez mais uma vez a cada dia mento é um ladrão a mais que nós colocamos na nossa vida como espírito imortal é um salteador a mais porque a persona doente se torna um ladrão de nós mesmos que nos sugam e de energias que nos sugam as forças no ladrão faz eles busca o que o outro conquistou sem gás fazer esforços então cada negligência que nós fazemos como levita que agem de
forma negligente consigo mesmo e com o outro nós deixamos para o futuro e que acrescentamos mais um ladrão podemos fazer isso nesta existência gente podemos temos o livre arbítrio para mais uma existência perdida e deixar para uma próxima existência fazer o que nós estamos sendo convidados hoje mas vamos acrescentar a uma série de ladrões que nós já trazemos mais um e é assim que funciona o sacerdote passou largo o evita passar ao largo simbolizando os nossos egos mascaranas granada e evidente mas vem o samaritano o samaritano é tomado de uma profunda compaixão daquele homem caído
então ser essencial que nós somos a essência divina que nós somos nunca vai nos abandonar vai sempre nos tratar com íntima compaixão porque elas o ser essencial está sempre em sintonia com o pai vamos lembrar da forma como pai tratou o filho na volta do filho pródigo tratou com íntima com paixão aqui o samaritano já é o próprio filho pródigo só que o filho pródigo na sua essência se tratando com íntima com paixão o samaritano acolhe aproxima se do homem caído então ele se aproxima da sua persona a persona que ele está usando nesta existência
e faz o quê com a persona trata acolhe amorosamente coloca o óleo nas feridas aceita que existem muitas feridas muitas machucaduras tá cheio de terra tá seco de tanta terra suja então colocar óleo limpa e lubrifica faz com que aquela dor que estava muito intensa diminua e é isso que é compaixão faz ela colhe faz com que a dor intensa reduza diminua depois disso coloca vinho na ferida o automotor para acolher para curar não basta lubrificar a ferida é necessário curá-la cicatrizá lá cicatrizado ela não dói mais não basta o alívio é necessária a cura
então o samaritano faz disso tudo ele coloco vim coloco o óleo passa o vinho para curar e ele percebe que mantendo homem ali não vai haver a cura para que haja cura necessário tempo é assim que o celestial nos acolhe dando tempo para que o processo evolutivo citasse de nós não ter não estamos tendo a última personalidade a última encarnação nós vamos ter muitas e muitas outras encarnações quantas forem necessárias para curar tô das feridas para pagar até o último sentiu docentes faz sentido isso gente belíssimo neno analisando assim então ele vai sair acolhendo e
dando tempo para a própria persona ele acalma as tendências inferiores incentivas passionais colocando o ferido sobre o cavalo para que um cavalo transporte um doente como precisa ser esse cavalo manso se for um cavalo bravo selvagem é um coisa demanda do entre la paz então o cavalo manso jeitoso então ele vai ajeitando as tendências inferiores aí ele chega na hospedaria na hospedaria que é o símbolo desse acolhimento amoroso cada vez maior ele paga para o hospedeiro o hospedeiro que a personalidade atual que com base na força ainda evolutiva e na força alta evolutiva vai cuidar
vai cuidar das feridas todas vai cuidar e tratar do homem ferido que estava semi morto para que ele viva mas viva em abundância não de qualquer jeito eu vim para que tenham vida e vida em abundância ensina jesus e aí com base no cuidado do hospedeiro esse cuidado ele dispara hospedeiro trata muito bem dele e aquilo que for gasto a mais eu retribuirei é como ser essencial nos trata nos convidando na persona atual a fazer os esforços no limite das nossas forças porque a recompensa sempre vem em forma de alegria existencial de felicidade de harmonia
e paz interior de sentimento de pertencimento e aí o processo de vida em abundância vai se fazendo dentro de nós tem pergunta podemos dizer se então com esse tratar bem deste homem como resultado o que jesus corta o alívio às vossas almas o tratar bem a imagem que o alívio o alívio ele já proporcionou lá no na na beira da estrada com óleo e com um aqui é o descanso para a alma que o processo da da cura profunda que ele coloca no quando ele diz aprender comigo que sou manso e humilde de coração e
encontrareis descanso para o que é o processo do cura as causas das dores se cura ser se vou ser a pessoa cura as causas das dores o que vai acontecer alívio ou a superação completa da dor a lua lhe proporcionado pelo vim pela me pelo óleo a cura e pelos cuidados extras os esforços nos esforços para aprender para evoluir para crescer é o que simboliza todo o restante aqui da parábola ea recompensa sempre virá no esforço a partir do esforço despendido então um gráfico nós vamos verão e como funciona aqui nós temos o celestial que
o espírito imortal em sua essência o real o real condutor de nossa vida é um merda interno médico interno que realiza a individuação que o processo da alta iluminação da auto transformação na parábola é o samaritano que faz o papel do ser essencial nós temos a personalidade atual que tem como objetivo auxiliar as sub personalidades do passado o hospedeiro se torna o enfermeiro em sintonia com o médico interno que é o samaritano para que para cuidar para curar as as sub personalidades do passado nas quais o espírito infringiu as leis divinas por isso ela se
torna salteador as estão doentes porque o espírito infringiu as leis divinas ea ele é convidado a tratar não apenas as suas tendências atuais das causas atuais das aflições mas também as causas anteriores nas aflições e aí com esse com todo esse cuidado o espírito cicatrizar as feridas e uma vez cicatrizada ele passa a viver sem dor sem sofrimento esse é o grande objetivo da vida e aí concluindo a parábola com desses 3d parece ter sido próximo daquele que caíra em poder dos ladrões o doutor respondeu aquele que usou de misericórdia para com ele então vai
de jesus e fazer o mesmo com a misericórdia que o fariseu diz o doutor da lei que o sacerdote é a conexão com a lei de misericórdia a lei de misericórdia tem como virtude a ser para cumprir a lei de misericórdia compaixão ou misericórdia que a mesma coisa então nós somos convidados a exercitar a misericórdia conosco para poder exercitar a misericórdia com o sul compaixão conosco compaixão com os outros a parábola convida nos a um profundo auto cuidado a partir das reflexões que ela conduz o que ela produz o mestre estimulou doutor da lei a
refletir sobre o seu disco 'pista somos convidados a fazer o mesmo o disco 'pista se disfarça de muitas maneiras uns projetam as suas dificuldades nas que supostamente os outros trazem problema não sou eu o problema são essas pessoas que não me ajuda a essa família que não me ajuda outras vezes o disco 'pista se imiscuem nossos pensamentos com pinceladas de argumentos aparentemente coerentes mas que não produzem paz tranquilidade mais concreta no comportamento então não adianta se desculpar noite anta se autoengana porque ninguém se auto engano aquele doutor da lei estava tentando testar jesus num movimento
profundo de auto engano e jesus o coloca no para se observar se ele se observou naquele momento e mudou de conduta nós não sabemos naquele momento histórico mas com certeza enquanto espírito imortal nunca mais essa parábola saiu da mente dele e com certeza ele se transformou nós somos convidados a fazer o mesmo é fundamental portanto que mediante estas reflexões com sensi ice busquemos preços perscrutar o coração perguntando a nós mesmos as informações acerca da realidade espiritual que já temos disponíveis tem conseguido nos enriquecer o a ponto de nos colocar compassivos serenos ativos produtivos indulgentes focados
seguros podemos colocar aquilo etc já tem nos tornando pessoas melhores as informações a verdade que nós já conhecemos ou nós estamos marcando passo no mesmo lugar nós estamos numa prisão ou nós estamos criando motivos para ir para a prisão como nós estamos avaliação autoavaliação comparar você com você mesmo fazer uma análise de como você está a partir da análise ver como que você passa por ela está passando pelas experiências desafio fazendo avaliações eu estou melhor de verdade eu estou mais de tozzo do que eu estava se a resposta for sim fique tranquilo mesmo que ir
lá dentro você diga mas ainda não é suficiente mas não vai ser mesmo não é pra que você se torne perfeito nesta existência é para que você e trabalhe no limite das suas forças até o final da existência é esse o convite nos enriquecendo de virtudes e com isso você pode compartilhar essa experiência contou com os outros isso nos permite compreender a gravidade que é saber saber como fazer saber por que fazer saber o que vamos ganhar ao fazer o que vamos perder em não fazer e não realizarmos os esforços o conhecimento espírita nas nossas
vidas não é algo simplório não é algo que nós e vamos jogar fora o conhecimento espírita é uma luz é um farol nas nossas vidas porque eles nos dota do saber eles nos dota do saber como fazer ele nos dota de recurso para saber por que fazer saber o que vamos ganhar ou fazer sentimento de pertencimento alegria existencial felicidade paz serenidade consciencial o que vamos perder em não fazer quantos relatos de pessoas que tiveram todas as oportunidades que nós estamos tendo e saíram da encarnação pra ficar presos em regiões inferiores do planeta sofrendo amargamente o
que deixaram de fazer então nós sabemos o que vamos perder em não fazer será muito triste pra qual atacou cada um de nós qualquer um de nós não realizar os esforços no limite das nossas forças porque a verdade nos preenche de possibilidades mas preenche também de responsabilidades se nós negligenciamos a verdade o resultado para nós é de muito sofrimento muita decepção então essa isso aqui deve é esse parágrafo é ficar como um aviso para todos nós um alerta compreender a gravidade que é saber saber como fazer saber pois que fazer saber o que vamos ganhar
ao fazer o que vamos perder em não fazer e não realizarmos os termos tudo que a doutrina espírita nos propor sonho e não realizar os esforços para viver como espíritos imortais o exercício da compaixão pelos nossos próprios vícios e goi qos significa analisar com acuidade o que cada um deles ainda está nos influênciando a descumprirem o grande propósito de deus para nós ao mesmo tempo que é convidar aí e estimular as virtudes para vir ao encontro abraçar esse vício agora que se alimenta de nossas escolhas impulsivas indébitas para manter o abuso do ego em nosso
comportamento então quando nós colocamos a compaixão em si para superar os vícios egóicos nós vamos realizar o que o samaritano fez com o homem caído quando nós passamos ao largo como o sacerdote ou como levita nós vamos permanecer caídos cheio de ferimentos a compaixão portanto vai ao fundo das estruturas de dor que criamos para nós mesmos na raiz os sofrimentos que forjamos e faz com que nos entreguemos intensamente a vontade de deus para compreender que nenhum desses sofrimentos é real pois o real é o bem o bom o belo e que a alma não está
trancada franca afiada em suas dores em seus sofrimentos e tem capacidade de escolher algo melhor libertar se completamente das escolhas que geram dor e sofrimento nós não precisamos estar trancados em prisões em masmorras infectadas cheias de feridas de ferimentos machucados não precisamos o que nós precisamos somos convidados a fazer é acolhermos é colocar a compaixão em toda situação em que nós estamos deixando a desejar deixando para depois somos livres na dimensão íntima da escolha e tomamos nos de compaixão porque ainda não sabemos escolher ainda nos preocupamos e nos pós ocupamos sob o pretexto das referidas
circunstâncias quando sobre o reflexo das circunstâncias quando na verdade deveríamos nos ocupar com as questões que vêm de dentro de nós e que mudam as circunstâncias o que vem de nós perante as nossas escolhas gera alto do minho a autonomia por conta da auto consciência que exercitamos então nós ainda temos muitas dificuldades em escolher o que é melhor quando nós escolhemos equivocadamente não consensualmente é a compaixão que vai nos acolher em todas as circunstâncias não para se acomodar as circunstâncias mas para mudar as circunstâncias mudar a forma como nós estamos escolhendo e aí no movimento
de autoconsciência de autodomínio escolher melhor fazer as escolhas com sensi ice as escolhas essenciais fazer com que a verdade verdadeiramente nos liberte conhecendo a verdade para que a verdade nos liberte ao tomar consciência do que estamos fazendo é o atributo do livre arbítrio que a virtude da compaixão vai utilizar cada um de nós é convidada a se perguntar eu quero me sentir idade vai presente do universo as minhas potencialidades de felicidade estão disponíveis para começar agora a atuar dentro de mim e à minha frente à plena liberdade de realizar de maneira diferente amorosa o que
eu realizei de maneira e cota de saborosa eu quero isto eu quero nesse a neste átimo do eterno presente construir em mim o potencial de amor que me faz sentir pertencente ao universo eu quero escolher o amor para mim agora no eterno presente eu quero que todas as engrenagens das virtudes trabalho em favor do sentimento de compaixão são perguntas com sensi ice muito importante significativas para nós nos fazemos quando a resposta surge sem as máculas da culpa sem as sombras das lembranças aprisionados no erro surge por vontade de surgiu como o sol surge no horizonte
quando a resposta surge de um querer que é dádiva do eterno presente um querer que não têm condicionado o que virá nem o que já foi esse é um querer com a energia da compaixão que surge naquele instante para proporcionar o real transformação que libertará o ser da dor e do sofrimento então esse é o convite nós estamos finalizando o nosso seminário o convite é de nós refletirmos a vida com consciência de nós mesmos refletir a vida que não é perfeita ainda a nossa vida mas é passível de aperfeiçoamentos é passível de nós cada vez
mais mergulharmos no trabalho interior para curar definitivamente as nossas feridas e não usar a vida para formar outras feridas para ficar 100 m morto mas sim para viver uma vida repleta de abundância então quando nós neste momento depressa aqui agora escolhemos por viver assim é porque nós estamos envolvidos para energy pela energia da compaixão para nos libertar para sempre da dor e do sofrimento muita paz a todos e até uma próxima oportunidade [Música] [Música]
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