é quase nua boa noite boa noite boa noite gazo e alexandre aquino alexandre são severino daniel beauly marluce nossa cacheadinha moacir carlos robson mister silva boa noite é uma alegria encontrar vocês em mais uma sexta-feira não é professor eu tô virando o professor honoris causa tava dizendo a ele ainda mais um grande com a pessoa diga-se de passagem tudo bem nós vamos hoje tratar de ela só fica dando uma filha da linguagem a além de tudo que o marcos sabe eu preciso contar para vocês e nós temos um passado aí pela filosofia a década de
90 a produzir um livro chamado história da filosofia um livro ilustrado nas edições loyola e desde então a gente sempre fala daquele livro como um livro de introdução que seria muito interessante para os estudantes de letras de linguística na e nesses anos todos também ele tem repetido em todas as nossas conversas como a filosofia seria importante dizendo que esse nós já tivéssemos um trânsito anterior pela filosofia daríamos conta com muito maior facilidade com muito mais capacidade de compreensão daquilo que os teóricos nas ciências da linguagem fazem exatamente e hoje é ocasião então de a gente
ver o que o professor pensa a respeito disso oh e vamos lá palavra é sua o grupo é sempre nossa boa noite nosso grupo jair de amigos e as pessoas que estão chegando agora pois é depois de ter proposto esse tema eu falei puxa vida se voce da linguagem ela complicação porque é muita coisa né e nós temos realmente uma uma fartura de assuntos e de temas a tratar ele fala como marcos lembrou eu já mandei é coloquei no meu facebook né que não existe linguística que existe a filosofia da linguagem e suscitou uma séria
discussão olha as pessoas querendo entender o que é aquilo né eu tava negando linguística mas é muito simples né gente qualquer ciência precisa conceder o seu objeto e um objeto é concebido com base em teorização então é que ter filosofia por trás mesmo que não que a pessoa não a raiva às vezes até acontece de achar que está sendo inovador é reinventando a roda a gente vai ver que a coisa já existia lá no século 3 antes de cristo ou na idade média né porque as ideias circulam vão e vêm e voltam ganham alguma coisa
nova depois volta de novo então é quase com aquilo que está no asiáticos nada de novo sob o sol do sócio né o nosso querido amigo cartão já dizia não existe conhecimento existe reconhecimento né na generalíssimo século quintas de cristo e a gente tá aqui né não fala é o nosso reconhecimento a gente tá aqui discutindo importa o tamanho tá então é incontornável vamos falar muito dele aqui closet né então o problema mesmo é o seguinte né no caso específico da língua nós já falamos sobre isso quando tratamos do meu livro objeto é né a
língua não é acessível né nós não podemos tocar na língua mexer na língua como por exemplo um biólogo faz com seus bichinhos ou geólogo faz com suas pedras né então a língua essa virou lugar comum é um objeto escondido aí vem a pergunta escondido ontem né então se ela está escondida para os antigos estava a língua a linguagem escondida na alma em e hoje tecnologia forma seguimos vivendo sério mas a língua está na mão no cérebro ela é uma forma de pensamento ou pensamento é uma forma de linguagem então este é um drama que está
em senado desde sempre né as duas personagens linguagem e pensamento a relação entre linguagem e pensamento é uma investigação que se faz desde 2500 esse é um dos pontos nevrálgicos da história da linguística e da filosofia da linguagem né então abre os antigos gregos né existe uma relação de espelho né nessa nessa questão toda então para eles o pensamento a língua reflete o pensamento igual as leis nas regras da língua seriam a verdade exteriorizações das regras do pensamento o seu turno eles achavam que o pensamento refletia as regras da natureza e com sua vez que
a natureza era regrada de acordo com as leis que governam o mundo é inventar uma relação especular né língua essa mento natureza mundo cosmos universo então acreditavam e a conhecendo a linguagem seria possível né sistema as regras de funcionamento da língua sistematizar o mesmo tempo o funcionamento da mente da natureza e do mundo então essa é uma discussão que tá aí há muito tempo né a relação entre lógica e gramática sair não tem jeito da gente se livrar né então as regras da lógica as regras da gramática uma reflete a outra uma reflete uma depende
da outra qual é a relação entre essas duas senhoras que estão ali 2.500 anos tentando se fazer entender né uma outra preocupação também muito antiga a língua fabi individual ou é coletivo mas que ela pode estar embutida na mente de cada indivíduo e ao mesmo tempo ser compartilhada por uma comunidade inteira né versão uma o nó tremendo né então como é que pode se a língua tá dentro da minha cabeça como é que fazendo colocar ela para fora ou se entende que o como é que nós estamos em tem esse é outro problema serviço está
por aí que as pessoas todas fazendo referências com autores à medida que você vai ficar imagino que sim né a antes a estante vai cair não é a gente vai derrubando as prateleiras né o outro problema muito sério que vem sendo pesquisado também investigado é qual é a origem da língua né ah levantar diva divina ou alguma coisa que o ser humano criou por si só né desenvolver espontaneamente então os antigos também pensava muito sobre isso e lembrando que quando a gente fala que você da linguagem a gente tá falando tinha uma longa tradição né
que começa lá com heráclito no século 4 antes de cristo por quem inventou a ou deu uma nova cara para palavra logos e aí pronto que esse problema todo né logos é tudo que não é nada né então é a grande discussão sobre isso não é sobre logos a própria palavra logos o que é linguagem ou é pensamento né de logos vem lógicas né mas o óculos também era transferido pelos todos os primeiros filósofos gregos como a própria oração a frase com sentido né então a esse também é outro problema a origem e por que
que existem tantas línguas diferentes né a gente pode dizer que o ser humano é uma coisa só né e apesar das diferenças aparentes entre os seres humanos nós somos dotados as mesmas capacidades cognitivas físicas etc porque essa diversidade linguística a qual a razão para essa multiplicidade de línguas a explicação tradicional que foi levado e durante muitos anos nos cargos é que é um castigo divino a famosa história de babel então a o mito de babel tenta responder a essa questão né mas é claro que sendo um livro a gente não pode levar no tá certo
embora tenha sido levado muito a sério durante séculos inferno né e e também que as ainda desperta muita dúvida é a linguagem eu as vi a língua nasceu no único lugar a vez só ou nasceu em diferentes lugares né é uma tese a briga entre monogênese e paulo e gêmeas né então essa briga também a suscitou muitas especulações a respeito de raça de origem a uma série de assis né e se a língua nasceu em vários lugares então esse entre os melhores e os piores ainda superiores e inferiores passe a língua é uma só que
depois dividir em muitas aí já não se pode mais fazer isso tá são preocupações a filosofia da linguagem também aí né e aquilo que o marcos levantou é realmente né é o meu a minha grande que tentação porque se a gente conhece as tradições filosóficas isso nos permite ter o entendimento melhor da história das ideias linguísticas ao longo do tempo ano daqui um exemplo é bem claro bem sim o que é o nosso amigo of risk é considerado é o grande defensor da tese do inatismo a linguagem como uma capacidade inata do ser humano né
mas isso não é uma novidade do tons que ele não me vê pois ele mesmo reconhece o que a gente passa uma linha direta entre o pensamento dele e o nosso amigo patrão então nos primeiros vivo tchau música antes eu quero resolver o problema de patrão mas você não sabe qual é o problema do mandam mas se você vai entender a proposta filosófica do shopping né eu aquela ideia como é que a gente com tão poucos a estímulos né o segue a produzir uma língua morta infinito como é que uma criancinha que tem pouca pouco
estilo linguístico consegue a parte uma certa idade sei o que ela quer e todos os mortos né então isso já está é um problema que sócrates se levantou lá oi e a explicação era que a vi uma atriz a acham anos ligação de alma né então a gente já recebi esse conhecimento já de vidas passadas claro que não vai entrar por aí ele vai fazer uma abordagem biológica da coisa mas o mesmo tchau moça que publicou um livro chamado linguística cartesiana né então essa chegar ao racionalismo de de kart são platão de cartoons fazer uma
linha direta na que a linha do racionalismo pasto a mesma coisa quando a gente vai falar sobre a vitalidade o signo linguístico para todo mundo acho que você migração dos seus filhos né foi só seguir que inventou essa história que o signo tem significado significante et arbitrário mas essa é uma discussão também que nunca se interrompeu me que começa com o primeiro livro sobre linguagem na forma os identificam kate meu platinum a discussão sobre etimologia é também uma discussão sobre si as palavras têm uma origem convencional ou natural né depois isso passa pela tóteles passa
pelos históricos santo agostinho de quem falávamos agora a pouco prato dessa questão também né o dante alighieri no seu livro derrubar eloquência fala sobre a vitalidade do signo no século 17 18 os empiristas e racionalistas vão discutir também sobre isso né então não é novidade para a gente vai ler o curso de linguística geral o signo é aquário não se tem 2.500 anos e vem sendo discutido basta a gente tivesse uma informação em uma dessas histórias né a gente topasse com isso é no curso de busca geral não ficaria assustado já teriam a compreensão do
que se pa né então o que acontece a é o que eu aprendi com esse livro tomar cytotec depois a gente vai dar responde depois nós fizemos a sofia vander hovig não foi já história da filosofia né esse livro se chama história da filosofia publicado pelas edições maior do bryan magee bryan com y filósofo inglês eu descobri que morreu te amo eu abrir velhinho então vai uma disparidade social mesmo lindo estrago né então a gente aprende muita coisa quando eu traduzir te ligo e ajudou muito a colocar as ideias no lugar né então ali mesmo
a forma de descobrir isso existem duas grandes correntes filosóficas acidente vinculadas cada uma delas a multilog específico e o lado e do outro lado aristóteles não é então a gente pode dizer que tudo que ele tem ocorrido na filosofia ocidental de lá para cá é isso né são os partidos partidários equações partidários a principal no mês que vem né disputando as suas referências né a dizem que o aristóteles teria dito né uma frase que a seguinte só amigo de platão a sou mais amigo da verdade né então ele foi discípulo de platão mas a essa
frase o jornal disse não escreveu fazer uma maneira de dizer de que forma são duas correntes filosóficas que há contradições né que se opõem e vem criando nessa essa corrente né ao longo da história e a cada momento a cada período histórico a gente ver as correntes né e se opõem cada uma delas vinculadas a um estiloso né na idade média nós temos os domina a listas e os alimentos na época moderna do século 17 tempo falta esportes e abelardo um pouco né na época moderna nós temos que eu já os empiristas como loki o
grande filósofo inglês e os racionalistas como laybenitz na com espinosa e vão também discutir a linguagem cada um né dentro do seu foco aí dentro do seu a sua herança filosófica né na atualidade hoje aqui é nós temos as brigas entre as brigas não desculpe né nossas ações as suas curvas interior né entre funcionalistas e formalista sou gerativistas né às vezes abelha né mas são brigas na que acabam rendendo muita coisa boa para bom então a gente tem né ao longo do eles históricos essa disputa entre os platônicos era para sair só técnicos parece dizer
né evidentemente a não é a filosofia de platão a filosofia de aristóteles tal e qual elas foram formuladas por eles mas desobramentos né a quem intenções acréscimos né e por aí vai então de novo né eu tomando aquela ideia se nós conhecemos bem as tradições filosóficas nós poderíamos encarar e forma mais tranquila né as grandes posturas teóricas aba linguística moderna então vejam tanto o fernando só seguir quatro nome onde que trabalham com economias essas dicotomias são essencialmente platônicas nação a típicas das filosofias que a gente chama de boa lista né e tra e sempre com
polos opostos um desses polos né é aqui no reino da dos sentidos né acessível tangível concreto e o outro polo é o abstrato né é o das formas ideais etc né então a gente vê essa essa esse pêndulo por exemplo né nosso compromisso surianas diacronia-sincronia sintagma e paradigma significante significado ea maior delas quer língua e fala a língua um a fala que é a realização concreta é isso aqui dentro da caverna né a língua está em alguma alguma dimensão né isso é acessível pelo processo de abstração que se faz a mesma coisa quais são as
dicotomias estamos criando os famosos né a competência e desempenho a estrutura profunda estrutura de superfície depois princípios e parâmetros língua aí língua é então o novo é o dualismo platônico aquilo que eu põe o mundo real é o bom positivos e a coisa em si o mundo numênico então por exemplo a gente abre lá de repente o curso de linguística geral e toca com a seguinte frase a língua é forma não é substância sem nenhuma explicação ela liga forma não é substância e agora que a gente faz com isso né e a gente sabe que
a palavra forma é um conceito fundamental do platão de novo né famosas formas ideais alma é tão importante a palavra forma a filosofia platônica recente escrita correta de forma tão a língua forma não é substâncias já limpa não é esse para olimpo tá fazendo aqui agora ela arrumar outra coisa né está escondido a gente não sabe ontem então é isso né um bom conhecimento de sódio a filosofia ajuda na hora que a gente vai trabalhar com teoria eu ir de qualquer e é por isso que existe também uma área chamada filosofia da ciência não é
o nosso caso a filosofia da linguagem filosofia da linguística veja termos que nós empregamos no dia a dia na sala de aula para falar de gramática por exemplo o termo sujeito olha só que beleza sujeito vem direto do aristóteles nuvem ok mano grego né então nós somos sujeitos substantivo qual é a definição de substantivo que aparece nas gramáticas palavra que designa os seres em geral uma coisa bonita mas aí você pergunta o que mas o que é ser amento completa filosofia né então chama palavra que designa os seres a gente já você primeiro precisa ter
uma definição de ser um sujeito é a mesma coisa eu quero sugerir é o seco sobre o qual se declara alguma coisa pronto aí vem aquela bagunça se você não tem uma noção de sujeito metafísica né e é o que está lá no nosso amigo aristóteles né a gente fica bom a cada aula né olha assim de um sujeito de uma oração né o que que você define aquele elemento ali como surgiu o que está ali por trás né é porque a gente chama o substantivo de substantivos né então até mesmo para entender as noções
gramaticais a filosofia é importante e eu acho que vou terminar agora com essa outra reflexão é justamente isso né a possibilidade de reconhecer uma coisa está sendo dita agora nesse momento né vinculando com o que se passou há muito tempo atrás então essa semana ontem anteontem eu assisti a conferência do michael tomasello que é um solo americano que trabalhou muito hoje linguagem tornozelo a fez a sua conferência na série de conferências cavalinho ao vivo né e lá ele mostrou que a as crianças e elas antes da língua vem a linguagem então antes de focalizar a
criança usa gestos né a ponta faz uma série de movimentos corporais antes mesmo de começar a falar do seu cavalo a inteligente isso lá no século 18 já tinha sido dito pelo contrário é um kombi aqui é um filósofo francês o grande representantes do empirismo no continente né na frança e quando ele no ensaio dele sobre o conhecimento humano conta uma história fantástica né e como a linguagem surgiu a partir de um casal né é um homem e uma mulher que não sabia falar então inventando a linguagem a primeira coisa que eles fazem é justamente
usar gestos apontar né a movimentar o corpo e ele chama isso de linguagem de ação para exatamente essa linguagem de ação que foi né uma especulação filosófica de kant ar e o marco é uma zero provou existir com um experimento o empírico apple criancinhas com pesquisadores né dá uma linguagem de ação realmente não é uma maluquice inventada pelo né ele feita essa intuição isso foi comprovado agora era isso que eu queria dizer na medida do possível né se você estiver em condições de ler um pouco de história da filosofia introdução à filosofia né arrow especificamente
filosofia da linguagem é muito importante porque há muitas perguntas que vocês poderiam fazer para mim e para os colegas a gente saiu respondidas volta e-mail eu recebo mensagens com perguntas essas querendo saber coisas falando essa pessoa que tivesse lido um pouco de filosofia da linguagem ou menos de história da linguística história da filosofia já não faria essa pergunta que já estaria ali resolvido né então é isso que eu aconselho vocês procurem ler um pouco de história da filosofia e de filosofia da linguagem né eu me lembro muito bem a a a marilena chauí tem um
livro bastante didático convite a filosofia né não sei se continua sendo publicado está com deve ter dele não venha para a editora falando acho que deu mas este livro saiu a junto com o filme matrix então ela disse olha só o filme matrix é pura o patrão né porque a no filme se vocês se lembram se alguém aqui viu certamente viu ah o personagem vive no mundo que ele acha que era real mas não é o mundo verdadeiro mundo real está numa outra dimensão né é exatamente o princípio na água famoso mito da caverna então
se você pode ver um filme que foi feita em 1999 a gente fala assim olha que platão diante de mim na tela continue então é isso é possibilidade a filosofia nos dá chaves de interpretação importantes a equivale por longos períodos né justamente aquilo que a gente falou ninguém tá inventando nada né as ideia é repetida sem a rê formatadas e da laços permitem esses conceitos filosóficos básicos fundamentais nos permitem reconhecer as coisas com as partes a gente vai lidar nas ideias as propostas tudo isso então era por aí e a eu queria começar a falar
né e mesmo a linguística que surgiu no século 19 como uma área técnica é que vai trabalhar com morfologia e fonologia a gente fala puxa as linguiça século 19 romperam com a tradição metafísica lógica e passaram a se dedicar a língua em si para si mesmo mas quando a gente vai subir essa senhores né todos os alemães né bope lycra levem churrasco todo esse povo né você vai ver que a depois trás tem também as ideias filosóficas que circulavam na época então tem o idealismo alemão né e reggae enchem a pele insista reza todo mundo
ali atrás né então se tem o positivismo mas já a partir da segunda metade do século 19 com qual teve certa né então não tem como escapar o nosso querido e saudoso luiz antônio marcos quem não do murilo que está conosco já disse que a gente a parábola deveria publicar curso de filosofia da linguagem dele se eu conseguir se esse curso já conseguiu a licença da família eu publicaria sem dúvida pois então vou marcos que de quem eu fui aluno eu chamo de nosso filósofo da linguagem ele a dizia justamente isso né agora eu esqueci
per dizer sobre o marcos que foi jesus quem está ele me fez ler um monte de gente né mas alguma coisa que alguma relação que ele fazia aqui que eu acabei esquecendo sobre os alemães né mas enfim é isso eu queria dizer mais ou menos né para poder lançar essa bola para vocês poderem pegar no ar e ver o que fazer com ela sempre isso que eu vou te fazer com que se lembrei agora lembro fora essa memória nunca falha marcucci dizer o seguinte nós somos seres históricos o tempo inteiro ele disse que você não
pode pegar essa canecas em teorizar sobre ela então tem que ter bastante seu exame nós estamos pensando sobre as coisas então interpretar tentando entender é tal não são seres essencialmente teórico né isso é muito bonito e tem mais não é assim vai porque a gente tem mestrado doutorado pós-doutorado em qualquer ser humano qualquer pessoa né em tem a sua a sua atualização faz parte do ser humano é isso é isso é muito interessante querendo as criancinhas teorizam tempo todo antes então a e para quem quer se dedicar à de forma realmente profissional esperia ao estudo
conhecimento as teorias o fundamento oi e a filosofia é a base de tudo é uma obra que ele mencionou o convite a filosofia que eles mente está fora de catálogo era uma publicação da ática e está a um preço absurdo vocês podem ver mas pensando em filosofia no catálogo da parábola nós temos uma introdução à filosofia da linguagem de um autor conhecido por uma obra de retórica várias e ele tem também uma filosofia da linguagem muito maior pela unicamp essa introdução à filosofia da linguagem a coleção que sérgio foi publicada em 2009 pela parábola editorial
e pode ser uma leitura interessante para quem quiser avançar nesse nesse tema da live de hoje capítulo são poucos são quatro capítulos linguagem humanidade linguagem e universalidade a significação razão a linguagem então nós temos algo a segunda ou ruim nós temos a filosofia da linguagem e também temos outra introdução que vou sofia da linguagem mais extensa de inês lacerda araújo vocês pensavam que a gente não teria vocês nem conheciam esses livros não é mas um pouco por conta do meu interesse por filosofia esse livro está no catálogo da editora desde 2004 e tem sido reeditado
constantemente são cinco capítulos signo realidade a sentenças significação verdade referência à revolução vida quem está enviando os jogos de linguagem a controvérsia externalismo internalista referência e discurso o papel da pragmática então esse é um livro da professora inês lacerda araújo da universidade federal do paraná e eu vou anunciar a vocês o livro está para ser creditado o outro filósofo da linguagem e filósofo da linguística que nós temos é josé borges neto também da universidade federal do paraná e nas próximas semanas eu vou ver ativar esse título e ele estará em breve a exposição de vocês
justamente para anunciar que a parábola tem essa preocupação com filosofia para os estudantes de letras a ensaios de filosofia da linguística linguística aí vocês vão perguntar qual a diferença entre filosofia da linguística e vamos responder isso aqui e atrás descobri o ovo também fala disso novo no livro dele isso pronto muito bem e agora podemos ir embora não mas nós temos agora a conversa tá é porque entrou alguém que não foi mencionado o nosso bakhtin o que poderíamos pensar de bakhtin ea contribuição dele para os estudos do enunciado gêneros do discurso dialogismo como humanista que
era o que o professor pensa desse autor é a pergunta do carlos r de castro sem dúvida e vocês tem a parábola tem artigo também temos a o livro do faraco e aquele que eu e o bart desmascarado do do do bronca não não não contém editora tá bom a temos temos claro lá olha esse gente desculpa é muito livro na cabeça envelhecendo pois é ninguém mas e olha eu não precisa nem responder de fato é um grande filósofo da linguagem que deu a contribuição imensa a partir né dos anos 70 porque vai te escreveu
escreveu e russo é a obra dele ficou muito pescada na antiga união soviética os anos 70 que a gente começou a ter acesso a ao pensamento de bakhtin inclusive com títulos atribuídos a ele que não foram escritos por ele toda essa confusão toda mas de fato é uma grande contribuição para a filosofia da linguagem e nós temos no brasil muitos estudiosos bakhtin como por exemplo só falar com a professora beth brait então a resposta da estrada e ele certamente vocês lendo o trabalho dele vão poder reconhecer tirei ações pelas óticas né com os autores clássicos
sem nenhum nada vem do nada tudo bem de alguma coisa é muito bem a vanessa patrícia livros nós acabamos indicar vejo se você lembra de algum outro quais livros vocês indicam para estabelecer uma relação entre a filosofia e gramática para permitir uma reflexão profunda da linguagem olha vou indicar um livro que é um clássico já nosso né e que merece ser lido por todo mundo é o livro da professora maria helena de moura neves e se chama a vertente grega da gramática tradicional a tese de doutorado da professora marilene de moda nerd a vertente grega
da gramática tradicional está na atualmente a editora da unesp então a ela é um trabalho espetacular não é a professora maria helena de moura neves é especialista em grego então ela fala de dentro do texto pelas ela lê o preço igreja e decifra todos palito norte né então a vertente grega da gra olá meu nome é justamente isso olha lá que estuda os conceitos gramaticais os primeiros gramáticos que vai mostrando exatamente a filiação dos gramáticos alexandrinos né os criadores da doutrina gramatical tradicional os veículos filosóficos que eles tinham com os históricos no platão com aristóteles
né então ali muitas essas questões iniciais estão patadas né muito bem à elaboradas neste livro da professora maria helena de moura neves aclama tica sem dúvida é a gramática tradicional tem um embasamento filosófico profundo que é uma herança direta das reflexões foram feitas 300 400 anos antes dos gramáticos alexandrinos muito bem alexandre santos severino cada idioma tem seu padrão também de pensamento e isso se reflete nos estudos da linguagem quais autores são fundamentais para entender melhor a filosofia da linguagem olha é e quando a gente fala de linguística de filosofia da linguagem evidentemente nós estamos
falando dentro da perspectiva ocidental né nas outras culturas na china na índia e no japão né há uma tradição de estudos da linguagem árabe judaica então esse tem muitas tradições de estudos filosóficos e linguísticos né e a dá um desses conjuntos tem seus pensadores as suas ideias que os postulados né aí fica difícil a gente tentar abranger tudo né esse especialistas mesmo acidentais nessas nessas outras áreas de conhecimento nessa nesses outros idiomas né mas quando a gente fala da tradição ocidental e tem direto aí da da atividade clássica grega e romana né então os húngaros
vão estudar a filosofia da linguagem isso da própria pro funcionamento da língua e ninguém europeia mas de acordo com as coisas foram propostas pelos gregos e latinos né ah e uma coisa muito legal escutei levantou você vai relação filosofia com a língua né a a lógica aristotélica isso é muito interessante na lógica clássica dada pela aristóteles né e tentava ser uma o modo de representar as as leis de funcionamento do pensamento na verdade eram era um leite funcionamento da língua grega pênis no século 20 vai mostrar as categorias aristotélica são na verdade as classes de
palavras emprego né antes aquele que parecia né há uma explicação de como a mente funciona um hectare de uma suposta validade universal vale só para quem falando de grego porque a própria a própria explicação sobre o verbo ser né isso a sky e muito e as línguas nem existe o verbo copulativo né ou então existem línguas em que as diferentes atribuições que a gente dá pra você são representados por verbos diferentes né então isso é muito interessante de forma a língua tão impregnada e nós e até pensando que a gente está falando de outra coisa
está falando da nossa própria vida né então o obá venício no famoso dentro do seu livro problemas de linguística geral né que são dois volumes em 1966 ele trata essa questão da lógica e da gramática partindo da análise da língua grega para mostrar aqui na verdade a lógica aristotélica é a gramática da língua grega aí já é muito legal para ver também é muito bem temos robson mister silva perguntando a sociolinguística ao fazer ciência da linguagem em oposição aos gramáticos o pistas pode ser entendida como na verdade uma nova concepção da famosa alegoria da caverna
eu não sei não consigo relacionar essas coisas não né sócio linguística com a não ser que são os gramáticos copistas tão conquista da minha que ele mãos lá da idade média estava copiando nas bibliotecas né mas nesse caso não tem vínculo não sócio linguística é uma teoria linguística é baseada né em pressupostos teóricos e colados aos ultraliso sertanejo mas que tenta ver a linguagem deve ser o funcionamento social é mais esse vínculo aí eu não consigo fazer olá tudo bem sérgio claudino o que falta banho para alicerçar os cursos de letras com cadeiras filosóficas falta
as alca desmontar o costeletas todinho começar do nome né e montar uma coisa diferente no lugar deles né a gente tem que fazer a cursos g ciências da linguagem ou então que haja antes dela das pessoas entrarem nos seus cursos propriamente ditos né e haja uma introdução a tudo aquilo que é importante então fazer um semestre odores de filosofia né de sociologia e antropologia de psicologia é essa acontece em alguns países a pessoa entra para o a carreira de letras né mas antes de entrar nas coisas propriamente lindas ela vai estudar os grandes fundamentos das
ciências sociais e humanas a filosofia antropologia psicologia né então a seja isso é é né mas nos nossos primeiros nós temos pouquíssimas história da linguística em uma disciplina chamada de produção linguística que em geral é dada se não se mestre a todos os alunos da universidade para não ter uma específica né ai isso é a são as deficiências dos currículo de letras para frente dito né e eu já em vários escritos tem o criticado e proposta de faça uma coisa diferente oi carmem lúcia o marxismo pode ser considerado uma resistente na filosofia da linguagem não
é sempre funciona tiver marcos você pode você pode analisar os fenômenos a linguagem numa ótima notícia aí se você pode pegar um instrumental teórico e as noções marxismo e abordar a a linguagem a partir daí é o que faz por exemplo o rolo china of é do círculo de bakhtin o seu famoso livro justamente marxismo e filosofia da linguagem amo entra desiste a linguagem numa perspectiva marxista essencialmente né social os conflitos sociais a ideologia né a rua luiz já caseca 15 linguiça francês ele também tenta ele terceiro né alguém que faz estudo de linguagem numa
perspectiva marxista dialética né então é e não é marxismo que pode ser uma filosofia da linguagem é você pode fazer uma um estudo da linguagem uma ótima max por aí o bt eu não solo iniciais quais as contribuições de freguesia de quem está indo para o pessoal da filosofia analítica chamada virada linguística foi revolucionária mesmo ah pois é né mais ou menos a esses lógicos do início do século 20 de fato eram a complementar e modificar coisas que já vinham sendo ditas né então a filosofia analítica sem dúvida tem uma uma contribuição grande ali né
a pragmática linguística que surgiu na inglaterra é também que hoje a gente estuda muito na linguística mas eram os filósofos essencialmente é os timbres né o próprio de clientes têm que apesar de ser austríaco trabalhou na inglaterra roberto ruschel também criou uma nova novas propostas de lógica pega na página então no início do século tem muita gente e a pergunta gente início metade produzindo novas filosofias da linguagem a a famosa filosofia da linguagem ordinária de baixo comum né também é muito importante e tal ar a contribuição os nomes são muitos essa linha o bruno carvalho
professor quais são as principais obras dos homens que aquelas que não podemos deixar de ler para entender o pensamento dele a traduções delas para o português sim há algumas são produzidas em portugal não sei se no brasil estão mas são basicamente né os dois grandes vivos iniciais são as estruturas simpáticos né e a filosofia aprenda a linguística cartesiana a partir daí né você vai ter depois os deslocamentos outros textos né mas eu acho que são esses dois grandes livros onde 57/66 né em questão a todos os conceitos fundamentais a estrutura filosófica né eu próprio tomsk
né nós consideramos um grande linguiça o principal linguiça viva petra mas o que ele tem mesma filosofia do embate com muitos autores divertíamos que mais linguiça ele é na verdade mentirosa e vamos parar bem interessante ver também vanessa eu acho que a sua pergunta agora repete um pouco a primeira e aí tem a indicação do livro da moura neves não é a fazer tente grega da gramática tradicional por que você pergunta obras indicação de obras para uma abordagem da gramática da gramática associada a filosofia da linguagem é muito bem olices car ipa o que vem
primeiro o raciocínio ou a linguagem a essa pergunta famosa que não tem resposta né ou tem né mas aí é a eterna disputa entre os teóricos né não se primeiro a gente pensa e depois fala essa a língua é um retrato da pensamento né eu isso aí é a discussão que tá rodando a muito esperto a fala de vitrines time alexandre está sabendo que era uma outra live sobre o alguma só sobre quem está é muita coisa sobre a gente está em por aí né a lenda dos livros do próprio é vocês sabem que o
outro de quem está aí na verdade são dois vamos lá o primeiro primeiro lá e do tractatus né lógico-filosóficos de segundo das investigações filosóficas não é então é o segundo nega o primeiro só maravilha então você leu o livro devora aprendi tudo que ele descobre que o próprio autor minuto né então quem está em é um grande filósofo da linguagem trabalha com que a gente chama né a filosofia da linguagem comum da linguagem ordinária da uma grande tentação para pragmática linguística né ele chega a dizer que não existem questões de linguagem e nas explicações filosóficas
e só questões de linguagem é a formulação os problemas e realmente era as discussões filosóficas então é muito muito interessante muito legal mas eu não vou dar aqui uma áudio quem está aqui o nosso sonho especialista isso né porque ela prende o amigo que eu sou marcos que né e lendo as coisas do próprio com o pacu em resposta ao listas também podes pergunta mas o que fez primeiro o raciocínio ou a linguagem logo e costuma pois é isso aí eu tava conversando com o parque esses dias né e eu tava escrevendo um texto em
que eu queria fazer uma paródia do famoso essa obra existem isso logo existo cola vitória consumo do eckhart né então tá quer dizer penso logo existo né então foi já que a linguagem tão importante para nós poderíamos dizer falo o alguns isso ló cor era o consumo né e aí nós temos uma questão de linguagem interessante marcos é o seguinte né a gente então se não crescer olha que ficou só o francês eo latim não tem uma forma verbal que indica o processo formulações em português estou falando estou pensando né o espanhol o inglês aí
ó quem né então um estudioso americano tem que ele diz o seguinte é melhor tradução não é penso lá presente estão pensando logo esses na fato de eu ter a capacidade de pensar que garante a existência dos fatos estava pensando aqui agora né então isso é é uma forma de interpretar a famosa frase do backup gente tomou interessante né da também vocês estão falando logo existe sim não fato de eu ser dotado da capacidade de embaixo eu posso não fazer nada com ela né mas o fato de usar que está falando e prova a existência
então aí nós já temos a questão que dizia o próprio de quem está na questão da linguagem é não é é você traduzir penso logo existo mas estou pensando neste momento não existe nós temos uma uma coisa interessante ela então opaco me ajudou e a achar o melhor ferro para traduzir o penso ou falo que é o bloco do latim o verbo depoente então é é isso né então a audição estão impregnados a linguagem né que eu falei eu costumo dizer isso brincando nós temos carro e outra linguagem nós somos compostos de linguagem eu tenho
absoluta certeza mas isso daqui chega a dizer que os prédios que a gente vê aqui do outro lado da rua sem só feitas de linguagem e é pura verdade eu te chamar aquilo de prédio precisava ter uma palavra amanda henriques machado os primeiros estudos sobre linguagem lógica dos filósofos gregos tem a ver ainda hoje com as formas das gramáticas tradicionais sim na verdade é o contrário né as gramáticas tradicionais que se inspiraram nos postulados dos filósofos gregos a e a as classes de palavras por exemplo né então a gente vê é muito legal ou o
heráclito falava logos uma coisa só aí o platão tem de vídeo logo sem duas coisas em nome verso né o na maisena duas coisas aristóteles vem acreditar aqui no louvor já o aristóteles vai acrescentar do rema nós temos também as conjunções aí tem os históricos e aumenta particípio do verbo certo então a o conhecimento o conhecimento da gramática análise da língua as sendo elaborado aos poucos leva quase 600 anos né o instalar eles fala isso é interessante perceber que isso que a gente acha que é uma coisa pronto achei que acabada levou um tempão para
se formar e os fogos alexandritas e queriam a ação trabalho mais técnico objetivo né que era vou falar com os textos da grande literatura tradicional grega eles inspiraram nessas propostas dos filósofos especialmente os históricos né eu toda essa tecnologia a gente usa né o verbo advérbio o nome antônimo pronome as suas obras gregas né foram transplantadas da filosofia lembrando que esses filósofos daquela época eles não queria fazer linguiça estava fazendo filosofia né o interesse deles era outra na metafísico era entender o funcionamento da cabeça o funcionamento do mundo né então essas essa da análise da
linguagem na verdade eram elas eram no meio para se alcançar um fim tanto que eu digo prático do patrão tá primeiro livro e discutir sobre linguagem é um livro contra a linguagem ele vai mostrar que a linguagem não serve para a gente tem acesso a verdade né então tá nós linguiça temos frustrante né pelo primeiro livro sobre língua vem dizer que ele não serve para nada a mais tradicional e se está no livro da maria helena de moura neves antes é herdeira direta da filosofia grega é muito bem nossa agora correu aqui horrível ele mandou
um monte de perguntas eu vou me perder estávamos em amanda agora a melissa como vocês veem a obra de vidro style dentro dos estudos da linguística já falamos um pouco disso né é ele tem um impacto muito importante principalmente para quem trabalha com a área da pragmática né então assim os postulados do vídeo que a gente tem são muito a soldados dentro daquela corrente da filosofia analítica e é uma corrente é filosofia analítica baixo depositar justamente sobre a famosa linguagem comum linguagem ordinária oi tudo bem já que alguém falou de bakhtin e outra pessoa perguntou
sobre o marxismo o que o professor acha de voloch nave e sobre o subjetivismo idealista alexandre aquino alexandre aqui uma perguntinha do alexandre eh então no livro o marxismo e filosofia da linguagem para propor justamente uma visão marxista do fenômeno da língua o rouxinol se propõe a ele faz duas críticas muito bem e centradas uma é a filosofia ideal e da lista né e que ele se dirige diretamente a vida é uma peça normal e o outro explicitamente também é o sócio então ele desmonta essas duas concepções de língua e propõe uma terceira que seria
realmente a língua observada dentro do conflito social as disputas ideológicas que por aí vai né então vejam a recentemente 2017 saiu uma tradução brasileira diretamente do russo do livro max filosofia da linguagem para a gente antigamente se valer de traduções feitas a partir do francês e do inglês mais a professora sheila e da usp tens a junto com o teu colega fez uma tradução direta do russo aí então nós temos agora marxismo e filosofia da linguagem editora 34 diretamente do russo a vocês encontram tudo isso tudo bem eduardo moura eduardo moura é é o nosso
autor eduardo moura boa noite qual a influência de rússia nesta esteira filosófica da linguagem fosse assim ermo onde eu sei aquele que foi renegado pelo rádio era judeu é mesmo né então ela não conheço muito da filosofia dele né mas faz parte dessa grande geração de filósofos do século 20 né e se debruçaram sobre o fenômeno da linguagem também a numerologia é essa vagas todas bianca gomes como você se interpreta um conceito de sujeito em boa vista vamos lá no bbb sileiro vocês pois é né aqui não vai ser uma aula se tão explícita né
então você pesquisa lá os problemas de linguística geral para ver a porque você sabe um dando início é o fundador de toda uma nova maneira de ver as coisas né que é famosa teoria da enunciação né então você a gente encontra erros clássicos antes sempre foram usados mais cedo ele vai dar uma nova interpretação para essas esses tempos e impressas não sonhos né então anunciação né a análise que faz do tempo na estrutura a ver com anunciação aí eu gosto muito do perdi sobre a a não pessoa a moda terceira pessoa que não existe e
não é um pronome ela é o pronome eu e tu aqui não é pronome então essa discussão sobre o estatuto né da dos pronomes e dar uma pessoa está lá dá para resolver aqui rapidinho não o formalismo está ultrapassado pergunta marcus vinicius rodrigues gomes é não e sim depende de como você pensa né então a visão funcionalista da formalista seu põe em algumas coisas muito fundamentais né para começar a ligação do social ou para mim sem problema serve trabalhar só com forma né ou aquilo que tava aqui que eu citei a língua é forma não
essa distância né antes para mim é muito difícil então se você tem um auxiliar sala filosófica que se interessa pelo social pelo uso da linguagem é o formalismo deixa a desejar né a o outro dia eu tava assistindo né uma conferência online de uma pessoa né e falou que determinada construção sintática independe da pragmática a visão muito formalista né não existe nenhuma construção simpática que independa do modo como ela vai ser usada na vida real e em textos reais no diálogo entre as pessoas né então é essa essa divisão de perspectivas né o formalismo nos
ajuda a entender uma série de coisas interessantes tá mas na minha opinião não tem teclado momento de tati no olho consegue para passar antes você não não inclue a o uso da língua é o dialogismo a noção de discurso aí fica difícil ficar analisando a língua com uma coisa fechadinho esse mesmo é que é o que os trajes são fez né que fazia também a linguística histórica do século 19 essa coisa irmã dentista na como se ali em seguida própria hora as pessoas que falam essa língua é muito bem porque nas disciplinas de língua de
ensino de língua portuguesa e podia-se a frase a língua é uma expressão do pensamento a pergunta francisco wellington não sei olha que isso se faz né mas a ajuda não é uma expressão do pensamento ou a língua é uma expressão do pensamento já falamos disso aqui essa é uma das grandes disputas até orcas epistemológicas da linguagem a louca e dos dois mil e tantos anos a gente também está bem que medida a língua reflexo do pensamento o pensamento mais perto da linguagem ou essas duas coisas são interdependentes né é uma briga e separa né as
grandes os grandes partidos e teórico e e em que medida é o que eu falo é consciente ou não né aí depois a gente também pode apelar para a psicanálise a questão da a a ideia de que a gente fala consciente do jeans né pode jogar tudo no lixo então tem aí muita coisa para a gente pensar terezinha de jesus se pergunta em sua opinião qual é o maior filósofo da linguagem qual é o maior filósofo da linguagem gente é agora o mente é só que pensando que tem muitos muitos interessantes né aí é o
que é aquilo que eu falei né começa a disputa começa lá na grécia antiga então se vocês estive é um deles mas você acha cara sim mas a eu gosto muito dos empiristas né do século 17 18 não lote onde aqui também que eles têm uma perspectiva mais social da coisa né interessa muito mas o patão né é um problema a gente não consegue se livrar do platão é aquela frase famosa toda a história da filosofia mais uma loja jogador perder é sapatão é isso quem disse foi um filósofo inglês é chamado red ele se
toda a filosofia é uma nota de rodapé plantão que ele lançou todos os problemas lá aí chegou aqui para gente então o guimarães rosa dizia isso ele fala aristóteles a parece lidar com a coisa mais concreta parece que está mais próximo da verdade mas o patrão escreve tão bem ele joga coisa no mundo assim então dá um bonito né a interessante e com aquelas imagens todas a gente acaba sendo seduzido por ele também a respeito disso o carlos r de castro diz a lei vamos que deveríamos começar a valorizar nossos filósofos da linguagem como freire
marcos e marcos que realmente era filósofo filósofo da linguagem se tem a formação geral a alemanha graduação mestrado doutorado em filosofia em filosofia da linguagem então a agora o freio eu não reconheço falo feio também paulo freire como filósofo da linguagem é porque não tem como fazer alguma coisa nessa linha se tem uma fundamentação né eu explico sabe é outro valor eu achei diferente eu fui aluna do marcos que lá na universidade federal de pernambuco né e era muito interessante porque a os colegas e as colegas saíram da aula de nossa tô com dor de
cabeça né porque ele tá explicar uma coisa simples ele vinha desde platão chegava até testar então fazer todo o percurso lançada todas as ideias face a situações né a fazer os esquemas um quadro pra gente ficava ali né completamente embevecido com aquele aquela torrente de ideias que ele trazer um e não realmente é o é o nosso grande filósofo da linguagem mas não podemos esquecer também já se paulo borges né o borges object prestem atenção no borges é esse daqui é sem atenção nesse nome é esse daqui também é um jeito de escrever muito bom
muito agradável maravilhosa deve forma instigante e vale muito a pena muito bem gabi não chegou pergunta nenhuma sua aqui tô revendo e não chegou sobre o que quem está em em suas investigações filosóficas 1941 49 ele promove uma visão pragmática em trocou lógica da linguagem centrada sobre a noção e jogo linguístico é os comentários utilize pôs tolotto esses jogos quereriam dizer que não podemos pensar em filosofia antes de pensarem linguagem e essa é deixa eu ver aqui se eu consigo dizer isso mas aquilo que a gente tava dizendo aqui já né e para que a
gente tem não há problemas filosóficos a problemas de linguagem na formulação dos problemas então é daí que vem a noção dele de jogos linguagem a noção também de formas de vida ele usa reconheça quem está em é muito engraçado porque eu costumo dizer que foi ele que me deu o meu emprego né onde eu fiz o concurso para a universidade de brasília um a e na hora de preparar aula didática não tinha lá uma pergunta era qual a natureza né o signo linguístico e aí comecei a pensar todo mundo é feliz não vou jogar tudo
isso para falar sobre a gente tá e tu sorte né a isso agradou a banca e a professora depois eu me diz nós que beleza você pode ficar espada a gente quem sabe quem é eu gosto demais aqui da filosofia da linguagem dele então falou que tem está me deu um emprego né ah e por que tinha recentemente traduzido lançamento aquele vai magrinho então tava na cabeça ele tem destaque na obra carlos é que eu entendi que você queria classificado o paulo freire como filósofo da linguagem que ele é um filósofo eu não teria que
eu não negaria de seus aumentar eu só pensei na história de ele ter se dedicado a filosofia da linguagem mas é claro que ele é um o nosso fio um pensador de uma das nossas maiores pressões disso não há dúvida eu me lembro perfeitamente de uma conversa uma diretora de editora americana ela me dizendo que o livro do paulo freire pedagogia do oprimido era o livro mais vendido da queda de toda chamada continuo unbox ele realmente é um pensador eu só hesitei o que nós estávamos pensando aqui em estudiosos dedicados a filosofia da linguagem mas
eu não retiro dele estilosa de modo igual a formação claro podemos dizer que a gramática o que é carros podemos dizer que a gramática é a mãe da linguística o nesses khalifa a olha nunca tinha pensado assim mas podemos dizer sim né é é é justamente por isso que o outro dia estava dizendo que essa suposta esse conflito entre linguiça os gramáticos é falso porque na verdade é isso né ah os filósofos filósofos alexandrinos gramáticos alexandrinos são os primeiros doenças profissionais né e não se preocupava tanto com essas questões metafísicas esse pensamento reflete a linguagem
sem fazer que fizeram para trabalhar e forma concreta contextos pagar ir e criaram né o programa operacional para rodar aqueles textos é assim que eu analiso a gente né então a em né a filosofia da linguagem ea sta cruz da gramática sem dúvida assim é a mãe da linguística a linguística moderna e só vai ser assim se cristalizarem no século 19 herdeiro de uma longa tradição e filosofia da linguagem o carlos azevedo o que você acha do novo livro do daniel é verdade e as críticas ao no am homem não vou falar a respeito aqui
acabaram de chegar os eu tô fazendo a pergunta nesse momento neste momento eu não sabe quem é complicado é uma coisa você pode falar a respeito da questão da recursividade não quer dizer ótima que eu digo é o seguinte tá é perguntar um partido nenhum dos dois primeiro porque eu sou anti fabriciano de carteirinha né não nego isso nas questões de linguagem entre linguísticas na política mas o que eu costumo dizer é o seguinte eu acho muito complicado alguém descrever uma língua é o mesmo tempo tentar imaginar o que se passa na cabeça dos falantes
daquela língua né então esse é um problema antigo é né ei até em determinados momentos da história da linguística gerou o modo de ideias racistas por exemplo né aí fala essa língua primitiva então ele não consegue desenvolver um pensamento abstrato no primeiro não sei o que é então eu falo sim vamos esperar então vê se é alguém dessa comunidade que fala essa língua se torna linguiça e nos realmente que acontece nessa vida né então ela nessa questão eu não tenho aqui uma distância porque eu acho que têm problemas dos dois lados né agora uma coisa
é eu acho que o sol me esperando em consilidade é necessária uma lei você responsabilidade não é língua mesmo eu não há como um grande dos postulados da gramática universal dos dons não é que consilidade eu acho que sinônimo de língua então fica difícil imaginar uma língua sem e possibilidade mas aí depois a gente conversa mais sobre isso o sozinhos não em público muito bem tiago figueiredo já não está provado que a linguagem é que produz o pensamento barra sentido tiago figueiredo não está esse é um problema né é é a questão que está realmente
ainda com dente aí de que provoca todas as ações até mesmo pessoas que trabalham com psicologia experimental que fazem peste aparelhos não conseguem resolver essa questão ou resolvem tomando lá uma posição né assumir uma postura aceita aquilo em paz né mas essa relação pensamento e linguagem é o grande nor a filosofia da linguagem da linguística geral em seus estudos sobre a linguagem começaram através da filosofia como a filosofia passou a ser um campo da linguagem e essa tal da filosofia da linguagem e qual o seu principal foco de existir é pergunta da gabriela araújo não
existe as que interessante no livrinho do hulk é para que a gente francesa foi o tomar traduziu né acho que eles são as palavras exatamente essa a filosofia da linguagem não constitui um campo uniforme unitário definido a filosofia da linguagem não corresponde nem um conceito nem a um campo dos disciplinar bem constituído entende-se por filosofia da linguagem um conjunto de reflexões de origens distintas observações dos filósofos a respeito da linguagem análises técnicas construídas a partir dos formalismos lógicos avaliações do papel da linguagem comum ordinária e construídas a partir dos saberes positivo que tomam a linguagem
como objeto e aí surge a filosofia da linguística exatamente então vejam a os grandes filósofos que se preocuparam com a linguagem eles não se tornaram conhecidos especialmente por causa da linguagem né então logo por exemplo ele é reverenciado com um grande pensador da política o campo de ar que tem a ver com sensualismo com forma de pensamento no líderes um grande matemático aí também queria trabalhar com conhecimento humano como que a gente chama de filosofia da linguagem a isso é de pesca desses grandes pensadores aquilo que eles disseram sobre linguagem né e a gente tenta
a alinhavar essas ideias mas a disciplina filosofia da linguagem né não é uma disciplina não campo descrito é isso é bem interessante como disse o burro né eu me lembrei agora essa experiência as palavras desse o que é a filosofia da linguagem uma coisa que a gente monta com aquele que foi dito na ao longo do tempo o carlos azevedo comenta eu estudo de leza guatarri e a muita crítica aos fãs assim sem dúvida né o lançamento porque tem uma perspectiva de uso né não fica difícil aceitar essas nações né na artistas já aparecem a
filosofia da linguagem do timão e tudo bem hoje as perguntas são essas nós estamos é uma hora de conversa uma hora já é só fazer uma hora de conversa então a respeito do chomsky não é eu queria a recomendar pra vocês a leitura de um livro do marcos tomazello ah eu acho que algo que tá traduzido no prazer tomasello tem vários livros né mas tem um e se chama às origens culturais da aquisição do conhecimento a obrigado pela martins fontes às origens culturais aquisição do conhecimento é uma tradução de título da qual eu não gosto
porque o título inglês é às origens culturais da cognição humana é uma som aquisição de conhecimento você também a produção e transmissão de conhecimento mas ali a o outro mazelos não se diz linguiça teria psicólogo experimental ele trabalha com macaco é trabalha com a cara coisa com criancinhas mas ele tem um imenso interesse pela linguagem né e ele faz uma crítica constante e como psicólogo com o biólogo na crítica às posturas a immanentize mates útil mas ele fala assim que expressa uma mutação genética bizarra de repente todo mundo passou a falar onde você quiser ver
uma crítica bem construída no ponto de vista mesmo da psicologia né porque eu te amo e se diz a linguiça ligado a comissão então a esse livro tomasello é bem interessante em inglês né de 999 brasil acho que ele de 2003 mas ela tem vários outros livros em que trabalha com questões de linguagem construindo uma língua uma série de livros sobre a funcionamento da língua né ponto de vista psicológico e ele sempre pensa vertente cultural é que é importante a causa azevedo pergunta mas você acha que vale a pena ler o livro do everton não
sou da área mas me interessa pelo assunto para tratar de outras questões claro né os livros sempre são interessantes mesmo que você aquilo que eu disse eu não sou partidário dos salmos mais lindos livros dele para poder tomar as minhas posições né então a gente tem que ler e se você se interessa né ele é legal para você pode ler a obras que que diálogo forma com feitosa né então você lê o outro é e ver o que está ali jogo é muito muito legal ulisses khalifa pergunta mas ele faz uma pergunta que só ele
poderá responder com mais propriedade certamente você mencionar a alguém alguns filósofos mas ele diz só se fala de filósofos ocidentais em não havia filósofos africanos que refletiram sobre a linguagem e é sem dúvida existem ainda mas eu tenho que eu falei o conhecimento que a gente tem que é transmitido na universidade a bibliografia a qual a gente tem acesso né é a filosofia da linguagem a história da linguística ocidental existe uma tradição de anos uma tradição árabe se existe a tradição judaica chinesa japonesa né temos que lembrar também os africanos teriam fora tradição ocidental pois
é a questão é essa é uma pessoa interessante a partir de que momento você pode dizer que existem filósofos africanos se você se basear na grade para sofia como uma coleção de textos foram transmitidos né existe uma filosofia tradicional existe uma uma uma sabedoria oral que é transmitida né mas se você tem filosofia como acúmulo de textos né como monumentos literários que ficaram é para a nossa reflexão aí já muda de figura né a porta concentração de filosofia em outras formas de pensamento para outras epistemologia existem na sem dúvida e agora mais recentemente com a
independência dos países africanos com a constituição de universidades nos países africanos essas coisas vem sendo questionada se produzidas sem dúvida muito bem eu acho que é isso já estamos a 1:13 hoje nós temos falado de ir até as 5 horas da manhã mas vamos ficar por aqui não é vamos todos os todos os encontros eu lembro a vocês que nós temos o nosso clube parabólicos de assinatura dos livros da parábola a livros muito necessários vindo por aí na nossa programação falando por exemplo dessa questão de alguém falava ali de a sermos monoculturais nós temos um
texto e ninho do avante vai falar que a descoberta das das sociedades indígenas das culturas indígenas causou um problema para as ciências da linguagem peço que vocês prestem atenção a esse pequeno livro que nós vamos explicar em breve e entre no nosso site veja o nosso clube esse se interessarem por favor assine é um modo de nos manter em condições de trabalhar ele estar com vocês nesse tempo todo os livros que nós temos na área de filosofia da linguagem são então do signo ao discurso introdução à filosofia da linguagem de inês lacerda araújo professora da
universidade federal do paraná e do cílio vendo horror filosofia da linguagem que nós publicamos e são livros que podem e os estudos mais detidos para quem se interessar pelo campo e nós temos o ensaio de filosofia da linguística do nosso borges nosso filósofo da linguística e da linguagem e eu vou devolver ao catálogo nos próximos dois meses mais tardar e nós voltaremos a falar deles vocês vão encontrar referências desse livro porque ele é muito importante para quem está na nossa na nossa área dúvida um lugar e claro as obras dos grandes filósofos estão aí sem
estar publicado em santo agostinho nos encontrar em nenhum lixado por mestre é mais visto é todo o mar uma semiótica ele falou nada que são do signo linguístico já mundo antes do nosso amigo seus filhos né aí vamos vestir aghmat do assistente do brás e não tem muita coisa já disponível muito bem olha temos também o raja como como um estudioso do oeste ainda pragmática a pragmática preste atenção professor canal dele mas a coala também nos estudos de vocês muito obrigado boa noite e fique em casa e a gente anuncia daqui a pouco qual será
o tema do nosso próximo encontro obrigado até logo obrigado