🎥 Documentário - Escravidão no Brasil - Parte II

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Rádio e TV Justiça
A série “Abolição” conta a história dos povos africanos que foram escravizados e trazidos ao nosso p...
Video Transcript:
um tutor a [Música] as rebeliões as insurreições né de escravos como era tratado pelo código penal de 1830 também eram eram vistas como com maus olhos mas a gente não pode ignorar o papel delas nesse processo gradual de libertação Na verdade nesse processo de libertação que não foi necessariamente gradual como a gente como pretendiam as letras posiciones mais enfim era só o discurso a gente vê na realidade não era bem assim ó E aí E aí E aí [Música] e é preciso do meu pão de missa a reconhecer cada vez mais a importância dessas entre
ônibus dessas insurreições né dessa resistência mesmo o que isso traduz o papel significado dos escravisados lutando contra o sistema e ajuda desconstruir aquele discurso de facilidade de submissão sujeição do negro ao centro de conformidade né do nega com com esse sistema é muito interessante porque esse discurso foi usado até mesmo pelos abolicionista eles queriam dar a afirmar é só humanidade dos negros então partiam para esse pressuposto o próprio Joaquim Nabuco ele vai dizer no livro dele o abolicionismo Oi e o a escravidão não azedou a alma dos escravos contra os senhores como comumente ocorre no
sistema gente opressores-oprimidos então tinha embora ele fosse um abolicionista ainda tinha essa visão romantizada do sistema escravista que negava ele como crueldade como violência que significou não em cassange os em bangalôs eles são os melhores guerreiros que existem na região e os imbangala ele se fixam em cassange mas eles também transitam pela região eles transitam ali entre no Congo entre o tongo eles vão o eles vão mais ao norte ninguém sabe exatamente de onde estão esses em bengalas né existem há historiadores que discutem de onde eles surgem de que forma que que ele que ele
se constituem mas os e eles não formam um grupo étnico específico como é o caso é dos bakongos do reino do kongo ou caso dos ambos do reino do Tomcraft os imbangalas eles se constituem de vários grupos e eles se tornam Mestres da Guerra por onde as em bengalas passam é praticamente certeza que eles vão destruir que eles vão vencer a guerra que eles vão avançar e esses em bengalas eles constroem acampamentos militares para eles realizarem as guerras ele se organizam dentro de acampamentos e esses acampamentos dos em bengalas se tornam é são chamados de
Quilombo Quilombo é é o acampamento dos guerreiros do Quilombo é esse lugar em que esses guerreiros estão dentro em que esses guerreiros é estão vivendo estão acampando e transitando é ao longo do tempo e dentro desses de longos avião uma estrutura social hierárquica muito rígida conforme o português do colonizador adentra o território e tenta destruir aqueles reinos os quilombos aumentam e os quilombos se fortificam a Rainha Ginga que era então a soberana do do reino do ndongo né A Rainha Ginga que era é a enfim a líder principal do reino ela é expulso em 1626
pelos portugueses do reino os portugueses eles conseguem fazer aliança contra vários Inimigos da agenda ele estava em muitas muitos militares de Portugal e eles conseguem expulsar Rainha Ginga do reino do ndongo e quando a Rainha Ginga é expulsa do reino do ndongo ela formam seu próprio Quilombo e ela passa a e dentro desses valores é do dos quilombos né então ela escreve carta ela fala sobre como é a vida sobre como é hierarquia dentro do Quilombo ela mesmo não pode ter filhos dentro do Quilombo né Palmares Talvez seja o nosso caso é talvez não é
o nosso caso mais exemplar com várias alguém um problema que vai atravessar dois momentos primeiro Palmares se localizava na colocada na frente na Serra da Barriga né atualmente Alagoas mas antigamente fazer a parte de Pernambuco e é e foi o problema Plus com desses impulsos portugueses é porque a gente se lembrar que durante um tempo Pernambuco chega três e os holandeses já tinham problemas com formado por que os escravizadas frequentemente fugiram e não se refugiar no quilombo dos Quilombolas de Palmares palmarinos frequentemente atacavam soldados holandeses que passavam pelas estradas do interior depois quando o espera
Bucanas restauram com Pernambuco tira o Pernambuco dos Holandeses em que Portugal é Toma seu controle sobre Pernambuco portugueses continuam tendo problemas com formar Então estou em pó mais uma história de resistência tanto o número de documentos que dita a dirigentes coloniais se reportando ao rei de Portugal o mesmo a Holanda na os primeiros relatos são de holandeses holandeses dizendo a resistência dos negros e pau e tem que ser quebrada porque ela significa um exemplo e ela significa um precedente não é para os seus negros sabem que existe um lugar onde eles podem seguir é preciso
suprimir esse lugar só que eles são muito bem articulados e são muito agressivos Muitos são mais de 20 os documentos e que perpassam um período de tempo de centro mais de 100 anos eu fiz 20 anos de relatos registros de a advents coloniais se reportando alguém no e angolana e recebi dele de novo resposta sempre é preciso suprimir o escravizadas que estão chegando ali que vão ser os positivos de Palmares é gente que vem não é de Angola a gente vem da África Central mas veja logo mas e que trazem os nomes dos termos as
referências geográficas não é mas também trazem as referências é políticas a arma também uma Confederação bastante complexa e existem indícios já irmãos consolidando desse dessa aliança nesse caso não só com as populações indígenas da região Mas também quando o fazendeiro do Comerciantes O que explica também a sua o céu sucesso em resistir por tanto tempo as forças portuguesas em alguns casos militarmente superiores a de Palmares em lugar de fuga é fundamental a gente ter em mente que os quilombos eles reconstroem valores perspectiva de relações de poder que existiam na África muito antes dos africanos pisarem
no Brasil né os quilombos eles são formas de organização social política econômica e militar essencialmente centro-africanos perante uma luta anticolonial que sim tá a arte do século 15 e 16 mas também perante os seus próprios valores e perante as suas próprias é formas de multa né que e tem estar nessa complexidade dos quilombos é valorizar todos aqueles e aquelas que deram o sangue para manter ação sexualidade vivas né Quilombo a luta é um thestral seja em África Central no século 17 seja no Brasil colônia império e contemporâneo Damares sobrevivi depois né da do assassinato de
zumbi em 1695 não é porque ele sobrevive ele sobrevive justamente porque eram vários ângulos vários líderes não é E e essa essa esses mocambos E essas várias lideranças elas vão se espalhando pelas Capitanias da Paraíba do Norte não é de modo que a primeira metade do século 18 em notícia dessa gente de Palmares e faz palhaços então eu acho que é importante ressaltar que isso de alguma forma também porque tem uma dinâmica centro-africana que é une dongo é isso parcelado né mas é o que a gente percebe no século 18 é como poder político ele
acaba sendo agora o poder político de sobras Ou seja a como eu acho que você a a grande autoridade política desaparece Mas você tem que nos poderes poder político continua na mão e lideranças mais locais não é só ficar semelhança com contexto centro africano E no caso eu acho que de Palmares acho que isso ajuda a gente entender porque que ele é uma grande referência política para o movimento negro seja né então acho que quando se fala Palmares vive Palmares morreu fácil seja Palmares dele e continua né Depois assistindo é uma maneira pulverizar água sentido
ele se espalha mais experiência de Palmares espalha com essas comunidades com essas lideranças Você tem notícias disso até o século 18 não é e alguns metade do século 18 né e estudiosos têm chamado a atenção para estas comunidades negras além do século 19 que ainda remetem a sua origem Aí talvez a tomar no Brasil essa experiência se espraiou por todo território Então você tem Quilombos desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul na região de um modo Minas Gerais triângulo mineiro você tem um quilombo que não é tão famoso mas que era uma grande
era uma grande confederação de pequenos Quilombos situado na região do Triângulo Mineiro e que os estudos recentes é dos antropólogos dos arqueólogo as flores têm mostrado é a complexidade dessas estruturas na e as alianças que eles faziam nem especialmente nesse nesse quilombo do Ambrósio já está demonstrado que abriu uma aliança com os índios que habitavam este território é a gente tem uma imagem do Quilombo como alguma coisa que é isolado né que é o que é historiografia deve os anos 80 morte do que o quilombo ele tava muito mais conectado com as malas e com
as Vilas próximas o que a gente sabia também comunidade que vem são também Comunidades Quilombolas que tem uma outra dimensão que são construídas no pós praticamente no pós-abolição né que são aquelas comunidades o exemplo mais clássico disso é o quilombo do Jabaquara em São Paulo nesta Maria Helena Toledo Machado estudou né em que ela é formada quando esses African e quando esses negros escravizados foram convidados a se retirar da cidade no pós-abolição e e ao termo utilizado na época chamado haitianismo o medo site porque o leite acabou sendo um episódio singular na história das relações
entre a vistas no mundo Atlântico um Haiti e vai ser mobilizado uma constante sombra é o longo de praticamente todo o século 19 quantos dura escravidão no Brasil seja como alerta para que lembrássemos aquela revolta aquela Insurreição pudesse repetir e veja como é uma justificativa para desencadear reações violentas do Estado Imperial é não só contra as revoltas objetivos mais quatro possibilitaria dessas revoltas m791 essa grande revolta escrava vai acabar vai destruir o sistema escravista instalado na ilha é importante dizer que são do mar ele em pó entender ele é fundamental para compreender esse modelo de
resistência nas Américas inclusive porque nesse período da segunda metade do século 18 na década de 1770 80 anos 90 era o principal produtor mundial de Açúcar ninguém produziram mais açucar no mundo em uma colônia e do que são Marca então ele é um duplo ataque era matar tanto no ponto de vista Colonial então na década de 70 nos Estados Unidos tinham conquistado sonho bom então as unhas já estavam em alguma medida preocupadas com essa questão da independência das nações das colônias nas Américas e depois porque um ataque direto sobre o coração do maior produtor mundial
de açúcar no período Oi e aí você tem um grande A grande questão que é uma revolução levada a cabo por escravizadas isso vai construir o medo generalizado na classe senhorial na classe senhorial do caripi das antigas mas também na casa senhorial brasileira porque nós tínhamos uma população africana muito benção diferente fácil do Brasil o nordeste açucareiro e que também vai se replicar mais tarde a partir da década de 1810 1820 no sudeste sobretudo quando o café se torna o grande produto de exportação para os mercados internacionais o que você tem um é uma onda
um fluxo muito grande que escravizadas chegando nos portos brasileiros atualmente isso vai causar mesmo porque quando você vai fazer o cálculo e por exemplo no caso do Rio de Janeiro e é a principal principal cidade fim da era moderna em algumas partes de determinados momentos a população escravizada era igual ou levemente superior à população livre dos estados do Brasil que significa que não tinha muita segurança né uma situação dessa mas vou gravar pode explodir a qualquer momento então o óbvio que esse fantasma do Haiti fantasma do haitianismo mudavas Cabeça senhoriais induzindo um livro esqueceu um
homem maravilhoso dos efeitos psicológicos e práticos da Revolta do Haiti no Brasil o óleo assim no mundo inteiro né no antena no novo mundo inteiro em Cuba nos Estados Unidos nem todo lugar onde aves trave aquele exemplo terrível para eles na revolta do Haiti na foi um rastilho de pólvora e acendeu um sinal de Alegre Tipo isso acontece aqui e o São Paulo galos poderia acontecer o Brasil e os Estados Unidos isso é ainda mais preocupante no caso da Bahia na Bahia porque entre 1807 e 1835 a Bahia foi palco de um conjunto de volta
esses casos você vai ter que diversas revoltas comandadas liberadas por diferentes de outros primeiros aos Sais depois do dinheiro paz até que 135 você tem a grande revolta dos malês no território realçar no território urubá nos territórios vizinhos de luz conflito em excesso de quatro Foi declarada uma guerra Santa de errado contra povos chamados pagãos mas enterrado que acontecia no próprio seio duas muçulmanos as vítimas da e dessas guerras todas eram em grande parte Prisioneiro de guerra é um Guerreiros na hora gente já é treinada para lhe de militar não é surpreendente que eles tivessem
também tentado em repetir suas proezas militares enquanto durante as suas rebeliões aqui são esses muçulmanos e uruguaios se são realizados que forma o núcleo 1 um dos Malês e em Salvador muito difícil você articular uma garota urbana porque todo o aparato repressivo da sociedade Colonial estava centrado na cidade né as polícias o torna repressão toda a estrutura urbana da cidade tem pedia a possibilidade de uma revolta que uma revolta Rural seria muito mais viável né e um grupo de escravos que já voltasse uma fazendo este muito mais condições de fugir ou de aprontar ali a
ordem estabelecida na fazenda do que numa cidade né nesse caso uma grande exceção é a Revolta dos Malês apesar de ser uma revolta que foi anunciada né porque ela foi delatada né Não por pessoas de dentro do movimento nenhuma primeira batalha na frente da casa onde eles estavam reunidos depois sai gritando exatamente conta é convocando né É Ah pois Nessa altura todos os africanos escravizados e libertos Henrique em tu quisesse se juntar a revolta né e revolta escrava na Bahia não era uma coisa não era uma novidade né o creme de uma repercussão inclusive no
recrudescimento da vigilância ao aos escravos em todo o Brasil sobretudo no Rio de Janeiro ou em de chamados negros Minas entre os quais 55 iremos nagôs foram muito perseguidos lá suas casas invadidas e E é claro se eles tinham se a polícia descobrir algum elemento muçulmano que naquela época se traduzirá em escritos em árabe esses escravos eram castigados o e presos enfim isso repercutiu portanto de maneira muito forte em todo o Brasil você vai haver uma mudança no código penal que instaura a pena de morte para esse tipo de ação de não são de revolta
as pessoas que estavam implicadas em candomblé começaram a Siri é presas implicados nessa lei de 1.235 é uma lei contra a insurreição escrava Mas eles estavam estabelecendo essa correlação e candomblé existência eu volto e muita gente também foi deportada para a costa da África Igualmente para o mesmo por exemplo Isso vai acontecer com os capoeiristas né é os Capoeiras também principalmente aqueles estabelecidos nos grandes centros urbanos o Rio de Janeiro Salvador eles também vão ser alvo de uma vigilância policial mais intensa e eu acho que sentimento de a minha pesquisa foi faz parte de danos
neles estudos mais recentes Começou assim também a chamar atenção Para ir para as irmandades como esse espaço onde a gente consegue ver nessa diversidade africana né ações né mas também o espaço onde esse mundo africano é se fazia arranjos negociações essas comunidades de africanos e seus descendentes na diáspora faziam arranjos políticos seja se acertar vo a partir de referência tinham a ver com as suas origens históricas Mas também de referentes políticos que tinha a ver com o lugar onde eles estavam entendeu com o momento em que ele estava vendo com a democracia africana que se
impunha e determinado região um trabalho interessante da Historiador António aqui então que pesquisou as irmandades do Rosário de São Paulo a irmandade do cima da Rua São Paulo notadamente Renato Tavares Preto Largo do Paissandu São Paulo mas mas também dos Remédios Nós também Santa Efigênia no século 19 e ela chama atenção para a importância desses irmãos congregados no Rosário nos remédios da Santa Efigênia não é é o vínculo vínculo vínculo bastante Estreito que eles tiveram com As Faces do Antônio Bento seja com essas pessoas que resgatar vão né você já no final do século 19
já tá muito próximo do sinal da escravidão mas esse grupo abolicionista militante né que tirava né os escravos né bastantes garis de cativeiro né que estavam aprisionados Cauê e estavam é o encaminhamento deles traz para Santos que o quilombo do Jabaquara né então é uma 80 tem muito importante todos elas foram minando a escravidão você já todas todas elas foram de alguma maneira contestando os Esse regime de dominação Esse regime de trabalho assim não haveria o fim da escravidão se não houvesse a resistência por parte desses africanos e seus descendentes aqui essa narrativa convencional sobre
Abolição ela não só a apaga a participação dos escravizados né que de fato Lutaram por sua própria liberdade mas também um articulação entre gente negra livre de Beta e escravizada a a fim de que esse sistema a injusto e com pretensões de desumanização a vingar-se a e e se estendesse por mais tempo e E aí [Música]
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