Imersão - Mergulhando em Esdras e Neemias - EP3

4.2k views7953 WordsCopy TextShare
MEVAM Campinas
Baixe os e-books com conteúdo exclusivo desta série: https://bit.ly/imersaoebooks Imersão - Episódi...
Video Transcript:
[Música] Olá, Deus abençoe sua vida, seu coração, seu espírito. Seja muito bem-vindo, muito bem-vindo a mais uma edição dessa desse desenvolvimento, desse enredo da palavra profética, pedagógica, que norteia e nos ajuda a compreender a reconstrução do templo, a reconstrução de Jerusalém descrita nos livros de Esrasdas e Neemias. Nas edições passadas, nós demos uma boa panorâmica, fizemos apontamento dos profetas, do movimento e eh eh um apontamento cronológico.
Foi algo muito enriquecedor. Eu espero que você tenha sido muito abençoada, muito abençoado com os conteúdos que já foram colocados a seu favor como armas. de guerra como instrumento, ferramenta de trabalho e como também uma lupa, uma lente profética para você não só compreender essas questões, mas também achar um lugar de fato e de verdade, de vida prática dentro disso.
Como você bem sabe, a promessa, a herança chamada Canaã, ela é um território a ser ocupado. Ela não é uma mensagem a ser ouvida, ela é um território a ser ocupado. Ela começa com uma uma mensagem a ser ouvida, mas ela acaba com um território a ser ocupado.
Então, quando que você ocupa um território que é uma herança direito da sua linhagem, é que eu vou, você faz desligamentos espirituais de inimigos que outrora eh eh eh estavam tinham invadido essas áreas da sua linhagem, da sua árvore genealógica. E agora em Cristo Jesus, você vai assumindo lugares de fé, de compreensão, de entendimento. E você vai fazendo cortes de laços de iniquidade e aquilo que eram heranças iníquas de dor, de vergonha, de sofrimento.
A partir da sua vida começa uma reversão. É, é o que era a morte vai morrendo na cruz de Cristo e uma nova vida por meio da ressurreição de Cristo vai brotando e te ensinando a viver em conquista. e parte ou muito da compreensão de como se restaura, da reconstrução da nossa vida, de um legado a partir de Cristo Jesus, está figurado, demonstrado, ilustrado nessa realidade de livro de Esdras e Neemias, aonde a reconstrução da ruína do templo, da casa de Deus, eh, começa a ser trabalhada também a reconstrução da lei de Deus, trazendo identidade ao povo de Deus.
Também a reconstrução dos muros da Jerusalém de Deus, aonde a casa de Deus coletiva começa a ser edificada. Há há tanto ensino, não de informação aqui, mas de capacidade de te introduzir em novas realidades espirituais que já foram postas, conquistadas em Cristo Jesus, conforme Efésios capítulo 1, versículo 3. E vai dizer que nós fomos abençoad com todas as bênçãos espirituais.
Então, já fomos abençoados já. Que que é isso? Isso é uma verdade posicional.
No espírito eu já tenho essa posição, mas eu preciso ocupá-las. E isso ocupação passa por processos de compreensão, de práticas de fé, de exercício das leis espirituais, de tomada de posse, de confissão, de unidade com Deus e concordar sobre aquilo que Deus diz na sua palavra. E quando se fala de restauração, reconstrução, o livro de Esas e Neemias nos coloca nesse lugar tão lindo e tão maravilhoso.
Eu espero muito que você tenha eh eh de alguma maneira se relacionado com os conteúdos que já conversamos aqui, que eu já vou passar aqui a fala para o pastor Adriel, que esteve comigo nas edições anteriores. Eu espero que você tenha acompanhado. Espero que isso tenha sido fruto também das suas orações, das suas meditações.
Eu penso que isso é uma realidade que tá tocando o corpo de Cristo na terra, mas nós em especial aqui Domevan Campinas temos assumido a nossa responsabilidade local. Um uma das coisas que você vai aprender no livro de Neemias é o quê? que todo o muro ele passou pelção, uma reconstrução e não foi uma empreiteira que fez o muro, mas famílias foram postas para se ocupar com cada parte do seu muro.
Então eu penso que nós estamos buscando fazer a nossa parte enquanto casa local, casa coletiva, reconstruindo a porção que nos tem sido confiada. Eu espero muito que isso vem abençoando a sua vida. E agora, a partir desse momento, depois de termos entregue toda essa panorâmica, a gente começa a traçar mais profundamente o fio da meada, né?
Como que o primeiro despertar, os primeiros movimentos manifestos de Deus, quando Deus transcedeu da palavra profética para uma revelação que pudesse construir um caminho prático. Aonde que isso começou? E e eh se podemos achar um um play, um um um ponto de partida prático aonde isso começa.
Eu quero deixar essa bola na marca do pênalti, por assim dizer, aqui pro nosso querido pastor Adriel. Ele que é um teólogo acadêmico formado em compreensões de história, ciência, teologia, um servo de Deus, um ensinador da palavra de Deus. É uma honra, pastor Adriel, dividir esse momento com você.
Eu que não passei pelas salas acadêmicas, ora, isso me é uma vantagem. Ora, isso é uma grande desvantagem. E você que passou pelas salas acadêmicas, ora isso é uma vantagem, ora é uma desvantagem.
Eu penso que Deus nos colocou no lado do outro para que pudéssemos evitar que o outro se perca na desvantagem e viva a vantagem que lhe foi confiada. É isso. Seja bem-vindo.
Muito obrigado. Qual é o nosso ponto de partida agora? Que honra.
Que bom táar aqui e que honra ter vocês conosco nessa jornada que tem nos instigado e tem nos desafiado muito. E diante da introdução feita pelo pastor Jélio, e eu acredito que o ponto que nós estamos agora, e é importante que você entenda conosco que nós estamos buscando dar a esse a esse contexto de Esras e Neemias que você percebeu que nem entramos ainda, agora estamos na eminência. Eh, mas nessa introdução, nós, nas sessões passadas, nós procuramos dar um contexto espiritual do que Deus buscava.
Agora, então, já com os nossos pés dentro do contexto do cativeiro babilônico, 70 anos, senor Célio falou na numa das sessões passadas, uma vida e tanto que pode se perder dentro desse período de uma vida. Porém, o que sustentava essa geração eram as palavras proféticas, as palavras das profecias, principalmente de Isaías, de Jeremias e de Ezequiel, que viveu no cativeiro, na Babilônia. Não temos evidência que ele conheceu ou não Daniel, mas ele é contemporâneo.
Ele já era idoso quando Daniel era ainda jovem. E Daniel vai para dentro do palácio. O destino de Ezequiel nós não sabemos na Babilônia.
Mas todos esses homens, eles estão construindo palavras que têm o objetivo de não permitir que essa geração que está atravessando o cativeiro se perdesse da perspectiva de que, como nós vimos na nas sessões passadas, ele não é um juízo de destruição, ele é um juízo de redenção e de restauração. Então essa redenção e essa restauração precisa chegar. Então, se nós pudéssemos situar um ponto para você, um ponto bíblico chave para você entender esse momento que dá o play para a restauração vivida por Esdras, Neemias, Ageu, Zacarias e também poderemos incluir Malaquias, que tá lá no finalzinho do processo.
Isso é muito interessante, mas vou segurar aqui, resistir de fazer comentários sobre isso. A gente chega lá. Nós poderíamos situar então, pastor José, os capítulos 5 e 9 de Daniel.
Por que o capítulo 5? O capítulo 5, que é bem conhecido, fala sobre o banquete de Belsazar e o juízo de Deus sobre o reino dele. Esse juízo que que aparece delineado na nas palavras, não é?
na interpretação daquilo que estava escrito pelo por um dedo nas na na parede do palácio. Mene men tequel parim é o fim daquele reino, o reino babilônico. Não apenas o reino de Nabonido e Belsazar, porque eles eram corregentes da Babilônia.
Mas o fim do ciclo do império babilônico. Por quê? Porque a Babilônia não pretendia permitir que Israel voltasse do cativeiro.
Então, Deus vai substituir a Babilônia. Deus vai derrubar a Babilônia e substituí-la. E ele levanta um outro império, um outro império pagão, que não serve a Deus, que não conhece a Deus, mas que tem um personagem profetizado sobre ele no capítulo 45 de Isaías, chamado Ciro, o grande, a quem Deus diz tomar pela mão direita para conquistar e etc.
E é Ciro quem vai disparar o processo de restauração. Então, antes de Deus permitir que seu povo volte, ele trata de derrubar o império babilônico. E para isso ele ele prepara o rei persa Ciro.
E o o reino de Belsazar, que é profetizado aqui no capítulo 5 de Daniel, entra em queda e é substituído. Daniel continua servindo. Olha que coisa interessante.
Os reis persas, Daniel não vai voltar para a Israel, mas ele vai continuar servindo os reis persas no período posterior a Belsazar. E quando nós chegamos, pastor José, no capítulo 9, aí eu faria questão de fazer uma rápida leitura de alguns versículos, nós encontramos o seguinte: ainda no processo de dar para você e para nós chaves de compreensão do que é que está acontecendo com Esdras, com Neemias, com Zorobabel, que eu esqueci de citar há pouco, diz assim o texto: "No primeiro ano do reinado de Dário, filho de Açoeiro, da linhagem dos medos, Aqui, só para alguém que possa ter curiosidade, Medos eram um povo e os persas eram outro. Mas eles se unem para formar um grande império chamado império medo persa.
E é esse império medo persa que derruba a Babilônia, que foi constituir do rei sobre os caldeus. No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que, de acordo com o que o Senhor havia falado ao profeta Jeremias, vejam ele citando Jeremias, a desolação de Jerusalém iria durar 70 anos. Então, ele tem acesso ao que Jeremias escreveu, que já foi citado pelo pastor Jucélio, principalmente os capítulos 25 a 29 de Jeremias, onde ele declara que são 70 anos.
e que haveria então um retorno. Aí o verso 3, quando eu quando ele entende isso, quando ele entende que são 70 anos e ele entende, ele faz as contas, provavelmente vê que esse prazo já deu, já se esgotou. Voltei o meu rosto ao Senhor Deus para o buscar com oração e súplicas, com jejum, vestido de pano de saco e sentado na cinza.
Ele se humilha, ele ele assume um comportamento, um posicionamento que ele sabe que Deus entende. Essa linguagem é uma linguagem que Deus entende. É a linguagem da humilhação.
É a linguagem da submissão a Deus, daquele que sabe que só Deus pode atender aquilo que ele vai pedir. E diz então: "Orei ao Senhor meu Deus e fiz a seguinte confissão. " E aí ele faz do no sequência de versículos até o versículo 19 uma grande súplica de perdão, não só pelos pecados daqueles que pecaram e levaram Israel ao cativeiro babilônico, os reis que que adoraram outros ídolos, o povo que deixou de buscar a Deus para buscar Baal, ele ele se inclui nesse processo.
Isso fica visível no versículo 6. Ele fala: "Não demos ouvidos aos teus servos, os profetas. Nós ele se inclui e dentro dessa inclusão, a partir de uma compreensão de que um tempo havia se esgotado e, portanto, era propício o clamor para um outro tempo, ele começa a orar ao Senhor.
Aqui para mim, Jélio, pastor José, está a chave. ele entender. Terminou um tempo, acabou, tem um outro tempo, sim.
Mas tem uma chave. Não adianta esse tempo, esse tempo brotar e nós continuarmos no mesmo espírito que nós estávamos. Então, nós precisamos ser colocados em um outro espírito.
E aí ele começa a clamar. A igreja brasileira, ela é uma igreja que que ela tem uma certa, ela abraça um movimento profético, principalmente o universo pentecostal. A questão é que a gente prega a profecia, mas não se prepara para o cumprimento dela.
Uhum. Nós trabalhamos a preparação da a a pregação da profecia, mas a gente não se prepara. E você vai ver um homem que pegou a profecia e tenta se preparar para ela.
Eu gostaria, pastor Adriel, se você me permitisse, só para imaginando que quem tá nos assistindo agora possa estar em casa no seu papel, com a sua caneta. Então, antes dele se ater aos pontos de Daniel, eu, Daniel, lendo o profeta Jeremias, vamos pelo menos falar uma coisa que Jeremias falou só para você ir agora lá em Jeremias, no capítulo eh eh 29, no versículo ah 10, diz assim: "Assim diz do Senhor. Logo que se cumprirem para Babilônia 70 anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando-vos a trazer-vos para este lugar.
Uau! Eu é que sei o pensamento que tenho sobre vós, diz o Senhor. Pensamento de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
Então me invocareis, passareis a orar a mim e eu vos ouvirei. O o Daniel tava se relacionando com isso aqui e ele fez conta, ele olhou no calendário e ele disse: "Uau, chegou". E nós lemos nos quadros anteriores que Jeremias disse: "Vão paraa Babilônia, casem-se entre vocês, façam filhos".
Aqui nós acabamos de ler o versículo 10. Olha o que eh o versículo 23 vai dizer assim: "Porquanto fizeram loucuras em Israel, cometeram adultérios com as mulheres de seus companheiros e anunciaram falsamente em meu nome palavras que não lhes mandei dizer. E eu sei, sou testemunha disso, diz o Senhor, muita quebra de aliança, muito pecado no altar, muita E Deus olhou para aquilo tudo e disse: "Eu preciso colocar tudo no chão, mas guardo vocês no no no ventre da Babilônia, mas depois de 70 anos, aí eu ponho a Babilônia no chão.
" Exatamente. E sobre esse Jeremias, sobre esse Jeremias, eu, o Deus quando chama, Deus coloca uma palavra sobre ele e no capítulo 1 e versículo 10, dizendo assim: "Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e plantares. " Então, um papel do profeta de derrubar, de destruir, mas de edificar e de plantar.
De plantar. É tão interessante quando você pega esse texto no capítulo 1, versículo 10, se você entrar comigo aqui de novo na proposta que todos nós entremos, olha o que, olha que hoje, Jeremias, eu te constituo sobre nações e sobre reinos. Um homem que viveu de cisterna em cisterna.
constituído sobre reinos e nações. Um Paulo preso na cadeia, constituído sobre reinos e nações. Ah, aí você vê agora sim para colocar na sua mente, no seu coração, que isso que o pastor Adriel acabou de fazer menção sobre Daniel, que ele estava lendo, lendo o profeta no primeiro ano, versículo 2 do Renado.
Daniel, entendi pelos livros que o número de anos que falava o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar asolações de Jerusalém era de 70 anos. Ele entendeu a profecia, ele compreendeu o tempo. Daniel estava dentro da Babilônia, circunstancialmente falando, historicamente falando, sem nenhum motivo para ter esperança, mas se relacionou com a palavra profética, estava ligado com o que Deus anunciara e misturado com o que Deus anunciara.
Ele também antes de começar por meio do seu ministério profético, no capítulo 9, o processo de restauração, no capítulo 5, ele derruba tudo e põe tudo no chão. Exatamente. Porque por que que eu tô falando isso?
Porque o ministério profético que só denuncia, dá lambada, bate, aponta e não tem comprometimento com a restauração, falta algo muito relevante. Por quê? Porque é o ministério do diagnóstico, não é o ministério da cura, é o ministério do radiologista, da ressonância magnética.
O cara que faz a ressonância magnética, ele disse: "Ó, tá aqui, ó, você tá quebrado. " O cara bateu a radiografia, você quebrou a perna, faz a ressonância magnética. Ó, você tá com uma lesão no cérebro, tá?
E agora? Eu não sei. Eu tô aqui só para te dar o exame.
Você tá arrebentado, mas daí tem o médico, sabe? Então, o ministério profético que não só diz que tem morte na panela, mas que tem farinha para curar a morte na panela. Então você vê o amadurecimento de um ministério profético para uma restauração dessa magnitude.
Havia um grande lastro de tempo. Daniel viu todo viu viu o império babilônico entrar em Jerusalém e matar muito dos seus familiares. [Música] Daniel olhou, ele tem lembrança da sua adolescência, quantos familiares ele perdeu, mas já atrelado ao ministério, ao que profeta Jeremias disse, ele disse: "Eu vou, eu vou na Babilônia servir da melhor forma, porque a palavra profética diz, mas dentro dele gritava uma voz: "Não seja um subver tido lá dentro porque mataram a tua família.
Não, ele não tá. Ele ele tava todo o tempo conectado com a palavra profética, foi experimentado na Babilônia, exaltou o seu Deus lá. Chegou uma hora que ele conquistou a autoridade para dizer: "Basta".
Deus escreveu na parede, vem tudo no vai, vem tudo, vai tudo pro chão. E agora ele entra em Deus. Entra em Deus.
sem soberba, sem orgulho, sem se achando ultra mega power profeta, ele tão somente escolhe e decide se envolver com a palavra, aquilo que Deus diria, dizia. Eu, inclusive eu gosto de fazer essa referência, o fato da Bíblia ressaltar que Daniel não comia a ração diária. É ração para nós hoje, é comida para cachorro, mas ele não comia o buffet diário da Babilônia, tomava água e comia verdura.
Era Deus nos mostrando, nos mostrando dentro de um plano físico que Daniel tinha um cardápio apurado, não se alimentava dos benefícios da Babilônia, do vinho da Babilônia, da comida da Babilônia. Daniel, ele se alimentava das palavras proféticas. Se eu não me falha a memória, se você me permite, claro, se você me permite uma palavra que tem em Tiago ou Timóteo, eu não saberia dizer, mas vou dizer num instante.
Tiago, capítulo 1, versículo 20, Tiago escreve dizendo: "Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei com mansidão a palavra em vós implantada. Esta palavra que foi implantada em você, acolhe ela, a qual é poderosa para salvar a sua alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, sabe?
Alguém que decidiu acolher a palavra, se envolver com a palavra, encarnar a palavra e a partir disso começa a ter clareza de tempos, modos, formas. E nasce Daniel capítulo 9. Adriel, eu queria deixar você ainda avançar um pouco mais.
E aí a diante disso, toda essa reflexão que você coloca desse essa compreensão, essa conexão com a palavra, quantas pessoas leram o livro de Daniel? A gente não pode, é, desculpa, o livro de Jeremias, a gente não pode dizer, né? Será que Deus estava esperando por alguém que entendesse?
Será que era isso que faltava? Eh, acho que o texto não nos nos permite afirmar isso categoricamente, mas o fato é que o versículo 20 do capítulo 9 diz: "Enquanto eu ainda falava, orava e confessava o meu pecado e o pecado do meu povo de Israel e lançava minha súplica diante do Senhor meu Deus, pelo monte santo do meu Deus". Ele tá falando de Jerusalém.
Sim. Enquanto eu assim orava, Gabriel, o homem que eu tinha visto na minha visão anterior, veio rapidamente voando e tocou em mim. Era a hora do sacrifício da tarde, conexão dele com o espírito, né, da ele não não tem mais sacrifício.
O altar tá destruído, o templo tá destruindo, mas é a hora do sacrifício da tarde. Repete isso, Daniel. Repete isso, Daniel.
Eh, ele ele situa Deus pelos ciclos de sacrifício. Faz 70 anos que não tem mais sacrifício. 70 anos que não tem altar, que não tem templo, não tem mais nada.
A imagem que ele mantém do lado de fora, do lado de fora, mas do lado de dentro, do lado de dentro dele, ele ele ele mensura a vida dele, ele pauta a o tempo, o correr do tempo nele. Não pelo calendário babilônico, pelas referências cronológicas, geográficas da Babilônia. Dentro dele é Jerusalém.
Dentro dele é Jerusalém. Jerusalém tá viva dentro dele. Para mim, esse é o espírito do Abraão, que o escritor aos hebreus vai dizer que peregrinou porque esperava por uma cidade que tem arquiteto e construtor, uma cidade que tem fundamento, que não tá na Terra, ela tá no plano celestial.
É o homem e a mulher que vive a partir do plano celestial, a partir das referências que o céu traz para ele e não a partir daquilo que o toca. Daniel tinha uma condição excepcional. Enquanto você falava, eu tava pensando aqui, até o nome dele mudaram para Belazar.
Ele é servo de Bel, um dos deuses da Babilônia. Sim. Eles nomeiam, ele e os seus amigos, nomeiam de fora e chamam ele pelo nome, mas dentro dele isso não muda.
Dentro dele, a realidade de quem é o Deus dele, o nome dele por quem ele é chamado não muda. Por isso que no capítulo 5, quando aquele rei vê o dedo escrevendo na parede, que ele fica tucanado, a mãe dele disse: "Meu filho, vou te falar uma coisa, não tucana não. aconteceu uma coisa aí parecida com essa há anos atrás em um homem, um profeta sob o sonho todo do teu pai e ele era ele era reconhecido pelo teu pai como você.
Ele tá aí velho jogado aí. Aí manda chamá-lo, manda chamá-lo. E esse rei faz uma pergunta: "És tu ainda o mesmo Daniel?
" Essa é a pergunta do rei. És tu ainda o mesmo Daniel? Daniel tá respondendo: "Sim, você já é o terceiro rei passando aqui, mas a Babilônia não mudou a minha identidade.
E ele não pergunta, né, se você é Belazar. Pergunta se é Belaz, você ainda é o servidor de do grande Deus. Você ainda serve o Deus que revelou?
É comigo mesmo. É muito forte isso aqui. Vou deixar você continuar.
E isso dispara. Então, a hora do sacrifício da tarde, ele queria instruir-me e falou comigo: "Daniel, agora eu vim para dar a você inteligência e discernimento. Quando você começou a fazer suas súplicas, foi dada uma ordem e eu vim para explicar tudo para você, porque Deus o ama muito.
" Então, preste atenção à mensagem e entende a visão. E aqui então ele vai explicar a visão das 70 semanas de Daniel. Como se Deus dissesse: "Não são, so não é só sobre 70 anos.
Uhum. É sobre ciclos. Aí, aí nó nessa não é a nossa seara de explicar 70 semanas de Daniel.
Mas aqui então está, ele vai passar a a dar a entender a Daniel o processo da restauração, o processo futuro e muito mais além do futuro imediato de Israel. Então aqui tá a chancela da autorização do céu para que um processo começasse na terra. E eu penso também que Daniel começa um movimento dentro dos próprios dentro do próprio judeus da Babilônia, dizendo: "Gente, chegou o tempo.
Chegou o tempo. Houve quem se interessasse, houve quem não se interessasse, mas ele disse: "Olha, chegou o tempo". E a, esses são os primeiros movimentos dentro da Babilônia que a gente acredita que os judeus começam a ser despertados eh eh para o tempo até que até que de fato e de verdade eh vem o rei Ciro.
Exatamente. E aí a Babilônia tá caindo. Na verdade aqui nesse contexto do capítulo 9, ela já caiu e os persas já sumiram.
Tem um rei no trono chamado Ciro. E esse rei também vai descobrir que tem uma palavra sobre ele. É, eu não, é aí que tá o ponto para mim.
Eu não penso que esse homem, tipo, descobriu. Eu penso que o Daniel que fazia parte do Senado, porque alguém como que esse texto ia chegar nele, né? Alguém chegou e disse: "Ó, você sabia que na lei do Deus dos hebreus, dos judeus, tá escrito sobre você?
" Ele dá uma olhada. Tu já pensou se ele essa se ele as conexões que Deus fez para que esse homem, essa palavra chegasse, viesse não só saber, mas crer? Alguém se movimentou dentro do tempo do cumprimento.
Esse é o ponto. Alguém se movimentou dentro do tempo do cumprimento. É, você não tem que fazer, não basta o tempo do cumprimento.
Pessoas têm que se moverem dentro dele. Se alguém disse assim, não é você fazer, é você se apresentar. Sim, porque Deus vai fazer.
Tem coisas que alguém disse: "Eu só preciso me apresentar. Eu me me me apresento. " Sabe, Davi se apresentou e Deus deu um jeito, uma pedra achou a cabeça daquele eh gigante, sabe?
Foram o o Você simplesmente se apresenta como os leprosos na porta de Samaria. Uhum. Havia uma palavra profética do próprio Jeremias, se eu não me engano, dizendo que no outro dia ia ter fartura e não tinha ninguém para crer.
Os leprosos se apresentaram dentro daquela palavra e foram os porta-vozes de grande abundância naquilo que se esperava, muita escassez. E e Daniel ele se move dentro disso. E eu não sei eh eh a pastor Adriel, se o eu tinha feito esse esse comentário aqui do lado de fora antes, né?
Hum. E como que Daniel se apresenta para orar a partir do capítulo 9, eh, versículo 3, diz assim: "Voltei o rosto ao Senhor Deus para buscar com oração e súplicas, com jejum, um pano de saco. Orei ao Senhor, meu Deus, confessei e disse: "Ah, Senhor, Deus grande, temível, que guarda aliança e misericórdia para que os que te amam e guarda os teus mandamentos.
Temos pecados e cometido iniquidades, procedemos perversamente e fomos rebelde. Apartamos-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos. Não demos ouvido aos teus servos os profetas que em teu nome falaram aos nossos reis, nosso príncipes e aos nossos pais, como também todo o povo da terra.
A ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós o o corar de vergonha, como hoje se vê. E lá na frente ele vai dizer assim: "Enquanto eu confessava o meu pecado e o pecado do meu povo, eu acho que eu penso assim, porque essas coisas precisam ler e elas precisam saltar e nos colocar no endereço de vida prática". Nós vivemos dias ah aonde há muita denúncia sobre o erro da igreja, o erro dos pastores, o erro disso.
Estamos cheio de pedras nas mãos para muita coisa. Há uma pressão de lacrar todo o tempo e de repente você vê um homem chamado Daniel. E aquele dia eu fiz menção aqui que Daniel dá quase raiva de ler sobre Daniel porque tem outros homens na Bíblia que você admira que eles erraram e você consegue imaginar.
Então eu também posso viver o que ele viveu, né? Da Eu nunca adulterei. Davi adulterou e viveu o que viveu com Deus.
Então, quem sabe eu posso. Ah, o mesmo aconteceu com com Dani, com Abraão, com Jacó, fizeram tantas coisas erradas, reis que fizeram coisas erradas, Deus continuou com eles. Mas quando você olha para Daniel, um homem perfeito, Daniel era tão, tinha uma lisura de vida tão tão poderosa que ele, os inimigos de Daniel mapearam Daniel e olharam pro outro.
Que que a gente vai fazer? Esse cara não tem defeito. Daniel parece que não erra nunca.
E Daniel podia pegar na oração e dizer: Deus, o teu povo, o teu, a tua igreja, não. Ele ora, Senhor, nós pecamos, nós erramos, nós fomos rebelde. Sabe, é um tipo de oração que cria um movimento profético que derruba reinos, principados, derruba nações.
Porque quando a gente vai pontuar coisas negativas da igreja, parece que a gente não é igreja. diz: "A igreja tá assim, os pastores estão assadores, os levitas, os cantores, a gente parece que tá do lado de fora. " Ao passo que Daniel, como se alguém que não devia nada pro céu, resolveu dizer: "Senhor, nós pecamos num dia, em dias que estamos tão dispostos a jogar tanta pedra".
Uhum. E o Senhor tá dizendo, recolham as pedras e entre no movimento profético. Sabe, Adriel, a olhar para Jerusalém, dizer que ela tá feia, é fácil.
É fácil entrar dentro dela, andar com as nágas de fora, vivenciar a vergonha dela, como Isaías fez. Isso é um movimento profético. Alguém já disse o seguinte, padre, alguém disse o seguinte: "Irmão, não jogue pedra nem na Babilônia que pode pegar no irmão Daniel.
É isso aí. Então eu, você, nós estamos sendo convidados a assumir a nossa condição de que estamos dispostos aos consertos de Deus. Por quê?
Porque há uma palavra em movimento de de restauração. Há uma palavra em movimento de cura. Há portais do céu abertos sobre nós.
Então, enquanto o o o Adriel nos coloca histórica, geograficamente, profeticamente, eu me vejo pregando aqui, não é o que eu queria. Mas nós precisamos entrar nesse lugar, porque hoje tá os pais dizendo, é, os filhos são rebelde. Tá o marido dizendo, a minha esposa não é sujeita.
Tá a esposa dizendo: "Meu marido não somos sacerdóci, nós estamos na e nós precisamos assumir, não. Nós estamos errado. Nós temos pecado contra o nosso Deus.
Mas assim como a proposta de Caim ainda está de pé, se fizeres bem, por acaso não serás aceito. Há um convite do Senhor. E esse convite, pelo menos para nós como casa local aqui em Nevã Campinas.
E eu penso que isso estende ao corpo, cada um dentro da sua realidade. Estamos sendo convidados a olhar para Esdras, olhar para Neemias e ver que a partir desse desse gatilho daniético, por assim dizer, começa um movimento a partir do rei Ciro, rei da Persa, profetizado por por Jeremias. Então, chega o tempo de Estras, chega o tempo de Neemias viver os primeiros movimentos das da carta que esse rei manda.
Isso. Eu queria deixar o Daniel nos introduzir nesse cenário pra gente poder, e eu queria chamar a atenção dentro disso, eh, disso tudo que você tá colocando, porque acredito que parte desse processo que que nos leva a uma espécie de desespero em relação ao que a gente vê no movimento do tabuleiro mundial, muitas vezes eh na na cultura da igreja, como você tava dizendo, que leva a denúncias, denúncias muitas vezes como de alguém que parece estar até de fora e não se faz parte. Parece que nós nos perdemos de uma percepção do governo absoluto e soberano de Deus.
Hum. Quando Deus chama e resolve restaurar, ele não resolve restaurar apenas usando o povo de Israel, os cativos, para que eles voltem, libertando eles do cativeiro. Ele faz isso a partir do próprio império que oprime.
Então, ele decide o fim do império babilônico e e pinta lá e escreve na parede: "Acabou, cortado foi o teu reino". E acabou, chega, acabou e ali cai. Aí não importa se a una é eletrônica, se não é eletrônica, não importa, pastor, não importa.
E ele já tinha a profecia declarada pela boca de de Isaías sobre o rei que iria entrar. E as palavras são muito poderosas. Eu queria pedir licença de ler, porque até quem está nos assistindo pode muitas vezes estar lendo devocionalmente a escritura e não não ter noção disso, porque a profecia do capítulo 45 de Isaías diz respeito à restauração de Israel que vai ser deflagrada após a queda de Belsazar.
Diz assim o capítulo 45 de Isaías, de Isaías, que já tá morto, ele nem foi pro cativeiro. Diz assim, a partir do versículo 1 até o versículo oito, mas vamos ver do um ao cinco. Assim diz o Senhor ao seu ungido, airro, a quem tomo pela mão direita.
Aqui não é um hebreu, aqui é um rei pagão, sanguinário, um imperador, opressor de povos. Mas diz Isaías pela boca do Senhor que o Senhor o toma pela mão direita para submeter nações diante dele, para desarmar os reis e para abrir diante dele portões que não se fecharão. Eu irei adiante de você, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei os portões de bronze e despedaçarei as trancas de ferro.
Darei a você os tesouros escondidos e as riquezas encobertas. para que você saiba. E aí vem o motivo que ele vai fazer tudo isso.
Para que você saiba, Ciro, que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que o chama pelo seu nome. Olha que coisa tremenda. Por amor do meu servo Jacó, e tá falando do povo aqui, e de Israel, meu escolhido.
Eu o chamei pelo seu nome e lhe dei um título de honra. Mesmo que você não me conheça. Eita, isso é muito tremendo.
Isso tá predito, tá escrito na história, tá determinado. Você não sabe quem eu sou. Na verdade, não tinha nem nascido.
Uhum. Mas eu já te dei tudo que você vai conquistar. Eu não foram os deuses caldeus.
Fui eu, o Deus de Israel. Eu sou o Senhor e não há outro. Além de mim não existe Deus.
Eu o cingirei mesmo que você não me conheça, para que se saiba desde o nascente do sol até o poente que além de mim não há outro. Eu sou o Senhor e não há outro. É a palavra de Deus tá tudo no governo do eterno.
E enquanto tudo isso tá sendo construído, tem um garoto. Eu não sei ao certo se ele já tinha nascido, se provavelmente sim. Teria que fazer um cálculo das datas aqui.
O nome dele é Zorobabel. Esse moço é descendente do trono de Davi e o nome dele significa semente da confusão ou semente da Babilônia ou nascido na Babilônia. E é ele que Deus está preparando.
Então, quando Ciro toma conhecimento dessa profecia, eh ele então decreta, eh, ele ele estabelece um decreto. Esse decreto tá minimamente narrado no finalzinho do livro de Crônicas. Então, se você está lendo Esdras e Neemias, o livro anterior a Esdras é o livro de Crônicas, primeiro e segundo Crônicas.
E nos últimos versículos, eh, qual o capítulo de crônicas? Capítulo 36 de segundo crônicas. Capítulo 36 de segundo Crônicas, versículos 22 e 23, nós lemos assim: "No primeiro ano do reinado de Ciro.
" Então, você vê que não é uma coisa que demorou para acontecer. Deus articulou a transição Babilônia medo persa. E no primeiro rei, no primeiro ano do primeiro rei dos persas, Ciro.
Minha ajuda, tá onde? 36. Segundo Crônicas.
Segundo Crônicas 36, versículo 22. OK. No primeiro ano eh do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor por boca de Jeremias, tá tudo costurado aqui.
Uhum. que são as palavras que você leu há pouco. Sim, sim, sim.
O Senhor despertou o espírito de Siro, rei da Pérsia, que ordenou que se proclamasse em todo o seu reino e que se pusesse por escrito o seguinte: Assim disse o rei da Pérsia: Aleluia, o Senhor, Deus dos céus me deu todos os reinos da terra. [Música] e me encarregou de ladificar um templo em Jerusalém que fica em Judá. Aquele dentre vós que for do seu povo, suba para Jerusalém e o Senhor, seu Deus, esteja com [Música] ele.
Ai, meu Deus. Isaías 44 versículo 8. Você tá em Isaías, você Isaías 44 versículo 8, versículo 28, melhor dizendo, vai dizer assim, ó.
Isaías diz: "Que digo de Ciro? " Dois pontos. Ele é meu pastor e cumprirá tudo que me apraz.
Que digo também de Jerusalém, será edificada e do templo será fundada. tá determinado. O cara não me conhece, meu pastor.
A soberania de Deus, os cumprimentos proféticos de Deus, é uma coisa extraordinária para quem lê tempos. A leitura do tempos, a leitura da compreensão dos tempos, sabe? Fala-se muito sobre o jejum de Daniel.
Uhum. Daniel, Daniel teve visões da parte de Deus, mas ele não tava tendo nenhuma vida extraordinária daquela que ele já [Música] tinha. E a gente quando pensa sobre o jejum de Daniel, a gente pensa na dieta.
Uhum. Já tá na igreja, no inconsciente da igreja. Jejum de Daniel é igual.
come isso, come aquilo, não come isso, não come aquilo. O que não se pensa é por que Daniel jejuou. Quando Daniel teve as visões que teve, ele tava tendo a vida dele de fidelidade a Deus.
Mas a partir da visão, agora se põe a jejuar, se põe a orar para compreender esse toque, um clamor que está sobre nós, da gente entrar em jejum, em oração. Por quê? Estamos debaixo de um toque de Deus.
Sim. Para quê? Para pular, a gente já pulou.
Para dançar no culto é maravilhoso. Só que são coisas que Deus já fez conosco. A visitação de agora eu preciso orar, cara.
Onde que ele quer que nos entre? É porque na esfera do Deus que chega no culto, derruba pessoas, pó de ouro, acende o graveto, essas coisas. Só que agora ele tá nos cutucando, como quem diz, tem um novo download para descer, para baixar, tem uma nova instrução para baixar.
E quando você lê isso aqui, é é tão é tão E agora vai, isso é o último versículo antes de começar, né? Exato. Aí a tá a introdução.
Estras devia começar aqui, né, no versículo 22, né? Exatamente. É muito lindo porque imagine o homem mais poderoso do mundo, daquele mundo.
Diz aquelas palavras de crônicas, e o Senhor Deus dos céus me encarregou de construir a reconstruir Jerusalém e levantar um templo para ele. E manda escrever isso e espalhar pelo Então, onde que eu queria chegar? Sai o éito real.
ano 536 antes de Cristo. Faltam 470 anos para Jesus nascer. Não é muita coisa.
Se você puser isso na linha do templo, é pouca coisa. [Música] Eh, imaginem, tá todo mundo vivendo sua vida na Pérsia, na Babilônia, em Suzã, capital da Pérsia. Povo de Israel tá tudo lá vivendo suas vidas, prosperando, lendo os profetas, muitos clamando, certamente aqueles que carregavam, como Zorobabé, uma semente de de Deus divina, preservando a semente messiânica neles.
Talvez não tava nem sabendo disso tudo que tá acontecendo. De repente começa a sair uma notícia. Vocês viram?
Vocês leram? Tem um decreto do do rei Sil. Já pensou?
Tem um decreto. A palavra tá sendo manifestada. tem um decreto.
Quando eles vão ler o que tá no decreto, vocês estão autorizados. Chegou a hora. E essa palavra, ela vai encontrar o espírito daqueles que estão sendo preparados.
Que soberania maravilhosa, que costura do Espírito Santo de congregar, porque a gente não sabe de fato como esse processo aconteceu, se os rabinos e os escribas e eh foram anunciando e convocando. Se alguém organizou, eu quero imaginar que muito mais do que uma organização política, social, de homens eh líderes irem irem articulando esse retorno, a palavra foi encontrando a conexão naqueles que estavam sendo preparados para ela. E um despertamento, então, um vade a terra.
Eu penso que esse é o ponto que eu te falo. Quando o espírito da palavra profética ele ele ele começa uma operação, os que se apresentam, sabe? Os que se apresentam.
Você sabe que é dito de alguns que a melhor maneira de explicar, muitos são chamados e poucos escolhidos, é que isso tá na mesma porta, né? Uhum. Na porta, do lado de cá, tá escrito chamados.
Do outro lado, do outro lado, escolhidos. Então, escolhido é aquele que aceitou o chamado. Entrou, pronto, passou a ser escolhido porque entrou pelo chamado.
Então, quando o espírito de Deus se se da profecia entra em movimento e alguém se apresenta, quem se apresentou que entrou na correnteza? Você vê Deus, a gente mesmo, não sei o quanto de prepotência que tem nisso que eu vou falar agora, Adriel. Uhum.
Mas a gente começou a a juntar as peças, as pessoas para gravar isso aqui. A aí você vê que Deus tá falando com os irmãos da mídia e Deus tá falando com os irmãos ali. E de repente a gente senta, começa um cenário, que gente, o que que é isso?
Simplesmente parece que estamos indo para um movimento ou caímos numa correnteza e há quem diga uma frase lá em Tajaí que é nossa, antiga, que quem tá indo pro mesmo lugar, uma hora se encontra no caminho, então parece que começa a se encontrar. Isto é lindo, maravilhoso, só que passa por todos os interpérios que Neemias mostram que não é tão romântico assim. Não é romântico.
É porque o amor não é forte como romance, ele é forte como uma morte. Então eu não sei, eu tô agoniado para entrar em vou deixar você autorizar, tá? Estamos chegando.
Eu vou deixar você autorizar e só fazer um comentário que você tava falando disso agora e eu para mim, porque assim, eu comecei a imaginar aqui um movimento do Espírito Santo congregando corações e mentes [Música] de pessoas que foram afetadas por palavras como essa que você leu. Todo mundo leu. Isaías era lido, Jeremias era lido, mas havia um uma tinha uma um momento que iria ativar aquele e foi o decreto de Ciro.
Ele ativa um processo e aí então todo um sabe o que eu tô vendo aqui? Pronto, vou adiantar. Eu tô pensando no vale dos ossos secos.
Eu tô pensando no vale dos ossos secos. Parece que o decreto de Ciro é aquele vento que sopra e osso começa a procurar seu osso. As pessoas começam ir cada um pro seu lugar.
O marido chega em casa e fala: "Minha filha, eu preciso te dizer um negócio, mas vamos comer primeiro. Senta. Uhum.
Tem um decreto do rei. Acaba o culto, não acaba, você vai paraa casa, aí tá no carro, o movimento continua. Continua.
Nós vamos embora. Nós vamos o quê? Nós vamos embora para onde?
Para Israel. Israel é minha filha, porque é uma palavra que tava queimando no meu coração há tanto tempo. Chegou a hora e o outro vai procurar outro e aí você vai, eu vou.
Você vai fazendo como? Não sei, mas eu vou. Esses são os movimentos que caracterizam Deus.
Eles caracterizam a obra de Deus. Eles são, eles não são inesperados, eles são todos articulados, mas eles não são dominados. Eles não têm cartilha, eles dependem fundamentalmente da sensibilidade daquele que ingressa.
Eles dependem. E antes de avançar, só queria fazer um comentário. Você tava falando sobre isso, eh, que você estava falando agora.
E eu tava pensando aqui que entre 2011, 2008 e 2011, quantas vezes eu fui em Itajaí no café de pastores e você certamente tava lá. Eu não lhe vi nenhuma vez. Já pensou se alguém dissesse: "Tá vendo aquele moço lá do outro lado?
Um dia vocês vão estar sentados juntos falando sobre algo? " Nós não imaginaríamos. Quantas, quantas imaginações ainda nos faltam, mas que Deus desperta o nosso espírito pra gente fazer um movimento em uma certa direção que nos colocará em lugares apropriados e movimentos corretos.
Só que nós não temos o mapa. A gente tem só aquilo que nos move. E a gente precisa ser fiel a essas palavras.
Como diz as escrituras, assim são os nascidos do espírito. É, o vento sopra onde quer e você não sabe para on da onde ele vem, nem para onde ele vai. Assim são os nascidos do espírito.
Eu fico imaginando que em todo esse tempo Deus estava construindo alguma coisa na história de forma embrionária, cada um vivendo seus dilemas, cada um vivendo o a a o seu preparatório e de repente de repente ele dá um start. Eu gosto de pensar assim no reino do espírito. O rei assinou decreto.
Eu tenho uma palavra comigo sobre isso, sabe? Eu vou falar para você também. falo para todos que estão aqui, eu não sei se esse é o seu caso, mas 70 anos na Babilônia fala de um tempo, de um ciclo, de uma realidade.
Quem que é habilitado para reconstruir as ruínas de Jerusalém? Aquele que cumpriu o seu tempo na Babilônia. Au, sem se perder.
Aleluia. Quem sai antes do seu ciclo, quem sai antes do rei liberar o Edito, esse não é habilitado para reconstruir as ruínas de Jerusalém. Quem também quando o rei libera a carta e não sai, perde, perde.
Por isso que tem pessoas que que perde também esse time por apegos, por sabe, existe um um tipo de um tempo preparatório, mas de repente o Senhor parece que libera uma carta. O rei libera uma carta e esse é o momento é o momento do corte. vai, porque ali você tá sendo habilitado para reconstruir as ruínas eh de Jerusalém.
Eu espero que nesse momento essa palavra te encontre. Amém. Se você já sentiu essa habilitação sobre você, você já tá naquele movimento de Esas e Neemias lidando com oposições e você precisa se manter firme.
Se você é alguém que entende que tá acontecendo num corte na sua vida, não sabe de uma coisa. Se um filho, uma criança nascer antes do tempo, você vai pro neo Natal, ela nasce prematura, precisa de um tempinho para terminar de fazer o pulmão, a moleira, mas ela se ajeita e vai. Mas se ela passa do tempo no ventre da mãe, ela começa a matar a mãe.
É verdade. Quando passa o teu tempo e você não atravessa o nascedor, você começa também a matar o lugar que você tá, a sua própria realidade de vida que você tá. Compreender tempo, compreender estações, compreender janelas é significativamente importante.
Agora, para que você não precise ter que se achar, meu Deus, eu vou ter que ser muito espiritual para isso. Não. Compreensão de tempo não é fruto de uma clareza.
não é fruto de uma clareza absoluta. Compreensão de tempo é você dar vazão quando uma mexida começa dentro de você. Ei, uma mexida começa dentro acontecer dentro de você.
Eh, eh, o lado de fora pode dar muito motivo, favor, mas já não é mais sobre o lado de fora. Ainda que esteja Deus esteja usando o lado de fora, mas é uma mexida dentro de você. De repente você num ato de de de fé, de rendição, não de serviço, mas de sacrifício.
Porque para serviço, se você tiver habilidade, você responde bem. Para adoração e para sacrifício não é habilidade. Sacrifício é rendição.
E de repente você sentiu aquele cheiro, você sentiu aquele toque e você começa a dar uma atenção para aquilo e aquilo vai crescendo dentro de você. Quando você vê, eu disse, cara, é a hora, é a hora. Agora eu vou vou muitas vezesória a Deus carregado de temor como Esras e Neemias, mas disse, como diria a música de um homem conhecido da nossa nação, para trás não volta, não volto não.
É isso. É isso. Com isso, nós fechamos esse ciclo, né, desse episódio e esperamos nossos colegas, nossos irmãos para continuarmos a jornada.
Agora sim, no próximo episódio, nós caímos dentro do retorno de Israel para a terra prometida. Vamos fazer o seguinte, tome sua água, respira, vai no banheiro, faz o que você precisar. Porque aí quando você voltar, coloque a sua máscara ou só aperte o cinto.
Se houver despressorização, máscaras cairão à sua direita. Coloque primeiro em você, depois quem tiver a sua volta, porque agora nós vamos entrar para as demandas reais, práticas daquilo que é que é movimento de restauração. Neemias nos aguarda.
Eu também aguardo. Você tem expectativas altas porque o Senhor vai nos introduzir nessas realidades. Deus abençoe.
Related Videos
Imersão - Mergulhando em Esdras e Neemias - EP4
1:05:22
Imersão - Mergulhando em Esdras e Neemias ...
MEVAM Campinas
3,189 views
LUIZ SAYÃO - O que Deus nos ENSINA através do SOFRIMENTO? | Podcast JesusCopy
1:36:52
LUIZ SAYÃO - O que Deus nos ENSINA através...
JesusCopy
103,012 views
Imersão - Mergulhando em Esdras e Neemias - EP5
1:07:53
Imersão - Mergulhando em Esdras e Neemias ...
MEVAM Campinas
1,949 views
Série: Do Sonho ao Destino | O Teste do Poder // Abe Huber
55:05
Série: Do Sonho ao Destino | O Teste do Po...
Paz Church São Paulo
5,182 views
FERNANDINHO || Uma Nova Historia , Caminho No Deserto,.Coleção das melhores músicas gospel para você
1:03:19
FERNANDINHO || Uma Nova Historia , Caminho...
Canção Evangélica
4,720,024 views
Vale de Ossos Secos: o que você ainda não sabe! Jucelio de Souza
1:00:41
Vale de Ossos Secos: o que você ainda não ...
Ciclo de Crescimento
2,669 views
Imersão - Mergulhando em Esdras e Neemias - EP1
59:22
Imersão - Mergulhando em Esdras e Neemias ...
MEVAM Campinas
9,916 views
Felipe Rodrigues - Adoração Espontânea 20
22:26
Felipe Rodrigues - Adoração Espontânea 20
Felipe Rodrigues
189,941 views
Conheça o Único Nome Riscado do Livro da Vida (História Real)
26:21
Conheça o Único Nome Riscado do Livro da V...
Portal da Salvação
650,908 views
Fé Vintage | Somente a Escritura – Ricardo Agreste
1:03:29
Fé Vintage | Somente a Escritura – Ricardo...
Chácara Primavera
3,813 views
Imersão - Mergulhando em Esdras e Neemias - EP2
47:27
Imersão - Mergulhando em Esdras e Neemias ...
MEVAM Campinas
5,130 views
50 Hinos Que Trazem Paz No Lar - As Melhores Músicas Gospel Para Ouvir 2022 - Melhores Hinos
3:46:56
50 Hinos Que Trazem Paz No Lar - As Melhor...
Música Oração
17,812,167 views
VOCÊ É OBEDIENTE? | Rev. Hernandes Dias Lopes | Igreja Presbiteriana de Pinheiros
1:05:48
VOCÊ É OBEDIENTE? | Rev. Hernandes Dias Lo...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros - Pregações
66,152 views
AP LUIZ HERMÍNIO || O SEGREDO PARA GOVERNAR A MENTE
1:01:44
AP LUIZ HERMÍNIO || O SEGREDO PARA GOVERNA...
Cortes.fire.5
27,546 views
Jucélio de Souza - Conferência Origem Paternidade.
1:20:21
Jucélio de Souza - Conferência Origem Pate...
MEVAM PENHA SP
5,824 views
Dalete Hungria | Os Melhores Clipes [Lança Sobre Mim]
33:57
Dalete Hungria | Os Melhores Clipes [Lança...
Gospel Music
206,618 views
Alegria é a Única Resposta | Bill Johnson | 30 MAR 2025
38:17
Alegria é a Única Resposta | Bill Johnson ...
Bethel Redding Português
12,858 views
Sermão de Rodrigo Silva | O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ RECLAMA
1:06:20
Sermão de Rodrigo Silva | O QUE ACONTECE Q...
Promessa e Bênção
2,735,338 views
MINHA OPINIÃO SINCERA SOBRE O "PROFETA" MIGUEL OLIVEIRA
27:20
MINHA OPINIÃO SINCERA SOBRE O "PROFETA" MI...
Pastor Antônio Júnior
1,836,958 views
Culto de Quarta - Mevam Campinas - 30/04/2025
2:00:46
Culto de Quarta - Mevam Campinas - 30/04/2025
MEVAM Campinas
2,141 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com