Pensamento Computacional - Condicionais - Parte 1

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univesp.br Pensamento Computacional - COM100 Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) P...
Video Transcript:
[Música] Olá bom na aula anterior a gente aprendeu aí a mexer com o Scratch a criar um primeiro projeto a fazer uma sequência e a fazer a repetição necessária pra gente conseguir fazer uma sequência de coisas sem ter que colocar muitos comandos iguais até aí tudo bem Jana até aí tranquilo eu falei que eu queria me aprofundar mas eu confesso que eu já tô com medo do que você vai colocar aqui para mim fica tranquila que a gente só vai colocar hoje um um um conceito que é muito importante pro nosso dia a dia que
é um conceito do condicional Quando você vai por exemplo numa loja você vai lá comprar um sapato você fala se for até r$ 1 eu compro se for mais eu não compro não é não é uma coisa no nosso dia a dia sim tá isso é uma condicional então o nosso dia a dia é um um algoritmo a gente segue um algoritmo se tiver alguma coisa eu faço isso se não eu não faço né é esse tipo de coisa que a gente vai começar a brincar hoje aqui no Scratch né como criar condições perfeito Então
mas como sempre a gente vai precisar primeiro entrar lá no Scratch na sua conta e carregar o seu projeto enquanto a Jana carrega aqui só um comentário precisa ter conta para usar Scratch não você pode entrar no Scratch e criar um projetinho Só se você não tiver conta você não tem como salvar não tem tem como continuar em outro dia tá então é muito importante ter a conta para que você tenha os seus projetos vamos ver aqui já tá ali carregando o projeto dela já tá colocando usar senha esperando aí vamos lá pegar no deixa
terminar de descarregar aí aí ó lá minhas criações e o projeto dela chamava Doguinho foi tá aí o projeto do Doguinho que a gente fez vamos começar lembrando o que ele faz vamos vamos lá roda bom é um cachorrinho né que anda na horizontal um conjunto de vezes mas como ele é bastante lento não vamos esperar até o final não aperta aquela bolinha vermelha que é o pare ele parou de fazer e PR a gente não perder tanto tempo né não investir tanto tempo que tal a gente esperar menos em vez de esperar 0.1 esperar
0.01 tá pronto pronto então agora nós já temos um Doguinho que vai andar um pouquinho mais rápido Posso testar pode Nossa agora ele tá andando bem rora agora tá diferente aham Mas vamos fazer o que a gente faz hoje o que que eu prometi te ensinar hoje é condicional né então vamos ali ó na tela tá nos controles e tem ali embaixo C O que que a gente vai fazer hoje tá então a gente fez uma preparação antes tá então para né para ficar um pouquinho mais rápido para vocês a gente já fez algumas medições
e o que a gente quer fazer o que a Jana falou que queria fazer é fazer o Doguinho ir até o abaju e ficar lá em pezinho no abaju tá então para ele ir pro abaju ele vai ter que andar um certo conjunto de passos e quando ele chegar numa certa posição virar para começar a andar para cima certo então é isso que a gente vai fazer tá vendo aquele c Então vamos colocar ele ali depois do espere dentro do mesmo repita dentro do mesmo repita perfeito por que isso porque ele vai repetir um conjunto
de vezes né Passos só que quando ele chegar numa certa posição que é a posição que fica bem embaixo do abaju né ele vai virar para cima e vai começar a subir entendi OK bom o que que a gente vai colocar ali é se o Doguinho tiver numa posição como eu disse a gente fez uma preparação Zinha antes a gente já descobriu a posição né jemil lugar que ele tem começar a ir para cima -78 no -78 Então a gente vai ter que colocar ali naquele lugarzinho onde tá lá o c então que quando a
posição dele tiver em -78 do X Ele tem que virar Ok então vamos lá primeiro a gente vai na aparência e vamos lá para baixo você tá vendo ali que tá o c então se alguma coisa que se a posição dele tiver naquela posição que a gente viu né como é que a gente vai vai lá nos operadores uhum tá vendo ali que tem um balãozinho igual a número n tá 50 Esse é mesmo põe ali dentro do C pronto o que que a gente quer comparar a posição que o seu Doguinho está né como
que a gente faz isso então vamos lá no aparência n lá embaixo tá ali é aqui no posição x posição x exatamente então põe a posição x ali tá se a posição x ou seja a posição horizontal que o seu cachorrinho está for igual ao número que você tinha medido qual que era - 78 - 78 Mas Marcos você pode estar se perguntando aí Marcos como é que ela sabe Men 78 é só você pegar o cachorrinho ali ó ir movimentando para lá e para cá na tela e mostra ali embaixo a posição então é
a Jana foi vendo aqui a posição que dava direitinho para ele subir no no abaju e ela chegou no Men 78 Então é só você ir movimentando o seu o seu personagem na posição que você quer então a gente chegou aqui quando ele tá na Men 78 ele tem que virar e ir em direção ao abaju tá é isso se ele tiver ali na posição igual a men 78 o que que ele vai ter que fazer girar Tá então vamos no movimento lá para cima onde tem o girar tá ali o segundo girar põe ali
gire eu coloco aqui dentro aí dentro e aí o que que ele vai fazer a gente quer que ele tá andando aqui na horizontal e passa a andar na vertical vamos lembrar um pouquinho lá da Matemática quantos graus tem virada aqui 90 90º tá então de novo que a gente falou né olha o quanto que você aprende também de matemática enquanto tá brincando aqui de fazer o cachorrinho andar e muitas vezes nem se percebe principalmente pensando ali na criança que vai fazer tudo muito intuitivamente sem e ficar com essa pressão da Matemática sim e quando
ela aprender ângulos ela já vai entender o conceito porque ela lembrou que o cachorrinho virando tá então tá então a gente fala ó se ele for nessa posição ele vai virar 90° e vai começar a andar para cima será que funciona Jana como é que a gente testa Bora na bandeirinha Bora na bandeirinha Vamos ver que o nosso cachorrinho vai fazer Olha lá ele tá andando chegou na posição e voltou para trás ué que será que aconteceu pode parar senão ele vai embora vai para outro planeta ai tá essa é uma coisa importante a gente
precisa entender que Errar faz parte do aprendizado o pens ento computacional quer que a gente aprenda experimentando e errando nãoé então é a gente fazendo esse código aqui a gente viu a gente achou que ele ia virar ir para cima mas ele não tá virando ir para cima por que será se a gente tem que seguir o código entender que ó ele tá repetindo 300 vezes uma coisa o que que ele tá repetindo 300 vezes ele anda um pr pra frente pra frente do cachorrinho pra direção que ele está direcionado Tá espera um segundinho só
para ele não ir correndo né senão a gente não consegue nem ver o computador é muito rápido então a gente espera um pouquinho e aí quando ele chega na posição 78 ele vira 90º e começa a andar para cima só que veja se ele tá andando para cima vamos lembrar lá da Matemática o x não muda muda quem muda Y tá então aí ele vira 90° vai de novo lá pro repita e vai andar um para cima certo esperar um segundo e vai perguntar a posição X é -78 ela continua sendo -78 porque ele não
andou paraa frente ele andou para cima Uhum E aí ele vai virar de novo então ele tinha virado para ficar para cima e agora ele tá virando para pro outro lado e é isso que aconteceu é o que a gente normalmente chama de programação de um bug né Achamos um problema é quando o pessoal fala Ah tem que debugar é isso aqui é achar um problema no seu código temos um problema né tô culpando o código dela fui eu que mandei ela fazer assim né É então ó Achamos um problema Que ótimo que achamos um
problema e agora bom o que que eu preciso fazer eu preciso fazer com que quando ele entre nesse momento aí que ele vai virar pra frente ele mude o X para ele não entrar de novo nessa pergunta tá como é que a gente pode fazer isso Jana vamos lá vou chutar manda lá mudando a quantidade de repetições e girando novamente Não eu acho que não ai meu Deus agora já não sei professor não agora vou precisar de você vamos lá ele tava andando nessa direção na direção x certo né E aí ele chegou na posição
Men 78 que é quando ele entra naquele C que tá ali no programa né ele entra no C tá andando na posição Men 78 e a gente vira se a gente virar e mandar ele pra frente ele vai para cima verdade não vai mudar o X então o que a gente tem que fazer antes de a gente girar ele dá um passinho a mais Ah então mudaria a quantidade de Passos então coloc se eu colocasse dois não não dentro desse C Quando ele entrar nessa condição dá um passinho pra frente então colocaria mais um comando
de mova isso tá el só vai dar esse passinho Quando ele entrar nesse C então ele vai dar um passinho para Mais e aí ele vira e esse passinho a mais não é não é nem pelo PR ocupação da posição do abaju é só para ele não continuar no 78 porque ele vai chegar no 79 e na próxima vez que ele voltar a repetir ele não vai passar por essa condição entendi tá a gente pode testar para ver como ficou a gente sempre deve testar mas testa aí vamos lá não deu certo que que aconteceu
de errado j a quantidade de Passos foi insuficiente porque na verdade parece que ele desceu ainda mais na verdade é que como o desenho é muito grande em relação ao palco Essa coisa é a posição do desenho que que o quadrado dele é maior do que a própria imagem tá então essas impressões é pelo tamanho do desenho mas não é isso olha ele chegou falou o X é 78 não é Men 78 não é el entrou naquela C Uhum aí você foi lá e tá lá Gir 90º ele girou ele virou pra frente e aí
você D um passo pra cima ele deu para cima ele já tava olhando para cima então a quantidade de passas que eu coloquei é insuficiente Não você deu o passo no momento errado você tem que primeiro dar o passo para depois girar Ah para ele mudar o x tá então aqui eu faço isso isso porque aí ó ele tava no - 78 ele falou até Men 78 é ele vai pro pro -77 ele anda pra frente Uhum E aí ele gira quando ele voltar né que ele vai voltar lá não repita né E vai fazer
mova esere e quando ele chegar ali no de novo a posição não é mais menos 78 então ele não vai entrar no e no C entendi agora agora eu acho que vai dar certo será que dá certo vamos ver vamos ver ah Agora sim e lá vai o cachorrinho né mas ele não para Ah parou Ah tá eu achei que ele ia infinitamente não 300 Passos ele tá andando 300 vezes então por 300 vezes então vamos entender esse código por 300 vezes primeiro a gente fez aquela primeira parte né que fez o cachorrinho virar pra
frente e numa posição que a gente queria que ele ficasse sempre Uhum aí a gente entrou num uma repetição que em computação nó normalmente a gente chama de de loop né que é a palavra em inglês para repetição a gente tou numa repetição falou faça 300 vezes o que tá aqui dentro ó é por isso que tem essa marcação se você olhar o repita né ele vai até a última linha lá embaixo um laranjinha que tem uma setinha assim para cima Uhum tudo que tá dentro daquilo tá repetindo 300 vezes o que que ele tá
repetindo 300 vezes ele anda um pra frente espera 0,01 segundos né E aí ele pergunta se a posição É men 78 que foi aquela posição que a gente Descobriu que era a posição pro cachorrinho ficar bonitinho do Je que ele tá ali na abaju só na quando o X é 0 que é -78 só nessa vez aí ele entra nesse pedacinho da condicional só nesse momento Entendi então ele não era Men 78 porque ele começou ol onde ele começou lá tá vendo em que lugar que ele começou já no Men 209 menos 209 ele começou
no menos 209 foi andando um por um menos 827 foi andando tá tá tá tá até chegar no -78 quando ele chegou no -78 que ele entra nesse C E aí ele faz o que tá dentro desse C ó aquela outra marcação Zinha laranja o que que ele faz aí ele anda um pra frente ele ainda tava olhando pra direita né ele ainda tava andando para esse lado então ele dá um passinho pra frente então ele tava no -78 e foi pro -77 ele foi pro -77 e virou 90º E aí ele volta para repetir
ali move um pra frente ele vai para cima agora ele tá indo para cima espera e pergunta o X é 78 não é mais é menos 77 então ele não entra nunca mais nesse condicional ele só vai andando pra frente Até quando até acabar as 3 vezes que é 300 vezes que ter que repetir se eu Diminuir a quantidade de repetição ele vai parar antes vai parar antes você acha que o cachorrinho tá meio voando ali né Uhum que tá testar 250 ele tá dando um pulo tá sendo um cachorrinho traquinas acho que se a
gente testar 250 talvez fosse melhor vamos rodar hum agora ele tá tem um apoio ali pelo menos sim perfeito muito bom então já sabe agora o que é o condicional entendeu a condição olha na teoria Sim eu sei que eu preciso testar mais a prática Mas pela primeira experiência Acho que valeu viu então como eu falei a gente só aprende a programar programando então para todos vocês o importante é exercitar isso mais mas antes de gente ir embora só queria que você voltasse ali no controle Jana aqui tá vendo no C A gente só fez
o c então né mas eu queria contar para vocês que tem uma outra coisa que a gente usa bastante que é o de baixo se então se não Então esse é para o seguinte caso se o sapato custar até R 100 aí você fala eu compro sapato se não eu compro sandália tá então esse é uma outra estrutura que a gente usa bastante né para que a gente tenha a opção se for verdade e se for mentira por isso tem o c e c não e para quem aí tem uma curiosidade de saber como que
o pessoal lá né de programação fala é o que o pessoal fala if then else if é o se né se if then é então e o ELS é senão é o que o pessoal normalmente de programação chama nif ELS tá condicional tá é isso dá para fazer 1 milhão de coisa agora né a gente vai utilizar esse ainda se senão nesse mesmo código a gente vai brincar um pouco mais com esse código tá bom tá mas isso para uma próxima aula aliás vem umas coisas bem divertidas aí que vão chegar tá bom vamos lá
então até a próxima [Música] aula [Música] [Música] oh n [Música]
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