[Música] Olá alunos da Univesp voltamos vamos para mais uma aula com Scratch com pensamento computacional e aprendizagem criativa vamos recapitular O que que a gente viu até agora então na primeira aula a gente explorou um pouquinho a ferramenta de busca do scratch descobrimos alguns projetos com arte o arte interativa inclusive olhando para sons né como que a gente pode trabalhar com a extensão de som de microfone no Scratch depois nós remix juntos um trabalho relacionado à arte também exploramos várias possibilidades e hoje que que a gente vai fazer hoje João hoje A ideia é a
gente criar um projeto autoral então a gente trouxe aqui algumas coisinhas aqui na na nossa mesa para nos inspirar né então eu tenho aqui por exemplo o o Spock né que ele tem um super poder né ele tem o poder da lógica né o pessoal mais antigo deve conhecer esse personagem aqui né então fiquei pensando assim né E se a gente fizesse um projeto autoral relacionado com super poder como é que seria esse projeto e Lu se você tivesse um super poder que super poder seria Olha com toda a certeza eu gostaria de voar mas
assim voar Sem Avião sem um transporte eu gostaria de voar mesmo com o meu corpo com as minhas habilidades esse seria meu super poder e você bom eu gosto muito de viajar né mas eu não gosto dessa partir de voar eu preferia ter uma forma de me teletransportar PR os lugares que eu gostaria de visitar então eu fiquei pensando será que dá para fazer um projeto no Scratch com esse super poder O que que você faria no Scratch para representar esse super poder ou com esse super poder olha pensando aqui ã eu acho que eu
pegaria aqui o nosso o nosso gatinho do squatch certo eh e ele me representaria assim voando eh acho que eu pensaria no um cenário aqui né voo céu algo azul não sei se eu voaria pela cidade ou até mais com árvores com mata um não sei ã acho que eu teria que colocar uma ideia de movimento né então preciso pensar um pouquinho como que eu faria essa ideia de movimento Porque daí eu tenho que movimentar personagem e tenho que movimentar cenário hum à Não sei talvez aí usaria umas teclas para poder fazer esse movimento de
voo cima baixo acho que seria mais ou menos isso e você como você vai fazer esse teletransporte Olha eu tô pensando aqui né que eu podia escolher alguns lugares né algumas fotos né e me transformar num Mago e esse mago teria o poder do teletransporte Então esse mago teria uma varinha mágica que ele pegava e fazia um um efeito assim especial e quando ele fizer essa essa mágica eu seria teletransportado para um desses cenários novos aí que fazem parte da dessas viagens então tô pensando em fazer alguma coisa mais ou menos por por esse lado
escolher uns dois três cenários colocar o personagem assim mexendo na Varinha com com os barulhinhos tem umas outras ideias também mas acho que para começar podia ser algo assim eu acho então João que nós vamos precisar de um tempinho para trabalhar nesses projetos de autoria né Uhum E já que a gente vai precisar de um tempinho queria aproveitar para chamar novamente a Janine e o Flávio para falar pra gente sobre um uma outra questão uma outra reflexão muito importante a ser feita programar né a gente aprende para programar a gente programa para aprender como que
isso funciona na escola como que isso a programação pode ajudar dentro do ambiente escolar E aí Janine Flávio contem pra gente um pouquinho enquanto a gente vai trabalhando aqui nos projetinhos né que acho que vou demorar uns minutinhos aqui para fazer aí eu acho que eu vou demorar vários minutinhos então a gente já volta depois da reflexão do Flávio e da Janine é a ideia é que a gente possa eh trabalhar independentemente da idade e usar a programação para aprender quando a gente fala na educação né então quando eu levo pro estudante mais o que
ensinar ele isso que o Flávio tava falando né os diferentes elementos que compõe a lógica da programação eh de um código é ensinar esse estudante a usar a no caso scrat que a gente tá trabalhando aqui né para ele poder se expressar então a gente tá falando muito mais de programar para aprender então a a lógica da programação me ajuda a aprender diferentes eh conceitos diferentes conteúdos enfim relacionados àquilo que tá dentro da escola exatamente o o aprender a programar é importante é importante mas a gente que a gente tá falando não é só Ah
eu preciso aprender a programar para ser um programador é a gente conseguir desenvolver a capacidade de programar para aprender e aí eu vou dar um até um exemplo pessoal meu que eu acho que hoje eu tenho um bom conhecimento que eu desenvolvi em contabilidade que pouquíssimo tem a ver com a minha área de Formação mas porque eu precisei programar um sistema de contabilidade Então quando você traz desafios paraas crianças pros alunos para eles programarem por exemplo ó façam no Scratch um programa que vai fazer um quadrado eles vão ter que ir atrás de entender Quais
são os conceitos que eu faço um quadrado Ah eu tenho que ter quatro lados iguais eu tenho que ter um ângulo de 90º como é que eu faço o gatinho lado Scratch desenhar um quadrado na tela eu vou ter que entender como eu faço um quadrado Então é isso que a gente fala de programar para aprender né como é que eu desenvolvo minhas habilidades em outras áreas programando é a eu uso né hábito de leitura raciocínio lógico e eu posso com isso da vida a a textos diferentes gêneros né livro poesia crônicas enfim dentro do
scrat eu posso animar uma história eu posso pensar em mapas interativos que eu posso desenvolver dentro do scratch eu posso pensar em jogos que tem abordam diferentes conceitos científicos enfim tem uma variedade imensa de de de formas e conteúdos que a gente pode explorar é só pensar como o Flávio trouxe né Assim como é que eu eh provoco esses estudantes eu trago Para eles um projeto que de fato permita que eles explorem dentro do scratch ah usando a programação diferentes conceitos relacionados ao próprio currículo será que eles estão fazendo isso lá na eu acho que
tão eu queria até acrescentar um um conceito que vocês vão ver no material de vocês que é o conceito de micromundo né que assim você você coloca a criança você coloca o jovem vocês que estão aí fazendo engenharia por exemplo eh O que que vocês precisam aprender qual que é qual que é este teu micromundo e tentam olver coisas desenvolver um programa de computador dentro da tua realidade e a início você vai aprendendo sobre aquele Universo de coisas então assim a programação é muito rica nesse sentido de eu eu aprender programando né Eu acho que
isso que é muito importante e que Lu e João acho que devem estar brincando demais Ali explorando muitos projetos nessa aula vamos dar mais espadinha obrigada Flávio Obrigada Jan e vamos aqui com os nossos projetos João mostre o que você já fez vamos compartilhar bom eu consegui chegar mais ou menos no ponto que eu estava imaginando mesmo eu vou primeiro mostrar o o resultado final aqui desse projeto o que que eu consegui fazer nesses minutinhos e já explico mais ou menos o que foi como foi esse processo então eu consegui colocar aqui mesmo né o
o meu A Minha maga né e escolhi aqui um cenário e esse meu projeto em vez de começar pela bandeirinha verde que a gente tá tão acostumado dá a ver né começando pela bandeirinha verde eu coloquei para quando eu clicar no meu personagem aqui ele fazer eh as ações que eu precisava né então reparem só o que que ele vai fazer vou clicar nele taram ele fez um uma mudança aqui de cenário repara na Varinha se mexendo hein é um detalhezinho que tem mas ó eu clico nele e ele mudou de cenário de novo e
eu acabei colocando só três cenários né esse daqui do do Foz de Iguaçu no Brasil mesmo esse aqui da famosa torre ifel na na França e por fim uma Savana na África do Sul peguei três cenários bem distintos aqui pro meu pro meu projeto e o que que eu fiz né em termos de bloco até que é pouca coisa para fazer esse projeto né eu diria que a parte que dá mais trabalho por incrível que pareça é escolher os cenários Então fui atrás de de fotos imagens e vim aqui no na parte de cenários e
subi a esses cenários que estavam no no meu computador então coloquei aqui cada um do dos cenários e não tem nenhuma programação pro cenário toda a programação que eu fiz tá aqui no meu personagem mesmo aqui no meu mago que que eu pedi para ele fazer né eu criei uma fantasia nova para ele né porque Originalmente a fantasia dele ele tá assim com CAV varinha desse jeito né reparem só o detalhezinho só da varinha a varinha tá assim de pezinho eu fui lá e dupli esse esse essa fantasia dele dupliquei e coloquei mexi na Varinha
ó cada parte aqui do personagem você consegue ir modificando então vim aqui na Varinha especificamente deu uma rodadinha só para ele fazer esse efeito repara só de novo ó ele faz um e aqui na parte de códo então começa mudando pra fantasia ele vai tocar um som que eu gravei é esse esse efeito Zinho aqui que eu gravei eu vim aqui em sons né e gravei a minha própria voz aqui além de escolher os áudios do que estão disponíveis no scite você também consegue gravar a sua própria voz e troquei o cenário Finalmente né ele
vai lá pro próximo cenário eu coloquei aqui para ele esperar um tempinho para dar tempo de ver ele fazendo assim cavara e depois eu volto paraa fantasia original dele então legal hein João foi o que eu consegui fazer Lu eu sei que você trabalhou bastante aí para fazer o teu gato voar hein como é que ficou o teu projeto olha vamos lá eu vou mostrar um pouquinho Apesar que achei que foi pouco tempo viu então não consegui ainda implementar tudo que eu gostaria não quer chamar eles para mais uma reflexão não não deixa eu mostrar
o que eu já consegui fazer aqui então vejam só eu tenho um gatinho que já faz todo o movimento aqui se eu colocar na acho que essa tela Talvez consiga ver aqui o meu gatinho movimentando ele já tem o Super Poder do voo e pro lugar que você aperta a tecla né ele vai andando Vai voando né exatamente aí falou nossa mas falou que fez bastante coisa mas como assim então V mostrar como que é ise sei que é bastante coisa para fazer isso como que isso funciona aqui então eu puxei aqui o personagem do
gatinho vim aqui nas fantasias como a ideia é fazer o movimento né de pra frente de para trás então o mesmo gatinho aqui eu fiz uma alteração ó peguei esse gatinho dupliquei ele selecionei opa não é com essa ferramenta aqui é com essa daqui aqui deixa eu tirar daqui deletei pronto com essa ferramenta aqui de seleção e inverti olha só hum dá para utilizar também dessa forma a mesma coisa com esse aqui que estava para cima vim para cá só que aqui na verdade eu só selecionei e girei aqui embaixo Olha tem uma possibilidade de
giro aqui muito bom então aqui eu tenho meu gatinho já com os movimentos aí no código vim aqui defir a posição que ele tem que ficar aqui eu até coloquei que ele ia ficar sempre na frente porque eu queria fazer uns outros efeitos mas não deram tempo ainda não tempo ainda mas eu vou trabalhar nele mais um pouquinho coloquei a posição que eu quero que o meu gatinho apareça então toda vez que eu clicar na bandeirinha ele vai para essa posição de X Yum e aqui quando a tecla seta para cima for pressionada muda para
fantasia da posição que ele vai para cima e aí eu adicionei aqui 10 A Y para dar a impressão de movimento hum hum a mesma coisa eu dupliquei a invés de eu fazer o código todo de novo cliquei com o botão aqui duplicou dupliquei trouxe para cá já tá duplicado eu vou colocar aqui jogar fora e vou manter aqui ó dupliquei mudei da seta para cima para baixo mudei a fantasia pro movimento e aqui como a ideia é ir para baixo então aqui eu tenho que trabalhar com número negativo - 10 a mesma coisa eu
fiz aqui ó com seta para a direita e seta para a esquerda assim a gente criou o movimento Além disso eu inseri aqui no meu cenário duas árvores que eu pouco fiz na verdade uma delas eu só trouxe pro ponto em outra eu diminuí um pouquinho o tamanho o meu cenário né o meu palco desenhei foi um desenho autoral na verdade eu utilizei esta ferramenta aqui de um desenho uhum fiz o o o quadrado a figura quadrilátera Aliás inseri mais uma aqui embaixo e selecionei cores diferentes entendi conseguido esses efeitos aqui fou bonitinho mesmo hein
fou uma floresta assim ficou Gostei do cenário bem autoral mesmo e foi isso que eu fiz no meu projetinho até o momento volto aqui para o código do gato Então é isso bom e a gente conseguiu começar esses projetos autorais aqui mas confesso que deu vontade de colocar algumas coisinhas a mais Então por por hoje a gente encerra aqui e na próxima aula a gente vai dar continuidade nessa nesses projetos utilizando outros recursos do scrat que a gente não viu ainda não é isso perfeito até a próxima aula então pessoal [Música] [Música] k [Música]