Palestra André Trigueiro - Sobre ser Espírita

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TV FEC SC - Federação Espírita Catarinense
O jornalista André Trigueiro aborda nesta palestra os desafios de ser espírita no século XXI. Grava...
Video Transcript:
[Música] [Música] convidamos o painel lista andré trigueiro para fazer a sua fala com o tema sobre ser espírita boa tarde a todos sobre ser espírita remete esse tema se me parece uma reflexão que faremos em breves minutos sobre aquilo que nos distingue e dentre outras tradições doutrinas e religiões filosofias espiritualistas a nossa identidade é um tema muito importante da gente refletir reconhecendo na largada que nós pertencemos a uma numerosa comunidade dos diferentes não há dois espíritos iguais nos dois espíritos que pensam rigorosamente igual sobre a doutrina nem os apóstolos de jesus pensavam igual sobre o
mestre ea diversidade não é um problema a diversidade empresta sentido e riqueza a humanidade porque encerra a capacidade que a gente tem se temos abertura para ouvir o diferente de aprender com ele e nós estamos no jardim de infância da tolerância portanto mesmo nós espíritas temos muito a avançar na compreensão de que o fato de você se afirmar como espírita não faz de você um robô projetado como um ser um ente clonado na comunidade dos espíritas não pensamos assim o que é ser espírita pela lógica a gente vai dizer somos nós que nos identificamos e
aceitamos as explicações dadas pela doutrina dos espíritos sobre as leis que regem a vida e o universo é uma possível explicação o que nos distingue dos simpatizantes do espiritismo kardec assinalou com muita assertividade a necessidade do estudo da imersão do conhecimento não basta simpatizar com a doutrina para se dizer espírito é importante a gente ter disponibilidade para conhecê lá e vamos combinar uma doutrina que tens a pretensão de explicar as leis que regem a vida o universo ela tem uma complexidade que vai demandar algum tempo e alguma energia pra gente fazer essa imersão portanto simpatizantes
do espiritismo tem muitos espíritas a gente já faz um recorde é importante estudar basta estudar não ea gente vai lembrar a máxima que também deveria nos distinguir além do estudo se nós entendemos que o norte magnético da bússola aponta para a importância da caridade fora da caridade não há salvação significa eu preciso estudar para construir minha convicção da fé raciocinada e caminhar na contramão da maioria na direção da porta estreita em que o trabalho voluntário ajudando de forma desinteressada a quem quer que seja para isso acontecer no nosso nível evolutivo a gente precisa nós com
os trabalhadores da última hora fisgados pela razão fazer um trabalho estudo imersão prática da caridade basta isso não e aí vem kardec que se preocupou em deixar por escrito que conhece o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelos esforços que empreende para dobrar as suas mais inclinações portanto você pode fazer menção no estudo você pode até praticar a caridade houve transformação moral houve uma mudança efetiva de dentro pra fora kardec assinala que o verdadeiro espírita segundo o codificador precisa portanto realizar uma mudança de dentro para fora estamos aqui pra isso encarnamos para isso para
evoluir e não há evolução sem mudança a mudança é uma palavra que atemoriza nos causa alguma resistência alguma versão não gostamos de mudança gostamos de rotina não gostamos de mudança gostamos de previsibilidade não gostamos de mudança gostamos de zona de conforto aqui eu estou bem aqui eu conheço meu perímetro meu território aqui eu sei como é que as coisas funcionam nós somos assim entretanto será se não nos ajuda a mudar é o verbo auxiliar de evoluir evoluíssem mudança não é possível a gente tá aqui pra mudar e aí me permitam nos próximos minutos eu vou
compartilhar despretensiosamente sem nenhuma pretensão de ta falando sobre verdades absolutas no entendimento de que nós somos espíritas porque entendê los o espiritismo como uma filosofia espiritualista não dogmática que promove o livre pensar que eu vou pensar livremente com vocês hoje aqui trazendo a discussão sobre ser espírita para os nossos dias porque eu construí a convicção de que ser espírita no século 21 é diferente de ser espírita no século 19 e é algo diferente de ser espírita no século 20 não do ponto de vista ético e moral não do ponto de vista da necessidade assinalada por
kardec como disse da transformação moral mas qual é o palco o cenário em que se desenrola a evolução moral a transformação moral cada tempo tem um cenário diferente circunstâncias diferentes o estilo dos diferentes estamos em 2018 em joinville que eu vim fazer aqui chamar um jornalista para compartilhar a singularidade do nosso tempo que esse espírito no século 21 que precisa ficar na tela do teu radares do meu pra gente cumpre missão reconhecendo aqui e agora eu vou começar e tudo isso são sugestões de reflexão um primeiro desafio que não estava presente no século 19 mas
está presente no século 21 é uma soma de convites e estímulos à dispersão a distração ea alienação no século 19 o tempo passava devagar um dia tinha longas 24 horas hoje em dia o tempo voa e nós somos bombardeados todos os dias todas as horas todos os minutos por uma multiplicidade de apelos de atenção de foco pela internet pelas redes sociais pela televisão pelo rádio o tempo inteiro pisca na nossa direcção iscas procurando nos dispersar nos distrair e por vezes nos alienar a um precioso consumo de tempo e energia na direção do que eu vou
classificar de inês em siau desimportante absolutamente descartável e perecível quanto tempo a gente passa por dia absorto em mil nada que não tenha rigor nenhuma importância do ponto de vista da nossa evolução é isso que eu quero dizer de volta gosta de falar do livro da vida ao desencarnar mas o livro da vida assinala quanto tempo dispensamos realizando que tipo de atividade ou tarefa é possível que nós encarnados no século 20 avançando no século 21 nos surpreendamos com a quantidade de tempo jogada fora por conta de apelos que nos roubam a atenção sem retorno espiritual
mais do que no século 19 a mais do que no século 20 portanto meus amigos precisamos estar ciente de que para evoluir é fundamental ter planejamento e estratégia aí eu estou remetendo a necessidade da autogestão que é autogestão todos nós estamos aqui com prazo de validade não temos todo o tempo do mundo e o tempo voa significa dizer que se eu sou espírita e se eu entendo a necessidade de aproveitar tempo e energia nesta encarnação para dar mais um passo na direção que importa se eu não tenho um método não tem planejamento se eu não
tenho estratégia o risco de fracasso não é desprezível quem planejou o ataque neste sábado em joinville está respondendo um planejamento a uma estratégia na suposição de que está empregando algum tempo alguma energia em algum nutriente é um adubo que ajude a fertilizar luz que precisa votar dentro de nós estamos aqui como acelerador de partículas ou facilitador olha a responsabilidade a gente tá aqui pra quê para cutucar e dizer não é possível imaginar no século 21 é um projeto arrojado de evolução sem planejamento método estratégia precisamos nos planejar não temos todo o tempo do mundo daqui
a pouco não estamos mais aqui para isso a gente precisa se situar no tabuleiro reconhecer se a minha família não é espírita como eu explico que no sábado em joinville isso é estratégia método planejamento haverá compensações negociar compensações sábado no topo você mais domingo te prepara então isso é criatividade isso é planejamento e dá pra ser feliz conjugando o projeto evolutivo com quem não é espírita e tem outras demandas e interesses legítimos da mas isso requer bom repetir desculpas irmão método planejamento e estratégia alguém vai dizer pra você vai no centro espírita de novo virou
fanático em torno de olho em você começou a freqüentar sua palestra pública agora você está no estudo sistematizado agora sábado em joinville para o congresso é fanatismo é ou não é como é que a gente responde não se depilam com isso a porta estreita ea gente vai ter que saber lidar com situações que não são propriamente a favor mas a gente tem que saber negociar com a adversidade ou com que não é propriamente encorajador para a gente seguir em frente faz parte portanto autogestão planeja sua vida sabendo onde você quer chegar e se você se
considera espírita saiba as adversidades os obstáculos fazem parte se não há nenhuma adversidade obstáculo desconfie tem algo errado tá tudo soprando a favor você está no caminho errado a evolução é mérito pessoal e intransferível mundo onde o valor da matéria um dia depois do black friday o valor da matéria natal pagam chegando em um mundo que ainda dá tanto valor ao que é descartável perecível falar de evolução espiritual sou estranho o século 21 valores dominantes da sociedade bem diferente do século 19 kardec não pegou isso encarnado não nós que estamos pegando quais são os valores
prevalentes vamos lá a ditadura da eterna alegria todos nós nos sentimos na obrigação de mostrar para todo mundo à nossa volta o quanto somos felizes adoramos por exemplo ficar registrando o dia inteiro céu fiz olha eu tô olha com quem eu tô olha eu tomo sando olha quem está comigo freneticamente compartilhamos nas redes sociais frames instantâneos de momentos com interesse de mostrar para todos que nós estamos no olimpo no nirvana neste momento hoje ninguém mais feliz do que eu traduzindo isso fake mil ninguém em benefício da verdade deveria compactuar ser cúmplice de tamanha farsa a
ditadura da eterna alegria explica a quantidade de pessoas com depressão o que realizam tentativas de suicídio porque quem sofre se sente humilhado porque não consegue procurar ajuda porque acha feio sofrer é proibido sofrer quando você digita alguém que está sofrendo parece que se está dizendo assim fracas e não não dei o melhor de mim não tem nada a ver não tem nada a ver tem uma frase do cristo na morte que não é espírita mas a mensagem combina com a doutrina que diz assim não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente
[Música] a ditadura da eterna alegria armadilha espiritual a ditadura da eterna juventude em cabelo branco pintura e calvície implante erro médico a linha mística e barriga encolhe e aí vai a gente se adapta com muita facilidade a gente estou falando aqui é papo de família espírita ok estou falando espírita que não presta atenção nas armadilhas dos valores prevalentes dominante da sociedade no século 21 que é proibido envelhecer essa é uma lei inexorável da vida nós espíritas sabemos que cada etapa da existência que começa na inseminação todo o período de gestação temos a memória disso a
terapia de vidas passadas pode retroceder exatamente no período entre o terreno avançamos nas diferentes cidades habitamos vários corpos ao longo de uma encarnação ea gente acha que é possível chegar até o final da existência driblando a decrepitude a velhice não assumindo que se é e não absolvendo o aprendizado que vem daí não estou dizendo que é fácil estou dizendo que ao risco patológico de vocês sob o pretexto de querer sempre parecer jovem sofrer ainda mais sem necessidade nós não toleramos a velhice a decrepitude e nós tentamos disfarçar aquilo que não é disfarçável o culto alcançou
o culto ao consumo não existem cidadãos existem consumidores existe sociedade de consumo existem sonhos de consumo existe flexride ea gente se diverte transformando o ato de consumir e lazer entretenimento a gente transfere para o que é descartável e perecível a expectativa de ser feliz de conquistar a paz este que vos fala onde eu moro no rio de janeiro com isso muita gente famosa em depressão em close está abarrotado de roupa mais um carro mais de um imóvel mais disso mas aquilo não é feliz porque não preciso explicar pra espírita nada disso nos pertence quando a
gente diz encarnar sequer o nosso corpo levaremos por outro lado tudo nos é dado por empréstimo em empréstimo pra que evoluir seu corpo sua carcaça que são francisco de assis chamava carinhosamente de junho em tim é um veículo é uma ferramenta para transportar o espírito imortal ao longo de mais uma encarnação se possível usando a matéria não sendo usado por ela para conquistar seus objetivos mais nobres a e se o for rico ler o evangelho utilidade providencial da riqueza não é feio ser rico feio é ostentado feio acumular bens hipóteses que não têm utilidade serventia
a riqueza não é um problema a riqueza pode ser a alavanca que propicia a ajuda necessária para a descoberta de novas patentes na área de remédios e medicamentos novas vacinas novas tecnologias em favor da coletividade portanto as armadilhas dos valores prevalentes na sociedade atual século 21 ser espírita presta atenção não é feio sofrer não é envelhecer menos é mais black friday é o dia para não consumir no sem consumo nos amigos nos valores prevalentes da sociedade hoje no século 21 nós temos isso não havia no século 19 de kardec na qualificação plena ciência de que
o suicídio é caso de saúde pública no brasil e no mundo falamos sobre isso ontem em itajaí para 700 pessoas na univali o que difere do século 19 a quantidade de gente que realiza tentativas de suicídio são 800 mil óbitos por ano registrados 20 milhões de tentativas por ano e nós precisamos ter ciência de que algo mudou que mundo é esse onde tanta gente está querendo morrer se a gente pegar as obras espíritas da qualificação a gente vai ver espiritualidade martelando chamando o suicida de criminoso aos olhos de deus e batendo forte dizendo assim não
comenta isso é um erro crimes e mais de 150 anos depois o que mudou a ciência psicológica ciência psiquiátrica trazem novas abordagens para quem sofre a ponto de querer se matar se a codificação tivesse lugar hoje provavelmente o discurso dos espíritos teria algum ajuste não no sentido de deixar de lembrar que o suicídio é um equívoco e reafirmar não há hipótese do suicídio significa alívio ou solução para os problemas tudo está certo o que mudaria a abordagem moderna sugere que a palavra-chave para socorrer e o suicida não é o dedo em riste criticando é a
mão estendida acolhendo não é julgar não intimidar quem procura o centro espírita em desespero dizendo que vai se matar a pessoa naquele momento não precisa de doutrinação ela pode ser a chamada atenção olha você sabe que você veio a um centro espírita nós sabemos que a morte não existe nós sabemos que o suicídio não alivia a situação mas quem está procurando ajuda precisa desabafar precisa falar e na casa espírita além do protocolo de resposta do espiritismo para quem sofre convém redirecionar a pessoa para o especialista um psicólogo um psiquiatra que possa dar assistência alguém vai
dizer espírita besteira fé raciocinada torna a pessoa imune ao suicídio basta freqüentar palestra pública toma passe e beber água purificada espírita que se mata no espírita não leu direito as obras básicas não frequenta o centro falso fake news não é falta de fé quem tem depressão não sofre de falta de fé quem tem depressão não fraquejou em relação a deus eu vou dar dois exemplos da comunidade católica um deles eu entrevistei a três meses padre fábio de melo acometido de síndrome do pânico e depois depressão severa um sacerdote popular ele disse pra mim na entrevista
pensei em me matar o outro marcelo rossi o padre fábio de melo entrevistei os dois com depressão eu perguntei pro padre fábio de melo fora do ar porque não quis constranger o microfone para uma curiosidade minha no auge do seu desespero sendo o senhor um religioso onde estava deus e ele respondeu de bate-pronto deus sempre esteve no mesmo lugar eu é que não tinha condição capacidade de alcançar portanto meus amigos no século 21 quem em desespero a ponto de pensar em se matar procura casa espírita por uma questão de honestidade intelectual quem acolhe deverá dar
a informação completa o espiritismo é ferramenta auxiliar para a recuperação do equilíbrio vai procurar ajuda especializada a medicina da terra é importante é fundamental pra você recuperar a saúde eo prumo em relação ao aborto há algo que a gente precisa falar nós no século 21 sabemos que o aborto é um grande problema de saúde pública no brasil o espiritismo está cercado de motivos para afirmar o aborto compromete a situação da mãe que interrompe um processo que está em curso e que deveria ter continuidade em favor da vida que surgem no momento da concepção ok isso
é o que a gente fala não queremos que mudem a lei no stf está correto em campanha a pergunta que eu faço a vocês porque eu sou espírita pertenço portanto há uma filosofia espiritualista não dogmática que promovem o livre pensar que eu estou livre pensando aqui basta dizer que é contra o aborto basta fazer campanha para não mudar a lei nós somos contra a droga contra o uso de drogas muitos de nós acham achamos que não deve descriminalizar a liberar drogas eu pergunto o fato da gente se encontra muda a epidemia de usuários de crack
maconha e cocaína o fato da gente é contra o aborto faz com que alguma mulher deixe de praticar aborto por aí numa situação de desespero abandono solidão não é que está faltando talvez uma hipótese no movimento espírita para incorporar o movimento contra o aborto - falação e mais ação em que direção algumas instituições espíritas têm a coragem de praticar o evangelho de jesus socorrendo mulheres que pensam e aborto abordando as com muito respeito no sentido de em havendo à disposição para o aborto como convencê la a tentar manter a gestação dando suporte material pré natal
alojamento alimento remédio eventualmente emprego não é fácil e na hipótese da mulher gestante até o final da gravidez não querer assumir o filho o direito dela não vamos julgá lo a instituição adota eu conheço duas instituições espíritas que fazem isso eu as respeito demais o que é fácil assinar o abaixo assinado virtual sou contra o aborto stf não legitime a boca o sono do mundo isso não reduz estatística de aborto nos assobios clã de estilos que existem no brasil aonde a caridade ativa precisa chegar num país laico em que a gente não vai obrigar que
não é espírita acreditar no que a gente acredita é amor prático socorrendo quem precisa é fácil falar o congresso o clube do bolinha só tem homem basicamente homens ricos brancos engravatados eles falarem de aborto é fácil ser mulher em saber o que é ser abandonado pelo companheiro namoradinha o país é um carrasco em casa vai fechar o tempo se souber que ela está grávida eventualmente uma família conservadora e são essas que promovem o aborto não querem ficar queimado do filme na sociedade vão saber que a filha engravidou vamos resolver isso - hipocrisia mais ação e
menos discurso mais qualidade seguindo em frente' século 21 ser espírita nós não somos uma religião formal portanto não estamos participando da disputa de fiéis no mercado da fé existem igrejas denominações cristãs ou não que disputam fiéis estratégia de marketing pesadas uma ofensiva prometendo resolver todos os problemas da pessoa desemprego perda da saúde eles nos obsessores nem falam diabo forças malignas venha que a gente vai resolver com todo o respeito vai atrair multidões nós não estamos depois disputando multidões o espiritismo não disputa fiéis o espiritismo acolhe quem sofre sugere um caminho e o caminho da salvação
passa pelo esforço que a pessoa realiza na direção da reforma íntima não tem almoço grátis não é uma pessoa muito sem sofrimento no auge de uma crise vai demandar esse socorro imediato assistência ok para seguir em frente no longo prazo ou ela caminha com as próprias pernas o esse auxílio não é de verdade uma muleta ela não aprendeu a andar com as próprias pernas ela tá contando com acessórios que não são indicados do ponto de vista do espírito imortal vós sois deuses o jogo é suave o fardo é leve a gente precisa acreditar no cristo
temos as condições de transformar problemas solução e nos momentos de muita aflição precisamos de ajuda e depois caminha com as próprias pernas levanta de anda o espiritismo não substitui o trabalho do outro a evolução é mérito pessoal e intransferível a gente ajuda apontando o caminho quem caminha o outro nós estamos no mercado da fé até porque como disse segundo o codificador aspas para alan kardec o espiritismo não se constitui em uma religião a mais visto que não tem culto ruídos nem a igreja nem imagens nem rituais nem dogmas mitos ou crendices nem tão-pouco hierarquia sacerdotal
que vos fala aqui é mais evoluído que vocês aí não ajeitar replicando aqui a prática das catacumbas quando se compartilhava palavra para discutir o evangelho ninguém ali era superior a ninguém orador espírita invariavelmente é o mais necessitado da escuta do próprio estudo estamos aqui compartilhando idéias que sejam minimamente inspiradora não somos uma religião formal entretanto o mesmo kardec ressalta sobre espiritismo que é no seu aspecto religioso aspecto religioso que repousa sua grandeza por constituir a restauração do evangelho de jesus estabelecendo a renovação definitiva do homem somos uma filosofia espiritualista não somos uma religião formal mas
na filosofia espiritualista é nós pectus religioso que repousa a grandeza dessa doutrina é importante marcar essa diferença o ibge é quando fez o último censo perguntou pra cada cidadão brasileiro por amostragem com a sua religião com a sua religião estava lá a religião espírita porque para nós também é importante saber quantos somos e fomos chamados resumidamente de religião ok tem problema e qual foi a conclusão de bg por coincidência estava na coletiva dbg nesse dia trabalho sit privilegiado falei vou levar isso pro palestra nós espíritas eu sei que vocês sabem mas eu vou lembrar em
relação a outras religiões do brasil somos aquela que reúne o maior número de pessoas com maior escolaridade nós somos a religião que une as pessoas os fiéis os crentes os estudiosos com maior renda o renda escolaridade e por último mas não menos importante idade nós somos os mais velhos os que têm mais pataco e os que têm mais escolaridade em bom português assim me parece nós somos uma elite qual é o nosso desafio jesus quando esteve entre nós ele se reportou somente a elite fez as suas pregações na galiléia na palestina às margens do tibery
diz sermão da montanha só para a elite os apóstolos mais próximos não gostaram quando jesus aceitou o convite do coletor de impostos para jantar jesus não discriminou quem quer que fosse para dar o seu recado instituir na terra a mensagem de amor e esperança contida no evangelho nós espíritas estamos chegando onde devemos onde estão os jovens a gente anda pelo brasil sempre faço essa pergunta onde está o jovem alguém vai dizer ah tá lá no dia da mocidade no mesmo dia da mocidade eles estão encapsulados ali com o dirigente eu tô falando jovem no século
21 é diferente do jovem no século 19 que é diferente do jovem no século 20 jovem no século 21 é protagonista não é coadjuvante quem quer fazer reunião de divulgação na casa espírita e não tiveram a presença ali participando do debate um garoto uma menina de 12 13 14 anos vai perder cadê a garotada porque o espiritismo reunião é a doutrina da filosofia à religião segundo o ibge em números relativos congrega o maior número de velhos somos nós eu tenho 52 eu já tô eu pertenço a essa categoria não sou mais garoto onde estão os
garotos porque tem pouco jovem na casa espírita porque eles não são fisgados porque ele tem dor ele tem a sensação de vazio ele não se identificam com boa parte dos valores do mundo ele se reporta uma sensação de vazio eles têm depressão e realizam tentativa de suicídio cadê o jovem na casa espírita uma questão importante desafio para o século 21 linguagem a linguagem como você explica o espiritismo como você repórter a doutrina espírita que livros você indica para as pessoas que não conhecem a doutrina estamos no momento da história em que principalmente a juventude tem
aversão a leituras muito extensas essa garotada está muito à feita a mensagens rápidas eles inventaram o vocabulário se comunicam por imagens rostinho sorrindo gostinho triste mãozinha assim ao min ele reinventa o vocabulário eles são muito criativos eles são muito competentes numa linguagem dinâmica a pergunta é como é que essa garotada as novas gerações de espíritas porque nós daqui a pouco nós estaremos aqui quem é que vai tocar o bastão que segura a doutrina precisamos nos preocupar com isso como é que a gente atraia garotada que linguagem vamos usar eles abrem o livro dos espíritos e
se deparam com a palavra prolegômenos alguém já parou para pensar nisso existem jovens que gostam de ler claro que sim são a minoria não dá pra ensinar espiritismo usando pastorino minutos de sabedoria não dá com todo respeito ao mestre carlos torres pastorino a gente precisa descobrir meios de reportar a doutrina espírita obras base sem assustar como fazer isso de que jeito esse é o desafio precisamos parar pra pensar que livros que dinâmicas que didática a gente vai usar não é para banalizar a doutrina para simplificar o acesso depois ele voa baixo meus amigos a uma
questão importante do século 21 que é qual é o posicionamento do espírita eu e vocês num país que ainda é laico o brasil ainda é um estado laico eu não sei se você está acompanhando o noticiário uma bancada cada vez mais numerosa do congresso tem outra percepção do estado laico acho que o brasil precisa ser um país cristão mas um cristianismo deles eu vou fazer uma defesa que dê uma idéia enquanto instituição de movimento espírita o brasil não pode ser um país que abdique da laicidade do estado porque ela segura com justiça o direito de
cada brasileiro acreditar no que bem entender ou não acreditar em nada esse direito precisa ser assegurado na constituição nós já fomos perseguidos no século 20 nós já fomos discriminados de valdo com seus mais de 90 anos é muito elegante quando você pergunta devolve nos anos de chumbo os anos difíceis de som os anos difíceis e que o espiritismo será muito perseguido muito patrulhado muito alvo de discriminação como era vocês e divulgador da doutrina o de volta com aquele semblante sempre leva aquele sorriso ele não perde tempo entrando nessas filigranas que muito dolorosas porque ele coleciona
histórias de perseguição 1875 registrou-se naquele período ainda segundo império os primeiros ataques da imprensa do rio de janeiro contra o espiritismo com campanha nos jornais aspas campanha no jornal do comércio o espiritismo é uma epidemia mais perigosa do que a febre amarela inimigos do espiritismo denunciavam que as práticas mediúnicas eram associadas à loucura estado de demência a mãe de chico xavier quando ele era criança pedia para ele diz passar chico disfarça-se não está me vendo você não está vendo a criancinha que brinca com você porque o risco era do chico se internado no manicômio muitos
médios foram encaminhados para hospitais de manicômio em 1904 a federação espírita brasileira foi intimada a comparecer à justiça para responder a um processo por realizar trabalhos espíritas e prescreveram homeopatia em 1881 os jornais o cruzeiro jornal do commércio noticiaram oficialmente a ordem policial que proíbe o funcionamento da sociedade acadêmica deus cristo e caridade espírita e também todos os centros espíritas filiados até hoje nós temos em casa espírita o livro de presença a história do livro de presença qual é foi uma exigência do estado para fechar os espíritas eles queriam saber quem é que tá indo
quem é que está freqüentando o estado patrulhava quem professa a fé espírita em 1937 do ponto de vista da história foi ontem na era vargas a sede da feb e os centros espíritas filiados foram fechados pela polícia intolerância contra espíritas umbandistas só tinha uma diferença os espíritas eram predominantemente brancos e bem infiltrados na elite rapidamente conseguimos permitir que o estado brasileiro tolerasse o funcionamento dos centros espíritas kardecistas vamos colocar assim que depois começou a necessidade de marcar a diferença é mesa branca eckhard sista porquê porque outras tradições que sofreram mais do que nós especialmente as
afro brasileiras candomblé e umbanda que também estudam kardec em boa parte dos casos e que também têm práticas mediúnicas nunca deixaram de ser perseguidas e por vezes nós replicamos na direção dos nossos irmãos umbandistas e candomblecistas a retórica preconceituosa intolerante que usavam contra nós povo da macumba povo da curimba e agente replica aquilo que se falava de nós na direção dos outros não nos dando conta do comprometimento espiritual isso nos traz eu sou do rio de janeiro aonde nos complexos penitenciários pastorais de igrejas neopentecostais convertem traficantes e esses traficantes exigem que nas suas comunidades de
origem seus asseclas os seus seguidores persigam e exterminem terreiros e praticantes de umbanda e candomblé aí sai no jornal centro espírita fechado o traficante algumas instituições espíritas se preocupa em se posicionar e escreve para o jornal dizendo assim por favor exigimos uma retificação você chamaram de centro espírita o que na verdade é um centro de umbanda e candomblé espiritismo vem do francês espiritismo nós somos espíritos me desculpe isso me dá vergonha como espírita eu me sinto envergonhado porque a carta certa não é essa a mensagem certa que deveria ser encaminhada à mídia que falou centro
espírita fechado por traficantes é nós espíritas estudiosos da doutrina codificada por allan kardec repudiamos veementemente qualquer perseguição imposta há qualquer tradição ou religião num país onde pulei assegura o direito de acreditar em qualquer deus seguir qualquer prática religiosa ou não ter nenhuma nós espíritas precisamos ser os fiéis defensores da liberdade de culto e de credo e da necessidade de se respeitar outras tradições como exigimos respeito em relação à nossa é um desafio do brasil do século 21 a laicidade do estado está ameaçada qual é a posição do movimento espírita o que nós achamos disso o
brasil voltar a ser um país cristão nos termos em que se entende o cristianismo de acordo com as bancadas mais numerosas do congresso reconhece o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelos esforços que emprega para dobrar as suas mais internações compartilhar com vocês alguns convites a reflexão sobre como avançarmos na senda evolutiva na maior nação espírita do mundo onde são muitos os desafios do nosso tempo obrigado pela atenção [Aplausos] ó [Música]
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