e eu quero convidá-los Então já sem demora abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 3 e vamos no verso 5 em frente até o verso 17 Na verdade diz-me até o final do capítulo Pode ser que dê tempo para terminar o capítulo ainda hoje primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 3 a partir do verso 5 Quem é Apolo e quem é Paulo são servos por meio de quem vocês creram e isso conforme o Senhor concedeu a cada um Eu Plantei Apolo regou mas o crescimento veio de Deus de
modo que nem o que planta é alguma coisa nem o que rega mas Deus que dá o crescimento ora o que planta e o que regras são um e cada um receberá a sua recompensa de acordo com seu próprio trabalho porque nós somos cooperadores de Deus e vocês são Lavoura de Deus e é difícil de Deus segundo a graça de Deus que me foi dada lancei o fundamento como sábio Construtor e outra edifica sobre ele porém cada um veja como ele fica porque ninguém pode lançar outro fundamento além do que foi posto com a Jesus
Cristo e se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro prata pedras preciosas madeira feno palha a obra de cada um se tornará manifesta pois o dia demonstrará porque será revelada pelo fogo e o fogo provará Qual é a obra de cada um se aquilo que alguém edificou sobre o fundamento permanecer esse receberá recompensa se a obra de alguém se queimar esse sofrerá dano porém ele mesmo será salvo Mas como que através do fogo vocês não sabem que são o santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês Se alguém destruir
o santuário de Deus Deus o destruirá porque o santuário de Deus que são vocês é sagrado que ninguém ganha a si mesmo se algum de vocês pensa que é sábio deste mundo faça-se louco para se tornar sábio porque a sabedoria desse mundo é loucura diante de Deus pois está escrito ele apanha os sábios na própria astúcia deles e também o Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe que são pensamentos bons portanto ninguém se glorie nos homens porque tudo é de vocês seja Paulo seja Apolo seja Zefa e seja o mundo seja vida seja morte
sejam as coisas presentes sejam as uma mistura de vocês e vocês são de Cristo e Cristo é de Deus o plano queridos é irmos até o verso 17 Mas de repente nós podemos terminar o capítulo dependendo da velocidade da exposição nós vamos orar pedindo que o Senhor nos ajude a compreender a sua palavra para que Ele nos conforte nessa noite nos abençoe e que seja um momento de aprendizado e de crescimento pai querido mais uma vez estamos aqui gratos pelo privilégio de compartilhar a tua palavra com os queridos irmãos irmãos daqui de Recife irmãos que
vieram de outras cidades que estão aqui nessa noite irmãos queridos de igrejas presbiterianas Batistas assembleias e outras igrejas Unidos ao redor daquilo que é fundamental para nós a tua palavra e nós te damos graças por essa oportunidade e agora Senhor diante desse texto tão desafiador que fala dos obreiros dos ministros do Evangelho do julgamento deles e como nós devemos considerá-los nós pedimos que o Senhor nos ilumine o entendimento o Senhor nos ajude a compreender para que possamos viver de acordo com isso Oramos pelos pastores e líderes obreiros professores que estão nessa noite aqui que nos
acompanham pelo canal da igreja nós Oramos por eles trabalha pesado e as dificuldades são muitas e somente a tua graça para sustentar aqueles que o senhor levantou para ser instrumentos de benção para o teu povo querido ó Deus consola os aflitos corrige os que estão equivocados e Danos todos a tua graça é o que pedimos em nome de Jesus amém meus irmãos na passagem anterior que nós vimos na segunda-feira o apóstolo Paulo havia dito aos Coríntios que eles eram carnais que eles eram crianças em Cristo e que não podia considerá-los como espirituais que eram que
os Coríntios pensavam que eram essa era a avaliação que a igreja de Corinto tinha de si mesma que ela era uma igreja espiritual Paulo Nega esse status diz que na verdade eles são carnais que estão andando segundo os homens pelo fato de que eles haviam pela atitude que eles haviam demonstrado para com os líderes cristãos da época especialmente aqueles que tinham tido uma história no passado recente da igreja eles estavam tratando os seus líderes e se gloriando nesses líderes como eles faziam antes de serem crentes com os filósofos retóricos os pensadores os sofistas da época
haviam a verdadeira veneração dos gregos para com essas personalidades essas pessoas que se destacavam pela cultura especialmente pela eloquence pelo uso de palavras e os Coríntios que eram gregos eles eles apreciavam muito isso e quando se converteram Entraram na igreja através da pregação do evangelho transferiram para os seus pastores a mesma atitude que antes eles tinham para com os seus Ídolos lá no mundo o apóstolo Paulo considera isso carnalidade infantilidade é falta de maturidade e é uma falta de compreensão da Cruz o que a cruz representa e os seus efeitos na vida da igreja esse
é o argumento que ele vem desenvolvendo desde o capítulo 1 e que nós já vimos já são cinco ou seis argumentos todos nesse sentido e agora depois de declarar que os Coríntios eram carnais por conta da atitude que eles tinham para com seus líderes Paulo passa a expor como nós quem são realmente os líderes e como nós devemos tratá-los ou considerá-los certamente não nos gloriando neles e certamente não dizendo eu sou de fulano sou de ciclano eu sou de beltrano quem são eles então como eles devem ser considerados o julgamento que Deus vai passar sobre
eles tudo isso Paulo trata aqui e ele termina a no final do capítulo 3 se o tempo der com essa conclusão fechando o assunto Capítulo 4 ainda trata sobre isso mas tem um viés diferente que entra na questão do ministério apostólico como nós queremos ver na próxima segunda-feira se Deus permitir mas então vamos lá Paulo usa cinco analogias a gente podia dividir o texto de várias maneiras mas eu preferi seguir aqui as cinco analogias ou ilustrações ou comparações que Paulo usa tiradas da vida real todas muito bem conhecidas e que ele vai ir com as
quais ele vai ilustrar o ponto dele aqui que os pastores e líderes na verdade eles são servos que eles o sucesso deles varia de acordo com a graça de Deus que ninguém deve se precipitar em julgá-los mas esperar o dia do julgamento final o dia de Cristo quando estão toda a verdade a respeito deles vir à tona e que portanto os partidos deveriam ser solenemente evitados e a conclusão que ele chega tá bom os cinco as cinco analogias são estas a instituição dos servos os servos como é que eles funcionavam naquela época depois a lavoura
também uma figura muito conhecida depois a figura de um é difícil depois a figura de um incêndio e depois a figura do templo lá de Jerusalém São cinco figuras 5 ilustrações que ele usa para explicar esse ponto aqui se a gente for seguir Assim fica mais fácil entender o texto vamos começar então quando ele se refere aos ministros do Evangelho na verdade como servos de Deus verso 5 Quem é Apolo e quem é Paulo são servos por meio de quem vocês creram e isso conforme o Senhor concedeu a cada um a palavra servo aqui a
palavra diácono e ela significa uma pessoa que serve a outra que ministra alguma coisa a alguém e às vezes é usado como sinônimo de escravo a instituição da escravidão ou da servitude era aceita e válida naquela época geralmente um servo ele fazia todas as vontades do seu dono e com frequência ele servia como dependendo do servo ele servia como um representante essa é uma instituição que havia inclusive no judaísmo chamado de chalear é um moderno representante nosso né alguém que é uma espécie de procurador alguém que faz alguma coisa em nome de quem o enviou
e às vezes os servos tinham essa função também no mundo antigo então em nome dos seus patrão Eles podiam inclusive casal patrão não é até hoje isso é possível também como representante legal eles poderiam fazer negócios Abrir empresas tratados negócios do patrão representar o patrão em uma série de coisas então era comum isso no antigo Oriente na época em que Paulo escreveu essa carta e ele usa essa instituição aqui para dizer que ele e Apolo ele não menciona Pedro Porque Pedro não foi pastor na igreja de Corinto mas a gente sabe que os grupos incluíam
Pedro não é mencionado por isso ele tá usando essa figura para dizer que ele e Apolo que tinham servido como pastor na igreja de Corinto eles eram meros servos eles eram representantes de Deus ele estava a serviço de Deus o que significa portanto O que significa portanto que eles não eram o autor da fé dos Coríntios para que os Coríntios se gloriessem nele Mas eles eram apenas instrumentos através dos quais Deus o chamou para fé como ele diz aqui não é no verso 5 Quem é Apolo e quem é Paulo são servos por meio de
quem vocês creram Eles não eram o autor da fé mas eles eram um instrumento através de quem Deus concedeu fé aos Coríntios portanto não tinha porque se gloriar em Paulo ou em Apolo Além disso Paulo diz no verso 5 o crescimento perdão Além disso o resultado do ministério de Paulo e de Apolo era alguma coisa que dependia da soberania de Deus com certeza o Ministério do apóstolo Paulo foi muito mais frutífero em termos numérico e teve um alcance muito maior do que o de Apolo que veio depois entretanto Paulo diz aqui no verso 5 que
isso acontece conforme o Senhor concede a cada um você pode encontrar a gente fiel gente que é dedicada que faz o trabalho bem feito entretanto não não aparece muito resultado não aparece muito fruto e é impressionante que às vezes você encontra a gente que não conhece boa teologia que a doutrina é meio furada e as multidões estão atrás dele não é tem muita gente então com isso o apóstolo Paulo tá dizendo que a gente não deve se gloriar nos pregadores bem sucedidos porque o sucesso quem dá é Deus conforme Deus deseja a gente não sabe
quais os critérios que Deus usa geralmente Deus abençoe os pregadores fiéis aqueles obreiros fiéis dedicados perseverantes mas a situações onde a gente não consegue ver a lógica do que Deus está fazendo Por isso que a gente não deve Floriano essas pessoas mas da Glória a Deus porque é dele que vem o crescimento no verso 6 então ele usa agora a segunda metáfora aquele usou a figura do servo ele Apollo são servos portanto se vocês vão se glorear que se glorie no Senhor através de quem você escreva nós somos apenas servos e isso segundo Deus concedeu
a cada um no verso 6 ele começa a analogia da lavoura a lavoura era muito conhecida naquela época as sociedades eram agrícolas dependiam da colheita da plantação e da colheita todo mundo sabia o que era isso aí e ele trata a igreja aqui como se fosse uma lavoura ele diz no verso 6 Eu Plantei e ele se refere ao momento em que ele chega na cidade de Corinto para pregar o evangelho e ali plantar a semente do Evangelho talvez Paulo tem em mente aqui a parábola do semeador que Jesus contou e ensinou do homem que
saiu a semear e a semente era a palavra de Deus e ela caiu em locais diferentes corações diferentes e deu diferentes frutos frutos bastante Diferentes né o resultado a gente conhece tá lá na parábola talvez Paulo tenha isso em mente aqui quando ele diz eu plantei eu cheguei Semeando aí eu fui o primeiro eu cheguei abrindo terreno limpando o mato abrindo o buraco e colocando a semente e a em seguida ele diz Apolo regou ou seja Apolo instruir os novos convertidos através de Deus através de Paulo Deus chamou os que eram seus em Corinto quando
Paulo terminou seu trabalho de plantação chega Apolo que é o próximo pastor e o trabalho de Apolo agora é regar aquilo que Paulo havia plantado é cuidar da Fé dos novos convertidos que foi coisa que Paulo fez perdão que Apolo fez eu plantei Apolo regou mas o crescimento veio de Deus duas coisas importantes aqui pastores têm diferentes Ministérios tem pastores que são excelentes Plantadores mas não bote ele para pastor e a igreja não porque ele não vai saber e tem pastores que são excelentes regadores maravilhosos sou pastores de mão cheia mas que ele eles não
são exatamente Evangelistas eles não são Desbravadores e Plantadores de igreja a diferentes vocações e diferentes Ministérios dentro do trabalho pastoral e a gente deve reconhecer isso que o pastor não tem um pastor ele não tem todos os dons ele não tem é por isso que nós precisamos uns dos outros e por isso que o ideal do novo testamento é um corpo de presbíteros e pastores para liderar e governar a igreja porque aí então a falta de um é compensada pelo Dom que o outro tem uma equipe que trabalha junta que é exatamente o caso de
Paulo e Apolo Paulo plantou Apolo regou e agora o segundo ponto mas o crescimento Quem deu foi Deus todo mundo que é agricultor né todo mundo naquela época sabia que dependia das chuvas das estações dependendo do Sol fatores que estavam além do seu controle possibilidade Eles podiam plantar Eles podiam regar mas o crescimento ia Depender desses fatores naturais que não estavam no controle do Agricultor daqui do lavrador e portanto usando analogia a gente planta outro rega mas o crescimento da igreja o crescimento da obra de Deus é Deus quem concede por isso que não dá
para você se gloriar no ministério de fulano de tal dizendo olha que coisa maravilhosa extraordinário o cara deve ser bom mesmo olha o tamanho da igreja olha a quantidade de gente que segue o cidadão Paulo tá falando exatamente disso aqui essa era a atitude dos Coríntios né inclusive estavam brigando por isso mas Paulo lembra para eles que existem Ministérios diferentes às vezes um pastor colhe muito em cima do trabalho de Quem veio antes dele então parece que ele é bem sucedido mas na verdade teve alguém antes dele que preparou o terreno alguém que lançou as
bases para que então ele pudesse fazer o trabalho de colheita daquilo que foi plantado conclusão de Paulo ainda no verso 7 de modo que nem o que planta é alguma coisa nem o que rega mas Deus que dá o crescimento ou seja toda glória é do Deus que ao final é o responsável pelo crescimento da igreja nem o que planta nem o que rega são alguma coisa e Portanto vocês não fiquem se gloriando neles eu sou de fulano eu sou desse clã não nada eles não devem ser considerados assim mas nós devemos considerar o Deus
que nos dá todas estas coisas nos diversos 8 e 9 ainda dentro dessa figura da lavoura o apóstolo Paulo fala que eles entretanto receberão a sua recompensa de Deus verso 8 ora o que planta e o que rega são embora eles tenham o Ministérios diferentes mas eles estão Unidos no mesmo propósito Paulo e Apolo dois Ministérios distintos um plantador e o outro regador por assim dizer eles são distintos Mas eles são um que quer dizer eles estão Unidos no mesmo propósito inclusive algumas traduções é mais recentes ela já traduzem dessa maneira eles têm o mesmo
propósito então tem o mesmo alvo que é o sentido que tá aqui no original eles têm Ministérios distintos entretanto tem o mesmo propósito e cada um receberá sua recompensa de acordo com seu trabalho Deus vai recompensá-los eles não buscam agora esse reconhecimento aqui nem deveria pastores não deveriam fazer isso obreiros Plantadores Evangelistas quem trabalha na obra não deveria buscar isso aqui agora mas saber que Deus haverá de recompensá-los de acordo com o trabalho que foi feito trabalho de plantação o trabalho de pastorear trabalho de Evangelista trabalho doutrinação trabalho de visitação toda Gama de trabalho pastoral
com quanto diferente receberá de Deus a sua recompensa E é isso que a gente deve esperar e é o que a gente deve buscar e por que que vai ser isso porque que Deus vai nos recompensar tá no verso 9 porque nós somos cooperadores de Deus é isso que os obreiros são cooperadores eles trabalham juntos a serviço de Deus naquilo que Paulo vai chamar aqui vocês são a lavoura de Deus a igreja é a lavoura de Deus é a plantação de Deus e Deus manda os seus obreiros para cuidar dela para semear para regar para
colher para cortar os galhos para crescer mais para exterminar as pragas para mudar para colocar veneno para matar gafanhoto tudo que for ruim contra praga né Tem muita coisa para ser feita numa lavoura eu não tenho lavoura mas tem um pequeno Jardim lá em casa que minha esposa cuida e tem um monte de coisa tem que fazer não é só botar água não de vez em quando ele dá uma paradinha tem que limpar direitinho tem que cuidar senão a plantinha morre então há muito trabalho a ser feito na lavoura de Deus Paulo e Apolo eram
servos que Deus mandou comissões distintas que trabalharam em épocas diferentes e que estavam servindo a Deus tinha o mesmo propósito e seriam recompensados por Deus esse é o resumo do que Paulo tá dizendo aqui a conclusão É vidente é essa não tem porque você se glorierem eu sou de Paulo eu sou de Apolo vocês não estão considerando os obreiros como eles Na verdade são eles são pessoas que trabalham na lavoura de Deus ao falar da lavoura Paulo já pega o gancho para trazer uma outra analogia veja o final do verso 9 quando ele diz assim
Vocês são Lavoura de Deus e aí ele acrescenta E é difícil de Deus ele já mudou a figura agora já não tá falando mais de lavoura Mas agora ele vai usar uma figura do edifício que vai até o verso 15 não na verdade ele vai até o verso 11 próximos versos se fundamentam nisso mas já é uma figura diferente o que que ele fala a respeito o que é que ele usa então em que sentido ele vai usar a figura do edifício quando a gente pensa não é difícil vocês estão imaginando na no antigo Oriente
né um edifício aqui nos grandes edifícios aqui prédio de 30 andares de 15 andares 10 Não Era exatamente assim naquela época embora a palavra é difícil aqui né ela seja usada hoje para sempre esse tipo de construções eram construções mais modestas mas especialmente em Roma e já havia um conhecimento e engenharia suficiente para se fazer prédios com alguns andares e prédios majestosos e muito fortes também E como eu disse era uma sociedade que ainda dependia muito da agricultura e da pecuária e muita gente fazia suas casas especialmente aqueles que moravam no campo de material que
estava a mão madeira feno palha o que era possível né a gente fica imaginando hoje o contraste a gente tem às vezes os condomínios aqui em Recife ao redor do Rio Capibaribe você vê muitos desses condomínios e ali no pé do Rio você vê aquele aquela favela que é feita de casas de madeira de papelão de plástico de isopor do material que eles conseguem conquistar então a figura que Paulo vai o edifício né a ideia de um edifício era bem conhecida de já naquela época já era bem conhecido e Paulo vai usar essa analogia que
a terceira que ele usa para bater no mesmo ponto que ele vem batendo aqui ele começa dizendo já que agora a figura de um é difícil toda difícil tem um começo ele começa dizendo que ele foi o que lançou a pedra fundamental verso 10 segundo a graça de Deus que me foi dada lancei o fundamento como sábio Construtor mais uma vez ele tá se referindo ao tempo que ele esteve na cidade de Corinto onde ele usando a figura da lavoura plantou a semente ou Agora usando a figura do é difícil lançou a base do edifício
que seria a igreja mesma coisa duas ilustrações dizendo a mesma coisa Paulo diz que ele como sábio Construtor a palavra Construtor aqui no grego arquiteto né que hoje já significa não tanto o engenheiro né que realmente vai lá e arquiteto faz parte não é claro ele bola planeja tudo não é mais talvez a tradução aqui da palavra arquiteto seria mais Engenheiro mesmo ou mestre de obra né Paulo foi aquele que foi lá e lançou a base cavou meteu o ferro lá embaixo teu pedra o que o que se usava lá e deixou a base de
um edifício e ele diz isso que ele fez segundo a graça que tinha sido dado a ele o que que ele se refere ele se refere ao seu apostolado Não é a primeira vez que Paulo faz isso com frequência ele quando fala do seu apostolado ele diz a graça que me foi dada por que que ele chamava de graça porque Paulo se considerava indigno ele perseguiu a igreja ele era inimigo do Evangelho ele prendeu o cristãos participou da morte de Estevão talvez de outros e portanto ele se achavam de todos os pecadores o pior que
Deus o tivesse chamado e o tivesse colocado como Apóstolo isso de fato era uma grande graça o favor que Paulo não merecia e portanto ele sempre se refere ao seu apostolado Como a graça de Deus que ele havia sido dada você vê ele usando esse vocabulário na carta aos Efésios e também na carta aos Gálatas ele segundo a graça que Deus lhe deu como Apóstolo de Cristo Ele chegou na cidade de Corinto e com sabedoria como sábio Construtor ele lançou o fundamento não dá para deixar de notar aqui o uso da palavra sábio que faz
parte do vocabulário sabedoria retórica sabedoria de palavras então Paulo lembra que ele ainda tá falando para uma igreja tá falando para gente que apreciava a sabedoria filosofia eloquência e Paulo diz então eu quando tive aí eu fui um sábio mestre de obras ou seja fiz o meu trabalho com a verdadeira sabedoria com a sabedoria de Deus e eu lancei o fundamento o fundamento é o Evangelho é Cristo a pessoa de Cristo que Cristo é o filho de Deus que Ele se tornou um de nós que ele morreu na cruz pelos nossos pecados que ele ressuscitou
de entre os mortos ao terceiro dia esse é o fundamento da igreja como o próprio Jesus disse em Mateus Capítulo 18 que sobre aquela verdade que Pedro tinha declarado tu és o cristo ele haveria de edificar a sua igreja os apóstolos eram enviados por Deus para lançar o fundamento Jesus Cristo bem mas não é difícil não só tem a base né a base é a primeira etapa a primeira fase e ele diz então que outro edifica sobre ele o outro aqui não deve ser interpretado como uma referência Apolo né porque poderia ser uma crítica velada
Apolo mas ele tá dizendo que depois que eles teve em Corinto e que lançou o fundamento e que saiu outras pessoas vieram e trabalharam em cima do fundamento não eram apóstolos porque o lançamento de fundamento tem a ver com o apóstolo mas eram pastores e Mestres que edificaram construir o edifício em cima da base que Paulo havia lançado e agora vem advertência de Paulo no final do verso 10 porém cada um veja como é difícil eu fiz um bom trabalho diz o apóstolo Paulo eu fiz o que Deus me mandou fazer eu lancei a base
da igreja aí em Corinto depois de mim outros passaram pela igreja eles não lançaram e não deviam lançar outra base Mas eles edificaram em cima da base que eu lancei do fundamento que eu lancei precisa ter cuidado Então como vocês vão edificar sobre o fundamento que foi lançado aí e ele explica aí no verso 11 com a razão porque ninguém pode lançar outro fundamento além do que foi posto o qual é Jesus Cristo ou seja não lança em Um fundamento não coloquem Não me coloquem eu Paulo Não me coloquem não coloquem Apolo não coloca em
Pedro como fundamento da igreja de vocês porque o fundamento da igreja é Cristo e esse fundamento já foi lançado foi lançado pelos Apóstolos aliás Essa é a razão pela qual Nós não precisamos mais de Apóstolos porque os apóstolos têm a ver com lançamento do fundamento do começo da igreja o que nós temos hoje são pastores Mestres Evangelistas obreiros que trabalham em cima do fundamento e o fundamento tá aqui Esse é o fundamento aqui que nós encontramos sobre ele por isso que nós não temos Apóstolos hoje genuínos não é tem de outro tipo mas tem genérico
original não todos os apóstolos Eles já morreram e eles nos deixaram o seu a doutrina e o fundamento estabelecidos na palavra de Deus então ele termina aqui analogia do prédio vimos analogia do servo vimos analogia da lavoura E acabamos de ver analogia do edifício todas estão dizendo a mesma coisa Vocês não podem se gloriar nos pregadores nos obreiros vocês não podem porque a glória toda é de Deus e o fundamento da igreja foi lançado que é Jesus Cristo e agora ele usa a figura de um incêndio que vai do verso 12 até o verso 15
incêndios também eram bem conhecidos naquela época de vez em quando pegava fogo na Vila havia algum incêndio em Roma o incêndio mais conhecido daquela época foi incêndio promovido por Nero que vai ser feito cerca de 10 anos 99 a 10 anos depois que Paulo escreveu essa carta Nero mandou tocar fogo em Roma ele tinha planos de construir neurolândia ou Nerópolis em homenagem a ele mas primeiro ele tinha que destruir a cidade mais importante e mais e mais bonita daquela época que era Roma então Dizem que ele ateou fogo em Roma e ficava lá do seu
palácio tocando Lira vendo as chamas consumir em toda cidade depois quando desconfiaram que foi Nero é que ele coloca a culpa nos cristãos e começa a primeira perseguição contra os cristãos de uma série de 10 grandes perseguições até Constantino liberar o cristianismo como religião oficial do Império Romano no século mas a figura do incêndio Sem dúvida ficou marcada e junto com a figura de nerona o grande incêndio de Roma é um referencial mais próximo que a gente pode dar o que tá dando aqui mas incêndio é tudo igual o fogo vem e ele sai consumindo
tudo ele invade casa invade Vila ele invade quartos construções edificações não importa de que material sejam feitos e essa figura do incêndio que Paulo usa aqui para dizer que a semelhança de um incêndio que testa que prova a qualidade do material com que as edificações foram feitas assim também no dia do juízo o fogo da santidade de Deus e da sua onisciência vai testar e vai provar a qualidade do trabalho de cada obreiro e são dois resultados obreiros que vão perder tudo o que fizeram e obreiros que serão recompensados pelos que fizeram o ponto de
Paulo aqui é o seguinte você não sabe o resultado desse julgamento Por que que você se Gloria em Apolo você não sabe o que que passa no coração de Apolo Você conhece a vida de Apolo você sabe tudo sobre Apolo o julgamento final do trabalho de Apolo vai ser feito lá no dia do juízo pode ser que alguém fez um grande trabalho mas no fundo o que é que ele queria a glória ele queria ser reconhecido queria ser aplaudido ele queria ser louvado pelos homens e isso a gente não percebe porque usa uma linguagem piedosa
fala como se fosse uma pessoa humilde mas o coração na verdade é um coração que exalta a si mesmo e busca a sua própria Glória Em Nome de Deus como a gente não consegue saber as motivações dos corações a melhor coisa é deixar o julgamento dos obreiros para o dia do juízo quando o fogo do juízo de Deus vai provar todas as coisas vejam como Paulo usa essa figura então para explicar esse evento verso 12 e se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro prata pedras preciosas madeira feno ou palha a obra de
cada um se tornará manifesta porque o dia a demonstrará porque será revelada pelo fogo e o fogo provará Qual é a obra de cada um aqui Paulo separa dois tipos de material primeiro material comum que não vai resistir ao fogo que é pedra é madeira feno ou palha e outro material nobre que não era usado para construção alguns ficam até curiosos Por que que Paulo aqui não falou de pedra de ferro de rochas ou alguma coisa assim que aguentam o fogo alguns acham que Paulo Está se referindo a construção do Templo porque o templo que
era uma construção muito sólida era ordenado com esse tipo de material caro e precioso Então seria uma referência a solidez do templo um edifício sólido muito de muita qualidade com material que sustentaria ou que aguentaria um incêndio também que aguentaria incêndio também o ponto aqui de Paulo é que da mesma forma como Fogo Prova a qualidade desses materiais assim também como ele diz no verso 13 a obra de cada um vai se tornar manifesta no dia o dia aqui com maiúsculo é o dia do Senhor é o dia de Cristo é o dia do retorno
de Jesus é o dia do juízo final é o dia quando Deus vai ajustar contas com todos e vai trazer diante de si a obra dos obreiros para examinar as motivações o que que eles fizeram em cima do fundamento é edificaram alguma coisa edificaram corretamente pelos motivos certos ensinaram a verdade ensinaram todo o conselho de Deus o que é que eles fizeram em cima do fundamento isso o dia do juízo vai provar assim como fogo de um incêndio prova os materiais e dois resultados primeiro no verso 14 se aquilo que alguém edificou sobre o fundamento
permanecer material de qualidade esse receberá recompensa ele se refere ao obreiro que sobre o fundamento apostólico pregou a palavra ensinou a verdade pastoriou as ovelhas no seu coração queria a glória de Deus ama o rebanho fez o seu trabalho ele pode até não ser bem sucedido Pode não ter seguidores nas redes sociais pode ser um pastor de uma congregação lá no interior ninguém conhece ele mas não é isso que importa no dia do juízo o que vai importar no dia do juízo é a qualidade do ministério dele porque o sucesso o resultado fruto é Deus
que dá e às vezes deus na sabedoria dele na soberania dele dá 11 não dá da onde não dá outros então no dia Deus não vai julgar os Ministérios pelo fruto pelo tamanho do Ministério mas ele vai sondar a qualidade do que foi feito o material com que aquele Ministério foi feito se no fogo do juízo o edifício que nós construímos suportar o fogo de Deus ou seja se Deus naquele dia pronunciar bom estar servo bom e fiel sobre o pouco sobre força e fiel sobre o muito de colocarei nós estamos bem Deus haverá de
abençoar o servo fiel aquele que foi verdadeiro que foi coerente que seguiu a palavra de Deus não traiu a palavra de Deus e amou o rebanho e desempenhou seu ministério o segundo resultado tá no verso 15 se a obra de alguém se queimar estes sofrerán Paulo se refere àqueles obreiros que em cima do fundamento apostólico construíram é difícil de madeira feno e Palha Não ensinaram a palavra de Deus como diziam não pastorearam rebanho como diziam a motivação era errada não era motivação certa e no dia do juízo todo o trabalho que eles fizeram se queimará
e será destruído devastado assim como o incêndio faz com casas feita de papelão de madeira de plástico de isopor e de outros materiais altamente inflamáveis Ministério dele vai mas Paulo diz aqui ele mesmo será salvo como que através do fogo tem várias considerações a fazer aqui primeiro esse texto está falando do julgamento dos obreiros eu sei que você já deve ter ouvido esse texto ser aplicado aos crentes dizendo assim olha no dia do juízo né É Vai ter crente tão vagabundo tão sem vergonha crente que vive em pecado ele vai ser salvo mas ele não
vai ter recompensa não vai ter galardão nenhum Quem não tá falando de crente da vida moral de crente não se você se diz crente mas vive em Pecado você vai para o fogo mesmo e o fogo aqui é do inferno vai para o fogo do inferno Não tem isso de ser salvo não aqui tá falando o julgamento dos obreiros não fica claro quando a gente lê em contexto que é esse o assunto por isso que a gente insiste texto fora de contexto é pretexto Regra número 1 de interpretação com texto Regra número 2 contexto Regra
número 3 contexto quando você lê tá claro que Paulo tá falando do julgamento dos obreiros não tá falando de crente carnal crente que tem um pé na igreja outro pé no mundo e que diz assim mesmo não faz questão de galardão só quero entrar no céu não tem esses crente que diz isso eu não faço questão de galardão eu só quero ir para o céu surpresa você vai ter uma surpresa aqui não tá que não tá prometendo absolutamente nada para você nada tá falando de obreiro então a gente percebe que é possível uma pessoa ser
crente em Cristo Jesus e ela fazer um trabalho mal feito errado pelos motivos errados ela não perde a sua salvação ela é crente em Jesus mas ela não vai receber o resultado do seu trabalho durante anos vai se queimar e vai virar poeira e Fumaça como essas barracas são queimadas no incêndio é importante que nós lembremos disso a figura de alguém que é salvo Através do Fogo é fácil de entender uma pessoa no meio do incêndio ela foi Surpreendida com incêndio e ela corre para salvar sua vida ela não leva nada o que ela deixa
celular Deixa a chave de carro deixa dinheiro deixa tudo dentro de casa e foge para salvar sua vida ela salva sua vida mas nada do que ela tem ela leva com ela essa é a figura que é usada então para o obreiro que no dia do juízo ele vai ser reprovado porque não edificou corretamente sobre o fundamento que é Jesus Cristo a quinta figura de Paulo tá no verso 16 a 17 e agora é uma figura do Santuário por isso que a gente sugeriu que quando ele fala antes de ouro pedras preciosas e prata é
ele tinha na cabeça o santuário de Jerusalém e agora então isso se confirma quando a próxima analogia É exatamente sobre isso verso 16 17 que que ele tá falando aqui ele pergunta Faz uma pergunta retórica aos Coríntios vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês então isso aqui quer dizer simplesmente o seguinte vocês sabem aquele tipo de pergunta que já Exige uma resposta na positivo vocês sabem primeiro que vocês são santuário de Deus primeiro observação que eu quero fazer aqui para vocês é que Paulo não tá
falando do nosso corpo eu sei que isso aqui tem sido usado por gente para não tomar café nem beber coca-cola né Vocês são santuário de Deus Quem destruiu santuário de Deus Deus vai destruir né então você não pode isso não pode isso não pode isso não pode isso tem uma surpresa para você não tá falando do corpo tá falando da igreja contexto contexto contexto vocês são o santuário de Deus palavra Santuário naos na língua grega se refere àquele lugar mais interior do santo dos santos aliás do Templo de Jerusalém se você tem na cabeça o
mapa a figura do Templo de Jerusalém você vê que ele tinha o átrio maior depois ele tinha o chamado Santo Lugar Onde tinha o altar dos sacrifícios o altar de incenso e mais para dentro separado por um véu tinha o santo dos santos ou Santuário onde estava a arca da aliança e onde Deus se manifestava e onde o sumo sacerdote e somente ele entrava lá uma vez por ano levando sangue de animais que ele derramava sobre o propiciatório como pecado é como pagamento pelos pecados do povo de Israel então o Santuário era o local da
manifestação de Deus era lá que Deus se os salmos dizem ele está sentado entre os querubins O que é que se refere aos querubins da arca a tampa da arca tinha dois querubins era ali que Deus se manifestava era ali que Deus aparecia quando Paulo diz vocês são santuário de Deus ele está dizendo que Deus não habita mais no templo de Jerusalém e note que a essa altura o templo tava funcionando tava de pé os judeus continuavam a ir ao templo oferecer sacrifício sacerdote entrava lá no santo dos santos uma vez por ano no dia
da expiação iam que por mas Paulo diz não é lá que Deus mora não é lá o santuário de Deus vocês a igreja é o santuário de Deus e quando ele diz que a igreja é o santuário de Deus ele não tá falando de igreja não tá falando de edificações e dia difícil eu concordo completamente com o pessoal que diz assim que Deus não habita em prédios e nem templos E qual é o evangelho que em sã consciência que diz isso claro que Deus não habita no sentido que Deus mora aqui que quando a gente
termina o culto vai embora fecha a porta deus fica aqui dentro morando né passeando olhando tal língua ar condicionado baixa um pouquinho claro que Deus não mora Quem quem sã consciência vai dizer uma coisa dessa quando a gente diz quando a gente fala que nós somos o santuário de Deus nós estamos definindo a igreja como corpo de Cristo Deus habita no seu corpo Nós somos o Santuário E com isso significa que antiga aliança já passou tudo que tinha a ver com o culto do Antigo Testamento já passou o Santuário agora é a comunidade dos cristãos
Deus habita Deus nós somos o santuário em seguida ele fala Vocês não sabem que o Espírito de Deus habita em vocês note o plural tá se falando da coletividade tá falando de quando nós estamos reunidos nesse momento aqui o espírito de Deus está aqui aqui é o santuário de Deus nesse momento quando a gente for embora fechar a porta que não é mais santuário de Deus Deus não mora aqui mas enquanto aqui nós somos o santuário de Deus e o espírito de Deus está aqui ele está entre nós expressando a unidade da igreja conclusão de
Paulo Se alguém destruir o santuário de Deus Deus destruirá o que que Paulo se refere Ora se o santuário de Deus e o local da Habitação do Espírito Santo é a igreja de Deus e se o assunto aqui do Capítulo 4 são as divisões que havia na igreja fica evidente que Paulo Está se referindo àqueles que destroem a igreja criando divisões aqueles que dividem a igreja que racham a igreja que criam cismas E com isso destroem o santuário de Deus é isso que ele se refere aqui veja como é diferente do da figura do incêndio
em que ele disse que o mal obreiro será salvo ainda que pelo fogo porque ele ele ficou mal ele ele a qualidade do trabalho dele não foi o melhor que ele podia fazer mas aqui ele tá falando de heréticos tá falando de gente que quebra a unidade da igreja que Inclusive a palavra heresia a palavra grega heresia ela significa literalmente divisão E por que que a gente chama de herético porque geralmente os heréticos dividem a igreja dividem a igreja eles trazem novas ideias arrastam o número de pessoas e forma sua própria comunidade a história da
igreja está cheio de exemplos disso esse tipo de gente no dia do juízo sofrerá destruição de Deus lembrando que quando Deus quando diz aqui que Deus destruirá não quer dizer que Deus vai aniquilar a ponta da pessoa Deixar de existir sempre quando Deus vai todas as vezes que na Bíblia o castigo dos ímpios é referido como destruição pode entender destruição eterna ser eternamente destruído não significa Aniquilação Deus haverá de destruir aqueles que dividem a sua igreja racham a sua igreja com heresias perniciosas e com ensinos que não vem da parte de Deus porque Deus porque
esse zelo de Deus final do verso 17 porque o santuário de Deus que com vocês é sagrado Essa é a razão pela qual Deus zela por nós já pensou nisso Nós somos o santuário de Deus Espírito de Deus habita em nós e nós somos sagrados para Deus consagrados e separados para ele portanto que grave crime é dividir a igreja destruir a igreja procurar o mal da igreja para você não ficar tristinho sem base assim porque eu tirei hoje a base para você não tomar mais coca-cola ou comer carne vermelha não é ou para ser vegano
não tenho nada contra os veganos só para dizer aqui eu vou dizer que no capítulo 6 o apóstolo Paulo sim ele vai falar do corpo como sendo habitação do Espírito de Deus verso 19 do Capítulo 6 Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo Então nós vamos chegar lá no capítulo 6 mas eu apenas dizendo que aqui no capítulo 3 quando ele fala de Santuário é da igreja tá falando da Igreja de Cristo Jesus e do grave pecado de quebrar sua unidade Vamos para o final acho que vai
dar tempo agora mas dois ou três minutinhos do verso 18 até o verso 23 o apóstolo Paulo traz a conclusão de todos esses argumentos que ele vinha trazendo até agora desde o capítulo primeiro no verso 18 que ninguém engane a si mesmo se alguém de vocês pensa que é sábio nesse mundo faça-se de louco para se tornar sábio aquele retoma o argumento do capítulo 1 quando ele fez a comparação entre a sabedoria de Deus e a sabedoria dos homens e disse que a sabedoria de Deus que a cruz é loucura para os homens e aquilo
que os homens acham que é sábio Aquilo é loucura diante de Deus e ele provou isso com a pregação dele em Corinto é provou isso olhando para o tipo de membros da igreja de Corinto mostrando que aquilo que os homens valorizam não é o que Deus valoriza E vice-versa então agora ele faz aplicação se algum de vocês pensa que é sábio nesse mundo faça-se louco para se tornar sábio ou seja abandona a sabedoria desse mundo não pense como o mundo pensa elogiando exaltando a glória humana torne-se louco para o mundo para se tornar sábio de
verdade sabe para Deus e ele traz duas passagens do antigo testamento para provar aquilo que ele está dizendo porque como sempre o costume de Paulo é ancorar no antigo testamento as suas declarações a primeira do Livro de Jó Capítulo 5 verso 13 ele diz está escrito Deus apanha os sábios na própria astúcia deles os sábios desse mundo Deus usa astúcia deles para apanhá-los em contradição e a Segunda passagem é tirada do Salmo 94 11 O Senhor conhece o pensamento dos sábios e sabe que são pensamentos vãos não pensem como o mundo pensa não vão pela
cosmovisão mundana humana não olhem as coisas da perspectiva dos sábios entendidos desse mundo mas vocês têm a mente de Cristo vocês devem olhar as coisas da perspectiva de Deus olhar as coisas da perspectiva de Deus conclusão verso 21 portanto ninguém se glorie nos homens ponto Essa é a conclusão Essa é a aplicação de tudo que Paulo disse Até agora ele gastou três capítulos para dizer isso aqui não se glorie nos homens não se glorie dos homens porque ele continua dando argumento né quando a gente pensa que ele parou ele continua comentando porque tudo é de
vocês veja que invertida para lutar aqui ó tudo é de vocês seja Paulo seja Paulo seja A Fé Faz seja o mundo seja a vida seja morte sejam as coisas presentes sejam as futuras tudo é de vocês perceberam a loja O que é que os coletes o Corinthians estavam dizendo eu sou de Paulo eu sou de Apolo eu sou de Pedro e Paulo tá dizendo tá tudo errado Paula pode Apolo e Pedro é que são de vocês e não somente Eles são de vocês mas o mundo a vida a morte e as coisas presentes e
as futuras tudo de vocês então ao dizer assim eu sou de Paulo eu sou de Apolo você tá tendo uma visão minimalista e reducionista da Glória do Evangelho eles eu não sou deles Eles é que são meus Deus colocou Pedro Paulo Apolo Agostinho E aí vem a lista né Lutero Calvino Wesley toda essa grande variedade de homens de Deus para nós eu não sou deles Eles é que são meus Deus os colocou na história e colocou na minha época para me auxiliar Me Guiar me abençoar através deles eu posso chegar a um conhecimento maior de
Deus Então na hora que você disse eu sou de fulano você tá invertendo a lógica ele é que é seu sprou é seu pai apareceu esses Grandes Homens que a gente admira que a gente na verdade a gente tem que vê-los pelo que eles são eles são servos de Deus olha cinco figuras que Paulo usou só para dizer isso vocês não são deles Eles é que pertencem a vocês e não só aí Paulo nós já coloca o mundo a vida morte tudo pertence a vocês porque esse é o plano de Deus vocês são herdeiros de
Deus vocês vão herdar esse mundo o Novo Céu e a nova terra onde habita a justiça tudo isso aqui é parte do plano de Deus para que vocês herdam tudo percebem como a visão teológica errada ela tem consequências não é diferente uma você dizer assim eu sou de fulano e outra você dizia assim eu sou o dono do mundo eu não quero ser como alguns pregadores coaching né que dizem assim que eu né Eu não vou nem falar mas há um sentido aqui no texto em que Deus está dizendo assim você é muito especial Eu
amo muito você veja eu fiz tudo para você fiz tudo dei tudo a você o mundo a vida as coisas presentes futuras todos esses Grandes Homens de Deus que marcaram a história verdade eles existiram erros levantei para o seu bem para sua vida isso não faz você sentir importante Isso é que é um verdadeiro coaching evangélico né usando a Bíblia para encorajar você a se sentir bem animado né ter coragem conforto criar veja o mundo dessa perspectiva Olha o mundo dessa perspectiva tudo é seu Deus fez isso para que um dia nós pudéssemos com ele
na glória com seu filho Jesus desfrutarmos de todas estas coisas e ele termina no verso 23 e vocês são de Cristo Agora sim se pertencemos alguém pertencemos ao senhor Jesus e Cristo é de Deus assim ele termina esses três capítulos extraordinários que trataram das divisões na igreja e tangenciando questões como liderança espiritualidade carnalidade Revelação papel do Espírito Santo quanta coisa a gente não viu aqui nesses três capítulos né Capítulo 4 ainda é sobre isso mas só que ele tem uma pegada diferente porque Paulo agora vai contestar a contestação que os Coríntios estavam fazendo inclusive dessa
posição de que ele era Apóstolo de Cristo Jesus para serviço deles mas isso Fica para próxima segunda-feira deixa-me ver aqui se nós podemos ter algumas lições que eu quero destacar são rápidas aqui primeira razão pela qual nós não temos mais Apóstolos hoje já foi dito eles lançaram o fundamento da igreja e sobre fundamento nós temos Evangelistas pastores e Mestres que edificam a igreja de Deus segunda coisa a necessidade de que os pastores e líderes eles têm uma compreensão Clara da Graça de Deus no Ministério deles é só pela graça e aqui também a necessidade que
a igreja entenda a mesma coisa igrejas às vezes são muito cruéis ela querem que o pastor tenha não somente plante mais reggae faça a colheita esquecendo que pastores têm dons distintos ninguém tem todas as habilidades e capacidades por isso que é sempre uma equipe sempre um colegiado para que as coisas olhem bem na igreja quarta lição como é precipitada a gente fazer julgamento das intenções do coração é só no dia do juízo que o incêndio da santidade de Deus vai revelar o que é que de fato levou as pessoas a fazer o que fizeram e
por último queridos lutemos para não destruir o santuário de Deus com divisões partidos facções seitas e heresias mas manter a unidade da igreja que é tão importante tão tão preciosa para Deus como nós acabamos de ver amém o Deus te agradecemos pela tua palavra que nos instrui Tão rica e que fala o nosso coração e que nos julga nós queremos nos Colocar diante de ti pedindo perdão pela igreja evangélica pelas divisões ó Deus que através da história foram causadas por homens insensatos que buscavam seus interesses tiramos Graças pelos pastores fiéis aqueles pastores lá no interior
no subúrbio fiel na sua igrejinha fazendo o seu trabalho cuidando do rebanho que o senhor confiou Obrigado por estes homens e que obrigado pelos obreiros Evangelistas presbíteros diáconos todos os que trabalham na obra do senhor nós Oramos que o senhor Fortaleza que o senhor encoraje que o Senhor nos abençoe abençoa tua igreja no Brasil darmos um verdadeiro Avivamento espiritual ó Deus dá-nos um Regresso a tua palavra para que ela de fato seja regra de fé e prática para nós bem diz o teu povo nessa noite senhor também aqueles que nos seguem através da transmissão tua
graça esteja com todos eles pedimos em nome de Jesus amém e amém