E aí, e o pior de tudo é isso. Mas aqui, isso é poesia. Agora eu gosto muito de poesia, mas não é poesia.
Mas, de fato, amamos o egoísmo. Quando temos que confrontá-lo, é uma mutilação, ou seremos querer um traço da nossa personalidade. É o meu jeito de ser engraçado, esse gente consegue efeito como traço da nossa personalidade.
É a mesma coisa que uma pessoa que não tivesse um braço, e quando será isso como um traço do seu corpo. Não é uma falta, tá integrado, pode viver perfeitamente bem assim. Que é mais fácil viver sem um braço, porque ele tem uma virtude, com certeza.
Mas, não vamos dizer que isso é o normal, não. Mal que você tem o braço bom, então não rola que você tenha fraternidade. Não admire vistos como parte da sua personalidade, são aderências elementos que você achou grudado, uma maneira tal que agora cortar luz é mutilação.
Mas não são, você. Nenhum defeito, o teu é você, não se identifique por defeito. Eu sou uma pessoa muito organizada, tá perdido, não vai nunca reagir contra isso.
Eu sou uma pessoa que, nesse momento, estou adoecendo de desorganização. Mas isso não sou eu. Olá, eu sou uma pessoa que estou adoecendo de descontrole da minha cólera.
Faz isso, não sou eu, não caia na armadilha de se identificar com defeito. Por definição, nenhum ser humano é constituído por faltas, mas por plenitude. Por vazios, mas por espaços preenchidos.
Preenchidos por valores. Não tome defeitos como o pacto do teu corpo físico, nem metafísico. Declaração dos direitos humanos, primeiro artigo, peguei só um trechinho dela para vocês.
O que diz o primeiro artigo da Declaração dos Direitos do Homem? Os homens, etc. , etc.
, etc. , os homens são dotados de razão e de consciência, e devem agir uns para com os outros, em espírito de fraternidade. E eles têm razão.
Os homens são dotados de razão e de consciência, só que não usam. Acho que são, são. Uma vez que eles hussein isso, eles naturalmente serão os seres para apenas um exemplo que uso muito que alguns de vocês talvez conheço.
Você tem dinheiro no bolso, está morrendo de fome, mas não tem consciência de que tem dinheiro no bolso. Entra dentro de um mercado, comida para todos os lados, você morrendo de fome, o dinheiro está no bolso, mas você não sabe. O que vai acontecer contigo?
Vai morrer de fome e com dinheiro no bolso, né? Assim e nós somos morrer de ódio, de conflito, de separatividade, com a fraternidade no bolso. É porque não temos consciência dela a ver, alguma coisa não ter consciência, é a mesma coisa que não ter na prática consciência.
Luz percebam para tudo e falar alguma coisa. Aliás, é impressionante como é que a filosofia torna coisas simples e banais da vida tremendamente educativas e poéticas. Platão desde a visão é um sentido diferente de todos os outros, porque para você ouvir, você só precisa ter o aparelho auditivo funcionando e um som, para você tocar, você precisa ter a pele intacta e um objeto.
É a visão, você não precisa ter apenas o olho intacto e objeto para ser visto, você precisa da luz. O percebe estava na beira da praia em João Pessoa uma vez, a minha queridíssima João Pessoa, aquele pôr do sol maravilhoso. De uma hora para outra, puff, anoiteceu, eu tinha certeza tudo estava lá, o seu estava lá, o mar estava lá, ali estava lá, só que eu não enxergava mais nada porque entre o meu olho, que era perfeito, e os objetos que estavam ali, não havia luz.
E luz e consciência. A luz faz com que aquilo que você tem potencial para se ater de forma real e, portanto, a declaração dos direitos do homem tem razão. A gente é dotado de razão e de consciência, mas estão ambas no bolso e, portanto, não conseguimos nos relacionar uns com os outros com espírito de fraternidade.
Vão dizer, não, a razão a gente tem consciência que tem a razão, a gente sabe usar. Será? Que sabe, não?
Não sabe usar, nem a razão, somos sofistas. Sofistas que uma razão que é orientada por um princípio moral, sólido, o valor. E sólidos, ela é como uma equação matemática exata, ela não se inclina a favor de suas paixões.
A gente chega para nossa razão, e dá um jeito de provar que quem tá certo sou eu e ela cria um sofisma. Meu cartão toda torta para provar no final que você tá certo e eu costumo brincar e do que a nossa razão é que nem torcedor do Flamengo, escrevendo a história do Vasco, ele nem começou a escrever a primeira página, mas ele já sabe qual é o epílogo do livro. Ele vai concluir que sempre foram os pernas-de-pau, né?
Isso, ele vai catar fatos para fundamentar essa visão, que para eles estão evidente desde o primeiro passo. Nós, seres egoístas até à medula, como é que nós fazemos com a nossa razão? Vai lá e recolhe dados para provar que eu tô certo.
O quê que a coitada da razão pode fazer nessas condições? E nós somos sofistas, não sabemos usar nem arrasa e somos muito pouco intuitivos para saber utilizar a consciência. E aí então, logicamente, a fraternidade fica em espírito, não chega a ser concreto, fica o ovo escurecida no plano de potencialidades.
Não realizados. Mas o que é declaração disso é verdadeiro que deveríamos deveremos que usássemos todo o aparato que está no nosso bolso mas teremos para terra e não tem nem jeito gente é matemático se usar senão seríamos caderno porque não é é a mesma coisa que eu te provar que essa fruta é venenosa em massa se eu provar para você automaticamente você não come mais é uma imposição lógico e evidente contra os fatos não há argumentos portanto se a fraternidade fosse um fato para mim eu teria que. Ser à Terra, mas não para mim.
Uma conversa mole eu não a vejo, ela é meramente uma teoria da qual todo mundo fala e ninguém vive para, nem sequer acreditamos nela. As dúvidas até aqui. Vocês estão com umas carinhas que eu não sei, se eu tô sendo chato.
É, irmã, eu sei que eu sou chata. À Terra, mas de qualquer forma né, não há nenhuma dúvida e, apesar de ser até meu, espero que vocês levem alguma coisa. É que às vezes, achar que isso também é necessário para imprimir certas verdades na nossa alma, né?
A meta de religiões, Estados, ideologias e grupos. Recordo que essa Helena Blavatsky, que eu falava para vocês ainda pouco, quando ela começa a escrever, quando ela começa a falar que o princípio fundamental do que ela pretendia, era para ter unidade. A ideia dela era formar um núcleo de fraternidade universal das pessoas chegarem.
Ela mesma relata isso pedindo a ela: "Vem você com essa conversa fiada, todo mundo tá falando isso desde que o mundo é mundo. Toda religião fala disso, todo político fala disso. " Tem razão essas pessoas que diziam isso para ela tem razão, agora ela queria formar o núcleo da fraternidade.
Também tem razão, parece a história do Tancredo Neves, que vocês devem conhecer, e essa piada mais velha do mundo que eu conto, em nove entre dez, das minhas palestras. Vocês não conhecem a história do Tancredo, né? Era um político muito experiente, né, mas isso que uma é, por causa e a uma empresa queria construir um estacionamento no lugar de um prato parque público no centro de Belo Horizonte.
Ele, governador do Estado, as coisas acabam batendo nele. Aí chegou a empresa. Olha, governador, é difícil.
A gente já falou com o prefeito, ele não entende, não sei falar aqui com o senhor. Essa é uma região altamente ocupada por escritórios, porque as pessoas às vezes têm que vir de longe andando, eu não tenho onde deixar os seus carros. É uma dificuldade, uma tortura, todo mundo chega atrasado, as pessoas ficam estressadas.
Essa é um lugar super pouco ocupada, a gente vai criar o edifício de estacionamento, vai beneficiar todo mundo. Aí ele chegou para certeza, disse: "Você tem razão. " E daqui a pouco, mesma comissão das mães diz, olha, governador, vamos venhamos, só sabe que essa é uma cidade que virou uma selva de pedra, como toda grande cidade, não tem onde as crianças brincarem.
Não tem de conviver com a natureza, esse é um dos poucos parques que existem na região metropolitana de Belo Horizonte, as crianças precisam disso. Aí ele vira para senhoras vezes, vocês tem razão. E aí o assessor dele, que estava assistindo a história toda lá no fundo, quando todo mundo vai embora, chega e disse: "Olha, governador, está sendo incoerente, porque os empreiteiros vêm falam que eu disse, que ele tem razão, as mães ver e falo isso, eu disse que a gente também tem razão, só tá sendo incoerente.
" Aí ele vira para sessões de você, também tem razão, ou seja, de certa maneira, todo mundo tem razão aqui. Saber vi a do lado correto de todas as coisas, então podemos ver que mesmo aqueles que fracassaram, tinham razão ao querer buscar a fraternidade, aqueles que estão desencantados dizendo que todo mundo fala essa mesma lenga-lenga, tem razão por estar desencantados, porque tá todo mundo fracassando. A gente teria que tirar uma verdade de tudo isso, aprender daqueles que se desencantaram para continuar lutando, por que não lá como abrir mão.
E uma questão vital, é a mesma coisa que as minhas células desistirem de trabalhar para o meu corpo, cada um resolver trabalhar por si só, um câncer, então a questão de vi, a gente não vai desistir de compor a humanidade. Acho que muita gente já fracassou, é bom a gente saber para não bobiar com esse inimigo, desenvolver uma estratégia mais apurada. E todos aqueles que tentaram uma certa dose lograram e essa certa dose pode ficar com um aprendizado para gente.
Não políticos falam de fraternidade, religiões todas elas nos seus primórdios falam de fraternidade nos seus livros sagrados, movimentos ideologias de todos os tipos o grande poeta Kabir se converteu a todas as religiões monoteístas e míticas da época para depois de são todas conciliáveis, foi judeu, foi islâmico, foi cristão, me diz, é tudo conciliável. Tudo fala da mesma coisa tento, não deu muito tempo depois, vem lá um Ramakrishna, Vivekananda, mesma coisa, todos os caminhos levam numa mesma direção tentaram até um certo ponto, não deu. Helena Blavatsky queria formar um núcleo de um nível de fraternidade universal, tentou foi até um certo ponto, mas não chegou o ponto que ela sonhava.
Vamos continuar lutando, vamos chegar até um certo ponto, tudo isso vai somando, um dia a taça estará cheia, lá no futuro e o dia, se você tiver cheia, um gole dela, foi a nossa tentativa. É, assim mesmo, disso se trata, mas não podemos desistir nem desencantar. A ideia do Estado, que passam inclusive fala na sua república, é que o verdadeiro pai e mãe viu a tua verdadeira origem comum é a Terra de onde você nasceu, o teu Estado e que, portanto, nós devemos nos considerar todos aqueles que vivem na Terra como irmão todos aqueles que vivem sob um Estado como irmão.
Acontece que isso é uma definição muito bonita, somos filhos da Polis do Estado, só que o Estado que é feito por seres humanos e seres humanos que não são tão fraternos assim, ainda estão procurando como todo mundo, não conseguem harmonizar as pessoas, só montar as pessoas e isso é fraterno, não está do lado ser fraterno está harmonioso com aquele que está do lado, senão todo engarrafamento seria uma grande missão de fraternidade. Você tá coladinho com todo mundo, mas cada um por si, louco para dar uma fechada no outro para ele sair da frente. Não é isso!
A fraternidade não é amontoado, fraternidade é composição, é harmonia. Fraternidade e harmonia, e o que é harmonia? Eu posso dizer, por exemplo, que essa sala de aula da filial Asa Sul tem um belo quadro que está ali.
O padre, o que me parece que é Cupido e Afrodite, parece, pelo menos. Não sei se é Cupido, Psiquê, Eros, e Psiquê. Esse quadro vai copiar de Afrodite, era isso que seguir.
Tá bom, belo quadro é, mas eu não, eu não poderia dizer que essa sala é harmoniosa. E quando eu digo que essa sala é harmoniosa, o que que eu estou falando? Eu estou falando que esse quadro é um bom e belo quadro, essa cadeira é uma cadeira confortável e resistente, ou seja, boa como cadeira, o quadro bom como o quadro, a luz boa como luz, o ar condicionado bom como o ar condicionado, o microfone agora, né, pessoal da Sul, é bom como microfone.
Vocês não sabem dessa história, mas tem um histórico por trás disso, ou seja, todas as coisas estão aqui são boas naquilo que lhe corresponde. Tem uma identidade boa, fazem aquilo que eles corresponde, cumprem com seu papel dentro dessa sala e, portanto, a combinação de coisas que cada uma cumprir com o seu papel é harmonia. E aí, eu vou pegar uma outra briga com vocês para dizer para vocês que harmonia não tem nada a ver com igualdade.
Igualdade é massificação. Harmonia se produz quando cada um conhece e respeita aquilo que é e se encaixa com outras coisas de tal maneira que isso aqui não é simplesmente uma sala onde tem um quadro. É uma sala de aula onde todas as coisas estão harmoniosas: a cadeira, o quadro, o projetor, o ar condicionado, a luz.
Tudo está harmonioso, fazendo aquilo que lhe corresponde. Portanto, esse ambiente harmonioso porque todas as coisas sabem o que são e cumprem seu papel, que aí ela se combinam e produzem uma unidade. Não é só o quadro que você vê, não é só o ar condicionado, você viu um todo que serve bem para uma função de sala de aula.
Ou seja, harmonia tem a ver com o autoconhecimento, com identidade, composição de seres que sabem o que são, cumprem o seu papel e juntos fazem algo maior. Já pararam para imaginar quanto tempo a natureza deve ter brigado para a questão se células que são unidades inteligentes e autônomas que trabalhassem juntas para compor um corpo, um ser harmonioso? Tem muitos seres lá que todo mundo sabe o que é e cumpre o seu papel e juntos produzem um ser maior do que esse filme que o quadro não faria sozinho, junto com parede, com cadeiras faz é um ambiente propício para transmitirmos no ensinamento é uma sala de aula aquilo que o Marcelo não faria sozinho, junto com as demais células do corpo, ela faz, ela compõe um rack, ela é esculpe uma Pietá, ela pinta uma Monalisa, esse é o potencial do todo, o potencial da harmonia.
E parece que a natureza agora vai ter que levar muito mais tempo para que os seres humanos também possam compor um todo maior que a humanidade, sabe-se lá que potencial deve ter isso, mas células sozinhas não compõem rack em um corpo, compõem que humanidade junta será que compõem o que tu imagina, o tamanho da grandeza das obras que podem surgir daí? Que a diferença entre uma célula faz, o que mostra, faz um ser refeito de células, mas ele não é um amontoado de células, ele harmonia de células que produzem um que é capaz de compor um rack, e humanidade comum, será que é capaz de compor o que eu imagino, o tamanho das obras que tem aí em potencial, tamanho dos Réquiens que tem a escondido na manga da humanidade. Bom, então, esse é um elemento muito interessante descobri que agonia tem a ver com identidade, com individualidade, com conhecimento e respeito por si próprio.
"Conhece-te a ti mesmo" é a base das bonitas na curioso e interessante, isso, alguns elementos, né, para que a gente possa saber o que está por trás da ideia da fraternidade. Fraternidade e harmonia e harmonia, a identidade, esse é o que está aí, fraternidade depende da identidade, não da igualdade. Que briga feia hein?
E o que que eu tô brigando aqui com a revolução francesa? Égalité, fraternité, et liberté, alguma coisa errada aí, porque igualdade, fraternidade não combinam bem, eu acho que eu fazer um questionamento filosófico da Revolução Francesa. Tem uma francesa aqui, ela vai querer e colocar na Bastilha, alguma coisa mal contada aí.
Nós já vimos que vai terminar, tem a ver com harmonia e que igualdade, de fato, é uma coisa meio fantasy ozzy, não existe nem é desejável. Tira Aristóteles, já, já vamos falar sobre essa máxima da Revolução Francesa. A fraternidade é diferente de caridade, de solidariedade, vocês entendem?
Muito diferente. Caridade, a solidariedade, é uma coisa que você percebe pelo ZAP, por aquilo que se faz. Paternidade, o estado de espírito, que ainda que a pessoa não tivesse se movido da cadeira vida inteira, se ela sente a humanidade com o irmão, essa terna não é pelo que ela faz, é pelo que ela é.
A fraternidade, como se fosse o espírito, que, na prática, vai gerar buscar idosos, a costura idade, mas ainda que não tivesse feito ato nenhum por alguma coisa que o imobilize em cima de uma cama, ele ainda assim não deixa de ser fraterno. Que a maneira como ele sente, esse próprio sentido o mundo. Paternidade está no campo do ser, enquanto que caridade e solidariedade estão no campo do fazer de obras.
Para ter remédio, ingrediente básico para que a caridade seja legítima e para que a solidariedade seja desinteressada, vocês já devem ter ouvido falar que no Brasil existe uma série de legislações. Que foram criadas para poder evitar que determinadas iniciativas filantrópicas virem as iniciativas filantrópicas o que ser usado para tudo que vocês possam imaginar, isenção de imposto de renda, eleição de político muito pouco honesto. Enfim, existe todas as possibilidades que vocês possam imaginar por trás desse campo de ação social.
Quem trabalha com isso sabe que isso é errado. Existem muitas formas de manipular esse tipo de ação. Bom, então às vezes você pode ter uma para o seu do caridade, pode ter uma para seu do solidariedade.
Se por trás não tem a fraternidade, elas são seu do caridade e pseudo fraternidade, uma das políticas que existe dentro da sociedade, por exemplo, de telemarketing, que a gente tem empresas que são criadas para pedir ajuda para entidade que ficam com setenta, oitenta por cento da ajuda a picape. Tu vai vir para entidades você não conhece essa polêmica que existe por trás disso, uma polêmica legal enorme que bate em cima desse tipo de coisa que existe de fato, seja o caridade, caridade e solidariedade, se não tem por trás um espírito para a terna é uma fachada e pode ser uma fachada que encobre coisas que não são exatamente o que a gente esperava encontrar. Oi, e a fraternidade é um estado de ser, independe de fato, outra muito mais sutil e muito mais profunda.
A fraternidade é única, capaz de entender a vida. O que será que eu quero dizer com isso? Nós estamos servos a sério de valores que servem como ferramentas para a gente fazer certas coisas.
A inteligência e a razão, por exemplo, servem para a gente analisar e compreender os detalhes das coisas, e agora, para imprimir ajudar a ideia da análise. A razão para poder entender ela trabalha com análise, seja ela dividir ela para aciona ela, segmenta ela, vai ver como é que funciona um pedaço, outro pedaço. Eu vou estudar essa cadeira, o primeiro estudar o plástico, depois da forma, depois porque ela foi feita com essa forma, vou dividir, vou fragmentar o analisar pedacinho por pedacinho, né assim, sim ou não, você vai entender um objeto, por exemplo, essa cadeira que eu peguei como exemplo, você vai dizer que ela é pequena, ela não é grande, ela não é médica na média, ela não é infinitesimal, era pequena.
Você exclui tudo aquilo que ela não é, ela é branca, não é vermelha, não é rosa, não é azul. Vai fragmentando, tirando aquilo que ela não é para entender um corpo humano, e você estuda o que? O esqueleto, aos sistema digestório, sistema neuronal, sistema não sei.
Que a razão desseca para entender se entendem que esse é o modus operandi da razão era desseca lá na lisa, isso não é mau, mas acontece. Se tem uma coisa que é importante que vocês percebam, a vida se você é desseca, você é a mata e pega um ser vivo e vai descer calor para você entender, você tem um ser morto, a vida só pode ser entendida que ela está una. Ou você corta um ser vivo ao meio, ele não é mais o ser vivo, você não tá mais estudando a vida, tá estudando a morte.
E única que é capaz de trabalhar compreendendo a unidade é a fraternidade, tanta fraternidade e a virtude que nos permite entender a vida, é a vida vende fusão harmoniosa de diferenças. A fraternidade é que a parte entender isso, qualquer outra ferramenta entende as coisas cortadas em pedaços, as coisas juntas quem tende a fraternidade, a intuição humana, nada de fraternidade é capaz de entender a vida, de promover a vida, e de trabalhar pela vida. Por isso, a fraternidade é a maior advogada da vida que existe e percebe, a fraternidade amplia nossa inteligência, que através da razão, sabemos dos pedaços das coisas, através da fraternidade sabemos das coisas una e vivas.
Portanto, a nos dar um outro aspecto das coisas que só a razão não daria, inteligência não é composta só de asa, a razão de virgem, a intuição uni, que a intuição tem como ferramenta a fraternidade, seja a fraternidade é amiga da vida, é aliada da vida e a única capaz de compreender e trabalhar por ela. A razão de seca separa, compreende pedaços. Recentemente, eu comentava aqui com vocês, acho que nesse mesmo ciclo, na última palestra, que eu conversava com uma pessoa que trabalha nessa área de biomimética, que é muito nova.
Eu fiquei impressionada com isso, que achei muito interessante, nunca tinha ouvido falar nisso na vida. Que que é biomimética, uma pessoa que estuda determinada as coisas da vida para poder ver como é que a vida se organiza e tirar da new sistema que pode organizar qualquer outro conjunto, entende, por exemplo, fazer é o empresário também empresa que todo mundo tá brigando com todo mundo, você quer harmonizar a tua empresa, será que teria sentido você estudar como é que o corpo harmoniza as células dentro de você, esse aprendizado será que te ajudar a organizar a empresa, diz que sim. A vida tem receitas fantásticas de harmonia, se a gente quer promover harmonia num conjunto, você pode estudar o outro que tá harmonizado pegada aliás e fica aqui que funciona como diz lá o caibalion egípcio quer acima abaixo, você extrai as leis gerais de uma coisa que tá dando certo, aplica em outro conjunto, é provável que de lá também.
Essa pessoa me dizia uma coisa em particular que me impressionou bastante, que ele dizia que se você pegar a amazônia, cortar todas as árvores, vender a madeira, você lucra menos com isso do que se você entrasse na amazônia, deixasse ela impacta e aprendesse como é que tanta vida diferente consegue você harmonizar e funcionar com uma floresta só e aplicar esse isso na sociedade humana, as empresas humanas, das famílias humanas que tá todo mundo brigando com todo mundo, a aprender uma lição de unidade. Com a Amazônia daria mais lucro físico para a humanidade do que cortar e vender a madeira, porque ela tem um ensinamento de harmonia muito forte, é uma riqueza de uma diversidade biológica fora do comum, e todo mundo vive em conjunto. Nenhuma espécie trabalha para extinguir a outra, tudo se retroalimenta.
O aprendizado disso daria mais lucro para a humanidade do que cortar e vender a madeira. Eles entendem isso, não é curioso? Significa que eu posso aprender da harmonia no conjunto que sabe fazê-la e aplicar em qualquer outro, ou seja, a fraternidade nos permite aprender com a vida, respeitar a vida, promover a vida.
Sem ela não entender tem ela, vamos cortar a madeira, que é capaz de penetrar na floresta e aprender dela, é um cidadão para a terra cedeu. Eu estava lá e corta tudo o que temos, menos uma possibilidade de aprendizado no mundo, menos vida, sempre, sempre se acabando, inclusive se esgotando a sua própria vida psicológica, espiritual e moral. É um monte de fragmentos, não é um homem só.
E agora, a fraternidade depende virtualmente, sem churumelas, sem conversa fiada. Ela depende da vitória progressiva sobre o egoísmo. E isso não é uma obra fácil, nós temos que entender o egoísmo, temos que aceitar vê-lo dentro de nós, e temos que lutar contra ele diariamente, fazer disso um processo de vida para a eternidade.
Depende progressivamente da vitória sobre o egoísmo, é como se você tivesse um espaço onde a treva está lutando contra a luz e o espaço é limitado, a luz só avança e se atreve a diminuir, não tem jeito. A fraternidade depende da vitória sobre o egoísmo, é preciso entendê-lo, pelo identificar o dentro de si e travar uma batalha séria. Se algum de vocês tiver oportunidade, eu tenho lá no YouTube uma palestra sobre a evolução segundo a tradição oriental, que fala de como a tradição zen, através de 10 bolinhas de nanquim, explica a evolução do homem.
Começa com um homem vendo que ele tem um touro dentro de si, levando aquele susto. É o touro do egoísmo tentando lidar com aquele bendito turu. Mas o primeiro passo é ver que tem o touro dentro de nós.
Essencial, eu começo a batalha. Você tem que ver o touro dentro de você, tem que ver o egoísmo, e aí. .
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