Rev. Augustus Nicodemus | A Importânica de Congregarmos| Hebreus 10:19-25 |28.06.2020

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Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
Rev. Augustus Nicodemus | A Importânica de Congregarmos| Hebreus 10:19-25 |28.06.2020 Sigam nossas ...
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e eu queria convidar você abrir a escritura na carta aos hebreus capítulo 10 nós não somos no verso 19 até o verso 25 eu queria falar nessa noite sobre a importância de nos congregarmos hebreus 10 19 a 25 e portanto meus irmãos tendo ousadia para entrar no santuário pelo sangue de jesus pelo novo e vivo caminho que ele nos abril por meio do véu isto é pela sua carne e tendo um grande sacerdote sobre a casa de deus aproximemo-nos com o coração sincero em plena certeza de fé tendo coração purificado de má consciência eo corpo
lavado com água pura guardemos firme ea confissão da esperança sem vacilar pois quem fez a promessa é fiel cuidamos também de nos animar uns aos outros no amor e na prática de boas obras não deixemos de nos congregar como é costume de alguns pelo contrário façamos admoestações ainda mais agora que vocês veem que o dia se aproxima e até que a leitura da palavra de deus uns horas mais uma vez em diante da tua palavra senhor nós pedimos a iluminação do espírito santo que o senhor abra os olhos do nosso entendimento para que possamos perceber
possamos a deus nos apropriar do sentido desse texto e aplicá-lo a nossa vida nós pedimos que o senhor nos da entendimento espiritual e que tua palavra exposta explicada e aplicada seja um instrumento do teu espírito santo nessa noite de acordo com a necessidade de cada pessoa que nos ouve é o que pedimos em nome de jesus amém oi cris a carta aos hebreus foi escrita com o objetivo de impedir que judeus convertidos palavra hebreu é a mesma para judeu para impedir que judeus que haviam se convertido ao cristianismo voltassem atrás e retornassem à prática do
judaísmo havia um sério risco de que isso acontecesse nas comunidades as quais essa carta foi dirigido e esses cristãos judeus convertidos estavam sendo perseguidos pelos seus patrícios isso era muito normal no primeiro século quando junto um judeus convertia a jesus cristo ele era utilizado para começar na sua família e pude inclusive ser deixado pela sua esposa e viciado ele era expulso da sinagoga e se ele trabalhava para um judeu provavelmente perderia o seu emprego o judeus foram os primeiros a perseguir os cristãos particularmente os judeus convertidos depois é que veio o vieram as grandes perseguições
feitas pelo império romano as quem primeiro perseguir os cristãos foi por exatamente os judeus tão havia esse esse risco se tornaram judeus tornar cristão naquela época significava discriminação como eu disse perda de emprego ameaças prisão tortura em alguns casos até a morte como foi o caso de estevão o pedreiro já foi um dos primeiros mártires apedrejado pelo seu próprio povo lá em jerusalém o método do nosso o autor aqui na carta é mostrar aqueles cristãos acossados pelos contemporâneos correligionários a superioridade de jesus cristo com relação à religião antiga deles aquela religião que está revelada no
antigo testamento é o que ele faz nos capítulos de 1 a 9 esse é o argumento deve-se vocês voltarem atrás vocês estarão deixando aquilo que é o comprimento aquilo que é o corpo ou se estavam deixando aquilo que é substância e voltando para os símbolos para as sombras e pra tipologia vocês estão na verdade regredindo se vocês fizerem isso e aí o que é que vai restar para vocês porque uma vez que vocês tiveram conhecimento do evangelho provaram do evangelho vocês participaram da comunidade experimentar os poderes da era vindoura a e agora vocês voltam as
costas para tudo isso o que que não há mais redenção não há mais salvação não há mais possibilidade não há o que se fazer você queria o quê crucificar cristo outra vez esse é o argumento mais poderoso do autor naquele conhecido capítulo 6 da carta aos hebreus que tanto tem desafiado os intérpretes não porque lá ele fala claramente que uma vez que você participou experimentou e você volta atrás então não há mais possibilidade de redenção seria como crucificar cristo outra vez esse é o risco que aquela comunidade estava sofrendo tá aí a urgência dessa carta
é uma carta poderosa é uma carta que tem argumentos urgentes que falam realmente ao nosso coração e e e nos deixam a diante de deus depois do isso ele faz nos capítulos de 1 a 9 a partir do capítulo 10 ele começa a desenvolver ou trazer exortações práticas para que eles cristãos com base e tudo aquilo que ele falou o e uma das suas principais preocupações é que aqueles irmãos eles parassem de se reunir para a sendo se congregar seria a consequência lógica uma vez que eles estavam amedrontados vacilantes indecisos a primeira coisa que ele
deixaria de fazer e alguns já estavam fazendo isso era deixado e se reunir com os demais cristãos em público com risco ou com medo de ser associado com medo de ser coparticipante se fosse considerados criminosos ou mesmo porque tinha dúvida interna se o cristianismo era de fato a religião verdadeira então o nosso autor aqui a partir do capítulo 10 começa a trazer exortações começa a trazer orientações para eles e eu queria ver aqui no texto que eu ligo para vocês as cinco exortações que ele faz para que aqueles irmãos continuassem a se reunir as estimular
e sincorá já viver na prática cristã e antes disso a base que ele coloca para essas visor oi vamos conversar então com as bagas eu vejo que eles ele começa dizendo no verso 19 portanto meus irmãos etc etc etc o portanto aqui a ponta para trás o que ele vai dizer daqui para frente é consequência daquilo que ele disse antes e eu que ele disse antes eu já toquei no assunto nos capítulos 1 a 9 ele mostra a superioridade de cristo primeiro sobre os anjos capítulos 1 e 2 a superioridade de cristo sobre moisés capítulos
3 e 4 a superioridade de cristo sobre arão que era o sumo sacerdote da antiga aliança capítulos 4 a 7 e finalmente o ministério de cristo como sendo superior ao ministério dos sacerdotes capítulos de 8 a 10 cristo é superior sacerdotes porque ele ministra com uma superior aliança e ele participa de um tabernáculo superior hehehe o ensino superior sacrifício sacrifício maior do que aquele o aqueles que eram oferecidos pelos sacerdotes na antiga aliança que eram sacrifícios de animais cristo se oferece a si mesmo puro imaculado filho de deus como sacrifício final completo suficiente pelo povo
de deus então é com base nisso para impor tanto que ele exorta seus leitores a ficarem firmes a não desistir a perseverar na fé e continuar a se reunir como igreja como povo de deus vejamos então as cinco exortações com base na obra de cristo simples anotações que ele faz para aqueles queridos irmãos que estavam sendo tão tentados a voltar atrás e desistir inclusive deixando de participar das assembleias primeira exortação entremos no santuário verso 19 à 21 portanto meus irmãos tendo ousadia para em o santuário pelo sangue de jesus pelo novo e vivo caminho que
ele nos abril por meio do véu isto é pela sua carne e tendo um grande sacerdote sobre a casa de deus para gente entendeu que ele tá dizendo aqui nós temos que voltar um pouquinho para o antigo testamento particularmente para o dia da expiação o dia do yom kipur além de moisés previa aqui uma vez por ano o sumo sacerdote entrasse no santo dos santos trazendo sangue de um animal imolado ea lhe fizesse pagamento pelos pecados da nação de israel era chamado o dia da expiação isso era feito no santuário se pego você ouviu aqui
é que era uma tenda dentro da tenda maior você tinha o santuário maior e onde estava o local de sacrifício onde estava o altar do incenso onde estavam as pias para todas as purificações e mais o estado santo dos santos e onde estava a arca da aliança dentro da qual estavam as tábuas da lei e em tempos antigos a vara de arão que havia florescido e um receptáculo com pouco do maná do deserto representando a própria presença de deus os dois querubins de ouro batido sobre a arca com as asas tocando no meio era like
o sacerdote entrava e ele derramava o sangue do animal que havia sido sacrificado e fazia propiciação pagamento é por isso que o nome daquela tampa era propiciatório que é exatamente por que alice fazia propiciação pelos pecados só quem podia entrar era o sumo sacerdote tempo os posteriores depois no período do intermediário entre os testamentos a gente nem na literatura judaica uma coisa muito interessante de que os sacerdotes quando entravam e eles eram eles amarravam uma corda no pé do sacerdote o que poderia acontecer que o sacerdote entrasse lá no santo dos santos para oferecer o
sacrifício a deus ele morresse e aí como ninguém podia entrar quem entrasse no santo dos santos seria morto era isso que a lei dizia então eles puxavam sacerdote exatamente porque ninguém podia entrar dentro dos santos dos santos dos santos então era essa a prática na antiga aliança era assim que era feito era proibido absolutamente o acesso de qualquer pessoa menos um sumo sacerdote lá no santuário tudo aquilo foi designado por deus desenhado por deus um propósito estava apontando para o sacrifício de cristo na cruz do calvário que haveria de acontecer centenas de anos depois de
cristo veio como sumo sacerdote de uma ordem superior todos os sacerdotes eram da tribo de levi cristo vem da é mas ele é sacerdote segundo a ordem de melquisedec que é um argumento também usado pelo nosso autor aqui no capítulo 7 nós não vamos entrar nisso agora ele era um sacerdote de uma linhagem superior ele ofereceu-se em sacrifício ofereceu o seu próprio sangue para espiar propiciar a culpa do seu povo após a sua morte ea sua ressurreição ele entra no local santíssimo da presença de deus nos céus e assim ele cumpre de uma vez por
todas todos simbolismo toda a tipologia do antigo testamento referente a redenção a perdão de pecados propiciação e salvação do povo de deus é significativo que quando cristo morreu na cruz o véu que separava o santuário do santo dos santos ele se rasgou de cima a baixo não foi de baixo para cima como se algum homem tivesse feito mas de cima em baixo próprio deus rasgou o véu dizendo agora o acesso é livre agora vocês podem entrar na minha presença porque o sumo sacerdote que eu desliguei ele abriu o caminho com base o que é que
isso significa para nós é com base nisso que o nosso autor diz aqui entremos no santuário entremos no santuário mas agora podemos entrar na presença santíssima de deus aí no verso 19 e esse entrar aqui entrar juntos com o igreja em adoração por que era assim que era feito na antiga aliança assembleia se reunir lá dentro do santuário e o sacerdote representando entrava no santo dos santos não se trata aqui de uma atividade individual e claro nós individualmente em nossa casa onde a gente for a gente entra na presença de deus e espiritualmente mas lembra
que ele tá falando aqui coletivamente tá dizendo aí e o povo de deus junto em culto e adoração entra na presença de deus livremente agora e ele disse entremos com ousadia com intrepidez sem medo de morrer como judeus no antigo testamento eles não podiam entrar que se entrasse seriam mortos e nós entramos ele diz aqui não por nossos méritos veja aí o verso 19 mas pelo sangue de jesus cristo o sumo sacerdote entrava antigamente pelo sangue dos cordeiros mas nós entramos pelo sangue do cordeiro de deus que tira o pecado do mundo entramos pelo caminho
que ele abriu veja aí no verso 20 entremos pelo novo e vivo caminho que ele nos abril por meio do véu isto é pela sua carne quando ele rasga o véu que nos separa de deus e ele abriu um caminho novo em contraste com aquele caminho do antigo testamento e vivo porque é ficar eterno imutável e entramos tendo essa consciência de que ele é o nosso grande sacerdote e veja o verso 21 tendo um grande sacerdote sobre a casa de deus essa é a primeira exortação que o nosso autor faz com base na obra completa
de jesus cristo ele se dirige aquela comunidade aos hebreus cristãos e diz para eles entremos sem receio entremos com intrepidez com base no sangue de cristo não no nosso mérito mas entremos na presença de deus em adoração em serviço em louvor uma vez que nós temos um grande sumo sacerdote que abriu o caminho para nós irmãos essa passagem então essas esses versos são tão claros para mostrar o que que nós fazemos quando estamos reunidos na presença de deus o que que nós estamos fazendo aqui nessa noite nós estamos adentrando o santuário nós estamos entrando e
quantos no santo dos santos tendo um sumo sacerdote que preside isso que é o senhor jesus o caminho já está aberto seus pecados não são empecilhos porque ele já derramou sangue precioso a culpa já foi paga por isso livremente abertamente com intrepidez nós entramos na presença de deus entre nós estamos fazendo aqui nessa noite o segundo a orientação dele tá no verso 22 aproximemo-nos e com um coração sincero em plena certeza de fé tendo coração purificado de má consciência eo corpo lavado com água pura aproximar-se de deus no período do antigo testamento era impensável ninguém
queria chegar perto de deus no antigo testamento por uma razão muito simples deus é santo deus é justo deus é poder eu poderoso ele é tremendo e nós somos pecadores merecemos a sua ira quem pode se aproximar de deus essa sensação que habacuque teve quando ele viu a glória de deus e os atos que deus haveria de fazer contra nação de judá e nos reinos daquele mundo é nós vemos no final de habacuque ele diz assim que entrou a podridão dos meus ossos meus joelhos vacilaram quase não fiquei em pé né deu dor de barriga
né o meu íntimo se comoveu as minhas entranhas se comoveram era essa reação das pessoas eu vi um diante da presença de deus o por exemplo daniel lá no capítulo 10 do seu livro diante da manifestação do anjo do senhor que era a presença do próprio deus ele cai no chão passa uma semana abatido sem poder se levantar ou moisés diante da sarça ardente obrigado a se ajoelhar e ouvir a voz tira as sandálias do teu do teu pé os israelitas no pé do monte sinai quando deus desceu em glória e lhe disseram para moisés
não fale deus conosco nós estamos com medo ouvir moisés as palavras de deus e nos transmite ou como isaías diante da visão da santidade de deus isaías capítulo 6 ele ver os anjos ao redor de deus dizendo santo santo santo é o senhor de israel se eu quisesse qual é a reação de isaías aí de mim que vou perecendo porque os meus olhos viram o senhor era isso que acontecia no antigo testamento quando alguém se aproximava de deus mas agora a carta aos hebreus diz aqueles judeus que eles estão aproximemo-nos de deus chegamos próximos a
ele não é só entrar no santuário mas nos achegar a ele nos achegar a ele os israelitas para se aproximar de deus eles tinham que oferecer sacrifícios e dependendo da mediação dos sacerdotes mas agora nós somos encorajados a livremente nos chegar perto de deus e é isso que nós queremos não é para isso que nós estamos aqui nessa noite nós queremos não somente entrar na presença de deus mas nós queremos chegar perto dele é porque o temor se foi o temor da morte da condenação já foi tirado por isso que nós podemos nos aproximar dele
chegamos como igreja a presença de deus para adorá-lo para agradecer-lhe cantar louvores contemplar ouvir a sua voz através da palavra apresentar em oração e súplica as nossas necessidades interceder pelos amigos interceder pelos irmãos interceder pelos pobres interceder pela nossa nação pela autoridade constituída e tudo isso veja o que ele disse ainda nesse versículo verso 22 com o coração sincero ou seja um coração verdadeiro sem grana e sem hipocrisia e em plena confiança ele diz ainda ou seja com uma fé firme com plena certeza de fé de que o nosso deus nos ouve que ele nos
acolhe que ele quem sabe que ele tem prazer em nos tomar na sua presença nós podemos fazer isso eu chamo sua importância para isso eu chamo sua atenção para esses dois pontos importantes nós podemos nos achegar a deus nos aproximar dele confiantemente por dois motivos que o nosso autor diz aqui no verso 22 porque nós tivemos o coração purificado de mar consciência uma consciência pesada sempre é um empecilho para a gente chegar perto de deus na verdade vocês sabem disso quando vocês caem quando vocês tropeça a consciência acusa e você fica resseioso de chegar perto
de deus olha você fica ressabiado fica meio que envergonhado mas agora o nosso autor disso chegue-se livremente a deus porque o seu coração foi purificado de obras mortas a sua consciência ela foi limpa da cul o sangue de jesus e portanto com a consciência tranquila não é que nós somos perfeitos mas que os nossos pecados foram pagos foram quitados pelo pelo nosso sumo sacerdote quando ele entrou no santuário oferecer o seu sangue abrir um novo caminho nossa consciência agora ela pode ser limpa da culpa do pecado e nós podemos chegar livremente diante de deus tem
gente que não quer nem orar tem quando pensa assim porque que você não hora que você não chega perto de deus pessoa que mais convém que eu vou chegar dentro de deus deus conhece meu coração deus sabe os meus pecados claro que ele sabe mas ele mesmo já mandou um sumo sacerdote para dar a você uma consciência tranquila por isso você pode chegar-se à deus aproximar-se de deus tendo o coração purificado de uma consciência e ele diz aqui numa passagem difícil de interpretar o corpo lavado com água pura não está se referindo aqui dizendo que
não tem que tomar banho para poder é uma boa prática vou tomar banho para ir para igreja para com os irmãos mas não é isso que passa referindo aqui havia muitos rituais de purificação no antigo testamento que eram feitos com água o pessoas que eram consideradas em ondas ou impura celas tinha que passar por alguns rituais e com frequência se usava a água água corrente ou água com as cinzas de uma novilha que funcionava como eram as perdidos em cima do povo não o povo não era emergido mas eles eram aspergidos com essa água é
que significando algum tipo de purificação provavelmente o nosso autor tem em mente aqui o batismo cristão e se é uma referência ao batismo o que é uma demonstração pública que nós fazemos daquilo que já aconteceu dentro de nós que foi a purificação do nosso coração pelo sangue de jesus cristo o batismo tem essa figura ele não somente é o selo da aliança de deus conosco mas ele também é uma expressão da lavagem da purificação que no antigo testamento era feita com água e que o o batismo simboliza e representa então com isso feito o coração
purificado e já tendo demonstrada publicamente pelo batismo que nós somos de jesus cristo nós podemos nos achegar com confiança em nos aproximar do nosso deus essa é a segunda orientação querer nos daqui vamos pra terceira tá no verso 23 ele diz assim guardemos firme ea confissão da esperança sem vacilar pois quem fez a promessa é fiel que que não saltou quer dizer por confissão a esperança referida aqui é a esperança que nós temos de termos um perdão de pecados e finalmente a vida eterna participar no novo mundo que deus está preparando que se aproxima dia
a dia enfim a imortalidade a ressurreição dos mortos essa é a esperança cristã é chamada de esperança porque essa é a linguagem essa é a linguagem do antigo oriente infelizmente a palavra esperança em português ela traz uma conotação de dúvida mas não tem essa conotação no original a esperança é certa é uma certeza como ela ainda é futura é por isso que é chamado de esperança mas ela é segura é segura então a esperança do cristão é que ele tem dúvida mas é ele sabe que vai acontecer mas ele tá esperando uma vez que não
aconteceu ainda então a confissão da esperança é a declaração que nós fazemos daquilo que nós esperamos com certeza e o que que nós e com certeza a vida eterna é sua invenção dos mortos participar de um novo céu e na nova terra que deus tem preparado para nós no fim de todas as coisas essa é a nossa confissão é isso que a gente confessa como cristão é isso que a gente diz ao mundo por isso que a chamaram da confissão da esperança os hebreus eles tinham confessado essa esperança mediante o batismo e fração de fé
que eles fizeram nas suas igrejas e era por isso que eles estavam sendo perseguidos porque ao confessar a esperança de um reino novo naturalmente eles ofendiam os judeus e naturalmente eles não acendiam os romanos também que entendiam que apenas sesa era o imperador mas eles tinham que guardar firme e essa confissão você se apegar ela com firmeza não vacilar não ter dúvida não ter receio e não se acovardar não voltar atrás por conta das perseguições e aonde é que nós vamos encontrar forças para isso olha aí o que ele disse final do verso 3 pois
quem fez a promessa é fiel essa promessa não foi feita por qualquer pessoa não é feita pela igreja na feita pelo pastor essa promessa que é a esperança que a gente tem ela foi feita por aquele que é fiel pelo deus todo-poderoso criador dos céus e da terra que cumprir o que diz que não é homem para mentir nem filho do homem para se arrepender que levará é feito todo o seu plano todo seu projeto tudo aquilo que ele determinou portanto queridos com base nisso de quem fez a promessa é fiel guardemos firmes a confissão
da esperança não desanime é como se o autor tivesse dizendo não desanime não voltem atrás dessa esperança não abandonem essa confissão por conta da pressão dos seus amigos e dos seus familiares e parentes porque deus que nos prometeu ele é e ele haverá de nos guardar e cumprir tudo o que diz quarta exortação tá no verso 24 ele diz assim cuidemos também de nos animar uns aos outros no amor e na prática de boas obras a gente sabe pela história da igreja que as perseguições elas costumam trazer desânimo no meio dos cristãos eu sei que
a gente tá acostumado a ouvir história de gente que vai de mártires que caminharam para fogueira ou caminharam para os leões cantando e louvando a deus mas nem sempre a gente atenta que nem todos fizeram isso e muitos que haviam se professado cristãos ou declarado cristãos na hora de escolher entre negar a fé e ser jogado aos leões ou morrer queimado eles preferiram negar a fé nem todo mundo está pronto para ir às últimas consequências com relação à e ao cristianismo essa semana eu tive a oportunidade de participar de uma live com a brenda leandro
lima e o reverendo felipe fontes e o assunto foi desobediência civil quando desobedeceu o estado e porque e o lembrando felipe fontes fez uma fez uma distinção que eu achei muito importante entre desobediência civil e revolta e diz revolta quando as pessoas se levantam contra o governo picha a parede derruba monumento joga coquetel molotof quebra loja incendeia carro e foge o som vigência civil é dizer eu não consigo fazer isso essa ordem cumprir essa determinação porque vai contra a minha consciência vai contra o que a palavra de deus me diz e eu estou aqui pronto
assumir as consequências disso percebe a diferença nem todo mundo tá pronto para isso na verdade mas pode chegar o momento e que nós vamos ser chamados já decidir o que fazer se nós estamos dispostos a fazer isso aqui guarda firme ea confissão da esperança sem vacilar sem vacilar as perseguições elas costumam trazer desânimo e medo aos cristãos especialmente quando esse afirmar meu ser cristãos trouxer perto da liberdade bens e quem sabe da própria vida muitos desanimam e desistem inclusive de ajudar os outros que é uma prática comum nas igrejas nós ajudarmos e portanto é é
importante em tempos difíceis que se faça o que nosso autor tá dizendo aqui no verso 24 cuidemos também de nos animar uns aos outros no amor e na prática de boas obras cuidar de animal uns os outros significa que nós devemos perceber levar em conta uns aos outros com o objetivo de nos estimular é incentivar e animar a fazer duas coisas amar e praticar boas obras os hebreus aqui no nosso autor reconhece isso eles estavam no geral cuidando dos necessitados veja o que ele já tinha dito em hebreus capítulo 6 verso 10 deus não é
injusto para se esquecer do trabalho a palavra no grego é obras mesmo a palavra que aparece aqui deus não é injusto para se esquecer das obras que vocês fizeram e do amor mesma palavra que aparece no nosso texto que mostraram para com seu nome pois vocês serviram e ainda estão servindo ao santos estão entre aqueles irmãos aqui nessa carta foi dada havia aqueles que estavam praticando boas obras e amando e cuidando dos seus irmãos e o nosso autor tá dizendo aqui deus não é injusto ele não vai esquecer que vocês estão fazendo eu e mais
adiante aqui no capítulo ele vai dizer no verso 34 vocês não apenas se comparecerão dos encarcerados aqueles cristãos que já estavam presos por conta do evangelho por conta de professarem apis vocês não apenas se comparecerão dos encarcerados mas também aceitaram com alegria a espoliação dos seus bens outro já tinham perdido os seus bens na perseguição que era movida contra eles e tá dizendo aqui que eles aceitaram com alegria porque vocês sabem que vocês tenham um património superior e durável a existir um património superior e durável que é aquilo que deus nos reserva na esperança que
nós mencionamos a vida eterna novo céu e nova terra onde habita a justiça mas talvez um grande número de entre aqueles irmãos estava bem desanimado deixando de se congregar e com certeza com receio de ajudar os presos por isso era necessário que eles fossem encorajados animados a amar mais e fazer o bem aos seus irmãos é a mesma coisa que acontece toda vez que a igreja de cristo passa por dificuldades ameaças daí a necessidade dos crentes se encontrarem para se animarem mutuamente se encorajar em é isso que nós faltou tá dizendo aqui vamos relevar s24
e cuidemos também de nos animar uns aos outros como é que a gente faz isso quando a gente faz isso quando nós estamos juntos no momento como esse esse é o momento de ânimo é um momento de encorajamento onde nossa temos os exemplos dos outros diante de nós onde nós nos vemos uns aos outros e onde nós e nos encorajam nós lutamos o melhor juntos né em bando agora vamos para a última orientação verso 25 não deixemos de nos congregar como é costume de alguns pelo contrário façamos admoestações ainda mais agora que vocês vem que
o dia se aproxime a congregar significa reúne-se como igreja juntamente com os outros irmãos diz que a expressão significa e essa era prática constante dos cristãos do primeiro século mesmo em meio às muitas dificuldades eles não perdiam ocasião para se congregar se congregavam nas casas se congregavam casas onde havia espaço suficiente se congregaram no campo aberto nas praias em atos capítulo 20 nós temos um exemplo de encontro desse na praia quando o paulo marca encontro com as igrejas de éfeso e ali na praia mesmo ele olha com eles prega hora com eles e se despede
deles onde os cristãos pudessem encontrar espaço eles se reuniram uma vez que o cristianismo era considerado ilegal eles não tinham como judeus o privilégio de construir suas sinagogas seus locais de adoração os pagãos tinham esse privilégio havia tempo para deusa diana havia tempo para o deus apolo havia um templo de júpiter mas os cristãos não bom então ele se reuniram um deles podiam a oportunidade que eles tinham eles aproveitavam e quando ficava difícil eles iam para as catacumbas por cemitérios e ali juntos eles partiu o pão celebravam a ceia do senhor eles praticavam batismo ele
se resolver tavam sincorá já vão instruídos na palavra de deus pelos pastores e pelos mestres e era assim que eles viveram alguns dos crentes hebreus eles estavam deixando de se reunir com os demais como ele diz aqui provavelmente desanimados pelas perseguições talvez vacilantes duvidosos com relação a fé em cristo jesus indeciso se permaneceriam cristãos ou voltariam para o judaísmo e isso já fazia algum tempo a ponto do autor aqui dizer não deixemos de nos congregar como é costume de alguns já tinha virado hábito alguns que um dia tinham professado a cristo se tornando um membro
da igreja provaram de todos os privilégios da comunidade agora já fazia algum tempo que eles tinham resolvido não se reunir mas não é que eles tinham abandonado a cristo mas talvez eles tinham receio de se identificar publicamente para não serem perseguidos ou talvez eles acharam que o risco era muito grande uma vez que eles estavam contemplando a possibilidade de voltar atrás qualquer que fosse o motivo em vários destes que ainda se chamavam de cristãos já estava na prática de não ir mais aos encontros a participar das assembleias onde os cristãos se reuniam se congregavam para
louvar a deus diante disso o nosso autor aqui ele faz duas admoestações que estão no verso 25 primeiro não deixemos que nos congregar e não deixamos de nos congregar isso é vocês não devem continuar nesse costume de não mais ir às assembleias encontros e reuniões se ele tá dizendo que eles não deveriam deixar de se congregar é porque se congregar é a coisa certa é a coisa certa a fazer e deixar de fazê-lo traz prejuízo vocês votaram que quase tudo o que ele disse aqui exortasse mutuamente considerasse mutuamente encorajar-se mutuamente entrar conjuntamente na presença de
deus é tudo feito em comunidade é tudo feito em comunidade por isso ele diz não deixem de se congregar ao contrário aqui a segunda exortação façamos alguma estações faltou talvez ele completar aqui não é façamos admoestações uns aos outros nos adoece temos mutuamente que tipo de admoestação em cor o vento para que todos participamos encorajar aqueles que estavam faltando os faltosos aqui viessem a que participassem por que congregasse faz parte essencial da vida cristã e ele dá uma razão aqui que torna essa essa admoestação essa exortação aos faltantes extremamente importante que é o final do
verso 25 pelo contrário façamos admoestações ainda mais agora que vocês vem que o dia se aproxima o dia que é o dia da vinda de cristo é o dia do juízo final é o fim da história desse mundo como nós o conhecemos ele tá chegando ele tá próximo daí a importância de estarmos alertas de estarmos firmes isso só é possível se estivermos em comunhão o e participarmos da vida comum da da igreja queridos era isso era nas reuniões da igreja que eles encontrarem o ânimo e encorajamento estímulo para permanecer firmes na fé e aguentar a
perseguição eu quero tirar duas lições já caminhando para o fim duas lições importantes para nós aqui dessa passagem a primeira delas é essa o que que nós fazemos quando estamos juntos como igreja em culto a deus eu creio que esse texto nos diz muito claramente nós entramos no santo dos santos na presença de deus para adorar juntamente com os nossos irmãos o nosso com liberdade e consciência limpa fazemos os nossos pedidos quando nós estamos juntos como irmãos nós chegamos perto do senhor do universo mediante jesus cristo sem medo é claro que nós podemos fazer isso
individualmente com tudo nós somos encorajados em toda a bíblia a fazer isso como membros do mesmo corpo como galhos da mesma árvore como pedras do mesmo é difícil a bíblia usa várias metáforas para se referir a igreja em termos de comunidade vida em comunidade vida em comunidade essa é a primeira lição que nós aprendemos a segunda e os benefícios de luz congregarmos como igreja para cultuar a deus somos fortalecidos na nossa fé e na esperança da vida eterna somos encorajados a cuidar dos nossos irmãos carentes amor e boas obras e somos animados a prosseguir como
cristãos estes são os benefícios por isso que a bíblia tão clara por isso que o senhor jesus cristo disse onde estiverem dois ou três reunidos aí estou eu no meio deles a importância que o senhor jesus cristo deu a congregar-se mas eu preciso responder alguns questionamentos antes de trazer algumas aplicações práticas não é por exemplo pastor se isso que só acabou de dizer é a vontade de deus não deixa não deixa de se congregar será que então nós estamos desobedecendo à deus durante esses durante essa quarentena nós pecamos contra deus porque nós não nos reunimos
a resposta é que não fomos nós que fechamos e o estado não não fomos nós que voluntariamente descemos assim não vamos mais nos congregar mas fomos a isso obrigados pelas autoridades superiores e as razões que elas apresentaram nos pareciam razoáveis e as medidas necessárias uma vez que o que estava envolvido era o bem comum era o bem público era a saúde pública e nós se vemos o consolo e o escape de realizar ainda que em parte algumas das nossas atividades como pregação aulas encontros reuniões de oração mas em nenhum momento em um momento e vocês
ouviram alguém ouviu de nós qualquer menção de que isso tudo se continuar desse jeito para nós está muito bom não está não nada substitui isso que nós acabamos de ver nada substituir isso aqui que nós acabamos de ler essas exortações nós vemos isso como uma coisa provisória com uma coisa temporária que tem uma razão justa que é saúde pública e por isso nós podemos suportar e aguentar por um tempo e se a situação seguir outro rumo tipo de proibição absoluta sem tempo determinado aí novas situações requerem novas decisões nós não seríamos a primeira igreja a
desobedecer o estado é só ler a história da cristandade e vocês verão que os cristãos têm uma longa história do relacionamento com o estado e nem sempre muito boa vec os maus cidadãos ao contrário nós somos dos melhores mas é que um a nossa lealdade está primeiramente a deus ea sua palavra e só depois as autoridades constituídas então nós não percamos deixando de nos congregar porque não fomos nós que fechamos as nossas igrejas mas autoridade constituída e nós entendemos que por uma razão justa por um tempo o outro questionamento que as pessoas podem fazer mas
pastor nós não podemos nos congregar nas casas porque o templo é claro nós podemos nos reunir qualquer lugar onde cai da igreja toda onde caibro onde caiba os membros da igreja pode ser uma casa ar livre praças estádios onde for e nós nunca dissemos nem com isso queremos dizer uma eu recebi uma um questionamento de um pastor para ele não questionamento uma pergunta a consulta de um pastor presbiteriano de uma grande igreja em brasília que tinha optado por não mesmo que brasília tinha aberto eles tinham um papo não voltar não voltar mas aí eles não
tinham eles não ia nem nem no no tempo para fazer a transmissão do culto e alguns estavam dizendo mas a primeira do recife olha pastor cláudio pastor alguns transmitindo do templo ele me perguntou o pastor essa insistência de vocês de transmitir o culto do templo lá em pernambuco isso não pode dar impressão de vocês estão dizendo que só tem um local de culto que é o templo e a minha resposta para ele foi não isso é simbólico nós estamos dizendo ao estado que o cristianismo tem liberdade religiosa e ele conquistou essa liberdade a duras penas
há quatrocentos anos como religião e legal o imperador constantino certo ou errado para o bem ou para o mal permitiu que os cristãos construírem seus tempos como todas as outras religiões do império romano tinha tempo para tudo quanto era de deus naquela época e nós conquistamos isso com muita dificuldade não está dizendo que é o único lugar mas é simbólico da nossa expressão da nossa liberdade de religião e da nossa liberdade de nos ajudarmos o local que nós queremos aí as perguntas as pessoas me perguntando né não podemos congregar na casa ponto congregar aí uns
outros pouquinho mais atrevido diz assim deus não habita em tempo também na vida na casa não meu amigo o deus da vida no tempo e não habita na casa não deus habita onde o seu povo se reúne e se o seu povo se reunia no templo deus não tá lá não a deus não instalar claro que está e se nós podemos ter um tempo para reuniões qual o problema e nós devemos dar graças a deus pelos privilégios que por esse privilégio tem um local adequado onde nós podemos atender as demandas treinar os nossos filhos educar
os nossos filhos nos reunir cantar estarmos juntos para louvar o nosso deus e uma outra pergunta que as pessoas fazem já tô caminhando por fim não podemos pastor continuar a fazer isso tudo online como agora e eu tava conversando com a nossa a nossa equipe com coceira da igreja uma dessas nossas reuniões aqui eu disse assim eu tenho para mim que nós acabamos fazendo uma coisa que nós fizemos então nós tratamos tão bem da igreja durante essa quarentena através usando a internet aula escola dominical devocionais encontro reunião de oração que muito crente vai dizer assim
você tá tão boa assim não é para quem voltar para igreja não é correndo o risco e tudo mais a minha experiência e durante esses meses aí é minha experiência online mostrou que nada substitui definitivamente e completamente o ajuntamento solene presencial agora queria que você fosse sincero e durante as transmissões online e nós tivemos que desligar o chegou a gente começou a fazer transmissão online o chefe a parte do comentário estava ligado e aí o pessoal começou a brigando no comentário pastor cláudio pregando eu pagando o pastor joselito pastor jailson pregando e o palco menos
lá no comentário os cara lá discutindo política e tudo mais pode ser maior gente liga nos comentários mas o que é que isso indica um comentário para tá desligado mas atenção não tá no que tava correndo e agora vamos confessar a gente quantas vezes durante o culto só se levantou para fazer um sanduíche e é isso não foi foi lá na cozinha com o celular ligado ouvindo pastor cláudio pregar escutando pegar os outros pastores e foi lá fazer lavar louça tava lá escutando e na hora da oração você tava lá aproveitando para checar o whatsapp
na verdade sabe qual é a vantagem de estarmos juntos esse é um terno que eu queria que você pegasse agora é que o ajuntamento ele traz exclusividade da sua atenção você tá aqui para isso você não vai levantar para fazer um sanduíche você não vai ficar consultando assim o seu whatsapp bora tem gente que faz isso você não vai se levantar para isso para aquilo não vai você veio para cá por esse objetivo por isso é por isso que é importante a presença realidade porque ele requer exclusividade que é isso que deus requer de nosso
concentração dedicação entrega do nosso coração e da nossa mente isso não dá para fazer um online não dá para fazer e tu nada substitui termino eu disse isso várias vezes com ele diga quando eu disser isso não acredito tá certo não acredita algumas aplicações práticas aqui para nós primeiro aos membros da igreja apesar de todas as restrições queridos que privilégio nós podemos retomar eu confesso que eu já tinha perdido jeito eu fiquei tão acostumado a pegar olhando para o olho morto de uma câmera que ver vocês aqui me deixou nervoso eu já tinha perdido o
jeito mas que privilégio privilégio nós podemos voltar os cultos portanto anime-se veja a importância de estarmos juntos para orar para buscar a deus e oremos por dias melhores que deus retire a sua mão de disciplina sobre nós para que nós possamos ter mais liberdade para cultuar uma palavrinha que aqueles queridos idosos grávidas pais de crianças menores de 12 anos que estão recomendados a não participar um dos cultos por enquanto infelizmente a participação de vocês no momento não é possível mas nós queremos que ser apenas por um pouco de tempo o conselho da nossa igreja está
debruçado sobre esse assunto e ver de que maneira nós podemos atender vocês também do tempo de deus mas aproveite a oportunidade e adoro em casa com os seus e finalmente para você que tá pensando em continuar as atividades somente pela internet eu penso que essa eu espero que essa mensagem essa palavra de hebreus capítulo 10 de 19 a 25 cale no seu coração e que você veja a importância que a palavra de deus da a que estejamos juntos para que nós juntos nos encorajemos juntos entramos na presença de deus e juntos que possamos dar ao
mundo um testemunho de fé da nossa esperança amém
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